ensinamentos canalizados dos mestres de luz · cam uma verdade que os conduza para uma verda-deira...

17
Ano III - Número 11 Distribuição Gratuita ENSINAMENTOS CANALIZADOS DOS MESTRES DE LUZ Pintura de Miguel F. Fonseca*

Upload: phamliem

Post on 18-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano III - Número 11 Distribuição Gratuita

ENSINAMENTOS CANALIZADOS DOS MESTRES DE LUZ

Pintura de Miguel F. Fonseca*

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 2

A S

ÍNTE

SE

O homem vive um momento cíclicomuito importante na sua passagem poreste planeta. Algo se agita em seu interi-or, algo o incomoda mas não sabe bem oque é; não sabe de onde veio, o que faz

aqui, o que precisa fazer e para onde vai.Muitos buscam um caminho que os leve a está-

gios expansivos da consciência, mente e alma. Bus-cam uma verdade que os conduza para uma verda-deira libertação e iluminação, uma vida que não ter-mine com a morte do corpo físico.

Essa busca tem sido feita através das religiões,seitas, crenças, instituições e ordens, que foram cria-das à imagem e semelhança das personalidades, masnão tem levado a alcançar os meios adequados paraas necessidades humanas e espirituais, às respostaspara as mais importantes inquietações interiores.

O verdadeiro caminho inicia-se no coração e naalma de cada um. A verdade de Jesus, que liberta,reside na alma e só esta nos pode conduzir à verda-deira iluminação espiritual. A vida feita pelo GrandeSer Criador do Universo é eterna e está muito alémdos sentidos.

Mas o homem continua buscando o caminholibertário nos labirintos dos dogmas, dos vícios, daspaixões, dos fanatismos, na dor, no sofrimento, nostemplos feitos pelas mãos dos homens, esquecendo-se que também é uma parcela desse Ser fantásticoCriador de tudo e de todas as coisas. Ele habita nocoração, na alma e no espírito de cada ser humano, élá que devemos buscá-Lo, senti-Lo e comungar nomesmo Amor e Sabedoria Divinas.

Aqueles irmãos mais velhos, que chamamos deMestres, estão muito preocupados com os caminhosescravizadores e destrutivos que os homens teimamem seguir, com o tipo de vida condicionada que es-colheram, com “as verdades” que os limitam, os sub-

Editorialjugam e os cristalizam.

Está chegando a hora em que cada um terá dedecidir a qual dos dois senhores servirá e seguirá, odo Bem ou do Mal, da Luz ou das Trevas, do Amorou do Ódio, da Paz ou da Guerra, da Verdade ou daMentira. A Lei Espiritual determina que “não se podeservir a dois senhores”. Portanto, não basta procla-mar o desejo de seguir e de servir à Luz; é precisoque as ações, os pensamentos, as atitudes e as pala-vras correspondam à ação da Luz.

A Luz está fazendo a sua derradeira chama-da: todos os meios, ensinamentos e técnicas foramtransmitidas aos homens como ferramentas para sesublimar, se libertar, se transformar e transcender amatéria, ou seja, para vencer sua própria batalha in-terior de modo a permitir que a Luz do Ser Crísticosurja em sua alma e se expanda em seu coração embenefício de seus semelhantes, da humanidade e doplaneta.

Todos estão tendo a mesma oportunidade de se-guir a Luz, o Amor e a Sabedoria. E como foi dito:“Muitos são os chamados (a encarnar) e poucos sãoos escolhidos” (porque nem todos estão escolhendoo Caminho da Luz e da redenção espiritual). Na Ter-ra só ficarão aqueles que, por suas próprias ações eobras, iluminarem seus corações, mentes, consciên-cias e almas; aqueles que olhem para a humanidadecomo se fosse uma só família, e que tenham a Terracomo o seu lar, a sua casa. Estes serão os escolhidos,porque suas ações os levam a servir a Luz, e não a seservirem da Luz em benefício pessoal e egoísta.

Esperamos que todos escolham o Caminho daLuz porque esta é a finalidade do nosso trabalho e detodos os Seres de Luz que servimos com muito cari-nho e amor.

Henrique Rosa e Lourdes Rosa

* A nossa capa é uma reprodução de uma pintura inspirada espiritualmente, do pintor Miguel F. Fonseca, deMiguel Pereira/RJ (tel. 0xx24 .484-3778), com a colaboração de Vera C. Chagas. Artista plástico há mais de 20 anos,recebeu de seus mentores espirituais a orientação de direcionar seu trabalho para fins sociais e, assim, vem cumprindosua missão espiritual com a ajuda de sua companheira Vera C. Chagas. Agradecemos a Miguel F. Fonseca a colabora-ção para o nosso jornal.

A NOSSA CAPA

PALESTRA NO RIO DE JANEIRO - PROJETO TERRAOS CAMINHOS DA HUMANIDADE

A Nova Humanidade do 3º Milêniocom Henrique Rosa e Lourdes Rosa

dia 28/setembro/99, às 20:00h, Teatro do Leblon, R.Conde de Bernadote, 26Reservas Antecipadas (0xx21)274-3536 Informações (0xx21) 9982-0332

Página 3 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

Canalização de Henrique RosaMESTRE JESUSQue a Luz Crística esteja convosco!Há algum tempo vários Mestres têm alertado,

tanto no Brasil como em várias partes do mundo,sobre o grande chamado que está sendo feito.

