especial semana da primavera - mariaclaro.org.br · lhando aspectos da dimensão da subjetividade...

4
Com o fim do inverno e o início da primavera, a nature- za renasce e se renova. É tempo de contemplar as flores, as borboletas e a explosão de cores que tomam conta de jardins e canteiros. As crianças da Creche Especial Maria Claro vivenciaram esse período de maneira muito especial durante a Festa da Primavera. Junto com suas famílias, formaram uma grande roda ao ar livre em um belo ritual cheio de alegria e esperança, soltaram no ar balões de gás que levavam cestinhas cheias de sementes de girassol, simbolizando o sentimento que todos ali reunidos gostariam de espalhar pelo mundo. "Em cada balão uma cestinha cheia de sementes. Sobem ao céu com a esperança de que o que foi semeado em cada coração, em cada alma, frutifique em bons atos pelo mundo afora” “COMVIVER” NA PRIMAVERA Compartilhar Vivências na Primavera As atividades em grupo têm como objetivo incentivar a socialização, a convivência familiar e comunitária e o for- talecimento de vínculos. Neste prisma, pretende-se de- Especial Semana da Primavera Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Comemoração safiar os referidos usuários a interagir no seu coletivo, a fim de desenvolver e reforçar o senso crítico e reflexivo, atuando nos diversos tipos de estímulos, bem como es- tabelecer relações entre conhecimento de diversos gê- neros, a fim de potencializar sua autonomia frente as transformações do seu meio. Frente a esta metodologia, pretende-se trabalhar de forma lúdica, despertando a busca do conhecimento baseado em vivências de sua realidade, aliada às experiências adquiridas nas oficinas e atividades propostas pelos profissionais da equipe. Resultados Vale ressaltar que as atividades do Projeto “COMVIVER” NA PRIMAVERA - Compartilhar Vivências na Primavera” tiveram início no mês de setembro, finalizando no inicio do mês de outubro, com propostas voltadas às atividades lúdi- cas com a participação das famílias, por meio da interven- ção de atividades elaboradas pela equipe pedagógica, em prol do incentivo do contato com a natureza, o estreita- mento dos vínculos afetivos e o empoderamento da pers- pectiva do desenvolvimento da autonomia e a importância da interação entre criança e família. Nesta atividade, rece- bemos as famílias por etapas, sendo sugeridas atividades que contemplassem o contato com a terra, a água, estí- mulos sensoriais, dentre outros fatores que permitissem o convívio dos integrantes familiares. Nesta edição Mãos na massa Ação Pueri Domus e Projeto Sonshine Jan/Fev/Mar - 2018 - Edição 4 Final de Ano Comemorações de Natal

Upload: hoangtuong

Post on 14-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Com o fim do inverno e o início da primavera, a nature-za renasce e se renova. É tempo de contemplar as

flores, as borboletas e a explosão de cores que tomam conta de jardins e canteiros.

As crianças da Creche Especial Maria Claro vivenciaram esse período de maneira muito especial durante a Festa da Primavera. Junto com suas famílias, formaram uma grande roda ao ar livre em um belo ritual cheio de alegria e esperança, soltaram no ar balões de gás que levavam cestinhas cheias de sementes de girassol, simbolizando o sentimento que todos ali reunidos gostariam de espalhar pelo mundo.

"Em cada balão uma cestinha cheia de sementes. Sobem ao céu com a esperança de que o que foi

semeado em cada coração, em cada alma, frutifique em bons atos pelo mundo afora”

“COMVIVER” NA PRIMAVERACompartilhar Vivências na Primavera

As atividades em grupo têm como objetivo incentivar a socialização, a convivência familiar e comunitária e o for-talecimento de vínculos. Neste prisma, pretende-se de-

Especial

Semana da Primavera

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Comemoração

safiar os referidos usuários a interagir no seu coletivo, a fim de desenvolver e reforçar o senso crítico e reflexivo, atuando nos diversos tipos de estímulos, bem como es-tabelecer relações entre conhecimento de diversos gê-neros, a fim de potencializar sua autonomia frente as transformações do seu meio. Frente a esta metodologia, pretende-se trabalhar de forma lúdica, despertando a busca do conhecimento baseado em vivências de sua realidade, aliada às experiências adquiridas nas oficinas e atividades propostas pelos profissionais da equipe.

