espor e c us o zero

12
"-- ,40 ........ - ....1 Il lt Ah -k r :/..k ilrh 1I f --- 11 -:. s PE , J 7 I 1 O R N 1 ../ N r ,, A L i N? 328 Semana de 4 a 10 de março de 1988 - ... F . rV o 8 .. -, mbraer ice - i MI ;- 1 ' , , - -. ...4.,,,, -: t t -- . t , Dois alunos do ITA, destacados petas ESPOR E C US O ZERO ADC Embraer lança equipes de "to - . i , médias obtidas, prem I. a a nte gênc .. . ç 1 . ,,, . , . - 1 ,,r J . . . 4 ,‘ - receberam prêmio no dia da aula inaugurai. Página 3 Oh ' -' As campanhas pelos necessitados Acompanhe, na página 5, o que tem sido feito pelos companheiros da Embraer para auxiliar as pessoas carentes. Noite Italiana Prepare-se para uma boa lazanha, música romântica e vinho tinto. Promoção da ADC Embraer. Página 7 .. Retaliações: adiadas adiadas mas não suspensas. Página 3 ____ _ – '4. -... :— ' si — • - ■'_!..we . ' .. _ _.. ..„,„., .r.._. ,..; >414~- »,- basquete e futebol de salão para disputar o campeonato paulista das modalidades. Página 6

Upload: dinhkhanh

Post on 09-Jan-2017

238 views

Category:

Documents


19 download

TRANSCRIPT

"--,40........ - ....1

IlltAh-kr:/..kilrh 1If--- 11-:. 4És PE, J • 7 I1 O R N 1../ N r ,, A L i

N? 328 Semana de 4 a 10 de março de 1988 - ... F. rV o 8

.. -,

mbraer■ice-

i MI

;-1 '

,

,

- -.■ ...4.,,,,-:

tt -- . t ,

Dois alunos do ITA, destacados petas

ESPOR EC US OZEROADC Embraer lança equipes de

"to -

.

i

,

médias obtidas,

premI.a a

■ ■ ■nte gênc... ç1

.

,,, . ,

.

- 1 ,,r

J . . .

4

,‘

-

receberam prêmio no dia da aula inaugurai. Página 3

Oh

'

-'

As campanhaspelos

necessitadosAcompanhe,

na página 5, oque tem sido

feito peloscompanheiros

da Embraerpara auxiliaras pessoas

carentes.

NoiteItalianaPrepare-se

para uma boalazanha,

músicaromântica evinho tinto.

Promoção daADC Embraer.

Página 7

..

Retaliações:adiadasadiadas mas nãosuspensas.

Página 3

____ _ –'4. -...

:— ' si — •-■'_!..we . ' ..

_ _....„,„.,

.r.._.,..; >414~- »,-basquete e futebol de salãopara disputar o campeonatopaulista das modalidades.Página 6

oO

zLLl

C.J12C

Cf)

13

LL_

Gr

LL

c \

~modade CaManidai$10: Social da •moita de Modaikialda SÁ

fada010., 4104)lidlia~utaa . ' •J4)11~ Meta Gulatediert Botelho (reg. 18-021)— rama( 1432Cakberadeniekgillo de Fato, Roso %esgoto Podo,S‘gio LuizDomingo" Mamilo Ardonkr Ceva. Jose Ao-~ dosSantos, Weildanar Cuilen, Manaus Viniclue e Alexandre

FernandesFaameallaRogério da Silva SanbeEquipe Embrear

JCA7r="1:129-1----"kul?SS:oliblkoeulo. 2111r, tira Maria— Sio José dos Campos — Telefone 21-1555Cartas. colaborações e augerdões podem ser enviadasao posto de 00M140 Intorno 037Reprodução autodzada, citando-se a fonte .

ABERJE

Brasília: o novo padrãode conforto e

segurança nas linhasaéreas regionais.

EMBRAER

.111.1■■11,

No ITA, pólos de inteligência

Embraer participa da FIDA 88O diretorAdministrativo daEmbraer, Nelson deJesus Parada, procedeua uma alteraçãoorganizacional naDivisão de Informática,com o objetivo deadequit-la às metas eprioridades para elaestabelecidas. A Divisãode Informática (quecontinua gerenciada porJosé Pinheiro Filho),passa a contar com aseguinte organização:Assistente Técnico,Assessoria de Planos eControles, Seção deProjetos de Sistemas,Seção de Manutenção deSistemas, Seção deApoio aoDesenvolvimento deSistemas, Seção deSuporte e Dados, Seçãode Suporte ao Usuário eSeção de Produção deInformática.

A estrutura básica doMinistério daAeronáutica foiacrescida, através dedecreto presidencial, doInstituto de Logística daAeronáutica, que tem afinalidade de executar asatividades de ensino etreinamento relativas àárea de logística domaterial aeroespacial. Aimplantação do Institutode Logística daAeronáutica demonstrauma preocupação doMinistério daAeronáutica no sentidode enfrentar o desafiotecnológico impostopelo reaparelhamento emodernização da ForçaAérea Brasileira.

Num amplolevantamento realizadopela Divisão dePlanejamento deMarketing da Embraer,o EMB-120 Brasíliachegou em segundolugar nas vendas do anopassado, nas aeronavesturboélicespressurizadas de suacategoria, sendosomente superado peloATR-42, aeronavedesenvolvida ecomercializada peloconsórcio binacionalformado por Aerittlia eAeroespatiale. No totalgeral encomendado devendas, no entanto, com141 unidades vendidasfirmes e 142 opções decompra, o Brasíliacontinua como líder domercado em suacategoria. No anopassado, um total de 342foram comercializadasentre vendas firmes e

de compra. Oopções participou com52 encomendas firmes e60 de compra, oAM-42 com 58 fanes eS8 • • •• , o SF-340 com32 "es e 30 opções.Bem abaixo dessesnrimeros ficaram as duasvieras do Dash 8, com22 firmes e 6 opções., oCIV-23.5 com 9 firmes eo Fokker-50 com 13filmes e duas opções.

A Feira Internacio-nal del Aire FIDA 88,desde a sua primeira rea-lização, conquistou o"status" de principalevento de demonstra-ções da tecnologia aero-náutica na América Lati-na. Em vista disso, a Em-braer não poderia deixarde participar do mais im-portante centro de negó-cios na região.

A atração principalda Embraer na FIDA 88será a presença dos seusaviões EMB-312 Tuca-no, que equipam a Es-quadrilha da Fumaça,como é conhecido o Es-quadrão de Demonstra-ções Aéreas da Força

Esta é a campanhainstitucional quea Embraer estáveiculando tias

publicaçõesespecializadas,

desde ainauguração do

EMB-120 Brasílianas rotas

nacionais, sob ascores da Rio-Sul.

Com o objetivo defazer com que o Brasilqueime etapas e deixede coifar atrás do bondetecnológico, Edson VazMusa, presidente daRhodia S/A, anunciou,durante a aula inauguralque proferiu no ITA, nodia 29 de fevereiro, queestá propondo a forma-ção de 'pólos de exce-lência". Ou seja, umafundação voltada para odesenvolvimento de tec-

Um piloto aus-traliano escreveu à Em-baixada do Brasil, emCanberra, solicitandomaterial informativo epermissão oficial parapintar um T-6, adquiridorecentemente, com ascores e emblemas usados

Aérea Brasileira, desdesetembro de 1983, esta-belecendo marcas im-portantíssimas para aconsagração do aparelhode treinamento militarbrasileiro como o melhorde sua categoria em todoo mundo.

Como nos anos an-teriores, a Embraer nãoestará enviando aviões, àexceção dos treinadoresda Esquadrilha, masmanterá em exposiçãomaquetes do EMB-312Tucano, EMB-120 Bra-sília e AMX, num"stand" localizado nohangar B da feira, queserá realizada na BaseAérea El Bosque.

Com relação ao

nologia de ponta, quedeveria concentrar-senas áreas que hoje vêmpassando por uma ver-dadeira revolução, co-mo a bionergática, a bio-logia, a física e outras.

"É urgente umapreocupação maior coma educação", garanteMusa, "pois só com am-biente sólido nas univer-sidades haverá um pro-grama de pesqása con-sistente. Se não houver

pela Esquadrilha da Fu-maça na época em queestava equipada com es-se tipo de avião de trei-namento avançado. Co-mo se sabe, a Esquadri-lha da Fumaça utiliza,atualmente, aviões detreinamento EMB-312Tucano, fabricados pela

avião CBA-123, que estásendo desenvolvido con-juntamente pela Em-braer e Fama (FábricaArgentina de MaterialesAeroespaciales); esta Ul-tima terá a seu encargoa exposição de maqueteda aeronave, apresen-tando o exemplo de qua-lidade que se pode obtercom a cooperação inter-nacional, a custo diluído.

Está sendo estuda-do, também, pelo Minis-tério da Aeronáutica doBrasil, o envio de umadelegação que seriatransportada por doisEMB-120 Brasília, o queajudaria grandemente apromover a aeronave fa-bricada pela Embraer.

conscientização nessesentido, poderemosaguardar resultados so-mente para daqui a 30ou 40 anos".

Edson Vaz Musa foialuno do ITA (tumba de1961). Preside a Rho-dia, no Brasil, desde1976, e ainda é o primei-ro brasileiro a fazer partedo comitê executivo daRhóne-Poulene naAmérica Latina.

Embraer. O piloto etambém proprietário doavião representa a Aus-trália em campeonatosmundiais e é sua inten-ção usar o T-6 em de-montrações de acroba-cias nos espetáculos dogénero, muito popularesnaquele país.

Conversa de HangarA chave da questão

Causa e conseqüência de toda crise política ou social,o problema econômico é o fantasma que atemoriza gover-nos de todas as partes do mundo, independentemente dosistema adotado para a administração das nações. O Brasilvive na atualidade uma preocupante e sempre crescentecrise, que gera preocupações, desesperanças e falsas expec-tativas ou mesmo falsas explicações. As soluções para osproblemas brasileiros não dependem única e exclusivamen-te da vontade política ou do poder econômico, mas têmum nome muito pronunciado, mas muito pouco compreen-dido. Trata-se de produtividade e uma breve análise darecente história da humanidade nos comprova que estámuito mais perto de nós a solução de nossos problemasdo que podemos imaginar.

O sucesso do Plano Marshall no após guerra, que soer-gueu as economias devastadas da Europa e Japão, se deveumuito mais à efetivação das campanhas pelo aumento daprodutividade do que pelo dinheiro injetado pelo governoamericano. De nada adiantaria todo o investimento e esfor-ço dispendido naqueles anos se todo o processo não fosseacompanhado por um simultâneo aumento da produtivi-dade daqueles países. No Japão, adaptando-se ao Ociden-te, o sucesso se apoiou nos chamados Círculos de Controlede Qualidade, cujo objetivo básico é o aumento da produti-vidade e da criatividade.

Produtividade, como podem ver, tem sido objeto detratados, livros, leis, decretos, campanhas, decisões empre-sariais ou mesmo judiciais. No entanto, é simples a idéiade que produtividade não é nada mais, nada menos doque algo que permita um menor custo, com uma parcelamaior a ser adicionada aos lucros e salários e, primordial-dente, na redução do preço de venda ao consumidor. Me-lhor explicando, quando conseguimos produzir mais, gas-tando menos, poderemos vender mais, por menor preço.Sem aumento da produtividade não haverá qualquer fór-mula mágica para vencer a inflação e isto já está maisdo que comprovado aqui no Brasil, pelos problemas ocasio-nados por medidas que não levaram em conta essa palavratão simples, que encerra um processo que envolve a todosc, essencialmente, aos que, como nós, trabalhamos na in-dústria.

Fora da produtividade não haverá progresso econô-mico, não acontecerá a justiça social. Poderão aumentarsalários, multiplicar subsídios, criar incentivos, aumentarcrédito, facilidades de pagamento serem estendidas ao infi-nito. A inflação persistirá, os problemas continuarão gras-sando, porque o sucesso de todo o processo está na reduçãodo preço de custo. O fenômeno da evolução econômicaé de fundamental importância em todas áreas, desdeo desbravamento das novas fronteiras agrícolas, no equipa-mento e modernização do campo para o aumento da produ-ção de alimentos, à criação de áreas de tecnologia de ponta,capazes de implantar uma massa crítica de recursos huma-nos que permitam manter o país nos patamares mais eleva-dos do atual conhecimento humano.

Além de tudo isso, precisamos nos lembrar que a prin-cipal força impulsionadora da produtividade é o espíritode equipe, a conscientização de todos os membros de qual-quer setor da atividade humana sobre a necessidade impe-riosa da produtividade, que é como democracia, que depen-de muito mais de uma vontade coletiva, do que da existên-cia de leis. Não será através de leis e decretos que consegui-remos implantar esse "estado de espírito" que nos levaao aumento da produtividade. É necessária a conscien-tização e, nós aqui na Embraer podemos nos esforçar paradar um bom exemplo ao país neste difícil momento decrise.

