pÓs-modernismo - professor menezes

16
PÓS-MODERNISMO Professor Menezes

Upload: professor-menezes

Post on 22-Dec-2014

1.034 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

- Pós-modernismo é sinônimo de crise ! - Pós-modernismo é o sepultamento do projeto humanístico ! - Pós-modernismo é a CRISE DOS VALORES ANTIGOS !!!

TRANSCRIPT

Page 1: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

PÓS-MODERNISMO

Professor Menezes

Page 2: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

“A nossa sociedade (…) como prefiro denominá-la – pós-moderna – é marcada pelo descrédito, escárnio ou justa desistência de muitas ambições (…) características da era moderna.” - sociólogo Zygmunt Bauman

Um dos princípios do debate pós-modernista é a liberdade, de tal forma que ela sorri abertamente para as divergências; o efêmero, outro princípio pós-moderno, é a questão da ordem, porque o que se tem visto, é não manter nenhuma ordem, nenhuma opinião, nenhum valor que seja fixo.

476 1453 1789 1914 1939

ESTUDO NA LINHA DO TEMPO

QuedaImpérioRomanoOcidente

QuedaImpérioRomanoOriente

RevoluçãoFrancesa

1ª GuerraMundial

2ª GuerraMundial

IdadeMédia

IdadeModerna

IdadeContemporânea

TEOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO

ILUMINISMORENASCIMENTO

DEUS HOMEM - HUMANISMO – RAZÃO – IRRACIO- NALISMO

As Guerras Mundiaisdestruíram o sonho dada Razão !!!

Page 3: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

A modernidade tirou Deus do centro do universo e colocou o homem, os valores deixaram de vir do plano transcendental e passaram a ser ditados pela vida terrena. A Reforma Religiosa e, sobretudo, as mudanças econômicas do século XVII, o capitalismo se despedindo de suas formas pré-capitalistas, o germinar do conhecimento moderno, a saber, o cartesianismo, o humanismo, o iluminismo entre outras fontes científicas e filosóficas, dotaram o homem de força e sabedoria.

Deus é destronado – o homem científico matou Deus, constatou Nietzsche –, o plano divino não é negado, mas a vida terrena é separada da vida eterna; na terra reina o homem, no céu reina Deus.

A era moderna foi marcada, sobretudo, pela crença na razão e no progresso – em outros termos, pela inversão do pólo transcendental para o terreno

Page 4: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

A Razão começava a perder a razão, a ordem mostrava o caos, e o progresso… bem, o progresso que prometia uma viagem tranquila à estação felicidade parecia ser a trilha para o fim do mundo.

A euforia no progresso dá lugar à incerteza no futuro – eis aqui um dos componentes essenciais das “almas pós-modernas”. Nesse contexto de profundas crises humanas, mudanças irão surgir nas múltiplas faces sociais e culturais. Podemos dizer que nas últimas décadas do século XX entra em cena uma sensação de incertezas edúvidas: o pós-modernismo.

A instituição do casamento é um negócio mais com caráter de festividade do que o antigo pacto de homens e mulheres que adquiriam o alvará, perante Deus, para terem relações sexuais selados com a aprovação divina; o ar pesado do “até que a morte nos separe” é substituído pela leveza de um contrato que deve deixar muito bem claro as fronteiras que dirão os rumos de cada um quando o amor perder o prazo de validade.

Page 5: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

O conceito de pós-modernidade tornou-se, nos últimos anos, um dos mais discutidos nas questões relativas à arte, à literatura ou à teoria social, mas a noção de pós-modernidade reúne rede de conceitos e modelos de pensamento em “pós”, dentre os quais podemos elencar alguns: sociedade pós-industrial, pós-estruturalismo, pós-fordismo, pós-comunismo, pós-marxismo, pós-hierárquico, pós-liberalismo,pós-imperialismo, pós-urbano, pós-capitalismo. A pós-modernidade coloca-se também em relação com o feminismo, a ecologia, o ambiente, a religião, a planificação, o espaço, o marketing, a administração...

Tudo que era sólido, ... Está se desmanchando no ar !

O ILUMINISMO (IDADE DA RAZÃO) O homem acreditava que a razão poderia libertá-lo. A razão traria ao homem a Paz; liberdade; conhe-cimento; ... e a felicidade. As Guerras Mundiais destruíram esse sonho !

Page 6: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social devido aosdistanciamentos acrescidos pelos rendimentos; falências dos ideais emancipadores como aqueles propostos pela Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

476 1453 1789 1914 1939

ESTUDO NA LINHA DO TEMPO

QuedaImpérioRomanoOriente

RevoluçãoFrancesa

1ª GuerraMundial

2ª GuerraMundial

IdadeMédia

IdadeModerna

IdadeContemporânea

TEOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO

DEUS

As Guerras Mundiaisdestruíram o sonho dada Razão !!!

HOMEM - HUMANISMO – RAZÃO – IRRACIO- NALISMO

Page 7: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 8: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

O HOMEM NÃO ACREDITA MAIS QUE O AVANÇO DA RAZÃOIRÁ LHE TRAZER A FELICIDADE ... !!!

O HOMEM (que confiava nos seus semelhantes) SE TORNOUUM SER DESCONFIADO ... !!!

DEPOIS DAS GUERRAS MUNDIAIS (a razão criou bombas que permitiu ao homem destruir a vida de milhões de pessoas ! ... O SONHO ACABOU !!!

- NÃO EXISTE MAIS PROJETO DE FELICIDADE !!!

- A FELICIDADE É APENAS MOMENTÂNEA !!!

- MUITOS CONCEITOS ESTÃO SENDO DESTRUÍDOS ... !!!

SIGNIFICADO DO PÓS-MODERNISMO

O HOMEM DEPOSITA NA RAZÃO CERTA DESCONFIANÇA !

Page 9: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

O HOMEM SE TORNOU UM SER IRRACIONAL ... !

DEUS, QUE CRIOU O HOMEM, FOI MORTO PELA CRIATURA ... !

O HOMEM CRIOU DEUS, ... DEPOIS, MATOU E SEPULTOU O SEU CRIADOR !

Parece que Nietzsche estava certo !

SOMOS RACIONAIS ... OU IRRACIONAIS ?

PÓS-MODERNISMO

FALTA DE CRENÇA NA RAZÃO

Page 10: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 11: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 12: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 13: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 14: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 15: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes
Page 16: PÓS-MODERNISMO   -   Professor Menezes

FIM