estado do paranÁ - aprapr.org.br · preliminares do exame intelectual do concurso ao cfs pm -...

52
ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA __________________________________________________________________ Nota nº 119 DEP/4 Em 06/04/14 Para o Boletim Geral CONCURSO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES - TURMA 2014 EDITAL Nº 013/CFS PM/2014 DIVULGAÇÃO DE CADERNOS DE PROVAS E GABARITOS PRELIMINARES O Diretor de Ensino e Pesquisa, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º da Portaria de Ensino da PMPR, e ainda, conforme previsto no Edital nº 001/CFS PM 2014, Concurso ao Curso de Formação de Sargentos PM Turma 2014 , RESOLVE: DIVULGAR os Cadernos de Provas e os respectivos Gabaritos Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014:

Upload: hakiet

Post on 14-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA __________________________________________________________________

Nota nº 119 – DEP/4 Em 06/04/14

Para o Boletim Geral

CONCURSO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS POLICIAIS MILITARES - TURMA 2014

EDITAL Nº 013/CFS – PM/2014 DIVULGAÇÃO DE CADERNOS DE PROVAS E

GABARITOS PRELIMINARES

O Diretor de Ensino e Pesquisa, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 8º da Portaria de Ensino da PMPR, e ainda, conforme previsto no Edital nº 001/CFS PM – 2014, Concurso ao Curso de Formação de Sargentos PM – Turma 2014 , RESOLVE:

DIVULGAR os Cadernos de Provas e os respectivos Gabaritos Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014:

Page 2: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

2

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

PR

OV

A - A

1. PROVA A

LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE INCIAR

A PROVA

1. Cada candidato receberá um caderno de prova e um cartão-resposta (cartão de leitura óptica).

2. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e no cartão-resposta: nº da inscrição, nome completo, RG e assine nos espaços próprios.

3. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

4. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

5. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

6. Desligue o celular/aparelhos eletrônicos imediatamente.

7. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, pager, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

8. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

9. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 30 (trinta) minutos após o início da prova.

10. Utilize somente caneta esferográfica com tinta azul ou preta para preencher o cartão-resposta (cartão de

leitura óptica).Existe somente uma alternativa correta para cada questão.

11. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

12. O candidato deverá preencher no cartão-resposta o tipo de prova recebido.

13. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

14. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe o seu cartão-respostas e o caderno de prova e, se quiser, anote as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

15. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala e após acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para lacrarem o envelope de cartões-respostas.

16. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

17. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

Page 3: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

3

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

QUESTÃO 01

Assinale a alternativa que contém a autoridade cujo pronome de tratamento é Excelentíssimo, segundo as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR): a. (___) Comandante-Geral da PM. b. (___) Tenentes-Coronéis do Exército. c. (___) Presidente de Órgão de Classe. d. (___) Vereadores. e. (___) Diretor -Geral da SESP.

QUESTÃO 02

Segundo os Art. 2º e 3º das Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR), assinale a alternativa correta: a.(___) são considerados documentos com tramitação urgentíssima, os recursos em geral e os expedientes relativos aos direitos dos militares estaduais. b.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgente é de até três dias úteis. c.(___) terão tramitação urgentíssima os documentos oriundos do Poder Judiciário (Mandado de Segurança, Ações Ordinárias, “Habeas Corpus”, etc.) d.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgentíssimo é de um dia útil. e.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento ordinário é de até cinco dias úteis.

QUESTÃO 03

As abreviaturas militares devem ser empregadas somente entre militares e, sempre que viável, nos documentos internos da Corporação. No tocante a forma correta de aplicação das regras para abreviaturas em documentos oficiais da PMPR analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I. O nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo (jan., fev., mar., abr., etc.); II. Horas, minutos e segundos serão grafados: 7h32min5s (sete horas, trinta e dois minutos e cinco segundos); III. Os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em maiúsculo, sendo seguidos de ponto: Cap. (capitão), Sd. (soldado); Ten.-Cel. (tenente-coronel); Cmt. (comandante); Subcmt. (subcomandante); Cia. (companhia); Pel. (pelotão); IV. O mês de maio não será abreviado, mas grafado por inteiro. Ex.: 25 de maio de 2006 ou 25 maio 06. a. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas. b. (___) somente a afirmativa III está correta. c. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. d. (___) somente a afirmativa II está correta. e. (___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 04

Leia o início de um texto, boletim de ocorrência, registrado no Rio Grande do Norte. Obs.: Os nomes reais foram alterados.

O comunicante na qualidade de Prefeito Municipal desta cidade, compareceu nesta Delegacia de Polícia para fazer o registro do seguinte fato: Na data de 30 de maio de 2012, por volta das 10horas, foi surpreendido ao ler, no blog de Geraldo Roberto, matéria que tratava a cerca de uma suposta fraude que o comunicante estaria articulando para o próximo pleito eleitoral nesta cidade, e que, segundo o blog de

Page 4: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

4

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Geraldo Roberto tras uma notícia onde o comunicante poderia estar articulando as escondidas com Dr. Joelson candidato nesta cidade, uma armação para enganar o eleitorado nas eleição deste ano, para isso, o Dr. Joelson sairia candidato à Prefeito de Macau-RN com o apoio as escondidas do comunicante.

Disponível em <http://www.arafran.com.br/?p=2280> Acesso feito em 17 de março de 2014 – às 10h30min – Trecho adaptado)

O trecho em questão apresenta muitas inadequações no que diz respeito ao uso da norma culta da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa incorreta quanto à análise feita, considerando elementos ortográficos, clareza, norma culta e a elegância das frases. a. (___) Há problemas com pontuação. Os apostos não foram adequadamente isolados por vírgulas. b. (___) Todos os casos de uso de crase estão corretos e correspondem à mesma regra: usa-se crase diante de locução adverbial feminina. c. (___) Há erros de grafia, como em “a cerca” e “tras” e de acentuação, como na palavra “surpreêndido”. d. (___) A conjunção “segundo” deveria ser retirada do contexto, uma vez sua presença torna o trecho incoerente. A elegância do texto também é prejudicada com a presença do gerundismo “poderia estar articulando”. e. (___) O pronome relativo “onde” está inadequado no período e há erro de concordância nominal, como em “nas eleição”.

QUESTÃO 05

Sobre a generalidade dos armamentos, analise as questões abaixo: I. Armamento leve é aquele que possui peso e volume relativamente reduzido, podendo ser transportados geralmente por um só homem, ou em fardos por mais de um, além de possuir calibre até .50 polegadas, inclusive. Por ser variado o material bélico, existe armas que não se enquadram perfeitamente dentro deste conceito, o qual tem o objetivo de generalizar e não particularizar. II. Quanto ao tipo podem ser: de porte; portátil e não portátil. III. Quando nos referimos a armas de porte, podemos citar como exemplo a pistola calibre .40. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I e II estão corretas. b. (___) somente a afirmativa I é correta. c. (___) somente a afirmação II está incorreta. d. (___) somente a afirmação II está correta. e. (___) todas as afirmações estão corretas.

QUESTÃO 06

O policial militar deve estar preparado para enfrentar situações de violência urbana que podem resultar em confrontos com marginais, sendo imprescindível o tirocínio do militar para o saneamento e correção de um incidente de tiro durante a ação de enfrentamento. Um incidente, curioso por sua forma de apresentação, é causado pelo ciclo incompleto do ferrolho que se fecha antes do estojo ser ejetado por completo da arma, ficando preso por sua base, tal incidente é conhecido como: a. (___) incidente de alimentação. b. (___) incidente de apresentação. c. (___) incidente de carregamento. d. (___) incidente de extração. e. (___) incidente de ejeção.

QUESTÃO 07

Quanto ao manejo da arma do tipo pistola Taurus .40, modelo P24/7 é correto afirmar que:

Page 5: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

5

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

a. (___) alimentar é o ato de inserir o carregador na arma e colocar uma munição na câmara deixando-a em condições de disparo. b. (___) municiar é o ato de inserir a munição no carregador da arma. c. (___) carregar é o ato de inserir o carregador na arma e siclar o ferrolho, deixando a em condições de disparo. d. (___) quando a arma está carregada podemos dizer que ela se encontra com munição na câmara e em condições de disparo. e. (___) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

QUESTÃO 08

Sobre o tiro policial analise as proposições a seguir: I. Independentemente da posição de tiro a cobertura deve ser valorizada em todas as ações policiais; II. São fundamentos do tiro policial a empunhadura e o acionamento do gatilho; III. A troca de carregador deve ser realizada somente quando a arma parar aberta após o último disparo; IV. A realização de disparos com empunhadura simples, numa situação real de confronto, quando a outra mão estiver ocupada, impossibilitará o atirador de realizar a troca de carregador, caso seja necessário, pois estará utilizando apenas uma das mãos. Assinale a alternativa correta: a. (___) as alternativas I e II estão corretas. b. (___) a alternativa III está correta. c. (___) somente a alternativa II e a III estão incorretas. d. (___) somente a alternativa I está incorreta. e. (___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 09

Durante um confronto armado, o policial pode encontrar inúmeras proteções que vão desde um simples arbusto até uma parede de concreto, no entanto elas se diferenciam entre si. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I. Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; II. Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; III. A Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; IV. A Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; a. (___) as afirmativas I e III estão corretas. b. (___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. c. (___) somente a afirmativa III está correta. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) as afirmativas I e IV estão corretas.

QUESTÃO 10

De acordo com a Lei 16.575, de setembro de 2010 – LOB – existirão no âmbito da PMPR, em caráter permanente, as seguintes comissões regidas por legislação própria:

Page 6: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

6

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

I. Comissão de Promoção de Oficiais; II. Comissão de Promoção de Praças; III. Comissão de Medalhas; IV. Comissão de Mérito. Assinale a alternativa correta: a.(___) somente as alternativas II e III estão corretas. b.(___) somente as alternativas I, II e IV estão corretas. c.(___) somente as alternativas I, II e III estão corretas. d.(___) somente as alternativas I e II estão corretas. e.(___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 11

Considera-se acidente em serviço, para os efeitos previstos na legislação em vigor relativa à Policia Militar do Paraná, aquele que ocorra com Militar Estadual da ativa, quando: I. No desempenho de atribuição funcional durante o expediente regular, ou, quando determinado por autoridade competente, em sua prorrogação ou antecipação. II. No cumprimento de ordem emanada de autoridade competente. III. No decurso de viagem, em objeto de serviço, prevista em regulamento ou autorizada por autoridade competente. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa I está correta. b. (___) somente a alternativa II está correta. c. (___) somente as alternativas I e III estão corretas. d. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. e. (___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 12

Em relação à estrutura geral da PMPR, assinale a alternativa incorreta: a. (___) Órgãos de execução são constituídos pelas unidades operacionais da Corporação e realizam as atividades-fim da Polícia Militar; cumprem as missões ou a destinação da Corporação. Para isso executam as diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de direção e são apoiados, em suas necessidades de pessoal, de semoventes, de material e de serviços, pelos órgãos de apoio. b. (___) Órgãos de direção realizam o comando e a administração da Corporação. c. (___) Órgãos de apoio realizam as atividades-meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal, de semoventes e de material de toda a Polícia Militar, atuando em cumprimento das diretrizes e ordens dos órgãos de direção. d. (___) Compete aos Órgãos de direção incumbir-se do planejamento em geral, visando à organização da Corporação, às necessidades em pessoal e em material e ao emprego da Polícia Militar para o cumprimento de suas missões. e. (___) Fazem parte dos Órgãos de apoio as Diretorias, órgãos de direção setorial, estruturadas sob a forma de sistemas para as atividades de pessoal, de ensino e pesquisa, de saúde, de logística, de finanças e do desenvolvimento tecnológico e qualidade.

QUESTÃO 13

Em relação a férias, de acordo com o Decreto nº 7.339, de 08 jun 10 (RISG/PMPR), analise as afirmativas abaixo: I. Férias é afastamento total do serviço, anual e obrigatoriamente concedido ao militar estadual

Page 7: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

7

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

para descanso, tendo sua duração definida de acordo com a lei. II. O militar estadual adquire o direito às férias após um ano de exercício, cujo cômputo dar-se-á da data de ingresso na Corporação (período aquisitivo). III. O direito às férias é prejudicado pela concessão anterior de dispensas, licença para tratamento da própria saúde, licença inferior a trinta dias para tratamento da saúde de pessoa da família, licença especial, submissão a processo administrativo disciplinar, punição disciplinar ou trânsito. IV. As férias serão concedidas e fruídas, obrigatoriamente, até um ano, contado da data em que o militar estadual adquiriu o direito e sempre serão registradas como referentes ao período trabalhado. V. A autorização para fruição de férias fora do território nacional competirá ao Governador do Estado, devendo o pedido, contendo a especificação do local de gozo, ser feito pelo canal de comando, com antecedência mínima de quarenta e cinco dias. Assinale a alternativa correta: a. (___) todas as alternativas estão corretas. b. (___) as alternativas I, II, III estão corretas. c. (___) somente a alternativa V está incorreta. d. (___) as alternativas III, IV e V estão incorretas. e. (___) somente a alternativa II está correta.

QUESTÃO 14

A licença especial é um direito concedido ao militar que no período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções. Para tanto, não são considerados como afastamentos do exercício: I. Férias. II. Dispensa do serviço. III. Condenação por pena criminal. IV. Licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de seis meses por decênio. V. Licença por ferimento em serviço. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) a alternativa V está incorreta. b. (___) as alternativas I, II e III estão corretas. c. (___) as alternativas II e III estão incorretas. d. (___) as alternativas I, II, IV e V estão corretas. e. (___) todas estão corretas.

QUESTÃO 15

De acordo com o Regulamento Interno dos Serviços Gerais da PMPR, considere as seguintes proposições: I. O luto oficial na PMPR, em decorrência do falecimento de militares estaduais ativos ou inativos, terá seu procedimento estabelecido pelo Comandante-Geral. II. No espaço destinado a galeria de heróis, os militares estaduais são retratados somente em fotografia, de frente e descoberto, com o uniforme orgânico. III. A ordem de prontidão determina a situação na qual a unidade fica prevenida da possibilidade de ser chamada para o desempenho de qualquer missão extraordinária na iminência de perturbação da ordem ou de provável deslocamento.

