estado islÂmico - professor menezes

20
ESTADO ISLÂMICO Professor Menezes

Upload: professor-menezes

Post on 15-Apr-2017

688 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

ESTADO ISLÂMICO

Professor Menezes

CONTEXTO HISTÓRICO NO ORIENTE MÉDIO – ano 1990

Saddam Hussein fez um governo mais voltado para ossunitas. Os xiitas do Iraque se sentiam prejudicados.

O Iraque invade o Kuwait em Jan/1991. Em resposta, os EUA invadem o Kuwait e o Iraque

(Ago 1990 - Fev 1991)

Saddam Hussein invadiuo Kuwait em 1990A coalizão liderada pelos EUAvenceu a guerra. Em seguida,veio o embargo econômico

Em resposta à invasão dos EUA ao Iraque, a Al Qaeda resolveu patrocinar o ataque às

Torres gêmeas, em Nova Iorque (11 Set 2001).

Estados Unidos invadem novamente o Iraque em 2003 (MOTIVO: Iraque era suspeito de ter fabricado armas químicas e nucleares)Saddam Hussein foi deposto em 2003, e condenado à morte por enforcamento (2006), depois de ter sido considerado culpado e condenado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial Iraquiano, pelo assassinato de 148 XIITAS iraquianos na cidade de Dujail em 1982, em retaliação a uma tentativa de assassinato contra ele. Reparem, que Saddam Hussein havia beneficiado basicamente os sunitas, durate o seu governo. Depois da deposição de Saddam Hussein, os xiitas passaram a dirigir o governo iraquiano. Daí, a decisão do enforcamento de Saddam Hussein ter sido por causa da morte dos 148 xiitas. Saddam foi deposto em 2003,

e foi enforcado no em 2006.Governo xiita ordenou o enforcamento

Saddam Hussein foi enforcado em 2006, depois que o Iraque passou a ser governado provisoriamente pelo governo XIITA.

ESTADO ISLÂMICOÉ um tipo de governo que se fundamenta na aplicação da lei religiosa islâmica, ou "charia". Desde o início do Islão, que diversos governos foram fundados como islâmicos. Entre os primeiros estados islâmicos, assinala-se aquele o próprio califado fundado pelo profeta Maomé e os sucessivos governos sob domínio de um califa (ou "sucessor" de Maomé).

Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria (EIIS) é uma organização JIHADISTA no Oriente Médio.

Um califado foi proclamado em 29 de junho de 2014. Abu Bkr al-Baghdadi foi nomeado como seu califa, e o grupo passou a se chamar Estado Islâmico, mas não foi reconhecido pela comunidade internacional 

O EIIL afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e aspira tomar o controle de muitas outras regiões de maioria islâmica,a começar pelo território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma região no sul da Turquia.

Um califado foi proclamado em 29 de junho de 2014. Abu Bkr al-Baghdadi foi nomeado como seu califa, e o grupo passou a se chamar Estado Islâmico, mas não foi reconhecido pela comunidade internacional. (Querem criar um EstadoQuerem criar um Estado.)

PERSEGUIÇÕES

O Estado Islâmico obriga as pessoas que vivem nas áreas que controla a se converterem ao islamismo, além de viverem de acordo com a interpretação sunita da religião e sob a lei charia (o código de leis islâmico). Aqueles que se recusam podem sofrer torturas e mutilações, ou serem condenados a pena de morte.

JIHAD – guerra santa