prova cfs b 1-2007

20
COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA EXAME DE ESCOLARIDADE DO EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTO 1/2007 – TURMA "B" PROVA DE PORTUGUÊS – MATEMÁTICA – FÍSICA – QUÍMICA Gabarito Provisório com resolução comentada das questões ATENÇÃO, CANDIDATOS!!! A prova divulgada refere-se ao código 04. Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração e faça a correspondência, para verificar a resposta correta. No caso de solicitação de recurso, observar os itens 11.3 das Instruções Específicas e 8.9 do Aditamento às Instruções Específicas que se encontram no Manual do Candidato. O preenchimento dos recursos deverá ser em letra de forma, digitado ou datilografado. CÓDIGO DA PROVA

Upload: natividan

Post on 22-Nov-2015

68 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

  • COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

    EXAME DE ESCOLARIDADE DO EXAME DE ADMISSO AO

    CURSO DE FORMAO DE SARGENTO 1/2007 TURMA "B"

    PROVA DE PORTUGUS MATEMTICA FSICA QUMICA

    Gabarito Provisrio com resoluo comentada das questes

    ATENO, CANDIDATOS!!!

    A prova divulgada refere-se ao cdigo 04. Se no for esse o cdigo de sua prova, observe a numerao e faa a correspondncia, para verificar a resposta correta.

    No caso de solicitao de recurso, observar os itens 11.3 das Instrues Especficas e 8.9 do Aditamento s Instrues Especficas que se encontram no Manual do Candidato.

    O preenchimento dos recursos dever ser em letra de forma, digitado ou datilografado.

    CDIGO DA PROVA

  • Pgina 3

    Texto: A Bomba Atmica (trecho) Marcus Vincius M. Moraes

    A bomba atmica triste Coisa mais triste no h Quando cai, cai sem vontade Vem caindo devagar To devagar vem caindo Que d tempo a um passarinho De pousar nela e voar... Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar!

    Coitada da bomba atmica Que no gosta de matar Mas que ao matar mata tudo Animal ou vegetal Que mata a vida da terra E mata a vida do ar Mas que tambm mata a guerra ... Bomba atmica que aterra! Bomba atmica da paz!

    Pomba tonta, bomba atmica Tristeza, consolao Flor purssima do urnio Desabrochada no cho Da cor plida do hlium E odor de rdium fatal Loelia mineral carnvora Radiosa rosa radical.

    Nunca mais, bomba atmica Nunca, em tempo algum, jamais Seja preciso que mates Onde houver morte demais: Fique apenas tua imagem Aterradora miragem Sobre as grandes catedrais: Guarda de uma nova era Arcanjo insigne da paz!

    Vocabulrio: urnio, hlium, rdium elementos qumicos loelia minrio insigne clebre, notvel

    AS QUESTES DE 01 A 30 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA

    As questes de 01 a 04 referem-se ao texto ao lado.

    01 Pode-se dizer que, pelo processo de personificao, o

    texto objetiva a) redimir a bomba atmica de seu papel de grande vil na

    histria do homem. b) ironizar as aes do homem ao transformar a bomba

    atmica em coitada. c) criticar o papel destrutivo que a cincia ocupa na histria

    em geral. d) fazer uma apologia aos tempos de paz, por meio de

    condenao expressa bomba atmica. RESOLUO Resposta: A Ao personificar a bomba atmica, percebe-se a inteno clara do autor de mostrar que a bomba no quer matar, mas acionada; a vontade de matar est em quem a comanda. Desse modo, a escolha do recurso de personificao aponta para a busca de um agente, de um sujeito de vontade que, no caso, no a bomba. O texto no tem conotao de ironia; ao contrrio, percebe-se nele o tom do emocional. Tambm no faz crtica cincia, pois no ela o sujeito de vontade, como tambm no assume somente papel destrutivo. Por ltimo, no h sentenciamento, condenao bomba; essa idia oposta idia da alternativa correta.

    02 A terceira estrofe apresenta uma elaborao potica que a) celebra a paixo do homem pelas descobertas cientficas,

    cada vez mais maravilhosas. b) exalta ao mesmo tempo em que critica o grande feito do

    homem, o que se percebe pelos substantivos e adjetivos nela utilizados .

    c) mostra a bomba atmica em sintonia com a natureza, da sua comparao com a flor desabrochando.

    d) busca e valoriza a essncia energtica contida na gnese da bomba atmica.

    RESOLUO Resposta: B Ao mesmo tempo em que se percebe na estrofe uma linguagem de exaltao, de celebrao flor purssima, radiosa rosa radical, consolao, nota-se tambm o contraponto do que no celebrao, por meio da seleo vocabular: pomba tonta, tristeza, cor plida, odor de rdium, fatal, carnvora. exatamente esse paradoxo que no nos autoriza a leitura da estrofe como apenas glorificao, idia expressa nas demais alternativas.

    03 A partir da leitura dos quatro primeiros versos da 4 estrofe, pode-se inferir que a) a guerra, por si mesma, j elimina muitas vidas, o que torna a

    bomba atmica um artefato desnecessrio. b) o processo natural da vida j inclui a morte, sendo, pois, a

    bomba um recurso intil. c) a raa humana, em todos os tempos, j produtora

    competente de processos de morte. d) os efeitos da bomba, por mais aterradores que sejam, no

    superam o medo que o homem tem da morte.

  • Pgina 4

    RESOLUOResposta: C

    Ao eleger a bomba como seu interlocutor e personific-la , opoeta continua direcionando-se ao sujeito de vontade, que ocontrolador da bomba: o homem. Assim, a expresso morte demaisvolta-se para as aes desse sujeito, pois engloba a idia do que estpara alm de um processo natural de morte.

    Os versos em questo trazem um apelo: que a bomba no mateonde houver morte demais nunca, em tempo algum, jamais. Acolocao desses adjuntos adverbiais de tempo elimina a possibilidadede que o autor se refira somente aos momentos de guerra. Um outroadjunto adverbial demais elimina a idia de mortes naturais apenas,o que reforado pelos adjuntos de tempo: h mortes em tempo de paz,mortes em catstrofes (provocadas ou no), mortes em guerra, etc.Esses versos tambm no expressam a idia do medo que o homemsente em relao morte, como tambm no possuem marcas decomparao.

    04 Os cinco ltimos versos do texto mostram que

    a) a humanidade vive aterrorizada pela eterna ameaa de exploso da bomba atmica.

    b) a idia de f como recurso redentor da humanidade, nesta nova era, precisa ser superada.

    c) a espiritualidade e a f suplantam a ameaa destruidora da bomba atmica.

    d) o apreo pela paz, paradoxalmente, transfere-se da dimenso espiritual para a material, na concretizao do objeto blico.

    RESOLUO Resposta: D A evocao s grandes catedrais refere-se busca do homem pelo espiritual, como forma de garantia de seu equilbrio e sua proteo. Ocorre que, em decorrncia da chamada evoluo do homem, este se afasta desse modelo e busca seu equilbrio na prpria evoluo; entretanto, tem de vigiar o que faz, porque da mesmo pode surgir sua destruio. A bomba, o material, maior que as grandes catedrais porque tem o potencial da morte, no pode ser esquecida: torna-se guardi da paz. Com relao s demais alternativas: em A, no h o contraponto entre bomba e catedrais; h apenas a idia de ameaa; em B, h desconsiderao da f, idia que no corresponde ao que mostram os versos.; em C, h a desconsiderao da ameaa da bomba, o que tambm no corresponde ao que trazem os versos.

