ensino médio - eacorcovado.com.br · todas as atividades humanas; ... l ao pesquisar em fontes...

51
Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CICLO – TURMAS 11C e 12C Procedimentos Pedagógicos das Áreas . 2016 Equipe de Coordenação do 9º ao 12º Ano Coordenação de Segmento – Francisco Linhares Orientação Educacional – Maria Cecília Cabral Coordenação Pedagógica –Denise Machado Coordenação de Alemão – Michael Dahms

Upload: truongdiep

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ensino MédioPROPOSTA PEDAGÓGICA DO CICLO – TURMAS 11C e 12CProcedimentos Pedagógicos das Áreas . 2016

Equipe de Coordenação do 9º ao 12º AnoCoordenação de Segmento – Francisco LinharesOrientação Educacional – Maria Cecília CabralCoordenação Pedagógica –Denise MachadoCoordenação de Alemão – Michael Dahms

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

PESSOAIS

CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS DA EAC

SOCIAIS MÉTODOSÁREAS /

DISCIPLINAS

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. (1)”

(1) Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

INTRODUÇÃO

A Escola Alemã Corcovado (EAC), uma escola bilíngue e bicultural, proporciona aos seus alunos uma sólida formação acadêmica, capacitando-os para o ingresso na vida universitária, tanto no Brasil como na Alemanha. A proposta pedagógica da EAC apresenta um caráter diferenciado em sua abrangência, uma vez que contempla e articula a aprendizagem dos saberes das diferentes áreas do conhecimento (saberes disciplinares específicos), o multilinguismo, as experiências culturais, artísticas e esportivas e o desenvolvimento das habilidades tanto pessoais (aprender a ser) quanto sociais (aprender a conviver).

Alinhada com as modernas tendências da educação, observadas no Brasil, na Alemanha e no restante do mundo, a EAC tem como foco metodológico o desenvolvimento de uma cultura de ensino e aprendizagem centrada nos alunos. Ocupando o lugar central do trabalho nas salas de aula, os alunos aprendem os saberes específicos das disciplinas em um contexto amplo e complexo, no qual se constroem como seres humanos autônomos, solidários e convictos de que o respeito mútuo é necessário e legítimo. A EAC investe em uma educação plural, que entende o saber ser e o saber conviver como importantes conteúdos de aprendizagem, com a crença de que, assim, poderá formar personalidades tão livres quanto responsáveis (2).

AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS

Desde o ano de 2007, o corpo docente da EAC, as equipes de coordenação e a direção escolar vêm refletindo sobre como trabalhar, pedagogicamente, a formação humanística dos seus alunos. A construção das matrizes das Competências Pessoais e Sociais para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio resultou desse processo e foi concluída em março de 2011. Essas matrizes servirão de base para os planejamentos de todos os professores, conforme o estabelecido pelo Currículo por Competências, com a ressalva de que alterações serão, gradativamente, introduzidas no futuro.

(2) Piaget, Jean et al - Cinco Estudos de Educação Moral; Lino de Macedo (org.) - São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS NO CICLO DAS TURMAS 11/12C

HABILIDADES INTRAPESSOAIS

1. Desenvolver atividades de forma autônoma e equilibrada, valorizando o esforço e a superação das dificuldades.

l Demonstrar persistência frente às dúvidas e dificuldades, encarando os erros de forma construtiva.

l Realizar tarefas adicionais, disponibilizadas pelos professores, por iniciativa própria e com autonomia.

l Cumprir as metas de trabalho e os prazos estabelecidos.

l Entregar as tarefas dentro do formato de apresentação estabelecido pelos professores.

l Avaliar e controlar o desenvolvimento das tarefas durante e após a sua realização.

2. Organizar o espaço físico escolar e gerenciar do tempo:

l Manter a limpeza e a ordem dos locais de trabalho ao final de cada atividade realizada, conservando adequadamente os espaços físicos da escola e o material coletivo.

HABILIDADES INTERPESSOAIS

l Cooperar, de diferentes formas, para promover a própria aprendizagem e a dos colegas.

OS MÉTODOS, O DOMÍNIO DAS LINGUAGENS E A METACOGNIÇÃO

O século XXI, desde o seu nascimento, já nos anunciava que nele seria construída uma nova ordem mundial, produzida por uma sociedade com alto desenvolvimento tecnológico e com inúmeros e diversificados espaços virtuais para a produção e circulação de novos conhecimentos. A vertiginosidade das mudanças trazidas pela tecnologia e o seu impacto na vida familiar e social, bem como na economia das nações e no mundo do trabalho, são inéditos na história da humanidade. Portanto, acompanhar e assimilar grandes mudanças, selecionar e processar imensos pacotes de informações e encontrar novos nichos de qualificação profissional serão alguns dos grandes desafios para a nova geração de alunos que estamos formando. Para se adaptarem à nova realidade e nela se desenvolverem adequadamente, esses jovens precisarão aproveitar todos os contextos de aprendizagem criados e disponibilizados pelas tecnologias da comunicação e neles aprender durante toda a vida.

Tomando como base esse cenário mundial e seus desdobramentos, ainda pouco conhecidos e difíceis de prever, parece sensato afirmar que o mundo tecnológico exigirá de todos os indivíduos que aprendam sempre e muito (1). Para isso, a flexibilização e a ampliação das estratégias e dos estilos de aprendizagem serão determinantes e caberá, então, à educação formal ocupar-se com parte dessa tarefa.

Com o objetivo de avançar nessa direção, incluímos em nosso currículo algumas metodologias, técnicas e procedimentos que, uma vez adquiridos, comporão o acervo pessoal de recursos e ferramentas de trabalho dos alunos. Acreditamos que essas aprendizagens serão valiosas para que esses jovens sejam capazes de “aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer os conhecimentos adquiridos na escola e de se adaptar, assim, a um mundo em mudança” (Jacques Delors - Comissão para a Educação do Século XXI, 1996).

OS MÉTODOS DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS DA EAC:

l Aprendizagem Cooperativa - alunos aprendendo com alunos

l Trabalho com textos - leitura e tipos de resumos

l Comunicação e argumentação - oral e escrita

l Aprender a Aprender: - gestão do tempo - organização do espaço físico - planejamento das tarefas de casa - estratégias de estudo e preparação para as provas - equilíbrio entre atenção, concentração e pausas - autoavaliação e autoconhecimento - metacognição

Alemão como Língua Estrangeira . Deutsch als Fremdsprache (DaF)

Professores: Claudio Becker, Ethel Driesen, Claudia Burkhardt e Olivia MeurerIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Temas: Literatura, televisão e cinema, meio-ambiente, regiões da Alemanha, vício e dependência, convivência, significado de beleza, novas ideias para o futuro.

l Estrutura e gramática: Diferentes usos do pronome es, particípios I e II, formas da negação, orações condicionais, Konjunktiv II, formas alternativas à voz passiva, partículas modais, o pronome man, orações concessivas, pretérito mais-que-perfeito, discurso indireto.

Como o aluno aprende?

l Ao ler, interpretar e discutir sobre textos;

l Ao ouvir textos em áudio;

l Ao assistir a filmes;

l Ao escrever redações;

l Ao pesquisar em fontes diversas e construir no grupo um ponto de vista, defen-dendo-o com argumentos coerentes;

l Ao apresentar sua produção para outros alunos.

Avaliação:

Constituição da nota: As provas representam 40% da nota e a nota complementar corresponde aos restantes 60%.

Provas: 2 por semestre com duração de 2 horas/aula.As provas podem ser compostas pelas seguintes partes:LV - leitura e interpretação de texto,

A metacognição é o conhecimento e a capacidade de regulação que um aprendente adquire e desenvolve a respeito das próprias cognições, que são acionadas no ato de aprender (linguagem, pensamento e memória). “É no exercício da tomada de consciência do que sabe, pensa e sente, que o sujeito torna-se virtualmente apto a exercer controle sobre suas experiências”, afirma a pesquisadora Evelise Portilho. (3)

Para refletir sobre as suas ações mentais, o aluno precisa planejar, supervisionar e avaliar os recursos e estratégias utilizados na realização das tarefas e atividades escolares, bem como os resultados alcançados. Uma vez cumpridas essas etapas, o estudante poderá, então, controlar e regular seu processo de trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando, portanto, os seus esquemas mentais envolvidos na aprendizagem.

(3) Portilho, E.; Tescarolo, R. Metacognição e Ética planetária. 2006

HV- compreensão auditiva,SK- produção escrita.

As provas orientam-se nos níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, conforme previstos no diploma de proficiência DSD II da Kultusministerkonferenz.