Antonio Augusto de OliveiraAssessor de Imprensa

Sérgio Messias Pe-dreiro — Natural deUberlândia, MG. Co-mo prémio terá umaviagem de 15 diasaos Estados Unidos,com passagem e es-tada paga pela Em-braer, além de visitaà Embraer AircraftCorporation, em FortLauderdale, Flórida,e a urna empresa dosetor aeronáutico da-

quele país. O prêmio também confere priori-dade de estágio profissional na Embraer eorientação por parte dos engenheiros e técni-cos da empresa no trabalho de graduação,durante o 3' ano profissional do ITA. Sérgiofará seu trabalho de graduação associado aum estágio na Embraer, em Mecânica de Vôo.

Rodrigo CordeiroTupynernbil — Na-tural de Belo Hori-zonte, MG. Tambémterá passagem e esta-da para uma viagemde 15 dias aos EstadosUnidos que inclui vi-sita à EAC e a umaempresa aeronáutica.Rodrigo vai fazer seutrabalho de gradua-ção associado a umestágio, mas em SãoPaulo, na empresa Sulamérica Teleinformá-tica, na área de Microondas. Falando pelosdois vencedores, Rodrigo afirmou: "É precisogostar do que se faz e se dedicar muito. Épreciso também desenvolver atividades parale-las, como estudar línguas ou praticar esportes,para garantir o rendimento e a cabeça".

Prêmio ao talento

Embraer incentiva melhores alunos do ITA"Fatores-chave de su-

cesso na carreira do enge-nheiro" foi o tema da aulainaugural do ano letivo doITA em 1988, realizada noauditório daquela entidadeno último dia 29 de feverei-ro. O conferencista convi-dado foi o presidente daRhodia S/A, Edson VazMusa, diplomado pelo ITAem 1961.

Logo após a aula mag-na, foram conferidos prê-mios especiais de incentivoà dedicação e esforço dosalunos que mais se destaca-ram, nos anos anteriores,em cadeiras específicas, noITA.

Edson Via Musa, presidente daRhodia, proferiu a aula Inaugu-rai do ITA.

Prêmio Embraer

Ozflio Carlos da Silva,pretor Superintendente daEmbraer, entregou doisprêmios durante a cerimô-nia no ITA. O primeiro de-les, que recebeu o nome dePrêmio Embraer — Prof.René Marie Vandaele, foientregue a Sérgio MessiasPedreiro, melhor aluno ma-triculado no terceiro ano docurso profissional do ITA,em engenharia aeronáutica,computados os graus obti-dos no 1? e 2° anos profissio-najs, nas disciplinas de Ae-rodinâmica e Estrutura. Ooutro prêmio, chamadoPrêmio Embraer — Prof. Os prêmios foram entregues poio diretor Superintendente da Em-

braer, Ozflio Carlos da Silva.

Richard Robert Wallaus-check, foi entregue a Rodri-go Cordeiro Tupynambá,melhor aluno matriculadono terceiro ano profissionaldo curso de engenharia ele-trônica do ITA, computa-dos os graus obtidos em to-das as cadeiras do 1? e 2°anos do curso profissional.

Os outros prêmiosForam entregues ainda

o Prêmio Instituto de Enge-nharia, recebido pelo alunoJosé Augusto Gomes Leal;Prêmio Metal Leve, para oaluno Carlos Roberto KenjiFuzita; Prêmio Litoral, parao akuno Celso Ferraz do

Amaral; Prêmio Rhodia,para os alunos João PedroPerez e Ariosto BretanhaJorge; Prêmio Neiva, parao aluno Carlos EduardoStalf Cesnik; Prêmio Harald— Prof. Luiz Gonzaga Rios,para o aluno Hélio Guima-rães Taveira Júnior; PrêmioTasa, para o engenheiroMarcelo Luiz Arakaki; Prê-mio Infraero, para o enge-nheiro Flávio Luiz da SilvaBussamra; Prêmio José Ma-riotto Ferreira, ao alunoMárcio Jansen Cavalcanti;Prêmio Flávio Gutierrez,para o engenheiro José Au-gusto Gomes Leal Filho.

retaliações: ameaça continuaEm nota divulgada na noite de

segunda-feira, dia 29 de fevereiro, o representanteespecial para a área de comércio exterior daCasa Branca, Clayton Yeutter, anunciava a

suspensão, até abril, da aplicação de sançõescomerciais contra produtos manufaturados no

Brasil, o que incluía os aviões da Embraer.

Não existem, na históriado comércio internacional con-temporâneo, casos de retalia-ções retroativas e, segundo anota oficial norte-americana,"os Estados Unidos vão adiaras sanções até um exame dasregulamentações da Lei doSoftware". Esse exame deveacontecer em Brasília, no dia19 de abril. Conforme seja feitaa regulamentação as sançõespodem ser suspensas em defi-nitivo.Yeutter declara: "As recentesdecisões brasileiras, e as discus-sões com representantes do go-verno do Brasil, demonstraramprogressos nesta questão. Al-gumas de nossas preocupaçõesmais imediatas foram atendi-das. E por isso achamos ina-propriado e contraprodutivoprosseguir com o plano de reta-liações previamente anuncia-do. A ação proposta ficará sus-pensa até que tenhamos a

chance de avaliar a regulamen-tação da Lei de Software".

Desta forma, apesar dasdeclarações aparentementeotimistas do representante nor-te-americano, para os exportadores brasileiros, notadamentepara a Embraer, cujos produ-tos possuem alto valor unitário,a ameaça de possíveis retalia-ções futuras continuará preju-dicando sensivelmente os ne-gócios da empresa nos EstadosUnidos, enquanto o governonorte-americano não publicarum ato normativo oficial a res-peit&

Desde o mês de dezembrotrês Brasília da ASA e dois daTexas Air aguardam a decisãonorte-americana a respeito dasretaliações. Um prejuízo de 30milhões de dólares, além dosgastos com a manutenção diá-ria dos aparelhos, que chega amais de US$ 2 milhões.

Pra variar,uma boa

fatif notíciaz A Divisão de Pessoalinforma que a nova

Resolução do FundoNacional de

Desenvolvimento daLI.

idade dos filhos paraEducação, relativa à

‘ffiphabilitação ao

benefício, trouxeboas novidades para

os fuhcionários.As novidades são as

seguintes:

Eugêniofoi atéa áreado F-107bera otreinamento"in loco".

A Divisão deDesenvolvimento de Recursos Humanosinaugura um esquema de treinamento no

local de trabalho.

A montanha vai a MaoméEste treinamentoespecífico se cha-ma Análise de Pro-blema e Tomadade Decisão e é onovo programa detreinamento "inloco" que está sen-do implantado pe-la Divisão de De-senvolvimento deRecursos Huma-nos. Eugênio Ri-beiro da Cunha eMello, coordena-dor de produtivi-dade da Divisão, éo instrutor do pro-grama — que já vi-nha sendo minis-trado em sala deaula desde 1978.Segundo Eugênio,a vantagem dotreinamento no lo-cal de trabalho éque os funcioná-rios que estãoacompanhando ocurso podem rece-ber exemplos deproblemas perti-nentes da área queenvolvem e inte-ressam a todos."Além de todosconhecerem o as-sunto do qual seestá falando", sa-lienta Eugênio,"existe a vanta-gem de ninguémprecisar se ausen-tar da seção parareceber o treinamento".

Os problemas com osquais se trabalha no treinamen-to são reais e vividos no mo-mento do treinamento. "A fi-losofia do programa é desper-tar no funcionário um raciocí-nio analítico diante da situa-ção-problema e a busca da so-lução, analisando as diversasalternativas para a sua resolu-ção",

No dia 25 de fevereiro foi

programa é que, diante de umproblema, é preciso tomar umaação emergencial provisóriamas, logo em seguida, procurarapurar as causas para estabe-lecer uma correção que deveser definitiva e eficiente".

O programa tem aindauma complementação que éapresentada na forma tradicio-nal, isto é, em salas de aula,como é o caso dos conhecidosprogramas GENCO e DAF.

1. ter, no mínimo, em1? de janeiro doano letivo, sete anosou completar talidade até 30 de junhodo mesmo ano;2. ter, no máximo,em 1? de janeiro doano letivo, catorzeanos completos.Continua valendo oitem que determinaque somente serãocontemplados com oSalário-Educação osque estudam emescola particular.

Uma promoção é muito maisque um prêmio ao bom desempe-nho. Sua obtenção depende deuma combinatória de variáveis,nem todas Ligadas ao comporta-mento do funcionário, A políticada empresa, seu estágio de desen-volvimento, o "turra-over" nos ní-veis mais altos e fatores externoscomo a situação do país, são deter-minantes na escalada de qualquerprofissional.

Entretanto, existe caracterís-ticas de comportamento que po-dem afetar a decisão de superioresquanto a uma promoção. Pior ain-da, podem colocar em risco o de-sempenho do recém-promovido,se ele não souber se adaptar ás ne-cessidades de seu novo cargo.

Uma descrição dos "bons pro-fissionais" que não conseguem as-cender pode elucidar as razões dasaparentes injustiças das quais tan-tos se queixam:O prestativo: Muito popular entreos colegas, está sempre querendoajudar. Quebra todos os galhos,não resiste a um palpite. Acreditaque cumprir a tarefa dos outros éuma oportunidade para mostrarsua capacidade. Esquece-se de queos louros pela realização do traba-lhão jamais serão seus. Se a inicia-tiva de ajudar não tiver o conheci-mento e aquiescência do chefe, oprestativo acaba sendo exploradoou dedicando- se menos às própriastarefas.O palzão: Tem a mesma atitudedo prestativo mas com relação aosseus subordinados. Faz tudo poreles, se sobrecarrega e dificulta ocrescimento profissional de todos.Não poderá ser promovido poisnão haverá quem o substitua.O técnico: Acredita que o trabalhose resume ao cumprimento das ta-refas. Menospreza qualquer dedi-cação ao relacionamento entre aspessoas, sejam colegas, chefes, su-bordinados ou até clientes. Acre-dita que a sua verdade — técnica— está acima de qualquer argu-mento. Não se esforça para mos-trar seu ponto de vista e muito me-nos em ouvir os outros. Não cultivaamizades dentro do ambiente detrabalho nem redes de contato —pessoas úteis para trocas de infor-mações. Normalmente, acaba iso-lado num canto.O subversivo: Tem idéias excelen-tes, mas não consegue vendi-Ias aochefe. Vive caçando colegas paraexpor seu ponto de vista. Corre orisco de ser mal interpretado.O detalhista: Não consegue traba-lhar sem o número de dados queconsidera suficiente. Tende a per-der a visão do conjunto ou a nãosaber priorizar tarefas pelo grau deimportância. Esquece-se .que oscargos mais altos requerem uma vi-são maior do todo.O perfeccionista: Segue o ditado

"Oir Quem é você?" "Eu soua Miss Embraer", responde a garo-ta. "Ah! É? Em que seção vocêtrabalha na empresa?" "Eu nãotrabalho lá; é que eu sou filha dofuncionário tal. Eu, na verdade,trabalho no comércio da cidade".

Com base num diálogo destanatureza é que podemos afirmarque isto fere completamente os

"a pressa é inimiga perfeição".Esquece-se de que, nessa batalha,às vezes é preciso renunciar ao per-feccionismo em nome do momentocerto. O perfeccionista não sabese valorizar. É capaz de introduzirum relatório enfatizando seus de-feitos, por menores que sejam. Es-tá sempre insatisfeito consigo ecom os demais.O míope: Tem visão de curto pra-zo. Seu imediatismo o leva a mani-pular ao invés de negociar, dar umjeito ao invés de consertar. Esque-ce-se que os problemas adiadosvoltam à tona. A cúpula da empre-sa sabe o quanto a visão apenasde curto prazo é desastrosa.O relaxado: Mal vestido, maltra-tado, tem problemas crônicos desaúde. Não respeita seu corpo ousua aparência. Além de prejudicarsua capacidade física para o traba-lho, nunca será visto como um ven-cedor. Pode reproduzir essa atitu-de em seus relatórios ou outras ta-refas. Engana-se ao acreditar queum bom contendo não necessita deuma boa aparesentaçao.O ovelha negra: Acredita-se um ex-celente profissional na empresa er-rada. Empenha-se mais em criti-cá-la do que em se adequar. Talvezo melhor nesse caso seja procurarum local mais compatível com suapersonalidade.O fofoqueiro: Está sempre envol-vido em intrigas, apesar de suasboas intenções. Acredita que terinformações a mais sobre a empre-sa e as pessoas o aproximarão dochefe. Discrição e respeito pelascaracterísticas individuais dos cole-gas faz parte do perfil do profis-sional de alto nível.O vítima: Não é senhor do seu des-tino. Está na empresa e no cargopor acaso. Aguarda circunstânciasexternas que lhe serão favoráveis.Enquanto isso, perde as oportuni-dades de melhorar e mostrar seudesempenho.O medroso: Tem sempre ótimos ar-gumentos contra mudanças e no-vos desafios. Seu chefe percebe oreceio por trás dessa atitude.O misterioso: Acredita que está sevalorizando em não compartilharseu "know-how". Torna-se com is-so um elemento pernicioso à em-presa. Se os seus superiores perce-bem que ele deliberadamente es-conde seu conhecimento dos de-mais, pode até ser despedido.O vaidoso: Interessa-se mais portítulos e salários do que pelo traba-lho e a empresa. Passivelmente, te-rá desempenho aquém de suas ca-pacidades.

