estratificação social

2
Estratificação Social Em toda sociedade alguns homens são identificados como inferiores: patrícios e plebeus, os dias vezes bafos e os nascidos uma vez, aristocratas e vulgo, amo e escravos, classes e massas. Exceto talvez nos sítios em que todos vivem num nível de simples subsistência, alguns indivíduos tendem ser ricos, outros remediados, outros pobres. Em toda a parte, alguns governam e outros obedecem, embora estes últimos possuam vários graus de influência ou controle sobre os governantes. Tais contrates - entre os mais altos e os mais baixos, ricos e pobres,poderosos e destituídos de poder - constituem a substância da estratificação social. As diferenças entre aristocratas e plebeus, prósperos e pobres, governantes e governados, tem sido encaradas como o resultado de diferenças inerentes aos homens, como produto de forças institucionais sobre as quais os homens têm escasso controle,como padrões sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade, como manancial de conflitos e tensões. A estratificação pode ser considerada um processo, uma estrutura, um problema; pode ser vista como aspecto da diferenciação de papéis e status na sociedade, como divisão da sociedade em grupos ou quase grupos sociais, como a arena social em que se apresenta o problema da igualdade e da desigualdade - ou como tudo isso ao mesmo tempo. Classe social é o conceito chave na análise da estratificação social CHINOY,Ely.Sociedade-Uma Introdução a Filosofia. 5.Ed.São Paulo:Editora Cultrix,1976.P.244

Upload: polly-dias

Post on 11-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Soicologia - Estratificação

TRANSCRIPT

Page 1: Estratificação Social

Estratificação Social

Em toda sociedade alguns homens são identificados como inferiores: patrícios e plebeus, os dias vezes bafos e os nascidos uma vez, aristocratas e vulgo, amo e escravos, classes e massas. Exceto talvez nos sítios em que todos vivem num nível de simples subsistência, alguns indivíduos tendem ser ricos, outros remediados, outros pobres.

Em toda a parte, alguns governam e outros obedecem, embora estes últimos possuam vários graus de influência ou controle sobre os governantes. Tais contrates - entre os mais altos e os mais baixos, ricos e pobres,poderosos e destituídos de poder - constituem a substância da estratificação social. As diferenças entre aristocratas e plebeus, prósperos e pobres, governantes e governados, tem sido encaradas como o resultado de diferenças inerentes aos homens, como produto de forças institucionais sobre as quais os homens têm escasso controle,como padrões sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade, como manancial de conflitos e tensões.

A estratificação pode ser considerada um processo, uma estrutura, um problema; pode ser vista como aspecto da diferenciação de papéis e status na sociedade, como divisão da sociedade em grupos ou quase grupos sociais, como a arena social em que se apresenta o problema da igualdade e da desigualdade - ou como tudo isso ao mesmo tempo.

Classe social é o conceito chave na análise da estratificação social

CHINOY,Ely.Sociedade-Uma Introdução a Filosofia. 5.Ed.São Paulo:Editora Cultrix,1976.P.244

Todas a páginas

CHINOY,Ely.Sociedade-Uma Introdução a Filosofia. 5.Ed São Paulo Editora Cultrix,1976.P.700.