equipamentos | leitura dinÂmica...

2
90 www.backstage.com.br EQUIPAMENTOS | LEITURA DINÂMICA AT-212 Em comemoração de seu 25 o aniversário, a B-52 lançou a linha AT de amplificadores, combos e gabinetes para guitarra e espera satisfazer guitarristas que apreciam e não abrem mão de um bom valvulado. A Amplificador para guitarra da B-52 ntes de discriminar especificamente o modelo AT-212, é bom começar com a notícia de que este equipamento (além dos outros modelos desta linha) já está disponível no Brasil. O AT-212 é um combo aberto totalmente valvulado de dois falantes de 12”, que proporcionam 60W de potência RMS (120W de potência musical). De acordo com o representante, este equipamento proporci- ona um tom impressionante com muita versatilidade e força, ou seja, basicamente tudo o que os guitarristas esperam inicialmen- te de um bom amplificador. Cada um dos canais “Clean” e “Distortion” possuem seu próprio controle de ganho, agudos, médios e graves para permitir máxima flexibilidade. O controle de distorção de som de três posições adiciona ainda mais versatilidade, oferecendo configurações valvuladas (Classe A ou AB) ou distorção (Classe AB). Uma curiosidade a respeito do AT- 212 é que este modelo é construído em madeira sólida super resisten- te e já vem com rodas removíveis para transporte e fácil instalação. Outro dado importante sobre o equipamento é o fato de ele pos- suir passagem de sinal totalmente valvulada e duplo falante de 12”, o Celestion Vintage 30s. Percebe-se com isso que a B-52 planejou tudo para os guitarristas, que acabaram levando o presente de aniversário. Quem usa no Brasil “Conheci a linha B-52 através das revistas do segmento e fechei um contrato de um ano de endorsee com a Pro- Shows para divulgação do AT 212. Sempre procurei alta definição sonora nos amplificado- res que uso e me surpreendi com este modelo”, declara o guitarrista Pepeu Gomes. O músico sempre tocou com amplifica- dores valvulados e, como não poderia ser diferente, escolheu a linha de valvulados da B-52. Segundo Pepeu, no caso do AT 212, o que mais o impressionou foi a clareza das equalizações, além de nos graves, mé- dios, e agudos as respostas serem perfeitas. Em relação ao ‘punch’, Pepeu Gomes analisou que este modelo é muito versátil, pois ao utilizar tanto o som limpo quanto o drive, ele consegue manter a mesma sono- ridade nos timbres e isso facilita muito em sua operação. Os recursos das saídas de efeitos são muito bons não deixando nada a desejar. O guitarrista usa uma pedaleira montada por ele mesmo que consiste em vários

Upload: dinhthuan

Post on 30-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EQUIPAMENTOS | LEITURA DINÂMICA AT-212backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/153/Amplificador_AT.pdf · muito bem com o AT 212 e acredito que este equipamento veio a acrescentar

90 www.backstage.com.br

EQUIPAMENTOS | LEITURA DINÂMICA

AT-212Em comemoração de seu 25o aniversário, a B-52 lançou a linha AT deamplificadores, combos e gabinetes para guitarra e espera satisfazerguitarristas que apreciam e não abrem mão de um bom valvulado.

A

Amplificador para guitarra da B-52

ntes de discriminar especificamente o modelo AT-212, ébom começar com a notícia de que este equipamento(além dos outros modelos desta linha) já está disponível

no Brasil. O AT-212 é um combo aberto totalmente valvuladode dois falantes de 12”, que proporcionam 60W de potênciaRMS (120W de potência musical).

De acordo com o representante, este equipamento proporci-ona um tom impressionante com muita versatilidade e força, ouseja, basicamente tudo o que os guitarristas esperam inicialmen-te de um bom amplificador. Cada um dos canais “Clean” e“Distortion” possuem seu próprio controle de ganho, agudos,médios e graves para permitir máxima flexibilidade.

O controle de distorção de som de três posições adiciona aindamais versatilidade, oferecendo configurações valvuladas (Classe Aou AB) ou distorção (Classe AB). Uma curiosidade a respeito do AT-212 é que este modelo é construído em madeira sólida super resisten-te e já vem com rodas removíveis para transporte e fácil instalação.

Outro dado importante sobre o equipamento é o fato de ele pos-suir passagem de sinal totalmente valvulada e duplo falante de 12”, oCelestion Vintage 30s. Percebe-se com isso que a B-52 planejou tudopara os guitarristas, que acabaram levando o presente de aniversário.

Quem usa no Brasil“Conheci a linha B-52 através das revistas do segmento e fechei

um contrato de um ano de endorsee com a Pro-Shows para divulgação do AT 212. Sempreprocurei alta definição sonora nos amplificado-res que uso e me surpreendi com este modelo”,declara o guitarrista Pepeu Gomes.

O músico sempre tocou com amplifica-dores valvulados e, como não poderia serdiferente, escolheu a linha de valvuladosda B-52. Segundo Pepeu, no caso do AT212, o que mais o impressionou foi a clarezadas equalizações, além de nos graves, mé-dios, e agudos as respostas serem perfeitas.