Colaboração de Tomé GabrielMedeiros, da Seção de Controlecie Almoxarifados (artigo de auto-ria de Glacia Kaasoy, publicadona Folha de São Paulo no dia15.'11!87).

princípios lógicos do concurso"Miss Embracr". Portanto, venhoatravés deste jornal levar os meusprotestos, achando que o concurso"Miss Embraer" deveria ser restri-to somente às garotas que realmen-te trabalham na empresa.

Sem mais, antecipo os meusagradecimentos pela divulgação.

José Francisco Las Rodrigo«

realizada a quarta reunião dogrupo na área de Processos doTucano, no F-107. Eugênioressaltou que serão necessáriasainda 12 reuniões para que ogrupo grave a filosofia do pro-grama.

O resultado que se esperaé que, depois do treinamento,haja uma mudança de posturadiante de uma situação-proble-ma. "Não devemos ser imedia-tistas. O que aprendemos neste

Vôo LivrePerfil de quem não

consegue uma promoção

Carta doleitor

Diálogo com a nova Miss

Jorge Viana e a lista: "Todos precisa-mos colaborar".

Rose (ao centro) • o pessoal da seção organizaram a colaboraçãopara ajudar a recuperação da LUCW111.

Mais ajuda para Luciene

1-1.J

zLL1

cri

o

Momentoem que

as Komblchegavam

à Clínicade Repouso —

Francisca /H 6534Júlia •

os donativos 'eram

recebidospeia Sra.Martzete.

Aproveitamento Interno de PessoalEstamos buscando, internamente, um profissional com for-mação técnica, experiência em equipamentos eletrônicosde aviões e inglês fluente, para ocupar o cargo de:

Instrutor TécnicoSe você está interessado em concorrer ao cargo; preenchao formulário abaixo, anexe uma foto 3X4 e remeta-o à Seçãode Recrutamento e Seleção — ARS, Posto de Correio 037,aos cuidados de Eliane.

Não fique com vontade de dizer. Diga! Compartilheo que você sabe com os companheiros da fábrica. Sua

participação é importante. Escreva para o posto deCorreio 007, ligue para o ramal 1432 ou participe das

reuniões de avaliação do jornal Bandeirante, todasexta-feira, às 14h30min.

Cinco peruas Kornbi, carre-gadas de alimentos, roupas e me-dicamentos, seguiram nesta ter-ça-feira para a Clínica de Repou-so Francisca Júlia. Este foi o des-tino do saldo da campanha ini-cialmente deflagrada para auxi-liar as vítimas das enchentes emUbatuba, promovida pela Em-braer e ADC

A campanha, que recebera

o nome de SOS Ubatuba, tendoem vista o noticiário controver-tido a respeito da destinação dosdonativos que estavam sendo en-viados aos desabrigados daquelacidade litorânea, foi redireciona-da, pelos responsáveis pela cam-panha, na Embraer, para umainstituição local. Foi escolhida aClínica de Repouso Francisca Jú-lia que, como todos sabem, ébastante carente.

A cada dia que passa maispessoas se mobilizam para aju-dar a garotinha Luciene, que sesubmeteu, ontem, a um trans-plante de rim. Desta vez foi aEngenharia de Materiais que re-solveu passar unia lista organi-zada pela secretária da área, Ro-seana Arlete Beleulfine Anto-nio, e o supervisor Antonio Car-los Mussio. Aproveitando as saí-das que precisa dar, no seu traba-lho de rotina, Rose, como é cha-mada, envolveu 177 pessoas noprojeto humanitário, atingindoum valor de Cz$ 80.200,00.

"Ninguém precisou darmuito. Mesmo com o pouco decada um, no final a arrecadaçãofoi expressiva. E para mim foiuma experiência gratificante,não pelo fato de eu ser mãe, maspela oportunidade de ajudar".

FORMAÇÃOTécnico Mecânico ( )Técnico Eletrônico ( )Técnico Elétrico ( )

Ajudou também o fato de que aSeção de Engenharia de Mate-riais já conhecesse de perto oproblema, uma vez que um cole-ga da seção já se havia submetidoa um transplante renal.

O dinheiro arrecadado foidepositado na quarta-feira naconta corrente aberta em nomedo pai de Luciene, Benedito Sér-gio da Silva, atendendo a suges-tões de vários colegas que tam-bém desejavam ajudar. Se vocêpretender depositar a sua contri-buição, o número da conta é90.430-9.

O utro companheiro quedecidiu encabeçar uma lista deajuda à menina Luciene foi ochapeador Jorge Viana. A lista,autorizada pela sua chefia, foipassada no F-60. "Fazer o bemhoje em dia nunca é demais.

Principalmente porque não sabe-mos como será o dia de ama-nhã". Segundo ele, todos os co-legas estão colaborando (a listanão está encerrada ainda) commuito boa vontade.

Jorge está trabalhandoatualmente cm uma tenda de ma-teriais do F-60, e não tem tempopara ficar se ausentando do lo-cal. Por isso pediu ajuda aos vá-rios líderes, especialmente oamigo Pedro, para arrecadarmais fundos para Luciene. Atémeados desta semana a lista so-mava Cz$ 53.980,00.

À medida que Jorge vai an-gariando fundos, vai entregandoao pai de Luciene. Até a quarta-feira (dia de fechamento destaedição) ainda não tínhamos notí-cias do estado de Luciene, quefoi operada naquele dia.

Ano de Formação 19Ano de Formação 19Ano de Formação 19

SOLIDARIEDADEAjuda aos flagelados

de Ubatuba transformou-seem ajuda aos carentes de

São José dos Campos

NOME CHAPA DEPTO DIV SEÇÃO GRUPO RAMAL

Outros Cursos

EXPERIÊNCIA PROFISSIONALATUAL (Descrever as funções executadas, tempo, cargo e salário)

ANTERIORES (Empresa, Cargo e Período)

Assinatura

José Geraldo, que já foi da Se-leção Brasileira...

Pani, ex-jogador do Ténia Clu- ... • Aldo, qu foi o cestinhado último campeonato paulis-ta.

■■•■■!1•11«,1D

Promover o esporte amador do Vale do Paraíba,fazendo com que a região volte a ter odestaque que desfrutou em outras épocas. E aomesmo tempo divulgar o nome da Embraer noEstado de São Paulo. Tudo isso sem que a ADCEmbraer — nem o associado — gaste um cruzado.

Projeto Esporte Custo ZeroAlguns dos astros já contratados

A ADC Embracr estámontando duas equipes pa-ra disputar o campeonatopaulista. E não é brincadei-ra! O projeto está sendoanunciado hoje, e deve re-.volucionar os meios espor-tivos da região.

A idéia foi organizarum esquema de patrocínio,de forma que a empresa daregião — que já tenha en-volvimento comercial com aADC Embracr — patrocineum jogador, em termos deuniformes, treinamento, re-muneração etc. Seriam, as-sim, muitas empresas volta-das para o patrocínio dasequipes de futebol de salãoe de basquetebol, fazendocom que a ADC Embraerpossa projetar os seus valo-res esportivos em nível esta-dual, sem recorrer a um cru-zado sequer da contribuiçãodos associados.

Basquetebol

Até o momento, já es-tão confirmados para inte-grarem a equipe de basque-tebol da ADC Embraer osseguintes jogadores: JoséGeraldo (ex-Tênis Clube eex-Seleção Brasileira), ZéMauro (ex-Trianon), Pani(ex-Tênis), Zandonadi (ex-Francana e ex-Palmeiras),Aldo (ex-Trianon) e Ricar-do, Femandinho e Xexinha(ex-juvenil do Tênis).

A equipe da ADC Em-braer, assim formada, deve-rá ocupar, na FederaçãoPaulista de Basquetebol

—Divisão A2, a vaga deixadacom a saída do Tênis Clubede São José dos Campos. Os

direitos e obrigações já fo-ram passados, através dedocumento formal, pelo Tê-nis Clube à ADC Embraer.Os treinos e jogos serão rea-lizados nas dependências doTênis Clube, graças a con-vênio já acertado. O cam-peonato paulista começa emabril.

Futebol de salão

A equipe de futebol desalão que representará aADC Embraer nos jogos docampeonato paulista da mo-dalidade já está definida. Éa mesma que vem sendocampeã, ano após ano, nosJogos das Indústrias de SãoJosé dos Campos. O técnicoé Paulo Davoli e o coorde-

nador Cláudio Nogueira(Caju). Os jogadores: Cor-ra, Paulo Friggi, Peninha,Didi, Chiquinho, Zé Car-los, Boca, Amauri, Silvi-nho, Tonhão, João Alfredo,Canhoto e Luciano.

A base da equipejá está jogando há cerca decinco anos e, portanto, mui-to entrosada. O treinamen-to é intensivo e já começouna quadra do Sesi, para-dis-putar o campeonato paulis-ta que começa em junho.

Patrocínio

Cada jogador será pa-trocinado por uma empresadiferente, e a maioria delasjá está acertada. Os gastoscom viagens, alimentação

Eugênio ReisCleto Nato,presidente daADC Embrear,garante que oprojeto de lançar*guio« paradisputar ocampeonatopaulista nãocustará nada aosassociados, alémde promover o*aporto adivulgar o nomeda Embraer.

etc. serão motivo de patro-cínio de outra empresa,aliás já acertado, mas cujonome a diretoria da ADCEmbraer prefere não divul-gar por enquanto.

Eugênio Reis CletoNeto, presidente da ADCEmbraer e um dos autoresda idéia, faz questão de sa-lientar o seguinte: "A sele-ção das empresas patrocina-doras não está relacionada,de nenhuma forma, com asua esolha na prestação deserviços para a ADC Em-braer ou promoções noF-91. Uma coisa nada tema ver com a outra, e o maiorcuidado da diretoria tem si-do no sentido de evitar pres-sões:Todas as negociaçõesestão sendo feitas à parte,para que a ADC Embraernão tire do associado umtostão sequer para a manu-tenção da equipe. É um pro-jeto arrojado, que vai de-pender apenas do nosso em-penho, e não da verba queos associados pagam à enti-dade".

"As equipes serão ex-ploradas em termos de pa-trocínio da maneira mais in-

Lto tensa possível, de forma queseja até mesmo viável fazercom que rendam dinheiro

fpara a ADC Embraer no fi-nal do ano, ao invés de cus-tar". Essa expectativa dePedro David, vice-presiden-te da ADC Embraer, é con-firmada com a promessa deque todo o resultado finan-ceiro dessa promoção serápublicado em balancetemensal da ADC Embraer,

<-.) que o fará afixar nos qua-dros-de-avisos.

LLI

Cr)

OlimpíadaInterna

As inscrições por modalida-des serão encerradas no dia 10de março. Às 13 horas desse dia,na ADC Embraer (F-91), seráfeito o sorteio das chaves. AsOlimpíadas começam no dia 25de março.

Divisão das EquipesDCO/DFN — Coordenadores:Carlos Magno Sicchierolli (ramal1218) - Milton Zampieri (ramal1491)PRB — Coordenadores: MarcoAurélio Oliveira Ferraz (ramal1268) - Adauto Firmino (ramal1390)PRF/PRM/DPR/A A/AD/APS— Coordenadores: José LuísBoer (ramal 1567) - Francisco D.Silva (ramal 1885)PRU — Coordenador: Jair Mar-tins (ramal 1131)PRX/PRL —Coordenador: LuizMunuera (ramal 1306)

PRA — Coordenador: Luís An-tonio Ribeiro (ramal 1340)PRT/PRE — Coordenadores:Vitor Antonio Chagas de Miran-da (ramal 1638) - José RobertoRamos (ramal 1638)EDE — Coordenadores: AdãoAlves Brandão (31-1177, ramal134) - José Teófilo de Jesus Fi-gueiredo (31-1177, ramal 123)TEA/TEP — Coordenadores:Décio Junqueira de Carvalho(ramal 1573) - Jorge Roberto dosSantos (ramal 1573)DAQ/TEV/TES/TEE/ASS/DSP/DPM — Coordenadores:Danilo Vilela Gazola (ramal1414) - Jorge Cândido Carmo(ramal 1371)DAM/DIN — Coordenadores:Gilberto de Aguiar Silva (ramal1362 - Luciano de Souza Chaves(ramal 1501)

Truco

O timeClubedos 200exibindoa troféude campeãoInternodo futebolde campoda ADCEmbraer.

Comovice-campeãficou aequipeMaterialComposto.

Clube dos 200 bateu Material Composto na final

Sole Mio...Noitadaitalianade boa

comida eboa música

agitam oClube de

Campono sábado

que vem

Italiano é povo co-nhecido por apreciar aboa comida, o bom vinhoe, especialmente, a boamúsica. E é em homena-gem a este povo alegreque a ADC Embraer vaipromover, no sábadoque vem, dia 12 de mar-ço, a Noite Italiana, noClube de Campo, a partirdas 20 horas.

A noitada começará

com pizza e aperitivo. Ojantar que se seguirá per-tence à cozinha típica ita-liana: a lazanha. Tudo re-gado a muito vinho, já in-cluído no preço do convi-te. A animação fica porconta do grupo Transa-trio, de Passa Quatro(Minas Gerais), especia-lizado em músicas italia-nas, especialmente a ro-mântica, feita para dan-çar.

