estado do rio de janeiro - novaiguacu.rj.gov.br · estado do rio de janeiro prefeitura da cidade de...

8
1 Quinta-feira, 17 de maio de 2018 Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu Estado do Rio de Janeiro - Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu - quinta-feira, 17 de maio de 2018 A Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover, na próxima sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha ‘Faça Bonito’, na Praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 09h. A ação terá tendas com atividades e serviços socioedu- cativos e um palco com apresen- tações das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo é mobi- lizar a sociedade civil e setores privados e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Às 14h, haverá uma concentração no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, próximo ao viaduto Padre João Musch, no Centro, de onde partirá uma caminhada com pan- fletagem, “apitaço” e cartazes de conscientização, até a Praça Ruy Barbosa. A caminhada contará também com a participação das secretarias municipais, das escolas municipais, das creches convenia- das e dos conselhos municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com a chegada da caminhada na praça Rui Barbosa, prevista para às 17h, haverá uma série de apresentações culturais, encerran- do a programação. Já a criançada que for conferir o evento poderá participar de atividades como pin- tura de rosto, bichinhos de balão, apresentação de poesias, paródias e apresentação de percussão tam- bém estão na programação. Nova Iguaçu promove campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Upload: doantruc

Post on 14-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

Estado do Rio de Janeiro - Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu - quinta-feira, 17 de maio de 2018

A Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover, na próxima sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha ‘Faça Bonito’, na Praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 09h. A ação terá tendas com atividades e serviços socioedu-cativos e um palco com apresen-tações das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O objetivo é mobi-lizar a sociedade civil e setores privados e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Às 14h, haverá uma concentração no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, próximo ao viaduto Padre João Musch, no Centro, de onde partirá uma caminhada com pan-fletagem, “apitaço” e cartazes de conscientização, até a Praça Ruy Barbosa. A caminhada contará também com a participação das secretarias municipais, das escolas municipais, das creches convenia-das e dos conselhos municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com a chegada da caminhada na praça Rui Barbosa, prevista para às 17h, haverá uma série de apresentações culturais, encerran-do a programação. Já a criançada que for conferir o evento poderá participar de atividades como pin-tura de rosto, bichinhos de balão, apresentação de poesias, paródias e apresentação de percussão tam-bém estão na programação.

Nova Iguaçu promove campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

2Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

ATOS DO PREFEITO

VETO A PROJETO DE LEI

Nova Iguaçu, 16 de maio de 2018.

Ofício nº 124/GP/2018À Sua Excelência o SenhorVereador ROGÉRIO TEIXEIRA JUNIORNesta

Com os cordiais cumprimentos, comunico a V. Exa. que, nos termos do parágrafo primeiro do art. 66 da Constituição Federal, bem como do parágrafo primeiro do art. 71 da Lei Orgânica do Município, decidi VETAR, INTEGRALMENTE, por contrariedade ao interesse pú-blico, o Projeto de Lei Complementar nº 198/2017, que apresenta a seguinte ementa: “Altera o Código Municipal de Posturas para cassar alvará por venda de mercadoria roubada, no âmbito da Cidade de Nova Iguaçu “, pelas razões abaixo apresentadas.

RAZÕES DO VETO INTEGRALEm que pese a louvável intenção da proposição, de acrescer um Inciso VI ao art. 156 da Lei Municipal nº 2.112/1991, fato é que a aludida lei municipal já possui um Inciso VI conferido pela Lei Complementar nº 31/2012, prevendo a cassação de alvará dos estabelecimentos que utilizarem de mão de obra infantil de forma vedada pela Constituição da República (art.7º, Inciso XXXIII). Daí que a sanção da presente proposta legislativa ter-minaria por derrogar aquela importante disposição da legislação municipal em proteção da infância, com o que, respeitosamente, não podemos concordar. Além disso, a obra legislativa não dispensa certo cuidado, de modo que a proposição deveria se dar por meio de acréscimo de inciso autônomo ao art. 156 do Código de Posturas, não servindo ao interesse público, respeitosamente, a simples alteração das hipóteses anteriores de cassação de alvará nos termos propostos.

Ante o exposto, submeto o presente à soberania dessa Egrégia Câmara Municipal, por intermédio de V. Exa., esperando contar com a sua inteira aprovação.

RogéRio MaRtins LisboaPrefeito do MunicíPio de nova iguaçu

LEI Nº 4. 764 DE 16 DE MAIO DE 2018.

Fica autorizada a subvenção para o fim mencionado, aos alunos e professores do Centro Federal Tecnológi-co - CEFET Nova Iguaçu, até o limite de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) e dá outras providências.

