ensino sistemático do sea

8
Por que defendemos um ensino sistemático da escrita alfabética? Artur Gomes de Morais

Upload: selmanr4

Post on 15-Apr-2017

68 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ensino sistemático do sea

Por que defendemos um

ensino sistemático da escrita alfabética?

Artur Gomes de Morais

Page 2: Ensino sistemático do sea

Desinvenção da alfabetização • Processo vivenciado no Brasil nas últimas décadas, causado por uma má

apropriação da teoria da psicogênese da escrita ou “construtivismo” (SOARES, 2003) e dos estudos sobre letramento (MORAIS, 2006).

• Este processo, teria feito com que muitas redes de ensino e muitos professores tivessem passado a descuidar das metodologias de alfabetização, esperando que a criança, sem um ensino específico, avançasse em suas hipóteses de compreensão do SEA, até alcançar (não se sabia, claramente, quando) uma hipótese alfabética de escrita. Houve um descuido com o ensino das correspondências som-grafia.

Page 3: Ensino sistemático do sea

Hegemonia do discurso do letramento

Nesta perspectiva, os textos precisam ser as unidades privilegiadas no ensino, entretanto a mera vivência diária de situações de leitura e produção de textos, “naturalmente”, não leva a criança a dominar o SEA. Morais e Albuquerque, (2005) em suas pesquisas, contataram que os livros tinham um amplo repertório textual e muitas práticas de leitura e produção de textos, mas poucas atividades de ensino do SEA. Felizmente, este foco maior no “letrar” do que no “alfabetizar” foi-se reduzindo nos livros aprovados pelo PNLD, já na edição de 2007, como atestou a pesquisa feita por Ferreira, Albuquerque e Tavares (2009).

Page 4: Ensino sistemático do sea

O ensino sistemático da escrita alfabética no dia a dia: o que é.

• É um trabalho realizado de segunda a sexta-feira, na escola, que ajudem a criança a:

I) compreender o sistema alfabético; II) se apropriar de suas convenções. • Em oposição a um ensino de alfabetização “espontaneísta”

ou “assistemático”.• O MEC orienta atividades reflexivas sobre o sistema

alfabético, práticas de leitura e/ou de produção de textos.

Page 5: Ensino sistemático do sea

Alfabetização e Letramento

“Alfabetização” apropriação do SEA, algo temporalmente limitado, que se conclui logo no começo do Ensino Fundamental.

“Letramento” apropriação das competências envolvidas nas práticas de leitura e produção de textos escritos, algo que começa na etapa pré-escolar e vai até o fim da vida.

Page 6: Ensino sistemático do sea

Perspectivas do Ensino Sistemático do SEA

1) ensino das relações som-grafia por repetição e memorização, como nos métodos silábicos e fônicos, que priorizam uma visão empirista ou associacionista de aprendizagem;

2) ensino que promove a compreensão das propriedades do sistema, necessárias para que o aluno possa, de forma produtiva, memorizar e automatizar as relações som-grafia, enfocadas, então, de modo exaustivo, o que revela uma visão construtivista sobre ensinar e aprender. (Perspectiva do Pacto)

Page 7: Ensino sistemático do sea

• O ensino sistemático da escrita alfabética defendida no PNAIC vê o domínio das convenções letra-som como requisito para a boa compreensão de textos, mas não confunde os dois tipos de competências. Além de não comportar a criação de etapas, como “primeiro alfabetizar, para depois letrar”

Page 8: Ensino sistemático do sea

REFERÊNCIAS

• ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; MORAIS, Artur Gomes; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem os professores? Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 252-278, 2008.

• Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. Caderno 05 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

• MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Novos livros de alfabetização: dificuldades em inovar o ensino do sistema de escrita alfabética. In: VAL, Maria da Graça Ferreira da Costa; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Livros didáticos de língua.

• SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. v. 9, n.o 52, p. 1-21, jul-ago/2003.ortuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.