    05 Conjunes (...) So vocbulos que existem para

    preencher as lacunas de pensamento de quem l. Assinale a alternativa que traz a correta seqncia de conjunes que podem preencher os parnteses nos textos abaixo. 1- O tomo um monumento sabedoria humana. (*) Um dia

    poder ser a lpide de sua insensatez. (Henry Adams) 2- O que Deus fez em seis dias/ Eu desfao em um/ (*) Eu sou

    o lobo homem/ Devoro-me a mim mesmo. (Aridjis) 3- A literatura deve ser vida. (*) O escritor deve ser o que

    escreve. (Guimares Rosa) a) e porque por isso b) porque portanto e c) mas como porquanto d) por conseguinte visto que pois

    RESOLUOResposta: A

    Em 1, o 2 perodo estabelece, com o primeiro, relao deadversidade; a conjuno e classifica-se como coordenativaadversativa.

    J em 2, o trechoEu sou o lobo homem..., apresenta-se comocausa da destruio do que Deus fez em seis dias; da a conjunosubordinativa causal porque.

    Em 3, o 2 perodo estabelece, com o primeiro, relao deconcluso, usando-se, para tanto, a conjuno por isso.

    Consideram-se outras possibilidades de leitura; entretanto, nasdemais alternativas, h sempre uma conjuno que no estabeleceelo coerente: em B, a conjuno porque; em C, a conjunoporquanto; em D, a conjuno por conseguinte.

    06 Coloque V (vocativo) e A (aposto) para as expresses em

    destaque. A seguir, indique a alternativa que contm a seqncia correta.

    ( ) Bibi Ferreira, a grande dama do teatro brasileiro, continua brilhando nos palcos.

    ( )Lobo e cordeiro, gavio e pinto, ona e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados.

    ( ) Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais.

    ( ) Acorda, amor. Eu tive um pesadelo agora. Sonhei que tinha gente l fora... a) V V A A b) A V V A c) A A V V d) V A V A RESOLUO Resposta: C Grande dama do teatro brasileiro esclarece o termo Bibi Ferreira, e a expresso todos resume lobo e cordeiro, gavio e pinto, ona e veado, raposa e galinhas; logo, trata-se de apostos. Amigo e amor so termos que pem em evidncia o ser a quem nos dirigimos, sem manter relao sinttica com nenhum termo da orao que dela faz parte; classificam-se, portanto, como vocativos.

    07 Assinale a alternativa em que a palavra noite foi empregada no sentido denotativo. a) Sinto que ns somos noite,

    que palpitamos no escuro e em noites nos dissolvemos.

    b) Quando voc foi embora Fez-se noite em meu viver.

    c) J noite em teu bairro, e as mocinhas de calas compridas desceram para a porta aps o jantar.

    d) A noite tem deixado Seus rancores gravados A faca e canivete A lpis e gilete.

  • Pgina 5

    08 A orao destacada em Eu no sei se resolverei esse

    problema. apresenta valor morfolgico de e funo sinttica de a) adjetivo sujeito b) substantivo objeto direto c) advrbio adjunto adverbial d) substantivo complemento nominal RESOLUO Resposta: B A orao se resolverei esse problema exerce funo sinttica de objeto direto e valor morfolgico de substantivo (resoluo), pois completa o verbo transitivo direto sei (saber) ligando-se a ele sem preposio.

    09 Assinale a srie em que todos os vocbulos esto

    acentuados graficamente de acordo com as normas vigentes da lngua. a) vrgem enjo cana b) sac nvem lmpido c) rudo hfen automvel d) rtmo ningum cora RESOLUO Resposta: C De acordo com as normas vigentes de acentuao grfica, esto escritas corretamente as palavras da srie C: rudo (quando a segunda vogal do hiato for i ou u tnicos, acompanhados ou no de s), hfen e automvel (palavras paroxtonas terminadas por n e l). Tambm so acentuados enjo (hiato: quando no grupo oo, a 1 vogal for tnica), lmpido (proparoxtona) e ningum (oxtona terminada por em). No se acentuam: virgem e nuvem, canoa e coroa, saci e ritmo.

    10 Os termos destacados em Minha casa nova to bonita

    quanto aquela em que nasci. classificam-se, respectivamente, como pronomes a) substantivo substantivo b) substantivo adjetivo c) adjetivo adjetivo d) adjetivo substantivo RESOLUO Resposta: D Pronomes adjetivos so os que acompanham o substantivo (Minha casa), e pronomes substantivos so os que substituem o substantivo (casa = substantivo; aquela substitui o substantivo casa).

    11 Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase

    est empregado corretamente. a) Ele sempre preferiu dirigir noite. b) Meus pais evitam fazer compras prazo. c) A populao est disposta colaborar com os agentes de

    sade. d) No tive coragem de revelar o segredo ningum. RESOLUO Resposta: A Acentua-se o a que principia locues com palavras femininas. Ex: vista, gasolina, noite.

    12 Em qual alternativa, de acordo com as normas ortogrficas

    vigentes, uma da palavras est incorretamente grafada? a) Danou e gargalhou como se fosse o prximo. b) Onde queres descano, sou desejo. c) Vou deixar de ser s esperana. d) Voc tem dois ps para cruzar a ponte. RESOLUO Resposta: B Segundo as normas ortogrficas vigentes, a palavra descanso (deverbal de descansar) escrita com s, no com ce-cedilha.

    13 Uma vrgula esquecida (...) altera o sentido da frase. (Srgio N. Duarte). Assinale a alternativa em que o esquecimento da(s) vrgula(s) altera o sentido do que se l. a) Subitamente, por uma inspirao inexplicvel, por um

    impulso sem clculo, lembrou-me... Se forem capazes de adivinhar qual foi minha idia... (Machado de Assis)

    b) Algum dia, a cincia h de ter a existncia da humanidade em seu poder, e a raa humana cometer suicdio explodindo o planeta. (J. G. Feinberg)

    c) A humanidade que estava dispersa est voltando casa comum, o planeta Terra. Descobre-se como humanidade, com a mesma origem e o mesmo destino de todos os outros seres. (Leonardo Boff)

    d) ... voltou-se para o cocheiro; mas a escurido que se ia, (...) quase perfeita, s lhe permitiu ver os olhos do guia da carruagem, a brilhar um brilho brejeiro... (Lima Barreto)

    RESOLUO Resposta: C A ausncia das vrgulas de intercalao da orao adjetiva que estava dispersa torna-a do tipo restritiva, de modo que o sujeito a humanidade visto como parte e no totalidade da humanidade, ou seja, existe uma humanidade dispersa e uma outra no-dispersa; entretanto, o sentido que se apresenta no texto o de totalidade. Desse modo, percebe-se que a ausncia das vrgulas altera o sentido do texto. Em A, tem-se vrgulas de coordenao, todas bem colocadas; em B, h uma vrgula facultativa que poderia existir antes de explodindo o planeta; entretanto, o sentido do texto no seria alterado. Em D, pode-se deslocar a vrgula colocada antes de a brilhar para depois desse trecho; o sentido do que se l, porm, no seria alterado.

    RESOLUOResposta: CNas alternativas A, B e D, a palavra noite foi empregada fora desua significao natural. Em A, noite significa o fim de algo, talvezum relacionamento; em B, tem o significado de tristeza; e em D, uma personificao das pessoas de hbitos noturnos e bomios,como tambm das que cometem atos a serem escondidos, da arelao com o escuro. Nesse caso, so atribudas aes humanasa conceitos abstratos.Em C, a palavra noite apresenta significado denotativo e no remeteo interlocutor a outro tipo de associao ou interpretao que noseja espao de tempo em que o Sol est abaixo do horizonte.