E há dois tipos de chamado: o do lado da Luz e odo lado das trevas.

Poucos são os que se aprontaram e estão seguin-do o chamado da Luz, muitos responderam e conti-nuam a responder ao chamado das trevas.

A grande maioria ainda está “em cima do muro”,não se decidiu pelo chamado da Luz ou pelo chama-do das trevas. Alguns responderam simultaneamen-te aos dois e, obviamente, não poderão servir a doissenhores, ou servirão ao Se-nhor da Luz ou ao senhor dastrevas.

Há um esforço de todasas almas que se encontram noCaminho, estejam encarna-das ou desencarnadas, paraajudar aqueles que estão con-fusos e indecisos a seguir e aresponder ao chamado daLuz.

Mas há cerca de dois milanos já sabíamos que muitosseriam os chamados aencarnar e poucos os escolhi-dos, ou seja, aqueles que, defato, têm um compromissocom a Luz, com o Reino dosCéus, como se falava antiga-mente. É preciso que o cora-ção e a mente respondam aochamado do Amor Trino, doAmor Crístico, que a menteresponda à sabedoria daalma, que a personalidade ea alma trabalhem juntas peloCaminho da Luz, não só progredindo e se expandin-do nele como também ajudando os outros a entrarnesse Caminho, a progredirem e a se expandirem.

Infelizmente, grande parte desta humanidade estárespondendo ao chamado da sedução, dos vícios, daspaixões, dos ódios, das invejas, da ganância, do ma-terialismo, e não está percebendo que há uma sepa-ração de águas. O joio está se separando do trigo enão importa se muitos acham que estão no caminhoporque falam da Bíblia ou recitam suas frases, ento-am cânticos, freqüentam rituais. Isto não quer dizerque escolheram a Luz. Os que escolheram a Luz co-locam no terreno da vida prática esta decisão. Suaspalavras, pensamentos e atitudes buscam a coerên-cia com o Amor Crístico, com a Vontade Divina, coma Eterna Sabedoria, com a ordem, a disciplina e ajustiça. Não basta falar, é preciso ser.

Estamos num momento planetário em que mui-tos “portais da Luz” estão se fechando, daí o grandeesforço de Mestres, discípulos, guias, protetores,mentores, seres angélicos, seres de outros sistemasplanetários e solares para que um maior número dealmas respondam ao chamado da Luz.

Isto é muito mais sério do que podeis imaginar.Não estamos falando de personalidades mas sim

de almas, porque é com estas que estão respondendoao chamado da Luz, em todas as nações da Terra, queo Cristo-Maitreya, o novo Buda Maitreya está con-tando, ou seja, com as que estão no Caminho, queassumiram um compromisso com a Luz. Essas estão

respondendo ao chamado ebuscam uma expansão mai-or na Luz através de proces-sos contínuos de sublimação,transformação, transmutaçãoe renovação. Deste modo,trabalham continuamentepara uma expansão da men-te, da consciência, do senti-mento a fim de passar suasexperiências, ensinamentos etécnicas àqueles que tambémquerem encontrar o seu ca-minho interno, a verdade quereside na alma para atravésdela serem livres, de fato.

Toda alma que conseguese encaminhar para a Luzmanifesta, pouco a pouco,uma resposta positiva nasações, posicionamentos in-ternos direcionados para aLuz, e alcança níveis de su-blimação, transformação etransmutação na busca deuma união cada vez mais for-

te com os princípios da Unidade Maior.Cada alma que entra no Caminho da Luz é uma

nova possibilidade para que todas as outras almas noCaminho se tornem ainda mais fortes. Ao mesmo tem-po, constitui uma chance a mais para todos aquelesque ainda não se decidiram ou que estão atirados nastrevas, pois representa mais uma alma trabalhandopara resgatá-los e encaminhá-los para a Luz e paraque caminhem com seus próprios pés, sejam Mestresde si mesmos.

As almas que caminham na Luz procuram estarfora das religiões, das crenças, seitas que hoje polu-em o mundo mental e o mundo astral humanos, prin-cipalmente aquelas que subjugam o ser humano emtroca de um “céu” que não conseguem atingir e aoqual não conseguem encaminhar ninguém, pois sãoapenas repetidores do passado. Não se alcança o fu-

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 4

A S

ÍNTE

SE

MESTRE JESUS

turo carregando o passado nos ombros,repetindo-o. É preciso estar com os doispés bem firmes no presente para olhar ofuturo, pesquisando, estudando o que nopresente limita os passos em direção aofuturo, amarra a vida terrena e não per-

mite uma decisão pela Luz.A humanidade fez um grande caldeirão de cren-

ças, religiões e de todos os ensinamentos espirituais.Os que buscam o Caminho da Luz são os que estãopulando fora desse caldeirão, mas a maioria gosta deestar nele, acha que com isso está mais protegida,acha que está vivendo, mas, na verdade, está engros-sando o caldo das forças negras que vêm derrubandoa humanidade.

As forças negras estão matando a vida, escravi-zando-a em nome até de uma religião ou de ideaismuito bonitos mas que, na verdade, não levam a nadaporque nada realizam.

Ao estudar o passado vereis que em todas as épo-cas os “Obreiros da Luz” sempre foram constituídospor poucos. Estes sempre trabalham por muitos, etrabalhavam mais do que todos juntos e se sacrifica-vam mais do que todos, isto porque sempre forammuitos os chamados e poucos os escolhidos.