Autor: Prefeito Municipal

A CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA IGUA-ÇU, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS, DECRE-TA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º Fica autorizada a subvenção da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), aos alunos e Professores

do CENTRO FEDERAL TECNOLOGICO – CEFET NOVA IGUAÇU até o limite de R$50.000,00 (cinquenta mil reais), visando a aquisição de passagens aéreas aos participan-tes da etapa 2018 do Student Design Competition (IEEE/CASS), competição internacional organizada pelo Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos, a ser realizada na cidade de Florença – Itália.

Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

Nova Iguaçu, RJ, 16 de maio de 2018.

ROGÉRIO MARTINS LISBOAPrefeito

PORTARIA Nº 246 DE 16 DE MAIO DE 2018.

O PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, no uso de suas atribuições que lhe confere a legislação em vigor,RESOLVE: 1. NOMEAR CAROLINA PONCIANO DA COSTA para exercer o cargo em Comissão de Assistente Administrativo Símbolo DAS V – Na Secretaria Municipal de Educação - SEMED – a contar desta publicação.

2. NOMEAR ELIABE ROCHA DA CRUZ para exercer o cargo em Comissão de Assistente Administrativo Símbolo DAS V – Na Secretaria Municipal de Educação – SEMED – a contar desta publicação.

ROGÉRIO MARTINS LISBOAPREFEITO

PORTARIA Nº 247 DE 16 DE MAIO DE 2018.

O PREFEITO DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, usando das atribuições que lhe confere a legislação em vigor,RESOLVE:

EXONERAR a funcionária SHAIANE VIEIRA DA SILVA, do cargo de Professor II, matrícula nº 13/716071-6, em razão do que preceitua no art. 17, seus incisos e § 2º c/c artigo 29, parágrafo único, inciso I, da Lei nº 2.378/92, conforme consta no processo nº 2017/044094.

ROGÉRIO MARTINS LISBOAPrefeito

PGM

RESOLUÇÃO PGM Nº 13 DE 16 DE MAIO DE 2018.

Considerando o Sistema de Coleta Seletiva instituído pelo Decreto Municipal n.º 11.308 de 15 de maio de 2018;

Considerando o compromisso da Procuradoria Geral do Município com a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos em razão do exercício de suas atividades ordinárias;

O PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, no uso de suas atribuições que lhe são confe-ridas pela legislação em vigor,RESOLVE:

Art. 1º. Por meio da presente Resolução fica imple-mentado o sistema de coleta seletiva no âmbito da Procuradoria Geral do Município, objetivando a des-tinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos.

Art. 2º. Os agentes públicos lotados na Procuradoria Geral do Município deverão tomar todas as medidas administrativas necessárias à concretização da coleta seletiva, ficando a cargo da chefia de cada especializada fiscalizar o adequado cumprimento desta Resolução.

Art. 3º. A coleta seletiva será implementada por meio de separação física a ser realizada no momento do descarte do resíduo sólido produzido, devendo a separação ser mantida até o momento do recolhimento pela associação e/ou cooperativa credenciada.

Parágrafo único. Os resíduos sólidos recicláveis deverão ser separados em orgânicos e inorgânicos, em recipien-tes adequados ao acondicionamento até o momento do recolhimento pela associação e/ou cooperativa creden-ciada que se dará de acordo com a periodicidade do Termo de Compromisso.

Art. 4º. O credenciamento das associações e coopera-tivas de reciclagem dar-se-á por meio de chamamento público que observará os critérios fixados no Decreto Municipal n.º 11.308/18.

Art. 5º. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Rafael Alves de OliveiraProcurador Geral do Município

SEMAS

RESOLUÇÃO Nº001/SEMAS, DE 16 DE MAIO DE 2018

“DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DOBANCO DE ALIMENTOS DE NOVA IGUAÇU”

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SO-CIAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS;RESOLVE:

Art. 1º - Instituir o Regimento Interno do Banco de Alimentos de Nova Iguaçu.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Nova Iguaçu, 16 de maio de 2018

3 Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

Elaine MedeirosSecretária Municipal de Assistência Social

60/700.318-9

REGIMENTO INTERNO DO BANCO DE ALIMENTOS DE NOVA IGUAÇU

Capítulo IDAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1 - O presente Regimento Interno regulamenta o funcionamento do Banco de Alimentos da Cidade de Nova Iguaçu – RJ.

