guerra fria - professor menezes

21
GUERRA GUERRA FRIA FRIA Capitalismo (EUA) X Socialismo (URSS) 1945 a 1989 (1991) Durou 44-46 anos OCORREU UMA CORRIDA ARMAMENTISTA Professor Menezes

Upload: professor-menezes

Post on 15-Jun-2015

329 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guerra Fria   -   Professor Menezes

GUERRAGUERRA FRIAFRIA

Capitalismo (EUA)

XSocialismo (URSS)

1945 a 1989 (1991)Durou 44-46 anos

OCORREU UMA CORRIDA ARMAMENTISTA

Professor Menezes

Page 2: Guerra Fria   -   Professor Menezes

A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945), e a sua extinção, ocorreu com a desintegração da União Soviética (1991). A Guerra Fria  é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Causas

A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

 

Page 3: Guerra Fria   -   Professor Menezes

CORRIDA ESPACIAL

A exploração espacial começou com o

lançamento do satélite artificial Sputnik 1, pela

URSS, em 1957. 

Page 4: Guerra Fria   -   Professor Menezes

ProsperidadeCapitalista ?

IgualdadeSocial ?

Page 5: Guerra Fria   -   Professor Menezes
Page 6: Guerra Fria   -   Professor Menezes

As conquistas ocorreramDurante a Guerra Fria

Cadela Laika (1957) – a bordo da Sputnik 2

Page 7: Guerra Fria   -   Professor Menezes
Page 8: Guerra Fria   -   Professor Menezes

A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕESOCORREU DURANTE A GUERRA FRIA

A partir daqui, o mundo estariaabrindo as portas para a consolidaçãoda Globalização. Precisava apenas dosavanços tecnológicos telemáticos ecibernéticos.

Page 9: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Míssil para lançamento de bomba nuclear

Page 10: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Explosão de uma bomba nuclearHoje, dominar a tecnologia da fabricação de bombas atômicas é sinônimo de Poder. Vários países estão tentando fazer bombas

nucleares, mas tal produção é muito controlada, e até mesmo proibida, para os países que assinaram o Tratado de Não Proliferação de Armas

Nucleares (1970)

Page 11: Guerra Fria   -   Professor Menezes

A AMEAÇA DA GUERRA NUCLEAR DURANTE A GUERRA FRIAExplosão da bomba nuclear em Hiroshima – guerra EUA X Japão

(final da 2ª Guerra Mundial – 06 de agosto de 1944)

LITTLE BOY - PLUTÕNIO

3 DIAS DEPOIS, A BOMBA FAT MAN SERIA DETONADA EM NAGASAKI (bomba de urânio)

Page 12: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Devido a grande distância que separa os Estados Unidos da URSS, ambas potências, nucleares, tiveram que desenvolver

mísseis balísticos para transportar as ogivas nucleares. Portanto, além da corrida espacial, surgiu também a corrida

armamentista.

Page 13: Guerra Fria   -   Professor Menezes

OS FRUTOS COLHIDOS DOS AVANÇOSOCORRIDOS DURANTE A GUERRA FRIA

Page 14: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Países pretos (OTAN)Países azuis (aliados dos EUA)

Países marrons (Pacto de Varsóvia)Países vermelhos (aliados da URSS)

Page 15: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear,  e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta.  Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia do Norte e no Vietnã

Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano MarshalPlano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.

Page 16: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Origem do nome

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou  a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.

Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

Page 17: Guerra Fria   -   Professor Menezes

OTANEntre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

OTAN PACTO DE VARSÓVIA

Page 18: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Países membros da OTAN

Page 19: Guerra Fria   -   Professor Menezes

A Invasão da Baía dos Porcos foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba por forças de exilados cubanos anticastristas formados pelos EUA. Com o apoio das tropas norte-americanas, treinados e dirigidos pela CIA, os exilados tentaram invadir Cuba em abril de 1961 para derrubar o governo socialista do líder cubano Fidel Castro.O plano foi lançado em abril de 1961, menos de três meses depois de John F. Kennedy ter assumido a Presidência dos EUA. A arriscada ação terminou em fracasso. As forças armadas cubanas, treinadas e equipadas pelas nações do Bloco do Leste, derrotaram os combatentes do exílio em três dias e a maior parte dos agressores se rendeu.O ataque a baía dos porcos fazia parte da chamada “Operação Mangusto", que tinha como objetivo derrubar o recém-formado governo comunista (que teve início em 1959, com a Revolução Cubana), e assassinar o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. 

Page 20: Guerra Fria   -   Professor Menezes

PACTO DE VARSÓVIA

O Pacto de VarsóviaO Pacto de Varsóviasurgiu em 1955, e acabousurgiu em 1955, e acabou

em 1991em 1991

Page 21: Guerra Fria   -   Professor Menezes

Queda do Muro de Berlim (1989) - Fim da Guerra Fria

Alguns historiadores consideram que o fim da

Guerra Fria ocorreu com a desintegração

da URSS, em 1991