Em todas as épocas, toda a humanidade foi cha-mada mas, infelizmente, poucos foram os que res-ponderam ao chamado, sempre foram poucos os es-colhidos; não que alguém os escolhesse, eles mes-mos escolheram o caminho que queriam trilhar, ouseja, o da Luz.

De nada serve a personalidade dizer que querseguir o Caminho da Luz se, na verdade, continuacompactuando e servindo às trevas. Há cerca de doismil anos já dizíamos: “Não servirás a dois senho-res”, “Dai a César o que é de César, a Deus o que é deDeus”. Mas os servidores de Deus, infelizmente, sãopoucos, os de César são muitos.

Todos os que possuem uma consciência do ca-minho, da verdade e da vida eterna precisam se unirpara que cada um ajude com a sua cota-parte a trans-formar as trevas em Luz, caso contrário, todos chora-rão muito no futuro porque as trevas tomarão a frente eacabarão por aprisionar os poucos que estão na Luz.

O trabalho não é de poucos, é de todos, para to-dos e a serviço de todos.

Mas, enquanto os homens continuarem a dar maisprioridade à vida econômica, material e emocionalestarão escolhendo o lado das forças negras, e sóquando a alma comandar a vida e as ações foremdirecionadas por ela poderão se posicionar para o ladodas forças brancas. Quando as palavras falarem a lin-guagem do coração, a mente refletir o que está naalma e a alma estiver na frente da própria vida, nãofugindo das obrigações materiais, familiares, mas co-locando como prioridade tudo o que é útil à evolução

e à expansão da própria alma, tanto no que diz respeitoàs ações individuais como às grupais, aí sim, estarãodando provas de que estão no Caminho da Luz.

Todas as almas, em todos os planos e dimensões,estão se unindo para a derradeira batalha.

Cada um tem a opção de escolher em que exér-cito quer combater: o da Luz ou o das trevas, o dobem ou o do mal, do amor ou da violência, para re-partir o pão nosso de cada dia ou para continuar pe-dindo tudo em seu próprio benefício.

Não adianta apresentar uma série de teorias, ex-plicações, desculpas, pedidos de perdão. O posicio-namento de cada um na própria vida define se está aserviço da Luz ou das trevas. Não há uma terceiraopção, só há duas.

E todos os seres humanos, assim como todas asalmas, são completamente livres para escolher o ladoda Luz ou o lado das trevas. O lado das trevas é mui-to mais fácil de ser escolhido, não exige nada, bastaque a vida permaneça sendo destruída, escravizada edesperdiçada.

O lado da Luz requer um contínuo trabalho in-terno, uma vigilância constante para que a personali-dade não interfira nos objetivos da alma, no trabalhodaqueles que querem ajudar outros a caminhar paraa Luz e a engrossar o exército da Luz.

Espiritualmente, todos hoje possuem mais pos-sibilidades, mais força interior para trazer cada vezmais energias luminosas, mais ensinamentos, maissabedoria, para atingir o máximo possível de sereshumanos, o máximo possível de almas.

Está chegando o derradeiro momento, e a partirdaí não haverá mais chance para decisões, os portaisse fecharão para todos aqueles que teimem em nãobuscar a Luz que ilumina os corações e as mentes, averdade que expande a consciência e liberta a alma;a batalha estará na sua fase final. E como foi dito nopassado, os que estão vivos invejarão os que estãomortos e não haverá para onde correr porque já nãohaverá escolha.

O momento é propício à interiorização, pois épreciso mergulhar nos santuários internos, limpá-los.Só estarão protegidos os que conseguirem se reco-lher no santuário do coração, o santuário cardíaco.Lá sereis protegidos e, mesmo que o corpo morra,estareis na Luz.

Não basta nos ouvir ou ler as nossas mensagens,é necessária uma ação, uma nova postura interna,mudanças internas reais e uma nova forma de viver.

Se estais no Caminho da Luz, se estais trabalhan-do espiritualmente de modo correto, tem que havermudanças, por menores que sejam. Se não há mu-danças, alguma coisa está errada, pois o Caminho daLuz é um contínuo processo de transformação, detransmutação, de renovação.

Muitos apresentam muitas desculpas, como por

Página 5 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

MESTRE JESUS

exemplo: – hoje não posso, faço amanhã,ou, hoje não pude por causa disso ou da-quilo. Para que servem as desculpas? Senada fizerdes por vós e pelos outros nãosalvareis vossas almas. Quem quiser sal-var só a sua alma, a perderá. E “perder a

alma” é retornar à pré-história, num planeta longín-quo e recomeçar tudo, ou seja, um atraso de milhõese milhões de anos.

Muitos estão constatando isso depois dodesencarne. Não adianta reconhecer depois, é preci-so antes salvar a alma trabalhando pela salvação deoutras almas.

Muitos ensinamentos foram doados a esta hu-manidade mas ainda há muito a ser aprendido, é pre-ciso fazer, é preciso agir, é preciso retirar tudo aquiloque está bloqueando a alma, diminuir as possibilida-des de cair nas trevas.

É hora de uma decisão e essa decisão é impor-

Que a Luz permaneça convosco!Estas são palavras de sabedoria, são palavras de

Luz. Elas penetram nos vossos corpos, atingem vos-sos santuários, vossos corações, vossas consciênci-as.

Assim é o Amor Universal, o Amor Divino, aLuz. Ela penetra todos os seus filhos, alimenta todasas suas células.