Page 8: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

8

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa II está correta. b. (___) somente a alternativa I está correta. c. (___) somente as alternativas I e III estão corretas. d. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. e. (___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 16

Instituídas para a manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados, nos Territórios e no Distrito Federal, compete às Polícias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições, assinale a alternativa incorreta: a. (___) executar com exclusividade, ressalvas as missões peculiares das Forças Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; b. (___) atuar de maneira repressiva, como força de dissuasão, em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem; c. (___) atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, precedendo o eventual emprego das Forças Armadas; d. (___) atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se à Força Terrestre para emprego em suas atribuições específicas de polícia militar e como participante da Defesa Interna e da Defesa Territorial; e. (___) nenhumas das anteriores.

QUESTÃO 17

A Portaria do Comando-Geral nº 339, de 27 de abril de 2006, trata do Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar e, quando normatiza o Fato Imputado, prevê requisitos a serem cumpridos, exceto: a.(___) a identificação e a assinatura da autoridade expedidora. b.(___) os itens do Anexo I do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) em que a conduta do militar estadual apontado como autor se enquadra. c.(___) as referências aos dispositivos de leis, regulamentos, convenções, normas ou ordens que foram contrariados ou contra os quais tenha havido omissão, no caso de aplicação do item 9, Anexo I, do RDE. d.(___) o comportamento do acusado. e.(___) o descritivo claro e preciso dos atos ou fatos praticados pelo militar estadual apontado como autor, precisando sempre que possível, data, hora, local, circunstâncias e demais situações atinentes.

QUESTÃO 18

Sobre o comportamento militar e com fundamentos no artigo 51 do RDE, analise a seguinte situação hipotética e marque a alternativa correta: O Soldado Osmar Calmo ingressou no Corpo de Bombeiros em 21 de abril de 1997; em 10 de agosto de 1997, foi punido com 5 dias de detenção; em 20 set 1997, foi punido com 4 dias de prisão; em 29 de abril de 1998, foi punido com 6 dias de prisão. O seu comportamento em 10 de maio de 1998 será: a. (___) bom. b. (___) insuficiente. c. (___) mau. d. (___) ótimo. e. (___) excepcional.

QUESTÃO 19

Com base nos conhecimentos sobre a Doutrina de Polícia Comunitária, analise as questões abaixo:

Page 9: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

9

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

I. O modelo comunitário oferece a comunidade uma janela maior para que se possa observar a atividade policial. Consequentemente oportuniza-se uma supervisão maior pelo público, o que dificulta as ações de polícia comunitária. II. A Polícia Comunitária é um serviço público, antes de ser uma força pública. É uma atitude, na qual o policial, como cidadão, aparece a serviço da comunidade. III. As instituições policiais brasileiras devem ser legitimas representantes da comunidade, mesmo não havendo o encargo legal de prestarem contas à comunidade na sua forma organizada. Assinale a opção correta: a. (__) Somente a afirmativa III está correta. b. (__) As afirmativas I e III estão corretas. c. (__) Somente a afirmativa II está correta. d. (__) As afirmativas I e II estão corretas. e. (__) Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 20

Analise os itens abaixo: I. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que após submetido a teste etilométrico, considerar-se-á embriagado o condutor que ultrapassar a 0,29mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. II. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que a lavratura do Auto de Infração pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro será quando ultrapassar a 0,10mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. III. São Medidas Administrativas das infrações de trânsito: retenção do veículo, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo. IV. Quando da abordagem de condutor de veículo for constatado sinais de embriaguez e o mesmo se recusa a realizar o teste etilométrico, o policial militar deverá preencher o Termo de Constatação e conduzi-lo à Delegacia de Polícia. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas II, III e IV estão corretas. b. (___) somente a afirmativa III está incorreta. c. (___) as afirmativas II e III estão incorretas. d. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. e. (___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 21

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a.(___) Fauna exótica são espécies nativas do nosso País. b.(___) A rinha de galo é permitida em algumas cidades do Brasil por não ser considerada crime de maus-tratos. c.(___) Quanto à tutela do meio ambiente é um bem difuso, de titularidade indeterminada, e deve estar sujeita aos interesses particulares, em prejuízo do homem e ao meio ambiente.

Page 10: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

10

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

d.(___) Verificado o crime ambiental, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos e poderá solicitar a presença de órgãos ambientais para a atuação administrativa. Resposta verdadeira. e (___) Sobre destinação dos animais, apreendidos envolvidos em ocorrências policiais não poderão ser libertados em seu habitat e serão somente entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados.

QUESTÃO 22

Sobre as características da crise, analise as afirmativas abaixo: I. Um evento crítico pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar e envolver qualquer pessoa. Trata-se da imprevisibilidade da crise. II. Compressão de tempo é a característica da crise que assinala que o evento crítico deve ser resolvido o mais rápido possível. III. Toda crise é uma ocorrência grave, onde há o risco de morte e de danos físicos iminentes para todos os envolvidos no evento. Assinale a alternativa correta: a. (___) todas as afirmativas estão corretas. b. (___) as afirmativas I e II estão corretas. c. (___) as afirmativas I e III estão corretas. d. (___) somente a afirmativa I está correta. e. (___) somente a afirmativa III está correta.

QUESTÃO 23

Considere as seguintes proposições sobre busca e revista: I. As buscas ou revistas em automóveis somente poderão ser realizadas se houver situação de flagrante delito que justifique o procedimento, sob pena do policial responder por atentado à inviolabilidade domiciliar, já que, para efeitos legais, o automóvel é considerado como uma extensão do domicílio. II. Embora a legislação processual penal autorize, em alguns casos, que a mulher seja revistada pelo homem, como procedimento padrão o policial masculino não deve revistar mulheres em abordagens, sendo recomendado que acione uma policial feminina para que esta realize a revista. III. Existem três possibilidades de realização de busca pessoal sem mandado judicial. São elas: em caso de prisão; quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito; e ainda, quando a medida for necessária no curso da busca domiciliar. IV. Na falta de policiais femininas, para a realização da revista em mulheres é possível que os policiais solicitem o apoio de outra mulher, a qual, para a realização da busca, deverá ficar sozinha com a pessoa a ser revista, evitando-se, dessa forma, qualquer constrangimento à pessoa que será submetida à revista. Assinale a alternativa correta: a.(___) Somente as afirmativas II e III estão corretas. b.(___) Somente a afirmativa III está correta. c.(___) Somente as afirmativas I e II estão corretas. d.(___) Somente a afirmativa II está correta. e.(___) Todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 24

Page 11: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

11

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

De acordo com a Diretriz nº 007/2010 – PM/3, relativa a “procedimentos dos militares estaduais no encaminhamento de pessoa presa em flagrante e em inquirição como testemunha na instrução criminal”:

I. O policial militar que presencia uma ação delituosa em seu horário de folga deverá, em qualquer caso, repassar a ocorrência para uma equipe que esteja de serviço. II. Para preservar suas identidades, os policiais militares do serviço reservado, ao presenciarem uma ação delituosa, sempre deverão solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) presos até a Delegacia de Polícia, bem como não poderão prestar depoimento sobre os fatos. III. O policial militar, ao presenciar uma ação delituosa, poderá solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) preso(s) até a Delegacia de Polícia quando houver um caso de extrema necessidade, como ferimento na ação ou a realização imprescindível de outras diligências necessárias para a busca de provas relativas à ocorrência. IV. Quando Oficiais CPU ou policiais do serviço reservado realizam a prisão de um infrator e por motivo justificado solicitam que uma equipe de apoio encaminhem os detidos à Delegacia, esta equipe não deverá consignar no B.O.U (Boletim de Ocorrência Unificado) nem informar à autoridade policial que preside o auto flagrancial, o nome e qualificação dos respectivos militares estaduais que efetivamente presenciaram a ação delituosa, para preservar suas identidades. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente os itens I, III e IV estão corretos. b. (___) somente os itens I e III estão corretos. c. (___) somente os itens III e IV estão corretos. d. (___) somente o item III está correto. e. (___) todos os itens estão corretos.

QUESTÃO 25

Sobre o crime de motim e sua forma qualificada, podemos afirmar que: I. Sua diferenciação está na quantidade de pessoas envolvidas, sendo que no crime de revolta sempre será acima de 100 participantes. II. Sua diferenciação está no uso ou não do fardamento, sendo que na revolta os agentes estão fardados e no motim estes não estão fardados. III. A revolta se diferencia do motim por seus participantes estarem armados. IV. Agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la é uma das formas de praticar o motim ou revolta. V. Nos crimes de motim ou revolta é necessário o concurso de agentes, ou seja, são crimes plurisubjetivos. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas II e V estão incorretas. b. (___) as afirmativas I e II estão incorretas. c. (___) as afirmativas I, IV e V estão corretas. d. (___) as afirmativas III, IV e IV estão incorretas. e. (___) somente as afirmativas IV e V estão incorretas.

QUESTÃO 26

Page 12: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

12

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Assinale qual das alternativas não corresponde a uma pena principal no Direito Penal Militar: a. (___) Morte. b. (___) Detenção. c. (___) Prisão. d. (___) Reforma. e. (___) Banimento.

QUESTÃO 27

Em relação à acumulação de cargos públicos por parte de militar estadual, podemos afirmar que: I. O militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente será transferido para a reserva, nos termos da lei, exceto se o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas. II. A exceção constitucional prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c" da CF/88 – possibilidade de o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde – foi introduzida recentemente, através da Emenda Constitucional n.º 77, de 11 de fevereiro de 2014. III. O militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, eletiva, exceto se da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, excluído ex offício, nos termos da lei. IV. Conforme remessa expressa do art. 42, §1.º da Constituição Federal é permitida a acumulação de cargo público efetivo de militar estadual e outro de magistério. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. e.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas.

QUESTÃO 28

Da análise sistemática da Constituição Federal, é possível afirmar que:

I. Dentro do capítulo VII da CF/88 encontramos a Administração Pública, e particularmente a

Seção II, a qual trata dos servidores públicos, ali incluídos os policiais militares e bombeiros

militares, motivo pelo qual é correto afirmar que os integrantes das Polícias Militares e Corpos de

Bombeiros Militares tecnicamente são considerados servidores públicos militares.

II. O art. 40, § 10.º da Constituição Federal, aplicável aos militares relata expressamente que “a lei

não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício”, motivo

pelo qual os militares do Estado do Paraná não podem mais contar as férias não gozadas como

tempo para fins de inatividade.

III. É possível a combinação do regime geral de previdência e o regime próprio dos militares

estaduais.

Page 13: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

13

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

IV. Para os policiais e bombeiros militares, o tempo de contribuição federal, estadual ou

municipal não será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente

para efeito de disponibilidade, já que dispõe de regras próprias.

V. Segundo o art. 14, § 8.º da Constituição Federal, o militar alistável é elegível; porém, se contar

com menos de 10 anos, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará

automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. d.(___) todas afirmativas estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO 29

Ao realizar a leitura do art. 144 da Constituição Federal, tem-se o rol de competências e atribuições dos órgãos que integram a segurança pública. É possível afirmar que: I. Destina-se a Polícia Federal apurar infrações penais contra a ordem econômica, democrática e de conflitos externos ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. II. A competência quanto a Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública atribuída a Polícia Militar, também foi expressamente delegada pela Constituição Federal a Polícia Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, as quais competem, a Polícia Ostensiva nas rodovias e ferrovias. III. Compete à Polícia Federal exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

IV. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária em concorrência com a Polícia Federal e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

V. A Constituição Federal atribuiu às Guardas Municipais o Poder de Polícia Municipal, com atuação dentro da circunscrição do município. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b.(___) somente a afirmativa III está correta. c.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão incorretas.

Utilize por base o texto abaixo para responder às questões 30 e 31:

QUESTÃO 30

O Soldado PM Ares, pertencente ao 54.º Batalhão de Polícia Militar, quando de serviço na rádio patrulha, por volta das 22h, após discussão, veio a efetuar disparos de arma de fogo contra seu companheiro de serviço Soldado PM Hermes, o qual veio a falecer. Na sequência, o Oficial CPU 1.º Tenente Apolo, buscando o paradeiro do Soldado PM Hermes, verificou manchas de sangue no tapete e camburão da viatura, pedaços de tecido indicando ser do fardamento do Soldado PM Hermes, além de marcas nos braços do Soldado PM Ares, indicando a ocorrência de luta corporal. Neste momento, o Soldado Ares recebeu voz de prisão pelo Oficial CPU, sendo autuado

Page 14: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

14

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

em flagrante delito. Durante o interrogatório de Ares, este confessou o crime, indicando um revólver calibre .32, de numeração e identificação suprimida, utilizado para prática do ilícito, o qual estava escondido em sua residência. Na sequência, a equipe da P/2, sob comando da 1.º Sargento Têmis, às 2h da manhã, adentrou na residência de Ares, realizou busca domiciliar sem autorização da justiça e apreendeu a arma objeto do delito. Após análise do texto, assinale a alternativa correta: a.(___) A garantia de não produzir provas contra si significa que o acusado em processo não está obrigado a dizer a verdade, dispositivo que não se aplica aos militares, que têm o dever de falar a verdade. Neste caso, o militar estadual ou confessaria o crime ou permaneceria calado. b.(___) O advogado do Soldado PM Hermes poderá ingressar junto à Justiça Militar com todos os meios cabíveis visando a liberdade de seu cliente, inclusive o habeas corpus. c.(___) Por se tratar de crime doloso contra a vida, a investigação será conduzida mediante Inquérito Policial na Delegacia de Polícia, e o Soldado Ares será julgado pelo Tribunal do Júri. d.(___) Segundo a Constituição Federal, ninguém será preso salvo em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, exceto nos casos de transgressão disciplinar e crimes impropriamente militares. Portanto, no presente caso, o Oficial CPU poderia efetuar a prisão pelo crime, mesmo que não estivesse em flagrante delito. e.(___) Até o término das diligências iniciais, o presidente do auto de prisão em flagrante poderá manter o Soldado Ares incomunicável, pois não há contraditório e ampla defesa nesta fase; contudo, tão logo encerre seu interrogatório, deverá ser imediatamente comunicada a família ou alguém por ele indicado.

