ete imbirussu É inaugurada com tecnologia … 2.pdf · no mês de março, a xylem marcou presença...

3
ETE IMBIRUSSU É INAUGURADA COM TECNOLOGIA INÉDITA NO PAÍS FORNECIDA PELA XYLEM Empresa é responsável pelo primeiro sistema biológico completo de ICEAS (Intermittent Cycle Extended Aeration System) no Brasil No mês de março, a Xylem marcou presença na inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do país que utiliza o sistema compacto nos tanques de tratamento aeróbio, em Campo Grande (MS). A ETE Imbirussu possui tecnologia inédita fornecida pela Xylem que utiliza o sistema biológico completo de ICEAS, da Sanitaire. A obra faz parte da segunda etapa do programa Sanear Morena, lançado pela Águas Guariroba - empresa do Grupo Equipav com investimento de para ampliar o serviço de esgoto para 70% da população até o final de 2013. A empresa investiu 16,5 57 milhões na construção da estação, a qual beneficiará 42 mil pessoas e tratará 10 milhões de litros de esgoto por dia. Entre os executivos presentes estiveram o diretor-geral da Xylem, Mario Ramacciotti, o presidente da Águas Guariroba - empresa do Grupo Equipav responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na capital - José João Fonseca, além do prefeito da cidade, Alcides Bernal, o Presidente da Câmara, vereadores e autoridades locais. No processo de tratamento aeróbio do esgoto com a utilização do ICEAS, todos os processos de aeração, sedimentação e decantação do esgoto acontecem no mesmo tanque, enquanto as ETEs convencionais realizam o processo em 3 tanques: clarificador primário, aeração/tratamento biológico e clarificador secundário. Segundo Ramacciotti, esta tecnologia é exclusiva da Xylem e inovará a área de tratamento, já que otimiza processos na construção civil e proporciona economia de energia ao longo do tempo. “É o primeiro ICEAS instalado no Brasil e temos certeza que será um grande sucesso no país, transformando-se em tendência para as novas ETEs. A Xylem trabalha com água, então, é de grande importância trazer este projeto revolucionário que apresenta economia de escala, valor, além de um grande potencial para uma melhor solução de tratamento”, afirma o executivo. Atualmente, a o ICEAS já foi fornecido para cerca de mil ETEs no mundo e 38 na América Latina. Em Campo Grande, a tecnologia oferecida pela Xylem tratará efluentes inicialmente de 42 mil moradores, de 33 bairros da região urbana do Imbirussu. A partir de um seminário técnico oferecido pela equipe Xylem na cidade de Campo Grande (MS) em 2010 onde, entre os convidados, estava presente a equipe de gerenciamento técnico da Águas Guariroba, a empresa pode conhecer as soluções oferecidas pelo ICEAS. “Soubemos que a Xylem tinha esse projeto no Chile e fomos conhecer. Gostamos bastante e nos sentimos confortáveis com o atendimento que a empresa nos ofereceu, assim adquirimos a confiança que precisávamos. A tecnologia e a viabilidade do projeto foram os diferenciais para termos escolhido a Xylem”, disse Fonseca.

Upload: vodiep

Post on 28-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: ETE IMBIRUSSU É INAUGURADA COM TECNOLOGIA … 2.pdf · No mês de março, a Xylem marcou presença na inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do país que

ETE IMBIRUSSU É INAUGURADA COM TECNOLOGIA INÉDITA NO PAÍS FORNECIDA PELA XYLEM

Empresa é responsável pelo primeiro sistema biológico completo de ICEAS (Intermittent Cycle Extended Aeration System) no Brasil