  • Pgina 6

    15 Classifique os sujeitos dos verbos destacados em simples (1), composto (2) e indeterminado (3). Em seguida, indique a alternativa que contm a seqncia correta. ( ) Necessita-se de pessoas honestas para governar este pas. ( ) Esto na sala o diretor e o pai do aluno. ( ) noite, brilham os astros no cu. ( ) A produo literria portuguesa da segunda poca medieval

    foi muito rica. a) 3 2 1 1 b) 3 1 1 2 c) 2 1 2 3 d) 1 2 3 1 RESOLUO Resposta: A Em Necessita-se de pessoas honestas para governar este pas., o sujeito indeterminado, pois sua identidade desconhecida, e o nmero de agentes tambm ignorado. (O verbo encontra-se na terceira pessoa do singular acrescido do pronome se). Na frase Esto na sala o diretor e o pai aluno., h dois ncleos do sujeito: diretor, pai (sujeito composto). Nas frases noite, brilham os astros no cu. e A produo literria portuguesa da segunda poca medieval foi muito

    rica., os ncleos dos sujeitos so, respectivamente, astros e produo (sujeitos simples).

    16 Os pronomes pessoais oblquos destacados nas frases O diretor nomeou-o presidente da associao. Eu instru os alunos, mas ningum me obedeceu. Se voc me vir na rua, mude de calada. desempenham, respectivamente, a funo sinttica de objeto: a) indireto direto direto b) direto direto indireto c) indireto indireto direto d) direto indireto direto RESOLUO Resposta: D Os pronomes oblquos o (nomeou-o) e me (me vir) exercem a funo sinttica de objeto direto, de acordo com a transitividade dos verbos: quem nomeia, nomeia algo ou algum; quem v, v algo ou algum. J o pronome oblquo me (me obedeceu), de acordo com a transitividade do verbo obedecer (transitivo indireto), classifica-se sintaticamente como objeto indireto: quem obedece, obedece a algo ou a algum.

    18 A concordncia verbal est empregada incorretamente em:

    a) Todos os participantes do concurso, menos o diretor, estava feliz. b) Chegou o livro e a apostila que encomendamos. c) Discutem sempre meu vizinho e sua sogra. d) Nem eu nem voc somos donos da verdade. RESOLUO Resposta: A Se aparecem entre os sujeitos da orao as palavras como menos, inclusive, exceto ou as expresses bem como, assim como, tanto quanto ou equivalentes, o verbo concorda com o primeiro elemento: Todos os participantes do concurso estavam felizes. 19 A figura de linguagem presente no perodo Queria querer gritar setecentas mil vezes / Como so lindos, como so lindos os burgueses...!classifica-se como a) prosopopia. b) hiprbole. c) anttese. d) catacrese. RESOLUO Resposta: B A expresso setecentas mil vezes um exagero intencional; trata-se, portanto, de uma hiprbole. 20 Em No momento em que trapalhadas mil ocorriam por l, cismei de me preocupar com os drusos. Eu os vi, na fronteira de Israel com o Lbano, no breve espao de uma trgua entre duas batalhas., o pretrito do indicativo dos verbos destacados segue a seqncia: a) mais-que-perfeito, perfeito, imperfeito b) imperfeito, perfeito, perfeito c) mais-que-perfeito, perfeito, perfeito d) perfeito, imperfeito, imperfeito RESOLUO Resposta: B Ocorriam designa um fato passado, mas no concludo, indicando entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobreveio a outra (ocorriam quando cismei). Cismei e vi indicam aes que se produziram em certo momento definido do passado.

    21 Quanto formao do plural, est correto o substantivo

    destacado no perodo: a) Em todas as segundas-feiras, ele visitava sua velha me. b) Os beijas-flores voavam aos bandos naquele bosque. c) Na avenida, foram instalados vrios altos-falantes. d) As sempres-vivas fizeram morada em meu jardim. RESOLUO Resposta: A Nos compostos em que os dois elementos so variveis, ambos vo para o plural: segundas-feiras. Em B, C e D, quando o primeiro elemento um verbo (beija) ou uma palavra invarivel normalmente um advrbio (sempre, alto) e o segundo elemento um substantivo ou um adjetivo (flores, falantes, vivas), coloca-se apenas o segundo elemento no plural: beija-flores, sempre-vivas, alto-falantes.

    14 A palavra que sofreu o mesmo processo de formao de

    supra-sumo a) manga-rosa b) trigmeo c) belas-artes d) extra-oficial RESOLUO Resposta: D Em supra-sumo ocorreu derivao prefixal em que supra prefixo latino que significa posio acima, excesso. O mesmo ocorreu em extra-oficial, em que extra prefixo latino (posio inferior). Em A, B e C, manga-rosa, trigmeo e belas-artes so palavras compostas por justaposio.

    17 Assinale a alternativa que apresenta regncia nominal

    incorreta em relao aos termos destacados.

    a) Este filme imprprio para menores de quatorze anos. b) Voc me deixou mal-acostumado com o seu amor. c) Concurso para bacharel em Direito. d) Fumar prejudicial para a sade. RESOLUO Resposta: D O adjetivo prejudicial s pode ser regido pela preposio a.

  • Pgina 7

    22 Assinale o perodo em que a orao subordinada tem a mesma funo sinttica da que se destaca em Eu tinha oito anos quando tio Baltazar chegou da primeira vez. a) Macunama desceu o rio Araguaia, a fim de recuperar o

    amuleto. b) Apesar de ter boa ponta de lngua, sentia um aperto na

    garganta e no poderia explicar-se. c) Se ficasse calada, seria como um p de mandacaru. d) Terminada a reunio, os funcionrios foram dispensados. RESOLUO Resposta: D Em A, a orao subordinada exprime a finalidade daquilo que foi afirmado na orao principal. Trata-se, portanto, de uma orao subordinada adverbial final. Na alternativa B, a orao subordinada est deslocada e exprime uma idia contrria ao que foi declarado na orao principal. Trata-se de uma orao subordinada adverbial concessiva, sem, no entanto, anular essa declarao. Em C, a orao subordinada condicional, pois expressa idia de condio em relao orao principal. A alternativa D a nica que indica idia de tempo e desempenha a mesma funo sinttica do exemplo citado no enunciado da questo; quando tio Baltazar chegou da primeira vez uma orao desenvolvida e Terminada a reunio reduzida, pois a conjuno subordinativa foi omitida.

    23 Assinale a alternativa em que se deve usar a vrgula aps os travesses duplos. a) A opo por essa maneira de narrar a fbula d ao leitor

    possibilidades de interpretao que vo depender de sua formao.

    b) A predisposio psicolgica do observador sua simpatia ou antipatia antecipada pode dar como resultado imagens muito diversas do mesmo objeto.

    c) Na comunicao diria, por exemplo, alm da referencialidade da linguagem o que torna a mensagem oral imediatamente compreendida h pinceladas de funo conativa (...)

    d) A evoluo das cincias e dos meios de comunicao imprensa, telefone, rdio, cinema, televiso, computador teve grande influncia nas mudanas lingsticas (...)

    RESOLUO Resposta: C O adjunto adverbial alm da referencialidade da linguagem, por estar intercalado, deve receber vrgulas ao seu incio o que acontece, de fato e ao seu final. Ao seu final, inicia-se a informao entre travesses (= a parnteses). Nesse caso, a vrgula deveria ser colocada aps o segundo travesso, pois este no fecha a intercalao em aberto, apenas destaca uma informao nele contida. Nas demais alternativas, os travesses (= a parnteses) no interrompem a relao essencial que se estabelece entre sujeito e predicado.

    24 Nos perodos seguintes, assinale a alternativa em que o

    verbo est na voz passiva. a) Antes do trmino do expediente, o mecnico tinha

    consertado todos os defeitos daquele carro. b) A guerra, depois de muitos anos, havia terminado para

    aquele povo sofrido. c) O desfile do fim de ano daquela loja foi comentado

    positivamente pela imprensa local. d) Com a cestinha de doces no brao, Chapeuzinho ia cantando

    pela estrada afora.

    RESOLUO Resposta: C O desfile do fim de ano daquela loja o sujeito paciente do processo verbal, pois indica aquilo ou aquele que sofre a ao expressa pelo verbo comentar. Passando-se a orao para a voz ativa, tem-se: A imprensa local comentou positivamente o desfile do fim de ano daquela loja. em que o sujeito agente do processo verbal a imprensa local.

