enunciados do lote 1 em 2009/2010 os grupos devem ... · rigidez de polinÓmios e erros de...

24
Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem contactar os docentes que acompanharão os trabalhos. Iniciais: JF – Prof. João Folgado JVS – Prof. José Viriatos Santos LF – Prof. Leonel Fernandes MN – Prof. Miguel Neves Tema LF 2.1 INTERPOLAÇÃO INVERSA Considere a seguinte tabela com as propriedades de saturação do refrigerante ecológico R410A: t (ºC) -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 p s (MPa) 0.1097 0.1762 0.2708 0.4007 0.5739 0.7990 1.0855 1.4436 1.8842 2.4193 Pretende-se determinar uma correlação com a forma (T/T 0 ) = x = a 0 + a 1 y + a 2 y 2 + a 3 y 3 , com y = ln (p s /p 0 ) onde T (K) = t(ºC) + 273.15. Considere T 0 = 345.28 K e p 0 = 4.9261 MPa. a) Escreva um programa para obter o polinómio interpolador cúbico x=g(y) na forma de Newton. b) Ensaie várias escolhas para os nós y de modo a minimizar os erros absoluto e relativo na variável x para as temperaturas (t) no intervalo [-50,40] ºC. c) Investigue se seria preferível usar a variável y=(p s /p 0 ) prescindindo do logaritmo natural. d) Determine o erro absoluto e o erro relativo mínimos obtidos na temperatura absoluta de saturação em cada caso. e) Compare os resultados com os de uma tabela mais fina, em particular, usando gráficos apropriados.

Upload: dinhdung

Post on 15-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem contactar os docentes que acompanharão os trabalhos. Iniciais: JF – Prof. João Folgado JVS – Prof. José Viriatos Santos LF – Prof. Leonel Fernandes MN – Prof. Miguel Neves Tema LF 2.1 INTERPOLAÇÃO INVERSA Considere a seguinte tabela com as propriedades de saturação do refrigerante ecológico R410A: t (ºC) -50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 ps(MPa) 0.1097 0.1762 0.2708 0.4007 0.5739 0.7990 1.0855 1.4436 1.8842 2.4193 Pretende-se determinar uma correlação com a forma (T/T0) = x = a0 + a1 y + a2 y2 + a3 y3, com y = ln (ps/p0) onde T (K) = t(ºC) + 273.15. Considere T0 = 345.28 K e p0 = 4.9261 MPa. a) Escreva um programa para obter o polinómio interpolador cúbico x=g(y) na forma de Newton. b) Ensaie várias escolhas para os nós y de modo a minimizar os erros absoluto e relativo na variável x para as temperaturas (t) no intervalo [-50,40] ºC. c) Investigue se seria preferível usar a variável y=(ps/p0) prescindindo do logaritmo natural. d) Determine o erro absoluto e o erro relativo mínimos obtidos na temperatura absoluta de saturação em cada caso. e) Compare os resultados com os de uma tabela mais fina, em particular, usando gráficos apropriados.

Page 2: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema LF 2.2 RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) = 1/(1 + 25 x2) no intervalo [-1,1] usando a forma de Newton com a possibilidade de inserção incremental de pontos e um espaçamento arbitrário.

a) Considere a interpolação com nós equidistantes dado o grau do polinómio. Investigue se aumentando o grau n do polinómio o erro de interpolação tende para zero.

b) Experimente colocar os nós em progressão geométrica de razão constante especificada pelo utilizador mas respeitando a simetria em relação à origem. Investigue se aumentando o grau n do polinómio o erro de interpolação tende para zero.

c) Repita o cálculo usando os nós de interpolação de Chebyshev em vez das alternativas anteriores. Compare os erros encontrados.

d) Repita os procedimentos anteriores para o intervalo [0,1] apenas.

Faça gráficos (MATLAB) representativos da função, polinómios interpoladores e funções de erro para as diversas situações consideradas. Nota: para efectuar comparações é conveniente calcular erros locais, erros médios e erros máximos. Tema LF 2.3 SPLINE QUADRÁTICO, ERRO DE INTERPOLAÇÃO E INTEGRAÇÃO Considere a interpolação por um spline quadrático da função f(x) = 1/(1 + 25 x2) no intervalo [-1,1].

a) Investigue qual a condição de arranque m0 mais adequada para definir o spline.

b) Considere nós equidistantes. Investigue se, aumentando o número de nós do spline, o erro de interpolação tende para zero.

c) Experimente colocar os nós em progressão geométrica de razão constante especificada pelo utilizador mas respeitando a simetria em relação à origem.

Page 3: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Investigue se, aumentando o número de nós do spline, o erro de interpolação tende para zero.

d) Desenvolva uma função para calcular o integral no intervalo [-1,1] da função de Runge aproveitando o spline quadrático. Compare o resultado da integração com aquele spline com o resultado exacto. Nota: esta função deve ser capaz de calcular o integral com uma distribuição de pontos arbitrariamente espaçada.