QUESTÃO 31

Após análise do texto anterior, assinale a alternativa correta: a.(___) Quando a infração deixar vestígios será dispensável o exame de corpo de delito, podendo supri-lo a confissão do acusado. b.(___) O Soldado Ares também poderá incidir nas penas do crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, prevista no art. 12 do Estatuto do Desarmamento. c.(___) O caso em tela é de flagrante presumido ou ficto, ou seja, quando o autuado é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. d.(___) A busca domiciliar comandada pela 1.º Sargento Têmis é ilegal, vez que realizada no período noturno e sem autorização judicial, devendo neste caso responder por abuso de autoridade e a prova passa a ser considerada ilícita devido ao vício em sua colheita. e.(___) A confissão do acusado é prova suficiente para condenação; todavia, poderão ser levantadas outras circunstâncias que atenuem a pena.

QUESTÃO 32

Em relação ao Estado de Defesa e Estado de Sítio previstos na Constituição Federal é possível afirmar que: I. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de sítio para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional. II. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de defesa no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. III. O decreto que instituir o estado de sítio, que será de no máximo 30 dias, poderá restringir o direito a reunião, sigilo de correspondência e o sigilo de comunicação telegráfica e telefônica. IV. A vigência do estado de defesa, como consequência da declaração de estado de guerra, sujeitará as pessoas a obrigação de permanência em localidade determinada; detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; e intervenção nas empresas de serviços públicos.

Page 15: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

15

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa I está correta. b.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. c.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO 33

A respeito do crime e da contravenção penal, analise as assertivas abaixo:

I. Constitui crime a infração penal apenada com reclusão ou detenção, acompanhada ou não de

multa, e contravenção penal aquela punida com prisão simples juntamente com multa ou

somente com multa.

II. Os crimes são de ação penal pública condicionada, incondicionada ou ação penal privada,

sendo admitida para os crimes a punição pela tentativa; já as contravenções penais não admitem

tentativa e são todas de ação penal pública incondicionada.

III. Nos crimes, a pena máxima para cumprimento é de 30 (trinta) anos, sendo admitido o erro de

tipo e o erro de proibição; em relação às contravenções penais, admite-se o erro de direito e a

pena máxima de cumprimento é de 5 (cinco) anos.

IV. A conduta prevista no art. 28 da Lei Federal n.º 11.343/2006, que previu o crime de porte de

drogas, por não ser sancionada com a pena de reclusão, tampouco com a de detenção, é

considerada uma contravenção penal.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas. c.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 34

Criminosos sequestram a filha de 5 anos de idade de Tibúrcio, gerente de um banco, e exigem

que ele abra o cofre e os auxilie na subtração de soma em dinheiro. Durante esse período, a

quadrilha mantém, em local ignorado, a criança sob a mira de armas de fogo. Caso Tibúrcio se

recuse, os criminosos ameaçam matá-la. No dia seguinte, durante patrulhamento rotineiro, uma

equipe policial-militar percebe a movimentação estranha no banco e, ao abordar os suspeitos,

constata o crime e prende todos os autores. Em seguida, a menina é libertada pela Polícia Militar.

Quanto ao gerente do banco, é correto afirmar:

a.(___) Responderá pelo crime consumado, uma vez que a conduta foi típica, ilícita e culpável, porém ficará isento de pena em face do perdão judicial. b.(___) Responderá por tentativa imperfeita, uma vez que o crime não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade. c.(___) Estará afastada a tipicidade da sua conduta, pois não agiu com dolo, além do que não houve ação ou omissão diante da coação física irresistível imposta. d.(___) Estará afastada a ilicitude da sua conduta, pois agiu em estado de necessidade. e.(___) Estará afastada a culpabilidade, pois agiu mediante coação moral irresistível, não lhe sendo exigível conduta diversa.

QUESTÃO 35

Page 16: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

16

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

A respeito das imunidades parlamentares, analise as assertivas a seguir: I. A Imunidade Parlamentar é outorgada a senadores e deputados federais, não alcançando os parlamentares estaduais e vereadores. II. De acordo com o art. 53 da CF, os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, mesmo fora do Congresso Nacional e ainda que não relacionados com o exercício da atividade. III. A Imunidade Processual dos senadores e deputados federais ocorre desde a diplomação, antes de tomar posse. O processo e julgamento correm junto ao Supremo Tribunal Federal, independe da infração penal, bem como não importa se praticada antes ou durante o exercício da atividade parlamentar. IV. Imunidade Prisional significa que o parlamentar federal, em regra, não poderá ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa III e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas. c.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 36

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única falsa: a.(___) No estado de necessidade, na relação entre o valor do bem sacrificado e do bem protegido, o Brasil adota a teoria unitária no artigo 24, § 2.º do Código Penal e teoria diferenciadora nos artigos 39 e 43 do Código Penal Militar. b.(___) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. c.(___) Se a provocação constituir uma mera brincadeira de mau gosto, não passar de um desafio, geralmente tolerado no meio social, não se autorizará a legítima defesa. d.(___) Contra investidas de animais não cabe estado de necessidade, mesmo quando o animal é um instrumento nas mãos do dono. e.(___) A agressão injusta na legítima defesa será observada sob a ótica de quem repele e não de quem ataca.

QUESTÃO 37

Em relação às provas, analise as alternativas a seguir: I. Policial militar, após praticar tortura contra um suspeito, obtém confissão. Neste caso, o policial militar responderá pela prática do crime de tortura, no entanto a confissão obtida poderá ser utilizada como prova no processo contra o suspeito. II. Todas as provas colhidas durante inquérito policial são suficientes para ensejar a condenação, independente se cautelares ou não. III. Através de uma interceptação telefônica ilegal, chega-se a uma residência em que se encontra armazenada grande quantidade de drogas, culminando na prisão de um traficante. Nesta hipótese, apesar de a interceptação ser ilegal, a prisão por tráfico é legal, já que independente. IV. O Código de Processo Penal enumera um rol taxativo de meios de prova, sendo ilegais outras

Page 17: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

17

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

formas que não estejam ali elencadas. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa I e III estão corretas. b.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas II e IV estão incorretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO 38

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir: I. Na legítima defesa, a injusta agressão precisa ser de natureza criminosa, e o agressor deve ter consciência da injustiça de seu comportamento. II. Na legítima defesa, “atual” significa a agressão presente, que está em progressão, está acontecendo; e “iminente” é aquela que está prestes a se concretizar. III. Na legítima defesa, devem-se utilizar os meios menos lesivos, que se encontram à disposição do agente, porém hábeis a repelir a agressão. IV. O policial militar que durante troca de tiros com marginais vem a atingir os criminosos para salvaguardar reféns atua em legítima defesa de terceiros e não no estrito cumprimento de um dever legal. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. c.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) todas as afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO 39

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O agente incurso na Lei Federal n.º 4.898/1965 (Lei de Abuso de Autoridade) estará sujeito somente a sanções penais e administrativas, sendo que as sanções civis serão promovidas mediante processo autônomo. b.(___) Mesários durante o pleito eleitoral, por não serem servidores públicos efetivos, não são considerados autoridade, não podendo ser submetidos às regras da Lei de Abuso de Autoridade. c.(___) Ingressar em domicílio durante a noite, sem autorização do morador, e no caso de flagrante delito, constitui abuso de autoridade. d.(___) Nos casos da Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), são vedadas as penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa. e.(___) A Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) configura como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral, não sendo, no entanto, protegida do dano patrimonial, o qual é abrangido apenas em ação cível.

QUESTÃO 40

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) A Lei de Drogas não tipificou penalmente a conduta do agente que financia ou custeia a tráfico de drogas.

Page 18: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

18

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

b.(___) O processo na Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal n.º 9.099/1995) orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação ou a transação. c.(___) O agente público que adquire para si, no exercício de mandato, bens cujo valor seja desproporcional à sua evolução patrimonial ou incompatível com sua renda não pode ser alcançado pela Lei de Improbidade Administrativa, uma vez que tal imposição configuraria hipótese de culpa presumida. d.(___) Em face da proibição de cumulação de sanções decorrentes de um mesmo fato, o agente que praticou a improbidade administrativa só poderá ser condenado à pena menos gravosa. e.(___) Quando o abuso de autoridade for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, deverá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

2. GABARITO PRELIMINAR PROVA A

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA A C E B D E D A B B E E D D B B D C C B

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA D C A D B E D E B B C E D E A D E C D B

Page 19: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

19

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

PR

OV

A - B

3. PROVA B

LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE INCIAR A

PROVA

18. Cada candidato receberá um caderno de prova e um cartão-resposta (cartão de leitura óptica).

19. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e no cartão-resposta: nº da inscrição, nome completo, RG e assine nos espaços próprios.

20. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

21. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

22. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

23. Desligue o celular/aparelhos eletrônicos imediatamente.

24. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, pager, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

25. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

26. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 30 (trinta) minutos após o início da prova.

27. Utilize somente caneta esferográfica com tinta azul ou preta para preencher o cartão-resposta (cartão de

leitura óptica). 28. Existe somente uma alternativa correta para cada

questão. 29. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será

fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

30. O candidato deverá preencher no cartão-resposta o tipo de prova recebido.

31. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

32. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe o seu cartão-respostas e o caderno de prova e, se quiser, anote as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

33. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala e após acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para lacrarem o envelope de cartões-respostas.

34. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

35. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

Page 20: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

20

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

QUESTÃO 01

Assinale a alternativa que contém a autoridade cujo pronome de tratamento é Excelentíssimo, segundo as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR): a. (___) Tenentes-Coronéis do Exército. b. (___) Presidente de Órgão de Classe. c. (___) Vereadores. d. (___) Diretor -Geral da SESP. e. (___) Comandante-Geral da PM.

QUESTÃO 02

Segundo os Art. 2º e 3º das Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR), assinale a alternativa correta: a.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgente é de até três dias úteis. b.(___) terão tramitação urgentíssima os documentos oriundos do Poder Judiciário (Mandado de Segurança, Ações Ordinárias, “Habeas Corpus”, etc.) c.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgentíssimo é de um dia útil. d.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento ordinário é de até cinco dias úteis. e.(___) são considerados documentos com tramitação urgentíssima, os recursos em geral e os expedientes relativos aos direitos dos militares estaduais.

QUESTÃO 03

As abreviaturas militares devem ser empregadas somente entre militares e, sempre que viável, nos documentos internos da Corporação. No tocante a forma correta de aplicação das regras para abreviaturas em documentos oficiais da PMPR analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I. O nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo (jan., fev., mar., abr., etc.); II. Horas, minutos e segundos serão grafados: 7h32min5s (sete horas, trinta e dois minutos e cinco segundos); III. Os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em maiúsculo, sendo seguidos de ponto: Cap. (capitão), Sd. (soldado); Ten.-Cel. (tenente-coronel); Cmt. (comandante); Subcmt. (subcomandante); Cia. (companhia); Pel. (pelotão); IV. O mês de maio não será abreviado, mas grafado por inteiro. Ex.: 25 de maio de 2006 ou 25 maio 06. a. (___) somente a afirmativa III está correta. b. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. c. (___) somente a afirmativa II está correta. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 04

Leia o início de um texto, boletim de ocorrência, registrado no Rio Grande do Norte. Obs.: Os nomes reais foram alterados.

O comunicante na qualidade de Prefeito Municipal desta cidade, compareceu nesta Delegacia de Polícia para fazer o registro do seguinte fato: Na data de 30 de maio de 2012, por volta das 10horas, foi surpreêndido ao ler, no blog de Geraldo Roberto, matéria que tratava a cerca de uma suposta fraude que o comunicante estaria articulando para o próximo pleito eleitoral nesta cidade, e que,

Page 21: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

21

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

segundo o blog de Geraldo Roberto tras uma notícia onde o comunicante poderia estar articulando as escondidas com Dr. Joelson candidato nesta cidade, uma armação para enganar o eleitorado nas eleição deste ano, para isso, o Dr. Joelson sairia candidato à Prefeito de Macau-RN com o apoio as escondidas do comunicante.

Disponível em <http://www.arafran.com.br/?p=2280> Acesso feito em 17 de março de 2014 – às 10h30min – Trecho adaptado)

O trecho em questão apresenta muitas inadequações no que diz respeito ao uso da norma culta da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa incorreta quanto à análise feita, considerando elementos ortográficos, clareza, norma culta e a elegância das frases. a. (___) Todos os casos de uso de crase estão corretos e correspondem à mesma regra: usa-se crase diante de locução adverbial feminina. b. (___) Há erros de grafia, como em “a cerca” e “tras” e de acentuação, como na palavra “surpreêndido”. c. (___) A conjunção “segundo” deveria ser retirada do contexto, uma vez sua presença torna o trecho incoerente. A elegância do texto também é prejudicada com a presença do gerundismo “poderia estar articulando”. d. (___) O pronome relativo “onde” está inadequado no período e há erro de concordância nominal, como em “nas eleição”. e. (___) Há problemas com pontuação. Os apostos não foram adequadamente isolados por vírgulas.

