estratÉgias para prÁticas sustentÁveis brasil... · a) usar recursos naturais passivos e de...

24
ESTRATÉGIAS PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: Rogério Dias Regazzi M.Sc em Metrologia e Qualidade Industrial PUC-Rio Engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental Engo Mecânico de Instrumentação e Automação Diretor 3R Brasil Tecnologia Ambiental (uma das Empresas Fundadora da Rede Petro Rio) Diretor Isegnet.com.br e Especialista em Prédios Sustenteis, Normalização e Gestão Ex Diretor Gaveasensors hoje pertencente ao Grupo Lupatec Parceiro da Empresa Incubada Ativa – PUC-Rio / Tecnologia Rede Mesh 3R Ativa EMAIL: [email protected] TEL: +55 21 9999-6852 Livros editados como autor: - Perícia e Avaliação de Ruído e Calor - Passo a Passo - Soluções Práticas de Instrumentação e Automação (Utilizando a Programação Gráfica LabVIEW) Integração do conhecimento Multidisciplinar “Vejo nas soluções sustentáveis a realização do que há de melhor na natureza”

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTRATÉGIAS PARA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS:

Rogério Dias RegazziM.Sc em Metrologia e Qualidade Industrial PUC-RioEngenheiro de Segurança do Trabalho e AmbientalEngo Mecânico de Instrumentação e AutomaçãoDiretor 3R Brasil Tecnologia Ambiental (uma das Empresas Fundadora da Rede Petro Rio)Diretor Isegnet.com.br e Especialista em Prédios Sustenteis, Normalização e GestãoEx Diretor Gaveasensors hoje pertencente ao Grupo LupatecParceiro da Empresa Incubada Ativa – PUC-Rio / Tecnologia Rede Mesh 3R AtivaEMAIL: [email protected]: +55 21 9999-6852

Livros editados como autor:- Perícia e Avaliação de Ruído e Calor - Passo a Passo- Soluções Práticas de Instrumentação e Automação (Utilizando a Programação Gráfica LabVIEW)

Integração do conhecimento ⇒⇒⇒⇒ Multidisciplinar

“Vejo nas soluções sustentáveis a realização do que há de melhor na natureza”

MissãoMissão3R Brasil é uma empresa nacional em SSMA,dedicada a cuidar dos interesses dos seus clientes,parceiros e colaboradores com responsabilidadesocial e desenvolvimento sustentável.

VisãoVisãoTornar-se uma empresa de referência tecnológica e social em soluções técnicas em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade social com foco na instrumentação, automação e na avaliação ocupacional & ambiental; nos próximos 3 anos.

PolPolííticaticaAtender ao mercado de saúde, segurança e meio ambiente através de serviços e produtos de excelência com diferenciação tecnológica e sustentável, buscando continuamente a inovação e a capacitação do corpo técnico, investindo em inovações, novos equipamentos e conhecimento superando os novos desafios; tornando nossos clientes parceiros desse processo.

1. Serviços especializados...

Foco na prevenção; Foco em inovação e tecnologia;Foco na ética e no sigilo de informações;

Foco gestão da documentação;Foco na neutralização do pior caso;Foco na metrologia e normalização;Foco na evolução das normas e leis;Foco no cliente parceiro.

EMPRESAS COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE DEVEM FORNECER:

2. Produtos especializados...

Foco na prevenção; Foco na nacionalização e promoção de APL(s); Foco na exportação e criação de divisas;Foco no diferencial tecnológico;

Foco na customização das soluções de medição;Foco na pesquisa de novas fronteiras tecnológicas;Foco na capacitação e integração de mão de obra;Foco na Automação e Acesso remoto;Foco no cliente parceiro.

EMPRESAS COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE DEVEM FORNECER:

SETOR DE CONTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA?

● Estima-se que a construção civil e as habitações representam 40% do consumo mundial.

