especial tdt televisão digital terrestre

28
May 2012 Published by: Krenek Printing email: news@ @ @ PRSRT STD U.S. POSTAGE PAID KATY, TX. PERMIT #137 Your newsletter can now be viewed online at www.krenekprinting.com (Newsletters - Hwy 6 Area - Villages of Cypress Lakes) New PROPANE SAFETY Propane Tank Safety: 1HYHU OHDYH D WDQN LQVLGH D YHKLFOH 1HYHU DWWHPSW WR ¿OO WKH SURSDQH WDQN \RXUVHOI KDYH \RXU WDQN ¿OOHG RQO\ E\ WUDLQHG SURIHVVLRQDOV 1HYHU DWWHPSW WR UHSDLU \RXU SURSDQH WDQN &RQWDFW D SURSDQH GHDOHU IRU UHSDLU RU UHSODFHPHQW QHHGV :KHQ WUDQVSRUWLQJ DOZD\V VHFXUH WKH WDQN LQ WKH XSULJKW SRVLWLRQ RQ WKH À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¿UH GHSDUWPHQW LPPHGLDWHO\ Grill and Patio Heater Safety: $OZD\V WXUQ WKH JULOO RII DW WKH JDV VRXUFH ¿UVW WKHQ WKH EXUQHUV $OZD\V IROORZ WKH JULOO DQG SDWLR KHDWHU PDQXDO¶V LQVWUXFWLRQV 'R QRW DOORZ FKLOGUHQ WR SOD\ QHDU WKH JULOO KHDWHU RU SURSDQH WDQN $OZD\V RSHUDWH JULOO DQG SDWLR KHDWHUV RXWGRRUV LQ ZHOOYHQWLODWHG DUHDV 8VH OHDNGHWHFWLRQ VROXWLRQ DYDLODEOH DW PRVW SURSDQH UHWDLOHUV WR FKHFN DOO FRQQHFWLRQV IRU WLJKWQHVV 1HYHU JULOO LQ D JDUDJH EUHH]HZD\ FDUSRUW SRUFK RU XQGHU DQ\ VXUIDFH WKDW FDQ EXUQ .HHS WKH JULOO OLG RSHQ ZKHQ OLJKWLQJ &KHFN WKH JULOO KRVH UHJXODUO\ IRU FUDFNV EULWWOHQHVV DQG OHDNV &RYHU GLVFRQQHFWHG KRVHHQG ¿WWLQJV DQG EXUQHU DLU LQWDNHV ZLWK VPDOO SODVWLF EDJV RU ¿WWLQJ FDSV IRU SURWHFWLRQ ZKHQ WKH JULOO LV QRW LQ XVH 0DNH VXUH WKH JULOO LV VKXW RII DQG FRROHG EHIRUH FRYHULQJ LW 6DIHW\ WLSV VXSSOLHG E\ 3URSDQH 7D[L //& &RQVXPHU 3URGXFW 6DIHW\ &RPPLVVLRQ 1DWLRQDO 3URSDQH *DV $VVRFLDWLRQ DQG 3URSDQH (GXFDWLRQ 5HVHDUFK &RXQFLO

Upload: jornal-da-bairrada

Post on 10-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

A Televisão Digital Terrestre (TDT) já chegou. Actualmente, quem vê gratuitamente os quatro canais de televisão, recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico. Esse sinal vai ser substituído, até Abril, por um sinal digital. No Litoral, o sinal analógico vai ser desligado no dia 12 de Janeiro de 2012. Ou seja, para continuar a ver os quatro canais, vai ter que mudar para a TDT. A mudança é obrigatória. Se não tem televisão paga e não mudar para a TDT, vai deixar de ver a RTP1, RTP2, SIC e TVI.