QUESTÃO 05

Sobre a generalidade dos armamentos, analise as questões abaixo: I. Armamento leve é aquele que possui peso e volume relativamente reduzido, podendo ser transportados geralmente por um só homem, ou em fardos por mais de um, além de possuir calibre até .50 polegadas, inclusive. Por ser variado o material bélico, existe armas que não se enquadram perfeitamente dentro deste conceito, o qual tem o objetivo de generalizar e não particularizar. II. Quanto ao tipo podem ser: de porte; portátil e não portátil. III. Quando nos referimos a armas de porte, podemos citar como exemplo a pistola calibre .40. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmativa I é correta. b. (___) somente a afirmação II está incorreta. c. (___) somente a afirmação II está correta. d. (___) todas as afirmações estão corretas. e. (___) as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 06

O policial militar deve estar preparado para enfrentar situações de violência urbana que podem resultar em confrontos com marginais, sendo imprescindível o tirocínio do militar para o saneamento e correção de um incidente de tiro durante a ação de enfrentamento. Um incidente, curioso por sua forma de apresentação, é causado pelo ciclo incompleto do ferrolho que se fecha antes do estojo ser ejetado por completo da arma, ficando preso por sua base, tal incidente é conhecido como: a. (___) incidente de apresentação. b. (___) incidente de carregamento. c. (___) incidente de extração. d. (___) incidente de ejeção. e. (___) incidente de alimentação.

QUESTÃO 07

Quanto ao manejo da arma do tipo pistola Taurus .40, modelo P24/7 é correto afirmar que:

Page 22: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

22

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

a. (___) municiar é o ato de inserir a munição no carregador da arma. b. (___) carregar é o ato de inserir o carregador na arma e siclar o ferrolho, deixando a em condições de disparo. c. (___) quando a arma está carregada podemos dizer que ela se encontra com munição na câmara e em condições de disparo. d. (___) nenhuma das alternativas anteriores está correta. e. (___) alimentar é o ato de inserir o carregador na arma e colocar uma munição na câmara deixando-a em condições de disparo.

QUESTÃO 08

Sobre o tiro policial analise as proposições a seguir: I. Independentemente da posição de tiro a cobertura deve ser valorizada em todas as ações policiais; II. São fundamentos do tiro policial a empunhadura e o acionamento do gatilho; III. A troca de carregador deve ser realizada somente quando a arma parar aberta após o último disparo; IV. A realização de disparos com empunhadura simples, numa situação real de confronto, quando a outra mão estiver ocupada, impossibilitará o atirador de realizar a troca de carregador, caso seja necessário, pois estará utilizando apenas uma das mãos. Assinale a alternativa correta: a. (___) a alternativa III está correta. b. (___) somente a alternativa II e a III estão incorretas. c. (___) somente a alternativa I está incorreta. d. (___) todas as alternativas estão corretas. e. (___) as alternativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 09

Durante um confronto armado, o policial pode encontrar inúmeras proteções que vão desde um simples arbusto até uma parede de concreto, no entanto elas se diferenciam entre si. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I. Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; II. Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; III. A Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; IV. A Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; a. (___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. b. (___) somente a afirmativa III está correta. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) as afirmativas I e IV estão corretas. e. (___) as afirmativas I e III estão corretas.

QUESTÃO 10

De acordo com a Lei 16.575, de setembro de 2010 – LOB – existirão no âmbito da PMPR, em caráter permanente, as seguintes comissões regidas por legislação própria: I. Comissão de Promoção de Oficiais; II. Comissão de Promoção de Praças;

Page 23: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

23

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

III. Comissão de Medalhas; IV. Comissão de Mérito. Assinale a alternativa correta: a.(___) somente as alternativas I, II e IV estão corretas. b.(___) somente as alternativas I, II e III estão corretas. c.(___) somente as alternativas I e II estão corretas. d.(___) todas as alternativas estão corretas. e.(___) somente as alternativas II e III estão corretas.

QUESTÃO 11

Considera-se acidente em serviço, para os efeitos previstos na legislação em vigor relativa à Policia Militar do Paraná, aquele que ocorra com Militar Estadual da ativa, quando: I. No desempenho de atribuição funcional durante o expediente regular, ou, quando determinado por autoridade competente, em sua prorrogação ou antecipação. II. No cumprimento de ordem emanada de autoridade competente. III. No decurso de viagem, em objeto de serviço, prevista em regulamento ou autorizada por autoridade competente. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa II está correta. b. (___) somente as alternativas I e III estão corretas. c. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. d. (___) todas as alternativas estão corretas. e. (___) somente a alternativa I está correta.

QUESTÃO 12

Em relação à estrutura geral da PMPR, assinale a alternativa incorreta: a. (___) Órgãos de direção realizam o comando e a administração da Corporação. b. (___) Órgãos de apoio realizam as atividades-meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal, de semoventes e de material de toda a Polícia Militar, atuando em cumprimento das diretrizes e ordens dos órgãos de direção. c. (___) Compete aos Órgãos de direção incumbir-se do planejamento em geral, visando à organização da Corporação, às necessidades em pessoal e em material e ao emprego da Polícia Militar para o cumprimento de suas missões. d. (___) Fazem parte dos Órgãos de apoio as Diretorias, órgãos de direção setorial, estruturadas sob a forma de sistemas para as atividades de pessoal, de ensino e pesquisa, de saúde, de logística, de finanças e do desenvolvimento tecnológico e qualidade. e. (___) Órgãos de execução são constituídos pelas unidades operacionais da Corporação e realizam as atividades-fim da Polícia Militar; cumprem as missões ou a destinação da Corporação. Para isso executam as diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de direção e são apoiados, em suas necessidades de pessoal, de semoventes, de material e de serviços, pelos órgãos de apoio.

QUESTÃO 13

Em relação a férias, de acordo com o Decreto nº 7.339, de 08 jun 10 (RISG/PMPR), analise as afirmativas abaixo: I. Férias é afastamento total do serviço, anual e obrigatoriamente concedido ao militar estadual para descanso, tendo sua duração definida de acordo com a lei. II. O militar estadual adquire o direito às férias após um ano de exercício, cujo cômputo dar-se-á da data de ingresso na Corporação (período aquisitivo).

Page 24: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

24

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

III. O direito às férias é prejudicado pela concessão anterior de dispensas, licença para tratamento da própria saúde, licença inferior a trinta dias para tratamento da saúde de pessoa da família, licença especial, submissão a processo administrativo disciplinar, punição disciplinar ou trânsito. IV. As férias serão concedidas e fruídas, obrigatoriamente, até um ano, contado da data em que o militar estadual adquiriu o direito e sempre serão registradas como referentes ao período trabalhado. V. A autorização para fruição de férias fora do território nacional competirá ao Governador do Estado, devendo o pedido, contendo a especificação do local de gozo, ser feito pelo canal de comando, com antecedência mínima de quarenta e cinco dias. Assinale a alternativa correta: a. (___) as alternativas I, II, III estão corretas. b. (___) somente a alternativa V está incorreta. c. (___) as alternativas III, IV e V estão incorretas. d. (___) somente a alternativa II está correta. e. (___) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 14

A licença especial é um direito concedido ao militar que no período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções. Para tanto, não são considerados como afastamentos do exercício: I. Férias. II. Dispensa do serviço. III. Condenação por pena criminal. IV. Licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de seis meses por decênio. V. Licença por ferimento em serviço. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) as alternativas I, II e III estão corretas. b. (___) as alternativas II e III estão incorretas. c. (___) as alternativas I, II, IV e V estão corretas. d. (___) todas estão corretas. e. (___) a alternativa V está incorreta.

QUESTÃO 15

De acordo com o Regulamento Interno dos Serviços Gerais da PMPR, considere as seguintes proposições: I. O luto oficial na PMPR, em decorrência do falecimento de militares estaduais ativos ou inativos, terá seu procedimento estabelecido pelo Comandante-Geral. II. No espaço destinado a galeria de heróis, os militares estaduais são retratados somente em fotografia, de frente e descoberto, com o uniforme orgânico. III. A ordem de prontidão determina a situação na qual a unidade fica prevenida da possibilidade de ser chamada para o desempenho de qualquer missão extraordinária na iminência de perturbação da ordem ou de provável deslocamento. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa I está correta. b. (___) somente as alternativas I e III estão corretas.

Page 25: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

25

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

c. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. d. (___) todas as alternativas estão corretas. e. (___) somente a alternativa II está correta.

QUESTÃO 16

Instituídas para a manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados, nos Territórios e no Distrito Federal, compete às Polícias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições, assinale a alternativa incorreta: a. (___) atuar de maneira repressiva, como força de dissuasão, em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem; b. (___) atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, precedendo o eventual emprego das Forças Armadas; c. (___) atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se à Força Terrestre para emprego em suas atribuições específicas de polícia militar e como participante da Defesa Interna e da Defesa Territorial; d. (___) executar com exclusividade, ressalvas as missões peculiares das Forças Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; e. (___) nenhumas das anteriores.

QUESTÃO 17

A Portaria do Comando-Geral nº 339, de 27 de abril de 2006, trata do Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar e, quando normatiza o Fato Imputado, prevê requisitos a serem cumpridos, exceto: a.(___) os itens do Anexo I do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) em que a conduta do militar estadual apontado como autor se enquadra. b.(___) as referências aos dispositivos de leis, regulamentos, convenções, normas ou ordens que foram contrariados ou contra os quais tenha havido omissão, no caso de aplicação do item 9, Anexo I, do RDE. c.(___) o comportamento do acusado. d.(___) o descritivo claro e preciso dos atos ou fatos praticados pelo militar estadual apontado como autor, precisando sempre que possível, data, hora, local, circunstâncias e demais situações atinentes. e.(___) a identificação e a assinatura da autoridade expedidora.

QUESTÃO 18

Sobre o comportamento militar e com fundamentos no artigo 51 do RDE, analise a seguinte situação hipotética e marque a alternativa correta: O Soldado Osmar Calmo ingressou no Corpo de Bombeiros em 21 de abril de 1997; em 10 de agosto de 1997, foi punido com 5 dias de detenção; em 20 set 1997, foi punido com 4 dias de prisão; em 29 de abril de 1998, foi punido com 6 dias de prisão. O seu comportamento em 10 de maio de 1998 será: a. (___) insuficiente. b. (___) mau. c. (___) ótimo. d. (___) excepcional. e. (___) bom.

QUESTÃO 19

Com base nos conhecimentos sobre a Doutrina de Polícia Comunitária, analise as questões abaixo: I. O modelo comunitário oferece a comunidade uma janela maior para que se possa observar a

Page 26: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

26

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

atividade policial. Consequentemente oportuniza-se uma supervisão maior pelo público, o que dificulta as ações de polícia comunitária. II. A Polícia Comunitária é um serviço público, antes de ser uma força pública. É uma atitude, na qual o policial, como cidadão, aparece a serviço da comunidade. III. As instituições policiais brasileiras devem ser legitimas representantes da comunidade, mesmo não havendo o encargo legal de prestarem contas à comunidade na sua forma organizada. Assinale a opção correta: a. (__) As afirmativas I e III estão corretas. b. (__) Somente a afirmativa II está correta. c. (__) As afirmativas I e II estão corretas. d. (__) Todas as afirmativas estão corretas. e. (__) Somente a afirmativa III está correta.

QUESTÃO 20

Analise os itens abaixo: I. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que após submetido a teste etilométrico, considerar-se-á embriagado o condutor que ultrapassar a 0,29mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. II. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que a lavratura do Auto de Infração pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro será quando ultrapassar a 0,10mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. III. São Medidas Administrativas das infrações de trânsito: retenção do veículo, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo. IV. Quando da abordagem de condutor de veículo for constatado sinais de embriaguez e o mesmo se recusa a realizar o teste etilométrico, o policial militar deverá preencher o Termo de Constatação e conduzi-lo à Delegacia de Polícia. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmativa III está incorreta. b. (___) as afirmativas II e III estão incorretas. c. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) as afirmativas II, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 21

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a.(___) A rinha de galo é permitida em algumas cidades do Brasil por não ser considerada crime de maus-tratos. b.(___) Quanto à tutela do meio ambiente é um bem difuso, de titularidade indeterminada, e deve estar sujeita aos interesses particulares, em prejuízo do homem e ao meio ambiente. c.(___) Verificado o crime ambiental, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos e poderá solicitar a presença de órgãos ambientais para a atuação administrativa. Resposta verdadeira. d.(___) Sobre destinação dos animais, apreendidos envolvidos em ocorrências policiais não poderão

Page 27: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

27

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

ser libertados em seu habitat e serão somente entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados. e.(___) Fauna exótica são espécies nativas do nosso País.

QUESTÃO 22

Sobre as características da crise, analise as afirmativas abaixo: I. Um evento crítico pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar e envolver qualquer pessoa. Trata-se da imprevisibilidade da crise. II. Compressão de tempo é a característica da crise que assinala que o evento crítico deve ser resolvido o mais rápido possível. III. Toda crise é uma ocorrência grave, onde há o risco de morte e de danos físicos iminentes para todos os envolvidos no evento. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I e II estão corretas. b. (___) as afirmativas I e III estão corretas. c. (___) somente a afirmativa I está correta. d. (___) somente a afirmativa III está correta. e. (___) todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 23

Considere as seguintes proposições sobre busca e revista: I. As buscas ou revistas em automóveis somente poderão ser realizadas se houver situação de flagrante delito que justifique o procedimento, sob pena do policial responder por atentado à inviolabilidade domiciliar, já que, para efeitos legais, o automóvel é considerado como uma extensão do domicílio. II. Embora a legislação processual penal autorize, em alguns casos, que a mulher seja revistada pelo homem, como procedimento padrão o policial masculino não deve revistar mulheres em abordagens, sendo recomendado que acione uma policial feminina para que esta realize a revista. III. Existem três possibilidades de realização de busca pessoal sem mandado judicial. São elas: em caso de prisão; quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito; e ainda, quando a medida for necessária no curso da busca domiciliar. IV. Na falta de policiais femininas, para a realização da revista em mulheres é possível que os policiais solicitem o apoio de outra mulher, a qual, para a realização da busca, deverá ficar sozinha com a pessoa a ser revista, evitando-se, dessa forma, qualquer constrangimento à pessoa que será submetida à revista. Assinale a alternativa correta: a.(___) Somente a afirmativa III está correta. b.(___) Somente as afirmativas I e II estão corretas. c.(___) Somente a afirmativa II está correta. d.(___) Todas as afirmativas estão corretas. e.(___) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

QUESTÃO 24

Page 28: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

28

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

De acordo com a Diretriz nº 007/2010 – PM/3, relativa a “procedimentos dos militares estaduais no encaminhamento de pessoa presa em flagrante e em inquirição como testemunha na instrução criminal”:

I. O policial militar que presencia uma ação delituosa em seu horário de folga deverá, em qualquer caso, repassar a ocorrência para uma equipe que esteja de serviço. II. Para preservar suas identidades, os policiais militares do serviço reservado, ao presenciarem uma ação delituosa, sempre deverão solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) presos até a Delegacia de Polícia, bem como não poderão prestar depoimento sobre os fatos. III. O policial militar, ao presenciar uma ação delituosa, poderá solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) preso(s) até a Delegacia de Polícia quando houver um caso de extrema necessidade, como ferimento na ação ou a realização imprescindível de outras diligências necessárias para a busca de provas relativas à ocorrência. IV. Quando Oficiais CPU ou policiais do serviço reservado realizam a prisão de um infrator e por motivo justificado solicitam que uma equipe de apoio encaminhem os detidos à Delegacia, esta equipe não deverá consignar no B.O.U (Boletim de Ocorrência Unificado) nem informar à autoridade policial que preside o auto flagrancial, o nome e qualificação dos respectivos militares estaduais que efetivamente presenciaram a ação delituosa, para preservar suas identidades. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente os itens I e III estão corretos. b. (___) somente os itens III e IV estão corretos. c. (___) somente o item III está correto. d. (___) todos os itens estão corretos. e. (___) somente os itens I, III e IV estão corretos.

