estrutura dos ácidos nucleicos

4
Estrutura dos ácidos nucleicos. Os ácidos nucleicos são polímeros celulares onde as unidades básicas (monómeros) são os nucleótidos. Existem 2 tipos de ácidos nucleicos, o DNA (ácido desoxirribonucleico) é constituído por desoxirribonucleótidos e o RNA (ácido ribonucleico) é constituído por ribonucleótidos. Um nucleótido é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada: O grupo fosfato confere à molécula características ácidas. A pentose é um açúcar constituído por 5 átomos de carbono. As bases azotadas são a adenina, a timina, a citosina, a guanina e o uracilo. Ácido nucleico Pentose Bases azotadas DNA Desoxirribo se A,T,G,C RNA Ribose A,C,G,U As bases azotadas podem ser bases de anel simples/piramidinas ou bases de anel duplo/ purinas: A citosina, a timina e o uracilo são bases de anel simples/piramidinas.

Upload: tita1998

Post on 29-Jul-2015

39 views

Category:

Science


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estrutura dos ácidos nucleicos

Estrutura dos ácidos nucleicos.

Os ácidos nucleicos são polímeros celulares onde as unidades básicas (monómeros) são os nucleótidos.

Existem 2 tipos de ácidos nucleicos, o DNA (ácido desoxirribonucleico) é constituído por desoxirribonucleótidos e o RNA (ácido ribonucleico) é constituído por ribonucleótidos.

Um nucleótido é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada:

O grupo fosfato confere à molécula características ácidas. A pentose é um açúcar constituído por 5 átomos de carbono. As bases azotadas são a adenina, a timina, a citosina, a guanina e o

uracilo.

Ácido nucleico Pentose Bases azotadasDNA Desoxirribose A,T,G,CRNA Ribose A,C,G,U

As bases azotadas podem ser bases de anel simples/piramidinas ou bases de anel duplo/ purinas:

A citosina, a timina e o uracilo são bases de anel simples/piramidinas.

A adenina e a guanina são bases de anel duplo/purinas.…………………………………………………………………………………………….

Por reacções de condensação, os nucleótidos podem ligar-se sequencialmente e formar uma cadeia polinucleotídica onde cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3 da pentose do último nucleótido da cadeia, repetindo-se o processo na direcção 5-3 e assim o último nucleótido que tem o carbono 3 com o grupo OH livre, pode ligar-se a um novo nucleótido pelo grupo fosfato.

Page 2: Estrutura dos ácidos nucleicos

Reação de síntese de um ácido nucleico

As bandas laterais da hélice são formadas por grupos fostato, alternando com moléculas de açucar e os ''degraus’’ centrais são pares de bases ligadas entre si.

Page 3: Estrutura dos ácidos nucleicos

Na formação de uma molécula de DNA, a adenina liga-se à timina por 2 ligações de hidrogénio, e a guanina liga-se à citosina por 3 ligações de hidrogénio.

A especificidade de ligações entre as bases(complementaridade de bases) permite que a partir da sequencia de nucleótidos de uma cadeia, se conheça a sequência de outra cadeia.

As cadeias do DNA são antiparalelas, isto é, à extremidade 3 livre de uma cadeia corresponde a extremidade 5 da outra.

………………………………………………………………………………………………………………..

O DNA é o suporte universal da informação genética, pois é nele que estão codificadas todas as características de um indivíduo e é esta molécula que coordena toda a actividade celular.

Quimicamente, as moléculas de DNA são invariáveis, mas biologicamente elas variam consoante o tipo celular (procariótico/eucariótico), nº e tamanho, mas acima de tudo a informação que contêm, o que mostra que nenhum DNA é igual.

Nos seres procariontes o material genético encontra-se disperso no citoplasma (nucleóide).

Nos seres eucariontes o material genético encontra-se encerrado no núcleo, associado a proteínas (histonas) e organizado em cromossomas.

O núcleo possuí duas membranas (membrana nuclear interna e membrana nuclear externa), que constituem o invólucro celular, constituído por vários poros nucleares que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No interior o núcleo contém o nucleoplasma onde se encontram os cromossomas (massas de material facilmente corável, constituídos por filamentos de DNA e proteínas.

No núcleo podem existir nucléolos, que são estruturas constituídas por ácidos nucleicos e proteínas.