A nota complementar:

A nota complementar corresponde a 60% da nota geral, sendo que:

- 40% correspondem a critérios acadêmicos: testes, exercícios avaliados, apresentações orais, o uso da língua alemã como veículo cotidiano de comunicação, interação na aula, e

- 20% dizem respeito a critérios de natureza social e organizacional: apresentação de tarefas de casa e do material de aula, contribuição para um ambiente favorável ao estudo, domínio de habilidades para trabalho em grupos etc.

Dever de casa

São solicitados conforme as necessidades verificadas no decorrer das aulas e devem ser apresentados no prazo solicitado, representando um componente importante para a fixação de conteúdos.

Gesellschaftslehre - GL

Professores: Claudio Becker, Ethel Driesen, Claudia Burkhardt e Olivia MeurerIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Temas: Panorama histórico e cultural da Alemanha desde a proclamação do Império Alemão em 1871 até o fim da Segunda Guerra Mundial, passando pela República de Weimar e pela ascensão e queda do Nacional-Socialismo.

l A religião como fenômeno social, questões atuais referentes ao cenário religioso alemão contemporâneo.

Como o aluno aprende?

l Ao ler, interpretar e discutir sobre textos;

l Ao ouvir textos em áudio;

l Ao assistir a filmes;

l Ao escrever redações.

l Ao pesquisar em fontes diversas e construir no grupo um ponto de vista, defendendo-o com argumentos coerentes.

l Ao apresentar sua produção para outros alunos.

Avaliação:

Constituição da nota: As provas representam 30% da nota e a nota complementar corresponde aos restantes 70%.

Provas: 1 por semestre com duração de 2 horas/aula.

A nota complementar :

A nota complementar corresponde a 70% da nota geral, sendo que:

- 50% correspondem a critérios acadêmicos: testes, exercícios avaliados, apresentações orais, interação na aula, e

- 20% dizem respeito a critérios de natureza social e organizacional: apresentação de tarefas de casa e do material de aula, contribuição para um ambiente favorável ao estudo, domínio de habilidades para trabalho em grupos etc.

Dever de casa

São solicitados conforme as necessidades verificadas no decorrer das aulas e devem ser apresentados no prazo solicitado, representando uma componente importante para a fixação de conteúdos.

Gesellschaftslehre - GL

Alemão como Língua Estrangeira . Deutsch als Fremdsprache (DaF)

Professores: Michael Dahms, Claudio Becker e Ethel DriesenIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Temas: Questões relativas à saúde, ao meio-ambiente e às mudanças climáticas, ao consumo, à comunicação e às tecnologias, à escola e à formação profissional, à vida na cidade e no campo.

l Estrutura e gramática: Ampla revisão de conceitos e estruturas com foco nas exigências dos níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, base linguística para o diploma DSD II da Kultusministerkonferenz.

Como o aluno aprende?

l Ao ler, interpretar e discutir sobre textos;

l Ao ouvir textos em áudio;

l Ao assistir a filmes;

l Ao escrever redações.

l Ao pesquisar em fontes diversas e construir no grupo um ponto de vista, defendendo-o com argumentos coerentes.

l Ao apresentar sua produção para outros alunos.

Avaliação:

Constituição da nota: As provas representam 40% da nota e a nota complementar corresponde aos restantes 60%.

Provas: 2 por semestre com duração de 2 horas/aula.As provas podem ser compostas pelas seguintes partes:LV - leitura e interpretação de texto,HV- compreensão auditiva,SK- produção escrita.As provas orientam-se nos níveis B2 e C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, conforme previstos no diploma de proficiência DSD II da Kultusministerkonferenz.

A nota complementar:

A nota complementar corresponde a 60% da nota geral, sendo que:

- 40% correspondem a critérios acadêmicos: testes, exercícios avaliados, apresenta-ções orais, o uso da língua alemã como veículo cotidiano de comunicação, interação na aula, e

- 20% dizem respeito a critérios de natureza social e organizacional: apresentação de tarefas de casa e do material de aula, contribuição para um ambiente favorável ao estudo, domínio de habilidades para trabalho em grupos etc.

Dever de casa

São solicitados conforme as necessidades verificadas no decorrer das aulas e devem ser apresentados no prazo solicitado, representando uma componente importante para a fixação de conteúdos.

Gesellschaftslehre - GL

Professoras: Michael Dahms, Claudio Becker e Ethel Driesen Intenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Temas: Panorama histórico e cultural da Alemanha desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com foco na reconstrução do país, na divisão política entre os dois estados alemães, no processo que culmina com a reunificação alemã e em questões sociais contemporâneas na Alemanha.

Como o aluno aprende?

l Ao ler, interpretar e discutir sobre textos;

l Ao ouvir textos em áudio;

l Ao assistir a filmes;

l Ao escrever redações.

l Ao pesquisar em fontes diversas e construir no grupo um ponto de vista, defendendo-o com argumentos coerentes.

l Ao apresentar sua produção para outros alunos.

Avaliação:

Constituição da nota: As provas representam 30% da nota e a nota complementar corresponde aos restantes 70%.

Provas: 1 por semestre com duração de 2 horas/aula.

A nota complementar :

A nota complementar corresponde a 70% da nota geral, sendo que:

- 50% correspondem a critérios acadêmicos: testes, exercícios avaliados, apresentações orais, interação na aula, e

- 20% dizem respeito a critérios de natureza social e organizacional: apresentação de tarefas de casa e do material de aula, contribuição para um ambiente favorável ao estudo, domínio de habilidades para trabalho em grupos etc.

Dever de casa

São solicitados conforme as necessidades verificadas no decorrer das aulas e devem ser apresentados no prazo solicitado, representando uma componente importante para a fixação de conteúdos.

Inglês

Professora: Isabela BustamanteIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

- Tense review- Adverbs and adjectives- Verb patterns- Modal auxiliary verbs- Ways to avoid repetition- Ways of adding emphasis- Real and unreal tense usage- Relatives and participles- Discourse markers- Distancing the facts- The future- Linking devices

Como o aluno aprende?

l Discussões criticas.l Apresentação de projetos.l Uso de recursos tecnológicos variados.l Atividades desenvolvidas em grupos e aulas centradas nos discentes (student-centred lessons).l Produção de textos orais e escritos.

Conteúdo mínimo previsto:

l Tense reviewl Adverbs and adjectivesl Verb patternsl Modal auxiliary verbsl Ways to avoid repetitionl Ways of adding emphasisl Real and unreal tense usagel Relatives and participlesl Discourse markersl Distancing the factsl The futurel Linking devices

Composição da Nota Complementar:

Provas e redações: 70%Nota complementar: 30%

Composição da Nota Complementar:

Nota complementar: o aluno é avaliado por sua participação e desempenho em línguainglesa, em sala de aula, pela assiduidade, organização, projetos orais e pelas competências pessoais e sociais.

Testes curtos a critério do professor.

Dever de casa

Tarefas extra classes serão solicitadas quando necessárias. Estas serão, basicamente,pesquisas, exercícios extras e preparação de projetos.

Orientações de estudo em casa

Para que o aprendizado de inglês como língua estrangeira se desenvolva de formaeficaz é fundamental que o aluno adquira hábitos de estudos que propiciem umcontato constante com o idioma. Para tal, é fundamental que ele faça as tarefasindicadas pelo professor, que recorra a um bom dicionário inglês-inglês. Com relaçãoà organização, é sugerido que o aluno arquive todos os trabalhos e tarefas em umapasta só para esta disciplina. É fundamental que o aluno recorra ao professor sempreque tiver dúvidas nas tarefas de casa. Recomenda-se o hábito de assistir a filmes comlegendas em inglês.

Professor: Paulo Henrique de SáIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Leitura de textos com diferentes registros.l Desenvolvimento lexical.l Revisão e aprofundamento de conteúdo gramatical previamente estudado.l Estratégias de leitura em língua estrangeira, principalmente a ESP (English forSpecific Purposes), focando a habilidade da leitura no vestibular.l Produção textual.

Como o aluno aprende?

l Discussões criticas.l Apresentação de projetos orais.l Uso de recursos tecnológicos variados.l Aulas centradas nos discentes (student-centred lessons) propiciando odesenvolvimento do senso critico.l Produção de textos escritos.l Exercícios baseados em vestibulares anteriores.

Conteúdo mínimo previsto:

l The complex sentence.l Linking devices: conjunctions, adverbs, infinites, participles and pronouns.l Euphemisms.l Adverbial, relative and noun clauses.l Verb patterns.l Cultural awareness: Modernisms and Post-Modernisms in England, EUA and Brazil.

