estou aqui adultos programa apoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora....

20
n.º 61 janeiro a março de 2016 PROGRAMA APOIO NA INCONTINÊNCIA 2016 IRS SOLIDÁRIO REVERTA 0.5% DO SEU IRS PARA A ALZHEIMER PORTUGAL ESTOU AQUI ADULTOS PULSEIRAS DE IDENTIFICAçãO DA POLíCIA DE SEGURANçA PúBLICA

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

n.º

61 ja

neiro

a m

arço

de

2016

Programa aPoio na incontinência 2016

irS SoLiDÁrioREVERTA 0.5% DO SEU IRS PARA A ALZHEIMER PORTUGAL

EStoU aQUi aDULtoSPulseiras de identificação da Polícia de segurança Pública

Page 2: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

o novo projeto da PsP, do qual a alzheimer Portugal é parceira, distribui pulseiras com o propósito de ajudar a identificar adultos perdidos na via pública.

DEStaQUES

07

instrumentos práticos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

ficha técnica n.º 61 janeiro a março de 2016

tenho uM Plano

ser cuidador serViço de coMPanhia do sad

10

04 14

16

Este boletim foi inteiramente escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

estou aQui adultos

12

lidar com o comportamento de deambulação. dra. cláudia teixeira, assistente social da casa do alecrim.

Propriedade e Edição: Alzheimer Portugal Associação

Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer

Periodicidade: Trimestral

Direção: Manuela Morais

Redação: Tatiana Nunes

Design e Edição: Marketividade, lda.

Impressão, Papel e Acabamento: PUBLIREP,

Publicidade e Representações, Lda.

Depósito Legal: 356366/13

17

campanha «instantes»;Memo e Kelembra nas escolas;Prémio «João Pereira da rosa».

17 distinçÕes da alZheiMer Portugal no ano de 2015

o mais recente café Memória teve a primeira sessão no dia 9 de janeiro.

café MeMÓria braga16

14

Page 3: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

03

EDITORIALnão obstante ter expirado o prazo do mandato dos órgãos sociais da alzhei-mer Portugal, de acordo com o dispos-to na legislação em vigor, continuam os mesmos elementos em exercício de fun-ções dado que não se apresentou qual-quer lista concorrente às eleições.esse facto reveste-se de enorme gravi-dade uma vez que pode comprometer a própria existência da nossa associação. com efeito, a maioria dos atuais mem-bros dos órgãos sociais não podem, por razões várias, nomeadamente familiares e de saúde, candidatar-se a novo mandato pelo que urge encontrar associados que se disponham a constituir listas para con-correrem a novas eleições que terão de ser marcadas muito, muito brevemente.é importante que os senhores associados tenham clara consciência de que a alzhei-mer Portugal só pode desenvolver os seus

objetivos e continuar a sua missão de aju-da às pessoas com demência e seus cui-dadores se tiver o apoio de toda a massa associativa e se, de entre ela, emergirem pessoas de boa vontade que assumam a causa e se disponham a gerir os destinos desta casa com espirito de missão.sabemos todos que este tipo de lugares envolve sacrifícios mas, por outro lado, nada há mais gratificante do que sentir que, com o nosso trabalho, estamos a contribuir para uma obra que pode fazer – e tem feito – uma diferença manifestamen-te positiva para tantas pessoas e famílias.fica aqui expresso o nosso apelo para que o espirito de voluntariado se não es-gote no ato de se associarem e leve a que associados com mais de um ano de filiação se perfilem para a constituição de uma ou mais listas que visem assumir os destinos da nossa associação com a

certeza de que os atuais membros dos órgãos sociais estarão disponíveis para em tudo os apoiarem nesse período de transição. a associação fica a aguardar o vosso contacto.A Alzheimer Portugal merece o vosso empenhamento tal como tem vindo a merecer o nosso!

Maria Leonor GuimarãesVice Presidente da direção nacional

da alzheimer Portugal

Convocam-se os Senhores Associados da ALZHEIMER PORTUGAL – ASSOCIAÇÃO PORTU-GUESA DE FAMILIARES E AMIGOS DE DOENTES DE ALZHEIMER para a Assembleia Geral Ordinária que terá lugar no dia 9 de abril de 2016, nas suas instalações sitas na Av. Ceuta Norte, Lote 2, loja 2, Quinta do Loureiro, em Lisboa.

A Assembleia reunirá, em primeira convocatória, pelas 14 horas e 30 minutos, e às 15 horas com qualquer número de associados, tendo a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2015 (1).

2. Assuntos diversos de interesse.

Lisboa, 25 de janeiro de 2016

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

(Maria da Conceição Salema Corte Real)

SAbIA QUE PODE AjUDAR A ALZHEIMER PORTUGAL FAZENDO REvERTER 0,5% DO SEU IRS, já PAGO, PARA A ASSOCIAÇÃO?

ao preencher a sua declaração de irs, apenas precisa de colocar no anexo h - Quadro 9 - campo 901, o número de contribuinte da alzheimer Portugal: 502 069 635.

esta é uma alternativa aos donativos em dinheiro ou bens. assim, consegue que 0,5% do imposto que iria para o estado seja entregue à alzheimer Portugal, sem qualquer custo ou prejuízo para si.

Obrigado por apoiar a Alzheimer Portugal!

conVocatÓria

(1) O Relatório de Atividades e Contas de 2015 encontrar-se-á disponível para consulta, oportu-namente, dentro do prazo legal, na página da in-ternet (www.alzheimerportugal.org), na sede e nas instalações das Delegações e Núcleo de Almeirim.

Page 4: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

esta preocupação surge logo no mo-mento da nomeação, ou seja, no próprio termo deambulação. o seu significado remete-nos para andar sem objetivo, o que não corresponde normalmente ao real significado deste comportamento. na realidade, quando andam, as pes-soas com demência têm um sentido, que pode estar relacionado com rotinas antigas (ir buscar o filho à escola ou ir ao café a determinada hora) ou mesmo com a sua profissão (policia, professor, carteiro). no entanto, a perda de memó-ria e o declínio da capacidade de comu-nicação da pessoa com demência pode torná-la incapaz de explicar o motivo pelo qual necessita de andar naquele momento - deambular. Muitas vezes, existe a tendência para os cuidadores dizerem que as pessoas com demência fogem. Mas, na realida-de, o que as pessoas querem é voltar a sua casa, ou ir trabalhar, ou, tal como já referimos, ir buscar o filho à escola. isto é, a pessoa tem como objetivo fazer algo que faz parte da sua história de vida e das recordações que ainda tem, mesmo que não as consiga verbalizar.

SEr cUiDaDorGARANTIR A SEGURANÇA NOS MOMENTOS DE DEAMbUlAÇãO

As famílias e os cuidadores de pessoas com Demência podem ser, a determinada altura, confrontados com o problema do que devem fazer se a pessoa começar a deambular. O comportamento de deambulação é bastante comum e pode ser muito inquietante, sobretudo por colocar em causa a segurança e bem-estar da pessoa com Demência.

MOTIvOs DO cOMPORTAMEnTO DE DEAMbuLAçãO

ALTERAçãO DO AMbIEnTEuma pessoa com demência pode sentir-se insegura e desorientada num ambiente novo, como por exemplo numa casa nova, numa casa que já não reconhece como sua ou num centro de dia. o comportamento de deambula-ção pode parar assim que a pessoa se habituar à alteração. o comporta-mento de deambulação também pode ser devido ao facto de a pessoa querer escapar de um ambiente ruidoso ou movimentado.

PERDA DE MEMóRIAa deambulação pode dever-se a uma perda da memória a curto-prazo. a pessoa pode sair para ir à loja ou a casa de um amigo e depois esquecer--se por que motivo saiu ou para onde ia. a pessoa pode, também, ter-se es-quecido que o seu cônjuge avisou que ia sair durante algum tempo e por isso ir procurá-lo.

04

Page 5: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

0505

SEr cUiDaDorGARANTIR A SEGURANÇA NOS MOMENTOS DE DEAMbUlAÇãO

ExcEssO DE EnERgIAa deambulação pode ser uma forma de gastar a energia em excesso, o que pode indicar que a pessoa necessita de ocu-pação e/ou mais exercício físico regular.

