escola do primeiro ciclo da quinta do picado

1
Agrupamento de Escolas Dr Mário Sacramento - Aveiro A ESCOLA DO PRIMEIRO CICLO DA QUINTA DO PICADO Tem ao seu serviço duas Professoras Titulares de Turma: Aida Quental e Dulce Mesquita (que também é a Coordenadora do Estabelecimento). Também colaboram a Professora Luísa Paula São Marcos, a Educadora Fátima Ferreira e a Professora de Educação Especial Júlia Abade. Tem uma Assistente Operacional, Dª Alice Lopes. Número de total de alunos: 26 alunos. A escola da Quinta do Picado é uma escola do modelo do Plano dos Centenários. Foi inaugurada em 1961. Está muito bem cuidada. A primavera faz-se notar quer pelas iniciativas pedagógicas, que as senhoras professoras promovem, quer pelo ambiente acolhedor de quem ali desenvolve o seu trabalho, cuidando e embelezando os espaços. As plantas e as árvores desabrocham! O Plano dos Centenários constituiu um projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre as décadas de 1940 e de 1960. O plano deve o seu nome ao terceiro centenário da Restauração da Independência e ao oitavo centenário da Independência de Portugal, comemorados, respetivamente em 1940 e 1943. Os projetos tipo Rogério de Azevedo e Raúl Lino fazem parte dos projetos tipo regionalizados, desenvolvidos pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, em 1935, e destinados a serem construídos em série de harmonia com as características da arquitetura regional, impostas não só pela aplicação dos materiais próprios dessas regiões, como também pelas variações do clima. Os projetos da autoria do arquiteto Rogério de Azevedo eram destinados às regiões do Norte e Centro do país. Existem soluções para 1, 2, 2 sobrepostas, 3 e 4 salas de aula. As soluções de 3 e 4 salas de aula desenvolvem-se em 2 pisos. É usada sempre a mesma planta, em L, variando o aspeto exterior conforme a região. Conhecem-se seis tipos, resultando em 32 soluções: tipo Minho (Tijolo); tipo Alto Minho (Granito); tipo Douro (Granito); tipo Beira Alta (Granito); tipo Beira Litoral (Cantarias); tipo Trás-os-Montes (Xisto) – como é lembrado pela Secretaria Geral do MEC (site http://www.sec-geral.mec.pt, consultado em 2015.03.21). Jornal Ria da Escrita, março 2015

Upload: ria-da-escrita

Post on 13-Apr-2017

183 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola do Primeiro Ciclo da Quinta do Picado

Agrupamento de Escolas Dr Mário Sacramento - Aveiro

A ESCOLA DO PRIMEIRO CICLO DA QUINTA DO PICADO

Tem ao seu serviço duas Professoras Titulares de Turma: Aida Quental e Dulce Mesquita (que também é a Coordenadora do Estabelecimento). Também colaboram a Professora Luísa Paula São Marcos, a Educadora Fátima Ferreira e a Professora de Educação Especial Júlia Abade. Tem uma Assistente Operacional, Dª Alice Lopes. Número de total de alunos: 26 alunos.

A escola da Quinta do Picado é uma escola do modelo do Plano dos Centenários. Foi inaugurada em 1961. Está muito bem cuidada. A primavera faz-se notar quer pelas iniciativas pedagógicas, que as senhoras professoras promovem, quer pelo ambiente acolhedor de quem ali desenvolve o seu trabalho, cuidando e embelezando os espaços. As plantas e as árvores desabrocham! O Plano dos Centenários constituiu um projeto de construção de escolas em larga escala, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, entre as décadas de 1940 e de 1960. O plano deve o seu nome ao terceiro centenário da Restauração da Independência e ao oitavo centenário da Independência de Portugal, comemorados, respetivamente em 1940 e 1943. Os projetos tipo Rogério de Azevedo e Raúl Lino fazem parte dos projetos tipo regionalizados, desenvolvidos pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, em 1935, e destinados a serem construídos em série de harmonia com as características da arquitetura regional, impostas não só pela aplicação dos materiais próprios dessas regiões, como também pelas variações do clima. Os projetos da autoria do arquiteto Rogério de Azevedo eram destinados às regiões do Norte e Centro do país. Existem soluções para 1, 2, 2 sobrepostas, 3 e 4 salas de aula. As soluções de 3 e 4 salas de aula desenvolvem-se em 2 pisos. É usada sempre a mesma planta, em L, variando o aspeto exterior conforme a região. Conhecem-se seis tipos, resultando em 32 soluções: tipo Minho (Tijolo); tipo Alto Minho (Granito); tipo Douro (Granito); tipo Beira Alta (Granito); tipo Beira Litoral (Cantarias); tipo Trás-os-Montes (Xisto) – como é lembrado pela Secretaria Geral do MEC (site http://www.sec-geral.mec.pt, consultado em 2015.03.21).

Jornal Ria da Escrita, março 2015