ensino e aprendizagem - didática

13
Processos Didáticos Processos Didáticos Básicos: Básicos: Ensino e Ensino e Aprendizagem Aprendizagem União da Vitória 2008 Centro Universitário de União da Vitó Centro Universitário de União da Vitó

Upload: dr-prof-cleiton-cesar-schaefer

Post on 29-Jun-2015

2.052 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Trabalho de Didática - Graduação de Licenciatura Plena em Informática

TRANSCRIPT

Page 1: Ensino e Aprendizagem - Didática

Processos Didáticos Processos Didáticos Básicos:Básicos:

Ensino e Ensino e AprendizagemAprendizagem

União da Vitória

2008

Centro Universitário de União da VitóriaCentro Universitário de União da Vitória

Page 2: Ensino e Aprendizagem - Didática

3° Licenciatura em Informática

Didática: Profª Cirlei Maria Trevisol

Equipe:Equipe: Cleiton Cesar Schaefer

Edinei Carlos de Lima

Ricardo José Silveira

Luiz Sedenilson Paulek

Josineia Sepanhaki

Page 3: Ensino e Aprendizagem - Didática

IntroduçãoIntrodução

A tarefa principal do professor A tarefa principal do professor é é

garantir a unidade didática garantir a unidade didática entre entre

o ensino e a aprendizagem. o ensino e a aprendizagem. São duas facetas de um mesmo São duas facetas de um mesmo

processo.processo.O professor planeja, dirige, O professor planeja, dirige,

controla e estimula a suscitar a controla e estimula a suscitar a atividade própria dos alunos atividade própria dos alunos

para a aprendizagem.para a aprendizagem.

Page 4: Ensino e Aprendizagem - Didática

A AprendizagemA Aprendizagem

Em sentido geral, qualquer Em sentido geral, qualquer

atividade humana pode levar atividade humana pode levar

a uma aprendizagem.a uma aprendizagem.

Aprendemos por toda a vida. Aprendemos por toda a vida.

Podemos distinguir a aprendizagem:Podemos distinguir a aprendizagem:

Casual: Casual: espontânea, surge naturalmente espontânea, surge naturalmente da interação das pessoas, observação da interação das pessoas, observação de objetos e acontecimentos, por de objetos e acontecimentos, por meios de comunicação, leituras, meios de comunicação, leituras, conversas, acumulando experiências, conversas, acumulando experiências, formando atitudes e convicções.formando atitudes e convicções.

Page 5: Ensino e Aprendizagem - Didática

Organizada: Organizada: tem por finalidade específica aprendertem por finalidade específica aprenderdeterminados conhecimentos, habilidades, normas determinados conhecimentos, habilidades, normas de convivência social. Embora ocorra em vários de convivência social. Embora ocorra em vários lugares, é na escola que há condições de transmissão lugares, é na escola que há condições de transmissão e assimilação. e assimilação. Esta organização intencional, planejada e sistemáticaEsta organização intencional, planejada e sistemáticadas finalidades e condições da aprendizagem escolar é das finalidades e condições da aprendizagem escolar é tarefa específica do ensino. É um processo de tarefa específica do ensino. É um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados. de ação física e mental, organizados e orientados. Os resultados da aprendizagem se manifestam emOs resultados da aprendizagem se manifestam emmodificações na atividade externa e interna do sujeito, modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.nas suas relações com o ambiente físico e social.

Page 6: Ensino e Aprendizagem - Didática

O Processo de Assimilação AtivaO Processo de Assimilação Ativa

Entendemos por assimilação ativa ou apropriação de conhecimentos e habilidades o processo de percepção, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor.

O professor propõe objetivos e conteúdos, tendo em conta as características dos alunos e da sua prática de vida. Os alunos, por sua vez, dispõem de um conjunto de capacidades cognoscitivas, tais como: percepção, motivação, compreensão, memória, atenção, atitudes e conhecimentos já disponíveis.