QUESTÃO 25

Sobre o crime de motim e sua forma qualificada, podemos afirmar que: I. Sua diferenciação está na quantidade de pessoas envolvidas, sendo que no crime de revolta sempre será acima de 100 participantes. II. Sua diferenciação está no uso ou não do fardamento, sendo que na revolta os agentes estão fardados e no motim estes não estão fardados. III. A revolta se diferencia do motim por seus participantes estarem armados. IV. Agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la é uma das formas de praticar o motim ou revolta. V. Nos crimes de motim ou revolta é necessário o concurso de agentes, ou seja, são crimes plurisubjetivos. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I e II estão incorretas. b. (___) as afirmativas I, IV e V estão corretas. c. (___) as afirmativas III, IV e IV estão incorretas. d. (___) somente as afirmativas IV e V estão incorretas. e. (___) as afirmativas II e V estão incorretas.

QUESTÃO 26

Page 29: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

29

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Assinale qual das alternativas não corresponde a uma pena principal no Direito Penal Militar: a. (___) Detenção. b. (___) Prisão. c. (___) Reforma. d. (___) Banimento. e. (___) Morte.

QUESTÃO 27

Em relação à acumulação de cargos públicos por parte de militar estadual, podemos afirmar que: I. O militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente será transferido para a reserva, nos termos da lei, exceto se o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas. II. A exceção constitucional prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c" da CF/88 – possibilidade de o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde – foi introduzida recentemente, através da Emenda Constitucional n.º 77, de 11 de fevereiro de 2014. III. O militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, eletiva, exceto se da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, excluído ex offício, nos termos da lei. IV. Conforme remessa expressa do art. 42, §1.º da Constituição Federal é permitida a acumulação de cargo público efetivo de militar estadual e outro de magistério. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. d.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 28

Da análise sistemática da Constituição Federal, é possível afirmar que:

I. Dentro do capítulo VII da CF/88 encontramos a Administração Pública, e particularmente a

Seção II, a qual trata dos servidores públicos, ali incluídos os policiais militares e bombeiros

militares, motivo pelo qual é correto afirmar que os integrantes das Polícias Militares e Corpos

de Bombeiros Militares tecnicamente são considerados servidores públicos militares.

II. O art. 40, § 10.º da Constituição Federal, aplicável aos militares relata expressamente que “a

lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício”,

motivo pelo qual os militares do Estado do Paraná não podem mais contar as férias não

gozadas como tempo para fins de inatividade.

III. É possível a combinação do regime geral de previdência e o regime próprio dos militares

estaduais.

Page 30: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

30

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

IV. Para os policiais e bombeiros militares, o tempo de contribuição federal, estadual ou

municipal não será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente

para efeito de disponibilidade, já que dispõe de regras próprias.

V. Segundo o art. 14, § 8.º da Constituição Federal, o militar alistável é elegível; porém, se

contar com menos de 10 anos, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará

automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. c.(___) todas afirmativas estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão incorretas. e.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 29

Ao realizar a leitura do art. 144 da Constituição Federal, tem-se o rol de competências e atribuições dos órgãos que integram a segurança pública. É possível afirmar que: I. Destina-se a Polícia Federal apurar infrações penais contra a ordem econômica, democrática e de conflitos externos ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. II. A competência quanto a Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública atribuída a Polícia Militar, também foi expressamente delegada pela Constituição Federal a Polícia Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, as quais competem, a Polícia Ostensiva nas rodovias e ferrovias. III. Compete à Polícia Federal exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

IV. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária em concorrência com a Polícia Federal e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

V. A Constituição Federal atribuiu às Guardas Municipais o Poder de Polícia Municipal, com atuação dentro da circunscrição do município. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente a afirmativa III está correta. b.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão incorretas. e.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Utilize por base o texto abaixo para responder às questões 30 e 31:

QUESTÃO 30

O Soldado PM Ares, pertencente ao 54.º Batalhão de Polícia Militar, quando de serviço na rádio patrulha, por volta das 22h, após discussão, veio a efetuar disparos de arma de fogo contra seu companheiro de serviço Soldado PM Hermes, o qual veio a falecer. Na sequência, o Oficial CPU 1.º Tenente Apolo, buscando o paradeiro do Soldado PM Hermes, verificou manchas de sangue no tapete e camburão da viatura, pedaços de tecido indicando ser do fardamento do Soldado PM Hermes, além de marcas nos braços do Soldado PM Ares, indicando a ocorrência

Page 31: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

31

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

de luta corporal. Neste momento, o Soldado Ares recebeu voz de prisão pelo Oficial CPU, sendo autuado em flagrante delito. Durante o interrogatório de Ares, este confessou o crime, indicando um revólver calibre .32, de numeração e identificação suprimida, utilizado para prática do ilícito, o qual estava escondido em sua residência. Na sequência, a equipe da P/2, sob comando da 1.º Sargento Têmis, às 2h da manhã, adentrou na residência de Ares, realizou busca domiciliar sem autorização da justiça e apreendeu a arma objeto do delito. Após análise do texto, assinale a alternativa correta: a.(___) O advogado do Soldado PM Hermes poderá ingressar junto à Justiça Militar com todos os meios cabíveis visando a liberdade de seu cliente, inclusive o habeas corpus. b.(___) Por se tratar de crime doloso contra a vida, a investigação será conduzida mediante Inquérito Policial na Delegacia de Polícia, e o Soldado Ares será julgado pelo Tribunal do Júri. c.(___) Segundo a Constituição Federal, ninguém será preso salvo em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, exceto nos casos de transgressão disciplinar e crimes impropriamente militares. Portanto, no presente caso, o Oficial CPU poderia efetuar a prisão pelo crime, mesmo que não estivesse em flagrante delito. d.(___) Até o término das diligências iniciais, o presidente do auto de prisão em flagrante poderá manter o Soldado Ares incomunicável, pois não há contraditório e ampla defesa nesta fase; contudo, tão logo encerre seu interrogatório, deverá ser imediatamente comunicada a família ou alguém por ele indicado. e.(___) A garantia de não produzir provas contra si significa que o acusado em processo não está obrigado a dizer a verdade, dispositivo que não se aplica aos militares, que têm o dever de falar a verdade. Neste caso, o militar estadual ou confessaria o crime ou permaneceria calado.

QUESTÃO 31

Após análise do texto anterior, assinale a alternativa correta: a.(___) O Soldado Ares também poderá incidir nas penas do crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, prevista no art. 12 do Estatuto do Desarmamento. b.(___) O caso em tela é de flagrante presumido ou ficto, ou seja, quando o autuado é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. c.(___) A busca domiciliar comandada pela 1.º Sargento Têmis é ilegal, vez que realizada no período noturno e sem autorização judicial, devendo neste caso responder por abuso de autoridade e a prova passa a ser considerada ilícita devido ao vício em sua colheita. d.(___) A confissão do acusado é prova suficiente para condenação; todavia, poderão ser levantadas outras circunstâncias que atenuem a pena. e.(___) Quando a infração deixar vestígios será dispensável o exame de corpo de delito, podendo supri-lo a confissão do acusado.

QUESTÃO 32

Em relação ao Estado de Defesa e Estado de Sítio previstos na Constituição Federal é possível afirmar que: I. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de sítio para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional. II. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de defesa no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. III. O decreto que instituir o estado de sítio, que será de no máximo 30 dias, poderá restringir o direito a reunião, sigilo de correspondência e o sigilo de comunicação telegráfica e telefônica. IV. A vigência do estado de defesa, como consequência da declaração de estado de guerra,

Page 32: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

32

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

sujeitará as pessoas a obrigação de permanência em localidade determinada; detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; e intervenção nas empresas de serviços públicos. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. b.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão incorretas. e.(___) somente a afirmativa I está correta.

QUESTÃO 33

A respeito do crime e da contravenção penal, analise as assertivas abaixo:

I. Constitui crime a infração penal apenada com reclusão ou detenção, acompanhada ou não

de multa, e contravenção penal aquela punida com prisão simples juntamente com multa ou

somente com multa.

II. Os crimes são de ação penal pública condicionada, incondicionada ou ação penal privada,

sendo admitida para os crimes a punição pela tentativa; já as contravenções penais não

admitem tentativa e são todas de ação penal pública incondicionada.

III. Nos crimes, a pena máxima para cumprimento é de 30 (trinta) anos, sendo admitido o erro

de tipo e o erro de proibição; em relação às contravenções penais, admite-se o erro de direito

e a pena máxima de cumprimento é de 5 (cinco) anos.

IV. A conduta prevista no art. 28 da Lei Federal n.º 11.343/2006, que previu o crime de porte de

drogas, por não ser sancionada com a pena de reclusão, tampouco com a de detenção, é

considerada uma contravenção penal.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas. b.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 34

Criminosos sequestram a filha de 5 anos de idade de Tibúrcio, gerente de um banco, e exigem

que ele abra o cofre e os auxilie na subtração de soma em dinheiro. Durante esse período, a

quadrilha mantém, em local ignorado, a criança sob a mira de armas de fogo. Caso Tibúrcio se

recuse, os criminosos ameaçam matá-la. No dia seguinte, durante patrulhamento rotineiro,

uma equipe policial-militar percebe a movimentação estranha no banco e, ao abordar os

suspeitos, constata o crime e prende todos os autores. Em seguida, a menina é libertada pela

Polícia Militar. Quanto ao gerente do banco, é correto afirmar:

a.(___) Responderá por tentativa imperfeita, uma vez que o crime não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade. b.(___) Estará afastada a tipicidade da sua conduta, pois não agiu com dolo, além do que não houve ação ou omissão diante da coação física irresistível imposta. c.(___) Estará afastada a ilicitude da sua conduta, pois agiu em estado de necessidade. d.(___) Estará afastada a culpabilidade, pois agiu mediante coação moral irresistível, não lhe sendo exigível conduta diversa.

Page 33: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

33

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

e.(___) Responderá pelo crime consumado, uma vez que a conduta foi típica, ilícita e culpável, porém ficará isento de pena em face do perdão judicial.

QUESTÃO 35

A respeito das imunidades parlamentares, analise as assertivas a seguir: I. A Imunidade Parlamentar é outorgada a senadores e deputados federais, não alcançando os parlamentares estaduais e vereadores. II. De acordo com o art. 53 da CF, os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, mesmo fora do Congresso Nacional e ainda que não relacionados com o exercício da atividade. III. A Imunidade Processual dos senadores e deputados federais ocorre desde a diplomação, antes de tomar posse. O processo e julgamento correm junto ao Supremo Tribunal Federal, independe da infração penal, bem como não importa se praticada antes ou durante o exercício da atividade parlamentar. IV. Imunidade Prisional significa que o parlamentar federal, em regra, não poderá ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas. b.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. c.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão corretas. e.(___) somente a afirmativa III e IV estão corretas.

QUESTÃO 36

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única falsa: a.(___) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. b.(___) Se a provocação constituir uma mera brincadeira de mau gosto, não passar de um desafio, geralmente tolerado no meio social, não se autorizará a legítima defesa. c.(___) Contra investidas de animais não cabe estado de necessidade, mesmo quando o animal é um instrumento nas mãos do dono. d.(___) A agressão injusta na legítima defesa será observada sob a ótica de quem repele e não de quem ataca. e.(___) No estado de necessidade, na relação entre o valor do bem sacrificado e do bem protegido, o Brasil adota a teoria unitária no artigo 24, § 2.º do Código Penal e teoria diferenciadora nos artigos 39 e 43 do Código Penal Militar.

QUESTÃO 37

Em relação às provas, analise as alternativas a seguir: I. Policial militar, após praticar tortura contra um suspeito, obtém confissão. Neste caso, o policial militar responderá pela prática do crime de tortura, no entanto a confissão obtida poderá ser utilizada como prova no processo contra o suspeito. II. Todas as provas colhidas durante inquérito policial são suficientes para ensejar a condenação, independente se cautelares ou não. III. Através de uma interceptação telefônica ilegal, chega-se a uma residência em que se encontra armazenada grande quantidade de drogas, culminando na prisão de um traficante.

Page 34: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

34

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Nesta hipótese, apesar de a interceptação ser ilegal, a prisão por tráfico é legal, já que independente. IV. O Código de Processo Penal enumera um rol taxativo de meios de prova, sendo ilegais outras formas que não estejam ali elencadas. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas II e IV estão incorretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão incorretas. e.(___) somente a afirmativa I e III estão corretas.