A Luz fortalece todos os seres, osseres de todas as jornadas, os seres dasjornadas infinitas, que a cada passoacompanham o ritmo da evoluçãouniversal.

Cada alma é como uma gota deLuz que se movimenta e que se ex-pande, mesmo que haja forças contrá-rias, porque o movimento da vida éde contínua expansão.

A evolução acompanha os ciclosda vida nos seus níveis de maior expansão.

Sois como gotas de Luz, sois sementes lumino-sas, estais com a vida em expansão. A vida que reinaem vosso ser busca se expandir, se exteriorizar, alar-gar seus horizontes, não quer permanecer prisionei-ra num corpo denso, num corpo ameaçado pelas ener-gias de destruição.

A vossa Luz é real e se manifesta numa união deforças. Estas forças estão distribuídas nos centrosenergéticos dos vossos corpos e alimentam a vossaunidade interna dentro dos princípios da TrindadeDivina.

A Luz vos alimenta, vos conduz e desperta vos-sos sentidos para novos horizontes. Não são horizon-

tes que se alcançam com os olhos físicos, mas sãolargos e eternos e podem ser captados por vossos sen-tidos mais sutis.

É um erro pensar que a vida física não está aserviço desta Luz que vibra e se movimenta no ritmouniversal. Sois Luz! E isso emana em todo vosso ser.A vida no mundo físico reúne todas as condições para

que essa Luz se expanda e, com rapi-dez e força, alargue esses horizontespara alcançar em outros corpos os ho-rizontes que a alma já vislumbra nes-te plano de manifestação mais denso.

A alma precisa atingir outras eta-pas em outros corpos, precisa se uni-ficar com os níveis de ação da vidacósmica, e isto se dá quando comple-ta os seus ciclos no plano físico e ini-cia outros ciclos em outros planos, emoutros corpos, em outros mundos.

Colocais numa única existência o significado detodo o vosso caminho. O caminho é da alma e suajornada é infinita. Se vos deixardes escravizar porforças involutivas, tirareis a oportunidade da almade cumprir a sua jornada, sereis afastados de umaUnidade Maior, violentareis a vossa própria Luz.

A personalidade tem, portanto, um importantepapel nessa jornada, constitui uma oportunidade paraa alma de, numa existência, num período tão peque-no de setenta, oitenta anos, às vezes mais, às vezesmenos, favorecer a reelaboração em processoskármicos, ou seja, em processos de renovação, detransmutação, de transformação e de unificação. Emtão pouco tempo, do nascimento até o desencarne,

Canalização de Lourdes RosaMESTRE LAO-TSÉ

tante para vossas almas, para vossa evolução, para ovosso futuro, para as vossas existências futuras.

As trevas estão disfarçadas sob mil nomes, milrostos, mil cores, mil rótulos e possuem uma lingua-gem que seduz e aprisiona, condiciona e cega.

É preciso chegar à Luz através do santuário car-díaco, ajudar o máximo de seres humanos a entrarnos portais do santuário cardíaco para chegar à almae à verdade que está nela. Só assim estareis no Cami-nho e respondereis ao chamado. O chamado é paraas almas e as personalidades só poderão responderse estiverem sintonizadas com a sua alma, através dosantuário crístico. Se não penetrardes nesse santuá-rio não chegareis ao Pai, não sereis unos com o Pai,não vos tornareis: no Caminho, na Verdade e na VidaEterna.

Meditai, porque o momento é um dos mais im-portantes pelos quais vossas almas já passaram.

Que a Luz fique com todos vós!

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 6

A S

ÍNTE

SEFITAS GRAVADAS

A Nova MísticaO Verdadeiro Ideal

O Caminho do DiscípuloO Templo Vivo

A Tradição OcultaA Iniciação Oculta

Os Filhos do EgitoA Nova Civilização Solar

A Lógica do SerA Mente Criativa

A Arte de ViverViver é Sabedoria

múltiplos ciclos se abrem e se fecham,múltiplas energias atuam na alma,dimensionando a sua ação para que,através de um novo impulso, possa no-vamente fortalecer as suas energias em

vários níveis, as suas tônicas e seus ritmos para se-guir sua jornada.

A vossa verdadeira riqueza não pode ser medidaem ouro, não pode ser medida em razão do acúmulode bens materiais, não pode ser trocada por nenhumtipo de riqueza material. É a riqueza que é avaliadasomente a cada passo que a alma realiza no Caminhoda Luz. É preciso caminhar na Luz para avaliar essariqueza, para analisar os passos anteriores e os pas-sos atuais, a partir dos quais podereis traçar os pas-sos futuros. Esta riqueza viva é alcançada na medidaem que a vossa atenção está voltada para os portaisinternos que dão acesso aos vossos santuários, aosantuário crístico, ao santuário da alma. Quandoatingis esses portais vos colocais em sintonia com aalma e com a sua força; também lá encontrais as vos-sas riquezas, as verdadeiras riquezas. Estas são asque dignificam vossa vida, a vossa trajetória, tudo oque conquistastes e tudo o que estais conquistandodignifica a vossa verdade, o vosso caminho.

Enquanto a personalidade está sempre oscilandopara os extremos, entre o tudo e o nada, a alma ava-lia seus passos de outro modo, no qual o tudo nãorepresenta o acúmulo nem a reserva de vida e o nadanão representa o vazio nem a falta.