Art. 2 - O Banco de Alimentos de Nova Iguaçu faz parte da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, operacionalizado pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

SEÇÃO IDO OBJETIVO

Art. 3 - O Banco de Alimentos de Nova Iguaçu tem como objetivo a arrecadação de alimentos, através da articulação de unidades de comercialização, armazena-gem e processamento de alimentos, para recebimento de doações de alimentos fora ou não dos padrões de comercialização, mas sem restrição de caráter sanitário (produtos inadequados para comercialização, mas pró-prios para o consumo humano). Art. 4 - O Banco de Alimentos do Município tem como ob-jetivo distribuir os alimentos arrecadados às instituições assistenciais, associações, institutos e fundações, sem fins lucrativos, que atendam indivíduos em situação de vulnerabilidade social sem que os incorra custo.

Parágrafo Único - Constituem ainda o objetivo do Banco de Alimentos de Nova Iguaçu: I - selecionar, higienizar, processar e embalar, com base em conhecimentos técnicos e científicos em segurança alimentar e combate ao desperdício, os alimentos arre-cadados por meio de doações e distribuí-los às institui-ções assistenciais, associações, institutos e fundações cadastradas junto ao Banco de Alimentos; II - promover cursos de educação alimentar, nutricional e capacitação, destinados a difundir conceitos e práticas de educação alimentar, a exemplo de: aproveitamento integral dos alimentos e práticas de higiene na manipu-lação de alimentos; III - promover intercâmbio de experiências com progra-mas que operem com objetivo e fins semelhantes aos do Banco de Alimentos da Cidade de Nova Iguaçu – RJ. IV - estabelecer parcerias com organismos públicos ou privados para desenvolvimento de atividades relaciona-das com o Banco de Alimentos.

SEÇÃO IIDAS INSTITUIÇÕES E BENEFICIÁRIOS

Art. 5 - São instituições aptas ao cadastro no Banco de Alimentos de Nova Iguaçu: I - instituições assistenciais, associações, institutos e

fundações sem fins lucrativos que atendem a indivíduos em situação de vulnerabilidade social, cadastradas junto ao Banco de Alimentos; II – Equipamentos públicos da rede socioassistencial de Nova Iguaçu.

Art. 6 - São beneficiários do Banco de Alimentos do Município: I – a população que busca atendimento nas instituições assistenciais cadastradas junto ao Banco de Alimentos e consome os alimentos distribuídos pelo Banco de Ali-mentos (famílias, crianças, adolescentes, adultos, idosos, doentes e outros em situação de vulnerabilidade social); II - população em geral que se encontra em situação de insegurança alimentar em caráter emergencial.

Art. 7 - Do cadastro das instituições e manutenção dos mesmosI - Estar obrigatoriamente inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS ou no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA, no ano vigente; II - Desenvolver ações de cunho assistencial, bem como atuar na defesa e garantia de direitos e autonomia dos beneficiários; III - Não ter fins lucrativos; IV - Possuir CNPJ próprio; V - Ter gratuidade em todos os serviços;§ 1º - As instituições devem cumprir com as solicitações descritas de documentação, para que não haja impedi-mento do recebimento das doações; § 2º - A instituição estará impedida de ser cadastrada e de receber doações, se a estrutura física do local de arma-zenamento, preparo e distribuição dos alimentos, colocar em risco a saúde do beneficiário ou provocar desperdício do alimento, devendo a equipe do Banco de Alimentos orientar os responsáveis;§ 3º - a instituição estará impedida de receber as doações se não houver uma sede institucional, não devendo fun-cionar em residência particular que represente moradia.

SESSÃO IIIDA ENTRADA DE ALIMENTOS NO BANCO DE ALIMENTOS

Art. 8 - Os alimentos provenientes de doação podem chegar até o Banco de Alimentos das seguintes formas: I - recolhidos pelo Banco de Alimentos no local indicado pelo doador; II - entregue pelo doador no Banco de Alimentos; III - entregue por outro Banco de Alimentos ou coletado em outro Banco de Alimentos.

Art. 9 - Alimento arrecadado por meio da Compra Direta da Agricultura Familiar ou doações de alimentos compra-dos (não provenientes do combate ao desperdício) feitas por comerciantes, produtores e cidadãos são permitidos. Parágrafo Único - No ato do recebimento dos produtos, será efetuado o registro de entrada e também será emitido recibo dos alimentos provenientes de doação, conforme modelo de formulários específicos de recibo e de controle de entrada de alimentos no Banco de Alimentos.