Tema LF 2.4 SPLINE CÚBICO, ERRO DE INTERPOLAÇÃO E VISUALIZAÇÃO Considere a interpolação por um spline cúbico da função f(x) = 1/(1 + 25 x2) no intervalo [-1,1].

a) Investigue quais as equações de fecho mais adequadas para definir o spline. b) Considere nós equidistantes. Investigue se, aumentando o número de nós do

spline, o erro de interpolação tende para zero. c) Experimente colocar os nós em progressão geométrica de razão constante

especificada pelo utilizador mas respeitando a simetria em relação à origem. Investigue se, aumentando o número de nós do spline, o erro de interpolação tende para zero.

d) Repita o cálculo usando os nós de interpolação de Chebyshev em vez das alternativas anteriores. Compare os erros encontrados.

Faça gráficos (MATLAB) representativos da função, do spline e funções de erro para as diversas situações consideradas. Explore o spline cúbico do MATLAB (ver help spline). Nota: para efectuar comparações é conveniente calcular erros locais, erros médios e erros máximos. Tema LF 3.1 EXTRAPOLAÇÃO DE RICHARDSON NO CÁLCULO DE DERIVADAS Escreva um programa para o cálculo de primeiras derivadas por diferenças finitas centrais. Introduza uma estimativa do passo óptimo no cálculo destas derivadas.

Page 4: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Acrescente o processo de extrapolação de Richardson para melhorar os valores calculados das derivadas. Considere factores de redução de passo de 1/2, 1/4 e 1/8. Aplique o programa a alguns casos de teste para vários valores de x, nomeadamente para as funções:

a) f(x) = 1/(1 + 25 x2) b) f(x) = sin(1+x3) c) f(x) = ln (1 + x2) sinh x d) f(x) = ln [1 + exp(-sin x)]

Compare os resultados com e sem o processo de Richardson e calcule o erro efectivamente cometido. Sugestão: experimente o cálculo simbólico no MATLAB para obter derivadas. Tema LF 3.2 CÁLCULO DE DERIVADAS USANDO O PLANO COMPLEXO Escreva um programa para o cálculo de primeiras derivadas por diferenças finitas centrais. Introduza uma estimativa do passo óptimo no cálculo destas derivadas. Em alternativa, obtenha aproximações da primeira derivada calculando Imag[f(x + ih)/h]. Este método foi descrito por Squire & Trapp (1998) em SIAM Review e é particularmente apropriado para uma implementação em MATLAB. Aplique o programa a alguns casos de teste para vários valores de x, nomeadamente para as funções:

b) f(x) = 1/(1 + 25 x2) b) f(x) = sin(1+x3) c) f(x) = ln (1 + x2) sinh x d) f(x) = ln [1 + exp(-sin x)]

Compare os resultados com estes dois processos numéricos e calcule os erros absoluto e relativo efectivamente cometidos. Sugestão: experimente o cálculo simbólico no MATLAB para obter derivadas. Compare experimentalmente, traçando gráficos, a influência do passo h nos dois processos e tente estabelecer a existência ou não de um passo óptimo para o cálculo de derivadas em cada um dos dois processos.

Page 5: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema LF 34.1 INTEGRAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM Escreva um programa para a resolução de EDO´s de primeira ordem empregando o método preditor-corrector de Heun. Neste método, o primeiro passo consiste na obtenção de uma previsão de Euler do tipo y0

i+1 = yi + h f(xi,yi). Este passo equivale a uma integração pela regra do rectângulo à esquerda. O segundo passo (corrector) consiste em obter um valor corrigido em que o integral é calculado pela regra do trapézio, ou seja, yi+1 = yi + h/2 [f(xi,yi)+ f(xi+h,y0

i+1)]. O método de Heun pode ser classificado como um método de Runge-Kutta de segunda ordem. Aplique o programa desenvolvido aos seguintes casos: a) y´ = x – y2, y(0) = 1, x e (0,1] b) y´ = 1/(x + y), y(0) = 1, x e (0,2] c) y´ = – 50xy2, y(0) = 1, x e (0,1] d) Descida de um páraquedas. Pretende-se determinar a velocidade ao longo do tempo e o tempo de chegada ao solo em função da altura, instante e tempo de abertura do pára-quedas. Controle o número total de funções f(x,y) calculadas. Obtenha a solução analítica nos casos em que isso é possível e use-a para calcular o erro absoluto e o erro relativo da solução numérica. Nos restantes casos, use estimativas de erro para o erro absoluto. Faça gráficos das soluções e dos erros encontrados. Experimente passos de diferente comprimento. Tema LF 34.2 INTEGRAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM Escreva um programa para a resolução de EDO´s de primeira ordem empregando o método de Ralston. Neste método, o primeiro passo consiste na obtenção de uma previsão de Euler de ¾ do passo do tipo y0

i+3/4 = yi + 3h/4 f(xi,yi). Este passo equivale a uma integração pela regra do rectângulo à esquerda. O segundo passo (corrector) consiste em obter um valor corrigido em que o integral é calculado por uma média ponderada do tipo yi+1 = yi + h [1/3 f(xi,yi) + 2/3 f(xi+3/4h,y0

i+3/4)]. O método de Ralston pode ser classificado como um método de Runge-Kutta de segunda ordem. Aplique o programa desenvolvido aos seguintes casos: a) y´ = – 50xy2, y(0) = 1, x e (0,1] b) y´ = 1/x2 – y/x – y2, y(1) = -1, x e (1,2] c) y´ = y sin2 x, y(0) = 1, x e (0,3]