QUESTÃO 38

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir: I. Na legítima defesa, a injusta agressão precisa ser de natureza criminosa, e o agressor deve ter consciência da injustiça de seu comportamento. II. Na legítima defesa, “atual” significa a agressão presente, que está em progressão, está acontecendo; e “iminente” é aquela que está prestes a se concretizar. III. Na legítima defesa, devem-se utilizar os meios menos lesivos, que se encontram à disposição do agente, porém hábeis a repelir a agressão. IV. O policial militar que durante troca de tiros com marginais vem a atingir os criminosos para salvaguardar reféns atua em legítima defesa de terceiros e não no estrito cumprimento de um dever legal. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) todas as afirmativas estão incorretas. e.(___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 39

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) Mesários durante o pleito eleitoral, por não serem servidores públicos efetivos, não são considerados autoridade, não podendo ser submetidos às regras da Lei de Abuso de Autoridade. b.(___) Ingressar em domicílio durante a noite, sem autorização do morador, e no caso de flagrante delito, constitui abuso de autoridade. c.(___) Nos casos da Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), são vedadas as penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa. d.(___) A Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) configura como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral, não sendo, no entanto, protegida do dano patrimonial, o qual é abrangido apenas em ação cível. e.(___) O agente incurso na Lei Federal n.º 4.898/1965 (Lei de Abuso de Autoridade) estará sujeito somente a sanções penais e administrativas, sendo que as sanções civis serão promovidas mediante processo autônomo.

QUESTÃO 40

Page 35: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

35

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O processo na Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal n.º 9.099/1995) orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação ou a transação. b.(___) O agente público que adquire para si, no exercício de mandato, bens cujo valor seja desproporcional à sua evolução patrimonial ou incompatível com sua renda não pode ser alcançado pela Lei de Improbidade Administrativa, uma vez que tal imposição configuraria hipótese de culpa presumida. c.(___) Em face da proibição de cumulação de sanções decorrentes de um mesmo fato, o agente que praticou a improbidade administrativa só poderá ser condenado à pena menos gravosa. d.(___) Quando o abuso de autoridade for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, deverá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos. e.(___) A Lei de Drogas não tipificou penalmente a conduta do agente que financia ou custeia a tráfico de drogas.

4. GABARITO PRELIMINAR PROVA B

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA E B D A C D C E A A D D C C A A C B B A

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA C B E C A D C D A A B D C D E C D B C A

Page 36: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

36

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

PR

OV

A - C

5. PROVA C

LEIA ATENTAMENTE TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE INCIAR

A PROVA

36. Cada candidato receberá um caderno de prova e um cartão-resposta (cartão de leitura óptica).

37. Confira as informações pessoais constantes no caderno de provas e no cartão-resposta: nº da inscrição, nome completo, RG e assine nos espaços próprios.

38. Ao receber este caderno, confira se o caderno de prova contém 40 (quarenta) questões com 05 (cinco) alternativas cada.

39. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao aplicador da prova da sala que tome providências cabíveis.

40. A prova é sem consulta, devendo o candidato ter sobre a carteira a identidade funcional, lápis, borracha e caneta.

41. Desligue o celular/aparelhos eletrônicos imediatamente.

42. Não é permitido utilizar calculadora, telefone celular, pager, relógio ou qualquer outro equipamento eletrônico.

43. A duração da prova será de 3h (TRÊS HORAS), incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

44. Você deverá permanecer obrigatoriamente em sala por, no mínimo, 30 (trinta) minutos após o início da prova.

45. Utilize somente caneta esferográfica com tinta azul ou preta para preencher o cartão-resposta (cartão de

leitura óptica). 46. Existe somente uma alternativa correta para cada

questão. 47. Cuidado ao preencher o cartão-resposta, pois não será

fornecido outro; o correto preenchimento do cartão-resposta é de responsabilidade do candidato.

48. O candidato deverá preencher no cartão-resposta o tipo de prova recebido.

49. Eventual marcação de mais de uma alternativa de uma mesma questão, rasura, borrão, utilização de corretivo ou preenchido de forma diferente do exemplo, implicará na anulação do(s) item(s), pois impedirá a leitura óptica da resposta.

50. Ao terminar a prova, chame o aplicador ou fiscal de sala, devolva-lhe o seu cartão-respostas e o caderno de prova e, se quiser, anote as suas respostas no canhoto destacável abaixo.

51. Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão permanecer em sala e após acompanhar os aplicadores até a sala da coordenação do concurso para lacrarem o envelope de cartões-respostas.

52. A desobediência a qualquer uma das determinações constantes no presente caderno ou na folha de repostas implicará na anulação de sua prova.

53. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicará em sanções penais e administrativas.

Page 37: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

37

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

QUESTÃO 01

Assinale a alternativa que contém a autoridade cujo pronome de tratamento é Excelentíssimo, segundo as Instruções Reguladoras de Elaboração, Arquivo e Eliminação de Documentos – Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR): a. (___) Presidente de Órgão de Classe. b. (___) Vereadores. c. (___) Diretor -Geral da SESP. d. (___) Comandante-Geral da PM. e. (___) Tenentes-Coronéis do Exército.

QUESTÃO 02

Segundo os Art. 2º e 3º das Instruções de Comunicação Oficial da PMPR (ICO-PMPR), assinale a alternativa correta: a.(___) terão tramitação urgentíssima os documentos oriundos do Poder Judiciário (Mandado de Segurança, Ações Ordinárias, “Habeas Corpus”, etc.) b.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgentíssimo é de um dia útil. c.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento ordinário é de até cinco dias úteis. d.(___) são considerados documentos com tramitação urgentíssima, os recursos em geral e os expedientes relativos aos direitos dos militares estaduais. e.(___) o prazo para a tramitação e o estudo de um documento urgente é de até três dias úteis.

QUESTÃO 03

As abreviaturas militares devem ser empregadas somente entre militares e, sempre que viável, nos documentos internos da Corporação. No tocante a forma correta de aplicação das regras para abreviaturas em documentos oficiais da PMPR analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: I. O nome dos meses será abreviado com as três primeiras letras seguido de ponto, sendo a letra inicial grafada em minúsculo (jan., fev., mar., abr., etc.); II. Horas, minutos e segundos serão grafados: 7h32min5s (sete horas, trinta e dois minutos e cinco segundos); III. Os postos, graduações, funções, unidades e subunidades deverão ser grafados com a letra inicial em maiúsculo, sendo seguidos de ponto: Cap. (capitão), Sd. (soldado); Ten.-Cel. (tenente-coronel); Cmt. (comandante); Subcmt. (subcomandante); Cia. (companhia); Pel. (pelotão); IV. O mês de maio não será abreviado, mas grafado por inteiro. Ex.: 25 de maio de 2006 ou 25 maio 06. a. (___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. b. (___) somente a afirmativa II está correta. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) somente as afirmativas I e II estão corretas. e. (___) somente a afirmativa III está correta.

QUESTÃO 04

Leia o início de um texto, boletim de ocorrência, registrado no Rio Grande do Norte. Obs.: Os nomes reais foram alterados.

O comunicante na qualidade de Prefeito Municipal desta cidade, compareceu nesta Delegacia de Polícia para fazer o registro do seguinte fato: Na data de 30 de maio de 2012, por volta das 10horas, foi surpreêndido ao ler, no blog de Geraldo Roberto, matéria que tratava a cerca de uma suposta

Page 38: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

38

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

fraude que o comunicante estaria articulando para o próximo pleito eleitoral nesta cidade, e que, segundo o blog de Geraldo Roberto tras uma notícia onde o comunicante poderia estar articulando as escondidas com Dr. Joelson candidato nesta cidade, uma armação para enganar o eleitorado nas eleição deste ano, para isso, o Dr. Joelson sairia candidato à Prefeito de Macau-RN com o apoio as escondidas do comunicante.

Disponível em <http://www.arafran.com.br/?p=2280> Acesso feito em 17 de março de 2014 – às 10h30min – Trecho adaptado)

O trecho em questão apresenta muitas inadequações no que diz respeito ao uso da norma culta da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa incorreta quanto à análise feita, considerando elementos ortográficos, clareza, norma culta e a elegância das frases. a. (___) Há erros de grafia, como em “a cerca” e “tras” e de acentuação, como na palavra “surpreêndido”. b. (___) A conjunção “segundo” deveria ser retirada do contexto, uma vez sua presença torna o trecho incoerente. A elegância do texto também é prejudicada com a presença do gerundismo “poderia estar articulando”. c. (___) O pronome relativo “onde” está inadequado no período e há erro de concordância nominal, como em “nas eleição”. d. (___) Há problemas com pontuação. Os apostos não foram adequadamente isolados por vírgulas. e. (___) Todos os casos de uso de crase estão corretos e correspondem à mesma regra: usa-se crase diante de locução adverbial feminina.

QUESTÃO 05

Sobre a generalidade dos armamentos, analise as questões abaixo: I. Armamento leve é aquele que possui peso e volume relativamente reduzido, podendo ser transportados geralmente por um só homem, ou em fardos por mais de um, além de possuir calibre até .50 polegadas, inclusive. Por ser variado o material bélico, existe armas que não se enquadram perfeitamente dentro deste conceito, o qual tem o objetivo de generalizar e não particularizar. II. Quanto ao tipo podem ser: de porte; portátil e não portátil. III. Quando nos referimos a armas de porte, podemos citar como exemplo a pistola calibre .40. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a afirmação II está incorreta. b. (___) somente a afirmação II está correta. c. (___) todas as afirmações estão corretas. d. (___) as afirmativas I e II estão corretas. e. (___) somente a afirmativa I é correta.

QUESTÃO 06

O policial militar deve estar preparado para enfrentar situações de violência urbana que podem resultar em confrontos com marginais, sendo imprescindível o tirocínio do militar para o saneamento e correção de um incidente de tiro durante a ação de enfrentamento. Um incidente, curioso por sua forma de apresentação, é causado pelo ciclo incompleto do ferrolho que se fecha antes do estojo ser ejetado por completo da arma, ficando preso por sua base, tal incidente é conhecido como: a. (___) incidente de carregamento. b. (___) incidente de extração. c. (___) incidente de ejeção. d. (___) incidente de alimentação. e. (___) incidente de apresentação.

Page 39: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

39

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

QUESTÃO 07

Quanto ao manejo da arma do tipo pistola Taurus .40, modelo P24/7 é correto afirmar que: a. (___) carregar é o ato de inserir o carregador na arma e siclar o ferrolho, deixando a em condições de disparo. b. (___) quando a arma está carregada podemos dizer que ela se encontra com munição na câmara e em condições de disparo. c. (___) nenhuma das alternativas anteriores está correta. d. (___) alimentar é o ato de inserir o carregador na arma e colocar uma munição na câmara deixando-a em condições de disparo. e. (___) municiar é o ato de inserir a munição no carregador da arma.

QUESTÃO 08

Sobre o tiro policial analise as proposições a seguir: I. Independentemente da posição de tiro a cobertura deve ser valorizada em todas as ações policiais; II. São fundamentos do tiro policial a empunhadura e o acionamento do gatilho; III. A troca de carregador deve ser realizada somente quando a arma parar aberta após o último disparo; IV. A realização de disparos com empunhadura simples, numa situação real de confronto, quando a outra mão estiver ocupada, impossibilitará o atirador de realizar a troca de carregador, caso seja necessário, pois estará utilizando apenas uma das mãos. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa II e a III estão incorretas. b. (___) somente a alternativa I está incorreta. c. (___) todas as alternativas estão corretas. d. (___) as alternativas I e II estão corretas. e. (___) a alternativa III está correta.

QUESTÃO 09

Durante um confronto armado, o policial pode encontrar inúmeras proteções que vão desde um simples arbusto até uma parede de concreto, no entanto elas se diferenciam entre si. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta: I. Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; II. Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; III. A Cobertura é o tipo de abrigo que oferece proteção contra os disparos do oponente; IV. A Encoberta é o tipo de proteção que somente evita que o oponente veja o policial, mas este não está protegido de um eventual disparo; a. (___) somente a afirmativa III está correta. b. (___) todas as afirmativas estão corretas. c. (___) as afirmativas I e IV estão corretas. d. (___) as afirmativas I e III estão corretas. e. (___) somente as afirmativas III e IV estão corretas.

QUESTÃO 10

Page 40: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

40

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

De acordo com a Lei 16.575, de setembro de 2010 – LOB – existirão no âmbito da PMPR, em caráter permanente, as seguintes comissões regidas por legislação própria: I. Comissão de Promoção de Oficiais; II. Comissão de Promoção de Praças; III. Comissão de Medalhas; IV. Comissão de Mérito. Assinale a alternativa correta: a.(___) somente as alternativas I, II e III estão corretas. b.(___) somente as alternativas I e II estão corretas. c.(___) todas as alternativas estão corretas. d.(___) somente as alternativas II e III estão corretas. e.(___) somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

QUESTÃO 11

Considera-se acidente em serviço, para os efeitos previstos na legislação em vigor relativa à Policia Militar do Paraná, aquele que ocorra com Militar Estadual da ativa, quando: I. No desempenho de atribuição funcional durante o expediente regular, ou, quando determinado por autoridade competente, em sua prorrogação ou antecipação. II. No cumprimento de ordem emanada de autoridade competente. III. No decurso de viagem, em objeto de serviço, prevista em regulamento ou autorizada por autoridade competente. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente as alternativas I e III estão corretas. b. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. c. (___) todas as alternativas estão corretas. d. (___) somente a alternativa I está correta. e. (___) somente a alternativa II está correta.

QUESTÃO 12

Em relação à estrutura geral da PMPR, assinale a alternativa incorreta: a. (___) Órgãos de apoio realizam as atividades-meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal, de semoventes e de material de toda a Polícia Militar, atuando em cumprimento das diretrizes e ordens dos órgãos de direção. b. (___) Compete aos Órgãos de direção incumbir-se do planejamento em geral, visando à organização da Corporação, às necessidades em pessoal e em material e ao emprego da Polícia Militar para o cumprimento de suas missões. c. (___) Fazem parte dos Órgãos de apoio as Diretorias, órgãos de direção setorial, estruturadas sob a forma de sistemas para as atividades de pessoal, de ensino e pesquisa, de saúde, de logística, de finanças e do desenvolvimento tecnológico e qualidade. d. (___) Órgãos de execução são constituídos pelas unidades operacionais da Corporação e realizam as atividades-fim da Polícia Militar; cumprem as missões ou a destinação da Corporação. Para isso executam as diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de direção e são apoiados, em suas necessidades de pessoal, de semoventes, de material e de serviços, pelos órgãos de apoio. e. (___) Órgãos de direção realizam o comando e a administração da Corporação.