    25 Quando assistir tem sentido de favorecer, caber, constri-se a orao com objeto indireto, como se v em a) Qual razo lhe assistia de agir criminosamente? b) O pai s permitia que assistisse a desenhos animados

    construtivos. c) Hoje de manh, o doutor Ncolas veio assistir filha de D.

    Mariana. d) Trs dos amigos assistem naquele bairro distante. RESOLUO Resposta: A O verbo assistir transitivo indireto na acepo de favorecer, caber (direito ou razo a algum) e pode, no caso, construir-se com a forma pronominal lhe, que ser objeto indireto. Qual razo assistia (a quem?) a ele (lhe) de agir criminosamente? Em B, o verbo assistir transitivo indireto e o objeto indireto a desenhos animados construtivos, porm o sentido de estar presente, presenciar. Em C, tem-se tambm o objeto indireto filha de D. Mariana, entretanto o sentido do verbo assistir o de prestar assistncia, socorrer. Em D, o verbo assistir (intransitivo) est no sentido de morar, residir e o locativo vem introduzido pela preposio em.

    26 No perodo preciso amar as pessoas., a orao

    reduzida de infinitivo em destaque classifica-se como a) objetiva direta. b) subjetiva. c) predicativa. d) objetiva indireta. RESOLUO Resposta: B A orao amar as pessoas exerce funo de sujeito em relao orao principal preciso. Classifica-se, portanto, como subjetiva.

  • Pgina 8

    AS QUESTES DE 31 A 60 REFEREM-SE A MATEMTICA

    32 Os lados de um tringulo medem 7 cm, 8 cm e 9 cm. A rea desse tringulo, em cm2,

    a) 12 3 . b) 12 5 . c) 8 2 . d) 8 3 . RESOLUO S = )cp)(bp)(ap(p onde 12

    2987

    p =++

    =

    S = 512S)912)(812)(712(12 =

    31 S6 e S3 so, respectivamente, as reas do hexgono regular

    e do tringulo equiltero, ambos inscritos na mesma circunferncia. Nessas condies, a relao verdadeira a) 36 SS = . b) 36 S3S = . c) 36 S2S = . d) 63 S2S = . RESOLUO

    ( ) === 24

    3r32

    3r3

    433r

    23r3

    SS

    2

    2

    2

    2

    3

    636 S2S =

    27 Nestes versos Tenho andado distrado, Impaciente e indeciso E ainda estou confuso S que agora diferente: Estou to tranqilo E to contente.

    classificam-se como advrbios as seguintes palavras da alternativa: a) ainda agora b) distrado contente c) diferente tranqilo d) to confuso RESOLUO Resposta: A Classificam-se como advrbio (palavra invarivel que modifica essencialmente o verbo, exprimindo uma circunstncia) as palavras ainda (tempo) e agora (tempo).

    28 Assinale a alternativa em que se encontram marcas do

    discurso indireto livre. a) Veste um terno de casimira, torna a tirar, pe um de tropical.

    J pronto ao sair, conclui que est frio (...). b) Deixa que outros passageiros entrem (...) Poderia esperar

    ainda dois ou trs quarteires, ficaria mais perto ... (...) decidiu-se.

    c) Me traga uma mdia ordena, com voz segura que a si mesmo espantou. Interiormente, sorri de felicidade (...).

    d) O garom lhe informa que no servem cafezinho nas mesas, s no balco.

    RESOLUO Resposta: B Na alternativa, vemos que h absoluta liberdade sinttica do escritor, ou seja, no h marcas gramaticais (verbo dicendi, elos subordinativos, pontuao) para expressar adeso vida da personagem. O trecho Poderia esperar ainda dois ou trs quarteires, ficaria mais perto... mostra o que a personagem pensa o seu monlogo interior; dessa forma, em termos semnticos, a idia contida na frase pertence personagem; e, em termos sintticos, ao narrador, que valoriza o pensamento da personagem com as reticncias, recurso possvel ao discurso indireto livre. Em A e D, temos discurso indireto; em C, discurso direto.

    29 As expresses destacadas em A luz do sol invadiu o

    interior da casinha abandonada. E principalmente a esttua de chumbo ganhou brilho, calor e vida., classificam-se, respectivamente, como locuo a) adverbial e adjetiva. b) adverbial e adverbial. c) adjetiva e adverbial. d) adjetiva e adjetiva. RESOLUO Resposta: D As expresses do sol e de chumbo equivalem aos adjetivos solar (luz solar) e plmbeo (estatueta plmbea). Classificam-se, portanto, como locues adjetivas.

    30 Observe os termos destacados nas oraes seguintes. I- Pesquiso sobre o povo e a cultura indianos. II- O compreensivo Davi e Joo Roberto conquistaram a paz. III- Naquelas ocasies, Helena sempre usava blusa e colar

    branco. IV- Tenho timo emprego e remunerao. Quanto concordncia nominal, est incorreto a) I. b) II. c) III. d) IV. RESOLUO Resposta: B Quando o adjetivo se refere a mais de um substantivo de gneros diferentes e no singular e vem depois destes, a concordncia se faz com os substantivos em conjunto ou com o mais prximo: Pesquiso sobre o povo e a cultura indianos (ou indiana) e Naquelas ocasies, Helena sempre usava blusa e colar branco (ou brancos). Em O compreensivo Davi e Joo Roberto conquistaram a paz., h erro, pois o adjetivo, vindo antes dos substantivos, deve ir sempre para o plural quando os substantivos so nomes prprios ou nomes de parentesco (os compreensivos Davi e Joo Roberto). E em Tenho timo emprego e remunerao, a concordncia se faz com o mais prximo, quando o adjetivo vem antes dos substantivos.

  • Pgina 9

    33 Sendo a > 0 e a 1, o conjunto soluo da equao

    10log)2x3x(log a2a 610 =+ est contido no conjunto a) {1, 2, 3, 4}. b) {-4, -3, -2, -1, 0, 1}. c) {-1, 0, 1, 2, 3, 4}. d) {0, 1, 2, 3, 4}. RESOLUO

    =+ 10log)2x3x(log a2

    a 610

    =+ 10loga)2x3x(log

    aa

    2a 6log10log

    =+ 6log.10log10log.)2x3x(log aaa2a x2 3x + 2 = 6 x2 3x 4 = 0 x = -1 ou x = 4 Assim, S = {-1, 4}. Logo, o conjunto soluo da equao 10log)2x3x(log a2a 610 =+ est contido no conjunto {-1, 0, 1, 2, 3, 4}.

    34 A funo :f A , definida por ( ) 3x4xxf 2 ++= , tem conjunto domnio A igual a a) { x / x 1 ou x 3}. b) { x / x < 1 ou x > 3}. c) { x / x < 3 ou x > 1}. d) { }1xou3x/x

    RESOLUO 3x4x2 ++

    se x2 + 4x + 3 0 x2 + 4x + 3 = 0, para x = 3 ou x = 1

    Portanto, x2 + 4x + 3 0 para x 3 ou x 1.

    3 1 - - - + + + + + + + +

    35 Cinco casais (marido e mulher) esto juntos em um restaurante. Escolhendo 2 pessoas ao acaso, a probabilidade de termos um marido e sua mulher

    a) 91

    .

    b) 101

    .

    c) 111

    .

    d) 121

    .