● São responsáveis por 20% do consumo de água, 10% do PIB mundial e 35% dos resíduos. Portanto, um problema sistêmico envolvendo governos, concessionárias e população.

● Os EUA possuem 5% da população do mundo e 30% do consumo. Se toda a população do mundo consumisse como os americanos teríamos que ter de 3 a 5 planetas para manter todo mundo.

O QUE É EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL?

● A sustentabilidade de um produto inserido numa obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade, sendo ela mesma um modelo de solução.

● Não há edifício sustentável sem ser saudável. A finalidade de uma construção sustentável não é apenas preservar o meio ambiente, mas também ser menos evasiva aos seus ocupantes. Ela não pode ser geradora de doenças, caso de prédios que geram a Síndrome do Edifício Doente.

● Edifícios sustentáveis melhoram a condição de vida do morador ou, no mínimo, não agridem o meio ambiente em seu processo de obtenção e fabricação, nem durante a aplicação ou sua vida útil. Neste contexto também estão relacionados o projeto dos ambientes internos, o design e os móveis.

O EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL DEVE:

● a) usar recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração na habitação;

● b) usar materiais que não comprometam o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes e que contribuam para tornar seu estilo de vida cotidiano mais sustentável (por exemplo, o usuário de embalagens descartáveis deveria usar produtos reciclados a partir dos materiais que ele mesmo usou);

● c) resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantação (consumo de água e energia);

● d) promover saúde e bem-estar aos seus ocupantes, moradores e preservar ou melhorar o meio ambiente.

O QUE É GREENWASH?

● Greenwash é uma expressão nova já muito utilizada no exterior para falar de empresas que assumem uma falsa posição ambiental. São aquelas pessoas ou corporações que dizem estar comprometidas com a sustentabilidade sem ter ao menos conhecimento do que se trata, isto é, sem respaldo técnico ou visão sistêmica do todo. Tudo para tentar agregar a palavra responsabilidade social e ecologia à sua imagem.

● Produtos reciclados de baixo desempenho com dificuldade de aplicação e descarte não são soluções sustentáveis. Deve-se conhecer a eficiência energética do processos e o ciclo de vida do produto que podem ser auto-declaratórios; fazendo referências a regulamentos técnicos e normas técnicas reconhecidas.

● A unidade dos créditos de carbono nos “Certificados de Emissões Reduzidas” (CER’s) é padronizada em toneladas de carbono equivalente. Isso vale porque os CER's não levam em conta apenas a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), mas também das emissões dos outros gases do efeito estufa: metano (CH4), óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonetos (PFCs), hidrofluorcarbonetos (HFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6) e, portanto, aplicado a todo o processo produtivo, onde estão diretamente ligadas as questões de geração de energia, transporte, descarte e conservação. É essencial para a mitigação sabermos quais os resultados em Carbono Equivalente das alterações sistêmicas.

● O que se conclui que as questões ecológicas são sistêmicas e não estão apenas relacionadas nas questões monetárias de forma pontual, e sim a visão do todo.

“Um exemplo interessante relacionado ao impacto de soluções não sistêmicas decorrente do acesso a energia e, portanto, a melhoria de qualidade de vida é o emprego do chuveiro elétrico.

Estima-se que para cada chuveiro elétrico há um custo sistêmico de capacidade instalada em torno de R$ 2000,00. Sendo o custo médio do chuveiro elétrico da ordem de R$ 110,00.”

O que é carbono equivalente?

Selos para Edificações (Green Building)

O pioneiro U.S Green Building Council certifica edificações que minimizem seus impactos no meio ambiente, durante a construção e depois de finalizado.

Em território nacional:

● O GBC Brasil dissemina o selo LEED - Leadership in Energy andEnvironmental Design que avalia o design do prédio, a qualidade de viver e trabalhar nele e os seus impactos sobre o meio ambiente tanto em relação ao uso de recursos naturais quanto no que se refere a materiais utilizados e descarte correto.