SESSÃO IVDOS PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO,

MANIPULAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS

Art. 10 - Após o recebimento, a equipe do Banco de Alimentos de Nova Iguaçu efetuará a pesagem e se-leção dos alimentos próprios para consumo humano. Os valores de peso antes e após a seleção devem ser registrados em formulário específico de controle de en-trada de alimentos. § 1º Feita a seleção dos alimentos, os que forem julgados impróprios para o consumo humano são recolhidos pela Companhia de Coleta Urbana e destinados ao Aterro Sa-nitário Municipal ou outro local designado. O lixo orgânico poderá ser destinado à compostagem ou aos criadores de animais (porcos, galinhas e outros), conforme ava-liação da equipe técnica do Banco de Alimentos, e os materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico, madeira, vidro e outros) podem ser destinados a cooperativa de reciclagem da Cidade de Nova Iguaçu. § 2º Os alimentos selecionados como próprios para consumo humano são higienizados, processados ou não, embalados e armazenados de acordo ao preconi-zado pelas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, conforme exigido em regulamentações da Agência Na-cional de Vigilância Sanitária e pelo Código Sanitário do Estado/Município.

Art. 11 - O depósito e armazenamento dos alimentos serão realizados conforme a natureza de cada um, em atendimento às condições higiênico-sanitárias preconi-zadas pelas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e conforme os equipamentos disponíveis no Banco de Alimentos, podendo ser: I - resfriamento (geladeira ou câmara frigorífica com temperaturas inferiores a 5ºC); II - congelamento (freezer ou câmara frigorífica com temperatura igual ou inferior a - 18ºC); III - temperatura ambiente (estoque seco: estrados, estantes e outros).

SESSÃO VDA SAÍDA DE ALIMENTOS

Art. 12 - Os alimentos provenientes do Banco de Alimen-tos podem chegar às instituições das seguintes formas: I - A instituição assistencial (funcionário, voluntário ou parceiro da instituição devidamente autorizado por ela) retira os alimentos do banco de Alimentos, com trans-porte e embalagem (caixa plástica, sacola, saco plástico resistente, caixa térmica e outros) próprios, após ter sido comunicado pelo Banco de Alimentos; II - O Banco de Alimentos (por meio de serviço terceiri-zado, serviço próprio ou parceiros) poderá, extraordina-riamente, entregar os alimentos à instituição cadastrada, com transporte e embalagem secundária ou terciária (caixa plástica, sacola, saco plástico resistente, caixa tér-mica e outros), após entrar em contato com a instituição. Art. 13 - A instituição se compromete a distribuir os alimentos no mesmo dia em que saírem do Banco de Alimentos no caso de distribuição de alimentos para fa-mílias, e no caso de instituições que preparam refeições o mesmo se compromete a prezar pela conservação dos alimentos recebidos, bem como priorizar o uso de alimen-

4Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

tos em função de sua validade ou amadurecimento, no preparo da alimentação aos beneficiários.

Parágrafo Único - A saída de alimentos do Banco de Ali-mentos do Município dar-se-á mediante o preenchimento do controle de distribuição de alimentos e do controle que comprova a distribuição dos alimentos para famílias, caso a instituição cadastrada atenda famílias.

Capítulo IIDO FUNCIONAMENTO

SESSÃO IDO PRAZO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Art. 14 - O Banco de Alimentos funcionará de Segunda a Sexta no horário das 09h às 17h com intervalo de uma hora para almoço.

SESSÃO IIDA EQUIPE DE TRABALHO

Art. 15 - A composição da equipe de trabalho do Banco de Alimentos do Município atenderá minimamente aos critérios estabelecidos na Instrução Normativa nº 01 de 15 maio de 2017 da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN.

Parágrafo Único - A composição da equipe do Banco de Alimentos do Município poderá ser ampliada a qualquer momento, mediante a avaliação e a necessidade, obser-vada pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou seguindo orientação do COMSEA, com exceção da obrigatoriedade de no mínimo um profissional de responsabilidade técni-ca, uma equipe administrativa e uma equipe operacional.

