estr. e func. poder legislativo

10
Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO  310) Qual a atribuição do Poder Legislativo, segundo a doutrina clássica? R.: A doutrina clássica de concepção do Estado (Montesquieu), que atribui a cada um dos Poderes funções determinadas, prevê que ao Poder Legislativo cabe exclusividade no estabelecimento de regras de direito gerais, abstratas e impessoais (isto é, leis), que devem ser observadas por toda a sociedade. 311) Por que a doutrina clássica não pode ser aplicada rigidamente ao Estado atual? R.: As Constituições rígidas não delegavam funções de um Poder a outro, mas, em face das crescentes exigências sócio-econômicas da sociedade atual, relativas a questões cada vez mais complexas, não tem mais o Parlamento a necessária agilidade para atendê-las; assim, é freqüente a delegação dos poderes que o Legislativo não consegue desempenhar, como, por exemplo, a edição de regulamentos administrativos por parte do Poder Executivo. Há uma evidente crise no Legislativo, e conseqüente fortalecimento do Executivo. 312) Quais as formas existentes de organização do Legislativo? R.: Existem, basicamente, duas formas de organização do Legislativo, o unicameral (utilizado somente em países de pequeno território e população reduzida, como Liechtenstein e Luxemburgo) e o bicameral, em que duas Casas Legislativas, atuando de forma complementar e conjunta, desempenham as funções típicas desse poder. 1 / 10

Upload: rafaela-sardinha

Post on 02-Aug-2015

103 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

 

310) Qual a atribuição do Poder Legislativo, segundo a doutrina clássica?

R.: A doutrina clássica de concepção do Estado (Montesquieu), que atribui a cada um dosPoderes funções determinadas, prevê que ao Poder Legislativo cabe exclusividade noestabelecimento de regras de direito gerais, abstratas e impessoais (isto é, leis), que devemser observadas por toda a sociedade.

311) Por que a doutrina clássica não pode ser aplicada rigidamente ao Estado atual?

R.: As Constituições rígidas não delegavam funções de um Poder a outro, mas, em face dascrescentes exigências sócio-econômicas da sociedade atual, relativas a questões cada vezmais complexas, não tem mais o Parlamento a necessária agilidade para atendê-las; assim, éfreqüente a delegação dos poderes que o Legislativo não consegue desempenhar, como, porexemplo, a edição de regulamentos administrativos por parte do Poder Executivo. Há umaevidente crise no Legislativo, e conseqüente fortalecimento do Executivo.

312) Quais as formas existentes de organização do Legislativo?

R.: Existem, basicamente, duas formas de organização do Legislativo, o unicameral (utilizadosomente em países de pequeno território e população reduzida, como Liechtenstein eLuxemburgo) e o bicameral, em que duas Casas Legislativas, atuando de forma complementare conjunta, desempenham as funções típicas desse poder.

1 / 10

Page 2: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

313) De que espécies pode ser o bicameralismo?

R.: O bicameralismo pode ser aristocrático, federal, sistemático (ou de moderação) e técnico.

314) Em que consiste o bicameralismo aristocrático?

R.: Bicameralismo aristocrático é o sistema em que uma das Câmaras representa a nobreza,um modelo que vigorou até o século XIX, do qual é exemplo a Câmara dos Lordes, daGrã-Bretanha, estando, atualmente, em desuso; tem força política por causa da tradição daCoroa, mas juridicamente sua influência é cada vez mais reduzida.

315) Em que consiste o bicameralismo federal?

R.: Bicameralismo federal é o sistema em que uma das Casas representa os EstadosFederados (Câmara Alta) e a outra, o povo (Câmara Baixa), modelo encontrado, atualmente,em todos os Estados federais.

2 / 10

Page 3: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

316) Em que consiste o bicameralismo sistemático?

R.: Bicameralismo sistemático (ou de moderação) é o sistema em que uma das Casas temperaos impulsos da outra, atuando como contrapeso, modelo seguido, por exemplo, pela França epela Itália, com o papel moderador desempenhado pelos respectivos Senados.

317) Em que consiste o bicameralismo técnico?

R.: Bicameralismo técnico é o sistema em que uma das Casas desempenha assessoria técnicaespecializada.

318) O que é lei?

R.: Lei é ato normativo formal e escrito, aprovado e editado pelo Parlamento, de caráter geral eabstrato, que estabelece direitos e obrigações, indicando a forma de atuação do Estado,estabelecendo o âmbito e os limites da atuação estatal, e cujo conteúdo reflete a concepção dejustiça da maioria parlamentar; dito de outra forma: é a declaração solene da norma jurídicafeita pelo Poder competente.

319) Existem outras regras jurídicas válidas, além da lei, que regulam a conduta daspessoas?

3 / 10

Page 4: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

R.: Sim. Além da lei, existem outros mecanismos que disciplinam da conduta, denominadosequivalentes funcionais reguladores, dentre os quais podem ser mencionados: a autonomiacontratual da vontade, o mercado (no plano econômico), as soluções comunitárias de conflitos,e as barganhas políticas.

320) O que são normas-regra?

R.: Normas-regra são aquelas em que o legislador prescreve e disciplina condutas, ouinstrumenta a organização de entidades e de atividades; seguem um critério de efetividade.

321) O que são normas-objetivo?

R.: Normas-objetivo são aquelas em que o legislador determina resultados concretos aalcançar, isto é, fins a perseguir; seguem um critério finalístico.

322) Como se classificam as leis, quanto à abrangência?

R.: Classificam-se as leis, quanto à abrangência, em leis gerais, especiais e singulares.

4 / 10

Page 5: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

323) O que é lei geral?