● Mais próxima da realidade brasileira, o selo Aqua Alta qualidade Ambiental, lançado pela Fundação Vanzolini e inspirado no selo francês HQE, é o primeiro a levar em conta as especificidades do Brasil ao atestar processos sustentáveis no planejamento, construção e operação do edifício. A certificação leva em conta 14 critérios que podem ser divididos em quatro grupos: eco-construção, gestão de recursos, conforto: que vai do visual ao olfativo e saúde.

Como os Selos Verdes podem ajudar?(Projeto 3R+)

● Para fazer as melhores escolhas no ato da compra, além de qualidade e preço, é preciso avaliar a maneira como os produtos foram desenvolvidos para não incentivar a agressão ao meio ambiente e à segurança e saúde. Por isso, é imprescindível saber o que os selos verdes realmente certificam e o que são auto-declarações de conformidade...

● Um dos aspectos mais difundidos da sustentabilidade éa economia de energia, que ganhou selos brasileiros que avaliam diferentes setores, como eletrodomésticos, consumo de combustível e construções; com vantagens que beneficiam o bolso e o planeta.

Como os Selos Verdes podem ajudar?

● Neste sentido através de alianças e reconhecimento mútuo formam-se importantes marcas e selos de conformidade que facilitam a escolha do consumidor, além de fomentar a exportação e disseminação do produto em novos mercados.

● Também neste contexto pode-se trabalhar com propostas ainda não regulamentadas mas com reconhecimento mútuo através de auto-declarações ou selos privados.

● Estamos propondo, por exemplo, através do projeto 3R+ a rotulagem verde como: o Selo LED – Light Eco Design, o DNA do Ecodesign e o Selo 3R Followcoordenado por Rogério Dias Regazzi, onde o diferencial tecnológico e a inovação impactam diretamente no poder de escolha do consumidor e na inclusão digital.

Exemplo de auto-declaração RoHS

● “RoHS - Restriction of the Use of Certain Hazardous Substance. The National Instruments RoHS markingsymbolizes a product which is RoHS-compliant. NI is releasing certain RoHS-compliant products as part of the NI Hazardous Substances Reduction initiative. Use of Certain Hazardous Substances in Electrical and Electronic Equipment Regulations 2008 (the “RoHSRegulations”). These Regulations implement EU Directive 2002/95 which bans the placing on the EU market of new electrical and electronic equipment containing more than agreed levels of lead, cadmium, mercury, hexavalent chromium, polybrominated biphenyl (PBB) and polybrominated diphenyl ether (PBDE) flame retardants. Manufacturers need to understand the requirements of the RoHS Directive to ensure that their products, and their components, comply”.

Barreira para exportação…

● Eco-design é o termo usado como uma tendência nos campos da arquitetura , engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental. É visto geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.

● Aqueles que defendem esta filosofia acreditam que grande parte dos problemas ambientais foram causados pela Engenharia e Design convencional e pela indústria, que desconsideravam os riscos e impactos ambientais ao produzir bens e serviços. O Eco-design é um meio de reduzir ou eliminar esses impactos e manter qualidade de vida, substituindo produtos e processos por outros menos nocivos ao meio ambiente. Preocupando-se com o ciclo de vida dos produtos (extração, industrialização, transporte, comercialização, consumo/utilização e descarte).

O que é Eco-design?

● O Eco-design é, acima de tudo, um novo conceito. Pode ser desenvolvido através de materiais de uso freqüente e corriqueiro, a partir dos quais serão criados novos objetos que, ao serem modificados, terão um novo conceito e utilidade. Esta tendência de design é essencialmente futurista e tem como objetivo preservar o planeta para as gerações futuras;

● Devem-se estabelecer políticas, metas, visão e missão da propostade eco-design;

● Deve-se identificar os pontos fortes e fracos relacionados as mudanças propostas;

● Deve-se fomentar a valorização do regionalismo com soluções modelo de baixo custo e qualidade;

● Deve-se preservar os aspectos culturais e históricos da população local;

● Deve-se utilizar materiais e recursos abundantes da região;

● Deve-se implementar um marketing verde para a divulgação das soluções propostas.