Os convites, segun-do o diretor Social daADC Embraer, PedroCunha, estarão à vendano F-91 já a partir de se-gunda-feira, ao preço deCz$ 2.000,00 por mesa,que dá direito a quatropessoas. "Estamos ten-tando um evento no sá-bado, ao invés de sexta-feira, como era feito an-teriormente, em respeitoaos colegas que traba-

lham no período noturnoe que também queremparticipar das programa-ções da ADC". PedroCunha garante ainda quehaverá ônibus à disposi-ção para deslocamentoaté o Clube de Campo,caso a procura justifique."Esperamos uma partici-pação intensa dos asso-ciados, porque o brilhoda festa depende dessaparticipação".

TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL Pesca

Resultado do último torneio:1?lugar: Vitor Antonio Chagas deMiranda e José Carlos Ramos2? lugar: Carlos Magno Sicchierollie Dionisio de Almeida Custódio3? lugar: Luís Y. Okamoto e JoãoCarlos Demétrio da Silva4° lugar: Alexandre Alves Pimentele José Carneiro Filho

Posição atual do raakiag:13 poetes — Mário Machado de Oli-veira/José Ambrósio das Graças e

Vitor Antonio Chagas de Miranda/José Carlos Ramos; 8 pontos — Os-valdo dos Reis/Francisco FermianoGeronino e Carlos Magno Sicchie-rolli/Dionísio Almeida Custódio; 5pontos — Laércio Marques/Eduar-do Pereira Castilho e Luís Y. Oka-moto/João Carlos Demétrio da Sil-va; 3 pontos — Alcides Sene dosSantos/José Amilton Cesarino eAlexandre Alves Pimentel/JoséCarneiro Filho. O próximo torneioacontecerá no dia 27 de março.

O Clube dos 200 é um dos timesveteranos de futebol de campo quemais vem se destacando, desde a suacriação, há oito anos. É a equipecampeã do Torneio Trintão realiza-do pela ADC Embraer, e bicampeãdo Torneio Interno de Futebol deCampo.

O fundador da equipe se chamaWanderci Serafim Ramos, mas sóatende quando o chamam de Dár-cio. Ele explica que a idéia do nomeda equipe surgiu do fato de que cadaparticipante contribuía com uma ta-xa de 200 cruzeiros por mês, oitoanos atrás. Por isso o nome Clubedos Duzentos. "Nossa equipe jogauma média de 40 partidas anuais,o que constitui um recorde entre ostimes da Embraer", lembra Dárcio.

Hoje, 20 jogadores fazem parte

do time, contribuindo com uma taxamensal de 300 cruzados para as des-pesas com as festas que sempreacontecem depois das partidas. Noano passado o Clube dos 200 reali-zou 46 jogos, obtendo 33 vitórias eoito empates, perdendo apenas cin-co. Fez um total de 145 gols duranteo ano. —

Apesar de ser uma equipe inter-na, o Clube dos 200 joga tambémcontra times de outras empresas dacidade e também fora do município."Jogamos praticamente todos os sá-bados, e nossos atletas têm em mé-dia, 34 anos".

O Clube dos 200 começou bemo ano de 1988. Em oito partidas dis-putadas, obtiveram seis vitórias eum empate, sofrendo apenas umaderrota.

Acontece nestefim de semana oXIV Torneio dePesca de Verãona Praia deMassaguaçu,emCaraguatatuba.

AtletismoO torneio interno deatletismo começano dia 13, domingoque vem, a partirdas 8h30min noCentroPoliesportivoJoão do Pulo. Asinscrições podemser feitas na ADCEmbraer (F-91)ou no local dacompetição.

Tucano voapara outroninhoEstaráfuncionando emnova sede, apartir de 7 demarço, o Ninhodo Tucano 1. Asnovaisinstalaçõesprédio ondefuncionava o LaBaile Center,atrás do JumboTrevo) incluem:duas saunas, quadrapoliesportiva,piscina, sala deginástica e salapara jogos, além,claro, do bar.O telefone é omesmo - 21-6801.

o Dez pontos que merecem atenção!

Declaração do Imposto de Renda:

nome do marido, mesmo queele ganhe menos que a mu-lher.COMPENSAÇÃOQuem ainda tiver dinheiro re-tino pela União, relativo àrestituição do Imposto deRenda de 1985, poderá se uti-lizar de um espaço final doformulário, para compensarum saldo de imposto a pagarque por acaso tenha resultadode seus cáculos. Somente aparcela relativa a 1989 poderáser compensada. Quem nãosouber quanto ainda tem a re-ceber deverá procurar as De-legacias da Receita Federalou recorrer ao plantão telefô-nico. Se não fizer a compen-sação, receberá a sua parcelade IR em 1989 em data aindanão definida. .

SALDO A PAGAROU A RESTITUIRAo contrário de 1987, esteano tanto a devolução comoo imposto a pagar serão corri-gidos mensalmente, com basena variação da OTN. Para is-so, o contribuinte deverá di-vidir o resultado final queapurou de suas contas do im-posto pelo valor da OTN dejaneiro (Cz$ 596,94), encon-trando o número de OTNs apagar ou a receber. O saldoa pagar poderá ser parceladoem até oito cotas, mas nenhu-ma delas inferior a uma OTN.

411.11••

Ao elaborar os formulários do Imposto de Renda deste ano, aSecretaria da Receita Federal incluiu algumas modificações para

simplificar o preenchimento e tentar acabar com o estigma de quedeclarar renda é um "bicho de sete cabeças". Em caso de dúvida, consulte

o plantão telefônico, que vai funcionar de 21 de março a 29 deabril, e que na maioria das cidades atenderá pelo número 146.

Férias — Na hora de sair em férias,o trabalhador receberá um terço deseu salário como adicional — umdinheiro extra para viajar com afamília ou pagar dívidas.Maternidade — A mulher passa ater 120 dias de licença-gestante, 34a mais do que atualmente. O ho-mem terá oito dias para ficar coma família depois do nascimento dacriança, a maior beneficiária dasduas medidas.Ação legal — Com a nova Consti-tuição, o empregado poderá recla-mar seus direitos na Justiça até cin-co anos depois de eles terem sidolesados. Hoje esse prazo é de doisanos.Marajás — Os salários dos funcio-nários do serviço público não pode-rão ser maiores do que a remunera-ção-base do nível mais alto da res-pectiva carreira, o que significariao fim dos marajás no serviço pú-blico.

ANEXOSForam eliminados quatro dosseis anexos que acompanha-vam de declaração de renda.Agora, o contribuinte temque preencher apenas doisanexos: pagamentos efetua-dos e rendimentos obtidos naagricultura. Todas as outrasinformações foram incorpo-radas ao próprio formulário.Essas modificações valemapenas para quem vai declararno formulário azul.

5) FORMULÁRIOVERDEA Receita Federal mudou aordem das páginas do formu-lário verde. Agora o contri-buinte começa a declaraçãoinformando os rendimentos.Até o ano passado, começavainformando os seus pagamen-tos a médicos, dentistas e hos-pitais, escolas e aluguéis.Agora, estas informações de-vem ser prestadas na páginadois.PAGAMENTOSEFETUADOSForam modificados e acres-centados códigos para paga-mentos específicos como hos-pitais, que ficam separadosde médicos. Modificaçõesque valem tanto para o for-mulário verde quanto para oazul. Se forem detetadas so-negações, a Receita prometecobrar do contribuinte multa

A Constituinte confirmou, nasemana passada, uma série de con-quistas sociais para os trabalhado-res brasileiros. Algumas, como alicença-paternidade, são exclusivasde países como a Suécia, tidos co-mo os melhor organizados social-mente em todo o mundo.

Acompanhe quais foram essasconquistas:igualdade — Os trabalhadores ru-rais terão os mesmos direitos dosurbanos (férias, 13° salário, horasextras, seguro contra acidente dotrabalho etc.)./Um retireiro que fi-zer a primeira ordenha de madru-gada, por exemplo, tem direito aadicional por trabalho noturno.Garantia — A demissão arbitráriae sem justa causa não é permitida.O Congresso votará lei comple-mentar detalhando quais os direi-tos que o trabalhador tem no casodo patrão transgredir esse preceito.Há um acordo de que as disposi-ções transitórias fixarão, enquanto

de 20% sobre o valor do ser-viço pago.ABATIMENTOS

-- -1,- 1 _] Os níveis de abatimento per-mitidos foram fixados em ní-veis muito abaixo da realida-de do mercado: Cz$ 18,2 milpor dependente; aluguel e ju-ros do SFH até Cz$ 54,6 mil;instrução por dependente emCd 25,2 mil; compra de pu-blicações e material necessá-rio ao desempenho da funçãode Cd 19 mil.

Íí.,= POUPANÇA„,)) Na declaração deste ano ain-- da está permitido o incentivo

da caderneta de poupança, deaté 4% do saldo médio (desdeque o total apurado não supe-re 6% da renda bruta, se estafor inferior a Cd 504 mil. Nadeclaração de 1989, este in-centivo será eliminado.DECLARAÇÃO

'o) DE BENS-- É estranho, mas os bens de-

vem ser declarados pelo valororiginal de aquisição, mesmoque ela tenha sido feita hámuito tempo.

d7 CENTAVOSNão coloque os centavos nasua declaração. Isso podeacarretar erros de cálculo.CABEÇA DO CASALEsta fitura ainda existe, paraefeitos fiscais. A declaraçãoem conjunto deve ser feita em

a lei não for aprovada, a indeni-zação em 40% do FGTS.Mínimo — A Constituição deixaclaro que o salário mínimo deveatender às seguintes necessidadesdo trabalhador e sua família: ali-mentação, moradia, saúde, educa-ção, lazer, transporte, vestuário,higiene e previdência social. Antes,fãava-se de maneira genérica em"necessidade básicas".Jornada — promulgada a novaConstituição, a semana de trabalhonão poderá ser superior a 44 horas.Revezamento — Em fábricas quenão param e os empregados traba-lham em turnos, tais turnos não po-dem exceder a seis horas.Hora extra — A hora extra seráremunerada com um valor 50%maior do que a da hora normal (ho-je esse índice é de 25%). A medida,na prática, desestimula as empresasa apelarem para a hora extra e ten-de a aumentar as oportunidades deemprego.

DEFENDA SEU BOLSO

A maioria absoluta dos contribuintes vaipagar mais IR na declaração deste ano, masvai sentir menos do que no ano passado. Istoporque a tabela progressiva para este ano foireajustada em 250%, enquanto a inflação ofi-cial ultrapassou os 350%. Houve, assim, umaumento efetivo da carga tributária, pois umaparte dos rendimentos que derivou exclusiva-mente da desvalorização da moeda estará sen-do taxada.

Mas haverá menos reclamações, porquea retenção na fonte foi proporcionalmentemaior em 87 do que havia sido em 86. E,lógico, maior retenção na fonte em 87 significapagar menos imposto na declaração deste ano.

As reclamações mais veementes ficarãopor conta dos contribuintes que apurarem sal-do a pagar na declaração, porque este saldovai sofrer correção monetária (o saldo seráconvertido em OTN segundo a de janeiro —Cz$ 596,94 — mas deverá ser pago em abrilsegundo a OTN de abril. Em compensação,serão beneficiados todos os que tiverem direi-to à restituição, que tiveram restabelecido odireito de ter corrigida a devolução do impostopago a mais nas fontes.

Para os declarantes com saldo de impostoa pagar neste ano, resta o consolo de poderaproveitar a quarta parcela da devolução de85, a ser recebida somente no ano que vem,para quitar o valor devido, total ou parcial-mente. Como tanto o saldo a pagar deste anoquanto o restante da devolução de 1986 sãoexpressos em OTNs, a compensação será van-tajosa para o contribuinte, pois representaráantecipação de um recebimento previsto sópara o próximo ano.

LembretePara a entrega da declaração não

é obrigatória a existência da etiquetagomada que a Receita Federal enviaaos contribuintes com os formuláriose o Manual. Quem não receber o enve-lope da receita até o final de marçopode procurar o formulário adequado(verde ou azul) na rede bancária,preenchê-lo e entregar sem a etiqueta.

A economia do mêsOTN de março: Cz$ 820,42dólar em 1? cie março: Cz$ 99,44inflação de fevereiro: 17,96%poupança em fevereiro: 18.55%piso nacional de salário: Cz$ 6.240,00Aluguel semestral: 104,24%Aluguel anual: 351,75%

Circulam informações dando conta queos combustíveis serão aumentados, novamen-te, nesta semana. O percentual está sendo es-tudado.

O que o trabalhador ganhou até agoraAs decisões da Constituinte que, até omomento, mais envolvem o trabalhador

iffilmine■■

Oitenta anos dejaponeses no Brasil

SittfOnla de Paris, do Vicaili ~nein: aextd-lafra na Man-chata.

Luiz Veiga expõe na Galeria do SolO projetista Luiz

Veiga, que atua na Em-braer na área de ferra-mental, é artista premiadoe tem em seu currículo di-versas participações emexposições coletivas e in-dividuais na cidade. Veigaestar promovendo umvernissage neste sábado,dia 05 de março, às 21 ho-ras, na Galeria do Sol, àAv. São João, 430.