    RESOLUO 5 casais = 10 pessoas

    pessoasdepares452

    910!2!8

    !8910CE 2,10 =

    =

    ==

    5 casais P = =455

    91

    37 A produo mdia mensal de 8 fbricas de doces caseiros de

    uma cidade de 1,5 tonelada. Se forem construdas mais duas fbricas e a produo mensal total continuar a mesma, a produo mdia mensal das 10 fbricas ser de a) 0,8 t. b) 1 t. c) 1,2 t. d) 1,4 t. RESOLUO Sejam: Pmt = produo mensal total ; Pmm = produo mdia mensal; e N: nmero de fbricas

    Pmm = N

    Pmt

    Se Pmm = 1,5 t e N = 8, ento Pmt = 8 . 1,5 t = 12 t

    Se Pmt = 12 t e N = 10, ento Pmm = t2,110

    t12=

    Logo, a produo mdia mensal ser de 1,2 t.

    38 Os dados de uma pesquisa, cujo objetivo era saber o

    nmero de filhos, por famlia, realizada em uma certa comunidade, esto na tabela:

    correto afirmar que o nmero a) modal de filhos maior que o nmero mdio. b) mdio de filhos coincide com o nmero modal. c) mediano e o nmero modal de filhos so iguais. d) modal, o mediano e o nmero mdio de filhos so iguais.

    nmero de filhos 0 1 2 3 4 5 nmero de famlias 2 8 10 14 18 15

    36 A tabela a seguir traz o resultado de uma prova de Cincias. Nela, xi so as notas e fi so as freqncias absolutas. Agrupando os dados em 5 classes do tipo [a, b[, de amplitude 1,5, sendo o limite inferior da 1. classe a nota 1,5, a freqncia absoluta da 3. classe da nova tabela ser igual a

    a) 14. b) 19. c) 24. d) 29. RESOLUO

    Classes fi 1,5 |3,0 3,0 |4,5 4,5 |,0 6,0 |7,5 7,5 |9,0

    5 14 24 18 9

    xi 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5

    fi 1 2 2 3 5 6 7 8 9 7 6 5 4 3 2

  • Pgina 10

    39 Seja M (a, b) = r s. O valor de ba

    a) 2120

    .

    b) 2021

    .

    c) 1720

    .

    d) 2017

    .

    RESOLUO s: (1,0) e (0,5) 1

    5y

    1x

    =+ 5yx5 =+

    r: (0, 2) e (3,0) 12

    y3x

    =

    + 6y3x2 =

    =

    =+

    6y3x25yx5

    a1721

    x == e b1720y ==

    Ento 20

    171721

    ba

    =

    2021

    ba

    =

    1 3

    r

    x

    M

    s

    5

    -2

    y

    40 Se

    2x0

  • Pgina 11

    44

    Um reservatrio, com volume igual a 3m144 , tem a forma de uma semi-esfera. Para aumentar seu volume em

    3m342 , preciso aumentar o raio do reservatrio em

    a) 12m. b) 9m. c) 6m. d) 3m. RESOLUO Volume da semi-esfera = 6r144

    6r4 3

    ==

    9R4866R4 3

    ==

    O raio precisa aumentar de 6m para 9m, ou seja, aumentar em 3m.

    45

    Uma pirmide regular de base hexagonal tem cm20 de

    altura e cm10 de aresta da base. O aptema dessa pirmide mede, em cm,

    a) 35 . b) 175 . c) 195 . d) 235 . RESOLUO

    ( )( )

    352

    310a

    basedaarestacm10pirmidedaalturacm20H

    b

    6

    ==

    =

    =

    Destacando o tringulo retngulo VOM, temos:

    cm195A

    aHA

    p

    2b

    22p

    =

    +=

    Ap

    ab

    H

    V

    A

    B

    C D

    E

    F

    O M

    46

    Uma piscina, com a forma de paraleleppedo retngulo, tem 8 m de comprimento, 4 m de largura e 2 m de profundidade. No estando completamente cheia, um grupo de 8 pessoas pula em seu interior, sem haver perda de gua, fazendo com que o nvel da gua varie em 0,5 m. O volume correspondente s 8 pessoas na piscina, em litros, igual a a) 32000. b) 16000. c) 8000. d) 4000. RESOLUO Fazendo o clculo da variao de volume temos um novo paraleleppedo cujas medidas so: 8 m de comprimento, 4 m de largura e 0,5 m de altura. Assim o volume ser: V = 8.4.0,5 m3 = 16 m3 = 16000L. 47

    Um cilindro equiltero equivalente a um cone, tambm equiltero. Se o raio da base do cone mede cm3 , o raio da base do cilindro mede, em cm,

    a) 3 .

    b) 2123

    .

    c) 263

    d) 6 RESOLUO Cone cilindro Vcone = Vcilindro

    Cone: 3r = cm e cm32

    3.32h == Vcone = 3 cm3

    Cilindro: H = 2R Vcilindro = 2R3

    Vcone = Vcilindro 2R3 = 3 R = 2123

    RESOLUO Q3x

    23

    x

  • Pgina 12

    50 A forma algbrica do nmero complexo 2ii23

    i33

    z

    ++

    =

    a) i31,0 . b) i1,11,0 . c) i117,1 + . d) i7,11 . RESOLUO

    ( )( ) ( )

    ( ) ( )( ) ( )i1,11,0

    10i111

    5i74

    10i39

    2i.2i2i.i23

    i3.i3i3.3

    z

    +

    +

    +

    +++

    +

    +=

    51 Um sargento da FAB tem 8 soldados sob seu comando.

    Tendo que viajar a servio, deixa a seus comandados uma determinao: Ao chegar, quero encontrar no mnimo um de vocs no ptio, fazendo Educao Fsica. Dessa forma, o sargento tem ______ maneiras de encontrar seus soldados fazendo Educao Fsica. a) 256 b) 255 c) 64 d) 16 RESOLUO

    255CCCCCCCC 8,87,86,85,84,83,82,81,8 =+++++++ ou 28 1 = 255

    (Todas as combinaes possveis, menos a possibilidade de se ter nenhum soldado)

    52 Considere a soma S:

    9sen10sen10sen9sen

    9cos10cos10cos9cos

    ...

    3sen4sen4sen3sen

    3cos4cos4cos3cos

    1sen2sen2sen1sen

    1cos2cos2cos1cos

    S

    ++++

    +++=

    O valor de Slog

    a) zero. b) positivo. c) negativo. d) inexistente. RESOLUO

    010sen9sen10cos9cos...4sen3sen

    4cos3cos2sen1sen2cos1cosS222222

    222222

    =++++

    +++=

    Assim, log S = log 0, que inexistente.

    53 Dada a reta (s) 2x y + 3 = 0, a equao da reta r,

    perpendicular s, que intercepta o eixo y no ponto de ordenada 2,

    a) 2y + x 4 = 0. b) 2y + x 2 = 0. c) 2x + y + 4 = 0. d) 2x + y + 2 = 0. RESOLUO (s) y = 2x + 3 (r) y = ax + 2, pois r passa pelo ponto (0, 2). r s 2a = -1 a =

    21

    (r) y = 2x21

    + (r) 2y + x 4 = 0.

    54 Para que a reta de equao nx3y += seja tangente

    circunferncia de equao x2 + y2 = 4, o valor de n deve ser

    a) 3 ou 3 . b) 2 ou 2. c) 3 ou 3. d) 4 ou 4. RESOLUO Basta que a distncia (dC, r) do centro C(0, 0) da circunferncia reta seja igual ao raio (r = 2) da circunferncia, ou seja:

    ( ) ( ) 4n22n

    213

    n01032d

    22r,C ===

    +

    +=

    55

    Sejam as funes f , g , h e t definidas, respectivamente,

    por ( )x

    32

    xf

    = , ( ) xxg = , ( ) ( ) x2xh = e ( ) x

    310

    xt

    = .

    Dessas quatro funes, (so) decrescente(s) a) todas. b) somente trs. c) somente duas. d) somente uma.

    49 A tabela mostra os pedidos de 4 clientes em uma lanchonete.

    Cliente Pedidos

    1 1 suco de laranja, 2 hambrgueres e 3 pores de batata frita. 2 3 sucos de laranja, 1 hambrguer e 2 pores de batata frita. 3 2 sucos de laranja, 3 hambrgueres e 1 poro de batata frita. 4 1 suco de laranja, 1 hambrguer e 1 poro de batata frita.

