estatuto do homem

22
Thiago de Mello

Upload: poiedenise

Post on 23-Jun-2015

206 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Atividade desenvolvida no LIE "Laboratório de Informática Educativa" com os alunos dos 6º e 7º anos da EMEF Arthur Azevedo. Apoio da professora de Portugues Candida.POIE Denise

TRANSCRIPT

Page 2: Estatuto Do Homem

Segundo o Aurélio estatuto é uma lei orgânica, um regulamento de um estado , de uma associação; constituição, ordenação, regulamento, regra.Ele serve para regular questões essenciais, questões referentes a comportamentos, atitudes das pessoas dentro de uma sociedade comum. Pensar e repensar estatutos significa rever o mundo em que vivemos e sonhar a possibilidade de sua reconstrução

Page 3: Estatuto Do Homem

Atividade realizada com os alunos das 5ªs e 6ªs Séries do ensino Fundamental

Objetivos:

Despertar, no aluno, o sentimento de cidadania, levando-o a conhecer seus direitos e deveres; Educar o aluno para o respeito à natureza, à diversidade cultural e religiosa; para uma boa convivência humana no planeta; Construir, no aluno, uma imagem positiva de si próprio, traduzida pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida.

Page 4: Estatuto Do Homem

Descreve o homem através da assertiva de Aristóteles: "como um animal político e social". E demonstra a impossibilidade do convívio em sociedade sem a submissão ao regramento jurídico. É necessária a sujeição ao binômio: Direitos e Obrigações. Descreve o homem através da assertiva de Aristóteles: "como um animal político e social". E demonstra a impossibilidade do convívio em sociedade sem a submissão ao regramento jurídico. É necessária a sujeição ao binômio: Direitos e Obrigações.

Page 5: Estatuto Do Homem

Fica decretado que agora vale a verdade agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira.

Karina e Luana 6A

Page 6: Estatuto Do Homem

Fica decretado que, todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo 2 ELIZANDRA E TAIANE 6ª C

Page 7: Estatuto Do Homem

Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças – feiras mais cinzentas, têm direto a converter-se em manhãs de domingo.

Renê e Francisco. 5ª A

ARTIGO II

Page 8: Estatuto Do Homem

Artigo III

Fica decretado que a partir desse instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; em que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Juliene e Nicole – 6ª C

Page 9: Estatuto Do Homem

Fica decretado que o homem não precisará mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

NOME: Felipe F e Leonardo P .

Artigo IV

Page 10: Estatuto Do Homem

Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

ARTIGO V

Page 11: Estatuto Do Homem

  Artigo VI      Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. Denilson e Carlos 5ªB

Page 12: Estatuto Do Homem

Artigo 7

Decreta e revogada, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraudada da alma do povo;

Page 13: Estatuto Do Homem

Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor. Bruno e Giovanni 6ºA

Page 14: Estatuto Do Homem

ARTIGO 8

Artigo VIII      Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.  

Page 15: Estatuto Do Homem

   Fica permitido que o pão de cada dia    tenha no homem o sinal de seu suor.    Mas que sobretudo tenha    sempre o quente sabor da ternura.

Page 16: Estatuto Do Homem

Artigo IX    Fica permitido que o pão de cada dia    tenha no homem o sinal de seu suor.

   Mas que sobretudo tenha    sempre o quente sabor da ternura

Page 17: Estatuto Do Homem

ARTIGO X

FICA PERMITIDO A QUALQUER PESSOA A QUALQUER HORA O USO DO TRAJE BRANCO.

WASHINGTON E JONATHAN

Page 18: Estatuto Do Homem

Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama a que por isso é belo, muito mais belo que a estrelada manhã.

Page 19: Estatuto Do Homem

ARTIGO 12

Artigo 12Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begônia na lapela;parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

Page 20: Estatuto Do Homem

Artigo 13º Fica decretado que o dinheiro não poderá mais comprar o salário das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Page 21: Estatuto Do Homem

Artigo FinalFica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será subrimida dos dicionários e do pantano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

YARA E MICHELE – 5ª B

Page 22: Estatuto Do Homem

O Estatuto do Homem é a obra prima de Thiago de Mello, um dos maiores poetas vivos, por quem tenho grande admiração.POIE Denise