Quando vos conscientizardes das verdadeiras leisque regem a alma, aí vossos valores se renovarão etransmutarão energias na personalidade, enxergareiso que hoje não enxergais, reconhecereis o valor davida real que reúne tudo o que sois, cada segundo devossa vida, todos os passos em direção à realizaçãomaior da vida que está dentro de vós.

A avaliação real da vida pode ser feita no âmbitodeste nível superior de consciência, que só a almatraz. Nesta etapa da jornada interior, todos os laçosda vida, todas as linhas energéticas, todas as açõesna Luz convergem para a unidade dentro e fora decada ser.

— Não achais que é hora de sintonizardes essalinguagem viva da alma?

— Não reconheceis que essa é a linguagem quevos conduzirá ao verdadeiro caminho interno, eter-no e infinito?

Essa é linguagem que desmistificará os signifi-cados de cada energia, as suas tônicas, os seus ci-clos, e que vos fará reconhecer quem sois, o que sois,de onde viestes, para onde estais caminhando.

Quando penetrardes na força da alma, vereis econcluireis que sois o resultado de uma grande uni-dade de forças, uma grande Unidade de Luz.

É isso que muitos de nós tentamos vos dizer, tra-zendo as nossas energias. Trabalhamos em váriosníveis para a purificação, o equilíbrio, a harmonia, afim de que todos tenham acesso à alma mais facil-mente, para que a Luz que está dentro de cada um seunifique, se fortaleça e se expanda, para que a unida-de cresça, para que as forças Una e Trina sejamvivenciadas internamente.

Na presente fase evolutiva, todos estão tendo apossibilidade de reconhecer o que sentem, pensam eem que nível de consciência se encontram.

Todo ser humano está sendo colocado diante deseu próprio espelho para que veja o que tem produzi-do em sua mente e em seu coração. Portanto, todosestão se confrontando com as guerras interiores, comos conflitos e tumultos internos, porque há muito tem-po as energias crísticas vêm trabalhando as dualida-des na humanidade. Não se trata da dualidade huma-na, mas das dualidades energéticas; elas estão sendotrabalhadas por uma força que é Trina, para que sejapossível a todo ser unificar-se com a sua UnidadeDivina.

Sem ter como fugir dos abismos interiores, o serhumano está reelaborando na sua consciência paraonde quer ir. É a sua consciência que o afastará dapossibilidade de cair na escuridão dos abismos.

A responsabilidade de cada um aumenta na me-dida em que há uma sintonia entre o coração e a mentefortalecendo a consciência. A consciência atrai a in-teligência que está na origem da criação da mente, ainteligência doada pela Energia Mãe, e também atraia força da verdade no coração.

Essa verdade, com inteligência, multiplica a ex-periência e cria sabedoria. A sabedoria traz a paz, oamor, a harmonia, a justiça, a igualdade, a liberdade

MESTRE LAO-TSÉ

Página 7 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

Canalização de Lourdes Rosa

em benefício de todos e para todos.Estais entrando numa etapa do pro-

cesso evolutivo em que estes princípi-os estão sendo dinamizados na alma.Não se trata de uma utopia mas de uma

realidade que está se expandindo dentro de cada um.Múltiplas etapas ainda serão necessárias para que

esta humanidade atinja uma comunhão de princípiose caminhe na mesma direção. Mas as sementes estãolançadas e sendo trabalhadas pelas mãos do Cristo eda dadivosa Mãe Divina.

Estais num profundo processo de renovação in-terna e isso, que pode repercutir de várias formas navossa vida, vos levará a mudar o foco da vontade emdireção à busca da verdade e da unidade internas.Essa unidade interna está redespertando com toda aforça a vossa natureza divina, está tocando vossasraízes, fortalecendo a seiva da vida e trazendo a for-ça da água viva que transformará a mente e a cons-ciência. Tudo isto fortalecerá outras sementes, aindainativas dentro de vós, que a alma recebeu em outrasvidas, em outras épocas. Essas vos direcionam maisfacilmente para o caminho individual evolutivo e vospreparam para o caminho evolutivo grupal.

Mas antes que essas sementes mais antigas co-mecem a ser trabalhadas, as sementes que o Cristo ea Mãe Divina estão dinamizando vos atualizarão nocaminho aqui e agora, o que representa um novo po-sicionamento para reconhecer o chamado da alma edecidir o que fareis no longo caminho que vos espera.

As energias Crísticas estão trabalhando as ener-gias de Deus-Mãe nos vossos santuários e favore-cendo a confluência de várias forças na alma, de modoque possais reconhecer os ciclos internos, fortalecê-los e cumpri-los para alcançar outros ciclos mais pro-fundos e mais transcendentes.

Agora, juntamente com outros Mestres, vos con-duzirei ao santuário cardíaco para realizar um tra-balho com a Chama Trina.

EXERCÍCIO

Que as Energias Crísticas desçam!Que as Energias de Deus-Mãe e de Deus-Pai

desçam e permaneçam conosco!Visualizai um Portal de Luz Dourada diante de

vós. Ele tem sua forma própria, deixai que surja na-turalmente. Este Portal é constituído pelas forçastrinas de Deus-Pai, Deus-Mãe e Deus-Filho.

Voltai a atenção para o vosso chakra cardíaco eprocurai sentir sua vibração.