Apesar de desenvol-ver várias técnicas em pin-tura, Veiga preparou es-pecialmente para esta ex-posição 24 aquarelas, nosmais diversificados temas,que abrangem desde fes-tas populares e cenas derua, até paisagens e cenasmarinhas. A variedadedos temas, que na maioriadas vezes retratam o coti-diano, é uma preocupaçãodo artista, e não necessa-riamente um estilo: "Gos-to de não me fixar em umtema", porque quero cada

vez abranger um públicomaior. Uma cena marinhapode ser ótima para umapessoa, mas não para mui-tas outras. Este descem-promisso com o tema mepermite criar sobre qual-quer motivo, que não pre-cisa ser um registro, maspuro fruto da imagina-ção".

Luiz Veiga começoua desenhar em954 e já em1971 passou a pintar pro-fissionalmente para parti-cipar do lo Salão de Artesda Embraer. De 1971 paracá, continuou participan-do de todos os salões pro-movidos pefi"Eriibraer emuitas exposições indivi-duais e coletivas promovi-das na cidade.

A exposição de LuizVeiga permanecerá naGaleria do Sol até o dia18de março. Todos os tra-balhos poderão ser adqui-ridos durante o período daexposição.

CURSOS"O Enigma daMoeda" abreprograma naBrasiliense

A Livraria Brasiliensedivulgou nesta semana aprogramação de cursos queserão realizados nos mesesde março e abril de 1988,no Espaço Cultural Brasi-liense em São Paulo, à RuaConsolação, 2689. São 12cursos de temas diversifica-dos como "O Enigma daMoeda", com prof. PaulSinger, "Literatura Infan-til" ; com a prof! Maria daGraça Segolin e -Históriada Dança", com a crítica dearte Helena Katz.

A programação deta-lhada pode ser encontradana Livraria Brasiliense deSão José dos Campos, àRua E uclides Miragaia, 177ou pelo telefone 21-5683.Segndo Marise, proprietá-ria da Livraria em São José,há uma possibilidade de queestes cursos sejam realiza-dos na cidade, desde quehaja um número mínimo dealunos interessados. Vale apena conferir.

1214anctaa—fimilram

A Crua de Ferro, de SamPcckinpah, 1976. Na Bua-Mirantes, 21h30. Em 1943,a Alemanha nazista estáperdendo cada vez mais seuterreno na frente oriental.Um ambicioso e covarde ca-pitão (Maximilian Schen)chega a comandar um bata-lhão que defronta com ossoviéticos. Sua única inten-ção é arrumar um jeito deser condecorado com a cruzde ferro e retomar rapidi-nho à segurança de suamansão. Mas é aí que morao perigo. Com James Ma-son e David Warner.Era Uma Vez No Oeste, deSérgio Leone, 1968. NaGlobo, Oh25. Em 1870, a ex-prostituta Jill (Cláudia Car-dinale) chega à fazenda domarido e descobre que elee os filhos dele foram assas-sinado. O matador é o frioe cruel Frank (Henry Fon-da) e para enfrentá-lo, elaconta com a ajuda de ummisterioso forasteiro (Char-les Bronson) e um român-tico bandido (Jason Ro-bards), ambos desafetos deFrank. Não perca.Sinfmia de Paris, de Vicen-te Minnelli, 1951. Na Man-chete, 0h30. Ex-soldadoamericano, Jerry (GeneKel), decide ficar em Pa-ris depois da guerra paratentar retomar sua carreiranos palcos. Jerry começa afazer sucesso e aí começa aciranda: a patrocinadora oama, mas ele está apaixo-nado pela francesa (LeslieCaron). Os 20 minutos fi-nais, de dança direto, sãoum marco no cinema musi-cal. Bom programa.Seriam, de Gianfranco Pa-rolini, 1968. Na TVS, 1h00.O enigmático pistoleiroSartana (Gianni Garko) é oprincipal empecilho nosplanos ardilosos de doisMaqueiros, que contratamuma quadrilha para assaltaruma diligéncia carregedi-nha de ouro. Legendado edublado.A Paixão Anambrads, deJohn Korty, 1983. Na Glo-bo, 3h15. Ao mudar-se com.

Divulgar a culturaoriental, através da moda,cerimônia do chá, arquite-tura, cerâmica e caligra-fia, e ao mesmo tempo co-memorar os 80 anos deimigração japonesa, é-aproposta do evento "Ja-pão: 80 anos de Brasil",programado pelo Espaçod'Artefacto, à Rua Had-dock Lobo, 1405, em SãoPaulo.

o marido para uma casa napraia, uma pintora começaa ter a apavorante (e aomesmo tempo excitante)sensação de estar sendoatraída e possuída por umfantasma. Com Gerald Mac-Ranney.

Sakibmdco

A Volta de Max ~I, deHerbert Ross, 1983. NaGlobo, 21h30. (Nora Mar-sha Mason), professora de35 anos e mãesolteira, andaenfrentando dificuldades fi-nanceiras. Um dia, surgeem sua casa um certo MaxDugan (Jason Robards),que diz ser seu pai desapa-recido há 26 anos. Max dáa Nora muitos presentes edinheiro sem fim — o quedeixa a professora tonta edesperta desconfiança noeducado detetive (DonaldSutherland) que ela namo-ra.A Face do ódio, de DonaldWyre, 1983. Na Bandeiran-tes, 21h30. Traumatizadadepois de sofrer um estu-pro e incapaz de agüentaras pressões familiares e so-ciais, Rabeca (Diana Wiest)entra em parafuso. Até queentra num grupo de terapia,onde encontra pessoas comproblemas semelhantes e éimpelida a encarar a vida.Com Raymond Barry.Dracula, Pai e Filho, deEdouard Molinaro, 1976.Na limakirantes, 23h30.Quando seu castelo ames-trai na Roménia é deimpro-

Para debater a in-fluência dos criadores ja-poneses — como Rei Ka-wakubo, Yohji Yamamo-to e Kcnzo — na modamundial, estarão presen-tes estilistas de várias gri-fes brasileiras.

Quem nunca assistiuo ritual da preparação dochá, terá chance de conhe-cer essa cerimônia ama-

priado pelos comunistas, oconde Drácula (Christo-pher Lee) e seu jovem filho(Bernard Manca) se sepa-ram e tomam rumos dife-rentes na vida.A. Mamão da Meia-Noite,de Peta Walker, 1983. NaGlobo, 23h30. ChristopherLee, Peter Cushing, Vi-cent Price e John Carradinesão encarregados de tirar osossego de um jovem escri-tor de livros de mistério,que topa a aposta de ficar24 horas dentro de uma ve-lha mansão abandonada eescrever um conto apavo-rante. Com Sheila Keith.Um Assassino as FM» ,de Richard T. Heffron,1983. Na Globo, Oh30. Pa-decendo em prisão perpé-tua, um assassino (RobertMitchum) convence seustrês filhos a ajudá-lo a fugir.Começa, então, uma atri-bulada escapada rumo aoMéxico, sob a perseguiçãoimplacável da policia. ComJames Spader, Lance Ker-adir e Enc Stoltz.Éramos Tão Felizes, deCharles Walters, 1960. NaGlobo, 2h15. Professor uni-versitário (David Niven)muda sua vida quando sedecide tomar crítico teatrale se muda com a mulher(Doris Day) e quatro filhospara os subúrbios de NovaIorque. Doris canta a can-ção-título.

Dictim !raia azo

Os Trapalhão' as Rabo do

nhã, às 14 horas. Ela serámostrada pelo mestreHayashi, presidente daAssociação Chado Ura-senke.

Até domingo, algunsdos mais renomados cera-mistas, como Shoko Suzu-ki, Megumi Yuawasa(considerado o melhor ce-ramista peia AssociaçãoPaulista dos Críticos deArte) e Akinori Nakatani,estarão apresentando par-te de suas peças.

No dia 9 de março, às.20 horas, Jo Takahashi fa-rá uma palestra sobre"Paisagem Gráfica Japo-nesa", que tratará da ar-quitetura e da criação dejardins japoneses. No diaseguinte, no mesmo horá-rio, Paulo Leminski con-versará sobre a diferençaentre os conceitos estéti-cos orientais e ocidentais— uma conferência queleva o nome de "Além Be-leza".

Mesmo sem entendero significativo dos ideo-gramas, vale a pena confe-rir a mostra de caligrafiajaponesa, que aconteceráno dia 12, às 14 horas. AEntrada é franca.

Cometa, de Dedé Santana,1985. Na Globo, 18h30. OsTrapalhões só atuam, real-mente, durante 22 minutos.Na maior parte da fita, elesaparecem através do dese-nho animado de Mauríciode Souza, numa mirabolan-te aventura onde viajam pe-lo tempo passando péla Ida-de da Pedra, O Velho Oesteamericano, os Cavaleirosda Távola Redonda e até 1Guerra. Programação paraa criançada.Os Ciam ?Mi Dedos do Dr.T, de Roy Rowland, 1953.Na Record, 18h30. Meninoque prefere ver o diabo aseu professor de piano(Hans Conried) imagina omestre como um tirânicocientista louco que escravi-za 500 garotos e os obrigaa estudar piano sem parar.Rebelião em Vila Rica, deGeraldo e Renato SantosPereira, 1958. Na Cultura,22h45. Revoltado com a de-cisão do governo de mudara Tradicional Escola de Mi-nas e Metalurgia de OuroPreto para outro cidade, umgrupo de estudantes orga-niza um movimento cujos lí-deres recebem os condino-mes Xavier, Gonzaga, Al-varenga, etc. Com PauloAraújo, Xandó Batista eJaime Barcellos.Golpe Sn», de Colin Hig-gins, 1978. Na Globo,23h45. A loirinha trapalho-na Goldie Hawn é uma bi-bliotecária que de repentese vê mergulhada numa pe-rigosíssima trama de espio-nagem, em que o principalsuspeito é um anão miste-rioso. O único a ajudá-laum detetive (Chevy Chase),que se apaixona pela moça.Licença para Te Amar Atéa Meia-Noite, de Mark Ry-dell, 1974. Na Baadeiraa-ties, 0h00. Interessante e atéemocionante história deamor sobre um marinheiroamericano (James Caan)semi-internado em um hos-pital naval que, aproveitan-do o título do filme, acabaencontrando uma prostituta(Marcha Mason) por quemse apaixona. Trilha sonorade John Williams.

CINEMA

As Histórias que nossas ba-bás não contavam, está emcartaz no CineCenter, emsessões às 14, 16, 18, 20e 22 horas, com entradasa 150 cruzados.Tocaia, de John Badhamestá em cartaz no Center-Vale I, em sessões às 14,16, 18, 20 e 22 horas, comentradas a 150 cruzados.Richard Dreyfuss e EmílioEstevez são Chris e Bill,policiais meio azaradosque recebem a missão devigiar a casa da namoradade um assassino fugitivo,na esperança que o pró-prio apareça. Tocaiadosna casa em frente e chatea-dos com o que prometiaser uma monótonaos dois são surpreendidospor uma série de aconteci-mentos que transformama missão em uma aventuraperigosa e hilariante. Umgrande barato.Rádio Pirata, de Lael Ro-drigues, está em cartaz noCenterVale em sessõesàs 14, 16, 18, 20 e 22 horas,com entradas a 150 cruza-dos. Periard é um analista,numa grande empresa decomputadores, que desco-bre o vazamento de infor-mações ultra-secretas so-bre uma usina nuclear. Aotentar denunciar o fato,ele não é apenas desacre-ditado corno passa a sofrerperseguições e ameaças demorte. Desesperado, omoço é ajudado por umagarota (Lídia) que acabade conhecer e por um ban-do de artistas saltitantesque se aboletam em suacasa. Com Everton deCastro e Maria Zilda.Atração Fatal, de AdrianLine ainda continua emcartaz no CenterVale III,em sessões às 14, 16, 18,20 e 22 horas, com entra-das a 150 cruzados. A

aventura de um fim de se-mana entre um advogadocasado e unia mulher livree independente acaba emtragédia quando ela, psi-cótica persegue e ameaçaa família dele ao ser aban-do nada. Com MichelDouglas, Glen Close,Anne Archer e Ellen Ha-milton Latzen.Adoradores do Diabo, deJohn Schlesinger está emcartaz no Cine Palácio, emsessões às 15h20 e 22 ho-ras, com entradas a 100cruzados. Martin Sheen (oherói de ApocalypseNow) é Cal Jamison, psi-quiatra ligado ao Departa-mento de Polícia que, de-pois da morte da esposa,se muda para Nova Iorquecom o filho pequeno. Ali,tenta refazer sua vida e ini-cia novo relacionamento •afetivo. Mas as coisas secomplicam quando, aoatender um apavorado te-nente, o psiquiatra mergu-lha numa sinistra seqüên-cia de assassinatos de me-ninos em rituais satânicos.Só Sacanagem (pornográ-fico) está em cartaz no Ci-ne Santana, em sessõesaos sábados às 20h15 e nodomingo às 19h00 e 20h30.As entradas custam 50cruzados.Guerreiros de Aço está emcartaz no Cine Paratodos,em sessões às 15h00,19h30 e 21h30. As entra-das custam 70 cruzados.Video Sesc — Nesta sextà-feira no Sesc será exibidoo filme "O Homem queSabia Demais", de AlfredHitchcock, no horário das16 e 20 horas. Nos dias 10e 11, "Missing" de CostaGravas; nos dias 17 e 18,"Detroit 9000" de TomGottlied e nos dias 24 e25, "A Testemunha", dePeter Wcir.