PROcuRAR O PAssADOÀ medida que as pessoas se tornam mais confusas, podem sair em busca de al-guém ou de algo relativo ao seu passado. Podem, por exemplo, procurar um côn-juge falecido, um antigo amigo ou a casa em que viviam quando eram crianças.

ExPREssAR O TéDIOÀ medida que a demência progride, tor-na-se mais difícil para a pessoa concen-trar-se durante algum tempo. a deambu-lação pode ser uma forma de a pessoa se manter ocupada.

cOnfunDIR A nOITE cOM O DIAa pessoa com demência pode sofrer de insónias ou acordar de madrugada e ficar desorientada. nesta sequência, pode pensar que é de dia e decidir sair para fazer uma caminhada. as dificul-dades de visão ou a perda de audição podem fazer com que as sombras ou os sons da noite se tornem confusos e angustiantes, pelo que não devem sair sozinhos.

DAR cOnTInuIDADE A uM hábITOas pessoas que estavam habituadas a caminhar longas distâncias podem, sim-plesmente, desejar continuar a fazê-lo.

AgITAçãOas alterações que ocorreram no cérebro podem causar um sentimento de inquie-tação e ansiedade. a agitação pode le-var algumas pessoas a andar de um lado para o outro sem um propósito aparente. as pessoas com demência podem ser incapazes de reconhecer a sua própria casa e por isso quererem ir-se embora.

DEscOnfORTO Ou DORcaminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir se existe al-gum problema físico ou condição médi-ca e tentar lidar com a situação. alguns exemplos são o uso de roupas aperta-das, o calor excessivo ou a necessidade de encontrar a casa de banho.

uM TRAbALhO PARA REALIzARPor vezes, as pessoas podem sair de casa porque acreditam que têm um tra-balho a fazer ou estão confusas sobre a hora do dia ou sobre a estação do ano. isto pode estar relacionado com uma

função antiga, como ir trabalhar de ma-nhã e estar em casa no período da tarde para ficar com as crianças.

sOnhOsa incapacidade de diferenciar os sonhos da realidade pode levar a pessoa a res-ponder a algo que sonhou, pensando que isso aconteceu na vida real.

O quE PODE TEnTAR

as precauções que vai tomar vão de-pender da personalidade da pessoa com demência, bem como da capacidade que esta tem para lidar com as diferen-tes situações, das razões para a deam-bulação e, também, do facto de viver num ambiente potencialmente perigoso ou num ambiente seguro.

• um check-up físico vai ajudar a iden-tificar se o comportamento de deam-bulação foi provocado por uma dor, doença ou desconforto;

• discuta os efeitos secundários da me-dicação com o médico. tente evitar os medicamentos que possam aumentar a confusão, causar sonolência e pos-sível incontinência;

• é importante assegurar que a pessoa tem consigo alguma forma de identifi-cação para o caso de se perder. uma pulseira de identificação com o nome, endereço e número de telefone pode ser muito útil quando a pessoa está desaparecida ou é encontrada. outra opção é usar uma pulseira de alerta médico, com o número de telefone para contacto. do mesmo modo pode ser útil coser etiquetas com o nome da pessoa nas peças de vestuário que ela utiliza regularmente;

• caso se ausente de casa, por exem-plo nas férias, assegure que a pessoa transporta alguma forma de identifica-ção que inclua a sua morada atual;

• algumas pessoas acham útil manter um registo ou um diário, de modo a observarem se existe algum padrão no comportamento de deambulação. este pode ocorrer em determinados momentos do dia ou em resposta a certas situações, que posteriormen-te poderão ser mais cuidadosamente controladas;

• tente reduzir o número de objetos à vista, uma vez que estes podem provocar a deambulação. as ma-las, casacos, cartas para colocar no correio e a roupa de trabalho podem incentivar a pessoa com demência a deambular;

• considere colocar campainhas que toquem quando as portas exteriores forem abertas;

• torne uma parte do jardim segura, de modo a ter um lugar seguro para a pessoa passear;

• frequentemente, pode fazer sentido informar os vizinhos e os comercian-tes locais sobre a doença. a maioria das pessoas, após compreender a situação, é muito útil e pode oferecer--se para o contactar caso detete que a pessoa saiu ou note algum comporta-mento diferente.

sE A PEssOA cOM DEMêncIA DEsAPAREcER

• fique calmo;• faça uma busca completa dentro de

casa e fora dos edifícios;• anote o que a pessoa trazia vestido;• alerte os vizinhos;• dê uma volta, a pé ou de carro, ao

quarteirão, na área mais próxima e a quaisquer lugares que a pessoa visi-te regularmente. se possível, alguém deve ficar em casa para o caso de a pessoa aparecer e para atender o te-lefone;

• entre em contacto com a polícia local. informe-os que a pessoa tem demên-cia e expresse quaisquer preocupa-ções que tenha em relação à seguran-ça dela;

• a polícia vai solicitar detalhes e uma descrição da pessoa e da roupa que trazia vestida. é sempre útil ter uma fotografia recente;

• a polícia também pode perguntar so-bre os lugares familiares ou favoritos da pessoa;

• recorde-se de rotinas antigas de que a pessoa se possa ter lembrado e que queira realizar.

quAnDO A PEssOA DEsAPAREcIDA vOLTA PARA cAsA

• avise a polícia imediatamente;• não repreenda ou mostre ansiedade

por mais preocupado ou incomodado que tenha estado. a pessoa pode ter estado confusa e assustada;

• tranquilize a pessoa e volte à rotina regular o mais rapidamente possível.

Adaptado de Alzheimer Australia

Page 6: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

06

20 SUgEStõESAlIMENTOS SAUDávEIS E A bAIxO cUSTO

Pequenas mudanças no seu dia-a-dia po-derão ser determinantes na sua saúde e ainda proporcionar uma redução dos cus-tos. deixamos aqui algumas sugestões:

1. Planeie e estruture as refeições antes de ir às compras.

2. elabore uma lista de compras e cum-pra-a. assim não gasta para além do que precisa.

3. não vá às compras com fome.4. evite levar as crianças às compras.5. Procure os preços mais baixos. nem

sempre são os que têm inferior qua-lidade.

6. consulte os rótulos das embalagens, não se esqueça de verificar o prazo de validade.

7. Prefira a fruta e hortícolas da época, são mais nutritivos e normalmente mais baratos.

8. escolha a carne e peixe mais econó-micos procurando adquirir as que te-nham menos peles e gorduras visíveis.

9. não se esqueça de consumir legumi-nosas, pois são boas alternativas ou complementos à carne, peixe e ovos.

10. escolha embalagens de tamanho fa-miliar e divida-as em casa em paco-tes individuais.

11. evite os alimentos processados, ri-cos em gordura e sal.

12. evite o consumo de alimentos açu-carados.

13. não se esqueça de ingerir a sopa no início das refeições. com o estôma-go “forrado” sente-se menos apetite para o prato principal.

14. evite fazer refeições fora de casa. Mas quando as fizer, tente evitar as entradas, os fritos e assados com muita gordura, pois constituem uma fonte extra de calorias.

15. tome o pequeno-almoço em casa, fica muito mais barato e controla os alimentos que ingere.

16. Procure levar consigo alimentos de casa para as refeições intercalares,

como a merenda da manhã e/ou da tarde, evitando assim recorrer a snacks.

17. se almoçar ou jantar fora de casa, poderá também procurar levar já preparado (ex: sandes com carne/peixe/ovo e produtos hortícolas) ou aquecer no local de trabalho (se este tiver microondas).

18. caso faça uma refeição fora e se sobrar comida, peça ao funcionário para a embalar e, assim, poder levá--la para casa.

19. beba no mínimo 1,5l de água por dia. leve uma garrafa de água de casa, assim evita ter que comprar em locais onde seja mais cara.

20. coma diariamente alimentos de to-dos os grupos da roda dos alimen-tos e varie ao máximo.

Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Page 7: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

LAnçAMEnTO DO PROgRAMA ‘EsTOu AquI ADuLTOs’ DA PsP cOnTA cOM A PARcERIA DA ALzhEIMER PORTugAL

no passado dia 1 de dezembro, foi ini-ciado o ‘estou aqui adultos’, programa da PsP semelhante ao programa de enorme sucesso ‘estou aqui crianças’.o programa “estou aqui adultos” foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contato cé-lere com um familiar. o primeiro contacto é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro. este processo é, assim, facilita-do pela disponibilização de pulseiras de identificação com um código alfanuméri-co pessoal e intransmissível que apenas a PsP consegue descodificar.

fAsE PILOTO

Destinatários: Adultos (sem limite de idade)

Longevidade do Programa: De 01 de dezembro a 31 de maio (nesta fase de avaliação apenas limitado aos par-ceiros: santa casa da Misericórdia de Lisboa, fundação Liga, Alzheimer Portugal, cRInAbEL e cERcILIsbOA)

PULSEiraS “EStoU aQUi aDULtoS”IDENTIfIcA ADUlTOS EM ESTADO DE DESORIENTAÇãO

07

nesta primeira fase, o programa estará limitado apenas aos parceiros envolvi-dos (santa casa da Misericórdia de lis-boa, fundação liga, alzheimer Portugal, crinabel e cercilisboa) e destina--se a todos os adultos que, pelas mais diversas razões, sejam suscetíveis ou receiem sofrer algum tipo de desorienta-ção na via pública, ainda que de carácter meramente momentâneo.o programa tem por objetivo garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública, independentemente da idade, e promover o reencontro célere com o fami-liar ou conhecido previamente indicado.O Estou Aqui Adultos é válido em todo o território nacional e nos demais países da união Europeia, bastando ativar o número de emergência 112 e indicar o código alfanumérico da pes-soa encontrada para que seja ativado o mecanismo de contatar a pessoa de confiança do utilizador.este programa é para todas as pessoas que procuram uma melhor qualidade de vida, alicerçada numa resposta mais rá-pida, dedicada e pessoalizada das auto-ridades policiais que promova um senti-mento de segurança acrescido.

PuLsEIRA “EsTOu AquI ADuLTOs”

a pulseira “estou aqui adultos” foi de-senvolvida com elevados padrões de qualidade para permitir que seja utilizada nas mais variadas condições e o tecido utilizado está preparado para aguentar

até 12 meses sem perder a qualidade. a pulseira foi concebida com matéria pri-ma zamak e o acabamento foi garantido com cobre e banho de níquel. a grava-ção da inscrição “call/liga 112” foi feita em baixo relevo e o código alfanumérico foi gravado a laser. sugerimos que colo-que previamente a chapa com o código na pulseira, de preferência com a grava-ção voltada para a pele, e só depois po-nha no braço, apertando com nó duplo.Para esta escolha valorizámos a qualida-de do material, diminuímos as probabili-dades de reação alérgica e escolhemos um material resistente e testado em am-bientes adversos. Procurámos uma pul-seira que garantisse os elevados padrões de segurança que o Programa promove.alguém que encontre uma pessoa na via pública com uma pulseira ‘estou aqui adultos’ poderá ligar para o 112 e indi-car este código para que seja ativado o mecanismo de contactar a pessoa de confiança do utilizador.até dia 31 de maio de 2016, apenas os associados das entidades parceiras terão acesso a uma de 5000 pulseiras disponibilizadas. a alzheimer Portugal é uma das entidades parceiras.

PROcEssO DE InscRIçãO:

se é associado da alzheimer Por-tugal, até maio de 2016 terá de recorrer à associação para se ins-crever no ‘estou aqui adultos’. Para tal, deverá contactar-nos atra-vés do email [email protected] ou telefone 213 610 460 para que possamos preencher a ficha de inscrição com os dados do utilizador da pulseira e da pessoa a contactar caso o utilizador seja en-contrado na via pública. dessa ficha deverá constar também o nome da esquadra da PsP onde a pessoa pretende levantar a pulseira. após a inscrição, será enviado um email para a sua caixa de correio contendo um termo de responsa-bilidade que terá de imprimir e levar à esquadra que indicou na sua ins-crição, juntamente com o cartão de cidadão do utilizador e da pessoa a contatar em caso de urgência.

Page 8: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

08

FormaÇÃoAÇÕES AGENDADAS

cOMO LIDAR cOM A DOEnçADE ALzhEIMER?Com a formação ministrada pela Alzheimer Portugal conseguirá obter conhecimentos específicos que lhe permitirão a prestação de serviços adequados à pessoa com Demência, tendo em conta as suas reais necessi-dades e especificidades.

a alzheimer Portugal é reconhecida como entidade formadora pela dgert (direção geral do emprego e das rela-ções de trabalho) desde 2006.Para consultar o calendário atualiza-do das atividades de formação visite www.alzheimerportugal.org ou contacte a sede ou delegação mais próxima de si.

WORkshOPs PARA PúbLIcO EM gERAL:

22 de fevereiro de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – respostas sociais

24 de fevereiro de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – aspetos Jurídicos”

24 de fevereiro de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – testamento Vital

25 de fevereiro de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – abordagem centrada na Pessoa

25 de fevereiro de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – estratégias para Maior bem-estar”

26 de fevereiro de 2016 | 14h-18h - es-tratégias para o bem-estar do cuidador cansado

15 de março de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – relações interpessoais

15 de março de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – comunicação e as-sertividade na doença de alzheimer

17 de março de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – ocupação

sEDE - LIsbOA

gRuPOs DE suPORTEuma oportunidade de encontro de familiares e amigos de pessoas com demência, cuidadores que vivem problemas idênticos e que, em co-mum, os podem analisar, trocando impressões e experiências, dando e recebendo sugestões.

18 de março de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – Prevenção de quedas e adaptações em casa

21 de março de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – nutrição 14 de abril de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – fisioterapia 15 de abril de 2016 | 10h-13h - introdução às demências

20 de abril de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer: luto

21 de abril de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – abordagem cen-trada na Pessoa

21 de abril de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – estratégias para Maior bem-estar

28 de abril de 2016 | 10h-13h - lidar com a doença de alzheimer – aspetos Jurídicos

28 de abril de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – testamento Vital

WORkshOPs PARA cuIDADOREs PROfIssIOnAIs

21 de março de 2016 | 10h-13h - introdu-ção à Moderação de grupos de suporte para cuidadores

22 de março de 2016 | 10h-13h - compe-tências Pessoais, trabalho em equipa

15 de abril de 2016 | 14h-17hcuidadores formais nível 5 – Técnicos superioreslidar com a doença de alzheimer – esti-mulação cognitiva na demência

DELEgAçãO cEnTRO - POMbAL:

WORkshOPs PARA PúbLIcO EM gERAL:

5 de fevereiro de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – Massagem e toque

19 de fevereiro de 2016 | 14h-17h - lidar com a doença de alzheimer – ajudas técnicas

sEDE - LIsbOAPrimeiro sábado de cada mês, às 14h00, e terceiro ou quarto sábado de cada mês, às 10h00, no centro de dia Prof. dr. carlos garcia, em lisboa.

cAsA DO ALEcRIM - ALAPRAIAsegunda quarta-feira de cada mês, às 18h30, na casa do alecrim, em alapraia, cascais.

núcLEO RIbATEJOúltima quinta-feira de cada mês, às 18h00, no núcleo do ribatejo da alzhei-mer Portugal, em almeirim.

DELEgAçãO nORTEúltima quarta-feira de cada mês às 14h00, no hospital s. João, no Porto.

núcLEO AvEIROPrimeira sexta-feira de cada mês às 17h30, no centro de saúde de aveiro.

DELEgAçãO cEnTROúltima quinta-feira de cada mês, às 17h30, na sala de formação da delegação cen-tro da alzheimer Portugal, em Pombal.

gAbInETE DE cOIMbRAsegunda quinta-feira de cada mês, às 18h30, no espaço do fórum da associa-ção abcd de são romão.

DELEgAçãO DA MADEIRAúltimo sábado de cada mês, às 16h00, na delegação da Madeira da alzheimer Portugal, no funchal.

Para mais informações e para confir-mar a sua presença, contacte a sede ou respetiva Delegação.