R.: Lei geral, que é a regra, é a norma jurídica dotada de abrangência máxima,caracterizando-se pela impessoalidade; na órbita federal, temos, por exemplo, o Código Civil, oCódigo de Processo Civil, o Código Penal, etc.

324) O que é lei especial?

R.: Lei especial é a norma jurídica que enquadra classes ou categorias de pessoas, como, porexemplo, o Estatuto da OAB, o Estatuto dos Funcionários Públicos da União, etc.

325) O que é lei singular?

R.: Lei singular é a norma jurídica que incide sobre uma única pessoa, ou sobre um númerorestrito de pessoas, como, por exemplo, lei que define os crimes de responsabilidade doPresidente da República.

326) Que espécies de leis existem, no Brasil?

5 / 10

Page 6: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

R.: Além das leis constitucionais, existem, no Brasil, leis ordinárias, leis complementares e leisdelegadas.

327) O que é lei ordinária?

R.: Lei ordinária é a norma infraconstitucional que não necessita de maioria parlamentarabsoluta para ser aprovada.

328) O que é lei complementar?

R.: Lei complementar é uma espécie de regra jurídica que, na hierarquia dos atos normativos,situa-se entre a norma constitucional e a lei ordinária, não ostentando a rigidez das primeiras,nem podendo ser revogadas pela segunda, e cuja aprovação depende de maioria parlamentarabsoluta.

329) Quais as conseqüências da posição da lei complementar, na hierarquia dos atosnormativos?

R.: As conseqüências da posição da lei complementar, na hierarquia dos atos normativos, istoé, situada entre a norma constitucional e a lei ordinária são: a) a lei complementar não podecontrariar a Constituição vigente, sob pena de ser inválida, inconstitucional; b) lei ordinária e leidelegada não podem contrariar lei complementar.

6 / 10

Page 7: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

330) Qual a natureza jurídica da lei complementar?

R.: Considera-se a lei complementar como ato complexo desigual, pois conta com aparticipação do Presidente da República (que pode, inclusive, ter a iniciativa para suaelaboração) e também do Congresso Nacional, mas só se aperfeiçoa quando a vontade doParlamento coincide com a do Presidente da República ou, caso não coincidam essasvontades, deve ser o veto do Presidente suprido por meio de novo ato complexo parlamentar.

331) Qual o quorum necessário para a aprovação de lei complementar?

R.: Segundo a CF, art. 69, a lei complementar deverá ser aprovada por maioria absoluta emcada Casa do Congresso Nacional.

332) Qual o rito legislativo para a elaboração de lei complementar.

R.: O rito legislativo para a elaboração de lei complementar é o mesmo seguido para aelaboração da lei ordinária, exceto quanto ao quorum, que deve ser qualificado (maioriaabsoluta).

7 / 10

Page 8: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

333) O que é lei delegada?

R.: Lei delegada é ato normativo elaborado e editado por comissão especial do CongressoNacional, por comissão da Câmara dos Deputados, por comissão do Senado Federal ou peloPresidente da República, em virtude de autorização concedida pelo Poder Legislativo, e dentrodos limites por ele impostos.

334) Qual a natureza da lei delegada?

R.: Considera-se a lei delegada, quanto ao conteúdo e eficácia, ato primário, pois derivaimediatamente da Constituição, embora por ela condicionado, e estabelece normas que sesituam no primeiro nível de eficácia; quanto à formalização, no entanto, pode ser classificadacomo ato secundário, pois depende de ato primário do Congresso Nacional, que efetiva adelegação e impõe limites.

335) Como é autorizada a delegação?

R.: A delegação é sempre autorizada por meio de Resolução, que especificará seu conteúdo eos termos de seu exercício, e que deve ter origem: a) no Congresso Nacional, quando adelegação é ao Presidente da República ou à Comissão Especial do Congresso, podendo aResolução ser elaborada em sessão conjunta ou em separado, em cada uma das Casas; e b)na Câmara Federal ou no Senado, quando a delegação for à comissão de uma Casa ou deoutra, respectivamente.

8 / 10

Page 9: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

336) Que matérias são vedadas à delegação?

R.: São vedadas à delegação as seguintes matérias: I) de forma expressa, indica a CF, art. 68,§ 1.º, I, II e III, os atos de competência exclusiva do Congresso e os atos de competênciaprivativa da Câmara ou do Senado, a matéria reservada à lei complementar nem a legislaçãosobre: a) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia deseus membros; b) nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais; c) planosplurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos; II) de forma implícita, e medianteinterpretação do art. 150, I, que veda exigir ou aumentar tributos sem que lei o estabeleça,conclui-se que matéria tributária não pode ser objeto de delegação ao Executivo.

337) Poderá o Legislativo editar lei ordinária, objeto da mesma matéria, durante o prazode vigência da delegação?

R.: Sim. A delegação é meramente uma habilitação concedida a outro Poder, mas que nãoretira do Legislativo qualquer parcela de seu próprio poder.

338) Poderá o Legislativo revogar a delegação, durante o prazo de sua vigência?

R.: Sim. O Poder delegante poderá desfazer a delegação, se lhe parecer conveniente, porquecontinua a ter a faculdade de praticar atos de sua competência.

9 / 10

Page 10: Estr. e Func. Poder Legislativo

Perguntas e Respostas - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO

339) Qual a principal força do Poder Legislativo?

R.: Antes mesmo da concepção de Estado moderno, já tinha o Parlamento relevante poderfinanceiro, na medida em que tem, antes como agora, competência para instituir tributos,autorizar gastos públicos e fiscalizar a Administração Pública.

 

10 / 10