entendendo o balanço de branco

2
Entendendo o Balanço de Branco ecoclics.com.br /2013/10/22/entendendo-o-balanco-de-branco/ Apesar dos significativos avanços tecnológicos, a imagem de uma câmera ainda é inferior em vários aspectos àquelas formadas pelo olho humano. Entender e saber lidar com as limitações do equipamento estão entre as técnicas para tirar fotos profissionais e devem ser desenvolvidas por todos que fotografam seriamente. Um dessas limitações diz respeito às diferenças de como as cores (ou temperaturas) das luzes são enxergadas. Assim, por exemplo, essas temperaturas podem variar de frias, caso da luz proveniente de um céu azul, a quentes, como a de uma vela. Lâmpadas fluorescentes produzem luz azulada, enquanto lâmpadas incandescentes (de bulbo ou tungstênio) emitem luz amarelada. Geralmente não notamos as diferenças desses tipos de iluminação, porque nossos cérebros ajustam a imagem captada pelos olhos inconscientemente. Assim, a menos que a luz corresponda a um dos extremos da escala de temperatura, uma folha branca de papel será sempre vista como branca. Numa foto, contudo, caso a câmera não seja devidamente configurada, a folha aparecerá com uma cor diferente, dependendo da fonte de luz. Essa configuração é efetuada com a função balanço de branco (WB) , presente em muitas câmeras, e tem como finalidade fazer com que as cores das fotos se aproximem ao máximo daquelas que visualizamos. Cada modelo de câmera possui seu próprio procedimento de ajuste, sendo necessário consultar o respectivo manual para obter essa informação. Como os ícones usados pelos fabricantes são semelhantes, contudo, vale reproduzir a tabela de um modelo de dSLR específico. Nota-se que seu uso é

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

207 views

Category:

Art & Photos


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Entendendo o balanço de branco

Entendendo o Balanço de Brancoecoclics.com.br /2013/10/22/entendendo-o-balanco-de-branco/

Apesar dos significativos avanços tecnológicos, a imagem de uma câmera ainda é inferior em vários aspectosàquelas formadas pelo olho humano. Entender e saber lidar com as limitações do equipamento estão entre astécnicas para tirar fotos profissionais e devem ser desenvolvidas por todos que fotografam seriamente.

Um dessas limitações diz respeito às diferenças de como as cores (ou temperaturas) das luzes são enxergadas.Assim, por exemplo, essas temperaturas podem variar de frias, caso da luz proveniente de um céu azul, aquentes, como a de uma vela. Lâmpadas fluorescentes produzem luz azulada, enquanto lâmpadasincandescentes (de bulbo ou tungstênio) emitem luz amarelada. Geralmente não notamos as diferenças dessestipos de iluminação, porque nossos cérebros ajustam a imagem captada pelos olhos inconscientemente. Assim, amenos que a luz corresponda a um dos extremos da escala de temperatura, uma folha branca de papel serásempre vista como branca. Numa foto, contudo, caso a câmera não seja devidamente configurada, a folhaaparecerá com uma cor diferente, dependendo da fonte de luz .

Essa configuração é efetuada com a função balanço de branco (WB), presente em muitas câmeras, e tem comofinalidade fazer com que as cores das fotos se aproximem ao máximo daquelas que visualizamos. Cada modelode câmera possui seu próprio procedimento de ajuste, sendo necessário consultar o respectivo manual para obteressa informação. Como os ícones usados pelos fabricantes são semelhantes, contudo, vale reproduz ir a tabelade um modelo de dSLR específico.

Nota-se que seu uso é

Page 2: Entendendo o balanço de branco

Modos da função WB de um a câm era dSLR

Nota-se que seu uso ébastante intuitivo, mas éconveniente tecercomentários sobre osseguintes modos debalanço de branco:

Auto – Como as câmerasdigitais dispõem de“cérebros eletrônicos” épossível fazer com que aconfiguração seja realizadapela própria câmera combons resultados na maioriadas situações;

Nublado – Para clicar umPor do Sol essa opção é recomendada, mesmo que o céu esteja limpo, pois acentua o colorido característicodesse momento do dia;

Personalizado – Em algumas câmeras existe o recurso de se fazer a foto de algum objeto branco, a qual será areferência para a máquina realizar a respectiva calibração. Cheque o manual da câmera para instruçõesdetalhadas de como usar esse recurso.

A configuração da câmera, entretanto, não é necessária ao se fotografar em RAW, quando os devidosajustamentos ficam para a fase de processamento da imagem em computador.

Cabe lembrar que em fotografia as regras não são rígidas e, às vezes, uma configuração de balanço de brancoindevida para a fonte de luz ambiente é adotada, visando a obtenção de um efeito diferenciado. A foto do casalao “Luar”, aqui vai a dica, é resultado da edição no Lightroom, na qual para a ferramenta WB foi selecionada aopção “Fluorescente”. A diminuição da exposição deu o toque noturno.

Se você gostou deste artigo, também se interessará em ler osseguintes:

O valor da ISO;

Histograma, este incompreendido.

Forte abraço,