Page 9: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

o Programa ‘apoio na incontinência’ é um projeto integrado no ‘Plano de ajuda’ da alzheimer Portugal e tem sido financiado pela verba angariada na Venda de natal da associação e outros projetos pontuais.

cRITéRIOs DE IncLusãO

• ter diagnóstico de doença de alzhei-mer ou de outra forma de demência;

• ter situação de incontinência compro-vada por médico assistente;

• ter rendimentos baixos;• ser associado, com as quotas pagas;• Preencher a respetiva ficha de candi-

datura e apresentar os comprovativos requeridos;

• cumprir o prazo definido para a entre-ga da candidatura;

• estar entre os primeiros candidatos que cumpram os anteriores critérios (o número de beneficiários é determina-do pela verba angariada na Venda de natal da alzheimer Portugal e outros projetos pontuais).

as candidaturas estão sujeitas a avalia-ção, realizada pelo gabinete de apoio Psicossocial da alzheimer Portugal.

cOMO PODE ADERIR

envie, até 30-03-2016, a ficha de can-didatura devidamente preenchida e assi-

aBErtaS canDiDatUraS AO PROGRAMA “APOIO NA INcONTINêNcIA” - 2016

nada, para a sede ou delegação da sua área de residência. distritos abrangidos pela delegação norte: Porto, Viana do castelo, bragança, Vila real, braga. dis-tritos abrangidos pela delegação cen-tro: coimbra, guarda, leiria, Viseu, cas-telo branco, aveiro. distritos abrangidos pela sede: lisboa, setúbal, Portalegre, faro, beja, évora. distritos abrangidos pelo núcleo do ribatejo: santarém.1. envie juntamente com a ficha de candidatura os seguintes documentos, mesmo que já os tenha apresentado em anos anteriores: documento comprova-tivo de rendimento por cada elemento do agregado familiar, declaração de irs entregue no ano de 2015, referente aos rendimentos do ano de 2014 ou fotocó-pia do talão anual, recebido em Janeiro de 2015, da Pensão ou declaração de-talhada emitida pela segurança social, que faça referência à situação atual de cada elemento do agregado familiar. se auferir algum rendimento, o valor deverá estar patente na declaração enviada.2. Para os utentes cujo rendimento mensal (individual) ultrapasse os 505€(*) requisita--se uma declaração, emitida pela reparti-ção de finanças, com o intuito de confir-mar a ausência de entrega da declaração de irs do ano de 2014 (*) salário Mínimo nacional referente ao ano de 2015.3. cópia dos recibos das despesas fixas

referentes ao mês anterior à candidatu-ra, como por exemplo, a renda da casa ou prestação de habitação e faturas de água, luz, gás, telefone fixo. Pode ainda juntar recibos das despesas de saúde, em caso de medicação específica;4. declaração do médico assistente em relação ao estado de saúde e, neste caso, atestando a situação de incontinência;5. declaração emitida pela Junta de fre-guesia da área de residência que venha comprovar a composição do agregado familiar, indicado no ponto 3.1 da ficha de candidatura.6. cópia de b.i. ou cartão de cidadão de cada um dos elementos que compõem o agregado familiar.

AvALIAçãO

todos os processos serão analisados de acordo com a sua ordem de chegada. apenas serão contempladas as candi-daturas que cheguem à alzheimer Por-tugal ate à data referida (30-03-2016), não devendo ser considerada a data dos correios, mas sim a data de entrada na associação. Quanto às respostas, serão emitidas assim que nos sejam enviados todos os dados necessários para essa mesma análise. as respostas a todas as candidaturas serão enviadas por escrito, para a morada do associado.

Page 10: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

candidatura ao PrograMa “aPoio na incontinÊncia” 2016

candidatura n.º:

ORIGEM:

estado: fase: data:

1. IDENTIFICAÇÃO DO ASSOCIADO1.1 nome

1.2 Morada

1.3 localidade 1.4 código Postal -

2.4 código Postal -

1.6 telemóvel

1.8 n.º associado

1.5 telefone

1.7 e-mail

2.1 nome

2.2 Morada

2.3 localidade

2.5 relação com o associado

2.6 a pessoa sofre de incontinência? siM

sns

s sM M

60/60cm 60/90cm 180/90cm

l l

não

adse adM sad/PsP sad/gnr Pt-acs saMs outro:

2.7 Qual o tamanho da fralda? 2.8 Qual o tamanho da cueca fralda?

2.9 Qual o tamanho de resguardo?

3.1 identificação

3.2 identifique o subsistema de segurança social / serviço de acção social da pessoa com demência:

declaro qua as informações constantes na ficha de candidatura correspondem à verdade.

depois de preenchida e assinada, a ficha de candidatura deverá ser enviada ou entregue juntamente com a documentação solicitada para a sede ou delegação da sua área de residência (ver as moradas na contracapa deste boletim).

data: / /assinatua do associado (conforme b.i. ou cartão do cidadão)

nota: deverá ser apresentada cópia dos recibos das despesas identificadas, relativamente ao mês anterior à candidatura.

renda: ,

Água: , gás: ,

electricidade: ,

Medicamentos específicos: ,

telefone fixo: ,€

€ € €

€ €

indique o nome de todos os elementos do agregado familiar que vivem em economia comum com a pessoa com doença, mesmo os que não têm rendimentos.

* trabalho; pensões de reforma; pensões de invalidez; pensões de sobrevivência; outros.

a preencher pela alzheimer Portugal

2. CARACTERIZAÇÃO DA PESSOA COM DEMÊNCIA

3. RENDIMENTOS DO AGREGADO FAMILIAR

4. IDENTIFICAÇÃO DAS DESPESAS FIXAS DA PESSOA COM DEMÊNCIA

deP. serViços lisboa núcleo ribateJosede centro

n.º nome b.i oucartão do cidadão Parentesco data de

nascimentoValor Mensal líquido

dos rendimentosorigem dos

rendimentos*

1

2

3

4

5

6

norte casa do alecriM outra

utente:

Page 11: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

11

BEnEFÍcioS Para aSSociaDoSNOvOS PROTOcOlOS

a alzheimer Portugal tem vindo a esta-belecer protocolos com diversas enti-dades públicas e privadas, procurando sempre benefícios e mais-valias para to-dos os associados, nas seguintes áreas:•MaterialMédico;EquipamentosHospi-

talares; ajudas técnicas; •ApoioDomiciliário;ServiçosdeHigiene;

apoio Pessoal; •LardeIdosos;CentrosdeDia;•Clínicas;CentrosdeEnfermagem;•SistemasdeLocalização;•Farmácias;•Diversos.

Para conhecer o dossier de Protocolos visite o site da alzheimer Portugal: www.alzheimerportugal.org

cLARIMcondições Especiais para Associados da Alzheimer Portugal: desconto de 15% sobre o preço final, na prestação dos seus serviços de transporte (apoio domiciliário e transporte de pessoas com mobilidade reduzida).

Morada: rua brito capelo, n.º 97, 2.º, sala J, 4450-072, MatosinhosTelefone: 229 397 710E-mail: [email protected]: www.clarim.pt

REDEMuTcondições para Associados da Al-zheimer Portugal: acesso aos serviços de saúde que integram a redMut em condições idênticas às dos associados das mutualidades associadas.

Morada: rua Júlio dinis, n.º 158/160, 8.º 4050-318 Porto

Telefone: 220 004 510E-mail: [email protected] Linha de Atendimento: 808 500 300

My hOMEcondições para Associados da Al-zheimer Portugal. desconto para as-sociados da alzheimer Portugal, sobre a tabela de preços em vigor de:•5%emserviçosaté9hsemanais;•10%emserviçosde10ha15hsemanais;•15%emserviçosde16ha25hsemanais;•20%emserviçosde26ha40hsemanais;•25% em serviços superiores a 40h

semanais;•10%emserviçosCARE365.

Morada: edifício brazília, Praça Mouzinho de albuquerque n.º 113, 5.º, boavista, 4100-359 PortoTelefone: 808 25 20 00E-mail: [email protected] site: http://www.myhome.pt

fLAvIcARE unIPEssOAL LDA.condições para Associados da Al-zheimer Portugal. desconto de 5% para associados da alzheimer Portugal, sobre a tabela de preços em vigor para a prestação dos seguintes serviços:•Atividadesdavidadiáriaeapoiodomésti-

co e cuidados de saúde, nomeadamente: fisioterapia, Psicologia, terapia da fala, enfermagem, gerontologia e nutrição; formação e Material ortopédico.