REF. Prof. Dra. Suzana Gueiros

Quais os pontos fundamentais?

Alto Médio Baixo

Eficiência dos materiais xEficiência energética xVentilação natural xConforto ambiental x

Reciclagem xReuso de materiais xTreinamento xQualidade e segurança no trabalho x

Infra-estrutura / serviços xQualidade de vida xTransporte / mobilidade x

Unidades habitacionais

Procedimentos durante a construção

Indicadores sociais

Exemplo simplificado de Check Listdo Ecodesign em Habitações:

INTEGRANDO SOLUÇÕES DO ECODESIGN NO MARKETING VERDE

● Incentivos para participação de incubadoras, órgãos de fomento e empresas que possuem contato com as universidades na mesma região, formando redes e clusters, é muito importante.

● Desta forma, podemos em conjunto obter recursos pouco explorados, mas disponíveis pelos órgãos reguladores onde a triangulação entre universidade, incubadora, especialistas e desenvolvedores éfundamental e muito bem vista para a aplicação imediata programas de fomento a inovações, e, do regionalismo, agregando valor aos produtos e serviços locais, mas um ponto para a sustentabilidade.

● No nosso caso estamos ainda integrando os arquitetos que terão sempre uma relação de ganha-ganha quando aplicados nos produto a declaração de conformidade presentes nos seus espaços descritos através de textos na internet com interação direta com o cliente.

UMA NECESSIDADE? OU UM MODISMO? EXEMPLOS DE SELOS:

O resultado não é de curto prazo onde se estabelece valores e ganhos imediatos relacionados às soluções e processos socioambientais. Há expectativas do governo, de bancos, organizações, empresas e instituições em relação ao esgotamento dos recursos naturais e alterações climáticas impactantes na economia global. O assunto tratado necessita de regulamentações técnica e de gestão sem modismos, consagradas e centradas na certificação, nas declarações de conformidade, ciclo de vida, eficiência energética e capacitação de recursos humanos.

A proposta dos selos inteligentes do projeto 3R+ podemser facilmente integradas nos ambientes e nos produtos damostra Morar Mais por Menos agregando valor aosespaços, inovando, balizando o mercado, formandoopinião e facilitando a integração com o público, além de promover a inclusão social.

PORQUE SAIR NA FRENTE?

● Devido ao ineditismo proposto e a velocidade que hoje as tecnologias são aplicadas e transformadas, temos que nos comprometer para implementar os selos inteligentes proposto pelo Engo Rogério Dias Regazzi, onde é possível inserir o DNA do Ecodesign; integrando parceiros e patrocinadores de forma inovadora.

● Devemos trazer para este projeto operadoras de celular, órgãos de fomento, instituições, empresas e universidades com temas não apenas relacionados as questão de marketing e novos produtos, mas sim ao desenvolvimento de APL - Arranjos Produtivos Locais e a valorização do produto nacional, com o uso da tecnologia da informação (TI) verde (processamento nas nuvens), focado no selo verde como apresentado na proposta estilizada do selo empregado acima por Regazzi como prova de conceito no Morar Mais 2009, no Rio de Janeiro.

QUAL O MOMENTO ?

Um dos indicadores para se homologar um empreendimento é a proximidade entre os fornecedores de produtos e serviços para a execução do mesmo. Um ponto atualmente bastante explorado pelo BNDES, SEBRAE, ONIP, FIRJAN e Petrobras que estão investindo pesado nesta área, devido principalmente as previsão de falta de recursos e do aumento da poluição devido ao alto crescimento da China e da Índia.