Em relação ao ‘punch’, Pepeu Gomesanalisou que este modelo é muito versátil,pois ao utilizar tanto o som limpo quanto odrive, ele consegue manter a mesma sono-ridade nos timbres e isso facilita muito emsua operação. Os recursos das saídas deefeitos são muito bons não deixando nadaa desejar. O guitarrista usa uma pedaleira

montada por ele mesmo que consiste em vários

Page 2: EQUIPAMENTOS | LEITURA DINÂMICA AT-212backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/153/Amplificador_AT.pdf · muito bem com o AT 212 e acredito que este equipamento veio a acrescentar

www.backstage.com.br 91

LEITURA DINÂMICA |EQUIPAMENTOS

Características

Para saber mais

www.titaniumblack.com; www.proshows.com.br;

www.B-52PRO.com e www.B-52GUITAR.com

Retificador tri-modal: Valvulado (Classes A ou AB), e Distorção

(Classe AB).

Efeitos de envio e retorno com controle de níveis.

Entradas de falantes externos selecionáveis para 4, 8 ou 16 ohms.

Controle de pé com 3 posições: canal, ganho e liga/desliga reverb.

Canal Overdrive: Gain 1 e Gain 2 (cada um com volume master

independente, 3-Band EQ e assignable contour control).

Canal limpo (Master Volume, 3-Band, EQ e Bright Switch).

Dimensões: 27" x 21" x 11".

Peso: 40 kg, aproximadamente.

pedais estéreos, sendo que a base é um pod stage. Ele expli-cou que particularmente facilitou muito ligar a pedaleira,pois é possível ligar uma parte direto no amplificador e outrano send return.

“Está funcionando perfeitamente para mim. É muito difícilhoje você achar um amplificador que responda ao seu som semmudar a sua personalidade sonora, por isso estou me dandomuito bem com o AT 212 e acredito que este equipamento veioa acrescentar no meu som”, disse.

Sobre a operação do amplificador, Pepeu achou que ele émuito fácil. “O AT 212 é um amplificador de extrema facilida-de para tocar. Você pode mudar de timbre com rapidez e segu-rança”, explicou. Por enquanto, Pepeu Gomes só utilizou o AT212 em seu estúdio de gravação, pois está sem os cases para levá-los para viagem.

Depois deste teste, de acordo com o guitarrista, o resulta-do no estúdio foi excelente e disse ter certeza que no palconão será diferente. “Estou muito feliz com os meus novos am-plificadores e espero que eles durem bastante, pois viajo mui-to e a estrada não perdoa. Mas tenho muita confiança no AT212 e sei que é um produto de alta tecnologia e bom desem-penho”, finaliza.

Quem usa fora do BrasilTerry LeRoi (vocal) e John Matthews (guitarra) da banda de

metal/progressivo norte-americana Titanuim Black começa-

ram a utilizar os valvulados AT 212 há cerca de nove meses.Quando a Backstage entrou em contato com os músicos parasaber qual a razão de eles terem escolhido este equipamento,Terry e John disseram que ouviram falar de novos valvuladosque estavam no mercado, neste caso, os da B-52.

Depois de ouvirem algumas opiniões positivas sobre estemodelo, eles foram a uma loja de instrumentos musicais da lo-calidade e fizeram o teste. Eles levaram em consideração pesoe componentes que lhes dessem o som que estavam procuran-do. Foi aprovado. “O Titanium Black é uma banda que traba-lha pensando 100 % na qualidade, por isso todo o trabalho éfeito com carinho e cuidado, desde as canções até os equipa-mentos. Decidimos então usar o B-52, porque eles fizeram am-plificadores incríveis”, opinaram os entrevistados.

“Superou nossas expectativas. Acredito que eles sejamconstruídos com uma madeira sólida e isso influi também nasonoridade. O equipamento ainda possui uma grande varieda-de de tonalidades e isso para o músico também influencia mui-to. Nos agradou muito o som do canal limpo e, como gostamosde reverb, o do AT 212 é bem agradável. Usamos o overdrivepara ritmos mais pesados e o high gain para solos”, explicouTerry LeRoi.

O último álbum do Titanium Black, Bleed for You, foi produ-zido pelo renomado Michael Wagener (Ozzy Osbourne,Metallica, Queen, Motley Crue, Skid Row, etc.) e a banda pas-

sou junto ao produtor várias horas no estúdio desenvolvendo oque eles definiram como uma sonoridade única de guitarra. Aproposta da banda é ter a capacidade de recriar este som nasapresentações ao vivo.

“O B-52 é o amp que torna isso possível. Não podemos dizer,em pouco espaço, todos os seus benefícios, porém, podemos afir-mar que este produto está destinado a ser um amplificador bempopular”, finalizou o guitarrista John Matthews.

“O equipamento ainda possui umagrande variedade de tonalidades

e isso para o músico tambéminfluencia muito. Nos agradou muito

o som do canal limpo”

Para Pepeu Gomes, no caso doAT 212, o que mais o impressionou

foi a clareza da equalização, além denos graves, médios, e agudos as

respostas serem perfeitas