equipe do aprender + se prepara para as ações do segundo ... · do segundo semestre paraquedas...

1
Equipe do Aprender + se prepara para as ações do segundo semestre Paraquedas cooperativo gera integração entre pais e alunos da educação infantil Ano 1. Nº 105 - 19/7/2013 A fim de preparar os educadores para o retorno das turmas do Projeto Aprender +, a equipe pedagó- gica realizou, nesta sexta-feira (19), uma reunião com todas as professoras e estagiárias que estão à frente do projeto. Durante o encontro, que aconteceu nas dependên- cias da Secretaria de Educação e Cultura, o grupo conversou sobre as experiências obtidas até o mo- mento e recebeu orientações para dar início às ativi- dades do segundo semestre. De acordo com a coordenação do Aprender +, os alunos retornarão às atividades no dia 29 de julho, e as professoras terão uma semana para preparar as atividades e criar um ambiente com recursos favorá- veis para o aprendizado. Atualmente, o projeto conta com 24 professoras e 10 estagiárias que atendem, semanalmente, crianças de 4° e 5° ano com dificuldades em leitura/ escrita e operações matemáticas. O paraquedas cooperativo, material que a Secre- taria de Educação e Cultura disponibiliza aos profes- sores da rede está sendo cada vez mais utilizado nas atividades com as crianças. Segundo a equipe pedagógica da Secretaria, a utilização do paraquedas representa um papel impor- tante no processo de ensino aprendizagem do aluno, pois contempla os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos sociais, fatores fundamentais no desenvol- vimento integral do educando. Com base nisso, a pro- fessora de educação física, Clécia Coelho, do CEMEB Cecília Belli, desenvolveu uma atividade com os alu- nos a fim de reforçar a importância da cooperação. Ela conta que iniciou a atividade com uma roda de conversa abordando o quanto a cooperação é impor- tante no ambiente escolar e familiar. Na sequência, divididos em equipes, os alunos partiram para a parte prática da atividade, enquanto uns levantavam o pa- raquedas e outros ficavam debaixo dele. A direção da escola afirma que, num primeiro mo- mento, a atividade foi desenvolvida com os alunos. No entanto, posteriormente, os pais também foram envolvidos, resultando numa rica integração. “Com a ação, além de trabalhar a coordenação motora, todos puderam compartilhar dos sentimentos de confiança mútua e valorização do trabalho coletivo, fatores que tornaram a atividade um sucesso”, afirma a coordena- dora Ana Paula Carneiro.

Upload: others

Post on 19-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Equipe do Aprender + se prepara para as ações do segundo ... · do segundo semestre Paraquedas cooperativo gera integração entre pais e alunos da educação infantil Ano 1. Nº

Equipe do Aprender + se prepara para as ações do segundo semestre

Paraquedas cooperativo gera integração entre pais e alunos da educação infantil

Ano 1. Nº 105 - 19/7/2013

A fim de preparar os educadores para o retorno das turmas do Projeto Aprender +, a equipe pedagó-gica realizou, nesta sexta-feira (19), uma reunião com todas as professoras e estagiárias que estão à frente do projeto.

Durante o encontro, que aconteceu nas dependên-cias da Secretaria de Educação e Cultura, o grupo conversou sobre as experiências obtidas até o mo-mento e recebeu orientações para dar início às ativi-dades do segundo semestre.

De acordo com a coordenação do Aprender +, os alunos retornarão às atividades no dia 29 de julho, e as professoras terão uma semana para preparar as atividades e criar um ambiente com recursos favorá-veis para o aprendizado.

Atualmente, o projeto conta com 24 professoras e 10 estagiárias que atendem, semanalmente, crianças de 4° e 5° ano com dificuldades em leitura/ escrita e operações matemáticas.

O paraquedas cooperativo, material que a Secre-taria de Educação e Cultura disponibiliza aos profes-sores da rede está sendo cada vez mais utilizado nas atividades com as crianças.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria, a utilização do paraquedas representa um papel impor-tante no processo de ensino aprendizagem do aluno, pois contempla os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos sociais, fatores fundamentais no desenvol-vimento integral do educando. Com base nisso, a pro-fessora de educação física, Clécia Coelho, do CEMEB Cecília Belli, desenvolveu uma atividade com os alu-nos a fim de reforçar a importância da cooperação.

Ela conta que iniciou a atividade com uma roda de conversa abordando o quanto a cooperação é impor-tante no ambiente escolar e familiar. Na sequência, divididos em equipes, os alunos partiram para a parte prática da atividade, enquanto uns levantavam o pa-raquedas e outros ficavam debaixo dele.

A direção da escola afirma que, num primeiro mo-mento, a atividade foi desenvolvida com os alunos. No entanto, posteriormente, os pais também foram envolvidos, resultando numa rica integração. “Com a ação, além de trabalhar a coordenação motora, todos puderam compartilhar dos sentimentos de confiança mútua e valorização do trabalho coletivo, fatores que tornaram a atividade um sucesso”, afirma a coordena-dora Ana Paula Carneiro.