Morada: rua são João de deus, edifício são roque, r/c 5400-320 Madalena - chavesTelefone: 276 318 586 | 939 810 664E-mail: [email protected]: http://flavicare.weebly.com

ABERTURA CEnTRo dE diA “MEMóRiA dE MiM”EM MATosinhos

o centro de dia “Memória de Mim” é gerido pela delegação norte da alzheimer Portugal, tem capacidade para 15 utentes e funciona em la-vra, no concelho de Matosinhos, das 09h às 18h, com acordo de coo-peração com a segurança social. é um centro de dia especializado

para Pessoas com doença de al-zheimer e outro tipo de demências, que conta com uma equipa multi-disciplinar, disponibilizando uma série de atividades terapêuticas, com o objetivo de estimular as com-petências cognitivas, psico-motoras e sensoriais remanescentes.

IDEEcondições Especiais para os Associa-dos da Alzheimer Portugal. desconto de 25% na aquisição de qual-quer pulseira na loja online

Morada: rua Padre antero ferreira da costa, n.º 299, 4475-017 - MaiaTelefone: 967 100 967 | 968 462 816E-mail: [email protected]: http://idee.pt/index.php?route=com mon/home

fARMácIA DA TORREcondições Especiais para Associados da Alzheimer Portugal:•Descontode5%nadispensademedi-

camentos e outros serviços

Morada: rua dr. bonfim da costa neves n.º 33 5385-096, torre da dona chama, MirandelaTelefone: 278 318 100

FAçA AsUA insCRição!

CONTACTOS:centro de dia “Memória de Mim”rua do farol nascente n.º 47a, r/c 4455-301 lavraTelefone: 22 926 09 12 | 22 606 68 63E-mail: [email protected]

Page 12: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

12

“é um momento difícil da minha vida porque dou conta que já não estou como antes e vou precisando de ajuda para fa-zer coisas que sempre fiz. Percebo que tenho lapsos de memória. contudo, con-tinuo a ser eu.” lola foi diagnosticada, há um ano, com a doença de alzheimer. após o choque inicial e apesar de todas as limitações que as patologias neurode-generativas impõem aos pacientes, lola está determinada a manter as rédeas da sua vida. “Tenho muita vida pela fren-te e é altura de me organizar para que seja o melhor possível. seria bom ter um Plano que me ajude a esclarecer as minhas ideias, a dizer aos meus o que quero conseguir e como quero viver para que me ajudem a alcançá-lo.” os mate-riais do projeto “Tenho um Plano” irão ajudá-la a partilhar os seus sentimentos, a tomar decisões e a encontrar soluções que melhorem a sua qualidade de vida.

“tenho um Plano” consiste num conjun-to de materiais didáticos e informativos, de conteúdo prático, que têm por ob-jetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que, por alguma circunstância, têm problemas de memória (por exem-plo, devido a uma doença neurodegene-rativa ou a uma demência na sua fase ini-cial). baseados no trabalho desenvolvido por lourdes bermejo garcía, doutorada em ciências da educação e licenciada em gerontologia social, estes materiais estão integrados na investigação em torno de unidade de Qualidade de Vida, no centro de referencia estatal de al-zheimer del iMserso, em espanha. enquanto parte de uma iniciativa ibérica, a fundación general de la universidad de salamanca (fgusal), no âmbito do projeto espaço transfronteiriço sobre o envelhecimento, aprovado no quadro do Programa de cooperação transfrontei-

riça espanha-Portugal (PocteP) 2007-2013, achou necessário compartilhar e difundir estes materiais como forma de acompanhar as pessoas que têm pro-blemas de memória.

como ajudá-lo/a a viver melhor?

os materiais que compõem a iniciativa “tenho um Plano” são úteis não só para pacientes com problemas de memó-ria, mas também para os seus familia-res, amigos, cuidadores e profissio-nais de saúde que trabalham na área das patologias neurodegenerativas. em Portugal, estima-se que cerca de 182 mil pessoas sofram de demência, sen-do a doença de alzheimer a forma mais prevalecente. no mundo, o número ul-trapassa atualmente os 46 milhões e du-plicará a cada 20 anos, alcançando os 131.5 milhões em 2050.

“tEnho Um PLano”: vIvER bEM cOM PROblEMAS DE MEMóRIA

Page 13: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

13

as pessoas que sofrem de problemas de memória, e de demência em particular, precisam não só de cuidados básicos que garantam a sua segurança e normal modo de vida, mas também de outro tipo de cui-dados mais específicos que permitam in-crementar o seu bem-estar e plenitude. e é neste aspeto que os materiais do projeto “tenho um Plano” representam uma ino-vação pois procuram promover a satis-fação de necessidades que normalmente são menos tidas em conta: as necessida-des psicológicas, sociais e afetivas dos cidadãos que têm problemas de memória.

que recursos temos para si?

“Tenho um Plano” inclui os seguintes materiais:

•3 guias Informativos para diferentes destinatários: (1) pessoas com proble-

Bárbara SoaresEditora e Coordenadora do Centro Virtual sobre

o Envelhecimento em Portugal.

mas de memória; (2) familiares e ami-gos; (3) profissionais do setor socios-sanitário. ainda que cada um destes guias seja diferentes no seu número de páginas, linguagem e conteúdo, todos eles partilham a mesma filosofia e ofe-recem uma proposta concreta para a utilização dos restantes materiais do projeto. cada um dos guias pode ser utilizado de forma independente, mas aconselhamos os leitores a seguirem as etapas apresentadas para obterem maior proveito dos seus conteúdos e conselhos.

•3 Roteiros que são documentos prá-ticos para concretizar ideias e propos-tas. Podem ser impressos e preenchi-dos, ajudando assim na organização e na tomada de decisões do paciente com problemas de memória.

•9 vídeos que mostram, na primeira pessoa, como se sentem e vivem as pessoas com dificuldades de memória. além de serem narrados pelos próprios pacientes, os vídeos mostram também como as pessoas que os rodeiam se sentem e encaram o problema: familia-res, amigos, cuidadores e outros mem-bros da sociedade.

Passar à ação

todos os materiais são gratuitos e estão disponíveis no blogue e no banco de do-cumentação do centro virtual sobre o Envelhecimento – www.cvirtual.org/pt – um portal de vanguarda, com mais de 170 mil utilizadores, que procura dar resposta às questões do envelhecimen-to e ao seu impacto nas diferentes di-

mensões da sociedade. tanto os guias informativos como os roteiros podem ser impressos e a impressão de cada um dos roteiros, em particular, pode ser uma grande ajuda para os pacientes organizarem o seu dia a dia e as suas tarefas.ser feliz ou, dito de outra forma, ter qua-lidade de vida é uma meta importante para todas as pessoas. Para as que lu-tam contra problemas de memória, essa felicidade, associada à independência, ao amor e à segurança, é ainda mais importante. Por isso, é fundamental que os pacientes, os seus cuidadores, fami-liares e amigos entendam que todas as pessoas, com ou sem problemas de me-mória e independentemente da sua ida-de ou condição, merecem perceber que controlam a sua vida, estão informadas e que podem tomar decisões; que me-recem estar ocupadas com atividades que lhes façam sentido; que precisam de amar e ser amadas, de se sentirem respeitadas, aceites e integradas. com “Tenho um Plano”, saibam que não estão sós e que há recursos à vossa disposição, por uma melhor qualidade de vida. tal como nos diz lola: “ler em conjunto estes guias, falar dos temas que mais me preocupam, partilhar os meus sentimentos, tomar certas deci-sões, procurarmos juntos as soluções para as dificuldades... sem dúvida, em boa companhia o caminho pode ser mui-to mais agradável.”

Os materiais que compõem a iniciativa “Tenho um Plano” são úteis não só para pacientes com problemas de memória, mas também para os seus familiares, amigos, cuidadores e profissionais de saúde.

Page 14: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

14

SErViÇo DE comPanhiaPARA PESSOAS cOM DEMêNcIA

a casa do alecrim, enquanto equipamen-to social da alzheimer Portugal, destaca no serviço de apoio domiciliário o ser-viço de companhia, que é concretizado através de atividades de socialização e de acompanhamento ao exterior, sendo este um dos serviços mais trabalhados e personalizados para as pessoas com de-mência e para os seus cuidadores.

sAD - A nossa missão

o serviço de apoio domiciliário (sad) da alzheimer Portugal é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a pessoas que se encontrem no seu domicílio em situação de depen-dência física e/ou psíquica, e que não possam assegurar, temporária ou per-manentemente, a satisfação das suas necessidades básicas ou atividades ins-trumentais da vida diária.