TRANSCRIPT

especial GEspecial televisão digital terrestre

Televisão analógica desligada em Janeiro de 2012 e dá origem à Digital TerrestreA Televisão Digital Terrestre (TDT) já chegou. Actualmente, quem vê gratuitamente os quatro canais de televisão, recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico. Esse sinal vai ser substituído, até Abril, por um sinal digital. No Litoral, o sinal analógico vai ser desligado no dia 12 de Janeiro de 2012. Ou seja, para continuar a ver os quatro canais, vai ter que mudar para a TDT. A mudança é obrigatória. Se não tem televisão paga e não mudar para a TDT, vai deixar de ver a RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Quaisos custos?

O serviço de visualização dos ca-nais nacionais em sinal aberto, atra-vés da TDT, continua a ser gratuito.

Se já utiliza a recepção analó-gica terrestre com quatro canais, o custo de mudança para a televi-são digital corresponde ao valor do descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a re-cepção directa do sinal digital. Es-tes equipamentos estão disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos. Deverá apenas garantir que o descodifica-dor que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.

Comofaço a transição?

Apesar de ser relativamente sim-ples a instalação e sintonização de um descodificador (set top box - STB) ou de um televisor preparado para TDT, podendo mesmo ser re-alizada pelo próprio utilizador, exis-tem algumas situações em que, para aceder ao sinal TDT, será ne-cessário proceder a uma alteração nas infra-estruturas instaladas (an-tenas, cablagens). Se está numa zona com cobertura TDT, mas o seu televisor não tem um descodi-ficador integrado compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, bastará que adqui-ra um descodificador compatível com esta norma, para poder rece-ber o sinal digital.

Quandoterá lugar?

Todos os portugueses que não possuem televisão paga vão ter que mudar para o digital, segundo o ICP- ANACOM, entre Janeiro e Abril de 2012. A partir de Janeiro de 2012 e até Abril desse mesmo ano a mudança é obrigatória. A partir de agora e até lá pode continuar a ver os 4/5 canais como até aqui ou mudar já, hoje, para o digital. Sim, se assim o desejar, pode mu-dar já hoje. Os leitores podem ve-rificar no site - http://tdt.telecom.pt - se já têm cobertura TDT ou ad-quirirem a TV ou o equipamento adequado. O equipamento tem de ser compatível com a tecnolo-gia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264.)

O que ée porquê?

A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógi-ca terrestre (televisão “tradicional”).

A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fos-se obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da ac-tual transmissão analógica. A partir da data de desligamento, Abril 2012, o utilizador da televisão “tradicional” necessita, obrigatoriamente, de dis-por do equipamento apropriado.

Venda e Reparação de ElectrodomésticosVenda e Reparação de ElectrodomésticosComercialização e Montagem de Antenas Digitais TerrestresComercialização e Montagem de Antenas Digitais Terrestres

Rua Vila Nova, N.º 10 Rua Vila Nova, N.º 10 3770-357 PALHAÇA 3770-357 PALHAÇA

Tel./Fax.: 234 752 611Tel./Fax.: 234 752 611Telm. 937 526 112Telm. 937 526 112

[email protected]@gmail.com

ComparticipaçãoQuais os grupos?

O programa de comparticipação a equipa-mento TDT destina-se apenas a cidadãos com necessidades especiais elegíveis, isto é, com grau de deficiência igual ou superior a 60%; famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI) e reformados e pensionistas com rendimen-to inferior a 500 euros mensais. A comparticipação será atribuída a candidaturas enviadas até 60 dias após a data da factura.

PUB

OLIVEIRA DO BAIRRO (frente às � nanças/tribunal) 234 748 516 | 964 433 789�

Comercialização e Instalação de Antenas Digitais Terrestres

Jornal da Bairrada3 | Novembro | 2011

10

TDT | ESPECIAL

Dez em cada cem portugueses ainda desconhecem que, dentro de quatro meses, terão de mudar para a Televisão Digital Terrestre (TDT) para poder assistir aos quatro principais canais de televisão, de acordo com um estudo da GfK Metris. No caso concreto da zona Litoral Centro, os emissores e retransmissores serão desligados no dia 12 de Janeiro de 2012.

