Ética nas celulas tronco

1
8/7/2019 Ética nas Celulas Tronco http://slidepdf.com/reader/full/etica-nas-celulas-tronco 1/1 Ética na Questão das Células-Tronco Embrionárias A discussão ética quanto à utilização de células-tronco de pré-embriões produzidos mediante reprodução assistida, seja pela fertilização in vitro, ou com as técnicas emergentes de clonagem (clonagem terapêutica), passa pela delimitação do instante no qual a vida começa. A retirada de células-tronco produz a morte desse "conjunto de células", na visão dos cientistas, e causa a morte de um bebê na visão de alguns grupos conservadores e religiosos, assim surge as polêmicas quanto a utilização destes pré-embriões com o fim específico, não de gerarmos novos seres humanos, mas sim de fabricarmos "remédios" contra doenças graves, como a doença de Alzheimer, o síndrome de Parkinson, leucemia, etc. É conhecida a capacidade das células-tronco desencadearem a formação de tecidos variados, sendo inestimável o valor dessa capacidade para a cura. A polêmica passa também pela preocupação de que a utilização dessas novas técnicas possa levar, progressivamente, a uma "desumanização", com dano irreparável ao respeito à vida, vigente em nossa cultura. São esses aspectos que a sociedade precisa discutir para que este recurso seja utilizado da maneira mais correta possível. A sempre renovada discussão referente ao momento no qual o embrião humano passa a ter vida, apenas comprova a aleatoriedade e o caráter pragmático da caracterização do início da vida. Esta observação é parecida com a recente mudança do conceito de morte, quando a morte encefálica, por motivação essencialmente utilitária, foi identificada com morte. Assim como o desenvolvimento das técnicas de transplantes de órgãos vitais, a partir de doadores "mortos", passou a exigir a redefinição do momento de morte, para que esses fossem viáveis, o desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida está estimulando um questionamento do momento de início da vida, o que inevitavelmente gera polemicas e conflitos.

Upload: vitor1331

Post on 08-Apr-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ética nas Celulas Tronco

8/7/2019 Ética nas Celulas Tronco

http://slidepdf.com/reader/full/etica-nas-celulas-tronco 1/1

Ética na Questão das Células-Tronco Embrionárias

A discussão ética quanto à utilização de células-tronco de pré-embriões

produzidos mediante reprodução assistida, seja pela fertilização in vitro, oucom as técnicas emergentes de clonagem (clonagem terapêutica), passa peladelimitação do instante no qual a vida começa. A retirada de células-troncoproduz a morte desse "conjunto de células", na visão dos cientistas, e causa amorte de um bebê na visão de alguns grupos conservadores e religiosos, assimsurge as polêmicas quanto a utilização destes pré-embriões com o fimespecífico, não de gerarmos novos seres humanos, mas sim de fabricarmos"remédios" contra doenças graves, como a doença de Alzheimer, o síndromede Parkinson, leucemia, etc. É conhecida a capacidade das células-troncodesencadearem a formação de tecidos variados, sendo inestimável o valor dessa capacidade para a cura.

A polêmica passa também pela preocupação de que a utilização dessasnovas técnicas possa levar, progressivamente, a uma "desumanização", comdano irreparável ao respeito à vida, vigente em nossa cultura. São essesaspectos que a sociedade precisa discutir para que este recurso seja utilizadoda maneira mais correta possível.

A sempre renovada discussão referente ao momento no qual o embriãohumano passa a ter vida, apenas comprova a aleatoriedade e o caráter pragmático da caracterização do início da vida. Esta observação é parecidacom a recente mudança do conceito de morte, quando a morte encefálica, por motivação essencialmente utilitária, foi identificada com morte.

Assim como o desenvolvimento das técnicas de transplantes de órgãosvitais, a partir de doadores "mortos", passou a exigir a redefinição do momentode morte, para que esses fossem viáveis, o desenvolvimento das técnicas dereprodução assistida está estimulando um questionamento do momento deinício da vida, o que inevitavelmente gera polemicas e conflitos.