Art. 16 - Compete ao Responsável Técnico: I - orientar a equipe do Banco de Alimentos de Nova Iguaçu quanto aos procedimentos relativos às operações que tem relação com o fluxo de alimentos e controle de estoque. Acompanhar e avaliar os registros que tratam sobre o fluxo dos alimentos em formulários específicos preenchidos pela equipe do Banco de Alimentos; II - avaliar a qualidade dos alimentos recebidos, orientar a triagem, higienização, processamento ou não e embala-gem, responsabilizando-se pela aprovação da qualidade dos alimentos que serão distribuídos; III - supervisionar as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e o Uso de Equipamentos de Proteção Indivi-dual (EPI’s), acompanhar e avaliar os registros sobre o controle higiênico-sanitário em formulários específicos preenchidos pela equipe do Banco de Alimentos; IV - elaborar material didático e ministrar ou coordenar cursos de capacitação para a equipe do Banco de Ali-mentos, instituições cadastradas, doadores, parceiros do Banco de Alimentos e população iguaçuana; V - elaborar planilha e cronograma de distribuição de alimentos e controlar sua distribuição; VI - elaborar relatórios, estudos e outros documentos com dados relacionados às atividades que desempenha; VII - realizar visitas técnicas aos doadores (para orientar sobre as doações) e as instituições (para avaliar as con-

dições higiênico-sanitárias do local) quando necessário; VIII - Desenvolver técnicas para redução e/ou eliminação do desperdício de alimentos.

Parágrafo Único - Comunicar ao Coordenador de Se-gurança Alimentar ocorrências que exijam providências ou decisões que fujam da competência do responsável técnico.

Art. 17 - Compete a Equipe Administrativa: I - organizar arquivos, receber, enviar documentos e exe-cutar serviços de informática e outros trabalhos adminis-trativos conforme determinado por seu superior; II - atender às chamadas telefônicas, verificar mensagens e correspondências destinadas ao Banco de Alimentos repassando-as para os interessados; III - realizar contato com as empresas parceiras para verifi-car volume de doação, data e horário da doação e repassar a informação sobre a doação para a equipe operacional, com conhecimento de seu superior; IV - realizar contato com as instituições cadastradas para comunicar sobre a distribuição dos alimentos, conforme definido por seu superior; V - manter toda a documentação administrativa do Banco de Alimentos organizada e atualizada; VI - auxiliar na organização e participar de eventos, cursos ou campanhas realizados pelo Banco de Alimentos de Nova Iguaçu.

Parágrafo Único - Comunicar ao Responsável Técnico do Banco de Alimentos ocorrências que exijam providên-cias ou decisões que fujam da competência da Equipe Administrativa.

Art. 18 - Compete a Equipe Operacional: I - controlar a entrada de alimentos, e preencher recibos e demais formulários específicos para o registro da entrada de alimentos; II - participar da triagem e do descarte de alimentos im-próprios para consumo humano; III - controlar o armazenamento dos alimentos e sua organização; IV - controlar a saída de alimentos, preencher os recibos e demais formulários específicos para registro de saída de alimentos; V - coordenar e participar dos trabalhos de pesagem, higienização, processamento, embalagem de alimentos e separação dos alimentos para distribuição aas instituições; VI - coordenar e participar dos trabalhos de limpeza do ambiente, equipamentos e utensílios; VII - cumprir com as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e com as exigências referentes ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); VIII - informar ao seu superior (Responsável Técnico) da necessidade de aquisição de material de limpeza, descar-táveis, entre outros; IX - observar o funcionamento dos equipamentos do Banco de Alimentos, comunicando ao seu superior (Responsável Técnico) qualquer falha ou mau funcionamento; X - auxiliar na organização e participar de eventos, cursos ou campanhas realizados pelo Banco de Alimentos.

Parágrafo Único - Comunicar ao Responsável Técnico

do Banco de Alimentos ocorrências de exijam providên-cias ou decisões que fujam da competência da Equipe Operacional.

SESSÃO IIIDAS OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES

Art. 19 - São obrigações das instituições cumprirem as seguintes regras estabelecidas neste Regimento Interno: I - receber os alimentos conforme definido na Seção V - Saída de Alimentos, Capítulo I deste Regimento; II - utilizar corretamente os alimentos recebidos distri-buindo no mesmo dia ou conservar de forma adequada os alimentos que serão usados no preparo de refeições para os beneficiários; III - observar, respeitar e repassar aos beneficiários a importância do cumprimento do prazo de validade dos alimentos recebidos; IV - participar das capacitações e ações educativas ofere-cidas pelo Banco de Alimentos da Cidade de Nova Iguaçu;V - prestar informação do destino dado aos produtos recebidos e entregar ao Banco de Alimentos os compro-vantes de distribuição dos alimentos (em sacolas, cestas ou outros) aos beneficiários; VI - as instituições que distribuam alimentos (em sa-colas, cestas ou outros) deverão referenciá-las aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de abrangência. Deverão manter os cadastros das mesmas atualizados e orientá-las para o melhor aproveitamento dos alimentos recebidos; VII - atender somente a indivíduos ou famílias sem renda ou de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social e alimentar (requisito para o cadastro junto ao Banco de Alimentos); VIII - oferecer gratuidade total no atendimento aos be-neficiários e não utilizar os alimentos na realização de eventos que tenham caráter lucrativo (requisito para seu cadastro junto ao Banco de Alimentos); IX - estar ciente de que o Banco de Alimentos é abaste-cido por doações de caráter inconstante e, portanto não cabe à instituição ressarcimento ou indenização quanto à quantidade, variedade ou frequência dos alimentos que recebe; X - desenvolver ações de inclusão social promovendo geração de emprego e renda, proteção social e forta-lecimento da cidadania, evitando o atendimento assis-tencialista; XI - recepcionar os funcionários do Banco de Alimentos que poderão visitar suas instalações a qualquer momen-to, para acompanhamento das ações realizadas pela instituição cadastrada. Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) também poderão fazer a visita à instituição cadastrada; XII - buscar incorporar ao seu atendimento à demanda de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, apontados pelo Banco de Alimentos.