Page 6: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

d) Descida de um páraquedista. Pretende-se determinar a velocidade ao longo do tempo e o tempo de chegada ao solo em função da altura, instante e tempo de abertura do pára-quedas. Controle o número total de funções f(x,y) calculadas. Obtenha a solução analítica nos casos em que isso é possível e use-a para calcular o erro absoluto e o erro relativo da solução numérica. Nos restantes casos, use estimativas de erro para o erro absoluto. Faça gráficos das soluções e dos erros encontrados. Experimente passos de diferente comprimento. Tema LF4.1 INTEGRAÇÃO PELA REGRA DO PONTO MÉDIO COMPOSTA CORRIGIDA Deduza os pesos de uma regra de integração para o intervalo [-1,1] do tipo

(-1)]f-(1)[f)0()( !!21

1

1

wfwdxxfI +≈= ∫−

.

Generalize a regra para um intervalo arbitrário [a,b]. Trata-se de uma regra de integração do ponto médio corrigida. Determine o grau de exactidão desta regra e uma estimativa para o erro absoluto cometido. Deduza uma expressão para uma fórmula de integração composta com espaçamento uniforme usando essa regra como base. Desenvolva um programa para o cálculo de integrais pela regra do ponto médio composta e pela regra do ponto médio composta corrigida. Verifique as derivadas nos extremos do intervalo de integração na regra corrigida com o auxílio da symbolic toolbox do MATLAB. Teste o programa com os seguintes integrais:

i) ∫− +

=1

12 1)(25x

1dxI

ii) ∫ +=

1

02 1)(25x

1dxI

iii) ∫ +=

−2

0

2

1)(x

sindx

xeI

x

Calcule os erros absoluto e relativo em todos os casos. Compare o erro absoluto obtido com uma estimativa apropriada. Construa gráficos dos erros em função do número de intervalos utilizado.

Page 7: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema LF4.2 ESTUDO COMPARATIVO DE INTEGRAÇÃO PELA REGRA DO TRAPÉZIO Desenvolva um programa para o cálculo de integrais pela regra do trapézio composta e pela regra do trapézio composta corrigida. Verifique as derivadas nos extremos do intervalo de integração na regra corrigida com o auxílio da symbolic toolbox do MATLAB. Teste o programa com os seguintes integrais:

i) ∫− +

=1

12 1)(25x

1dxI

ii) ∫ +=

1

02 1)(25x

1dxI

iii) ∫=π

0

cos xdxeI x

Calcule os erros absoluto e relativo em todos os casos. Compare o erro absoluto obtido com uma estimativa apropriada. Construa gráficos dos erros em função do número de intervalos utilizado.

Tema MN 1.1 NÃO-EQUIVALÊNCIA EM ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE de FUNÇÕES ALGEBRICAMENTE EQUIVALENTES Fundamente detalhadamente todas as observações e afirmações que obtiver nas seguintes questões, recorrendo-se da análise directa e da análise indirecta de erros em aritmética de ponto flutuante. I. Considere a função g(x) = (7-3)/(x-2-1/(x-7+10/(x-2-2/(x-3)))) no intervalo [0,5]. a) Que acontece quando calcula g(x) nos pontos x=1, x=2, x=3 e x=4. b) Mostre que a função f(x) = ((((7*x-101).*x+540).*x-1204).*x+958)./((((x-14).*x+72).*x-151).*x+112) é algebricamente equivalente à função g(x). c) Será que, para valores de x suficientemente elevados, f(x) é menos precisa do que g(x). Calcule f(x) e g(x) em 3*10^9 e em 3*10^76. Mudar do formato simples para o formato duplo, norma IEEE 754, altera os resultados? (Se necessário implemente uma aplicação simples em linguagem C ou Fortran). II. Considere a função p(x)=(x-1)^6 no intervalo [0.9,1.1]. a) Mostre que a função q(x) = x^6-6*x^5+15*x^4-20*x^3+15*x^2-6*x+1 é algebricamente equivalente à função p(x).

