escola de profetas - andré, o primeiro seguidor de jesus

17
Escola de Profetas Comunidade Evangélica Unção Profética de Davi Ministério Pastor Fabiano Bezerra www.uncaoprofeticadedavi.com

Upload: evangelista-oliveira

Post on 03-Jul-2015

4.361 views

Category:

Spiritual


11 download

DESCRIPTION

Aula ministrada na Comunidade Evangélica Unção Profética de Davi, Estrada do Porto Velho, 370 - Cordovil - RJ.

TRANSCRIPT

Page 1: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

Escola de Profetas

Comunidade Evangélica Unção Profética de DaviMinistério Pastor Fabiano Bezerrawww.uncaoprofeticadedavi.com

Page 2: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

IntroduçãoDo ponto de vista biográfico, as Escrituras não oferecem muitos detalhes a respeito da vida pessoal de André.Marcos registra os nomes dos quatro discípulos pescadores, que estavam presentes no dia em que Jesus proferiu o sermão profético no Monte das Oliveiras (Mc 13.3).No milagre da multiplicação dos pães, é André quem informa a Jesus a quantidade de suprimentos trazidos por um dos presentes (Jo 6.8,9).O Irmão de Pedro foi, também, um dos que informaram a Jesus que alguns gregos desejavam falar com Ele (Jo 12.20-22).No entanto, uma das maiores lições que André nos deixou foi a compreensão que, independente de serem citados ou lembrados, aqueles que têm os olhos voltados para Cristo podem ser muito úteis para o Reino de Deus.

Page 3: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

Aspectos na vida de André

Analisaremos a vida e André sob três aspectos:

1. André, o Homem2. André, o Evangelizador3.André, a Inspiração

Page 4: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o HomemO nome André é de origem grega e significa corajoso ou viril. Era da cidade de Betsaida, na Galiléia (Jo 1.44). Ele apresentou Pedro, seu irmão, a Jesus (Jo 1.40-44) e aparece na lista dos Doze em três dos Evangelhos (Mt 10.2-4; Mc 3.16-19; Lc 6.13-16) e em Atos (At 1.13).Quando analisamos as referências bíblicas, parece que André não desfrutava de qualquer tipo de primazia entre os discípulos. Pedro, seu irmão, por exemplo, é sempre citado antes dele. Além disso, André não fazia parte do grupo que acompanhava Jesus em momentos relevantes de Seu Ministério (Mc 5.37; 9.2; 14.33).

Page 5: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o HomemOfícioJesus chamou quatro pescadores de Betsaida (Pedro, André, Tiago e João) para seguirem-No (Jo 1.44; Mt 4.18-22).André exercia a mesma atividade de seu irmão (Mt 4.18-20; Mc 1.16-18) e era um personagem comum.A pesca no Mar da Galiléia era um grande negócio. As cidades circunvizinhas refletiam a importância desta atividade para a economia da região. Várias localidades do litoral tinham nomes significativos. Betsaida, por exemplo, significa casa da pesca.

Page 6: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o Homem

A ProcuraJesus, no Sermão da Montanha, disse: aquele que busca, encontra (Mt 7.8). André procurava o Messias, fato que se evidencia na pré-disposição que o apóstolo demonstrou em ouvir João Batista (Jo 1.35,40) e na expressão que ele utilizou ao ouvir a declaração do profeta: encontramos o Messias (Jo 1.41).

Page 7: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o HomemO EncontroAo fazermos um estudo comparativo e cronológico dos Evangelhos, podemos compreender que André foi o primeiro discípulo de Jesus. Vejamos•André seguia João Batista – ele estava presente quando o profeta apresentou o Mestre como o Cordeiro de Deus (Jo 1.35-42);•André segue Jesus – a partir dessa revelação, ele procurou seu irmão, Pedro e disse-lhe que havia encontrado o Messias (Jo 1.41,42);•O Mestre chama pescadores para segui-Lo – ao ouvirem o chamado, os irmãos atenderam prontamente (Mc 1.16-18; Mt 4.18-20).

Page 8: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o Homem

A PerseverançaLucas revela que após a ressureição de Jesus, André continuou firme em seu propósito de seguir a Cristo. Seu nome é citado pela última vez no Livro de Atos, quando esteve no cenáculo orando e aguardando a descida do Espírito Santo (At 1.13,14; 2.1,2).

Page 9: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o EvangelizadorDurante os três anos de ministério terreno de Jesus, aparentemente, não houve qualquer oportunidade para que André se destacasse como líder. Talvez, o único episódio favorável a essa condição tenha sido quando ele procurou seu irmão para dizer-lhe que havia encontrado o Messias prometido a Israel (Jo 1.41; Is 40.3; Ml 3.1; Lc 1.17). Provavelmente, nesse momento, ele compreendeu que tão importante quanto conhecer o Messias é fazê-lo conhecido.Seguindo essa linha de pensamento, André seria o primeiro dos Doze a tornar-se evangelizador, pois antes de qualquer outro discípulo, ele compreendeu que todos deveriam conhecer a mensagem de salvação: Cristo (Mc 16.15).