Capítulo IIIDA ESTRUTURA DO BANCO DE ALIMENTOS

SESSÃO IDA ESTRUTURA

Art. 20 - O Banco de Alimentos de Nova Iguaçu deve

5 Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

atender a Instrução Normativa nº 01 de 15 de maio de 2017 da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN que estabelece as estruturas bási-cas a serem demonstradas pelos bancos de alimentos: I - espaço de escritório separado dos locais de circulação dos alimentos; II – Espaço físico e infraestrutura que atenda às normas sanitárias estabelecidas pela RDC nº. 216/2004, Portaria nº. 326/1997, Portaria nº. 1428/1993 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde e que permitam a manipulação de alimentos perecíveis (hortifrutigranjeiros) e não perecíveis (secos), produtos refrigerados ou congelados e tratamento de resíduos sólidos orgânicos; III – Área coberta para carga e descarga dos veículos, podendo ser parte externa do estabelecimento; IV – Alvará de funcionamento pela Prefeitura e Alvará Sanitário; V – Localização em área livre de focos de insalubridade, odores indesejáveis, fumaça, pó e outros contaminantes; VI - equipe de trabalho, conforme descrita na Seção II - Da Equipe de Trabalho, Capítulo II deste Regimento Interno.

Art. 21 - O Programa Banco de Alimentos da Cidade de Nova Iguaçu tem sua base de operações instalada na Avenida Doutor Luiz Guimarães, n.º 956, Centro – Nova Iguaçu, CEP 26215-532.

Art. 22 - Bens móveis, equipamentos e outros serão incorporados ao Patrimônio Público Municipal, ficando vinculada a utilização desses bens, exclusivamente às atividades do Programa Banco de Alimentos de Nova Iguaçu.

SESSÃO IIDA MANUTENÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Art. 23 - A operação de manutenção e administração do Banco de Alimentos é de responsabilidade da Coorde-nadoria de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade de Nova Iguaçu.

Capítulo IVDAS CONDUTAS VEDADAS NO BANCO DE ALIMENTOS

SESSÃO ÚNICACONDUTAS VEDADAS

Art. 24 - São vedadas as seguintes condutas: I - utilização e distribuição de alimentos impróprios para consumo (por parte do Banco de Alimentos ou da insti-tuição cadastrada); II - utilização de alimentos arrecadados pelo Banco de Alimentos para outros fins que não as definidas na Seção V - Da Saída de Alimentos, do Capítulo I deste Regimento Interno, assim como o de comercialização dos alimentos recebidos de doações ou sua utilização na realização de eventos com caráter lucrativo; III - envolver propaganda política vinculada à arrecadação ou distribuição de alimentos do Banco de Alimentos, as-sim como às refeições servidas com os alimentos doados ao Banco de Alimentos.

IV - utilização do espaço, equipamentos, utensílios e equi-pe do Banco de Alimentos para fins prejudiciais ao trabalho realizado ou outros fins que não os do Banco de Alimentos; V - deixar de cumprir com as obrigações previstas no presente Regulamento Interno. Parágrafo Único - Outras condutas não previstas no pre-sente Regimento Interno poderão ser vedadas mediante a análise e aprovação desta Municipalidade e dos Órgãos da Administração Municipal que tenha sob sua responsabili-dade a Política de Abastecimento e Segurança Alimentar.

Capítulo VDAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25 - Os casos omissos, assim como mudanças neste Regulamento Interno são de responsabilidade da Coordenação do Banco de Alimentos em conjunto com o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e da Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade de Nova Iguaçu.