Resultados

Vale ressaltar que as atividades do Projeto “COMVIVER” NA PRIMAVERA - Compartilhar Vivências na Primavera” tiveram início no mês de setembro, finalizando no inicio do mês de outubro, com propostas voltadas às atividades lúdi-cas com a participação das famílias, por meio da interven-ção de atividades elaboradas pela equipe pedagógica, em prol do incentivo do contato com a natureza, o estreita-mento dos vínculos afetivos e o empoderamento da pers-pectiva do desenvolvimento da autonomia e a importância da interação entre criança e família. Nesta atividade, rece-bemos as famílias por etapas, sendo sugeridas atividades que contemplassem o contato com a terra, a água, estí-mulos sensoriais, dentre outros fatores que permitissem o convívio dos integrantes familiares.

Nestaedição

Mãos na massaAção Pueri Domus e

Projeto Sonshine

J a n / F e v / M a r - 2 0 1 8 - E d i ç ã o 4

Final de AnoComemorações

de Natal

Através de um evento anual, a Creche Maria Claro realiza ati-vidades sociais e culturais voltadas à comunidade envolvida no atendimento às pessoas com deficiência na região de Soroca-ba, enfatizando a importância do convívio social e comunitá-rio, do protagonismo e empoderamento das pessoas com de-ficiência nos espaços de convivência. Neste encontro foram oferecidas atividades voltadas à comunidade, bem como ações com os usuários e seus familiares e/ou cuidadores, sen-do priorizadas atividades através de dinâmicas, ressaltando a importância da inclusão de pessoas com deficiências na socie-dade, atividades lúdicas envolvendo cuidados básicos, traba-lhando aspectos da dimensão da subjetividade que se en-contram as diferenças das ações humanas, porém refletidas em descobertas e mudanças permanentes do indivíduo en-quanto protagonista de sua própria história.

Resultados

O evento que uniu pessoas da comunidade, incentivando a participação efetiva nas atividades propostas pela equipe, dis-pondo de atividades lúdicas, apresentação do Grupo de Dança

Comemoração

Dia Internacional da pessoa com deficiência

2

Felicidade Down, Banda da Creche Maria Claro, serviços vo-luntários que atenderam a demanda de orientação odon-tológica, equipe de estagiários do curso de Enfermagem e Psi-cologia. Divulgação do material confeccionado na oficina de artes da Maria Claro, estandes com materiais informativos dos serviços ofertados pelo CRAS e CREAS, participação da Coor-denadoria da Pessoa com Deficiência e de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Apresentação do espetáculo circense com profissionais de Terapia Ocupacio-nal onde puderam divulgar equipamentos suspensos adapta-dos às crianças com deficiências; voluntários oferecendo corte de cabelo, massoterapia, design de sobrancelha, bem como a participação de grupos voltados à causa das pessoas com de-ficiência, como Projeto LIA, com a atividade de skaterapia, que proporcionou o acesso ao skate a muitas crianças com inúme-ros comprometimentos e grupo de apoio familiar AMPARA. O evento trouxe um número significativo de participantes e pode ser divulgado à comunidade através da cobertura da Equipe do SBT/Noticidade e do canal Youtube "Gêmeos Treta" que nos ajudaram a registrar e divulgar o evento.

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4

Mãos na Massa

3

Ação Pueri Domus

A Creche Especial Maria Claro teve a honra de receber a fotógrafa Cinthia Pecoraro e sua parceira Michele Bozelli, que através do lindo Projeto SonShine (“filho iluminado”) ofere-ceu para mais de 100 famílias a oportunidade de fotografar momentos de muita emoção. Sonshine é um projeto foto-gráfico de inclusão social, proporcionado à mães e familiares de pessoas com deficiência. Esse projeto nasceu em junho de 2017, com o objetivo de mostrar a sociedade que mães de pessoas com deficiência são, sim, mães de crianças especiais.