Page 7: Ensino e Aprendizagem - Didática

Os Níveis de Aprendizagem

Há dois níveis de aprendizagem humana:

Reflexo: sensações através de processos de observação e percepção das coisas e nossas ações motoras (físicas) no ambiente. Durante toda a vida forma hábitos, são obtidas de forma automática e inconsciente.

Cognitivo: apreensão consciente, compreensão e generalização das propriedades e relações essenciais da realidade, bem como pela aquisição de modos de ação referentes a essas propriedades e relações. Neste nível aprende-se com a palavra, formando a base de conceitos com os quais podemos pensar.

Page 8: Ensino e Aprendizagem - Didática

Momentos Interligados do Processo de Assimilação Ativa

Frente a determinado objeto de ensino, a primeira atividade é a observação sensorial das coisas, propriedades, semelhanças e diferenças que as distinguem externamente.

A transformação da percepção ativa para um nível mais elevado de compreensão implica a atividade mental de tomar os objetos e fenômenos estudados, formando idéias e conceitos mais claros e mais amplos.

O processo de completa com as atividades práticas em várias modalidades de problemas e exercícios.

Page 9: Ensino e Aprendizagem - Didática

Características da Aprendizagem Escolar

a)atividade planejada, intencional e dirigida, e não casual e espontâneo;b)a assimilação resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial e pelas ações mentais do pensamento;c)influência de fatores afetivos e sociais;d)organização lógica da seqüência progressiva dos conceitos, idéias, habilidades, em nível crescente de complexidade;e)vínculo direto com o meio social;f)vínculo com a motivação (intrínseca e extrínseca) dos alunos;g)unidade ensino-aprendizagem (transmissão e assimilação).

Page 10: Ensino e Aprendizagem - Didática

O Ensino

Meio fundamental do progresso intelectual dos alunos.Para assegurar a assimilação ativa, o professor deve antecipar os objetivos de ensino, explicar a matéria, puxar conhecimentos que já dominam, estimulá-los no desejo de conhecer a matéria nova, transformando-a em desenvolvimento significativos e compreensíveis, saber detectar o nível da capacidade cognoscitiva dos alunos, saber empregar os métodos mais eficazes para ensinar, não um aluno ideal, mas alunos concretos que tem à sua frente.

Page 11: Ensino e Aprendizagem - Didática

O ensino, assim, é uma combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônomo e independente do aluno. A escola pode oferecer muitos benefícios: merenda, recreação, relacionamentos sociais, assistência à saúde etc., mas o benefício da sua responsabilidade direta é o ensino, pelo qual se democratiza o saber e se desenvolvem as forças intelectuais.

Funções inseparáveis:a)organizar e transmitir os conteúdos;b)ajudar a conhecerem as próprias possibilidades dos alunos, orientar suas dificuldades, indicar métodos de estudo e atividades a aprender de forma autônoma e independente;

Page 12: Ensino e Aprendizagem - Didática

c) dirigir e controlar a atividade docente para os objetivos da aprendizagem.

A atividade de ensino está ligada à vida social mais ampla, à prática social, político e cultural.

Por fim, condicionado o ensino a organização do ambiente escolar, os mecanismos de gestão da escola, o sistema de organização das classes, o conselho de pais, os livros didáticos e o material escolar, a unidade de propósitos do grupo de professores etc.

Page 13: Ensino e Aprendizagem - Didática

A Unidade entre Ensino e Aprendizagem

A relação entre ambas não é mecânica, mas recíproca.O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem. O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com aprendizagem.Fica comprometida a unidade quando o ensino se caracteriza pela memorização, quando alunos deixados sozinhos com o pretexto de facilitar a aprendizagem e não ensinar.O processo de ensino, ao contrário, deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir e, com isso, mobilizem suas energias. Tem, pois, o papel de impulsionar a aprendizagem e, muitas vezes, a precede.