Avaliações / Nota complementar:

Provas semestrais, sendo uma avaliação escrita e outra oral de igual peso.Testes curtos a critério do professor.Redações.Nota complementar: o aluno é avaliado por sua participação e desempenho emlíngua inglesa, em sala de aula, pela assiduidade, organização e competências pessoais e sociais em projetos orais.

Média composta por:Provas e redações: 50%Nota Complementar (produção oral): 30%Simulado : 20%

Dever de casa:

Tarefas extra classes serão solicitadas quando necessárias. Estas serão, basicamente,pesquisas, exercícios extras e preparação de projetos.As redações também serão desenvolvidas em casa, visando a melhor otimização dotempo em sala de aula.

Inglês

Orientações de estudo em casa

Para que o aprendizado de inglês como língua estrangeira se desenvolva de forma efi-caz é fundamental que o aluno adquira hábitos de estudos que propiciem um contato constante com o idioma. Para tal, é fundamental que ele faça as tarefas indicadas pelo professor, que recorra a um bom dicionário inglês-inglês. Com relação à organização, é sugerido que o aluno arquive todos os trabalhos e tarefas em uma pasta só para esta disciplina. É fundamental que o aluno recorra ao professor sempre que tiver dúvidas nas tarefas de casa. Recomenda-se o hábito de assistir a filmes com legendas em inglês.

Projetos

Projetos autobiográficos.

Língua Portuguesa

Professora: Débora LinharesIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos verbais e visuais, de diferentes gêneros textuais e com diferentes funções, levando-se em conta os interlocutores, os seus objetivos, a natureza do assunto, a situação comunicativa e as condições de produção; exploração das relações intertextuais e interdiscursivas.

l Produção de textos de diferentes gêneros e com diferentes funções.

l Conteúdos linguísticos: aspectos de natureza comunicativa, fonológica, ortográfica, morfológica, sintática, semântica e estilística.

l A ênfase desta série está nas seguintes unidades: - Unidade 1 – Morfologia: Estrutura e Formação de palavras - Unidade 2 – Morfologia: Classe de palavras

Como o aluno aprende?

l Lendo e interpretando textos de diferentes gêneros, retirados de livros, revistas, jornais e outros recursos midiáticos, e produzindo textos de diferentes gêneros; com isso, o aluno amplia sua competência como um eficiente leitor e produtor de textos.

l Produzindo textos dos gêneros estudados, trabalhando os aspectos relevantes na produção textual e fazendo reescrituras.

l Assistindo a filmes ou visitando exposições, para confrontar diferentes linguagens e/ou manifestações artísticas; assim, aprofunda sua leitura do mundo.

l Trabalhando os conteúdos linguísticos, através da Gramática em textos: volume único, da autora Leila Lauar Sarmento adotada no Ensino Médio, a obra redimensiona o ensino da Língua Portuguesa, tomando-a como um processo dinâmico de interação social, e, em função dessa perspectiva, apresenta propostas que levam o aluno a apropriar-se dos recursos de expressão linguística, orais e escritos, utilizando-os conscientemente nas diversas situações comunicativas.

l Fazendo as atividades de Revisão de Aprendizagem e de Recuperação Paralela, dadas ao final de cada unidade, que têm o propósito de levar o aluno a identificar dificuldades, para poder saná-las.

Avaliação

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pela atuação e atitude demonstradas nas diversas atividades: compromisso, organização, participação, iniciativa, posicionamento solidário e responsável.

A nota semestral é o resultado obtido:na nota de duas provas: (P1: 25%) + (P2: 25%)na nota complementar: (30%)nos simulados: (20%) A nota complementar é decorrente do desenvolvimento do aluno em atividades que envolvem competências da disciplina (domínio das linguagens) e competências pessoal e social.

Deveres de casa

As redações, as atividades sobre aspectos relevantes na produção textual, as reescrituras, os exercícios da gramática, as leituras selecionadas, as pesquisas e as revisões de aprendizagem constituem o foco dos trabalhos a serem feitos em casa.

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizar as tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar depois o professor para tirar as dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as atividades devidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta da turma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.

Literatura Brasileira

Professora: Débora LinharesIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Os seguintes estilos de época, seus principais autores e obras:- O Barroco- O Arcadismo- O Romantismo- O Realismo/ Naturalismo- O Parnasianismo- O Simbolismo

Como o aluno aprende?

l Lendo e interpretando textos literários, extraindo-lhes o sentido mais profundo epercebendo de que forma estão relacionados ao momento em que foram escritos.

l Estabelecendo diálogo com outros textos, verbais e não-verbais, a partir de umaperspectiva diacrônica e sincrônica, aproximando autores de diferentes línguas,culturas, épocas e linguagens, como o cinema, a música e a pintura.

l Contextualizando historicamente os textos literários a fim de compreender a suafiliação aos respectivos estilos de época.

l Trabalhando os conteúdos desenvolvidos no livro Literatura brasileira e portu- guesa, volume único, do autor Douglas Tufano; adotado em todo o Ensino Médio, a obra, fundamentando-se numa perspectiva dialógica de literatura, e com a finalidade de formar leitores de textos literários, aproxima a literatura brasileira de outras litera-turas com as quais ela historicamente vem dialogando, como a literatura portuguesa e outras literaturas europeias, a literatura americana e as literaturas africanas de língua portuguesa.

Avaliação

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pelaatuação e atitude demonstradas nas diversas atividades: compromisso, organização,participação, iniciativa, posicionamento solidário e responsável.

A nota semestral é o resultado obtido:na nota de duas provas: (P1: 25%) + (P2: 25%)na nota complementar: (30%)nos simulados: (20%)

A nota complementar é decorrente do desenvolvimento do aluno em atividades que envolvem competências da disciplina (domínio das linguagens) e competências pessoal e social.

Professora: Miriam Lerner Melamed Intenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Editor de textos

l Editores gráficos – Tratamento de imagens

l Software para criar apresentações

l Pesquisa utilizando a Internet

l Produção de vídeo

l Tratamento de sons

Como o aluno aprende?

l Produzindo textos verbais e visuais.

l Analisando, interpretando e estabelecendo relações entre vários programas e recursos, visando a estimular as diversas inteligências para a aquisição de habilidades necessárias em sala de aula.

l Editor de textos Competência: processar textos como ferramenta do processo de ensino/aprendizagem com a utilização de recursos específicos oferecidos pelo programa.

l Editor gráfico/ Som e VídeoCompetência: identificar as potencialidades de aplicação dessa ferramenta como recurso de linguagem.

Informática

Deveres de casa

Os exercícios do livro didático e das folhas distribuídas em sala de aula, as pesquisas em livros ou na Internet, a assistência de filmes que remetam ao tema ou à época do movimento literário e da obra estudados, as leituras de obras literárias e as re-visões de aprendizagem constituem o foco dos trabalhos a serem feitos em casa.

Orientações de estudo em casaO aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizaras tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar depois o professor para tiraras dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as ativi-dades devidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta da turma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.A leitura das obras literárias deve ser planejada de modo que não seja feita de formacorrida, em função da proximidade com o término do prazo estabelecido.

l Software de apresentaçãoCompetência: discutir, elaborar, apresentar e inserir informações em determinado contexto com a utilização de novos recursos e nível de aprofundamento maior a cada série.

l Internet Competências: pesquisar e selecionar conteúdo em diversas mídias; reconhecer a necessidade e a importância da pesquisa utilizando a internet de forma segura.

Desenvolvimento do trabalho:

Trabalhar junto com a professora Debora, de Língua Portuguesa, desenvolvendo projetos.