Nova Iguaçu, 16 de maio de 2016

SEMPLAG

RESOLUÇÃO Nº 003/SEMPLAG-ADM DE 15 DE MAIO DE 2018

O SUBSECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO - SEM-PLAG, no uso das atribuições que lhe confere a legis-lação em vigor:

CONSIDERANDO a Deliberação nº 180/04 TCE/RJ artigo 1º, que diz da obrigatoriedade da apresentação anual de Declaração de Bens, contendo informações sobre as fontes de renda, no momento e término da posse em cargo público.

CONSIDERANDO a obrigatoriedade da entrega por parte dos servidores efetivos, ocupantes de cargos co-missionados e contratados de cópia da Declaração de Imposto de Renda, correspondente ao exercício de 2018, ano base 2017.RESOLVE:

Art. 1º - Prorrogar até o dia 30 de maio de 2018, o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda, correspondente ao exercício de 2018, ano base 2017, na Coordenadoria de Recursos Humanos – SEMPLAG, onde permanecerá arquivada à disposição do TCE/RJ.

Parágrafo Único - Os servidores que não apresentaram Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal no ano de 2018 deverão comparecer ao mesmo local, para preenchimento de formulário padrão, oportunidade em que comunicará a sua isenção.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO SÉRGIO DA SILVA MONTEIRO Subsecretário de Administração

Matrícula nº 11/692.135-7

PORTARIA SEMPLAG Nº 498, DE 15 DE MAIO DE 2018.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, AD-MINISTRAÇÃO E GESTÃO, no uso de suas atribuições:RESOLVE:

Art. 1º - DESIGNAR servidores para integrar a Comis-são de Acompanhamento e Fiscalização da Ata nº 016/CPL/2018, levado a efeito no processo administrativo nº 2017/034295, relativo ao Registro de Preços visando à contratação de empresa especializada PARA PRES-TAÇÃO DO SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE CAPAS DE PROCESSOS PARA SUPRIMENTO DOS ORGÃOS DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU.

Art. 2º- Do exposto, a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização Da Ata, será composta pelos seguintes servidores: Hélio Reis Gonçalves - Matrícula: 11/068.952-1 Valdeci Gonçalves - Matrícula 19/711.820-1Júlio Cesar Correa Galdino – Matrícula: 60/700400-5

Suplentes:

Welington Fabrício da Silva – Matrícula: 60/715429-7

Art. 3º - Esta portaria entrará em vigor a contar da data de assinatura da Ata, revogadas as disposições em contrário.

PAULO SERGIO DA SILVA MONTEIROSubsecretário de Administração

Matricula nº 11/692.135-7

C O R R E Ç Ã O

Na Portaria SEMPLAG-ADM Nº 441 de 26 de abril de 2018, publicada no Jornal ZM Notícias de 04/05/2018, referente à Licença Pêmio da funcionária Catia Solano Côrtes, matrícula nº 10/696689-9; Onde se lê: Período 21/04/2018 a 20/07/2018

Leia-se: Período 22/04/2018 a 21/07/2018

Nova Iguaçu, 16 de Maio de 2018

PAULO SERGIO DA SILVA MONTEIROSubsecretário de Administração

Matrícula nº 11/692.135-7

SEMEF

PUBLICAÇÃO Nº 001/ SEF/SEMEF /2018

Proc. nº 2017/031762Contribuinte: RIO SUL TRANSPORTE DE CARGAS E

6Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS EIRELIBase Legal: Art. 673 caput, da Lei Complementar nº 3.411/2002.Dispositivo Infringido: Art. 367, inciso II da lei Comple-mentar nº 3.411/2002, alterada pela Lei Complementar nº 014/2005.Penalidades: Art. 542, inciso IV, “a”, 2, da lei Comple-mentar nº 3.411/2002, alterada pela Lei Complementar de nº 014/2005.Valor Originário: 100 Ufinig’s

EMENTA: Descumprimento de Obrigação Acessória – Auto de Infração em decorrência de não ter informado ao órgão responsável pelo CADASTRO MOBILÍARIO, desta fazenda Municipal, as alterações realizadas nas características primitivas do seu Contrato Social, no prazo de 30 (trinta) dias, conforme mandamento do art. 367, II da Lei Complementar nº 3.411/2002 - CTM.