    Se os clientes 1, 2 e 3 pagaram, respectivamente, R$ 11,10, R$ 10,00 e R$ 11,90 por seus pedidos, ento o cliente 4 pagou R$ a) 5,00. b) 5,10. c) 5,40. d) 5,50. RESOLUO

    =++

    =++

    =++

    90,11B1H3S2300,10B2H1S3210,11B3H2S1

    Como o que foi pedido o valor de B1H1S1 ++ , podemos obt-lo somando as 3 equaes do sistema ( )00,33B6H6S6 =++ edividindo a equao obtida por 6 . Desta forma teremos:

    50,5B1H1S1 =++ que o valor pago pelo cliente 4.

  • Pgina 13

    56 No conjunto soluo da inequao 5

    3x1

  • Pgina 14

    AS QUESTES DE 61 A 80 REFEREM-SE A FSICA

    61 Ao segurar uma espada com uma das mos, como mostra o

    esquema, um espadachim, faz menos esforo para mant-la na horizontal, quando o centro_______ da espada estiver______de sua mo. (Suponha que a distncia entre o esforo do espadachim e o apoio constante). a) de gravidade; prximo b) de gravidade; afastado c) geomtrico; prximo d) geomtrico; afastado

    RESOLUO Observe o diagrama de foras sobre uma espada em equilbrio na horizontal

    O torque resultante da fora Peso em relao ao Apoio menor quanto mais prximo da mo estiver o centro de gravidade da espada. Nessa situao o torque do Espadachim, e conseqentemente o esforo, menor.

    Peso

    Espadachim

    Apoio (palma da mo)

    Apoio (palma da mo)

    Esforo do Espadachim

    Peso da espada

    Espada

    62 Um garoto lana uma pedra utilizando um estilingue

    (atiradeira) de maneira que o alcance horizontal seja o maior possvel. Sendo V o mdulo da velocidade de lanamento da pedra, Vx o mdulo de sua componente horizontal e Vy o mdulo de sua componente vertical, assinale a alternativa correta que apresenta o valor de V.

    a) YX VVV += b) ( )2YX VVV += c)

    2VV X=

    d) 2VV X= RESOLUO

    2Y

    2X

    2 VVV += , sendo o45= , ento YX VV = , logo

    2VV2VVV X2X

    2X

    2X ==+=

    63 No movimento circular uniforme a velocidade angular () NO depende: a) do raio da circunferncia b) da sua freqncia c) do seu perodo d) do tempo gasto para completar uma volta RESOLUO Lembrando que:

    Portanto, depende da freqncia e do perodo e no depende de R.

    f2eT2

    =

    =

    64 Um ponto material, que se desloca em relao a um dado referencial, executando uma trajetria retilnea, ocupa posies ao longo do tempo de acordo com a tabela abaixo. Calcule a velocidade mdia, em m/s, do ponto material.

    t (s) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 S (m) 5 8 11 14 17 20 23 26 29

    a) 1 b) 2 c) 3 d) 5 RESOLUO Para qualquer intervalo de tempo escolhido na tabela teremos:

    smt

    Svm /3=

    =

    65 Um mvel ao percorrer uma trajetria retilnea obedece a

    seguinte funo horria: S = 4 + 16t 2t2 (no S.I.). Em que instante, em segundos, o mvel inverte o sentido do movimento? a) 2 b) 4 c) 8 d) 4 + 56 RESOLUO S = So+vot+at2/2 S = 4 + 16t 2t2 Onde: S0 = 4 m V0 = 16 m/s

    s/m4at22

    at 22

    ==

    Logo: V = V0 + at V = 16 4t Mudar de sentido, fica: 0 = 16 4t 4t = 16 t = 4 s

    66 Uma mola, de constante elstica igual a K= 10N/m,

    utilizada como gatilho para disparar uma esfera de massa 2 kg a uma distncia de 5 m em 2 segundos. Para que isso seja possvel, o valor da deformao x que a mola deve sofrer est compreendido no intervalo, em m, de a) 0,1 a 0,4 b) 0,4 a 0,7 c) 0,7 a 1,0 d) 1,0 a 1,3 RESOLUO

    2atD

    2= 2s/m5,2a

    2)4(a5 ==

    m5,0x)x(105

    xKFN5F

    )5,2.(2FmaF

    ==

    ==

    =

    =

  • Pgina 15

    67 Atualmente, os carros so feitos com materiais deformveis de maneira que, em caso de colises, para uma mesma variao da quantidade de movimento linear do carro, a fora que o cinto exerce sobre os passageiros seja ________ devido ao ________ intervalo de tempo durante o impacto. a) maior; maior b) menor; menor c) menor; maior d) maior; menor RESOLUO

    menorserFforaamaiorfortse,QmesmoumparatQF

    QtFQvmvmtF if

    =

    =

    ==

    68 Considere a figura abaixo que representa uma esfera de

    massa 2kg situada entre o teto e o piso de uma casa.

    Em relao parte superior do armrio, a energia potencial da esfera, em J, vale Considere a acelerao da gravidade g = 10 m/s2 a) 40 b) 40 c) 20 d) 20 RESOLUO

    Ep = mgh Ep = 2.10.(-1) Ep = - 20 J

    2m

    1 m

    piso

    teto

    armrio esfera

    1 m

    2m

    1m

    1 m

    piso

    teto

    armrio esfera

    69 O barmetro o aparelho que utilizamos para medir a

    presso atmosfrica. Esse instrumento de medida pode ser graduado a partir de diferentes unidades. Se um barmetro graduado em Pa (pascal) registra o valor de 1,02 x 105, outro, graduado em mmHg (milmetros de mercrio), registrar _______. Obs.: Adote g (acelerao da gravidade local igual a 10 m/s2 e densidade do mercrio igual a 13,6 g/cm3). a) 0,70 b) 0,75 c) 700 d) 750

    RESOLUO

    mmHg750Pmm750X

    X75,0mm1000m1

    m75,0hh.10.10x6,1310x02,1

    dghP

    2

    35

    =

    =

    =

    =

    =

    70 Depois de estudar o conceito de densidade (relao entre a

    massa de um corpo e seu volume), um aluno resolveu fazer uma experincia: construiu um barquinho de papel e o colocou sobre uma superfcie lquida. Em seguida, ps sobre o barquinho uma carga de massa 100 g que o fez afundar 1cm. Esse resultado fez o aluno concluir, corretamente que, para um outro barquinho de papel, com o dobro da rea de contato com o lquido, afundar igualmente 1 cm, deve-se colocar uma carga, cuja massa, em gramas, valha a) 50 b) 100 c) 200 d) 250 RESOLUO

    g200m)100(2mh.A2

    m

    h.A100

    h.A100

    Vmd

    =

    =

    =

    ==

    71 O ouvido humano normal capaz de detectar a estreita

    faixa de freqncia compreendida entre 20 Hz e 20 kHz. Admitindo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s. O som mais grave e o mais agudo que o ouvido humano capaz de captar tm comprimentos de onda, respectivamente, iguais a: a) 1,7 m e 0,017 m b) 1,7 . 103 cm e 1,7 . 210 m c) 1,7 cm e 1,7 m d) 1,7 . 310 m e 1,7 . 102 cm RESOLUO Para f = 20 Hz

    cm10.7,1m1720

    34020.340

    f.v

    3===

    ==

    Para f = 20 kHz

    mm

    fv

    210.7,1017,020000340

    20000.340.

