estudo dirigido

2
ATIVIDADE CASO 01 Paciente, masculino, 65 anos, casado, três filhos, morador do bairro São Pedro, aposentado (atuava como pedreiro), teve diagnóstico de hipertensão há seis meses. Após tentativa de controle da hipertensão com medidas não farmacológicas, segundo o paciente, bem realizadas, o medico prescreveu atenolol 50 mg uma vez ao dia, o qual está tomando há três meses. Sua pressão no diagnóstico foi de 142/94 mmHg. Ao procurar a sua farmácia para medida da pressão, você observa que a mesma se encontra em 144/92 mmHg. 1) Como seria a sua abordagem com esse paciente a partir dessa medida de medida de pressão? 2) Qual o RMN presente? Como ele é classificado? 3) Qual o PRM que deu origem ao RNM? Explique. 4) O que fazer para solucioná-lo. CASO 02 Paciente M. S. S., 45 anos, sexo masculino, casado, policial. O paciente procurou a farmácia comunitária aonde você é o responsável queixando-se de intensa dor estomacal e enjôos. Durante a entrevista e anamnese inicial o paciente informa que há cerca de 1 mês vem tomando o antiinflamatório Diclofenaco sódico (100mg – 0-0-1) para tratar uma lesão no tornozelo, que adiquiriu durante uma perseguição policial, ele informa ainda, que se considera extremamente estressado, devido as pressões sofridas pelo trabalho. 1) Qual o RMN presente? Como ele é classificado? 2) Qual o PRM que deu origem ao RNM? Explique. 3) O que fazer para solucioná-lo. CASO 03 Paciente, feminino, 48 anos, casada, IMC de 36, fumante, professora, sem filhos, pai e mãe hipertensos, diagnóstico recente de hipertensão (um mês), sendo-lhe prescrito hidroclortiazida 12,5 mg duas vezes ao dia. O valor de pressão no diagnóstico foi de 144/94mmHg. A paciente está tomando esse medicamento há um mês e meio. Procurou sua farmácia para "comprar" medicamento, pois o mesmo estava em falta na unidade de

Upload: karine-leila

Post on 26-Sep-2015

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

problema relacionado a medicamentos

TRANSCRIPT

ATIVIDADECASO 01

Paciente, masculino, 65 anos, casado, trs filhos, morador do bairro So Pedro, aposentado (atuava como pedreiro), teve diagnstico de hipertenso h seis meses. Aps tentativa de controle da hipertenso com medidas no farmacolgicas, segundo o paciente, bem realizadas, o medico prescreveu atenolol 50 mg uma vez ao dia, o qual est tomando h trs meses. Sua presso no diagnstico foi de 142/94 mmHg. Ao procurar a sua farmcia para medida da presso, voc observa que a mesma se encontra em 144/92 mmHg.

1) Como seria a sua abordagem com esse paciente a partir dessa medida de medida de presso?

2) Qual o RMN presente? Como ele classificado?

3) Qual o PRM que deu origem ao RNM? Explique.

4) O que fazer para solucion-lo.

CASO 02

Paciente M. S. S., 45 anos, sexo masculino, casado, policial. O paciente procurou a farmcia comunitria aonde voc o responsvel queixando-se de intensa dor estomacal e enjos. Durante a entrevista e anamnese inicial o paciente informa que h cerca de 1 ms vem tomando o antiinflamatrio Diclofenaco sdico (100mg 0-0-1) para tratar uma leso no tornozelo, que adiquiriu durante uma perseguio policial, ele informa ainda, que se considera extremamente estressado, devido as presses sofridas pelo trabalho. 1) Qual o RMN presente? Como ele classificado?

2) Qual o PRM que deu origem ao RNM? Explique.

3) O que fazer para solucion-lo.

CASO 03

Paciente, feminino, 48 anos, casada, IMC de 36, fumante, professora, sem filhos, pai e me hipertensos, diagnstico recente de hipertenso (um ms), sendo-lhe prescrito hidroclortiazida 12,5 mg duas vezes ao dia. O valor de presso no diagnstico foi de 144/94mmHg. A paciente est tomando esse medicamento h um ms e meio. Procurou sua farmcia para "comprar" medicamento, pois o mesmo estava em falta na unidade de sade e sua farmcia faz parte do programa Farmcia Popular do Brasil. Voc oferece servio de medida da presso arterial e a paciente aceita. A medida da presso foi de 138/88 mmHg.

1) Como seria a sua abordagem com esse paciente a partir dessa medida de medida de presso?

2) Qual o RMN presente? Como ele classificado?

3) Qual o PRM que deu origem ao RNM? Explique.

4) O que fazer para solucion-lo.