SEMTMU

PORTARIA DE INTERDIÇÃO N.º 109/ SEMTMU / 2018 -“Interdita Ruas Com Tráfego de Coletivos”

O SECRETÁRIO DE TRANSPORTE, TRÂNSITO E MO-BILIDADE URBANA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, no uso de suas atribuições legais, e;

CONSIDERANDO a solicitação formulada no Processo N.º2018/010830, cujo teor diz respeito à interdição de trânsitonodia19 de maio de 2018, no horário das 09:00 h até às 12:00, para realização do evento “Pedalada das Rosas”, no bairro Jardim Tropical, nesta Cidade;

CONSIDERANDO a Resolução Nº 001 de 07/03/2014, da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana – SEMTMU, que normatiza os Procedimentos para o exercício das atividades de Apoio ao Tráfego em Logradouros Públicos do Município de Nova Iguaçu;

CONSIDERANDO que a referida interdiçãoinfluencia-rá no tráfego de veículos do sistema de transportes coletivos;RESOLVE:

ART. 1° - Interditar em meia pista e de forma intermitente com supervisão da SEMTMU, o tráfego de veículos nas-Ruas Porf° Eduardo Vianna, Damas Batista, São Miguel Arcanjo, Prof° Helena Antipoff, Dona Délia, Bento Lima, Maria Leopoldina, 12 de Outubro, Dona Clara de Araújo, Freitas, Nunes Sampaio, Ipaussú, Marli dos Santos Gar-cis, Freitas Braga, Freitas, Manuel Augusto, Ademardo Torres, Senador Roberto Kennedy, Dona Vitalina, 1° de Maio, Olga Alves, Oxossi, Ivonete Dias, Armine Carneiro, Nair Dias, Estrada do Iguaçu, Vitalina, Barroso, Ceará, Santa Joana, Piauí, Gilda, Alagoas, Maria Albina, F, Av Pensilvânia, Estrada da Viga, Trav. Viga, Imperador, Viga, Dr. Barros Junior, Luiz Sobral, Pedro Reis, Do Tra-balhado, Amilton Nascimento e Prof° Eduardo Vianna, devendo o trânsito voltar às condições normais à medida

que transcorra o evento;

ART. 2° - Que, conforme o parágrafo 1o do artigo 95 da Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, fica o solicitante responsável pela sinalização do trânsito, visando à segurança e a orientação dos motoristas;

ART. 3° - Fica a cargo do organizador do evento, solicitar o apoio do 20ºBPMERJ, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Supervisão de Ordem Urbana;

ART.4° - Esta Portaria entrará em vigor e produzirá efeitos a partir do dia e hora iniciais supracitados.

Afixe-se e cumpra-se.

Nova Iguaçu, 15 de Maio de 2018.

HERVAL BARROS DE SOUZASecretário Municipal de Transporte,

Trânsito e Mobilidade UrbanaMat. 60/715.442-0

PREVINI

EDITAL DE SUSPENSÃO

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu – PREVINI faz saber que em face do não atendimento as várias convocações para reavaliação periódica da aposentadoria por invalidez de acordo com art. 64 § C/C art. 90 da Lei 4419/2014, notifica o bene-ficiário abaixo de que foi determinada a SUSPENSÃO do pagamento dos seus benefícios. Informamos que o restabelecimento do pagamento dos benefícios se dará mediante a regularização da reavaliação médica periódica.

MATRÍCULA NOME PROCESSO

695147-9 ROSIRIS ELIZABETH BRAYNER 2009/10/498

Marcello Raymundo de Souza CardosoDiretor de Benefícios

Mat nº 11/100.028-3 - Previni

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

REUNIÃO ORDINÁRIA

O Pres identedo Comi tê de Invest imentos – COMIN,convoca os componentes a participarem da reunião ordinária a ser realizada no dia 22 de maiodo presente ano, às 14:00 horas, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Igua-çu – PREVINI, para deliberarem a respeito da seguinte ordem do dia:

a) Análise da execução da Política de Investi-mentos;b) Análise e avaliação do desempenho dos inves-timentos do PREVINI em abril/2018;c) Assuntos diversos.

Nova Iguaçu, 16 de maiode 2018.

Marcello Raymundo de Souza CardosoPresidentedo COMIN

CONCESSÃO DE LICENÇA

CEMED CARE EMPRESA DE ATENDIMENTO CLÍ-NICO GERAL LTDA – CNPJ: 07.794.623/0015-28 torna público que requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econô-mico e Turismo Nova Iguaçu, através do processo nº 2015/088367, a Licença de Operação nº 013/2018 vá-lida até 09 de abril de 2023 para operar uma unidade hospitalar sem internação situada à Rua Dr. Athaide Pimenta de Moraes nº 408, Centro, Nova Iguaçu.

7 Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu

8Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Estado do Rio de JaneiroPrefeitura da Cidade de Nova Iguaçu