    ===

    =

    =

  • Pgina 16

    72 Numa mquina de Carnot, de rendimento 25%, o trabalho realizado em cada ciclo de 400 J. O calor, em joules, rejeitado para fonte fria vale: a) 400 b) 600 c) 1200 d) 1600 RESOLUO

    qQR =

    qQ40025,0 =

    25,0400

    =qQ J1600=

    fq QQ = fQ= 1600400

    JQ f 1200= 73

    Para diminuir a variao de temperatura devido a _____ de calor, do alimento em uma embalagem descartvel de folha de alumnio, a face espelhada da tampa deve estar voltada para ________

    Obs: A temperatura do ambiente maior que a temperatura do alimento. a) radiao; dentro b) conduo; fora c) conveco; fora d) radiao; fora RESOLUO Como a temperatura do ambiente maior, a transmisso de calor se d de fora para dentro. A face espelhada, portanto, deve estar voltada para fora para diminuir a variao de temperatura devido a radiao de calor.

    74 Um relojoeiro utiliza uma lupa, de distncia focal igual a 10

    cm, para consertar um relgio. Determine a que distncia, em cm, do centro ptico da lupa, sobre o eixo principal, deve ser colocado o relgio, para que a imagem deste seja ampliada em quatro vezes.

    a) 2,5 b) 7,5 c) 12,5 d) 40,0 RESOLUO

    cm5,7p30p4p414

    101

    p41

    p1

    101

    'p

    1p1

    f1

    :GaussdeEquaoaUtilizando

    p4'pp

    'p4p

    'pA

    onde4A

    ==

    ==

    +=

    ===

    =

    75 Uma lanterna acesa colocada diante de um espelho

    plano vertical a uma distncia frontal de 1,6 m. Quando a lanterna aproximada do espelho, sua nova distncia, em relao ao espelho passa a ser 0,9 m. Portanto, correto afirmar que a a) distncia entre a lanterna e sua imagem aumentou de 1,4 m. b) distncia entre a imagem e o espelho passou a ser de 0,7 m. c) diferena entre a posio da imagem, antes da lanterna ser

    movida e a atual de 0,7 m. d) distncia entre a lanterna e sua imagem diminui de 0,7 m. RESOLUO ANTES

    DL-I = 1,6 + 1,6 = 3,2 cm

    DEPOIS DL-I = 0,9+0,9 = 1,8

    A alternativa A incorreta, pois a distncia entre a lanterna e sua imagem no aumentou de 1,4. E sim diminui desse valor. DL-I = DL-I antes DL-I depois = 3,2 1,8 = 1,4 A alternativa B est incorreta, pois a distncia entre a imagem e o espelho passou a ser 0,9 e no 0,7. A alternativa C est CORRETA, pois a distncia entre a posio da imagem antes da lanterna ser movida e a atual vale 1,6 0,9 = 0,7 (como indicado na figura) A alternativa D est incorreta, pois a distncia entre a lanterna e sua imagem 1,4 (3,2 1,8 = 1,4) e no 0,7.

    espelho i L

    1,6 1,6

    espelho

    0,9 0,9

    L i

    1,6 1,6

    0,7 0,7

    76 Ao aproximar um basto de um eletroscpio de folhas, v-

    se que as folhas abrem-se. Diante desse fato, o que se pode deduzir, sem sombra de dvidas, que o basto a) est carregado. b) no est carregado. c) est carregado negativamente. d) est carregado positivamente. RESOLUO Ao aproximarmos um basto carregado, no importando a polaridade, de um eletroscpio de folhas, se as folhas estiverem fechadas, elas abrir-se-o, pois o eletroscpio ficar carregado por induo.

    77 Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:

    Um circuito com dez lmpadas ligadas em srie, apresenta sempre ... a) todas as lmpadas idnticas. b) a mesma diferena de potencial em cada lmpada. c) a mesma intensidade de corrente eltrica em cada lmpada. d) intensidade de corrente eltrica diferente em cada lmpada.

  • Pgina 17

    RESOLUOEm um circuito em srie, pode-se ter vrios resistores diferentes

    e mesmo assim, cada resistor do circuito apresentar a mesma intensidadede corrente eltrica. Por outro lado, a diferena de potencial em cadaresistor depender do valor do resistor ( V = i.r ), ou seja a ddp s serigual em cada lmpada se todas forem idnticas.

    79 Considere-se um fio condutor retilneo longo percorrido por

    uma corrente eltrica de intensidade i. Verifica-se experimentalmente que em torno do condutor surge um campo magntico, cujas linhas de campo so _____________ , situadas ___________ .

    a) circunferncias concntricas; em planos perpendiculares ao fio

    b) linhas radiais; em planos perpendiculares ao fio c) espirais crescentes; em planos perpendiculares ao fio d) helicoidais; ao longo do fio RESOLUO Segundo o livro Os alicerces da Fsica vol 3 - pg. 268 Considere-se um fio condutor retilneo, longo percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i. Verifica-se, experimentalmente, que em torno do condutor surge um campo magntico, cujas linhas de campo so circunferncias concntricas, situadas em planos perpendiculares ao fio.

    78 Se a carga de um eltron igual a 1,6 . 1019 C, quantos eltrons

    so necessrios para que um corpo obtenha a carga de 1,0 C? a) 1,6 . 1019 b) 1,6 . 1019 c) 6,25 . 1019 d) 6,25 . 1018 RESOLUO

    1819 10.25,610.6,1

    1.

    ==

    =

    n

    enQ

    80 Uma espira circular de raio 4 cm, percorrida por uma

    corrente eltrica de intensidade i = 20 A. A intensidade do vetor induo magntica no centro da espira igual a ______ T. Obs.: Considere a espira no vcuo, com 0 = 710.4 T. m/s.

    a) 310 b) 410 c) 510 d) 610 RESOLUO

    R = 4,0 cm = 0,04 m = 4 . 10-2 m. i = 20,0 A = 2 . 10 A

    TR

    iB 42

    70 10.

    10.4.210.2.10.4

    2

    ==

    =

    83 O on Rb1+ (Z=37) isoeletrnico do on Br1-. Qual o

    nmero atmico de Br? a) 36 b) 37 c) 38 d) 35 RESOLUO O rubdio tem 36 eltrons e, sendo isoeletrnico do bromo, este tem tambm 36. No estado fundamental o bromo tem um eltron a menos, logo tem nmero atmico 35. 84

    Todas as propriedades a seguir so organolpticas, exceto: a) O cobre um metal avermelhado. b) A densidade do mercrio maior que a densidade do

    alumnio. c) A banana verde tem sabor adstringente. d) O som que uma folha de papel produz ao ser amassada. RESOLUO A nica propriedade citada que no podemos determinar pelos sentidos (organolptica) a densidade, que uma propriedade fsica.

    AS QUESTES DE 81 A 100 REFEREM-SE A QUMICA

    81 O volume, em litros, ocupado por 22g de gs carbnico

    (CO2), nas CNTP, de aproximadamente: Dados: massas atmicas em g/mol: C=12, O=16 R= 0,082atm.l.mol-1.K-1 CNTP : Temperatura= 0C ou 273 K Presso= 1 atm ou 760 mmHg a) 20 b) 11 c) 40 d) 1 RESOLUO Massa molar do CO2= 44g PV = nRT

    V=PxM

    mRTx= 11,19l

    82 A respeito de substncias e elementos qumicos, pode-se

    afirmar: I- O gs oznio uma substncia pura composta; II- O gs oxignio uma substncia pura simples; III- O fsforo possui uma nica forma alotrpica; IV- O oxignio pode ser encontrado em substncias compostas

    presentes no solo, como os xidos, por exemplo; V- O oznio uma forma alotrpica do carbono. Esto corretas: a) Apenas as afirmativas I e II. b) Apenas as afirmativas II e IV. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e V. RESOLUO I O gs oznio O3 uma substncia simples e pura; II O gs oxignio O2 uma substncia simples e pura; III O fsforo possui as formas alotrpicas P4 (fsforo branco) e Pn (fsforo vermelho); IV O oxignio encontrado em substncias compostas presentes no solo, como por exemplo a slica SiO2; V - O oznio O3 uma forma alotrpica do oxignio. Portanto esto corretas somente as alternativas II e IV.