No mês de março, a Xylem marcou presença na inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do país que utiliza o sistema compacto nos tanques de tratamento aeróbio, em Campo Grande (MS). A ETE Imbirussu possui tecnologia inédita fornecida pela Xylem que utiliza o sistema biológico completo de ICEAS, da Sanitaire. A obra faz parte da segunda etapa do programa Sanear Morena, lançado pela Águas Guariroba - empresa do Grupo Equipav com investimento de para ampliar o serviço de esgoto para 70% da população até o final de 2013. A empresa investiu 16,5 57 milhões na construção da estação, a qual beneficiará 42 mil pessoas e tratará 10 milhões de litros de esgoto por dia. Entre os executivos presentes estiveram o diretor-geral da Xylem, Mario Ramacciotti, o presidente da Águas Guariroba - empresa do Grupo Equipav responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na capital - José João Fonseca, além do prefeito da cidade, Alcides Bernal, o Presidente da Câmara, vereadores e autoridades locais. No processo de tratamento aeróbio do esgoto com a utilização do ICEAS, todos os processos de aeração, sedimentação e decantação do esgoto acontecem no mesmo tanque, enquanto as ETEs convencionais realizam o processo em 3 tanques: clarificador primário, aeração/tratamento biológico e clarificador secundário. Segundo Ramacciotti, esta tecnologia é exclusiva da Xylem e inovará a área de tratamento, já que otimiza processos na construção civil e proporciona economia de energia ao longo do tempo. “É o primeiro ICEAS instalado no Brasil e temos certeza que será um grande sucesso no país, transformando-se em tendência para as novas ETEs. A Xylem trabalha com água, então, é de grande importância trazer este projeto revolucionário que apresenta economia de escala, valor, além de um grande potencial para uma melhor solução de tratamento”, afirma o executivo. Atualmente, a o ICEAS já foi fornecido para cerca de mil ETEs no mundo e 38 na América Latina. Em Campo Grande, a tecnologia oferecida pela Xylem tratará efluentes inicialmente de 42 mil moradores, de 33 bairros da região urbana do Imbirussu. A partir de um seminário técnico oferecido pela equipe Xylem na cidade de Campo Grande (MS) em 2010 onde, entre os convidados, estava presente a equipe de gerenciamento técnico da Águas Guariroba, a empresa pode conhecer as soluções oferecidas pelo ICEAS. “Soubemos que a Xylem tinha esse projeto no Chile e fomos conhecer. Gostamos bastante e nos sentimos confortáveis com o atendimento que a empresa nos ofereceu, assim adquirimos a confiança que precisávamos. A tecnologia e a viabilidade do projeto foram os diferenciais para termos escolhido a Xylem”, disse Fonseca.

Page 2: ETE IMBIRUSSU É INAUGURADA COM TECNOLOGIA … 2.pdf · No mês de março, a Xylem marcou presença na inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do país que

O local também comporta a área industrial oeste da Capital, outro fator que apontou a utilização do sistema de tratamento aeróbio como a melhor opção para a estação. Com dois mil metros quadrados de área construída, a ETE Imbirussu terá capacidade inicial para tratar 10 milhões de litros de esgoto por dia, com previsão de fluxo de entrada de 135 l/s ou 11.664 m3/dia e 100 mil na segunda fase até 2015.

Sobre a Xylem

A Xylem (Záilem) é uma das maiores fornecedoras mundiais de tecnologia voltada para água, permitindo a seus clientes transportar, tratar, analisar e utilizar a água de maneira mais eficiente, em serviços públicos, residências, instalações comerciais e industriais, assim como na agricultura.

Page 3: ETE IMBIRUSSU É INAUGURADA COM TECNOLOGIA … 2.pdf · No mês de março, a Xylem marcou presença na inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do país que

A empresa está presente em mais de 150 países através de diversas marcas líderes de mercado; seu pessoal é especializado em uma ampla gama de aplicações, com foco no encontro de soluções locais para os mais desafiadores problemas mundiais relacionados à água. A Xylem tem sede em White Plains, N.Y., com receita anual em 2012 equivalente a $3,8 bilhões e aproximadamente 12.700 colaboradores ao redor do mundo. Em 2012, a Xylem foi nomeada para o Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones pelo avanço de práticas e soluções empresariais.

Aqui no Brasil, a Xylem possui escritórios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. A empresa é detentora das marcas Flygt, Godwin, Sanitaire, Leopold e Wedeco, entre outras.

Informações para a Imprensa

EVCOM

Carolina Orilio – [email protected]

William Miranda – [email protected]

(11) 3676-1637 / (11) 3586-8539 / (11) 3876-7086 / (11) 3262-2800