Sintonizai o chakra cardíaco com a freqüênciaenergética desse Portal. As energias desse Portal irãomovimentá-lo e expandi-lo. Sentireis uma forte vi-bração no vosso chakra ao entrar em sintonia com avibração desse Portal. Vosso chakra cardíaco ficará

alinhado com esse Portal.A seguir, visualizai que estais atravessando esse

Portal, trazido pelas forças do Cristo, da Mãe Divi-na e do Pai Divino.

Esse Portal se abre energicamente, e uma LuzDourada vos conduz por um corredor, ao fim do qualencontrareis um santuário energético. Esse santuá-rio é muito simples mas é muito luminoso, tem múl-tiplas energias e tem no centro um altar.

Sobre esse altar há um cálice, dentro dele há umachama viva nas cores: azul, dourada e rosa, são co-res vivas.

Esse altar recebe agora energias de Deus-Mãe,de Deus-Pai, de Deus-Filho, e esta chama se tornacada vez mais sutil, mais forte. Há uma unidade nes-tas três forças energéticas.

O vosso santuário se torna mais energizado, aschamas no cálice permanecem mais radiantes, bri-lhantes, fortalecidas pelas Energias Trinas.

Estas Energias Trinas realizarão, gradativamen-te, um trabalho de equilíbrio nos vossos corpos, navossa mente e na vossa consciência, unificando asenergias dos vossos chakras.

Este é um santuário vivo onde estão múltiplasriquezas espirituais, conquistadas pela vossa alma,pelo vosso espírito. Se vivenciardes suas energiassereis capazes de reconhecer o valor dessa riquezapela força que exercem no vosso ser, nos vossos pas-sos, na direção do vosso caminho.

Que essas energias permaneçam continuamentesendo alimentadas por Deus Mãe, pelo Cristo e porDeus-Pai.

Que elas consigam desobstruir a vossa visão, a vossamente, a vossa consciência, unificando os vossos senti-mentos de acordo com os princípios da vossa alma.

Que unifiquem a vossa vontade com os vossossentimentos, a vossa inteligência com os vossos sen-timentos para que nasça dentro de vós uma nova cons-ciência, a consciência dos Filhos da Luz.

Que estas energias vos alimentem em todos osmomentos que precisardes, que coloquem na vossaconsciência a firmeza, a determinação de seguir sem-pre as diretrizes da alma, a força da verdade que rei-na dentro de vós.

Agora, podeis regressar aos pouquinhos. As ener-gias do Portal vos levarão a retornar e vos colocarãonovamente diante dele.

Este Portal de energias se fechará e as suas ener-gias serão recolhidas às suas origens, às suas fontes.

Respirareis suavemente, mas profundamente. Ovosso chakra cardíaco permanecerá alimentado poressa força e por estas energias.

Agradecemos a todos os seres e a todas as ener-gias.

Que a Luz fique convosco!

MESTRE LAO-TSÉ

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 8

A S

ÍNTE

SE

visite nossa home pagehttp://www.jornalsintese.com.br

e-mail: [email protected]

Canalização de Henrique RosaMESTRE EL MORYAQue a Grande Luz esteja com to-

dos vós!Apesar de já termos falado mui-

to a respeito do movimento interno,do ritmo interno e da ação, é impor-tante que todos estudem, meditem eque nas próprias experiências inter-nas alcancem uma consciência maior

do que representam no Caminho da Luz. Sem açãonão há movimento, sem movimento não há ritmo.Sem isto não há expansão, sem expansão não há evo-lução.

Uma alma no Caminho precisa ter ação dentrode um movimento rítmico e de uma expansão contí-nua, porque só assim evolui.

Há vários níveis de ação, o espírito realiza umtipo de ação, a alma e a personalidade realizam ou-tros tipos de ação.

A ação da personalidade precisa ser coerente eestar em equilíbrio, num movimento rítmico, emsintonia e em sincronia com a alma, porque esta seencontra num movimento rítmico correto em rela-ção ao espírito.

O espírito tem uma ação descendente, relativaao Pai, e outra ascendente relativa à Mãe. Essas açõestrabalham paralelamente e por isto são ilimitadas ese expandem em todas as direções.

A alma também possui ações tanto descenden-tes como ascendentes, porém não são paralelas comono espírito, mas sim, concomitantes. São ações tantodescendentes como ascendentes, cujo movimento rít-mico é espiralado contínuo, por isto se diz que é ex-pansivo.

A personalidade tem ações horizontais, en-quanto que o espírito e a alma possuem uma açãovertical.

A personalidade deveria ter a mesma ação daalma, ou seja, horizontal e vertical, porque nela es-tão o primeiro e o terceiro aspectos, masculino e fe-minino, os princípios divinos Pai e Mãe. As açõeshorizontais provocam movimentos e ritmoslimitadores, porém há dois caminhos para sair desseciclo: o do amor e sabedoria e o da dor e sofrimento.

A maioria dos seres humanos escolhe a via dador e sofrimento, ou seja, uma ação muito lenta emuito sofrida que exige muitas encarnações, muitasvidas.

Uma parte da humanidade escolhe uma outra li-nha de ação por ser expansiva e muito mais rápida,que é a do amor e da sabedoria. É uma ação com

movimento e ritmo expansivos, é vertical, descen-dente-ascendente, e leva a alma a não depender demuitas existências para chegar à Luz.

O movimento e o ritmo da personalidade podemser simbolizados por um círculo com duas setas sa-indo da periferia para o centro, não há expansão, háconcentração, cristalização, estagnação.

A alma pode ser simbolizada por um círculo comas duas setas saindo do centro para fora, provocan-do uma espiral; a ação, o movimento e o ritmo sãoexpansivos.