O nosso objetivo

o objetivo primordial do serviço de apoio domiciliário na área das demências é

o de cuidar destas pessoas de forma a estimular as suas capacidades remanes-centes e preservar a sua autonomia pelo maior período de tempo possível, pro-mover o seu conforto e a sua dignidade, bem como permitir o alívio do cuidador.

O nosso modelo de intervenção

o bem-estar dos nossos clientes é pos-sível através da promoção da qualidade

dos cuidados e do ajuste dos serviços às reais necessidades das pessoas com demência e dos seus familiares. Para tal, nunca esquecemos que as pessoas com demência, como qualquer outra pes-soa, necessitam de carinho, atenção, de respeito e dignidade, sendo o nosso modelo de atuação baseado no mode-lo da «abordagem centrada na pessoa com demência», onde se tem em conta o individuo, a sua história de vida, aqui-lo que foi, o que fez, o que é e do que necessita.

caracterização do serviço de sAD

o sad é um serviço volátil, que pode ir assegurando diferentes serviços ao cliente ao longo do tempo, dependendo das suas necessidades e das necessida-des do cuidador. a alzheimer Portugal assegura a prestação de vários serviços no apoio domiciliário, que vão muito além dos cuidados básicos, tais como: serviço de higiene e conforto pessoal; distribuição de refeições; higiene ha-bitacional; tratamento de roupas; cui-

O serviço de companhia é mais do que estar na presença de uma outra pessoa. é necessário que o colaborador seja presente, seja dinâmico e seja um estimulo para o doente e para os seus cuidadores.

Page 15: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

15

dados pessoais e de imagem; apoio medicamentoso; apoio na alimentação; fisioterapia; estimulação cognitiva. a alzheimer Portugal presta também ser-viços de companhia, de atividades de socialização e de acompanhamento ao exterior.

As Atividades nos serviços de companhia, Atividades de socialização e Acompanhamento ao Exterior - O serviço, os colaboradores e as famílias

na perspetiva de manter as pessoas com demência estáveis, úteis e ativas física e cognitivamente e de aliviar os seus cuidadores, o serviço de apoio do-miciliário presta, para além dos serviços básicos e dos serviços técnicos de fisio-terapia, estimulação cognitiva e terapia ocupacional, serviços de companhia, atividades de socialização e acompa-nhamento ao exterior.estes serviços são prestados por ajudan-tes familiares, sob orientação do técnico responsável pelo sad, e são apoiados pelo psicólogo, pelo fisioterapeuta e pelo terapeuta ocupacional, que em equipa procuram encontrar atividades que vão ao encontro das motivações e compe-tências da pessoa com demência, no sentido de se favorecerem as relações interpessoais, de se manter a sua intera-ção com a vida exterior ao domicílio, e de se realizarem atividades que propor-cionem prazer e contribuam para a ma-nutenção e melhoria da sua autoestima.os colaboradores, designados por aju-dantes familiares (ou ajudantes de ação direta), entram diariamente na casa e na vidaz destas pessoas e, não poucas vezes, são as únicas pessoas que esta-belecem contacto quer com as pessoas com demência quer com o seu cuida-dor. neste sentido, é fundamental a sua preparação, formação, sensibilidade e informação.estes colaboradores reúnem semanal-mente, enquanto equipa, com o respon-sável do serviço, sendo, então, avaliados os problemas e validadas as soluções, e ministrada formação, com regularidade, para que o seu desempenho, a sua sen-sibilidade, a sua atenção e a sua preocu-pação sejam eficazes.o ajudante familiar que acompanha es-tas atividades tem que estar habilitado para conseguir criar uma relação de qualidade com a pessoa com demência, sendo orientado no sentido de manter uma atitude positiva, de fomentar a tran-quilidade, de falar devagar e com clare-za, de usar o nome da pessoa com regu-laridade, de usar frases simples, curtas e

concretas, de transmitir segurança atra-vés de contacto físico, e ainda no senti-do de procurar encontrar atividades de interesse para a pessoa com demência e de a incluir em atividades do seu agrado.

As Atividades nos serviços de companhia, Atividades de socialização e Acompanhamento ao Exterior:

•Passear;•OuvirMúsicaedançar;•Cantarmúsicasconhecidas;•Ler livros, revistas ou Jornais. Ou ler

para a pessoa e interpretar em conjun-to com ela os textos e as imagens;

•Vertelevisão,comoporexemplofilmesantigos, já conhecidos;

•Estabelecercontactocomanimais;•FazerJogosdesociedade(Bingo,do-

minó, damas, cartas, etc.);•Pintar(Telas,mandalas,etc.);•Verálbunsdefotografias;•Jardinar;•Colecionar e Ordenar objetos (selos,

flores secas, recortes de revistas, etc.);•TrabalhosdeBricolage.

Cláudia TeixeiraAssistente Social da Casa do Alecrim

o serviço de companhia é mais do que estar na presença de uma outra pessoa. é necessário que o colaborador seja pre-sente, seja dinâmico e seja um estimulo para o doente e para os seus cuidadores. este serviço é conduzido e orientado em equipa, conjuntamente com os cuidado-res dos clientes (família). é um serviço que valoriza a relação entre o cliente e o colaborador e que promo-ve as capacidades que a pessoa com demência ainda tem, mesmo quando estas já não são facilmente percetíveis, em que o papel do Ajudante familiar é de enorme relevância e a sua qualida-de essencial para os bons resultados na interação com a pessoa com demência e com o seu cuidador.este tipo de serviço promove o alivio do cuidador, permitindo que este tenha algumas horas semanais só para si, en-quanto o ajudante familiar efetua as ativi-dades com os clientes, fazendo com que se crie algum tempo de alívio da sobre-carga a que o cuidador está sujeito.

Page 16: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

16

a alzheimer Portugal e a sonae sierra assinaram no passado mês de novembro um protocolo com a câmara Municipal de braga para a criação de um café Me-mória neste concelho. este projeto conta ainda com a participação do agrupamen-to de centros de saúde cávado i - braga, do café “a brasileira” no centro da cidade e das empresas tools to live Joalharia e bernardo da costa - comércio de equi-pamentos de segurança lda.Por sua vez, para o café MeMÓria em guimarães, foi celebrado um protocolo com o lar de santa estefânia, entidade promotora local da iniciativa, com a câ-mara Municipal de guimarães e com o hospital da senhora da oliveira – guima-rães, e.P.e, o lions clube e o rotary clu-be de guimarães e ainda com o restau-rante Vila flor. a expansão do projeto está integrada na estratégia de alargamento da iniciativa a diferentes regiões do país, com o objetivo de levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência,

a Venda de natal 2015 da alzheimer Portugal abriu portas no dia 23 de novembro na avenida de roma, n.º 51, em loja gen-tilmente cedida pelo Montepio geral.desde o seu início, a Venda de natal da alzheimer Portugal tem como fim apoiar as pessoas com doença de alzheimer e outras demências, no acesso a fraldas e outros produtos de higiene e bem-estar para doentes incontinentes pelo que a totalidade do va-lor angariado reverte a favor do Programa “apoio na incontinência”, um projeto que oferece apoio aos associados mais carenciados para a obtenção daqueles materiais, mediante uma candidatura.sendo já uma tradição na associação, a Venda de natal co-meçou com contornos mais pequenos e tem vindo a tornar-se cada ano maior, permitindo ajudar cada vez mais associados. a sua realização não seria, porém, possível sem o apoio do Mon-

Braga E gUimarÃES rEcEBEm “caFé mEmÓria”

seus familiares e cuidadores. com este acordo, o projeto, com cerca de dois anos e meio de existência, passa a contar com dez locais de encontro: lisboa (em três es-paços), cascais, Porto, Viana do castelo, oeiras, Viseu e, agora, braga e guimarães.a iniciativa tem como objetivo propor-cionar um local de encontro para a par-tilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de ação social. o café Me-MÓria pretende, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas des-tas pessoas muitas vezes se encontram.