Page 8: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

b) Justifique a diferença de valores entre p(x) e q(x) considerando 6 pontos igualmente espaçados nos intervalos de [1-δ,1+δ] com δ=10−k , onde k=2,3,4 e 5. Afinal quantos zeros tem p(x)? E quantos zeros tem ou aparenta ter q(x)? Tema MN 1.2 ANÁLISE DE ERROS EM ALGORITMOS DE “TABLE-LOOKUP” Fundamente todas as observações e afirmações que obtiver nas seguintes questões. Utilize algoritmos de table-lookup*1 para calcular valores de:

a) 2x no intervalo de -1 a 1 b) log(x) no intervalo de 1 a 2 c) sin(x) no intervalo de 0 a pi/4

Realize as análises de erro necessárias para discutir os aspectos de precisão. Compare a precisão e velocidade de cálculo relativamente ao processo tradicional de desenvolvimento em série. (*1 Pedir ao docente o artigo de PTP Tang, ficheiro: ____tang1991.pdf.) Tema MN 1.3 ESPECIFICAÇÕES DE UMA ARITMÉTICA DECIMAL (IEEE-854) Discuta de forma fundamentada as diferenças de especificações entre as normas IEEE- 754 e 854. Indique os respectivos sistemas de representação de números inteiros e reais (especifique os respectivos sistemas FP). Compare os limites de representação (underflow e overflow) entre ambas, bem como as unidades de arredondamento. Indique as representações reservadas e as situações correspondentes (excepções numéricas, etc.). Verifique a precisão dos arredondamentos envolvidos em operações aritméticas, raiz quadrada e conversão entre diferentes tipos de precisão (simples, dupla, etc.) e entre reais e inteiros. Baseando-se nos conhecimentos que adquiriu sobre as normas IEEE- 754 e 854, apresente uma breve discussão (fundamentada e justificada) sobre os casos de falha numérica do míssil Patriot (1991), do primeiro lançamento do Ariane V (1996) e da introdução do Euro e dos seus arredondamentos. (*2 Pedir ao docente o artigo de W. J. Cody et al., ficheiro: p37-cody.pdf e o documento “Some disasters caused by numerical errors”, ficheiro: _disasters.html.pdf )

Page 9: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema MN 1.4 ANÁLISE DA ARITMÉTICA EM FP DE DOIS PROGRAMAS COMERCIAIS: EXCEL e MATLAB. Apresente uma descrição e análise sobre as situações onde o Excel da Microsoft adere à norma IEEE 754 e outras onde não adere (ver *3). Analise as questões de precisão e de arredondamento envolvidas. Verifique a seguinte sequência de cálculo (ver tabela Values Excel 2000 Displays for Several Expressions em *4). e analise pormenorizadamente os aspectos relativos à implementação da IEEE-754. Será que o Excel faz um arredondamento “cosmético” para tentar aproximar a representação binária de uma representação decimal? Analise a situação descrita por Kahan no ponto §7: Some More Spikes, and MATLAB’s log2 do seu artigo (*4).

(*3 Floating-point arithmetic may give inaccurate results in Excel

http://support.microsoft.com/kb/78113 (ou http://support.microsoft.com/kb/78113/pt) , Pedir ao docente o artigo de *4

Prof. W. Kahan, How Futile are Mindless Assessments of Roundoff in Floating-

Point Computation ? WORK IN PROGRESS; COMMENTS ARE INVITED. Page 1/56,

ficheiro: Mindless.pdf)

Tema MN 34.5 MODELO NUMÉRICO DE UMA SUSPENSÃO AUTOMÓVEL Simule o movimento de uma suspensão de um automóvel (um modelo um grau de liberdade para ¼ de veículo) num determinado piso. Para isso, assuma que a roda mantém-se em permanente contacto com o piso e que a velocidade horizontal do veículo é constante.

Page 10: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

( ) ( ) ( )( ) ( )12212222

2

011122122111

0

0

yykyycymF

yykyykyycymF

''''m

y

''''m

y

−−−−=⇒=

−−−−−=⇒=

∑∑

Relativamente à figura, considere a massa m2=425kg (ou seja, ¼ de 1700 kg) e uma massa não-suspensa (roda, mola e amortecedor) de m1=20 kg, uma rigidez do conjunto da roda de k1=4*105 N/m e a da mola de k2=6*104 N/m, e um coeficiente de amortecimento linear de c2=150 Ns/m no amortecedor. O veículo desloca-se com velocidade uniforme v=80 km/h, inicialmente ao longo de uma estrada de piso plano y0(t)=0 e inicia em t=0 um troço de piso sinusoidal de amplitude 0.01 m e 6 metros de comprimento em cada oscilação do piso (correspondendo a 23.271 radianos por segundo). 1) Decomponha o sistema de 2 equações diferenciais de 2ª ordem em 4 equações

de 1ª ordem. Implemente um algoritmo do método de Euler com diferenças finitas progressivas e regressivas de primeira ordem e passo constante para obter a resposta no tempo.

2) Simule as respostas y1 e y2 das massas m1 e m2 ao longo do tempo de 0 a 3 segundos.

3) Estude a influência do passo de tempo utilizado em 2) e justifique os resultados.

4) Verifique a sensibilidade das respostas à variação das características da suspensão nomeadamente a rigidez e o amortecimento.

Tema MN 34.6 MODELO NUMÉRICO DE UM PÊNDULO Implemente um algoritmo que simule o movimento de um pêndulo. Utilize o método de Euler com diferenças finitas progressivas e regressivas de primeira ordem e passo constante.