A poucos meses do “apagão tecnológico”, a GfK estudou a forma como os portugueses se estão a preparar para a TDT, e qual o impacto do TDT no crescimento dos servi-ços de televisão por subscrição.

Cinquenta e nove por cento da população portuguesa já possui serviço de televisão por subscrição, sendo que o “boom” se verificou a partir de 2008 que se observa a maior taxa de crescimento de adesão a este serviço (50 por cento do total das subscrições).

E o TDT está a ser um motor de crescimento do serviço de televisão por subscrição, uma vez que, dos portugueses que aderiram à televisão paga no último ano, mais de me-tade (55 por cento) refere que foi por causa do sistema TDT e 37 por cento justifica a opção com a necessidade de ter mais canais ou por causa do serviço de acesso à Internet.

Entre os 41 por cento de portugueses que ainda não têm televisão por subscrição, 16 por cento declaram aberta-mente que vão subscrever televisão paga para estarem preparados para a TDT.

Dez em cada 100 portugueses ainda não sabe da TDT

Rua Cândido dos Reis, 23 - 3770-209 OLIVEIRA DO BAIRROTelef. e Fax 234 748 272

* * Electrodomésticos ** Máquinas de costura ** Assistência Técnica

Não sofra com o apagão instale na sua televisão

ELECTRO ROSMANINHOAntónio dos Santos Rosmaninho

Telm.: 966 026 820 Tel./Fax: 231 202 716

GRADA 3780-562 ANADIA

INSTALAÇÃO DE

COMÉRCIO DE RÁDIOS / TV / HI-FI / VÍDEO

ILUMINAÇÕES E SONORIZAÇÕES AGRUPAMENTO MUSICAL

REPARAÇÕES GERAIS E FRIO

ELECTRICISTACANALIZADOR AQUECIMENTO CENTRAL

António Manuel Pereira

Tel. 234 666 978 - Telm. 919 425 465Rua das Cabecinhas, n.º 94

FORCADA - 3750-050 AGUADA DE CIMA - ÁGUEDA

Instalador especializado

PUB

Mário da Glória e Oliveira, Lda.

Instalação de

AMOREIRA DA GÂNDARATel./fax: 231 596 416 | Telm.: 914 062 805

ElecrodomésticosElectricidade

ÁguasAquecimento Central

Painéis Solares

Tel./Fax. 231 596 692 | Rua Principal, n.º 15 | SAMEL - 3780-596 Vilarinho do Bairro

* Papelaria, Retrosaria, Decoração* Instalações Eléctricas* Canalizações Águas * Esgotos* Aspiração Central * Redes de Gás* Aquecimento Solar e Central* Distribuição de Gás REPSOL

Agente Autorizado:

INSTALADOR

Jornal da Bairrada3 | Novembro | 2011

11

ESPECIAL | TDT

opinião dos técnicos

A qualidade do serviço, tanto a nível de imagem, como do som, é a mais valia da TDT. A possibili-dade das pessoas terem acesso à programação e ainda à colocação de uma box que permita a grava-ção é óptimo. Ou seja, existem muitas vantagens.

A possibilidade de gravação, a paragem da imagem, a qualidade da imagem e do som são as gran-des valias deste serviço que agora está a ser disponibilizado. Um ser-viço que ainda permite o acesso à programação dos canais disponí-veis. São grandes vantagens.

Nesta altura muitas pessoas aguardam que o sinal seja desliga-do para colocarem a TDT. Acho que serão surpreendidas já em Ja-neiro, data em os emissores do li-toral serão desligados. O custo, dependendo dos casos, é sempre o ponto mais negativo na introdu-ção da TDT.

A instabilidade do sinal é o pior problema que existe. Muitas das vezes deixamos as televisões a funcionar na perfeição e, passa-do dois ou três dias, a imagem co-meça a ter quebras. Isto acontece mais à noite. Este é o pior proble-ma que os instaladores se deba-tem no dia-a-dia.