QUESTÃO 13

Em relação a férias, de acordo com o Decreto nº 7.339, de 08 jun 10 (RISG/PMPR), analise as afirmativas abaixo:

Page 41: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

41

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

I. Férias é afastamento total do serviço, anual e obrigatoriamente concedido ao militar estadual para descanso, tendo sua duração definida de acordo com a lei. II. O militar estadual adquire o direito às férias após um ano de exercício, cujo cômputo dar-se-á da data de ingresso na Corporação (período aquisitivo). III. O direito às férias é prejudicado pela concessão anterior de dispensas, licença para tratamento da própria saúde, licença inferior a trinta dias para tratamento da saúde de pessoa da família, licença especial, submissão a processo administrativo disciplinar, punição disciplinar ou trânsito. IV. As férias serão concedidas e fruídas, obrigatoriamente, até um ano, contado da data em que o militar estadual adquiriu o direito e sempre serão registradas como referentes ao período trabalhado. V. A autorização para fruição de férias fora do território nacional competirá ao Governador do Estado, devendo o pedido, contendo a especificação do local de gozo, ser feito pelo canal de comando, com antecedência mínima de quarenta e cinco dias. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente a alternativa V está incorreta. b. (___) as alternativas III, IV e V estão incorretas. c. (___) somente a alternativa II está correta. d. (___) todas as alternativas estão corretas. e. (___) as alternativas I, II, III estão corretas.

QUESTÃO 14

A licença especial é um direito concedido ao militar que no período de dez anos consecutivos não se afastar do exercício de suas funções. Para tanto, não são considerados como afastamentos do exercício: I. Férias. II. Dispensa do serviço. III. Condenação por pena criminal. IV. Licença para tratamento da própria saúde e da saúde de pessoa da família, até o máximo de seis meses por decênio. V. Licença por ferimento em serviço. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) as alternativas II e III estão incorretas. b. (___) as alternativas I, II, IV e V estão corretas. c. (___) todas estão corretas. d. (___) a alternativa V está incorreta. e. (___) as alternativas I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 15

De acordo com o Regulamento Interno dos Serviços Gerais da PMPR, considere as seguintes proposições: I. O luto oficial na PMPR, em decorrência do falecimento de militares estaduais ativos ou inativos, terá seu procedimento estabelecido pelo Comandante-Geral. II. No espaço destinado a galeria de heróis, os militares estaduais são retratados somente em fotografia, de frente e descoberto, com o uniforme orgânico. III. A ordem de prontidão determina a situação na qual a unidade fica prevenida da possibilidade de ser chamada para o desempenho de qualquer missão extraordinária na

Page 42: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

42

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

iminência de perturbação da ordem ou de provável deslocamento. Analise os itens acima e assinale a alternativa correta: a. (___) somente as alternativas I e III estão corretas. b. (___) somente as alternativas I e II estão corretas. c. (___) todas as alternativas estão corretas. d. (___) somente a alternativa II está correta. e. (___) somente a alternativa I está correta.

QUESTÃO 16

Instituídas para a manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados, nos Territórios e no Distrito Federal, compete às Polícias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições, assinale a alternativa incorreta: a. (___) atuar de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem, precedendo o eventual emprego das Forças Armadas; b. (___) atender à convocação, inclusive mobilização, do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, subordinando-se à Força Terrestre para emprego em suas atribuições específicas de polícia militar e como participante da Defesa Interna e da Defesa Territorial; c. (___) executar com exclusividade, ressalvas as missões peculiares das Forças Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos; d. (___) atuar de maneira repressiva, como força de dissuasão, em locais ou áreas específicas, onde se presuma ser possível a perturbação da ordem; e. (___) nenhumas das anteriores.

QUESTÃO 17

A Portaria do Comando-Geral nº 339, de 27 de abril de 2006, trata do Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar e, quando normatiza o Fato Imputado, prevê requisitos a serem cumpridos, exceto: a.(___) as referências aos dispositivos de leis, regulamentos, convenções, normas ou ordens que foram contrariados ou contra os quais tenha havido omissão, no caso de aplicação do item 9, Anexo I, do RDE. b.(___) o comportamento do acusado. c.(___) o descritivo claro e preciso dos atos ou fatos praticados pelo militar estadual apontado como autor, precisando sempre que possível, data, hora, local, circunstâncias e demais situações atinentes. d.(___) a identificação e a assinatura da autoridade expedidora. e.(___) os itens do Anexo I do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) em que a conduta do militar estadual apontado como autor se enquadra.

QUESTÃO 18

Sobre o comportamento militar e com fundamentos no artigo 51 do RDE, analise a seguinte situação hipotética e marque a alternativa correta: O Soldado Osmar Calmo ingressou no Corpo de Bombeiros em 21 de abril de 1997; em 10 de agosto de 1997, foi punido com 5 dias de detenção; em 20 set 1997, foi punido com 4 dias de prisão; em 29 de abril de 1998, foi punido com 6 dias de prisão. O seu comportamento em 10 de maio de 1998 será: a. (___) mau. b. (___) ótimo. c. (___) excepcional. d. (___) bom. e. (___) insuficiente.

Page 43: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

43

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

QUESTÃO 19

Com base nos conhecimentos sobre a Doutrina de Polícia Comunitária, analise as questões abaixo: I. O modelo comunitário oferece a comunidade uma janela maior para que se possa observar a atividade policial. Consequentemente oportuniza-se uma supervisão maior pelo público, o que dificulta as ações de polícia comunitária. II. A Polícia Comunitária é um serviço público, antes de ser uma força pública. É uma atitude, na qual o policial, como cidadão, aparece a serviço da comunidade. III. As instituições policiais brasileiras devem ser legitimas representantes da comunidade, mesmo não havendo o encargo legal de prestarem contas à comunidade na sua forma organizada. Assinale a opção correta: a. (__) Somente a afirmativa II está correta. b. (__) As afirmativas I e II estão corretas. c. (__) Todas as afirmativas estão corretas. d. (__) Somente a afirmativa III está correta. e. (__) As afirmativas I e III estão corretas.

QUESTÃO 20

Analise os itens abaixo: I. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que após submetido a teste etilométrico, considerar-se-á embriagado o condutor que ultrapassar a 0,29mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. II. No caso de fiscalização de condutor com sinais de embriaguez podemos afirmar que a lavratura do Auto de Infração pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro será quando ultrapassar a 0,10mg/l como resultado final, considerando a margem de tolerância. III. São Medidas Administrativas das infrações de trânsito: retenção do veículo, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo. IV. Quando da abordagem de condutor de veículo for constatado sinais de embriaguez e o mesmo se recusa a realizar o teste etilométrico, o policial militar deverá preencher o Termo de Constatação e conduzi-lo à Delegacia de Polícia. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas II e III estão incorretas. b. (___) as afirmativas I, III e IV estão corretas. c. (___) todas as afirmativas estão corretas. d. (___) as afirmativas II, III e IV estão corretas. e. (___) somente a afirmativa III está incorreta.

QUESTÃO 21

Com base na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e no Código Florestal (12.651/12), assinale a alternativa correta: a.(___) Quanto à tutela do meio ambiente é um bem difuso, de titularidade indeterminada, e deve estar sujeita aos interesses particulares, em prejuízo do homem e ao meio ambiente.

Page 44: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

44

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

b.(___) Verificado o crime ambiental, serão apreendidos seus produtos e instrumentos, lavrando-se os respectivos autos e poderá solicitar a presença de órgãos ambientais para a atuação administrativa. Resposta verdadeira. c.(___) Sobre destinação dos animais, apreendidos envolvidos em ocorrências policiais não poderão ser libertados em seu habitat e serão somente entregues a jardins zoológicos, fundações ou entidades assemelhadas, desde que fiquem sob a responsabilidade de técnicos habilitados. d.(___) Fauna exótica são espécies nativas do nosso País. e.(___) A rinha de galo é permitida em algumas cidades do Brasil por não ser considerada crime de maus-tratos.

QUESTÃO 22

Sobre as características da crise, analise as afirmativas abaixo: I. Um evento crítico pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar e envolver qualquer pessoa. Trata-se da imprevisibilidade da crise. II. Compressão de tempo é a característica da crise que assinala que o evento crítico deve ser resolvido o mais rápido possível. III. Toda crise é uma ocorrência grave, onde há o risco de morte e de danos físicos iminentes para todos os envolvidos no evento. Assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I e III estão corretas. b. (___) somente a afirmativa I está correta. c. (___) somente a afirmativa III está correta. d. (___) todas as afirmativas estão corretas. e. (___) as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 23

Considere as seguintes proposições sobre busca e revista: I. As buscas ou revistas em automóveis somente poderão ser realizadas se houver situação de flagrante delito que justifique o procedimento, sob pena do policial responder por atentado à inviolabilidade domiciliar, já que, para efeitos legais, o automóvel é considerado como uma extensão do domicílio. II. Embora a legislação processual penal autorize, em alguns casos, que a mulher seja revistada pelo homem, como procedimento padrão o policial masculino não deve revistar mulheres em abordagens, sendo recomendado que acione uma policial feminina para que esta realize a revista. III. Existem três possibilidades de realização de busca pessoal sem mandado judicial. São elas: em caso de prisão; quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito; e ainda, quando a medida for necessária no curso da busca domiciliar. IV. Na falta de policiais femininas, para a realização da revista em mulheres é possível que os policiais solicitem o apoio de outra mulher, a qual, para a realização da busca, deverá ficar sozinha com a pessoa a ser revista, evitando-se, dessa forma, qualquer constrangimento à pessoa que será submetida à revista. Assinale a alternativa correta: a.(___) Somente as afirmativas I e II estão corretas. b.(___) Somente a afirmativa II está correta. c.(___) Todas as afirmativas estão corretas.

Page 45: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

45

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

d.(___) Somente as afirmativas II e III estão corretas. e.(___) Somente a afirmativa III está correta.

QUESTÃO 24

De acordo com a Diretriz nº 007/2010 – PM/3, relativa a “procedimentos dos militares estaduais no encaminhamento de pessoa presa em flagrante e em inquirição como testemunha na instrução criminal”:

I. O policial militar que presencia uma ação delituosa em seu horário de folga deverá, em qualquer caso, repassar a ocorrência para uma equipe que esteja de serviço. II. Para preservar suas identidades, os policiais militares do serviço reservado, ao presenciarem uma ação delituosa, sempre deverão solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) presos até a Delegacia de Polícia, bem como não poderão prestar depoimento sobre os fatos. III. O policial militar, ao presenciar uma ação delituosa, poderá solicitar o apoio de outra equipe para o encaminhamento do(s) preso(s) até a Delegacia de Polícia quando houver um caso de extrema necessidade, como ferimento na ação ou a realização imprescindível de outras diligências necessárias para a busca de provas relativas à ocorrência. IV. Quando Oficiais CPU ou policiais do serviço reservado realizam a prisão de um infrator e por motivo justificado solicitam que uma equipe de apoio encaminhem os detidos à Delegacia, esta equipe não deverá consignar no B.O.U (Boletim de Ocorrência Unificado) nem informar à autoridade policial que preside o auto flagrancial, o nome e qualificação dos respectivos militares estaduais que efetivamente presenciaram a ação delituosa, para preservar suas identidades. Assinale a alternativa correta: a. (___) somente os itens III e IV estão corretos. b. (___) somente o item III está correto. c. (___) todos os itens estão corretos. d. (___) somente os itens I, III e IV estão corretos. e. (___) somente os itens I e III estão corretos.

QUESTÃO 25

Sobre o crime de motim e sua forma qualificada, podemos afirmar que: I. Sua diferenciação está na quantidade de pessoas envolvidas, sendo que no crime de revolta sempre será acima de 100 participantes. II. Sua diferenciação está no uso ou não do fardamento, sendo que na revolta os agentes estão fardados e no motim estes não estão fardados. III. A revolta se diferencia do motim por seus participantes estarem armados. IV. Agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la é uma das formas de praticar o motim ou revolta. V. Nos crimes de motim ou revolta é necessário o concurso de agentes, ou seja, são crimes plurisubjetivos. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a. (___) as afirmativas I, IV e V estão corretas. b. (___) as afirmativas III, IV e IV estão incorretas. c. (___) somente as afirmativas IV e V estão incorretas.

Page 46: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

46

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

d. (___) as afirmativas II e V estão incorretas. e. (___) as afirmativas I e II estão incorretas.

QUESTÃO 26

Assinale qual das alternativas não corresponde a uma pena principal no Direito Penal Militar: a. (___) Prisão. b. (___) Reforma. c. (___) Banimento. d. (___) Morte. e. (___) Detenção.

QUESTÃO 27

Em relação à acumulação de cargos públicos por parte de militar estadual, podemos afirmar que: I. O militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente será transferido para a reserva, nos termos da lei, exceto se o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas. II. A exceção constitucional prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c" da CF/88 – possibilidade de o militar acumular dois cargos privativos de profissionais de saúde – foi introduzida recentemente, através da Emenda Constitucional n.º 77, de 11 de fevereiro de 2014. III. O militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, eletiva, exceto se da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, excluído ex offício, nos termos da lei. IV. Conforme remessa expressa do art. 42, §1.º da Constituição Federal é permitida a acumulação de cargo público efetivo de militar estadual e outro de magistério. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. c.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. e.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas.