Professora: Marize Kastrup Intenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos verbais e visuais, de diferentes gêneros textuais e com diferentes funções, levando-se em conta os interlocutores, os seus objetivos, a natureza do assunto, a situação comunicativa e as condições de produção; exploração das relações intertextuais e interdiscursivas.

l Produção de textos de diferentes gêneros e com diferentes funções.

l Conteúdos linguísticos: aspectos de natureza comunicativa, fonológica, ortográ-fica, morfológica, sintática, semântica e estilística.

l A ênfase desta série está nas seguintes unidades: - Unidade 1 - Sintaxe: Termos da oração - Unidade 2 - Sintaxe: Período simples e composto - Unidade 3 - Sintaxe: Concordância; Regência; Colocação - Unidade 4 - Sintaxe: Pontuação

Como o aluno aprende?

l Lendo e interpretando textos de diferentes gêneros, retirados de livros, revistas, jornais e outros recursos midiáticos, e produzindo textos de diferentes gêneros; com isso, o aluno amplia sua competência como um eficiente leitor e produtor de textos.

l Produzindo textos dos gêneros estudados, trabalhando os aspectos relevantes na produção textual e fazendo reescrituras.

l Assistindo a filmes ou visitando exposições, para confrontar diferentes linguagens

Língua Portuguesa

e/ou manifestações artísticas; assim, aprofunda sua leitura do mundo.

l Trabalhando os conteúdos linguísticos, através da Gramática em textos: volume único, da autora Leila Lauar Sarmento ; adotado no Ensino Médio, a obra redimensiona o ensino da Língua Portuguesa, tomando-a como um processo dinâmico de interação social, e, em função dessa perspectiva, apresenta propostas que levam o aluno a apropriar-se dos recursos de expressão linguística, orais e escritos, utilizando-os conscientemente nas diversas situações comunicativas.

l Fazendo as atividades de Revisão de Aprendizagem e de Recuperação Paralela, dadas ao final de cada unidade, que têm o propósito de levar o aluno a identificar dificuldades, para poder saná-las.

Avaliação

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pela atuação demonstrada nas diversas atividades propostas: compromisso, participação, respeito, iniciativa posicionamento solidário e responsável.

A nota semestral é o resultado obtido:na nota de duas provas: (P1:25%) +(P2: 25%)na nota complementar: (30%)nos simulados: (20%)

A nota complementar é decorrente do desenvolvimento do aluno em atividades que en-volvem competências da disciplina (domínio das linguagens) e competências pessoal e social.

Deveres de casa

As redações, as atividades sobre aspectos relevantes na produção textual, as re-escrituras, os exercícios da gramática, as leituras selecionadas, as pesquisas e as revisões de aprendizagem constituem o foco dos trabalhos a serem feitos em casa.

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizaras tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar depois o professor para tiraras dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as atividadesdevidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta daturma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.

Literatura Brasileira

Professora: Débora LinharesIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Os seguintes estilos de época, seus principais autores e obras:- O Pré-Modernismo- As Vanguardas Europeias- O Modernismo- O Pós-Modernismo

Como o aluno aprende?

l Lendo e interpretando textos literários, extraindo-lhes o sentido mais profundo epercebendo de que forma estão relacionados ao momento em que foram escritos.

l Estabelecendo diálogo com outros textos, verbais e não-verbais, a partir de umaperspectiva diacrônica e sincrônica, aproximando autores de diferentes línguas,culturas, épocas e linguagens, como o cinema, a música e a pintura.

l Contextualizando historicamente os textos literários a fim de compreender a suafiliação aos respectivos estilos de época.

l Trabalhando os conteúdos desenvolvidos no livro Literatura brasileira e por-tuguesa, volume único, do autor Douglas Tufano; adotado no Ensino Médio, a obra, fundamentando-se numa perspectiva dialógica de literatura, e com a finalidade de formar leitores de textos literários, aproxima a literatura brasileira de outras liter-aturas com as quaisela historicamente vem dialogando, como a literatura portuguesa e outras literaturaseuropeias, a literatura americana e as literaturas africanas de língua portuguesa.

l Fazendo as atividades de Revisão de Aprendizagem e de Recuperação Paralela, dadas ao final de cada unidade, que têm o propósito de levar o aluno a identificar dificuldades, para poder saná-los.

Avaliação

O aluno é avaliado não só pelo seu desempenho cognitivo, mas também pela atuação demonstrada nas diversas atividades propostas: compromisso, participação, respeito, iniciativa, posicionamento solidário e responsável.

Deveres de casa

Os exercícios do livro didático e das folhas distribuídas em sala de aula, as pesquisas em livros ou na Internet, a assistência de filmes que remetam ao tema ou à época do movimento literário e da obra estudados, as leituras de obras literárias e as revisões de aprendizagem constituem o foco dos trabalhos a serem feitos em casa.

Professores: Carlos Brener e Francisco Linhares Intenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l NÚMERO E FUNÇÕES Identificar padrões numéricos em sequências. Resolver situações problema envolvendo sequências.

Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando matrizes e sistemas lineares de ordem 3.

l GEOMETRIAS E MEDIDAS

Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Identificar características de figuras planas e espaciais. Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

l ANÁLISE DE DADOS

Identificar princípios de contagem. Modelar e resolver problemas que envolvem agrupamentos como arranjos e combinações.

Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. Como o aluno aprende? l Resolvendo problemas contextualizados e utilizando o aprendizado em novas situações.l Identificando padrões de procedimentos e de conceitos.l Analisando soluções diversas propostas pelo grupo e aprendendo a fazer síntese das conclusões. l Confrontando as soluções e trabalhando o erro.l Observando o espaço bidimensional e tridimensional e estudando as relações e propriedades observadas em cada espaço.

Matemática

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizaras tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar depois o professor para tiraras dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado em pasta, com as atividadesdevidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta daturma, as folhas que por acaso tenham sido dadas.

A leitura das obras literárias deve ser planejada de modo que não seja feita de formacorrida, em função da proximidade com o término do prazo estabelecido.

l Participando de atividades práticas e interativas.l Interpretando problemas e instruções, imprimindo significado e extrapolando aos conceitos.

Avaliações/ Nota complementar

O aluno durante o ano letivo será avaliado qualitativa e quantitativamente, através de provas, testes, simulados e outras atividades diversificadas.

Durante um semestre, serão realizadas duas provas, marcadas antecipadamente, com conteúdos acumulados, que representarão 50% (cinquenta por cento) da média da-quele período.

Cada simulado corresponderá a 20% da média e os 30% (trinta por cento) restantes serão atribuídos a uma nota complementar (NC) que avaliará a participação, responsabilidade, atenção, pontualidade, pesquisas e trabalhos (individuais e/ou em grupo), entre outras habilidades necessárias ao desenvolvimento das competências e habilidades da disciplina, das variadas linguagens e das habilidades pessoais e sociais.

Estudo em casa

As tarefas domiciliares complementam e/ou fixam o estudo feito em aula, e servem de base para a retomada das discussões sobre os procedimentos de resolução utilizados.

Exercícios do livro texto, pesquisas e listas de exercícios de recuperação paralela e de revisão de conceitos já estudados, serão propostas durante as aulas e deverão ser finalizadas em casa, para que possam ser comentadas e corrigidas na aula seguinte.

O aluno deve criar um horário de estudo para além de resolver exercícios propostos, poder rever os conceitos já estudados, procurar dúvidas para trazer à sala de aula, propor discussões sobre conceitos não compreendidos e estar da melhor forma possível acompanhando sempre o plano de trabalho da série.

É importante sensibilizar o estudante que a sala de aula é o local de discutir as dificuldades e as dúvidas, e que o professor da disciplina é a pessoa mais indicada para atender às solicitações de aprendizagem. A observação destes encaminhamentos trazidos pelos alunos permite realizar uma avaliação minuciosa das necessidades do aprendiz, inclusive favorecendo o retorno aos conteúdos para revisão de conceitos, e para realizar planejamentos necessários ao sucesso do grupo.

Professores: Carlos Berner e Francisco LinharesIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l NÚMERO E FUNÇÕES

Análise e interpretação de situações compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números reais. Construir significados para os números complexos. Resolver situação problema envolvendo números reais e imaginários. Definir polinômios de grau n e efetuar operações básicas com esses polinômios. Resolver algumas equações de grau n.

l GEOMETRIAS E MEDIDAS

Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da reali-dade a agir sobre ela. Interpretar a localização de objetos no espaço tridimensional.Identificar e deduzir equações analíticas de retas e cônicas. Resolver situação problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma. Definir e operar com vetores no R2 e no R3.

l REVISÃO DE CONTEÚDOSRever e aprofundar os principais conteúdos das turmas 10 e 11.

Como o aluno aprende? l Resolvendo problemas contextualizados e utilizando o aprendizado em novas situações.

l Identificando padrões de procedimentos e de conceitos.

l Analisando soluções diversas propostas pelo grupo e aprendendo a fazer síntese das conclusões.

l Confrontando as soluções e trabalhando o erro.

l Observando o espaço bidimensional e tridimensional e estudando as relações e propriedades observadas em cada espaço.

l Participando de atividades práticas e interativas.Interpretando problemas e instruções, imprimindo significado e extrapolando aos conceitos.

Matemática

Avaliações/ Nota complementar

O aluno durante o ano letivo será avaliado qualitativa e quantitativamente, através de provas, testes, simulados e outras atividades diversificadas.