  • Pgina 18

    85 A reao entre o mrmore (CaCO3) e o cido sulfrico (H2SO4) ocorre segundo a equao simplificada:

    CaCO3 + H2SO4 H2CO3 + CaSO4 Nesta reao nota-se o desprendimento de um gs. Este gs o: a) CO3 b) CO2 c) SO3 d) SO4 RESOLUO O cido carbnico um cido instvel e se transforma em gs carbnico e gua

    2H CO3

    CO2 + H2O

    86 De acordo com o esquema abaixo relativo separao dos

    componentes de uma mistura constituda por leo, gua e acar, voc identifica os processos I e II como sendo, respectivamente:

    a) filtrao, centrifugao. b) destilao, decantao. c) centrifugao, filtrao. d) decantao e destilao. RESOLUO leo leo + acar + gua DECANTAO gua + acar

    acar gua + acar DESTILAO gua

    II

    I

    LEO + GUA + ACAR

    LEO GUA + ACAR

    ACAR GUA

    88 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira,

    considerando os tipos de ligao para as seguintes substncias qumicas: 1- AgCl ( ) covalente polar 2- H2O ( ) ligao de hidrognio 3- O2 ( ) inica 4- HCl ( ) covalente apolar 5- Fe ( ) metlica A seqncia correta, de cima para baixo, : a) 3, 4, 5, 2, 1 b) 1, 5, 3, 4, 2 c) 4, 2, 1, 3, 5 d) 2, 1, 4, 5, 3 RESOLUO AgCl : metal com ametal ligao inica H2O : hidrognio com ametal ligao covalente, e a ligao intermolecular envolvida ligao de hidrognio O2 : ametal e ametal ligao covalente (apolar). HCl: hidrognio com ametal ligao covalente (polar). Fe : ferro metal e a ligao que ocorre entre metal e metal metlica. Como so duas substncias com ligao covalente, deve-se saber qual das duas tem ligao intermolecular do tipo ligao de hidrognio.

    89 A eletronegatividade a capacidade que um tomo

    apresenta de atrair para si o par eletrnico numa ligao covalente. O elemento mais eletronegativo da tabela peridica : a) Oxignio b) Flor c) Nitrognio d) Carbono RESOLUO O Flor o elemento mais eletronegativo da tabela peridica.

    90 O carbonato de clcio encontrado na casca de ovo, na

    prola, etc., e tem como frmula molecular CaCO3. Qual a porcentagem de carbono contido nesta substncia? Dados: Massa atmica em g/mol: Ca=40, C=12, O=16 a) 100% b) 40% c) 12% d) 16% RESOLUO Massa molar do CaCO3= 100g Para o C 100g 100% 12g x x = 12%

    91 A classificao atual dos elementos fundamentada na

    variao peridica de suas propriedades em funo dos valores crescentes de : a) quantidade de matria. b) massa atmica. c) nmero atmico. d) nmero de massa. RESOLUO As propriedades peridicas variam em funo do nmero atmico.

    87 Os trs tipos caractersticos de cidos que podem ser

    encontrados na chuva cida so respectivamente: a) HCl, H3BO3, HIO3. b) H2CO3, HNO3, H2SO4. c) H2S, HMnO4, H3PO4. d) HCN, HBr, H2CO3. RESOLUO: O cido carbnico ocorre em toda precipitao e tem um teor pequeno de acidez. O cido ntrico se forma na presena de relmpagos e o cido sulfrico conseqncia de poluio, principalmente por queima de combustveis fsseis.

  • Pgina 19

    92 Em um recipiente fechado, temos 40g de gs nitrognio

    (N2) e 3 mols de gs carbnico (CO2). A massa total, em gramas, existente neste recipiente de: Dados: massa molar, em g/mol N= 14, C=12 e O=16 a) 43 b) 100 c) 172 d) 84 RESOLUO C=12 x 1 = 12 O= 16 X 2= 32 44 N=14 x 2 = 28 Massa de N2= 40g CO2 1 mol 44g 3mols xg x = 132g massa total = massa do N2 + massa do CO2 massa total = 40g + 132g massa total = 172g

    93 Dadas as equaes abaixo no balanceadas:

    I- H2 + O2 H2O II- NaOH + HCl NaCl + H2O III- H2SO4 + Zn ZnSO4 + H2 IV- HClO4 + KCN HCN + KClO4 Podem ser consideradas como reaes de dupla troca: a) I e II b) II e III c) III e I d) II e IV RESOLUO H2 + O2 H2O SNTESE NaOH + HCl NaCl + H2O DUPLA TROCA H2SO4 + Zn ZnSO4 + H2 SIMPLES TROCA HClO4 + KCN HCN + KClO4 DUPLA TROCA

    94 A formao da amnia pode ser representada pela seguinte

    equao qumica simplificada 3H2(g) + N2(g) 2NH3(g) Qual a massa de Hidrognio, em gramas, necessria para a formao de 51g de gs amnia? Dados: massas atmicas em g/mol: H=1, N=14 a) 51 b) 17 c) 9 d) 28 RESOLUO 3H2 + N2 2NH3

    6 34 x 51

    x=34

    51x6x = 9g

    95 Se na ligao inica h transferncia de eltrons de um

    tomo para outro, ento a substncia que se forma pela transferncia de 2 eltrons apenas : Dados: Nmero atmico: Na=11, Cl=17, Ca=20, O=8, K=19, Br=35, Ag=47 e I=53 a) NaCl b) CaO c) KBr d) AgI RESOLUO O elemento qumico clcio o nico dos apresentados que tem dois eltrons no ltimo nvel e, portanto, transfere os dois eltrons para o oxignio.

    98 O carbonato de clcio um sal insolvel em gua obtido

    a partir da reao entre cal hidratada e gs carbnico, segundo a reao simplificada:

    Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O Qual o procedimento adequado para separar os produtos dessa reao? a) Destilao fracionada. b) Levigao. c) Filtrao. d) Sublimao. RESOLUO Para separar uma mistura de um lquido e um slido o procedimento adequado a filtrao.

    96 Em um botijo de gs existem 22 g de propano (C3H8).

    Quantos tomos de hidrognio esto contidos neste recipiente? (Dados : massa atmica , em g/mol- C=12, H=1) a) 44 tomos b) 24 x 1023 tomos c) 3 x 1023 tomos d) 8 tomos RESOLUO

    massa atmica de propano C- 3 x 12 =36 H- 8 x 1 = 8 44 g/mol 44g 6 x 1023 molculas 22g X X= 3 x 1023molculas 1 molcula 8 tomos de hidrognio 3 x 1023molculas X X= 24 x 1023 tomos

    97 Quando se exagera na alimentao, comum sentir forte

    azia, queimao ou pirose, que a produo em excesso de cido clordrico no estmago. Para neutralizar este cido, qual a substncia mais indicada? a) NaCl b) H3PO4 c) Al(OH)3 d) CO2 RESOLUO Ocorrera uma reao de neutralizao cido + Base Sal + gua HCl + Al(OH)3 AlCl3 + H2O

  • Pgina 20

    100 Determinada substncia quando em contato com a gua,

    libera o on hidroxnio. A substncia em questo pertence funo a) cido. b) base. c) xido. d) sal. RESOLUO on hidroxnio: (H3O) +, liberado por um cido.

    99 Todos os elementos que se encontram no quarto perodo da tabela peridica tm: a) configurao eletrnica estvel. b) quatro nveis eletrnicos. c) trs eltrons no ltimo nvel eletrnico. d) somente carter metlico. RESOLUO Todos os elementos que se encontram no quarto perodo da tabela peridica tm quatro nveis eletrnicos.