QUESTÃO 28

Da análise sistemática da Constituição Federal, é possível afirmar que:

I. Dentro do capítulo VII da CF/88 encontramos a Administração Pública, e particularmente a

Seção II, a qual trata dos servidores públicos, ali incluídos os policiais militares e bombeiros

militares, motivo pelo qual é correto afirmar que os integrantes das Polícias Militares e Corpos

de Bombeiros Militares tecnicamente são considerados servidores públicos militares.

II. O art. 40, § 10.º da Constituição Federal, aplicável aos militares relata expressamente que “a

lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício”,

motivo pelo qual os militares do Estado do Paraná não podem mais contar as férias não

gozadas como tempo para fins de inatividade.

Page 47: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

47

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

III. É possível a combinação do regime geral de previdência e o regime próprio dos militares

estaduais.

IV. Para os policiais e bombeiros militares, o tempo de contribuição federal, estadual ou

municipal não será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente

para efeito de disponibilidade, já que dispõe de regras próprias.

V. Segundo o art. 14, § 8.º da Constituição Federal, o militar alistável é elegível; porém, se

contar com menos de 10 anos, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará

automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. b.(___) todas afirmativas estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão incorretas. d.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

QUESTÃO 29

Ao realizar a leitura do art. 144 da Constituição Federal, tem-se o rol de competências e atribuições dos órgãos que integram a segurança pública. É possível afirmar que: I. Destina-se a Polícia Federal apurar infrações penais contra a ordem econômica, democrática e de conflitos externos ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. II. A competência quanto a Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública atribuída a Polícia Militar, também foi expressamente delegada pela Constituição Federal a Polícia Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, as quais competem, a Polícia Ostensiva nas rodovias e ferrovias. III. Compete à Polícia Federal exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.

IV. Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem as funções de polícia judiciária em concorrência com a Polícia Federal e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

V. A Constituição Federal atribuiu às Guardas Municipais o Poder de Polícia Municipal, com atuação dentro da circunscrição do município. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e IV estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão incorretas. d.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. e.(___) somente a afirmativa III está correta.

Utilize por base o texto abaixo para responder às questões 30 e 31:

QUESTÃO 30

O Soldado PM Ares, pertencente ao 54.º Batalhão de Polícia Militar, quando de serviço na rádio patrulha, por volta das 22h, após discussão, veio a efetuar disparos de arma de fogo contra

Page 48: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

48

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

seu companheiro de serviço Soldado PM Hermes, o qual veio a falecer. Na sequência, o Oficial CPU 1.º Tenente Apolo, buscando o paradeiro do Soldado PM Hermes, verificou manchas de sangue no tapete e camburão da viatura, pedaços de tecido indicando ser do fardamento do Soldado PM Hermes, além de marcas nos braços do Soldado PM Ares, indicando a ocorrência de luta corporal. Neste momento, o Soldado Ares recebeu voz de prisão pelo Oficial CPU, sendo autuado em flagrante delito. Durante o interrogatório de Ares, este confessou o crime, indicando um revólver calibre .32, de numeração e identificação suprimida, utilizado para prática do ilícito, o qual estava escondido em sua residência. Na sequência, a equipe da P/2, sob comando da 1.º Sargento Têmis, às 2h da manhã, adentrou na residência de Ares, realizou busca domiciliar sem autorização da justiça e apreendeu a arma objeto do delito. Após análise do texto, assinale a alternativa correta: a.(___) Por se tratar de crime doloso contra a vida, a investigação será conduzida mediante Inquérito Policial na Delegacia de Polícia, e o Soldado Ares será julgado pelo Tribunal do Júri. b.(___) Segundo a Constituição Federal, ninguém será preso salvo em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, exceto nos casos de transgressão disciplinar e crimes impropriamente militares. Portanto, no presente caso, o Oficial CPU poderia efetuar a prisão pelo crime, mesmo que não estivesse em flagrante delito. c.(___) Até o término das diligências iniciais, o presidente do auto de prisão em flagrante poderá manter o Soldado Ares incomunicável, pois não há contraditório e ampla defesa nesta fase; contudo, tão logo encerre seu interrogatório, deverá ser imediatamente comunicada a família ou alguém por ele indicado. d.(___) A garantia de não produzir provas contra si significa que o acusado em processo não está obrigado a dizer a verdade, dispositivo que não se aplica aos militares, que têm o dever de falar a verdade. Neste caso, o militar estadual ou confessaria o crime ou permaneceria calado. e.(___) O advogado do Soldado PM Hermes poderá ingressar junto à Justiça Militar com todos os meios cabíveis visando a liberdade de seu cliente, inclusive o habeas corpus.

QUESTÃO 31

Após análise do texto anterior, assinale a alternativa correta: a.(___) O caso em tela é de flagrante presumido ou ficto, ou seja, quando o autuado é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. b.(___) A busca domiciliar comandada pela 1.º Sargento Têmis é ilegal, vez que realizada no período noturno e sem autorização judicial, devendo neste caso responder por abuso de autoridade e a prova passa a ser considerada ilícita devido ao vício em sua colheita. c.(___) A confissão do acusado é prova suficiente para condenação; todavia, poderão ser levantadas outras circunstâncias que atenuem a pena. d.(___) Quando a infração deixar vestígios será dispensável o exame de corpo de delito, podendo supri-lo a confissão do acusado. e.(___) O Soldado Ares também poderá incidir nas penas do crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, prevista no art. 12 do Estatuto do Desarmamento.

QUESTÃO 32

Em relação ao Estado de Defesa e Estado de Sítio previstos na Constituição Federal é possível afirmar que: I. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de sítio para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional. II. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de defesa no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.

Page 49: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

49

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

III. O decreto que instituir o estado de sítio, que será de no máximo 30 dias, poderá restringir o direito a reunião, sigilo de correspondência e o sigilo de comunicação telegráfica e telefônica. IV. A vigência do estado de defesa, como consequência da declaração de estado de guerra, sujeitará as pessoas a obrigação de permanência em localidade determinada; detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; e intervenção nas empresas de serviços públicos. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas III e IV estão corretas. b.(___) todas as afirmativas estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão incorretas. d.(___) somente a afirmativa I está correta. e.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas.

QUESTÃO 33

A respeito do crime e da contravenção penal, analise as assertivas abaixo:

I. Constitui crime a infração penal apenada com reclusão ou detenção, acompanhada ou não

de multa, e contravenção penal aquela punida com prisão simples juntamente com multa ou

somente com multa.

II. Os crimes são de ação penal pública condicionada, incondicionada ou ação penal privada,

sendo admitida para os crimes a punição pela tentativa; já as contravenções penais não

admitem tentativa e são todas de ação penal pública incondicionada.

III. Nos crimes, a pena máxima para cumprimento é de 30 (trinta) anos, sendo admitido o erro

de tipo e o erro de proibição; em relação às contravenções penais, admite-se o erro de direito

e a pena máxima de cumprimento é de 5 (cinco) anos.

IV. A conduta prevista no art. 28 da Lei Federal n.º 11.343/2006, que previu o crime de porte de

drogas, por não ser sancionada com a pena de reclusão, tampouco com a de detenção, é

considerada uma contravenção penal.

Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas.

QUESTÃO 34

Criminosos sequestram a filha de 5 anos de idade de Tibúrcio, gerente de um banco, e exigem

que ele abra o cofre e os auxilie na subtração de soma em dinheiro. Durante esse período, a

quadrilha mantém, em local ignorado, a criança sob a mira de armas de fogo. Caso Tibúrcio se

recuse, os criminosos ameaçam matá-la. No dia seguinte, durante patrulhamento rotineiro,

uma equipe policial-militar percebe a movimentação estranha no banco e, ao abordar os

suspeitos, constata o crime e prende todos os autores. Em seguida, a menina é libertada pela

Polícia Militar. Quanto ao gerente do banco, é correto afirmar:

a.(___) Estará afastada a tipicidade da sua conduta, pois não agiu com dolo, além do que não houve ação ou omissão diante da coação física irresistível imposta. b.(___) Estará afastada a ilicitude da sua conduta, pois agiu em estado de necessidade.

Page 50: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

50

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

c.(___) Estará afastada a culpabilidade, pois agiu mediante coação moral irresistível, não lhe sendo exigível conduta diversa. d.(___) Responderá pelo crime consumado, uma vez que a conduta foi típica, ilícita e culpável, porém ficará isento de pena em face do perdão judicial. e.(___) Responderá por tentativa imperfeita, uma vez que o crime não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade.

QUESTÃO 35

A respeito das imunidades parlamentares, analise as assertivas a seguir: I. A Imunidade Parlamentar é outorgada a senadores e deputados federais, não alcançando os parlamentares estaduais e vereadores. II. De acordo com o art. 53 da CF, os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, mesmo fora do Congresso Nacional e ainda que não relacionados com o exercício da atividade. III. A Imunidade Processual dos senadores e deputados federais ocorre desde a diplomação, antes de tomar posse. O processo e julgamento correm junto ao Supremo Tribunal Federal, independe da infração penal, bem como não importa se praticada antes ou durante o exercício da atividade parlamentar. IV. Imunidade Prisional significa que o parlamentar federal, em regra, não poderá ser alvo de prisão temporária, preventiva ou decorrente de flagrante delito, exceto o encarceramento provisório em decorrência de flagrante por crime inafiançável. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas. b.(___) somente as afirmativas I e II estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão corretas. d.(___) somente a afirmativa III e IV estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I e III estão corretas.

QUESTÃO 36

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir e assinale a única falsa: a.(___) Se a provocação constituir uma mera brincadeira de mau gosto, não passar de um desafio, geralmente tolerado no meio social, não se autorizará a legítima defesa. b.(___) Contra investidas de animais não cabe estado de necessidade, mesmo quando o animal é um instrumento nas mãos do dono. c.(___) A agressão injusta na legítima defesa será observada sob a ótica de quem repele e não de quem ataca. d.(___) No estado de necessidade, na relação entre o valor do bem sacrificado e do bem protegido, o Brasil adota a teoria unitária no artigo 24, § 2.º do Código Penal e teoria diferenciadora nos artigos 39 e 43 do Código Penal Militar. e.(___) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

QUESTÃO 37

Em relação às provas, analise as alternativas a seguir: I. Policial militar, após praticar tortura contra um suspeito, obtém confissão. Neste caso, o policial militar responderá pela prática do crime de tortura, no entanto a confissão obtida poderá ser utilizada como prova no processo contra o suspeito.

Page 51: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

51

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

II. Todas as provas colhidas durante inquérito policial são suficientes para ensejar a condenação, independente se cautelares ou não. III. Através de uma interceptação telefônica ilegal, chega-se a uma residência em que se encontra armazenada grande quantidade de drogas, culminando na prisão de um traficante. Nesta hipótese, apesar de a interceptação ser ilegal, a prisão por tráfico é legal, já que independente. IV. O Código de Processo Penal enumera um rol taxativo de meios de prova, sendo ilegais outras formas que não estejam ali elencadas. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II e IV estão incorretas. b.(___) todas as afirmativas estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão incorretas. d.(___) somente a afirmativa I e III estão corretas. e.(___) somente as afirmativas II e IV estão corretas.

QUESTÃO 38

Em relação às excludentes de ilicitude, analise as alternativas a seguir: I. Na legítima defesa, a injusta agressão precisa ser de natureza criminosa, e o agressor deve ter consciência da injustiça de seu comportamento. II. Na legítima defesa, “atual” significa a agressão presente, que está em progressão, está acontecendo; e “iminente” é aquela que está prestes a se concretizar. III. Na legítima defesa, devem-se utilizar os meios menos lesivos, que se encontram à disposição do agente, porém hábeis a repelir a agressão. IV. O policial militar que durante troca de tiros com marginais vem a atingir os criminosos para salvaguardar reféns atua em legítima defesa de terceiros e não no estrito cumprimento de um dever legal. Após análise dos itens acima, assinale a alternativa correta: a.(___) somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. b.(___) todas as afirmativas estão corretas. c.(___) todas as afirmativas estão incorretas. d.(___) somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. e.(___) somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

QUESTÃO 39

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) Ingressar em domicílio durante a noite, sem autorização do morador, e no caso de flagrante delito, constitui abuso de autoridade. b.(___) Nos casos da Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), são vedadas as penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa. c.(___) A Lei Federal n.º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) configura como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral, não sendo, no entanto, protegida do dano patrimonial, o qual é abrangido apenas em ação cível. d.(___) O agente incurso na Lei Federal n.º 4.898/1965 (Lei de Abuso de Autoridade) estará sujeito somente a sanções penais e administrativas, sendo que as sanções civis serão promovidas mediante processo autônomo.

Page 52: ESTADO DO PARANÁ - aprapr.org.br · Preliminares do Exame Intelectual do Concurso ao CFS PM - 2014: 2 (Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014) P A -A 1. PROVA A

52

(Continuação do Ed. n.º 013/CFS PM 2014)

e.(___) Mesários durante o pleito eleitoral, por não serem servidores públicos efetivos, não são considerados autoridade, não podendo ser submetidos às regras da Lei de Abuso de Autoridade.

QUESTÃO 40

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: a.(___) O agente público que adquire para si, no exercício de mandato, bens cujo valor seja desproporcional à sua evolução patrimonial ou incompatível com sua renda não pode ser alcançado pela Lei de Improbidade Administrativa, uma vez que tal imposição configuraria hipótese de culpa presumida. b.(___) Em face da proibição de cumulação de sanções decorrentes de um mesmo fato, o agente que praticou a improbidade administrativa só poderá ser condenado à pena menos gravosa. c.(___) Quando o abuso de autoridade for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, deverá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos. d.(___) A Lei de Drogas não tipificou penalmente a conduta do agente que financia ou custeia a tráfico de drogas. e.(___) O processo na Lei dos Juizados Especiais (Lei Federal n.º 9.099/1995) orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação ou a transação.

6. GABARITO PRELIMINAR PROVA C

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA D A C E B C B D E E C C B B E D B A A E

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA B A D B E C B C E E A C B C D B C A C E

Cel. QOPM Douglas Sabatini Dabul, Diretor de Ensino e Pesquisa.