ácidos nucleicos (dna e rna)

10

Upload: profdeboracursinho

Post on 11-Apr-2017

47 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ácidos nucleicos (dna e rna)
Page 2: ácidos nucleicos (dna e rna)
Page 3: ácidos nucleicos (dna e rna)

Sabia-se de sua presença nas células, mas a descoberta de sua função como substâncias controladoras da atividade celular foi um dos passos mais importantes da história da Biologia.

. A partir do século XIX, com os trabalhos do médico suíço Miescher, iniciaram-se as suspeitas de que os ácidos nucléicos eram os responsáveis diretos por tudo o que acontecia em uma célula. Em 1953, o bioquímico norte-americano James D. Watson e o biologista molecular Francis Crick propuseram um modelo que procurava esclarecer a estrutura e os princípios de funcionamento dessas substâncias.

O volume de conhecimento acumulados a partir de então caracteriza o mais extraordinário conhecimento biológico que culminou, nos dias de hoje, com a criação da Engenharia Genética, área da Biologia que lida diretamente com os ácidos nucléicos e o seu papel biológico.

Page 4: ácidos nucleicos (dna e rna)
Page 5: ácidos nucleicos (dna e rna)
Page 6: ácidos nucleicos (dna e rna)

A base nitrogenada pode ser púrica ou pirimídica.

As bases nitrogenadas púricas são formadas por um anel de carbono e outro de nitrogênio. São em número de duas: adenina e guanina e ocorrem tanto no DNA como no RNA.

As bases nitrogenadas pirimídicas são formadas por um único anel de carbono e nitrogênio. São em número de três: citosina, timina e uracila.

A base nitrogenada uracila só ocorre no RNA, e a base nitrogenada timina só ocorre no DNA.

Page 7: ácidos nucleicos (dna e rna)

Existem três tipos básicos de RNA: O RNA ribossômico é o constituinte majoritário do ribossomo, organoide relacionado à síntese de proteínas na célula.O RNA mensageiro atua conjuntamente com os ribossomos na síntese proteica.O RNA transportador é o encarregado de transportar os aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas.

Page 8: ácidos nucleicos (dna e rna)

A replicação é a duplicação de uma molécula de DNA.

A transcrição é um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de RNAm, que comandam toda a maquinaria celular. Como o “idioma” do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada.

A Tradução é o processo final, que ocorre nos ribossomos, livres ou no retículo endoplasmático.

Page 9: ácidos nucleicos (dna e rna)

Estudando a composição de moléculas de DNA de diferentes espécies, Erwin Chargaff determinou, em todas, uma relação constante:

Page 10: ácidos nucleicos (dna e rna)

Os genes são regiões do DNA que podem ser transcritas em RNA, sendo, portanto, fundamentais para a síntese de proteínas. São eles os responsáveis por todas as nossas características, sendo assim, qualquer erro ou dano em um gene pode desencadear uma doença genética.As doenças genéticas podem ser definidas como alterações na sequência de nucleotídeos em uma parte do DNA que alteram a estrutura de uma proteína e, consequentemente, causam anomalias anatômicas e fisiológicas. Essas doenças são relativamente raras, atingindo normalmente poucos indivíduos da população. Dentre algumas das principais doenças genéticas conhecidas, podemos citar:-Albinismo;-Anemia Falciforme;-Hemofilia.