escola de frankfurt 32

23
ESCOLA DE FRANKFURT Ana Paula Bagnara Caroline Carminatti Douglas P. Dors Emanuelle Zanella

Upload: alemisturini

Post on 18-Aug-2015

215 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

ESCOLA DE FRANKFURT

Ana Paula BagnaraCaroline CarminattiDouglas P. DorsEmanuelle Zanella

Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica

A Teoria Crítica ou PRIMEIRA GERAÇÃO

surgiu em 1924 e se baseou numa interpretação

materialista, de caráter marxista e multidisciplinar.

Nela encontravam-se um grupo de intelectuais

alemães de esquerda, entre eles: Walter Benjamin,

Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert

Marcuse.

O processo tardio de institucionalização se

deve ao regime nazista pois a maioria de seus

membros eram judeus, as perseguições políticas na

Alemanha forçaram a transferência do instituto para

a Suíça, França e depois para os Estados Unidos.

A Escola de Frankfurt criticava a sociedade, contestavam sobre os métodos da civilização atual, o motivo para ser criada a Escola foi a decepção com a revolução instaurada em Bolchevique. Para a divulgação da escola surgiram algumas produções como a principal obra de Theodor Adorno ( Dialética Negativa ), e também a Revista de Pesquisa Social.

De acordo com Max e Theodor, a razão iluminista, visava à emancipação dos indivíduos e ao progresso social, terminou por levar a uma maior dominação das pessoas em virtude justamente do desenvolvimento tecnológico-industrial. Max acreditava que o problema estava na própria razão controladora e instrumental, que busca sempre a dominação, tanto da natureza quanto do próprio ser humano.

THEODOR WIESENGRUND ADORNO Nasceu em Frankfurt na Alemanha no dia 11 de setembro

de 1903, estudou filosofia, sociologia, psicologia e música. Foi um dos elementos mais importantes da Escola de Frankfurt. De origem judaica, com a subida de Hitler ao poder, vê-se forçado a imigrar para a Inglaterra para escapar dos nazistas, primeiro em Londres e depois nos Estados Unidos da América.

Em 1953 volta para a Alemanha onde reassume seu posto no Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, e dirige a instituição após o afastamento de Horkheimer.

Pouco antes de sua morte, em 6 de agosto de 1969, ele assumiu uma posição controvertida diante dos rebeldes do movimento estudantil que em 31 de janeiro deste mesmo ano, pretendiam suspender sua aula para darem sequência aos protestos que se espalhavam pelas ruas da Europa. 

Theodor Wiesengrund Adorno

MAX HORKHEIMER Nasceu em 14 de fevereiro de 1895, na cidade de

Stuttgart na Alemanha largou os estudos para participar da Primeira Guerra Mundial, quando a guerra acabou decidiu retomar os estudos e se especializar em Filosofia e Psicologia nas cidades de Munique, Friburgo e Frankfurt onde conheceu Theodor Adorno. Em 1926 fundou a Escola de Frankfurt.

Em 1959, para de lecionar e se muda para Lugano, na Suíça, onde continua a escrever. Max Horkheimer morre aos 78 anos, em 7 de julho de 1973, na cidade de Nuremberg, Alemanha.

Max Horkheimer

WALTER BENEDIX SCHONFLIES BENJAMIN

Nasceu em Berlim na Alemanha em 15 de julho de 1892, foi um filósofo, crítico literário e ensaísta alemão de origem judaica. No final de 1920 adere ao marxismo. Perseguido pelo regime nazista ele suicida-se com overdose de morfina em 27 de Setembro de 1940.

Walter Benedix Schonflies Benjamin

HERBERT MARCUSE Nasceu em Berlim no dia 19 de julho de 1898,

estudou literatura e filosofia, durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou para o governo norte-americano.

Em 1952 começou sua carreira como professor onde ele argumentava que a sociedade industrial avançada fazia os indivíduos consumirem mais. Nos anos 70 fez muitos discursos nos Estados Unidos e na Europa.

Com 81 anos voltou a Alemanha para uma visita e morreu de infarto.

Herbert Marcuse

O acréscimo de novos pensadores e filósofos, ficou conhecido como Segunda Geração que era composta pelos “ originais” incluídos além dos filósofos da Primeira Geração, são eles: Jürgen Habermas, Franz Neumann, Oskar Negt, Albrecht Wellmer e Axel Honneth.

JÜRGEN HABERMAS

Nasceu em 18 de Junho de 1929 em Dusseldorf na Alemanha, tendo lecionado na Universidade de Heidelberg e na Universidade de Frankfurt.

Por volta de 1960 realizou uma pesquisa empírica sobre a participação estudantil na política alemã.

Continua até hoje todos os anos publicando trabalhos novos, frequenta debates e atua em jornais como cronista político.

Jürgen Habermas

FRANZ LEOPOLD NEUMANN Nasceu em 23 de Maio de 1900, foi advogado

trabalhista e militante, apoiou a Revolução frustrada de 1918 e ainda estudante filiou-se ao Partido Social Democrata. Deu aula na escola para sindicatos afiliada a Universidade de Frankfurt.

Escreveu textos sobre direitos do trabalho e direito econômico.

Em 1933 na semana seguinte a ascensão dos nazistas ao poder prevendo sua prisão iminente foi obrigado a fugir da Alemanha.

Morreu em um acidente de carro em Visp na Suíça aos 54 anos de idade.

Franz Leopold Neumann

OSKAR REINHARD NEGT Nasceu na cidade de Kapkeim situada na Prússia

Oriental em 01 de Agosto de 1934. Estudou direito e filosofia, estudou sociologia em Frankfurt, fez seu doutorado em 1962 com Theodor Adorno onde criou uma tese sobre as doutrinas sociais de Comte e Hegel. Atuou em seguida como assistente de Jürgen Habermas, mas se opôs à esfera pública burguesa defendida por Habermas, propondo um retorno às fontes da teoria crítica na procura de um espaço público de oposição. 

No início dos anos 1960, Oskar Negt esteve estreitamente vinculado aos sindicatos.

Oskar Reinhard Negt

ALBRECHT WELLMER

Nasceu em 9 de Julho de 1933 em Bergkirchen na Alemanha. Estudou matemática e física em Berlim, estudou filosofia e sociologia em Heidelberg e Frankfurt.

Em 1973 como assistente estudou as condições de vida do mundo científico – técnico. Foi professor de filosofia na Universidade de Constança de 1985 à 1987. Já em 1990 foi professor também de filosofia no Departamento de Estética e na Hermenêutica Ciências Naturais.

Agora desde 2001 trabalha na Universidade de Berlim como professor emérito.

Albrecht Wellmer

AXEL HONNETH Filósofo e Sociólogo nasceu em 18 de Julho de 1949

em Essen na Alemanha, desde 2001 é diretor da Universidade de Frankfurt, também é professor de Filosofia Social desde 1996.

Esta ligado ao projeto de relançamento da Teoria Crítica através de uma teoria de reconhecimento.

Axel Honneth