FILMES NA --\/

Adoradores doDiábo e Tocaia

O

Oo_

ase

Lin

Living In A Box (CBS)— Mais uma estréia,agora do trio inglês Li-ving In a Box: RichardDarbyshire (voz e guitar-ra), Marcus Vere (tecla-dos) e Anthony Critch-low (bateria). O reper-tório é todo do grupo emostra forte influênciado funk americano, prin-cipalmente do Earth,Wind & Fire.Ana (CBS) — Com boavoz, lembrando em al-guns momentos WitneyHouston. Ana canta opasteurizado pop con-temporâneo, numa re-ceita que alterna levadasfunks e dançantes combaladinhas românticas,tudo empacotado para asrádios.Trilhas de Cinema — Pa-ra quem gosta de discoscom trilhas sonoras defilmes vem aí uma gran-de oportunidade de ad-

orogrc* O Museu "Frei Gai-vão" promoverá um cur-so de extensão cultural,cujo tema será "Raízesdo Brasil", no períodode 02 a 30 de março. Ocurso será ministrado pe-lo professor José LuizPasin, no horário das 20às 22 horas. Maiores in-formações na DelegaciaRegional de Cultura doVale do Paraíba e LitoralNorte, à Rua Santa Elza,123, ou pelo telefone23-4860.

*Já estão abertas as ins-crições para o curso defotografia que será reali-zado na Fundação Cultu-ral "Cassiano Ricardo",no período de 12 a 29 deabril. A taxa de inscriçãoé de Cz$ 500,00 e o cursoserá ministrado porShyodi Iomoto. Consta-rá de aulas teóricas, prá-ticas e atlas em labora-tório fotográ -"cc.

* O Grupo Piraquaraabriu inscrições paraquem quiser participarde suas atividades. Os in-teressados poderão ob-ter informações na Fun-dação Cultural, que ficana Av. Nelson D'Ávila,423, ou pelo telefone21-7344.

* No Parque Santos Du-mont, em São José dosCampos, nos dias 18 e 19de março, acontecerá o"I Fórum de Debates emPsicomotrocidade". Asinscrições poderão serFeitas na EMEI CassianoRicardo, escola situada

quiri-los. A SBK Songs,especalizada no gênero,está lançando um pacoteque oferece oito álbunsde trilhas de filmes: Ve-ludo Azul, A Hora doPesadelo III, Esperançae Glória, Sem Saída,Aliena, RoboCop, A Tes-temunha e A Mosca.Time And Tide — Basta(CBS) — No disco, rit-mos latino-americanos,balanço da salsa, sambae também o uso do vio-lão bossanovista.Atlantic Jazz — Coleçãocomposta de nove ál-buns, cujos quatro pri-meiros já estão chegandoàs lojas: Bebop, WestCoast, Maintream e Pia-no. Há ótimas faixas nes-ses três álbuns simples eum duplo (Piano) todasde impecável qualidadetécnica, uma vez que fo-ram regravadas digital-mente.

T12.-S2dentro do parque. OParque Santos Dumontfica na Av. Adhemar dcBarros, ao lado do Sesc.

* No próximo dia 09 demarço, na sala de confe-rência do LaboratórioAssociado de Plasma —Prédio Materiais, no In-pe, acontece uma pales-tra sobre "Lasers de Elé-trons Livres". O confe-rencista será o prof. An-tonio de Pádua BritoSerbeto, da Universida-de Federal Fluminense.A palestra terá início às15 horas.

*A Secretaria de Educa-ção, Cultura e Turismode Jacareí promoverá o

SAJA — Salão deArtes Plásticas. Os inte-ressados poderão retiraro regulamento na RuaAntonio Afonso, 325,diariamente, no Depar-tamento de Cultura deJacareí.

* As oficinas CulturaisTrês Rios iniciam, a par-tir de março, uma sériede eventos especiais nasáreas de artes plásticas,música, jornalismo, tea-tro, dança e fotografia_Os interessados poderãoobter maiores informa-ções na Delegacia Re-gional de Cultura do Va-le do Paraíba e LitoralNorte, à Rua Santa Elza,123, ou pelo telefone23-4860. Os eventos se-rão realizadas nas Ofici-nas Culturais Três Rios,à Rua Três Rios, 363 —Bom Retiro-SP.

Quebre sua Cabeça10E-I

Fi

-=-1O•1)

1:->OOLi

oOZHP4

10HO1-1

o

G4o

O-

L)

OE-1<C)

o=Z.r-7CHaP.

HH

C?1-1

cKC.-1

OHP4

1,Z<■2.

SOLANGESÔNIA x11111SUZANA Ille IIISELMA MI • 1iSILVANA ■CACHORRO

GATO

PEIXINHO

PERIQUITO

CAN;S:RIO

Cinco meninas, Solange, Sônia, Suzana, Selmae Silvana, levaram para a escola os seus bichi-nhos de estimação: um cachorro, um gato, umpeixinho, um periquito e um canário. Não ne-cessariamente nessa mesma ordem, os nomesdos bichos são: Totó, Sula, Gugu, Ringo e Ioió.Quebre sua cabeça c tente determinar o nomede cada bichinho e a quem pertence. Aqui vãoalgumas dicas:1— O bichinho da Silvana não chama Totó nem

Sula.2 — Gugu não é um canário.3 — Sônia e Selma são donas dos pássaros e

os nomes dos bichinhos não são Sula, Totónem Ioió.

4 — Totó e o bichinho da Solange, assim comoo cachorro, são amarelos.

5 — Ringo e o bichinho da Sônia são mais ve-lhos que Totó, o peixinho.

Respostas "Quebre Sua Cabeça"Bandeirante N? 324: Bandeirante N? 325:João — Janete — Rock

General — Sótão — FacaHenrique — Bibi — Tango Capitão — Despensa — RevólverMário — Joana — Valsa Tenente — Dormitório — VenenoDavid — Débora — Mambo Sargento — Porão — PáDécio — Solange — Twist

Cabo — Biblioteca — Atiçador

O Chefe

Maralio

Horóscopo

Áries (21/03 a 20/04) —Suas preocupações ten-derão a desaparecerdiante de caminhos bemmais fáceis para sua vidaprofissional e pessoal.Decisões no setor afeti-vo.Touro (21/04 a 20105) —Quadro benéfico em re-lação a suas finanças.Busque motivar-se comesse condicionamento efaça por onde dele tirarvantagem. Apoio de pes-soa bem próxima.Gêmeos (21/05 a 20/06)— Persiste o quadro deacentuada criatividadeem dias de recompensafinanceira. Amigo novolhe proporcionará dura-doura surpresa.Câncer (21/06 a 21/07) —A semana lhe reservabons momentos em rela-ção à rotina. Preocupa-ções superadas em rela-ção à familia. Risco depequenos problemas deamor.Leão (22/07 a 22/08) —Dinamismo, realizaçõesnovas e um quadro queatenda a todos os seusanseios são fatotres quepodem motivá-lo nestasemana. Presença mar-cante de pessoa querida.Virgem (23/08 a 22/09)-- Uma forte intuição olevará a decidir de formaacertada uma antigapendência. Boa disposi-ção material. Trato afeti-vo um pouco carente.Libra (23/09 a 22/10) —Indicações de ganhos no-vos e consolidação de ca-minhos dc recente op-ção. Apoio oportuno.Vivência íntima carentede maior diálogo.Escorpião (23110 a 21/11)— Boa presença em ne-gócios novos. Entendi-mento fácil com amigosrecentes. Indicações deganhos que irão mudarperspectivas.Sagitário (22/11 a 21/12)— Procure manter seuequilíbrio e o autodomí-nio sobre suas emoçõesnesta semana. Não reajadiante de provocações.Aja com cautela.

Capricórnio (22/12 a20/01) — Dias benéficos,especialmente em rela-ção aos seus interessespessoais. A solução deuma pendência íntima ofará dedicar-se um pou-co mais ao futuro.Aquário (21/01 a 19/02)— Boa presença em ne-gócios. Vida pessoalmarcada por novas ami-zades. Sentimentos for-te5....gtw, o farão sentiremoções contraditórias.Bom para o amor.

Peixes (20/02 a 20/03) —Quadro de muita satisfa-ção. Ganhos novos po-dem ocorrer no período.Seus dias serão forte-mente marcados pelapresença de pessoas es-tranhas.

...■■■•■•

carrosVENDO - Chevette SL 86 cinza. Cd 460mil + transf. Fred, tal: 22-6640.

VENDO/TROCO - Chevette SL 85 ver-melho por carro menor valor. Cr$ 400 mil.Alexandre, lei: 21-3148.

VENDO - Chevette 82 preto c/teto solar.Cr$ 260 mil. Nelson, tal: 51-9091.

VENDO/TROCO - Chevette Hatch Si 81álc. por Fusca. Cd 170 mil. Jader, tel:22-5583.

VENDO Chevette 79 verde met. Cd155 mil. Eduardo, Conj. Intervale, BL23,apto 24.

VENDO - Chevette L 76 marrom met.Cz$ 90 mil. Tânia, Pça Armando Sales deOliveira, 7, Santana.

VENDO/TROCO - Passai LS 80 por carromenor valor. Cr$ 190 mil. Aluizio, tal:31-7148.

TROCO - Passai 79 vermelho por PensaKombi. João, Rua 4, 230, Pg. Califórnia,Iscarei.

VENDO/TROCO - Passat TS 78 verde porcarro menor valor. Cr$ 150 mil. Leomar,Rua Tuiras, 379, Jd. Uirá.

VENDO - Passat 76 branco, Cz$ 90 mil.Wagner, tel: 31-3062.

VENDO/TROCO - Fiat Pick-up 86. Cr$500 mil. Everton, Pça Padre José RubensFranco Bonafé, 49, apto 303A, Alto daPonte.

VENDO/TROCO - Brasília Luxo 81, cin-za, álcool. Cr$ 210 mil. João, tal: 21-7903.

VENDO - Fiat 78. Cr$ 75 mil. Caldas,Rua Patativa, 200, apto 32, BL19, V. Tate-tuba.

VENDO - Fiat 147L 77. Cr$ 70 mil. Mar-calino, Rua Budapeste, 118, Jd. Augusta.

VENDO/TROCO - Por moto ou tel., Fus-cão 75. Cr$ 75 mil. Lucas, Rua GeraldoFerreira Tavares, 753, Bosque.

VENDO - Fusca 69 verde. Cal 80 mil.Ataíde, tal: 23-2540.

VENDO - Gol LS 81 bege. Cr$ 250 mil.Hélio, tal: 22-3440.

VENDO - Marajó SL 81 branco ák. Cr$200 mil. Timo, tel: 22-1952.

VENDO - Batina L 85 azul met. Cr$ 550mit. José, tel: 22-8952.

VENDO - Batina 80 vermelha. Cr$ 250mil. Arnaldo, tel: 31-1449.

VENDO - Dei-Rey GLX 84 branco. Cd450 mil. Cézar, tal: 21-6762.

VENDO/TROCO - Corcel II LDO 80marrom. Cd 200 mil. Ferraz, kl: 31-3529.

TROCO - Por carro menor valor, CorcelII L 83, verde cristal. Cd 300 mil. João,kl: 21-2700.

VENDO/TROCO - Cons. Parati. Cd 200mil. Meri, tal: 31-1819.

VENDO - Opala 79. Cd 180 mil. Dorival,lei: 29-1647.

VENDO - Monza SLE 86 verde esme-ralda. Cd 850 mil. Jarnil, tal: 31-2015.

VENDO - Voyage 83 branco gas. Cr$ 370mil. Rubens, lei: 22-2231.

VENDO/TROCO - Puma GTS 78 conver-sível, motor novo, verde met. por VoyageLS 82 ou Passai GTS Pointer. Cr$ 2013 mil.Heraldo, tal: (0122) 52-4854.

VENDO/TROCO - Puma conversível be-ge. Cz$ 200 mil. Luiz, tel: 23-2961.

VENDO/TROCO - Emis 1.6 gas. verme-lho por XL250R. Cd 250 mil. Nelben, lei:22-5876.

VENDO - Variant 72. Cr$ 70 mil. Teodó-rio, Av. Pres. Tancredo Neves, 63.

VENDO - Kombi 75. Cr$ 80 mil. Neival-do, tal: 23-4182.

VENDO/TROCO - Por Volks, Escort L85 cinza prata_ Cr$ 520 mil Paulo, tal:22-2581.

VENDO - Saveiro GL 87 vermelha ák.Cr$ 650 mil. Sérgio, tal: (0122) 31-4030.

VENDO - Cons. Escort L 60 meses c/31prest. pagas. Valor 450 OTN's. Paulo, tal:23-3497.

motosVENDO- CG12587. Cd 115 mil. Dalton,lei: 31-3136.

VENDO - C0125 84. Cr$ 72 mil. Edson,tels: 31-2509 ou 31-4221.