1) Defina um valor de massa m aplicada na extremidade do pêndulo e o comprimento L entre esta e o ponto fixo em torno do qual se dá a oscilação.

2) Simule a resposta para diferentes posições e velocidades iniciais da massa. 3) Estude a influência do passo de tempo utilizado em 2) e justifique os

resultados. 4) Verifique a sensibilidade das respostas à variação da massa m e do

comprimento L.

Page 11: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JF 2.1 Escreva um programa para determinar o polinómio interpolador, considerando a possibilidade de nós equidistantes, de nós em progressão geométrica e de nós de Chebyshev. a) Aplique esse programa para interpolar as seguintes funções: i) f(x)=1/(1+25x2), Ω=[-1,1] ii) f(x)=exp(x/2)*sin(2x) , Ω=[0,π] iii) f(x)=x*exp(-5x) , Ω=[0,1] b) Determine o erro cometido na aproximação à função f e à sua derivada. c) Uma outra forma de avaliar a aproximação é através de indicadores de qualidade. Considere o indicador de qualidade obtido através do cálculo do integral (ao longo do domínio de interpolação) do quadrado da derivada do polinómio interpolador. Efectue o cálculo deste integral recorrendo ao método do trapézio composto. d) Mostre a evolução dos erros (e do indicador) com o aumento do número de nós. Tema JF 2.2 Desenvolva um programa para o cálculo de splines cúbicos com nós equidistantes. Aplique este programa a alguns casos de teste, nomeadamente à interpolação das seguintes funções: i) f(x) = sin(x), Ω=[0, 2π] ii) f(x) = exp(x/2)*cos(2x), Ω=[0,5π/4] iii) f(x) = sin(2x)+cos(x), Ω=[-π, π] a) Considere as opções de spline natural, spline completo (tome para y’0 e y’n valores apropriados às funções interpoladas) e se possível considere a opção de spline periódico. b) Determine o erro cometido na aproximação à função f e às suas derivadas f′ e f’’. c) Mostre a evolução do erro com o espaçamento dos nós. d) Estime a ordem de convergência e compare-a com o valor teórico.

Page 12: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JF 3.1 EXTRAPOLAÇÃO DE RICHARDSON NO CÁLCULO DE DERIVADAS Escreva um programa para o cálculo de primeiras derivadas por diferenças finitas regressivas. Introduza uma estimativa do passo óptimo no cálculo destas derivadas. Acrescente o processo de extrapolação de Richardson para melhorar os valores calculados das derivadas. Aplique o programa a alguns casos de teste para vários valores de x, nomeadamente para as funções:

a) f(x) = 1/(1 + 25 x2) b) f(x) = sin(1+x3) c) f(x) = ln (1 + x2) sinh x d) f(x) = ln [1 + exp(-sin x)]

Compare os resultados com e sem o processo de Richardson e calcule o erro efectivamente cometido. Sugestão: experimente o cálculo simbólico no MATLAB para obter derivadas. Tema JF 3.2 Considere uma barra de comprimento L=1 m, sujeita a uma fonte de calor f(x) ao longo do seu comprimento. Se u(x) representar a temperatura da barra e K(x)=100 W/(m.°C) a condutividade térmica, a equação diferencial que permite determinar a distribuição da temperatura em regime estacionário é: d/dx(K(x)*du/dx)= –f(x), 0<x<L. Esta equação deve ser sujeita a condições fronteira apropriadas, considerando-se neste caso, os valores de temperatura impostos, u(0)=20°C, u(L)=50°C. Considere os seguintes casos de fontes de calor impostas: i) f(x)=50000 * x2 [W/m3] ii) f(x)=50000 * (1+cos(2π.x)) [W/m3] iii) f(x)=50000 [W/m3], para 0<x<L/2, f(x)=0, para L/2<x<L (fonte de calor constante em meia barra) a) Substitua as segundas derivadas da equação diferencial por diferenças finitas centrais numa malha uniforme de espaçamento h. Desse modo é possível obter um sistema de equações cuja solução fornecerá uma aproximação da distribuição da temperatura.

Page 13: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

b) Apresente gráficos mostrando a solução exacta e a solução aproximada para vários valores do parâmetro h da malha. c) Avalie a evolução do erro com o parâmetro h. d) Estime a ordem de convergência da metodologia empregue. Tema JF 34.3 INTEGRAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM Escreva um programa para a resolução de EDO´s de primeira ordem empregando o método do ponto médio também conhecido por Euler-Cauchy ou Euler modificado. Neste método, o primeiro passo consiste na obtenção de uma previsão de Euler de meio passo do tipo y0

i+1/2 = yi + h/2 f(xi,yi). Este passo equivale a uma integração pela regra do rectângulo à esquerda. O segundo passo (corrector) consiste em obter um valor corrigido em que o integral é calculado pela regra do ponto médio, ou seja, yi+1