No espírito, as setas saem do centro do círculo ese dirigem tanto para cima e para baixo como tam-bém para a esquerda e a direita, ou seja, um movi-mento de 360 graus. O espírito tem uma visão de360 graus.

A visão da alma também é abrangente mas nãoem 360 graus como o espírito.

A personalidade tem uma visão, extremamente,curta porque sua ação é contrária à expansão.

— Desejais fazer perguntas?P: O primeiro passo no caminho do discípulo é

sair dessa ação cristalizada e partir para a ação si-multânea com a alma para iniciar a expansão?

Morya: A ação do discípulo é trazer a ação daalma para a personalidade, pois é a alma que devecomandar a vida.

À alma cabe direcionar a personalidade, que éseu veículo de manifestação no plano físico.

Quando há essa ação, o movimento é de mu-dança, transformação, e a alma direciona a perso-nalidade.

Enquanto a personalidade direciona a vida, hori-zontalmente, as setas dentro do círculo estão volta-das para dentro da matéria e não para dentro do serespiritual. Ele faz o movimento da matéria, vai seestagnando, não se expande.

O movimento de expansão não diz respeito à ma-téria mas sim à energia. É a energia, o movimento eo ritmo que se expandem.

Só quando a energia se expande, usando asimbologia exposta acima, é que as setas começam ase movimentar para fora, como uma espiral.

P: Quando há esse movimento, ou seja, da almapara a personalidade, é que começa mesmo a ex-pansão?

Morya: É esta visão de expansão que a persona-lidade precisa ter. Todo aquele que deseja entrar noCaminho da Luz, que quer se libertar e se iluminar,busca uma ação expansiva. E essa ação precisa de

Página 9 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

MESTRE EL MORYA

um movimento e de um ritmo ade-quados à expansão. O que isto signi-fica? Quer dizer que é necessário co-locar em prática essa ação. Aqueleque busca precisa ter a experiênciainterna para dinamizar esse movimen-to e, na medida em que sua espiralcresce, ele se expande internamente

e consegue atingir outros, energeticamente falando.Ele consegue transmitir aos outros o que conquista,e isto é movimento.

Enquanto perma-nece no processo ante-rior (as setas do círcu-lo voltadas para den-tro), não transmite nadaà ninguém, está fecha-do. Seu conhecimentose limita a tudo que ématerial, compossessividade, agres-são e destruição.

Assim, não hácomo crescer espiritu-almente. Quando háum movimento hori-zontal-vertical, descen-dente-ascendente, queé o da alma, a ação éexpansiva porque parase expandir um ser hu-mano precisa transmi-tir aos outros a sua ex-periência, a sua ação, oseu movimento, o seuritmo, pois só assimcresce. Enquanto nãorealiza isto não conse-gue aprender nada, oseu círculo se cristaliza,não consegue se movi-mentar. Ele pára e po-derá ficar parado dias, meses, anos e até várias vidas,ou seja, fica fechado dentro do seu próprio círculo.

Deste modo, quando tendes a oportunidade depassar vossa experiência à alguém, aprendeis nomesmo instante, nesse momento estais crescendo,vosso círculo se expande em alguns metros. Vossaação começa a ser cada vez mais rápida. E quantomais houver ação para auxiliar os outros mais movi-mento haverá, mais ritmo, mais crescimento e maisexpansão.

Cada um cresce à velocidade que quer, quanto maislento for mais dificuldades terá, mais sofrimentos atrai-rá e menos condições criará para a próxima vida.

Vossas tarefas e missões numa existência estão

de acordo com a ação, o movimento e o ritmo daalma. Todas as missões e tarefas da alma exigem umaação, um movimento e um ritmo rápidos porque es-tão ligadas à unidade da Luz.

Não basta dizer: “agora, quero ir mais rápido epassarei a fazer tudo o que Deus quer, tudo o que oMestre quer”. Dentro de seu círculo fechado ninguémprova que é sincero. É necessário fazer, agir, traba-lhar, servir. Só assim provará que quer caminhar eque quer ter uma ação mais rápida, num movimentoe num ritmo evolutivos maiores. Colocará isto em

prática, errando e acer-tando; não saberátransmitir as coisas cer-tas no início mas apren-derá com os erros e, aospoucos, conseguirátransmitir cada vezmelhor. Na medida emque sua ação cresce asenergias superioresvêm ao seu encontro,os ensinamentos e ascoisas novas vêm por-que ele está em movi-mento.

O Universo é mo-vimento, é ação, é rit-mo. A verdadeiravida é uma ação, ummovimento rítmico euma expansão contí-nuas. Ou caminhaisnesse ritmo universal,cósmico, e aí tereis ouniverso vos favore-cendo, ou estareis con-tra esse ritmo, lentos eestagnados. NenhumMestre pode vos ajudara mudar o ritmo se, defato, não buscais uma

ação correta.O universo tem um ritmo rápido. Para o ser hu-

mano parece que tudo é lento, mas não é, ele é que élento na sua ação porque não tem uma visão de ex-pansão. As energias que alimentam a vida possuemuma ação, um ritmo e um movimento muito rápidos,caso contrário, vossos corpos não sobreviveriam.Estão ainda em níveis inconscientes mas são inten-sos dentro de vós. A alma tem essa mesma ação, essemovimento e esse mesmo ritmo. A personalidade estána lentidão, está fora da ação, do movimento e doritmo que a alma precisa.