Então, há a necessidade da visão sistêmica do todo que pode ser incorporada nos selos inteligentes do projeto 3R+ dentre outras soluções Eco-design que estamos fomentando junto as universidades e aplicadas como prova de conceito na Mostra Morar Mais por Menos, tornando-se um modelo em si para aplicações de soluções sustentáveis com a integração e resposta do público.

EXEMPLO DE FERRAMENTAS INTERATIVASComo resultados da aplicação dos Selos (LED/DNA/Verde/Ecodesign) neste ano no Morar Mais – RJ, foi apresentado duas soluções eco-design integradas a textos e programas na internet: os quadros daartista plástica Neide de Sá executados a partir de filtro de ar de carroreutilizado, onde os ideogramas (triângulos e losangulos) formam o código para acesso automático e rápido a sites específicos pelacâmera do celular, e, a estação de tratamento de esgoto (ETE) com tecnologia da área naval que permitiu através do celular, quandodirecionado sua câmera para a figura de um formigueiro, a verificaçãodo consumo de energia da ETE, o acesso ao manual operacional e o acionamento remoto das luzes do jardim; usando equipamentosindustriais robustos da NI e wireless Zigbee com a tecnologia nacionalchamada de Rede Mesh 3R Ativa.

EXEMPLO DE FERRAMENTAS INTERATIVAS

● QUESTIONÁRIOS INTERATIVOS: Calcule sua Pegada Ecológica

● Chegou o momento de conhecer o impacto dos nossos hábitos diários na Natureza. Sua pegada: se sua pontuação foi...

● até 23 Parabéns! seu estilo vida leva em conta a saúde do planeta! Você sabe equilibrar o uso dos recursos com sabedoria: se todos no planeta tivessem um estilo de vida como o seu, conseguiríamos manter a vida na Terra sem esgotamento de recursos. Que tal mobilizar mais pessoas e partilhar sua experiência? Você pode ajudar outras pessoas a encontrar um padrão mais justo e sustentável também!

● de 24 a 44 Sua pegada está um pouco acima da capacidade do planeta. Vale a pena reavaliar algumas opções do seu cotidiano: se todos no planeta tivessemum estilo de vida como o seu, precisaríamos de 2 (duas) Terras. Algumas mudançase ajustes podem levá-lo a um estilo de vida mais sustentável, que traga menosimpactos à Natureza. Se você se juntar a outras pessoas pode ser mais fácil!

● de 45 à 66 Se todos no planeta tivessem um estilo de vida como o seu, seriam necessárias 3 (três) Terras. Neste ritmo o planeta não vai agüentar! Que tal fazer uma reavaliação dos seus hábitos cotidianos hoje mesmo? Dê uma olhada nas sugestões de como diminuir sua pegada e mobilizar mais pessoas!

● de 67 à 88 Alerta total! Se todos no planeta tivessem um estilo de vida como o seu, seriam necessárias 4 (quatro) Terras. Sua pegada está entre os padrões mais insustentáveis do mundo! É urgente reavaliar seu jeito de viver. Seu padrão de consumo e hábitos de vida estão causando danos à vida na Terra e ameaçando o futuro. Mas não desanime, nunca é tarde para começar a mudar.

FERRAMENTAS DE GESTÃO, CONTROLE E BUSINESS INTELLIGENTS ?

● NORMAS DE GESTÃO 9000, 14000 E 18000 (BS8800);

● LEGISLAÇÕES AMBIENTAIS (CONAMA);

● LEGISLAÇÕES OCUPACIONAIS (MTE E MPAS);

● CONTROLE DE DOCUMENTOS (RASTREABILIDADE);

● AVALIAÇÕES AMBIENTAIS (resoluções CONAMA);

● ORIGEM E DESCARTE DE PRODUTOS (novas regulamentações e rotulagem);

● SELO FOLLOW\ SELO LED\ SELO 3R+ E DNA DO ECODESIGN (PROPOSTAS).

AUTO-DECLARAÇÃO NA WEB E INTERATIVIDADE