VENDO - ML125 82 vermelha. Cd 67mil. Marcelo, Rua Carvalho de Araújo,109, Centro.

VENDO/TROCO - ML125 80 por XL.Cr$ 50 mil. César, tal: 21-1311, ramal 260,

VENDO - Cons. XL250R 88 cons. 36 me-ses c/21 prest. pagas de Cr$ 10.200,00. Cr$250 mil. Adalberto, lei: 31-6203.

VENDO - XL25OR 74. Cd 150 mil.Frank, tal: 31-4491,

VENDO - DT180N 87. Cr$ 80 mil +transf. Otacílio, tel: 51-4781.

VENDO - DT180 84 preta. Cd 80 mil.Djalma, Rua Budapeste, 54, Jd, Augusta.

VENDO - Mobilete 84 preta. Cd 25 mil.Roque, Rua Caparaó, 190, Jd. Isménia.

VENDO/TROCO - Por Passat, AgraleElefant 27.5 verde/branca 86. Cr$ 110 mil+ 15 X Cr$ 7 mil. Roberto, Rua EitsoGuratti, 221, Jd. Telespark.

VENDO/TROCO - Agrale Elefant 16.586, Cr$ 130 mil. Herides, tal: 22-6215.

VENDO - RX125 83. Cr$ 47 mil. Jamil-son, tel: 31-8250.

VENDO- XLX 87 vermelha. Cal 140 mil+ transf. Antonio, lei: 21-4695.

VENDO/TROCO - Portei. resid., RD125preta. Cr$ 125 mil. Aguinaldo, Rua Mare-chal Rondon, 456 (fui), M. Castelo.

VENDO - CB400 preta. Cr$ 165 mil. Cel-so, tal: 21-2438.

imóveisVENDO - Apto no Vila Romana c/3dorrns, 2 vagas gar. Valor 2800 OTN's. Iva-nilce, lei: 22-0566.

VENDO - Apto reform. no Pq. Américas.Cd 600 mil + S/D. Adenilson, tel:21-6827.

VENDO - Apto no Conj. Califórnia emJacaref. Cr$ 150 mil. Itamar, tal: 21-2900.

VENDO/TROCO - Por apto, casa c/3dorms, si, copa-cor, WC cibanheira, garp/2 carros, qto p/empreg, c/WC + adie.c/WC no 1d. Topázio. Cr$ 2.500.000,00.Airton, tal: 22-4417.

VENDO/FROCO - Por terreno, apto emconstr. no Edif. Los Angeles perto da H.Macedo. Sistema Cond. (preço custo). Ba-se 1.700 OTN's. M. Vinagre, tal: 21-5035

VENDO - Casa em Santana c/2 dorms,sl, copa-cor, banh, algar. Cr$ 1.500 000 00Cainelson, Rua Campos Sales, 126, San-bina.

VENDO- Casa no 3d. Morumbi c/3 dormse demais depend. Cal 400 mil. Lino, tel.31-3593.

VENDO- Casa no Jcl. Indústrias (desocu-pada), c/3 dorms. (suíte). CzS2.200.000,00. Marcos, tal: 31-7037.

VENDO -- Casa no Vale do Sol c/85m2de constr. Cr$ 1.400.000,00. Elma, tel.31-4622.

VENDO - Casa no Palmeiras de S. Josécl2 dorms, si. cor, WC, asfalto. Cr$ 950mil. Ribeiro, lei: 21-6823.

VENDO - Casa no Jd. Morumbi c/2donas. Cr$ 1 milhão. Elizeu, tel: 22-6526.

VENDO - Casa no Jd. Detroit dl dom,si, sínteco, WC, cor, azulejo até o teto,parapeito c/mármore, grade, pedra, etc.Cd 700 mil. Eunice, tal: 21-2700.

VENDO - Casa no N. Horizonte cI3dons, sl, coz, WC. Cr$ 800 mil. Edson,Rua Santiago, 544, V. Verde.

VENDO - Casa no Bosque c14 dorms, sl,coa, copa, prop. p/comércio. Cd 3 mi-lhões. José, Av. Andrômeda, 3040.

VENDO/TROCO - Por carro, casa emPiada c/2 dorms, si, cor, banh, no Resid.Terra dos [pés. Cd 120 mil + S/D. Sávio,tel: 31-7374.

VENDO/TROCO - Casa no Id. Morumbipor uma no 1d. Paulista. Cr$ 1.500.000,00.José, Av. 5, 625, Jd. Morumbi.

ALUGO - Casa no Jci. Alvorada c/2dorms, si, cor, WC, ampla varanda, acarp.c gramada. Cd 13 mil. Getúlio, lei:21-8371. .

ALUGO - Casa em Caçapava c13 dorms,

1

2 sl, c/c 2 WC, AIS, dep. empreg, pisa,churrasq. Cr$ 40 mil. Fernando, tel: (0122)52-4932.

ALUGO - Casa Resid. Planalto c/2dorms. Cr$ 30 mil. Cristina, tela: 23-4343u 22-7754.

VENDO - Sobrado no Bosque c/3 dorms.(1 suíte) c/Indromassagem, si. p/TV, si. 2amb, hall lavabo, copa-coz, AIS, etc. 5.300OTN's. Carlos, tel: 21-6289.

VENDO - Terreno c/2 alqueires no BairroPiedade (Caçapava). Valor 4.600 OTN's.Márcia, Rua Vinte e Um, 605, Jd. Mo-rumbi.

VENDO - Terreno no Altos de Santanac1150m 2 . Cd 150 mil. Sérgio, Rua Bahia,46, S. Judas Tadeu.

VENDO - Terreno c/450m2 em Avaré nomunicípio de Arandu c/6 clubes, ao ladoda represa. Cr$ 180 mil. Anselmo, RuaAntares, 185, apto 308B, Sport Center, 1d.Satélite.

VENDO - Terreno c/2000m 2 no Bom Reti-ro, cercado, c/poço, 250 blocos c/15 furos.Cd 400 mil. Paulo, Rua Cláudio M.M.Chaves, 81, 1d. São Vicente.

VENDO/TROCO - Por carro, terreno c/330m 1 em !acarei'. Cr$ 100 mil. Luiz, RuaLamartine Babo, 122.

VENDO/TROCO - Por carro, terreno naVale do Sol c/265m 2 . Cr$ 400 mil. Surnara,tal: 21-8801.

VENDO/TROCO - Por carro, terreno c!10X27m no Jd. Limoeiro. Cr$ 390 mil. Ân-gelo, tal: 31-8383.

VENDO - Terreno de esquina c/336,51m2no Altos de Santana. Cr$ 280 mil. Dioní-sio, Rua Sidnei A.M. da Silva, 21, Ri. Co-pacabana.

VENDO - 1 lote c/12X32m no 3d. Satélite.Cr$ 300 mil (aceito carro). Paulo, Rua Al-fredo Coslop, 82, Bosque.

VENDO - Lote no Jd. Paraíso do Sol.Cr$ 200 mil. Roberto, lel: 41-5846.

VENDO - Lote em Taubaté no Jd. StaTereza. Cr$ 100 mil. Cristovão, Rua 21de Abril, 536, Eug. Melo, SJC.

VENDO/TROCO - 1/2 lote c/alicerce noBairro S. Judas Tadeu por XL250R. Luiz,Rua Rubião Júnior, 781.

VENDO/TROCO - Por carro, lote c/250m2 no Jd. Pararangaba. Cr$ 180 mil.Wagner, Pq. Américas, BL09, apto 12

VENDO/TROCO - Lote no Altos de San-tana I. Cd 250 mil. Délcio, tal: 23-4452.

VENDO/TROCO - Por carro, 1/2 lote no1d. São Judas. Cr$ 80 mil. Otávio, RuaBenedito Pereira Lima, 145, 3d, Telespark.

VENDO - Sitio c117 1/5 alqueires pertode Redenção da Serra. Cd 3 milhões. Rui,tal: 78-1159, Jambeiro.

VENDO - Chácara c/5000m 2 no Canal I.Cr$ 350 mil. hamar, tel: 22-2066.

VENDO/TROCO - Por carro, terreno outel. Chácara c./850m 2 na Pousada do Pesca-dor em em Paraibuna. Cd 130 mil. Toninho,Pça Hélio Dias, 327, Sta Rita.

VENDO - Casa de sucos no Jd. Satélite.Cr$ 600 mil (aceito carro ou moto). Paulo,tal: 31-7811.

ALUGO - Sala mobiliada no Ed. Vip Cen-ter dban. divisória, ar condic. carpete.Cd 16 mil. Geraldo, tel: 22-1534.

ALUGO -2 cômodos e bank no M. Cas-telo p/casal s/filho. Cd 15 mil. Carlos, tal:23-3633.

ALUGO - Oto p/moças estudantes execu-tivas (casada família), no M. Castelo. Cd6 mil. Alvaro, Rua João Mendes Pedroso,171.

VENDO - Chácara 2000m 1 no Bairrinhocom casa e piscina. Cal 2 bilhões (aceitocarro). Manoel, Rua Juriti, n? 69, V. Tate-tuba.

diversosVENDO - Barraca reboque, francesa, au-tom., arma em 3 minutos, c/2 dorna, c/col-chão de espuma, st. e amplo avancê. Cd50 mil. Durval, tel: 22-2408.

'VENDO/TROCO - Por moto, micro Ex-pert. Cz$ 40 mil. Diná, tel: 31-6855.

VENDO - Vídeo Philco-Hitachi. Cr$ 35mil. Carlos, lei: 22-9241.

VENDO/11[0C° - Barraca Camping p/5pessoas. Cr$ 14 mil ou 2 X Cr$ 7.500,00.Pedro, Rua Juriti, 790, V. Tatetuba.

VENDO - Rádio AM/FM Bosch San Die-go + 2 alto-falantes trixial 120W. Cd 8mil. Valcir, Rua Cons. Rodrigues Alves,249, Centro.

VENDO - Vídeogame Atari c/9 cartu-chos. Cd 7 mil. Jofre, Rua Estônia, 467,V. Letônia.

VENDO - Bicicleta Caloi Ceci aro 20. Cal8 mil. Odair, lei: 21-7398.

VENDO - Cons. Vídeo Sharp c/14 prest.pagas. Cd 20 mil. Magnólia, tal: 52-4179.

VENDO - Andador, chiqueirinho, cadei-ra p/almoço p/bebê. Cd 7 mil. Fernando,Rua Patativa, 200, BL24, apto 32.

VENDO - Vídeo 6-21. US$ 550. Carlos,Rua Crurália, 310, Jd. Satélite.

VENDO - Geladeira Consul pequena.Cz$ 16 mil. Ricardo, tal: 31-4019.

VENDO - Vestido de noiva bordado dpaetê, mod. princesa, man. 43 c/luvas, etc.Cr$ 12 mil. Abílio, lei: 29-1748.

VENDO - Órgão eletrôn. Gianinni mod.3710 (ritmos e acompanh. compl.). Cr$ 50mil. Ruy, Rua Patativa, BL24, apto 32.

VENDO - Calculadora PC125IE Sharpc/impressora e cassete + fitas dprogramas,c/4k de memórias. Cr$ 30 mil. Alexandre,tel: (0122) 32-1216.

VENDO - Tít. Solemar Camping. Cr$ 40mil ou 2 X Cr$ 25 mil. Vlademiro, RuaGranada, 262, Jd. São José.

VENDO - Mód. de cerejeira e f6rmica,ambos 4 portas. Cr$ 20 mil. Robson, tal:23-3069.

VENDO/TROCO- Tit. Solemar CampingHotel. Cr$ 28 mil. Ikeda, Lei: 23-1229.

VENDO - Sinterador Roland Juno 106c/5 oitavas, clestojo. Cr$ 132 mil. Rogério,tel: 21-7562.

VENDO - Sintetizador Casio MZ1000 c14oitavas e microfone Shure. Cd 82 mil.Adriana, tal: 21-7562.

VENDO/ALUGO - Máq. fotog. PentaxME. Cal 30 mil. Luiz, tel: 23-2961.

VENDO - Plano de Expansão 85 instai.88. Cr$ 90 mil. Reginaldo, lei: 21-0793.

VENDO/ALUGO - Vest, de noiva de tuktrab. e c/babados nas pontas c/luva, etc.Cd 18 mil ou Cr$ 5 mil. Antonio, tel:21-5410.

VENDO - 1 par de amortec. traseiros p/Fiat marca HG. Cr$ 7 mil. Luiz, Rua Ru-bitio Júnior, 181.

VENDO - Super Teleobjetiva SMC Pen-tax 1000m/m F8.0 c/maleta met, e tripéorig. Cd 100 mil. Gentil, tel: 51-3973.

TROCO - Vídeo G-21BR por Plano deExpansão. Estavam, lei: 32-3688.

VENDO - Vest. de noiva man. 42 c/todosos arranjos. Cd 7 mil. Gilberto, Rua Gui-doval, 167, Pq. Industrial.

VENDO - Mesa de Pebolim média, Auto-rama Estrela c/pista de 8m e 1 Maximusda Estrela. Cd 27 mil. Benevaldo, tel.:23-3228.

VENDO - Bica= em cerejeira. Cz$ 5mil. Gani, tal: 31-5352.

