época do ouro

20

Upload: cassio-marcelo

Post on 19-Jun-2015

867 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: éPoca do ouro
Page 2: éPoca do ouro

Na História do Brasil, o ciclo do ouro é compreendido como o período em que vigorou a extração e exportação do ouro como principal atividade econômica na fase colonial do país. Ocorrera após o declínio da produção açucareira no Brasil,

época em que Portugal buscara novas fontes de renda na colônia.

Page 3: éPoca do ouro

Foram os bandeirantes que começaram a encontrar minas de ouro em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais o que provocou uma verdadeira febre em busca do metal precioso, mas foi uma total ilusão já que a exploração dependia de investimentos e quem conseguia isto eram os grandes comerciantes e proprietários rurais. Quem encontrava ouro era obrigado a pagar um imposto que na época era chamado de quinto.

Page 4: éPoca do ouro

A mineração, marcada pela extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grosso e, principalmente, em Minas Gerais, atingiu o apogeu entre os anos de 1750 e 1770, século XVIII.

Economia, Sociedade e CulturaO ciclo do ouro e do diamante foi responsável por profundas mudanças na vida colonial. Em cem anos a população cresceu de 300 mil para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, incluindo aí, um deslocamento de 800 mil portugueses para o Brasil. Paralelamente foi intensificado o comércio interno de escravos - cerca de 600 mil negros vindos do nordeste.

Page 5: éPoca do ouro

No século XVIII, o Brasil era o maior produtor mundial de ouro e diamantes. Os bandeirantes paulistas começaram a descobrir ouro no final do século XVII.A principal região mineradora era MG.O ouro era encontrado nos cascalhos dos rios. Os garimpeiros pegavam areia do rio misturada com água e pedras e colocavam na bateia. Também havia ouro nas minas no interior da terra. Os trabalhadores das minas e garimpos eram na maioria os escravos. Na mineração havia muitos trabalhadores livres como garimpeiros e pequenos comerciantes. A maior parte dos trabalhadores era formada por escravos. Na mineração, quem ganhava muito ouro eram os que já tinham riqueza.

Page 6: éPoca do ouro

Dobrão, maior moeda portuguesa corrente, cunhada em Minas Gerais entre 1724 e 1727

Page 7: éPoca do ouro
Page 8: éPoca do ouro
Page 9: éPoca do ouro
Page 10: éPoca do ouro

História das Minas de Ouro e Diamante: Antônio Francisco

Lisboa, O Mestre Aleijadinho.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), por volta de 1730, filho de um famoso arquiteto português, Manoel Francisco Lisboa, e

de uma sua escrava Isabel.

Page 11: éPoca do ouro

Barroco Mineiro- Obra criada pelo maior expoente do barroco mineiro: Antônio Francisco Lisboa, o famoso

Aleijadinho

Page 12: éPoca do ouro
Page 13: éPoca do ouro

Arte barroca mineira de Ataíde – Igreja de São Francisco de Assis

Page 14: éPoca do ouro
Page 15: éPoca do ouro
Page 16: éPoca do ouro
Page 17: éPoca do ouro
Page 18: éPoca do ouro
Page 19: éPoca do ouro
Page 20: éPoca do ouro