Durante um semestre, serão realizadas duas provas, marcadas antecipadamente, com conteúdos acumulados, que representarão 50% (cinquenta por cento) da média daquele período. Cada simulado corresponderá a 20% da média e os 30% (trinta por cento) restantes serão atribuídos a uma nota complementar (NC) que avaliará a participação, responsabilidade, atenção, pontualidade, pesquisas e trabalhos (individuais e/ou em grupo), entre outras habilidades necessárias ao desenvolvimento das competências e habilidades da disciplina, das variadas linguagens e das habilidades pessoais e sociais.

Estudo em casa

As tarefas domiciliares complementam e/ou fixam o estudo feito em aula, e servem de base para a retomada das discussões sobre os procedimentos de resolução utilizados.

Exercícios do livro texto, pesquisas e listas de exercícios de recuperação paralela e de revisão de conceitos já estudados, serão propostas durante as aulas e deverão ser finalizadas em casa, para que possam ser comentadas e corrigidas na aula seguinte.

O aluno deve criar um horário de estudo para além de resolver exercícios propostos, poder rever os conceitos já estudados, procurar dúvidas para trazer à sala de aula, propor discussões sobre conceitos não compreendidos e estar da melhor forma possível acompanhando sempre o plano de trabalho da série.

É importante sensibilizar o estudante que a sala de aula é o local de discutir as dificuldades e as dúvidas, e que o professor da disciplina é a pessoa mais indicada para atender às solicitações de aprendizagem. A observação destes encaminhamentos trazidos pelos alunos permite realizar uma avaliação minuciosa das necessidades do aprendiz, inclusive favorecendo o retorno aos conteúdos para revisão de conceitos, e para realizar planejamentos necessários ao sucesso do grupo.

Professora: Patrícia WernerIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Os movimentos que marcaram as linguagens do início do século XX (Modernismo).

l Os movimentos de arte da segunda metade do século XX.

Como o aluno aprende?

l Discutindo os temas nas aulas, exercitando o olhar através da leitura de imagens. Realizando obras individuais ou em grupo desenvolvidas nas diferentes linguagens técnicas a partir dos temas trabalhados em aula.

l Empenhando-se nas atividades, observando seu próprio desenvolvimento.

l Planejando e organizando suas idéias e materiais durante o processo criativo. l Avaliando os resultados ao final de cada produção.

Avaliações /Nota complementar:

Todos os processos são avaliados pelo professor, com a participação do aluno.

Todas as avaliações são realizadas com critérios claros e acordadas com os alunos.

O aluno faz uma avaliação do seu trabalho, da sua postura em sala, assim como da turma.

As combinações em relação ao comportamento e a postura em sala são lembradas sempre que necessário e são importantes para a avaliação complementar do aluno.

Artes Visuais

Professora: Patrícia WernerIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Arte Contemporânea: Conceito de “massas”: Arte de massas, Arte de elite; Arte de galeria; Arte de Rua, Muralismo, Grafitti.

l Pintura mural e grafitti.

l Estudos sobre anamorfose.

Como o aluno aprende?

l Discutindo os temas nas aulas, exercitando o olhar através da leitura de imagens.

l Realizando obras individuais ou em grupo desenvolvidas nas diferentes linguagens técnicas a partir dos temas trabalhados em aula.

l Empenhando-se nas atividades, observando seu próprio desenvolvimento.

l Planejando e organizando suas idéias e materiais durante o processo criativo. l Avaliando os resultados ao final de cada produção.

Avaliações /Nota complementar:

Todos os processos são avaliados pelo professor, com a participação do aluno.

Todas as avaliações são realizadas com critérios claros e acordadas com os alunos.

O aluno faz uma avaliação do seu trabalho, da sua postura em sala, assim como da turma.

As combinações em relação ao comportamento e a postura em sala são lembradas sempre que necessário e são importantes para a avaliação complementar do aluno.

Artes Visuais

Professora: Denise Machado Intenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Bioquímica da célula que compreende as principais moléculas inorgânicas e orgânicas presentes no organismo dos seres vivos e a importância de cada molécula para o equilíbrio do corpo bem como as consequências da sua escassez.

l Citologia que compreende o estudo dos tipos diferentes de células presentes nos reinos dos seres vivos e a importância de cada estrutura celular para a manutenção do metabolismo celular.

l Divisão celular que compreende a mitose e a meiose, importantes para reprodução e continuação das espécies.

l Genética que compreende as probabilidades de surgirem características heredi-tárias em diferentes gerações do ser vivo.

Como o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de textos científicos;

l Produção de textos argumentativos;

l Pesquisas e coleta de dados de artigos científicos;

l Interpretação e elaboração de gráficos e tabelas;

l Análise de problemas apresentados e busca de ferramentas cognitivas adequadas para encontrar as soluções esperadas;

l Aula expositiva;

l Registro no caderno das conclusões de cada capítulo;

l Trabalhos em grupo

Avaliações/Nota Complementar:

A Nota Final de cada semestre será composta por duas provas, um simulado e nota complementar.

Biologia

A nota complementar resulta de: - Testes; - Trabalhos (individual, em dupla ou em grupo); - Apresentação de seminários; - Capacidade de análise de gráficos e tabelas; - Assiduidade e pontualidade; - Organização e apresentação do material escolar; - Cumprimento das tarefas que devem ser realizadas em casa e no decorrer da aula; - Capacidade para trabalhar em equipe; - Disponibilidade para transformar idéias construtivas em ações; - Bom relacionamento com as pessoas (colegas e professor); - Alto comprometimento com os resultados; - Recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, tra-balhos e arguições.

Percentual:

Provas - 50%Simulado – 20% Nota complementar – 30%

Dever de Casa:

São imprescindíveis para a construção dos saberes de cada capítulo. Devem sempre ser realizados ao término de cada unidade. Podem ser corrigidos oralmente ou recolhidos para análise do professor.

Orientações de estudo em casa:

Manter o caderno completo e organizado;

Ao término de cada unidade estudada, fazer a leitura do capítulo correspondente no livro, destacando as idéias principais;

Procurar no dicionário o significado das palavras desconhecidas;

Elaborar uma síntese de cada capítulo, no caderno, relacionando as informações do livro com os conhecimentos construídos em sala;

Realizar sempre todos os exercícios de cada capítulo.

Professor: Eduardo BarretoIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Genética

l Reprodução

l Sistema nervoso e Tecido nervoso.

l Sistema digestório

l Sistema respiratório

l Sangue

l Sistema circulatório

l Embriologia

l Homeostase e Sistema excretor.

l Revestimento externo (tecidos epiteliais e conjuntivos)

l Sistema locomotor (tecidos ósseo, cartilaginoso, muscular, fisiologia da contração muscular)

l Sistema endócrino

l Anatomia e fisiologia vegetal

Como o aluno aprende?

l Análise de notícias da mídia e de textos científicos visando à valorização e o cuidado com a própria saúde.

l Trabalho com textos científicos para a ampliação da capacidade de leitura e interpretação de relatos de pesquisas experimentais que geram conhecimentos aplicados à vida;

l Realização de exercícios de concursos passados visando a compreensão do conteúdo e do formato das questões.

Biologia

Avaliações /Nota complementar:

Realização de provas, testes e simulados;

Organização do material;

Participação nas aulas (compromisso com o trabalho, seriedade, interesse, contribuições positivas, apresentação de dúvidas e questões interessantes etc.);

Postura em sala de aula (colaboração, organização, concentração, respeito às regras, iniciativa, tolerância, capacidade de diálogo, solidariedade etc.);

Ampliação da capacidade reflexiva e argumentativa, através da leitura, interpretação de textos científicos, jornalísticos e artigos de opinião;

Recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, trabalhos e arguições.

Percentual:

Provas - 50%Simulado - 20%Nota Complementar - 30%

Dever de casa

São solicitadas tarefas, de acordo com as atividades desenvolvidas na aula anterior ou em um período de aulas. Folhas de exercícios e exercícios do livro são alguns exemplos. O objetivo principal é criar o hábito de realização de tarefas em casa e demonstrar o sentido que aquela tarefa possui para o melhor aprendizado do aluno. Tais tarefas deverão ser entregues no prazo estipulado pelo professor, podendo ser corrigidas oralmente ou recolhidas para análise do professor.

Orientações de estudo em casa

O aluno deve rever as noções dadas no dia para evitar acúmulo de matéria, realizar as tarefas propostas e, sempre que necessário, buscar o professor para tirar as dúvidas. Além disso, é bom ter o material organizado, com as atividades devidamente corrigidas. Em caso de falta, pedir a um colega que guarde, na pasta da turma, as folhas que por ventura tenham sido dadas.