sEssõEs cAfé MEMóRIA

bragaLocal: café ”a brasileira”horário: das 10h00 às 12h00Data: 2.º sábado de cada mês

cascaisLocal: restaurante Portugália – cascaishoppinghorário: das 09h00 às 11h00Data: 3.º sábado de cada mês

guimarãesLocal: café concerto do centro cultural Vila florhorário: das 10h00 às 12h00Data: 4.º sábado de cada mês

Lisboa - chiadoLocal: cafetaria do Museu de s. roque, largo trindade coelho

horário: das 10h00 às 12h00Data: 2.º sábado de cada mês

Lisboa - colomboLocal: restaurante Portugália – centro colombo, lisboahorário: das 09h00 às 11h00Data: 1.º sábado de cada mês

Lisboa - santa claraLocal: espaço santa casa, campo de santa clara, n.º 160horário: das 15h00 às 17h00Data: 4.º sábado de cada mês

OeirasLocal: fórum apoio, r. Margarida Palla, 23 a, algéshorário: das 10h00 às 12h00Data: 4.º sábado de cada mês

PortoLocal: espaço atmosfera M, rua Júlio dinis, n.º 158 - 160horário: das 10h00 às 12h00Data: 2.º sábado de cada mês

viana do casteloLocal: restaurante “camelo” - estação Viana shoppinghorário: das 9h00 às 11h00Data: 4.º sábado de cada mês

viseuLocal: biblioteca Municipal, rua aquilino ribeiro, n.º 10horário: das 10h00 às 12h00Data: 4.º sábado de cada mês

VEnDa DE nataLtepio que nos últimos anos tem vindo a assegurar gratuitamente os espaços e de um conjunto alargado de empresas e pessoas individuais que oferecem produtos para venda mas, também, sem o esforço incansável do grupo de voluntárias que, há já lar-gos anos, dinamiza esta iniciativa de relevo para o funcionamen-to da alzheimer Portugal e para o cumprimento da sua missão de apoio às pessoas com demência e aos seus familiares.Por toda esta cadeia de boas vontades o agradecimento es-pecial da alzheimer Portugal a todos os que tornaram a Venda de natal 2015 uma realidade com resultados muito positivos e assim contribuíram para que o Programa apoio na incontinên-cia 2016 se concretize.

Bem hajam!

Page 17: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

17

Braga E gUimarÃES rEcEBEm “caFé mEmÓria”

DiStinÇõES Da aLZhEimEr PortUgaL Em 2015

no primeiro trimestre, a campanha «ins-tantes» foi premiada nos Prémios lusó-fonos da criatividade, os únicos prémios internacionais de comunicação e pu-blicidade exclusivos para os países de língua oficial portuguesa. a campanha, desenvolvida pela agência ogilvy & Ma-ther advertising, ganhou 4 prémios em ‘uso mobile em redes sociais’, ‘digital’, ‘Melhor uso de media em redes sociais’ e ‘Marketing direto digital’.

esta campanha pretende alertar os ci-dadãos para a problemática das demên-cias, demonstrando a importância de vivermos e relembrarmos os momentos mais importantes das nossas vidas, an-tes que estes desapareçam, ao incenti-var as pessoas a enviar imagens de mo-mentos marcantes para a sua rede de contactos. o seu sucesso foi mais uma vez premiado em maio com ouro no XVii festival de publicidade ‘clube dos criativos’. Já no final do ano de 2015, a campanha voltou a ser premiada nos Prémios sapo, com a atribuição de dois galardões: Prata na categoria setorial 1.5 solidariedade e bronze na categoria setorial 1.4 saúde.

PRÉMIO «JOÃO PEREIRA DA ROSA»o ano terminou com a distinção do trabalho da alzheimer Portugal por parte do júri da edição de 2015 do Prémio «João Pereira da rosa». este prémio distingue instituições Particulares de solidariedade social que mais se destaquem através do trabalho que desenvolvem, contri-buindo para a efetiva melhoria das condições de vida dos setores mais necessitados da sociedade.

PRÉMIO MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTOo projeto ‘Memo e Kelembra nas es-colas’, foi também reconhecido no mês de julho ao ganhar a 3.ª edição do Prémio Maria José nogueira Pin-to. segundo o júri, este projeto foi o que melhor correspondeu ao concei-to de “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”.

PlANO DE AçÃO E ORçAMENTO APROVADOS. ElEIçÕES CORPOS SOCIAIS

em assembleia geral ordinária reali-zada a 28 de novembro último, foram apresentados, discutidos e aprova-dos o Plano de ação e o orçamento para o ano de 2016.em 12 de dezembro passado, reali-zou-se a assembleia geral ordinária destinada à eleição dos corpos so-ciais da alzheimer Portugal para o quadriénio 2016-2019.lamentavelmente, não foi apresenta-da qualquer lista, pelo que os atuais órgãos sociais terão de se manter em funções até novas eleições.tal como temos vindo a informar, a continuidade da alzheimer Portugal pode vir a ficar em risco, o que seria muito penalizante para as pessoas com doença de alzheimer, ou outras demências, os seus cuidadores, fami-liares ou profissionais, e para a própria sociedade em geral, se se tiver em conta a atual dimensão da nossa asso-ciação e os serviços que tem prestado.

efetivamente, com esforço e empe-nho, conseguiu-se manter e até am-pliar os serviços e consolidar a situa-ção financeira da alzheimer Portugal.se os associados não se empenha-rem, oferecendo-se para substituir os atuais membros dos cargos dos órgãos sociais, comparecendo nas assembleias gerais, onde, afinal, são apresentados e discutidos os assuntos que são do seu interesse, e pagando atempadamente as suas quotas, será muito difícil, ou mesmo impossível, dar continuidade ao tra-balho em que órgãos sociais e cola-boradores tanto se têm empenhado, muitas vezes com grandes dificulda-des, mas sempre com entusiasmo, no sentido de se ultrapassar os pro-blemas que vão surgindo e de ajudar os doentes de alzheimer e as suas famílias, tentando levar-lhes a ajuda, o alívio, a dignidade e o consolo de que tanto necessitam.

apelamos, assim, a todos os asso-ciados para que reflitam seriamente no que acabámos de expor, na certe-za de que poderão contar com a nos-sa disponibilidade para colaborarmos com os futuros corpos sociais, escla-recendo-os e ajudando-os nos traba-lhos iniciais de adaptação ao funcio-namento da alzheimer Portugal.desde já solicitamos, em concreto, que os associados que possam inte-grar uma lista de candidatura a novas eleições, que a associação terá de promover em breve, especialmente para integrarem a direção, contatem com a atual direção para o efeito, pois pensamos que entre os milhares de associados haverá alguns com capa-cidade e algum tempo disponível.contactos: Email: [email protected]: 213 610 460

A Direção.

CAMPANHA “INSTANTES”

Visite o site da campanha “instantes”e torne-se seguidor no snapchat: www.esqueci-me.ptsnapchat: Por.instantesvisite www.esqueci-me.pt e envie um instante! Ajude! Antes que se esqueça!

Page 18: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

A Residências Montepio – Serviços de Saúde S.A. foi criada a pensar no bem-estar dos utentes e enquadra-se no espírito, essência e natureza do Grupo Montepio. A sua activ-idade centra-se na gestão de centros residenciais que incluem residências geriátricas, residências assistidas, centros de dia e serviços pessoais ao domicílio.

Os centros residenciais Montepio têm vantagens facilmente quanti�cáveis relativa-mente aos lares tradicionais pois aliam serviços de saúde, bem-estar e lazer com os de hotelaria. Mais do que um local para viver, é dada qualidade de vida mantendo a inde-pendência dos clientes.Os centros Montepio não são exclusivos para associados ou clientes Montepio. Dependen-do da localização, a mensalidade média ronda os 1900 euros, incluindo todos os cuidados médicos, de enfermagem, refeições, limpeza, terapia ocupacional, etc..

Actualmente existem 6 Centros Residenciais para Seniores contando assim um total de 715 camas distribuídas por Porto, VN de Gaia, Coimbra, Lisboa, Parede (Oeiras) e Montijo. Estão previstas mais duas inau-gurações, Parede II e Lisboa centro.

