escola secundÁria ibn mucana - wordpress.com€¦ · web viewÀ modernização dos meios de...

2
GEOGRAFIA ANO LECTIVO 2010/2011 FICHA FORMATIVA/ RECUPERAÇÃO O Comércio Internacional de Bens O Comércio: funções e características O espaço mundial contém enormes desigualdades na distribuição dos recursos e nos níveis de desenvolvimento económico. Estas diferenças fazem-se sentir ao nível da quantidade e variedade das produções agrícolas e industriais e têm como consequência a realização de trocas, ou seja, o comércio. Comércio – Actividade do sector terciário, responsável pelas trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Comércio Interno – Conjunto de compras e vendas de produtos dentro de um país; Comércio Externo ou Internacional - – Conjunto de compras e vendas de produtos entre países distintos; Desde a segunda metade do século XX esta actividade económica tem sofrido profundas modificações e enorme expansão devido: Ao aumento da população mundial; A uma maior produção industrial; Ao estabelecimento de acordos internacionais; Ao progresso das telecomunicações; Ao desenvolvimento das vias de comunicação; À modernização dos meios de transporte; À globalização da economia (quando as actividades económicas ocorrem à escala mundial). O comércio surge, portanto, como resposta à interdependência existente entre as diversas regiões do Mundo, como resultado das diferenças: Na posse dos recursos naturais; Na custos de produção; No capital; Nos poderes políticos e forças militares; Nos níveis de desenvolvimento tecnológico.

Upload: others

Post on 11-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESCOLA SECUNDÁRIA IBN MUCANA - WordPress.com€¦ · Web viewÀ modernização dos meios de transporte; À globalização da economia (quando as actividades económicas ocorrem à

GEOGRAFIA

ANO LECTIVO 2010/2011

FICHA FORMATIVA/ RECUPERAÇÃO

O Comércio Internacional de Bens

O Comércio: funções e características

O espaço mundial contém enormes desigualdades na distribuição dos recursos e nos níveis de desenvolvimento económico. Estas diferenças fazem-se sentir ao nível da quantidade e variedade das produções agrícolas e industriais e têm como consequência a realização de trocas, ou seja, o comércio.

Comércio – Actividade do sector terciário, responsável pelas trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Comércio Interno – Conjunto de compras e vendas de produtos dentro de um país;Comércio Externo ou Internacional - – Conjunto de compras e vendas de produtos entre países distintos;

Desde a segunda metade do século XX esta actividade económica tem sofrido profundas modificações e enorme expansão devido:

Ao aumento da população mundial; A uma maior produção industrial; Ao estabelecimento de acordos internacionais; Ao progresso das telecomunicações; Ao desenvolvimento das vias de comunicação; À modernização dos meios de transporte; À globalização da economia (quando as actividades económicas ocorrem à escala mundial).

O comércio surge, portanto, como resposta à interdependência existente entre as diversas regiões do Mundo, como resultado das diferenças:

Na posse dos recursos naturais; Na custos de produção; No capital; Nos poderes políticos e forças militares; Nos níveis de desenvolvimento tecnológico.

Os Países Desenvolvidos fornecem aos Países em Vias de Desenvolvimento Bens Industriais;Os Países em Vias de Desenvolvimento fornecem aos Países Desenvolvidos Minerais e Produtos Agrícolas.

O Intercâmbio Comercial

O comércio depende da lei da oferta e da procura e traduz-se no consumo. Nas trocas comerciais internacionais efectuam-se:* exportações – venda de bens e serviços fora do país; estas transacções são pagas em divisas.* importações – aquisição de bens e de serviços fora do país.

A diferença entre o valor das exportações (E) e o das importações (I), é a balança comercial (E-I). O seu saldo pode apresentar-se:* negativo: (E < I);* nulo (E= I );* positivo (E> I).