Page 10: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o Evangelizador

André levou Pedro a CristoQuando pretendemos planificar os intentos do Eterno, sem que Ele mesmo os revele a nós, corremos o risco de reduzir Seu infinito poder e Sua capacidade de intervir nas ações humanas. No entanto, quando analisamos as Escrituras, percebemos que muitas pessoas conheceram o amor de Deus revelando ao homem porque André tomou a iniciativa de apresentar seu irmão a Cristo (Jo 1.40-42). Alguns fatos marcantes na vida de Pedro:•Quase três mil almas se converteram (At 2.38-41);•Um paralítico foi curado em Lida (At 9.32-35);•Deus o usou para ressucitar Dorcas (At 9.36-42);•Escreveu as cartas que levam o seu nome (1 e 2 Pedro).

Page 11: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o Evangelizador

André levou um jovem a CristoJesus perguntou quantos pães os discípulos tinham para distribuir entre os cinco mil homens famintos presentes naquele lugar (Mc 6.38,44). Este é o único milagre relatado nos Quatro Evangelhos (Mt 14.14-20; Mc 6.34-44; Lc 9.10-17; Jo 6.1-13). Porém, somente João menciona que André fora a pessoa que informou Jesus sobre a quantidade de pães e peixes que o jovem trouxera (Jo 6.8).Ele poderia informar a quantidade de mantimentos a Jesus ou simplesmente levar os suprimentos até Ele. Porém, ele parecia acreditar que um contato pessoal entre o jovem e o Mestre era necessário para mudar toda aquela situação. Tal atitude, provavelmente, impactou a vida do jovem, pois ele foi usado por Deus para alimentar a multidão.

Page 12: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, o Evangelizador

A importância de fazer Cristo conhecidoFalar sobre a expansão do Evangelho aos confins da terra (At 1.8) é o mesmo que tratar da inclusão dos gentios pela Grande Comissão, sendo esse o derradeiro desafio posto diante dos apóstolos.Para que o Evangelho se expandisse até os gentios, os seguidores de Jesus teriam de superar obstáculos de segregação e preconceito de natureza cultural, religiosa e racial, derrubando, assim, os muros de separação estabelecidos entre judeus e não-judeus.Analisemos, pois, que o cumprimento do Ide de Jesus (Mc 16.15) reflete:•Obediência – Jesus ordenou a todos os discípulos que fossem a todas as nações , a fim de fazerem discípulos (Mt 28.19);•Um caráter altruísta – o homem natural precisa se reconciliar com Ele, pois está separado de Deus pelo pecado (Rm 3.23). Portanto, precisamos compadecer-nos dos que não conhecem o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

Page 13: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, a Inspiração

Historicamente, conforme escreveriam os dicionaristas, André foi um abridor de veredas, um descobridor de caminhos, um explorador. No contexto de sua atividade, ele foi aquele que primeiro recebeu a novidade de fé anunciada por Cristo.

Page 14: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, a Inspiração

Um André do nosso tempoA história registra que, em 1934, um agricultor norte-americano chamado Albert McMakin lotou um caminhão com seus vizinhos e os levou para uma reunião evangelística. Ele teve muita dificuldade para convencer o filho do fazendeiro para acompanha-los. No entanto, depois de muito insistir, Albert conseguiu persuadi-lo.Lá, o rapaz ficou tão encantado com a reunião que voltou nas noites subsequentes para uma série de reuniões de avivamento. Em uma dessas noites, ele reconheceu que Cristo é aquele que reconcilia o homem a Deus.Alguns anos depois, esse moço tornou-se o conselheiro espiritual de nove presidentes americanos e testemunho a Cristo a mais de 250 milhões de vidas. Seu nome? Billy Graham.

Page 15: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

André, a Inspiração

Em memória dos pioneirosMovidos pelo amor à Verdade, que é Cristo, homens e mulheres dispostos a obedecer incondicionalmente ao Senhor fizeram com que a Palavra da salvação chegasse até nós.Portanto, como o autor da Carta aos Hebreus nos orienta: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé” (Hb 13.7 ARA).

Page 16: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus

CONCLUSÃOAo fim de mais um estudo, devemos uma vez mais lembrar-nos daqueles que se esforçaram por ajudar a construir o Reino de Deus aqui na terra. E, mais do que isso, precisamos seguir seus exemplos.Séculos se passaram, mas a memória e o exemplo de André permanecem. Tal como o apóstolo pescador, devemos encontrar o Messias e levar as pessoas até Ele.O objetivo da evangelização não é fazer com que os cristãos recebam reconhecimento na terra por suas obras. Evangelizar é, portanto, noticiar ao mundo que Deus está em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo (2 Co 5.19,20).

Page 17: Escola de Profetas - André, o primeiro seguidor de Jesus