Projeto Sonshine

Assim como todo filho é especial. Querem mostrar que assim como qualquer criança, eles trazem alegrias, preocupações, esperanças e o melhor de tudo, a permissão da maternidade da maneira mais sincera, o verdadeiro doar sem esperar nada em troca.

O Projeto foi divulgado pela TV TEM e em rede nacional no Fantástico.

A Creche ganhou novos ambientes lindos e cheios de vida! Os alunos dos 8ºs anos do Colégio Pueri Domus passaram alguns dias por aqui, revitalizando o espaços e deixan-

do tudo ainda melhor para as crianças. Esse trabalho faz parte do Projeto de

Empreendedorismo Social do Colégio Pueri Domus de São Paulo, com o apoio da

equipe Terra Nativa, que também coloca em prática a proposta do "Mão na Massa",

como podemos ver nas fotos!!!

Nas imagens, é possível acompanhar os espaços que foram transformados e o

“antes e depois” das ações desses queridos alunos e dessa equipe contagiante que

deixará saudades!

Sala de Arte

Antes

Depois

Antes

Brinquedoteca

Parquinho

Antes

Depois

Fachada

Depois

Antes

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4

Depois

Seguindo o planejamento de dezembro, propusemos uma confraternização com todas as famílias atendidas para o en-cerramento dos grupos psicossociais, que no último en-contro do ano, em parceria com o SESC Sorocaba, através das ações do Programa Mesa Brasil, recebemos a nutricio-nista Érica Ranzani, responsável pelas ações do programa em Sorocaba, para divulgação da Campanha “Compre um Chester e doe um Chester”, em parceria com a Perdigão e o Instituto BRF.

As famílias conheceram o projeto através de um vídeo e, con-sequentemente, receberam um Chester como brinde de Na-tal, que proporcionou a muitas famílias o acesso a um ali-mento que muitas não teriam possibilidade, pelo custo e si-tuação de vulnerabilidade que muitas vivenciam.

Final de Ano

4

Comemorações de Natal

O informativo Acolher é uma publicação da Creche Especial Maria Claro.

Carlos Kiva Janovitch Diretor Presidente

Erika Rabe Janovitch Voluntária

Larissa Correa Coordenadora

Thauana Malagrine Psicóloga

Andrea Marques Machado Orientadora Pedagógica

Projeto Gráfico e Diagramação N1 Comunicação

Circulação Trimestral

Tiragem 2.000 exemplares

Creche Especial Maria ClaroRua João Wagner Wey, 1240 - Jardim América - Sorocaba - SPTel.: (15) 3229-4949 - Fax: (15) 3229-4942www.mariaclaro.org.br

Concomitantemente à comemoração das festas de final de ano, a instituição proporcionou aos familiares e aos usuários, uma grande festa de natal, onde cada criança atendida pode trazer para festividade pais, irmãos, avós, tios, que assistiram às apresentações de todas as crianças e adolescentes aten-didos pela Maria Claro, bem como participaram de uma “Ceia de Confraternização” oferecida pela instituição, com um al-moço de Natal. Alcançando mais uma vez os objetivos em relação à valorização e fortalecimento dos usuários, pro-porcionando estreitamento de vínculos entre os familiares.

Apresentações da banda e dança Buscamos levar para além dos muros da instituição, a arte, alegria e inclusão, com apresenta-ções de banda e dança com cadeiras de rodas, mostrando o talento e ressaltando as habilida-des das nossas crianças.

Entre em contato com a Creche Especial Maria Claro! Agende a nossa apresentação!!!

O livro Ser diferente é legal ajuda a trabalhar a

diversidade em sala de aula e desmistifica

o processo de inclusão. Compre seu exemplar na Creche

Maria Claro. Mais informações,

ligue: 15 3229-4949

Informativo Acolher Jan/Fev/Mar - 2018 Edição 4