= yi + h f(xi+h/2,y0i+1/2). O método de Euler-Cauchy pode ser classificado como um

método de Runge-Kutta de segunda ordem. Aplique o programa desenvolvido aos seguintes casos: a) y´ = – 50xy2, y(0) = 1, x e (0,1] b) y´ = (1 + x) y1/2, y(0) = 1, x e (0,1] c) y´ = 1 – y/x, y(2) = 2, x e (2,3] d) Descida de um páraquedas. Pretende-se determinar a velocidade ao longo do tempo e o tempo de chegada ao solo em função da altura, instante e tempo de abertura do pára-quedas. Controle o número total de funções f(x,y) calculadas. Obtenha a solução analítica nos casos em que isso é possível e use-a para calcular o erro absoluto e o erro relativo da solução numérica. Nos restantes casos, use estimativas de erro para o erro absoluto. Faça gráficos das soluções e dos erros encontrados. Experimente passos de diferente comprimento. Tema JF4.1 REGRA DO TRAPÉZIO COMPOSTA Considere os seguintes integrais:

Page 14: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

i) ( )∫ −−=3

0

x dxe1I

ii) ( )∫π

+=2/

0

dxxsin48I

iii) ∫ +=

2

5.02

dx1)(x

xI

iv) ∫=2

1

V

V

pdVW , W é o trabalho, p a pressão e V é o volume num processo

termodinâmico descrito pela tabela seguinte: Volume(m3) 0.5 2 3 4 6 8 10 11 Pressão(kPa) 420 368 333 326 326 312 242 207 a) Escreva um programa para calcular integrais usando um número N pré-definido de intervalos de integração pela regra do trapézio composta. Experimente com 2, 4, 8 e 16 intervalos de integração, entre outros. b) Calcule os erros absoluto e relativo nos casos i-iii). Compare o erro absoluto obtido com uma estimativa apropriada. c) Generalize o método para usar intervalos de comprimento não-uniforme. Teste esta versão com os intervalos a aumentar ou diminuir em progressão geométrica nos casos i-iii). Experimente com diferentes valores para a razão da progressão geométrica. Nota: a zona onde a função varia mais rapidamente deve ser mais refinada. d) Calcule o integral do caso iv). e) Calcule o valor médio da função integranda nos intervalos: i) [0,3], ii) [0,π/2], iii) [0.5,2] e iv) [0.5,11], a pressão média no processo. Tema JF4.2 REGRA DE GAUSS-LEGENDRE COMPOSTA Considere os seguintes integrais:

i) ( )∫=3

0

x2 dxxeI

Page 15: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

ii) ∫=1

0

x2 dx15I

iii) ∫

+=2

1

2

dxx

1xI

iv) ∫ +=

2

5.02

dx1)(x

xI

a) Escreva um programa para calcular integrais usando um número N pré-definido de intervalos de integração com uma regra composta de Gauss-Legendre de dois pontos, de três pontos ou de quatro pontos de Gauss. Experimente com 2, 4, 8 e 16 intervalos de integração, entre outros. b) Calcule os erros absoluto e relativo em todos os casos. Compare o erro absoluto obtido com uma estimativa apropriada (baseada na bissecção dos intervalos). c) Compare o aumento de precisão que se obtém quando se refina a malha com o aumento de precisão que se obtém quando se aumenta o número de pontos de Gauss. Faça gráficos do erro com o número de funções calculadas. d) Calcule o valor médio da função integranda nos intervalos: i) [0,3], ii) [0,1], iii) [1,2], iv) [0.5,2]. Interpolação polinomial Tema JVS2.1 DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE Na colocação de sinais de trânsito em estradas devem ser observadas certas relações entre a velocidade do tráfego, v, e a distância de visibilidade de um possível obstáculo à circulação, para que se efectue uma paragem em segurança, DP. Estas relações encontram-se na tabela seguinte:

v (km/h) 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 DP (m) 40 60 80 100 120 150 180 220 250 320 390

Deseja-se saber quais as distâncias de visibilidade para velocidades não tabeladas, como por exemplo, v = 45 km/h. Para tal, desenvolva um programa para o cálculo de splines quadráticos com nós equidistantes e efectue um estudo da influência dos valores de m0. Compare os resultados obtidos com os de uma interpolação com um polinómio de grau 10.

Page 16: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS2.2 LARGURA DE UM RIO USANDO SPLINES CÚBICOS A Figura JVS2.2 mostra o esboço do leito de um rio. A partir de uma linha recta, próxima a uma das margens, foram medidas as distâncias entre esta linha e as duas margens do rio. As medições foram realizadas de 20 em 20 m. Estas medições encontram-se na Tabela JVS2.2. Pretende-se determinar o valor aproximado da largura do rio em pontos que não se encontram tabelados. Para tal, desenvolva um programa para o cálculo de splines cúbicos com nós equidistantes e efectue um estudo da influência dos valores de '

0y e 'ny .