VENDO - Máq. de fazer blocos compl.Givan. Cr$ 120 mil. Angelo, Rua dos Fer-reiros, 340, Pq. Novo Horizonte.

VENDO - Jogo de porcelana c172 pelas.Cd 12 mil. César, tal: 31-1126.

VENDO - Ap. de ar refrigerado Gelo-matic 1/2 HP, 110V. Cr$ 8 mil. João, RuaAugusto César Neto, 115, Id. Itapuã, Eug.Melo.

VENDO - Tel. Comercial. Cd 155 mil.Cibele, tal: 29-1884.

VENDO - Toca-fitas Motorádio damplif.100W Tojo, TV a cores Sharp c/18" e 1secretária eletrôn. Cz$ 33 mil. Ricardo,Rua Cons, Rodrigues Alves, 467, casa 5,Centro.

VENDO - Tít. Familiar Luso-Brasileiro.Cd 35 mil. Sérgio, tal: 21-6775.

VENDO - Sala de visita cerejeira colonialc/2 sofás de 2 lugares, 1 mesa centro, 2mesas laterais, 1 mesa de TV c/barzinho,1 abajur. Cr$ 60 mil. Ana, tel: 23-4433.

VENDO/TROCO - Por carro, telefone.Cal 130 mil. [vete, tel: 21-0220.

VENDO - Tampo de pisam granito c/ba-cia inox c/1,80m, frente do conj. c/3 portasde madeira revestida de fórmica. Cr$ 7 mil.Marcos, tal: 22-5723.

VENDO/TROCO - Vídeo 6-21. Cal 50mil. Mércia, lei: 22-1028.

VENDO/TROCO - Fogão Continental2001 4 bocas. Cr$ 3 mil. Edvaldo, lei:31-5895.

VENDO - Carreta Karman-Ghia p/mo-tos. Cr$ 30 mil. Celso, lei: 21-2438.

COMPRO- Motor 125 Wamara. Gilber-to, Rua 51, Jd. Granja.

VENDO - Micro TK2000 color 64k. Cr$90 mil. Luís, tel: 22-4004.

VENDO - Veleiro Day Sailer 17 pés, fer-ragens aço moa, carreta rodov. Cd 250mil. Aré valo, lei: 31-2852.

VENDO - Telefone. Cd 130 mil. Cleber,lei: 31-8821.

VENDO - Prancha de Wind-surf Wind-glaider c/vela nova e pé de monstro. Cr$45 mil. André, tet: 31-5923.

VENDO - Amplif. Tojo GR200 c/2 caixasde som Sharp. Cr$ 8.500,00. Ageu, tel.29-1712.

VENDO - Caiaque Prince 4 quilhas e 1salva-vidas p/80kg. Cr$ 17 mil. Gilberto,Av. Marginal, 16.210, apto 4, Jd. Moto.rama,

VENDO - Tia. Cisne Real Park. Cd 5mil. Nakamura, tal: 31-2374.

VENDO - Capacete CBX. Cd 4.500,00.Marcos, tel: 23-2521.

VENDO - Tít. Solarei-, Cal 18 mil. Ri.chard, lei: 29-1729.

VENDO - Tel. Resid. instai. Cr$ 125 mil.Dilson, lei: 31-8625.

VENDO - Calculadora cientif. Texas pro-gram. TI 57 e TI 58- C. Cd 30 mil. Mário,lei: 22-4561.

VENDO - Filhote de Saltar Irlandês. Cr$6 mil. Micheleto, tal: 21-9303.

VENDO - Bicicleta Barra Circular Mo-nark. Cr$ 5 mil ou 2 X Cr$ 3 mil. Pedro,tel: 31-1273.

COMPRO - Motor monofásico 5HP. Gil-berto, tal: 22-3974.

VENDO - Tít. Tênis Clube. Cr$ 30 mil.Paulo, tal: 21-8857.

VENDO - Motor de Chevette 1400HP c/câmbio e um radiador. Cr$ 55 mil. José,Rua 4, 225, Jd. Petrõpolis, Pq, Industrial.

VENDO - Plano de Expansão instai. 1?SEM/88. Cr$ 110 mil. Heitor, tal: 22-0458.

VENDO - Sofá 3 lugares e duas poltriinasestilo rústico de gramado. Cr$ 20 mil. Car-los, tel: 23-4834.

VENDO - Geladeira Brastemp Duplex.440L dfreezer ern func. (20?C). Cd 20 mil. iSidney, tel: 21-6635.

VENDO/TROCO - Por bicicleta, mesa dePing-Pong. Cd 6 mil ou 2 X Cd 3.500,00.Roberto, Rua 2, 127, Jaú, Jacarel.

VENDO/TROCO - Por carro, terreno,moto ou tel., máq. de solda (Picada 300A),furadeira de banca dmandril Schultz, lixa-1deira Beach 503, Esmeril policorte c/disco'12" motor 5HP, etc. Cr$ 160 mil. Roberto,,

(0122) 32-7999.

PRECISA-SE Empregada doméstica c/re-ferências. Laerte, lei: 21-2973.

VENDO - 2 VelotroI. Cr$ 1 mil. Pedro,tal: 31-1273.

VENDO -2 uniformes Colégio N S't Apa-recida p/8 e 6 anos. Cz$ 6 mil. Luiz, tel:29-1227.

VENDO - Égua mestiça (Crioulo-Man-galarga) cI4 anos. 100 OTN's. Igor, tal:21-3203.

VENDO - Portão de gar. c/1,80X2,5m.Cd 6 mil. Benedito, tal: 23-3319.

VENDO - M4. fotog. Olympus OM-10corpo + lente Mimin + bolsa. Cz$ 40 mil.Joel, tel.: 23-2639.

VENDO - Dorin. Infantil laqueadocompl., cor branco. Cr$ 14.800,00. Duílio,Conj. Integração, BL46, apto 43.

VENDO - Tel, plano expando. Cal 80mil. Benedito, tal: 23-2591.

VENDO - Rayban Stallone Cobra. Cr$3.500,00. Clodoaldo, tal: 22-8843.

VENDO - Exaustor branco. Cr$ 3 mil.Cleide, tal: 31-1596.

VENDO - Filhote de Pinchar macho. Cz$4 mil. Calina, Rua Albertino de Almeida,389, V. Industrial.

VENDO- Tít. Ilha Morena Praia e Pesca.Cd 15 mil. Santo, tal: 21-3244.

PARA ANUNCIAR, INFORME-SE PELO RAMAL 1511

o

o

UJoura>-o

c.43

O modeloMD-11, em~envolvimentoPiga~armai'Douglas,dos EstadosUnidos, Iaraacua flop«externosproduzidos pelaEmbrear. Oavião operarácom 3 motorasa lato do tipoturbofan

M otor a jato, areação, turboja-to, turbojet eturborreator.Assim são cha-

mados, de várias formas, os mo-tores a jato.

TIPOSOs motores a reação são ge-

ralmente providos de compres-sor, câmara de combustão e tur-bina. Geralmente, porque há ex-ceções, como veremos maisadiante.

Um motor é a jato, quandoele solta, pelo escape, em grande

velocidade, osgases resultan-

aeronáuticosMotores . tes da queima de

Terceiro de urna um combustívelsérie de — que pode serquatro artigos o querosene — em meio ao ar

comprimido.Muita gente fala em turbina,

a ponto de chamar os motoresa jato, meramente, de turbinas.O que não é correto, pois a turbi-na é apenas um componente domotor a jato.

Turbina é uma fonte primá-ria de energia, cuja potência éobtida por intermédio da ação dealgum fluido em movimento(água, vapor d'água, gás frio ouquente etc), sobre pás ou passa-gens, que fazem girar um eixo.A turbina é, assim, a fonte deenergia dos motores a gás.

No motor com turbina a gás,o empuxo é obtido pelo aumentoda velocidade do ar que escoaatravés do motor.

Agora, os vários tipos:TURBOJATO, TURBOJET

ou TURBORREATOR — É aforma mais simples de motorcom turbina a gás. Tipicamente,esse motor possui compressor,câmara de combustão e turbina.O termo turborreator, ou turbo-jato, também serve para desig-nar qualquer avião propulsiona-do por um ou mais motores tur-borreatores.

No turbojato, o ar admitidono motor é impulsionado numfluxo de alta velocidade. Ele saipelo escape com muita força eé isso que impulsiona o avião pa-ra a frente. E o motor ideal paraaviões supersônicos, embora se-ja também usado em aparelhossubsônicos. O problema é que,em baixas velocidades e altitudesele se torna antieconómico e ine-

be o jato de ar quente e, ao girar,aciona uma hélice. É ideal paravelocidades intermediárias entreas dos motores a pistão e a dosa jato. AEmbraer tem grande ex-periência em motores turboéli-ces, com seus vitoriosos modelosEMB-1 10 Bandeirante,EMB-121 Xingu, EMB-312 Tu-cano e agora com o EMB-120Brasília. Até mesmo o futuroCBA-123 terá dois motores tur-boélices, apenas que montadosatrás.

TURBOMOTOR ou TUR-BOSHAFT — motor a jato parahelicópteros, veículos sobre col-chões de ar, veículos não-voado-res ou para aplicações indus-triais. A diferença é que sua tur-bina;em vez de impulsionar umahélice, aciona um eixo, que porsua vez faz movimentar os roto-res dos helicópteros, ou máqui-nas industriais.

Nos casos de motores tur-boélices e turbomotores, a po-tência é medida em termos deshaft horse power, ou shp, istoé, a potência, em cavalos-forçaque incide sobre um determina-do eixo. O Tucano, para citar umavião da Embraer, tem um mo-tor turboélice de 750 shp, ou se-ja, 750 cavalos-força aplicadossobre o eixo da hélice do avião.

O AMX opera com motor Spdesenvolvido peia Rolls-Royce. Ele

de ar, uma de cada lado de

SEM TURBINAS

Os jatos que operam semturbinas são os seguintes:

MOTORREATOR — grupomotopropulsor em que o com-pressor é operado por um motora pistão e não por uma turbina.

ESTATORREATOR — umturbojato sem compressor nemturbina. O jato obtém-se pelaqueima de um combustível, emmeio ao ar comprimido unica-mente pela velocidade do avião.Ao se deslocar para a frente, omotor recebe violentamente oar, que é deste modo comprimi-do. Também conhecido por ram-jet (motores subsônicos) ouseramjet (supersônico).

TURBOESTATOR com-binação de turborreator com es-tatorreator, para propulsionaraviões supersônicos.

PULSORREATOR mo-tor que produz um jato de gasesresultante da queima de um com-bustível, em mistura com o ar,e cuja admissão (entrada) se fe-cha intermitentemente, de modoa que a compressão é aumentadapelas ondas de pressão dentro dopróprio motor.

FOGUETE — motor emque a propulsão resulta da açãode um combustível, em presença

de um comburente (elementoque favorece a queima, comooxigênio). Há foguetes com pro-pelentes sólidos ou líquidos. Osfoguetes do tipo Sonda, desen-volvidos pelo CTA, em São Josédos Campos, operam com prope-lentes sólidos.

ESTATOFOGUETE — sis-tema de propulsão para veículosnão-tripulados, constando depropulsão por foguete (prope-lentes sólidos, líquidos, ou mis-tos) e um estatorreator integra-do.

PROPFAN

Deixamos por último opropfan, por ser um turboélicede concepção recente e ainda emfase de ensaios. O propfan tantopode ~ar uma hélice de de-senho avançado, para velocida-des Mach elevadas, como 6 ou12 pás, e perfil das pás bem fino,de bordas afiladas e formas re-curvadas, lembrando cimitarras,ou então o motor equipado comesse tipo de hélice. Acreditam osprojetistas que, com propfam, osaviões comerciais terão condi-ções de operar, a custos mais bai-xos, em velocidades iguais ouaproximadas das subsónicasatuais a jato puro.

O motor Tay, a reação, da Rolls-Royca brita-rei« já metei equipando o Fokker 100, no trama-Porta de passageiros.

ficiente. O supersônico comer-Concorde, fabricado por bri-

.ânicos e franceses opera comnotores turbojeta.

TURBOFAN ou TURBO-VENTOINHA — Opera com ummisto de ar frio e ar quente. Pos-sui mais de uma turbina, paraacionamento de uma grande ven-toinha, ou rani- Vejamos comoé isso tudo. Na parte de ar quen-te, o gás sai exatamente pelo es-cape, tal e qual um turbojato co-mum, impulsionando o avião,com seu jato. Na parte de ar frio,o ar é impulsionado pela ventoi-nha, passando pela parte externado motor, misturando-se na saí,da com o fluxo de alta tempe-ratura do jato principal. Este ti-po de motor possui alta força detração, baixo ruído e grande eco-nomia de combustível. É o maisempregado pelas modernas ae-ronaves. Os grandes jatos co-merciais — Boeing 747 e 767, porexemplo — e os aviões de com-bate, como o AMX, o F-16 ouo F-18 operam todos com turba-rias.

TURBOÉLICE — motorturbojet modificado. A energiado jato, em vez de sair violenta-mente pelo cano de escape, fazgirar uma turbina, como se fosseum catavento. Essa turbina rece-

rsy, a jato,tem duas entradasfuselagem