A qualidade do sinal é a gran-de valia deste serviço. A televi-são como a conhecemos, em que havia formigueiro, deixa de exis-tir. Ou temos uma excelente ima-gem, ou não temos nada. Este ser-viço não tem meio-termo. É mui-to bom.

A falta de um sinal forte é o pior problema que temos. Há 15 dias era muito complicado instalar a TDT, uma vez que o sinal estava muito instável. Acredito que, no futuro, surjam correcções ao si-nal e mesmo a instalação de mais emissores. Tenho muitos clientes a aguardar por o que vem aí.

Depois de termos passado por um período menos bom, tenho que dizer que a qualidade de ima-gem é muito boa. Agora o sinal está impecável. Penso que esta mudança, apesar de implicar in-vestimento, só beneficiará o con-sumidor.

O apoio ao cliente não funciona bem. No início o sinal era muito fraco, mas, nas últimas duas se-manas, houve um reforço de si-nal. No entanto, existem algumas zonas cuja cobertura é muito má. Penso que só se resolverá com um reforço do sinal ou a colocação de mais emissores.

Som e imagem são as grandes valias deste serviço. Não posso esquecer que a partir de agora os clientes do digital passam a ter acesso a um guia TV, como acon-tece no serviço de Cabo. Os meus clientes estão muito satisfeitos com o serviço.

É difícil apontar aspectos negativos neste serviço. Tal como acontecia com o serviço analógico, a cobertura em algu-mas zonas pode ser excelente, boa, menos boa ou má. Mas de-pois, tudo vai depender do mate-rial que possa ser instalado. Cada caso é um caso.

ELECTRO

SILVÉRIO

EEELLEECCTTRRROO

ILLVV RRIIOO

O serviço de Televisão Digital Ter-restre é fornecido através do ar e ne-cessita, por isso, de uma antena exte-rior de recepção para captar o sinal televisivo. Em alternativa, poderá ser

utilizada uma antena interior, embo-ra a cobertura indoor seja bastante mais limitada.

Se já utiliza a recepção analógica terrestre através de uma antena de

recepção UHF e respectiva cablagem até aos seus televisores, apenas ne-cessita de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para

Instalação de Tel.:/Fax: 231 503 719

Tel.: 231 081 798 Rua S. João

Póvoa do PereiroAnadia

Tel.: 231 081 417Rua Anibal Pina

(Junto ao Pavilhão) - AnadiaTlms: 967 060 338

LOJAS

MANUEL FERNANDO VIEIRA LOUROS

Venda e reparações de:Electrodomésticos | Ar Condicionado

Agente dos serviços:Instalador especializado

Nuno Louros966 934 754Fernando Louros966 934 165

Rua das Agras, 223770-051 OIÃ

Tel.: 234 721 294Fax: 234 721 941

e.mail: m� [email protected]

Telf./Fax. 234 666 206VALE DO LOBO

3750-065 AGUADA DE CIMA

Electro Castanheira

De: Miguel Abr antes CastanheiraComércio e Reparação de todo

o tipo de ElectrodomésticosAgente O� cial TV Cabo

Instalador Especializado pela ANACOM

PUB

PAREDES DO BAIRRO | 3780 ANADIA

ELECTRO STO. ANTÓNIO

Tel/Fax: 231 528 194 | [email protected]

PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO

DIGITAL TERRESTRE!

Tel.: 234 748 140 | e.mail: [email protected]

Jornal da Bairrada3 | Novembro | 2011

12

TDT | ESPECIAL

Para quem estava habituado à televisão analógica, a entrada deste sistema representa um sal-to muito grande. A qualidade de imagem é muita boa. De acordo com a box que seja instalada, o cliente poderá ter a possibilidade de gravação activa.