M a r g e m A M a r g e m By

x Figura JVS2.2

Tabela JVS2.2 x Margem B Margem A

0 50 112.5 20 86 154.5 40 146 195 60 73.5 171 80 50 95.5

100 67 124,5 120 80 132 140 96 143 160 110 167 180 150 180.5 200 170 190

Page 17: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS2.3 INTERPOLAÇÃO INVERSA Considere a seguinte tabela com as propriedades de saturação da água: t (ºC) 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190

ps(MPa) 0.10132

0.14324

0.19848

0.27002

0.36119

0.47572

0.61766

0.79147

1.0019

1.2542

Pretende-se determinar uma correlação com a forma (T/T0) = x = a0 + a1 y + a2 y

2 + a3 y3, com y = ln (ps/p0)

onde T (K) = t(ºC) + 273.15. Considere T0 = 647.096 K e p0 = 22.064 MPa. a) Escreva um programa para obter o polinómio interpolador cúbico x=g(y) na forma de Newton. b) Ensaie várias escolhas para os nós y de modo a minimizar os erros absoluto e relativo na variável x para as temperaturas (t) no intervalo [100, 190] ºC. c) Determine o erro absoluto e o erro relativo mínimos obtidos na temperatura absoluta de saturação em cada caso. d) Compare os resultados com os de uma tabela mais fina, em particular, usando gráficos.

Page 18: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Diferenciação numérica

Tema JVS3.1 ROTAÇÕES E CURVATURAS DE UMA VIGA A Tabela JVS3.1 apresenta as amplitudes adimensionalizadas do deslocamento em diferentes pontos i de uma viga encastrada referentes ao seu terceiro modo de vibração.

Tabela JVS3.1 i 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

xi [m]

0 0.05 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5

y(xi) 0.0000 -0.0429 -0.1461 -0.2721 -0.3872 -0.4641 -0.4844 -0.4407 -0.3369 -0.1869 -0.0126

i 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 xi [m]

0.55 0.6 0.65 0.7 0.75 0.8 0.85 0.9 0.95 1

y(xi) 0.1597 0.3035 0.3959 0.4211 0.3724 0.2529 0.0742 -0.1464 -0.3898 -0.6405

Recorrendo às fórmulas de diferenciação com três e cinco nós, determinar as rotações e as curvaturas nos pontos dados.

Page 19: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS3.2 DERIVADAS DIRECCIONAIS Desenvolva um programa para cálculo de derivadas direccionais de uma função ),( yxfz = ou

),,( zyxFw = na direcção de um vector unitário u recorrendo a diferenças finitas centrais. a) Determine o vector que define a direcção para a qual as funções seguintes aumentam mais

rapidamente nos pontos especificados a1) )sin()2exp(),( yxyxfz == , )4/,0( π

a2) 22 24),,( yzxzxzyxFw ++== , )1,2,1( − b) Determine o vector que define a direcção para a qual as funções seguintes diminuem mais

rapidamente nos pontos especificados

b1) )tan(),( 22 yxyxfz +== , )6/,6/( ππ

b2) )exp(),,( yxzzyxFw == , )9,0,16( c) Uma partícula encontra-se no ponto (4, 2) de uma placa rectangular onde a temperatura

num dado ponto (x, y) é dada por 2225),( yxyxT ++=

Determine a direcção que a partícula deverá tomar de modo a arrefecer o mais rapidamente possível.

d) Estude experimentalmente, para os casos a1) e b2) o passo óptimo e compare-o com o valor teórico.

Page 20: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS 3.3 EXTRAPOLAÇÃO DE RICHARDSON NO CÁLCULO DE DERIVADAS Escreva um programa para o cálculo de primeiras derivadas por diferenças finitas progressivas. Introduza uma estimativa do passo óptimo no cálculo destas derivadas. Acrescente o processo de extrapolação de Richardson para melhorar os valores calculados das derivadas. Considere factores de redução de passo de 1/2, 1/4 e 1/8. Aplique o programa a alguns casos de teste para vários valores de x, nomeadamente para as funções: i) f(x) = sin (1 + exp x) para x = 0.5 e x = 1.6 ii) f(x) = ln [1 + exp(cos x)] para x = 1.5 e x = -1 iii) f(x) = ln (1 + x) cosh x para x = -0.5 e x = 1.6 iv) f(x) = sin(k*x) para k=1, 10, 50, 100, 1000, 10000 Compare os resultados com e sem o processo de Richardson e calcule o erro efectivamente cometido. Sugestão: experimente o cálculo simbólico no MATLAB para obter derivadas.

Page 21: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Integração numérica Tema JVS4.1 ENERGIAS DE UMA VIGA Seja uma viga de comprimento L e de secção transversal cujo segundo momento de área é I, tendo o material um módulo de elasticidade longitudinal E e uma massa específica ρ. As energias de deformação elástica e cinética do modo de vibração natural l são proporcionais, respectivamente, às quantidades

dxdx

xydEIU

Ll

l

2

0 2

2 )(∫

=

[ ] dxxyTL

lll

2

0

2 )(2 ∫= ρω

onde ly denota a amplitude adimensionalizada do deslocamento no ponto x e 22 /)( dxxyd l as

curvaturas respectivas e lω é a frequência circular (rad/s).