Professoras: Maria Inez e Monica TancrediIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C e 12C

O que o aluno aprende:

l Aplicar os fundamentos e as regras dos esportes coletivos = Handebol, Voleibol, Basquetebol e Futebol,

l Aplicar os fundamentos e as regras de Atletismo e jogos com raquetes.

l Aplicar os conhecimentos sobre alongamento, aquecimento e exercícios de força, aeróbicos e de resistência para uma bom condicionamento físico obtendo uma melhoria na sua qualidade de vida.

Como o aluno aprende: l Através de jogos,

l em atividades individuais, em pequenos grupos e em grandes grupos,

l em atividades de circuito.

Avaliação

Os itens da avaliação são: freqüência, atividade esportiva, atitude e participação.

Podem ser solicitados trabalhos escritos/pesquisas sobre temas da área.

Percentual de avaliação:

- Atividade Esportiva: 50%- Competências pessoais e sociais - 50%

Educação Física

Professor: Carlos Eduardo de LimaIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Inter-relações entre grandezas, gráficos de funções diretas e inversas.

l Cinemática escalar e vetorial.

l Leis de Newton.

Como o aluno aprende?

l Aulas programadas com lacunas, fotografias estroboscópicas e fenômenos do cotidiano.

l Produção de gráficos e análise dos mesmos. Interpretação de experiências e desenho técnico de vetores.

l Exercícios retirados do livro texto e leitura de textos importantes sobre cada assunto que podem estar no livro texto, em folhas distribuídas, jornais e revistas ou em sites da Internet.

l Recuperação paralela: testes, trabalhos e arguições.

Avaliações /Nota complementar:

Provas, simulados e nota complementarAs notas das provas (2 por semestre) tem um peso de 50% na nota final, enquanto que as notas dos vestibulares simulados contribuem com 20%.

A nota complementar resulta de: testes e arguições.

Capacidade argumentativa, reflexiva e dedutiva diante de situações apresentadas denominadas situações problema.

Postura e participação em sala de aula.

Organização do material em aula (livro, folha de exercícios ou qualquer material solicitado previamente.

A nota atribuída à avaliação complementar terá um peso de 30% na nota final, distribuídos segundo a avaliação dos seguintes critérios: competência da disciplina/competência domínio das linguagens ( 20%) e competênciapessoal e social (10%).

Física

Dever de casa

Resoluções de questões do livro.

Resoluções de folhas de exercícios.

Pesquisa solicitada sobre determinado tema.

Orientações de estudo em casa

Organizar horário de estudo de forma a contemplar todas as disciplinas ao longo da semana.

Refazer a cada dia, a aula dada na escola.

Criar o hábito de pesquisar questões referentes ao assunto desenvolvido naquela aula, daquele dia.

Resolver todos os exercícios do livro, orientados pelo professor.

Professor: Carlos Eduardo de LimaIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Mecânica (continuação da matéria de T11)

l Eletricidade

l Ondas

l Termologia (Revisão de T10)

l Otica geométrica (Revisão de T10)

Como o aluno aprende?

l Aulas expositivas.

l Aulas de exercícios.

l Resolvendo provas de vestibulares simulados e provas de vestibulares de anos anteriores.

Avaliações /Nota complementar:

Física

Provas.

Vestibulares simulados.

Organização de material em sala de aula.

Postura em sala de aula.

Evolução no processo de conhecimento, aplicação, análise e síntese da matéria.

Recuperação paralela: testes, trabalhos e arguições.

Dever de casa

Exercícios do livro, apostilas e de folhas de exercícios.

Orientações de estudo em casa

Organizar horário de estudo, de tal forma que, sempre que houver aula de Física resolver exercícios para fixação da matéria. O professor sempre orientará o número e a quantidade de questões a serem resolvidas.

Professor: Marcelo AlonsoIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l O espaço urbano brasileiro - A urbanização brasileira, carioca e fluminense. - A evolução interna das cidades - O caso da cidade do Rio de Janeiro. - Questões urbanas. l O espaço da produção industrial e a infraestrutura - Processo de industrialização - Transportes - Energia

l O espaço agrário brasileiro. - A questão da concentração de terras. - A agroindústria e a modernização conservadora do campo. - Questões ambientais.

Geografia

Como o aluno aprende?

l Aulas expositivas

l Discussão e debate em aula de textos complementares incluindo reportagens de jornais e revistas

l Interpretação de dados em gráficos e tabelas em Power Point

l Apresentações orais

l Assistindo filmes

l Provas e simulados

Avaliação / Nota complementar:

Provas : 2 por semestre (60% da avaliação)

Simulados: 1 por semestre (20% da avaliação)

Nota complementar (20% da avaliação)

Ofício do aluno em casa:

Exercícios do livro texto

Acessar sites de interesse geográfico e trazer informações para a aula

Leitura

Projetos

Ciência, cultura e tecnologia no Vale do Paraíba Fluminense. Espaço e literatura: Capi-tães da Areia e as idiossincrasias da sociedade brasileira.

Professor: Marcelo AlonsoIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l O espaço geográfico e suas categorias;

l A representação do espaço;

l O território brasileiro em sua multidimensionalidade e multiescalaridade;

l As paisagens carioca e fluminense;

l A dinâmica do espaço mundial.

Como o aluno aprende?

l Apresentações em Power Point, priorizando a leitura de mapas, fotos, gráficos e tabelas;

l Exercícios de vestibulares para aprimoramento da leitura, interpretação e vocabu-lário (livro didático e/ou fichas complementares);

l Debates a partir de situações-problema;

l Análise de reportagens a fim de discutir o cotidiano e relacioná-lo aos conteúdos propostos;

l Uso de filmes e vídeos;

l Utilização de filmes nacionais, para análise, que abordem as problemáticas rela-cionadas à fragmentação do tecido sociopolítico da cidade do Rio de Janeiro;

l Provas e simulados.

Avaliação / Nota complementar:

A observação contínua do desempenho em aula é feita durante as atividades individuais e em grupos, nas provas e nos simulados.

A cada semestre, os alunos terão duas notas de provas, duas notas de simulados e uma nota complementar.

Nota complementar - trabalhos, testes, realização dos deveres de casa e dos exercícios propostos em sala, assiduidade, pontualidade, postura, organização, participação em sala e autoavaliação.

Ofício do aluno em casa:

Geografia

Os exercícios propostos têm por objetivo não só a fixação dos temas e conceitos trabalhados em aula, como também o aprimoramento e aquisição de um vocabulário específico da disciplinar no vestibular, além de aprimorar a leitura e a interpretação de diversos tipos de textos. É importante o fomento da pesquisa e atualização, através da leitura de jornais, revistas e periódicos. Cabe ao aluno, elaborar, de forma autônoma, resumos e fichamentos que possam auxiliá-lo na compreensão e reflexão do conteúdo.

Professor: Verena AlbertiIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Brasil - Primeiro Reinado

l Brasil – Período Regencial

l Brasil – O Apogeu do Império

l Brasil – Abolicionismo

l Brasil – O declínio da Monarquia e a Proclamação da República

l Brasil - A República Oligárquica - Aspectos econômicos, políticos e conflitos sociais

l A I Guerra Mundial e as transformações decorrentes

l A Revolução Russa

l A Crise de 1929

Estão incluídos, nesse planejamento, conteúdos e abordagens relacionados à Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino de história da África e de história e cultura afro-brasileira e indígena.

Com o trabalho desenvolvido ao longo do ano deseja-se, ao final, que cada aluno seja capaz de:

l Elaborar resumos, fichamentos e sínteses em forma de esquema.

l Utilizar apropriadamente conceitos como: república, cidadania, participação política, marginalização, clientelismo, coronelismo, exclusão social, ditadura, fascismo, nacionalismo, liberalismo, socialismo,

l Criticar posições e medidas políticas, observando a coerência (ou não) dos princípios expostos e dos interesses envolvidos.

l Desenvolver uma postura crítica diante das desigualdades sociais e políticas.

l Posicionar-se contra discriminações raciais, sociais, sexuais e culturais, tão presentes na realidade brasileira.

l Analisar criticamente a construção de heróis e símbolos nacionais.

l Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação na sociedade atual.