Felizmente, na zona de Olivei-ra do Bairro, o sinal é muito bom, ao contrário daquilo que pode-rá acontecer em outros locais. A grande desvantagem que vejo neste sistema, é mesmo o custo de implementação da solução, que ainda poderá custar algumas de-zenas de euros.

O serviço digital dá-nos um ou-tro tipo de imagem e de som. Cla-ramente que a qualidade de ima-gem é a grande mais valia. Com a possibilidade futura da alta defini-ção e de outro tipo de conteúdos. Mas para que isto aconteça, tem que funcionar bem.

A falta de sinal é um grande problema em todas as zonas ser-ranas. Acredito que esta falta de sinal só se resolverá com recurso à instalação via satélite. Há cerca de duas semanas, desligaram os emissores e só recebia queixas. Isto é um grande problema para os instaladores.

A qualidade de imagem é ine-vitavelmente a mais valia des-te serviço. A alta definição veio mudar o conteúdo da televisão como a conhecíamos. Vamos deixar de ter o formigueiro nas televisões. Penso que vamos ter um bom serviço.

Há uma grande falta de infor-mação sobre a TDT. As empre-sas podiam estar melhor prepara-das para responder a este serviço, assim como os consumidores. O custo do serviço é o aspecto mais negativo para as bolsas dos portu-gueses. Dependendo da situação, o custo pode ser significativo.

Uma melhoria muito grande da qualidade de imagem e de som. Ficamos agora com a possibilida-de de recebermos canais em Alta Definição. Sendo um serviço di-gital, ainda existe a possibilidade da disponibilização de conteúdos mais interactivos.

O grande problema deste ser-viço é a falta de sinal, pelo me-nos nos concelhos de Anadia e Mealhada. Nestas zonas, 90% das pessoas vão ter que mudar de antenas. Há muitas pessoas que pensam que é só colocar o des-codificador, mas não é isso que acontece.

Nós estamos perante um servi-ço que nos transmite muita quali-dade. É uma nova tecnologia que leva até casa, uma qualidade im-batível. Há uma mudança do si-nal analógico para digital, o que em termos de qualidade é mui-to bom.

O grande problema é a falta da qualidade do sinal. Tenho muitos clientes que ficam descontentes com o serviço. Aliás, tenho um cliente onde fui novamente alterar a recepção do serviço analógico para digital. Tem que haver uma melhoria urgente do sinal.

Temos a melhor solução para o seu caso. Contacte-nos

* Instalação e manutenção de infra-estruturas eléctricas, informáticas, estruturadas e telefónicas;* INSTALAÇÃO, REPARAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CENTRAIS TELEFÓNICAS;* Reparação de todo o tipo de equipamento e avarias na rede eléctrica, quadros eléctricos e suas distribuições;* Assistência Técnica.

[email protected]

Rua Dr. Mateus Barbas, n.º 10 G, r/c3750-351 Barrô - ÁguedaTelm. 914 570 596 - Telf./Fax. 234 691 496

INSTALAÇÃO DE TDT

E AINDA PODE ADERIR:

ELECTRO STO. ANTÓNIO

cada televisor que não seja compatível com esta norma.

Se não possui a instalação para re-cepção do sinal analógico, deve proce-der à instalação de uma antena UHF e

respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir um descodificador compa-tível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada te-levisor que não seja compatível com

esta norma. Caso não utilize o serviço terrestre

analógico, mas possui a cablagem e a antena UHF correctamente instalada, basta adquirir um descodificador.

E-mail: [email protected] do Cruzeiro, n.º 20

3750-424 FERMENTELOS

Tel. 234 728 540/1 Fax. 234 728 542

Telm. 919 915 272

CampanhaConsulte-nos

ELECTRO

SILVÉRIOSILVÉRIO

Rua do Sobreiro, nº 83 - 3770-017 Bustos

T.: 234 751 665 - Fax 234 754 539

www.electrosilverio.com | [email protected]

As melhores marcas aos melhores preços!

Assistência técnica especializada

PUB

Jornal da Bairrada3 | Novembro | 2011

13