No segundo ano consecutivo em que os consumidores portugueses consideraram  as Residências Montepio a Marca Premiada por “Escolha Sénior ” na categoria “Residências Seniores” dos prémios “Escolha dos con-sumidores, importa então dizer o que distingue as Residências Montepio da concorrência directa.

Actualmente, as Residências Montepio já são líderes de mercado em termos de número de camas, quer em unidades de cuidados continuados quer em Residências Assistidas. O que realmente as distingue além da qualidade, são os serviços que estão realmente incluídos nas mensalidades.

Page 19: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

Ou seja, tudo o que forem cuidados médicos, de enfermagem, terapia ocupacional, activi-dades grupais, refeições, limpeza, etc, estão incluídos nas mensalidades, o que faz com que o valor que se paga mensalmente seja, além de mais facilmente controlável e expectável, mais baixo do que na concorrência. É assim um sistema mais transparente e justo possibil-itando ao utente um maior controle sobre os gastos presentes e futuros, transmitindo assim aos utentes, uma vez instalados, a segurança de não terem surpresas ou preocupações com as mensalidades futuras.

Por outro lado a preocupação em manter os utentes independentes nas suas actividades de vida diária, faz com que sejam disponibilizadas inúmeras actividades tanto de exterior como de interior como ateliers de pintura, tertúlias de leitura, visitas culturais e de lazer, aulas de informática, de dança, etc. E, de modo a minimizar os efeitos da mudança de ambi-ente, fomenta-se a visita de familiares e amigos pois uma das características da Residências Montepio é a existência, em todas as residências, de inúmeras e vastas áreas comuns, existin-do sempre um espaço onde os utentes podem receber as suas visitas, com privacidade, e sem interferir no decorrer das restantes actividades existentes.

Em termos de acordos com entidades ou instituições a Residências Montepio tenta ser o mais abrangente possível dentro do seu target e �loso�a: tendo acordos com o ACP, Asso-ciação Mutualista dos Engenheiros, Ordem dos Economistas, Associações de Reformados da EDP, Antigos Funcionários da União Europeia, Serviços Sociais da CGD, AdvanceCare, Alzhei-mer Portugal, entre muitas outras. E, claro, pertencendo ao Grupo Montepio os clientes e associados do mesmo têm vantagens preferenciais. Toda esta informação consta do site das Residências Montepio em www.residenciasmontepio.pt

Page 20: EStoU aQUi aDULtoS Programa aPoio na incontinência 2016casa e por isso quererem ir-se embora. DEscOnfORTO Ou DOR caminhar pode aliviar o desconforto, por isso é importante descobrir

20

sEDE av. de ceuta norte, lote 15, Piso 3, Quinta do loureiro, 1300-125 lisboa,tel.: 213 610 460 / 8fax.: 213 610 469 e-mail: [email protected]

Serviço Social:tel.: 213 609 300

centro de Dia Prof. Doutor carlos garcia av. de ceuta norte, lote 1, loja 1 e 2, Quinta do loureiro, 1350-410 lisboa,tel.: 213 609 300

Lar e centro de Dia "casa do alecrim" rua Joaquim Miguel serra Moura, n.º 256alapraia, 2765-029 estoril,tel: 214 525 145 e-mail: [email protected]

delegação do nortecentro de Dia "memória de mim"rua do farol nascente n.º 47a r/c 4455-301 lavra,tel.: 229 260 912 | 226 066 863 e-mail: [email protected]

delegação centrocentro de Dia do marquês urb. casal galego - rua raul testa fortunato n.º 17, 3100-523 Pombal,tel.: 236 219 469e-mail: [email protected]

gabinete de coimbrabairro são José n.º 13, 3030 coimbra,tel.: 239 716 374 e-mail: [email protected]

delegação da Madeiraavenida do colégio Militar,complexo habitacional da nazaré, cave do bloco 21 - sala e, 9000-135 funchal,tel.: 291 772 021e-mail: [email protected]

núcleo de aVeiroSanta casa da misericórdia de aveirocomplexo social da Quinta da Moita oliveirinha, 3810 aveiro, tel.: 234 940 480

núcleo do ribateJorua dom gonçalo da silveira n.º 31 - a 2080-114 almeirim, tel.: 243 000 087 e-mail: [email protected]

gabinetes nas Juntas de Freguesia do concelho de almeirimJunta de freguesia de benfica ribatejo, raposa e fazendas de almeirim

gabinete de Ferreira do Zêzerec.M. ferreira do Zêzere, sala da assembleia Municipal, edifício Paços do concelho, Praça dias ferreira, 38,

LINHA DE APOIO "INFORMAR MAIS"

caMinhalar de santa rita - rua Pontault combault, n.º 365, 4910-527, Vila Praia de Âncora tel.: 258 921 800 e-mail: [email protected]

caMPo Maiorgabinete alzheimer.m@ior largo dr. alberto santos,7073-025 campo Maior, tel.: 268 009 100 e-mail: [email protected]

faferua combatentes da grande guerra, n.º 174, 4820-250 fafe,tel.: 253 700 690 | 936 260 325 | 969 795 595

fÁtiMa-ouréMestrada de leiria, n.º 55, 2495-407 fátimatel.: 249 538 352e-mail: [email protected]

guiMarãesrua da caldeirôa, n.º 74, 4810-522 guimarãestel.: 253 085 967 | 914 800 261e-mail: [email protected]

loulégabinete alzheimer We care, teach, trainedf. cace, escritório 10, ninho de empresas de loulé, Zona industrial, 8100-272 loulétel.: 289 411 723 | 961 726 480e-mail: [email protected]

Mirandelarua da republica, 209, 5370-347 Mirandela(centro cívico da câmara Municipal de Mirandela)tel.: 9364 685 96 | 963 168 159e-mail: [email protected]

PortiMãogabinete alzheimer das gardéniascondomínio gardenias livingVale lagar n.º 13, 8500-000 Portimão, tel.: 282 425 221 | 920 067 800e-mail: [email protected]

Viana do castelorua João Martins Viana, n.º 1054900-746 Viana do castelotel.: 258 845 419e-mail: [email protected]

Viseucentro apoio alzheimer Viseurua José branquinho, bloco f, r/c e cave, 3510-001 Viseu, tel.: 232 414 908e-mail: [email protected]

213 610 4652240-341 ferreira do Zêzeretel.: 249 360 150

gabinete de maçãoc.M. Mação, gabinete de apoio à Pessoa idosa, câmara Municipal de Mação (antiga escola secundária),rua 5 de outubro, n.º 25, 6120-752 Maçãotel.: 241 571 541

gabinete de rio maiorc.M. rio Maior, (antiga escola primária)rua Professor Manuel José ferreira, n.º 33 b, 2040-270 rio Maiortel.: 243 999 315

gabinete de Santarémedifício da ex-escola Prática de cavalaria, Praça do Município, 2005-245 santarémtel.: 243 000 087

gabinete de torres novasavenida 8 de Julho, edifício do Mercado Municipal - loja a.u. n.º 17, 2350-724 torres novas

gAbInETEs cuIDAR MELhORtel.: 210 157 092e-mail: [email protected]

cascaiscentro de convívio do Poço novo da Juntade freguesia de cascais, rua do Poço novo, 85 a, 2750-467 cascais

oeirascentro Juventude de oeirasrua Monsenhor ferreira de Melo,2780-141 nova oeiras

sintraserviço de segurança e saúde no trabalho c.M.sintra, rua dr. Álvaro Vasconcelos, n.º 45,Portela de sintra, 2710-420 sintra

gAbInETEs cOM PROTOcOLO:

aZeitão"gabinete alzheimer casa dos avós" conforto dos avós residência geriátrica rua da salmoura, n.º 9 a 9b brejos de azeitão, tel.: 212 889 120

beJa gabinete alémemória campus instituto Politécnico de bejarua Pedro soares, 7800-295 beja,tel.: 962 334 787 | 966 880 540 | 967 444 730(a partir das 18h30)e-mail: [email protected]

cabeceiras de bastocasa da Juventude, associativismo, artes, ofícios e das geraçõesPraça arcipreste francisco Xavier de almeida barreto, 1.º Piso, 4860-355 cabeceiras de basto,tel.: 936 260 325 | 969 795 595

www.alzheimerportugal.org