História

l Discutir o conceito de cidadania através do estudo da Proclamação da República no Brasil e das lutas sociais na Primeira República.

l Conhecer e valorizar a cultura dos diferentes grupos sociais que compõem a sociedade brasileira.

l Identificar as transformações econômicas ocorridas no Brasil ao longo da Primeira República e os seus efeitos políticos e sociais.

l Compreender os mecanismos de controle social estabelecidos pela política oligárquica até o início dos anos 1930.

l Identificar as transformações trazidas pela I Guerra Mundial, pela Revolução Russa e pela Crise de 1929 e os seus efeitos políticos, econômicos e sociais.

Como o aluno aprende?

l Leitura e interpretação de documentos históricos textuais e iconográficos.

l Leitura de textos atuais.

l Análise de gráficos.

l Pesquisas e resumos.

l Trabalhos individuais, em duplas ou em grupos.

l Apresentações orais.

l Realização de atividades de casa e correção das mesmas.

Avaliações /Nota complementar:

2 provas por semestre – 60% da nota total

Vestibulares simulados (um por semestre) – 20% da nota total

Nota complementar – 20% da nota total:

Testes individuais;

Trabalhos em grupo;

Tarefas para nota, em casa ou em sala de aula;

Participação oral.

Responsabilidade no cumprimento das tarefas

Organização e colaboração com colegas e professores

Assiduidade e pontualidade.

Dever de casa

Exercícios

Produção textual

Pesquisa

Leitura de textos e resumos

Análise de documentos textuais e iconográficos

Orientações de estudo em casa

Leitura, interpretação de documentos históricos textuais e iconográficos.

Preparação dos trabalhos individuais e em grupo.

Leitura de texto, sua análise e resumo das ideias centrais.

Leitura prévia de textos do livro didático, marcados pelo professor.

Exercícios com questões de vestibulares;

Exercícios de análise de documentos históricos.

Pesquisas breves para apresentação oral em sala

Projetos

Vale do Paraíba: natureza, cultura e tecnologia - projeto interdisciplinar

Professora: Wagner PintoIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Observando-se as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, especialmente no tocante às Ciências Humanas e suas Tecnologias (HYPERLINK “http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf”http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf), os objetivos específicos da disciplina de história para as Turmas 12 no ano letivo de 2015 serão:

l Habilitar o(a) aluno(a) a perceber a interrelação entre história do Brasil e história geral

l No que diz respeito à história do Brasil: - Habilitá-lo(a) a reconhecer os principais conceitos necessários para a re flexão sobre o período republicano: monarquia, república, oligarquia, democ racia, ditadura.

- Habilitá-lo(a) a identificar e caracterizar os principais períodos da República no Brasil.

- Incentivá-lo(a) a refletir sobre a situação atual do país, em relação à história recente.

- Incentivá-lo(a) a refletir sobre mudanças e permanências na história do Brasil.

- Fixar o conhecimento sobre as instâncias dos três poderes na União, nos es-tados e nos municípios

- Habilitá-lo(a) a identificar e caracterizar os principais conceitos e períodos da história geral no século XX, especialmente a partir da segunda Guerra Mundial.

- Habilitá-lo(a) a resolver e a colocar em xeque questões de vestibulares e do Enem.

- Desenvolver o hábito de leitura crítica de jornais.

Como o aluno aprende?

l Estratégias pedagógicas: - Aulas expositivas e discussões em sala, com apoio dos diferentes recursos didáticos listados abaixo;

- Trabalhos dos alunos em sala a partir dos recursos didáticos listados; - Trabalhos a serem feitos em casa, como deveres de casa e trabalhos de pesquisa; - Análises de questões de vestibular e do Enem.

História

Recursos didáticos:

Livros de história geral e de história do Brasil indicados para as turmas;

Apostilas;

Mapas;

Recortes de jornal;

Livro A República no Brasil, de que há diversos exemplares disponíveis na biblioteca da EAC;

Trechos de filmes;

Sites com conteúdo pertinente;

Exercícios de vestibular e do Enem.

Avaliações /Nota complementar:

2 provas por semestre – 60% da nota totalVestibulares simulados – 20% da nota totalNota complementar – 20% da nota total: deveres de casa, participação em sala, postura de estudo, testes, apresentações em sala

Dever de casa Leitura e resumo de trechos dos livros didáticos, sites, artigos de jornal e outros ma-teriais; exercícios, pesquisas pontuais.

Professor: Fábio MeçonIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Comportamento macroscópico das substâncias e a sua estrutura microscópica, levando em consideração a polaridade das moléculas e a geometria molecular, tendo como modelo a da teoria da repulsão dos pares eletrônicos.

l Petróleo e carvão como fontes de energia e matéria – prima, fazendo uma abordagem do estudo dos hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos.

l Funções orgânicas álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, fenol, éter, éster, amida e amina (propriedades, formulação e nomenclatura).

l Propriedades, nomenclatura e formulação das substâncias pertencentes às funções ácidos, hidróxidos, sais e óxidos em relação ao seu comportamento em água.

l Ocorrência de reações que ocorrem entre íons em solução aquosa como neutralização entre ácidos e bases, reações de precipitação e de reações de oxirredução no processo produtivo e da natureza.

l Relações numéricas: massa atômica, massa molecular, quantidade de matéria (mol), massa molar e volume molar, desenvolvidas através de uma abordagem histórica.

l Previsões quantitativas dos participantes das reações, tendo como base as equações químicas balanceadas correspondentes.

l Combustíveis e formas alternativas de energia. Estudo da composição, aplicação, efeitos físicos e ambientais dos compostos relacionados à Química Orgânica.

Como o aluno aprende?

l Aula expositiva e interativa, professor-aluno usando o quadro ( pilot ou giz) ou apresentação em data show.

l Realização de experimentos demonstrativos pelo professor/aluno e outros realizados somente pelos alunos, fazendo aplicação da metodologia científica.

l Leitura e análise do livro didático adotado na série.

l Realização de exercícios do livro didático e folhas dirigidas.

l Construção de resumos das aulas apresentadas pelo professor e de mapas conceituais.

l Leitura de textos interessantes e interdisciplinares para reflexões, debates e resenhas no caderno.l Apresentação de pequenos trabalhos (individual ou em grupo) elaborados com auxílio das técnicas de informática realizados no Laboratório de Informática da Escola.

Química

Avaliações /Nota complementar

A avaliação de cada semestre será realizada por duas provas bimestrais, um simulado e pela nota complementar.

AVALIAÇÕESPercentual t. 11

Provas Quantidade no semestre : 2 - 50%

Nota Complementar - 30%

Simulados Quantidade no semestre : 1 - 20%

Nota complementar

A nota complementar terá uma abrangência em relação: aos conteúdos da disciplina composta por testes, exercícios em sala de aula, apresentação de trabalhos, tarefas de casa, resumos, pesquisas e anotações no caderno; às habilidades de leitura como interpretação e produção de textos; respeito às regras de convivência e social no grupo como comprometimento com as tarefas em sala e em casa como organização, limpeza, pontualidade, solidariedade, apresentação de material, autonomia e recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, trabalhos e arguições. Dever de casa

As tarefas serão diversificadas como exercícios do livro texto, folhas de exercícios, pesquisas, resumos, entre outros. Elas serão solicitadas de acordo com o andamento dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, respeitando o prazo de entrega e como também, as normas já estabelecidas para a realização de trabalhos. Essas tarefas de casa poderão ser recolhidas ou não, de forma que a correção das mesmas poderá ser feita pelo professor, pelo próprio aluno ou por outro aluno da turma.

Orientações de estudo de casa

Realização das tarefas de casa, ter empenho para resolvê-las, procurando rever as anotações no caderno e textos de livros didáticos, ou ainda, em outras fontes de pesquisa.

Leitura das anotações no caderno e dos textos contidos no livro didático para comparação e enriquecimento dos conteúdos abordados.

Elaboração de resumos dos conteúdos sempre que houver o término de um assunto.

Anotações de perguntas para esclarecer as dúvidas encontradas durante o estudo realizado.

Comunicação entre os colegas para trocar experiências sobre as atividades solicitadas.

Professores: Carlos Alberto LinharesIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Revisão de relações numéricasl Ajuste de equações químicas e cálculos estequiométricos l Soluçõesl Radioatividadel Cinética químical Equilíbrio químicol Teorias ácido-basel Efeitos indutivosl Polimerizaçãol Reações orgânicasl Termoquímical Eletroquímica

Como o aluno aprende?

l Aula expositiva e interativa, professor-aluno usando o quadro ( pilot ou giz) ou apresentação em data show.

l Realização de experimentos demonstrativos pelo professor/aluno.

l Leitura e análise do livro didático adotado na série.

l Realização de exercícios do livro didático e folhas dirigidas.

l Construção de resumos das aulas apresentadas pelo professor e de mapas conceituais.