Os valores dos deslocamentos e curvaturas do primeiro modo (l = 1) de uma viga simplesmente apoiada encontram-se na Tabela JVS3.1.

Tabela JVS4.1 i 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

ix [m] 0 0.05 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5

)(1 ixy 0.0000 0.1564 0.3090 0.4540 0.5878 0.7071 0.8090 0.8910 0.9511 0.9877 1.0000

21

2 /)( dxxyd i 0.0000 4.6575 8.1458 9.7667 9.4966 7.8532 5.5727 3.3138 1.5116 0.3816 0.0000

i 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

ix [m] 0.55 0.6 0.65 0.7 0.75 0.8 0.85 0.9 0.95 1

)(1 ixy 0.9877 0.9511 0.8910 0.8090 0.7071 0.5878 0.4540 0.3090 0.1564 0.0000 2

12 /)( dxxyd i

0.3816 1.5116 3.3138 5.5727 7.8532 9.4966 9.7667 8.1458 4.6575 0.0000

a) Desenvolva um programa para cálculo dos integrais em lU e lT , usando a regra do ponto

médio composta e a regra do trapézio composta. b) Sabendo que L = 1 m, EI = 13671.875 Nm2, ρ = 7800 kg/m3 e a terceira frequência natural é f 3 = 367.7 Hz, calcule os valores de U1 e T1. Discuta os resultados. c) Compare os erros obtidos pelos dois processos com o erro esperado.

Page 22: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS4.2 ÁREA DO LEITO DE UM RIO A Figura JVS4.2 mostra o esboço do leito de um rio. A partir de uma linha recta, próxima a uma das margens, foram medidas as distâncias entre esta linha e as duas margens do rio. As medições foram realizadas de 20 em 20 m. Estas medições encontram-se na Tabela JVS4.2. Pretende-se determinar o valor aproximado da área do rio no troço [0, 200] m. Para tal, desenvolva um programa para o cálculo de integrais tendo por base a regra de Simpson composta. M a r g e m A M a r g e m By

x Figura JVS4.2

Tabela JVS4.2 x Margem B Margem A

0 50 112.5 20 86 154.5 40 146 195 60 73.5 171 80 50 95.5

100 67 124,5 120 80 132 140 96 143 160 110 167 180 150 180.5 200 170 190

Page 23: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS 34.4 INTEGRAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM Escreva um programa para a resolução de EDO´s de primeira ordem empregando o método preditor-corrector de Heun sem auto-arranque (non-self-starting). Neste método, o primeiro passo consiste na obtenção de uma previsão de Euler do tipo y0

i+1 = yi-1 + 2h f(xi,yi). Este passo equivale a uma integração pela regra do ponto médio. O segundo passo (corrector) consiste em obter um valor corrigido em que o integral é calculado pela regra do trapézio, ou seja, yi+1 = yi + h/2 [f(xi,yi)+ f(xi+h,y0

i+1)]. Este método de Heun usa um passo previsor com a mesma (ordem de) precisão do passo corrector. Proponha e compare algumas formas alternativas de arranque do método. Aplique o programa desenvolvido aos seguintes casos: a) y´ = – 50xy2, y(0) = 1, x e (0,1] b) y´ = x– y2, y(0) = 1, x e (0,1] c) u´ = -0.2 (u -20) u(0) = 90, determine t tal que u(t) = 40. Controle o número total de funções f(x,y) calculadas. Obtenha a solução analítica nos casos em que isso é possível e use-a para calcular o erro absoluto e o erro relativo da solução numérica. Nos restantes casos, use estimativas de erro para o erro absoluto. Faça gráficos das soluções e dos erros encontrados. Experimente passos de diferente comprimento.

Page 24: Enunciados do Lote 1 em 2009/2010 Os grupos devem ... · RIGIDEZ DE POLINÓMIOS E ERROS DE INTERPOLAÇÃO Considere a interpolação polinomial da função f(x) ... NÃO-EQUIVALÊNCIA

Tema JVS4.3 COMPRIMENTO, ÁREAS E VOLUMES O comprimento de uma curva descrita pela função )(xfy = , no intervalo [a, b], é dado por

( )∫ +=b

adxxfI

2' )(1

Por sua vez, a área da superfície obtida pela revolução da referida curva, definida no intervalo [a, b], em torno do eixo x, é dada por

( )∫ +=b

adxxfxfI

2' )(1)(2π

Por último, o volume obtido pela revolução dessa mesma curva em torno do mesmo eixo e intervalo é dado por

∫=b

adxxfI )(2π

a) Prove que o perímetro de um semi-círculo e as áreas e volumes de um hemisfério

de raio 1 podem ser calculados tomando 21)( xxfy −== ,

e 1,1 =−= ba nos integrais acima. b) Desenvolva um programa para cálculo de comprimentos de curvas, áreas e

volumes, usando a regra de Simpson composta. Determine b1) o perímetro de um semi-círculo de raio 1 e b2) a área e o volume de um hemisfério de raio 1. Estude a influência do número de subintervalos nos resultados