ensino religiosos - símbolos religiosos andressa e plínio

2
Objetivo Instigar as crianças a perceberem a existência de diferentes símbolos religiosos, identificando-os e estabelecendo relações de respeito. Conteúdo. Responder o que são símbolos religiosos de diferentes crenças. Introdução. Olá crianças! Como já aprendemos nas aulas anteriores: SOMOS TODOS UMA GRANDE FAMÍLIA. E conhecer a fé do outro é o caminho para o DIÁLOGO RELIGIOSO. Gostaríamos de iniciar com vocês uma conversa muito importante sobre o respeito que devemos ter para com as outras religiões. E é somente respeitando os costumes e a fé dos outros, que poderemos viver todos em paz. Para isso é necessário termos conhecimentos sobre alguns aspectos religiosos. Hoje vamos aprender um pouquinho sobre os símbolos religiosos. Símbolos Religiosos Os símbolos, de modo geral, são uma forma de linguagem. Eles representam e transmitem idéias. Os símbolos religiosos são aqueles que representam idéias e ensinamentos de uma determinada religião. Existem muitos símbolos religiosos e de acordo com cada religião eles podem representar uma idéia sobre: o transcendente, um acontecimento ou um ensinamento importante. Os símbolos ainda podem ser a lembrança de uma época ou de uma pessoa que foi um exemplo de fé, sabedoria ou santidade para os seus seguidores. As pessoas usam diversos recursos para construir os símbolos como: desenhos, pinturas, esculturas, canções e orações. Seus significados podem estar relacionados a elementos da natureza, como o sol, a lua, as estrelas, o fogo, a água, as flores, e a alguns animais, como a pomba, a serpente, o leão, o cordeiro, etc. Podem ainda ser associados a diversas formas, como a cruz, o círculo e o triângulo. As cores também são usadas como símbolos religiosos, o branco representa a paz e a pureza, o rosa ou vermelho o amor, o azul a devoção, o verde a esperança, etc. A pomba é o símbolo da paz e, para muitos cristãos é o símbolo do Espírito Santo. O sol pode ser o símbolo do poder da vida para algumas religiões. A chave que na umbanda é usada para representara a abertura dos caminhos da felicidade. A cruz vazia para alguns grupos cristãos simboliza a vitória e a ressurreição de Cristo. O som do sino no budismo representa o ritmo harmonioso da vida que existe em todas as coisas do universo, e em alguns grupos religiosos o chamado para as orações. A vela para algumas religiões simboliza a fé no transcendente, a iluminação ou acende-se uma vela para fazer pedidos. Cada religião tem seus próprios símbolos, conheçam alguns deles: A CRUZ DE CRISTO um dos principais símbolos do Cristianismo. YIN E YANG símbolo do Taoísmo, uma das religiões das chinesas. A FLOR DE LÓTUS símbolo Budismo. A LUA CRESCENTE o hilal é o símbolo do Islamismo. ESTRELA DE DAVI símbolo do Judaísmo.

Upload: fernanda-oliveira

Post on 31-Jul-2015

155 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ensino Religiosos - Símbolos religiosos Andressa e Plínio

ObjetivoInstigar as crianças a perceberem a existência de diferentes símbolos religiosos, identificando-os e

estabelecendo relações de respeito.

Conteúdo.Responder o que são símbolos religiosos de diferentes crenças.

Introdução.Olá crianças!Como já aprendemos nas aulas anteriores: SOMOS TODOS UMA GRANDE FAMÍLIA. E conhecer a

fé do outro é o caminho para o DIÁLOGO RELIGIOSO.Gostaríamos de iniciar com vocês uma conversa muito importante sobre o respeito que devemos ter

para com as outras religiões. E é somente respeitando os costumes e a fé dos outros, que poderemos viver todos em paz. Para isso é necessário termos conhecimentos sobre alguns aspectos religiosos. Hoje vamos aprender um pouquinho sobre os símbolos religiosos.

Símbolos ReligiososOs símbolos, de modo geral, são uma forma de linguagem. Eles representam e transmitem idéias. Os símbolos religiosos são aqueles que representam idéias e ensinamentos de uma determinada

religião.Existem muitos símbolos religiosos e de acordo com cada religião eles podem representar uma idéia

sobre: o transcendente, um acontecimento ou um ensinamento importante. Os símbolos ainda podem ser a lembrança de uma época ou de uma pessoa que foi um exemplo de fé, sabedoria ou santidade para os seus seguidores.

As pessoas usam diversos recursos para construir os símbolos como: desenhos, pinturas, esculturas, canções e orações. Seus significados podem estar relacionados a elementos da natureza, como o sol, a lua, as estrelas, o fogo, a água, as flores, e a alguns animais, como a pomba, a serpente, o leão, o cordeiro, etc. Podem ainda ser associados a diversas formas, como a cruz, o círculo e o triângulo. As cores também são usadas como símbolos religiosos, o branco representa a paz e a pureza, o rosa ou vermelho o amor, o azul a devoção, o verde a esperança, etc.

A pomba é o símbolo da paz e, para muitos cristãos é o símbolo do Espírito Santo.O sol pode ser o símbolo do poder da vida para algumas religiões.A chave que na umbanda é usada para representara a abertura dos caminhos da felicidade.A cruz vazia para alguns grupos cristãos simboliza a vitória e a ressurreição de Cristo.O som do sino no budismo representa o ritmo harmonioso da vida que existe em todas as coisas do

universo, e em alguns grupos religiosos o chamado para as orações.A vela para algumas religiões simboliza a fé no transcendente, a iluminação ou acende-se uma vela

para fazer pedidos.Cada religião tem seus próprios símbolos, conheçam alguns deles:A CRUZ DE CRISTO um dos principais símbolos do Cristianismo.YIN E YANG símbolo do Taoísmo, uma das religiões das chinesas.A FLOR DE LÓTUS símbolo Budismo.A LUA CRESCENTE o hilal é o símbolo do Islamismo.ESTRELA DE DAVI símbolo do Judaísmo.OM – O SOM SAGRADO é o som sagrado do Hinduísmo.

A árvore é um exemplo interessante de símbolo universal:

Para as tradições NATIVAS de modo geral, todas as árvores são sagradas.

Para os AFRICANOS, o Baobá é uma gigantesca árvore considerada sagrada, dela o homem usufrui de muitos benefícios. Ela armazena grande quantidade de água em seu tronco que pode ser extraída e utilizada. Além disso, em seus imensos ocos as pessoas podem até morar.

No CANDOMBLÉ o Baobá é uma árvore sagrada que não deve ser cortada ou arrancada.

No BUDISMO, a Figueira foi à árvore onde o Buda sentou-se ao seu pé para meditar e atingir a iluminação.

No JUDAÍSMO, as árvores são símbolos da vida. Antes da primavera os judeus celebram o “ano novo da arvore”. Neste dia, costuma-se plantar árvores pronunciando uma oração ao plantá-las.

No CRISTIANISMO, a Videira é o símbolo de Cristo e é considerada uma árvore sagrada, e o vinho extraído dela simboliza a juventude e a imortalidade.