Química

l Leitura de textos interessantes e interdisciplinares para reflexões, debates e resenhas no caderno.

l Apresentação de pequenos trabalhos elaborados individualmente e em grupo.

Avaliações / Nota complementar

A avaliação de cada semestre será realizada por duas provas bimestrais, simulados e pela nota complementar.

AVALIAÇÕES:

Provas: 2 no semestre – 50%Nota complementar – 30%Simulados: 2 no semestre – 20%

Nota complementarA nota complementar terá uma abrangência em relação: aos conteúdos da disciplina composta por testes, exercícios em sala de aula, apresentação de trabalhos, tarefas de casa, resumos, pesquisas e anotações no caderno; às habilidades de leitura como interpretação e produção de textos; respeito às regras de convivência e social no grupo como comprometimento com as tarefas em sala e em casa como organização, limpeza, pontualidade, solidariedade, apresentação de material, autonomia e recuperação paralela que consiste de aulas e avaliações como: testes, trabalhos e arguições.

Dever de casa

As tarefas serão diversificadas como exercícios do livro texto, folhas de exercícios, pesquisas, resumos, entre outros. Elas serão solicitadas de acordo com o andamento dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, respeitando o prazo de entrega e como também, as normas já estabelecidas para a realização de trabalhos. Essas tarefas de casa poderão ser recolhidas ou não, de forma que a correção das mesmas poderá ser feita pelo professor, pelo próprio aluno ou por outro aluno da turma.

Orientações de estudo de casa

Realização das tarefas de casa, ter empenho para resolvê-las, procurando rever as anotações no caderno e textos de livros didáticos, ou ainda, em outras fontes de pesquisa.

Leitura das anotações no caderno e dos textos contidos no livro didático para comparação e enriquecimento dos conteúdos abordados.

Elaboração de resumos dos conteúdos sempre que houver o término de um assunto.

Anotações de perguntas para esclarecer as dúvidas encontradas durante o estudo realizado.

Comunicação entre os colegas para trocar experiências sobre as atividades solicitadas.

Professora: Joana FerryIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?

l Aprimoramento da impostação da voz e dicção

l Introdução à caracterização de personagem, construção de conflito e ritmo da cena; atenção à entonação das falas/palavras do texto

Como o aluno aprende?

l Exercícios de impostação e dicção mais específicos; leitura de textos mais complexos

l Exercícios de elaboração e apresentação de cenas a partir do ritmo.

l Trabalho sobre construção do conflito e interpretação sem clichês

l Observação da interpretação de atores através de cenas de filmes

Avaliações /Nota complementar:

Participação nas aulas e ensaios

Organização e cuidado com o material cênico (figurinos e adereços)

Memorização do texto

Comprometimento com o elenco/grupo em que trabalha

Concentração

Assiduidade e pontualidade

Interpretação

Expressão corporal e dicção

Orientações de estudo em casa

Estudo e memorização do texto da peçaPesquisa de cenas de filmes

Projetos

Apresentação de espetáculo.

Teatro

Professora: Joana FerryIntenções Pedagógicas - TURMAS 12C

O que o aluno aprende?

l Confecção de roteiro, organização de produção e realização de vídeo de curta duração e atuação para realização de vídeo de curta duração (20 a 30 minutos).

l Noções de elaboração de roteiro (argumento, story board etc) e filmagem (planos).

Como o aluno aprende?

l Exercícios de roteirização, pesquisa de imagens; exercícios práticos de filmagem.

Avaliações /Nota complementar:

Participação nas aulas

Organização da produção, do material pesquisado e editado e do cronograma de trabalho.

Comprometimento com o elenco/grupo em que trabalha

Assiduidade e pontualidade

Interpretação e dicção dos atores do vídeo.

Autoavaliação e avaliação da professora a partir dos critérios acima

Projetos

Realização de vídeo, a ser apresentado ao final do ano.

Teatro

Professor: André BasséresIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C

O que o aluno aprende?1o Semestre:• Introdução à Filosofia a partir da diferença entre “experiência” e “definição conceitu-al” e a impossibilidade de definição da filosofia sem o ato de filosofar.• O Nascimento da Filosofia como atividade crítica do pensamento no contexto da passagem da Grécia Arcaica para a Grécia Clássica.• O “espanto” como ponto de partida para a filosofia e a oposição e a oposição entre Mito e Logos como distinção entre discurso religioso e reflexão racional.• Distinção entre epistème (conhecimento) e doxa (opinião) no contexto grego: co-nhecimento bem fundamentado x opinião; liberdade x escravidão; atividade x passi-vidade. • O processo de “secularização” e “laicização” da esfera pública e da vida social grega no nascimento da Grécia Clássica: a polis, a democracia e o pensamento racional laico.• Os primeiros filósofos, os pré-socráticos: Tales, Anaximandro, e a oposição funda-mental entre o mobilismo de Heráclito e a teoria imobilista de Parmênides (ser ou não ser, eis a questão).• Sócrates e a Maiêutica: a crítica radical do filósofo e o combate aos sofistas (em especial, Górgias e Protágoras).

2o Semestre:• Platão e o Mundo Inteligível: a alegoria da caverna e o problema da verdade e a superação da oposição entre as “teorias do movimento” e as “teorias do ser”.• A filosofia aristotélica: a metafísica como concepção de realidade.• Razão e fé no período medieval: Santo Agostinho e Santo Tomás.• O nascimento da modernidade e seu contexto histórico e cultural: o antropocentris-mo no renascimento, na revolução científica, e nas demais grandes modificações que o mundo vivenciou nesse período.• O ceticismo moderno de Montaigne e a busca pela construção da filosofia raciona-lista de Descartes.• A centralidade do problema do sujeito de conhecimento para as teorias do conheci-mento na Modernidade.• As consequências para o pensamento moderno da Revolução Científica: método científico e a epistemologia moderna – uma nova maneira de pensar o mundo e o conhecimento.

Como o aluno aprende?• Debates realizados em sala de aula em cima dos temas trabalhados.• Leitura e discussão de textos em sala de aula escritos pelo professor ou de trechos selecionados de importantes filósofos.• Aulas expositivas• Apresentações de PowerPoint.• Apresentação de vídeos e filmes que visam incitar o debate sobre certos temas tra-balhados.• Trabalhos individuais, em duplas ou em grupos.

Avaliações / Nota complementar:1 prova por semestre – 60% da nota totalNota complementar – 40% da nota total

Filosofia

Critérios para a nota complementar:

Participação oral nos debates em sala;Trabalhos em grupo;Trabalhos individuais;Apresentação dos deveres de casa;Testes;Assiduidade e pontualidade

Estudo em casa/ Orientação de estudo:Os alunos deverão realizar as atividades pedidas pelo professor em casa, por exem-plo: ler os textos pedidos e fazer as atividades (realizar resumos, responder questões, etc.); realizar as pesquisas pedidas e trabalhos individuais e em grupos.

Música

Professora: Bárbara LauIntenções Pedagógicas - TURMAS 11C e 12C

O que o aluno aprende?

l Expressão instrumental e vocal, performance.l Percepção melódica e rítmica.l Trabalhos e pesquisas em grupo ou individuais.l Domínio dos códigos e vocabulário musical.l Organização e cuidado com o material didático ( instrumento, equipamento, pas-tas)

Como o aluno aprende?

l Interpretando canções de diversos gêneros musicais fazendo uso da voz e instru-mentos.l Criando, improvisando, compondo e praticando música em conjunto.l Realizando exercícios práticos de percepção musical, rítmica e melódica.l Escutando, apreciando e pesquisando sobre as diversas produções musicais através de gravações, vídeos e apresentações.l Debatendo, apresentando trabalhos e reflexões sobre os conteúdos propostos, sistematizando o conhecimento.l Co-participando do planejamento de conteúdos de interesse do grupo para o desenvolvimento das aulas.

Avaliações / Nota complementar:

Avaliação musical = 50%

l Expressão instrumental e vocal, performancel Percepção melódica e rítmical Trabalhos e pesquisas em grupo e individuall Domínio dos códigos e vocabulário musicall Organização e cuidado com o material didático ( instrumentos, equipamentos, pas-tas)

Nota Complementar = 50%

l Comportamento e atitudel Escuta atenta l Postura e comprometimentol Cuidado com material didático (pastas, livros, instrumentos, equipamentos, etc)l Assiduidade e pontualidade.

Todos os processos são avaliados pelo professor, com a participação do aluno (avaliação continu-ada e autoavaliação)

Todas as avaliações são realizadas com critérios claros e acordados com os alunos.