— O que isso produz?Dificuldades, sofrimentos, karmas, muitos

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 10

A S

ÍNTE

SE

MESTRE EL MORYA

desequilíbrios energéticos e muitasdivisões internas, desestruturações emvários níveis e que repercutirão emoutras existências futuras.

O espírito está em sintonia como ritmo universal, a alma busca estarna mesma sintonia mas diversas ener-gias densas na personalidade a blo-

queiam.Os karmas que a personalidade produz não per-

mitem que a alma tenha uma ação, um movimento,um ritmo, uma expansão contínuos, de acordo com aevolução universal.

P: A ação expansiva da alma pode chegar atéao ilimitado espírito?

Morya: A missão da alma é fazer com que a suapersonalidade se alinhe e se sintonize com ela, paraque juntas cheguem ao espírito e com ele se fundam.

O espírito ainda não chegou à unidade porqueuma parte dele está na alma e outra parte está na per-sonalidade. Ele precisa que tudo isto retorne a elepara a fusão do três em um. A personalidade precisaalcançar a ação, o movimento e o ritmo da alma, eesta, por sua vez, precisa atingir a ação, o movimen-to e o ritmo do espírito. Só aí é que há fusão total e oespírito adquire a consciência cósmica, passa a serum Deus Criador.

Esse é destino de todos os espíritos, de todas asalmas e de todas as personalidades. É essa visão queum verdadeiro discípulo tem da ação, do movimentoe do ritmo, ele trabalha nos níveis de consciência daalma para que haja expansão, evolução e libertação.

P: É por esse motivo que nos sentimos tão bemquando temos a oportunidade de praticar, ensinar, pas-sar aos outros um pouco do que aprendemos e que tam-bém nos sentimos tão frustados quando não temos essaoportunidade, nos parecendo que estamos parados?

Morya: Quando a alma tem a oportunidade oubusca as oportunidades para ter essa ação, esse mo-vimento, esse ritmo tanto ascendente como descen-dente, tanto horizontal como vertical, coloca a suaexperiência e as suas conquistas à serviço da Luz, naajuda aos outros, o que resulta numa grande alegria.Ela fica feliz, pois o faz com amor. Quando não con-

segue fica triste, porque não está conseguindo cami-nhar. Então, procura identificar o que a está travandoe tenta criar condições para que a personalidade te-nha uma atuação a favor de uma ação expansiva. Sea personalidade comete erros, a alma também come-te, às vezes, por omissão. Se a personalidade precisafazer conquistas, a alma precisa de conquistas aindamaiores, ou seja, as duas necessitam trabalhar emconjunto para benefício mútuo e de todos os seres.

O trabalho da alma é muito importante para quesua personalidade tenha as condições mínimas paracriar esse movimento, essa ação e esse ritmo. Se issonão fosse necessário a encarnação não teria lógicaalguma, não seria preciso encarnar.

É demasiado importante a ação nos planos maisdensos da matéria porque uma parte do espírito des-ceu à matéria para nela se sublimar e se aperfeiçoar.

Se o espírito não for perfeito nesse nível não chegaráà expansão cósmica porque estará travado também.

A personalidade não tem essa compreensão, oque torna a situação muito mais complicada, ou seja,ela trava a ação da alma e esta trava a ação do espíri-to não lhe permitindo um movimento expansivo em360 graus.

— Mas, o que a trava?A sua personalidade. A alma sabe que precisa

agir mas está travada.Simbolicamente, é como um automóvel: se as

rodas traseiras estão travadas o carro não vai a ladoalgum. Se o motorista abaixa o freio de mão e per-manecer com o pé no travão, tudo continua na mes-ma. Se tirar o pé do travão e se esquecer de aceleraro caro morre. Se acelerar e não engrenar ocorre omesmo. Se engrenar precisa pegar no volante e saberpara onde vai, senão vai parar no primeiro buraco.

É um conjunto de ações que cria o movimento eo ritmo corretos. Portanto, é necessário agir em vári-os aspectos simultaneamente, saber para onde vai, oque precisa ser destravado, o que deve ser aceleradoe como a personalidade precisa ser conduzida.

Assim, a alma e o espírito caminham e se movi-mentam.

Gostaria que todos refletissem sobre isto.Obrigado!

CURSO NO RIO DE JANEIRO

OS MESTRES, INSTRUTORES DA HUMANIDADEA Nova Humanidade do 3º Milênio

ministrado por Henrique Rosadia 02/outubro/99, das 09:00 às 16:00h

Saint Germain Espaço Cultural, Rua Mario Barreto, 44, TijucaReservas Antecipadas (0xx21)274-3536 / 9982-0332

Página 11 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

Que a Luz permaneça convosco!Conforme a orientação do Mestre El Morya, ten-

des de parar, pensar, ampliar a compreensão do mo-vimento e do ritmo internos, que estão na personali-dade, na alma e no espírito.

A alma e o espírito possuem ritmos e movimen-tos que estão em sintonia com os ritmos e movimen-tos universais. A alma precisa colocá-los em ação napersonalidade.

A personalidade bloqueia e a alma não conseguea ação necessária. Os vossos movimentos e ritmosinternos são o resultado das tônicas dos raios da per-sonalidade, das tônicas dos raios que envolvem aforma, juntamente com a tônica do raio da alma.

Se estiverdes voltados para vivenciar as tônicasdos vossos raios, ireis progressivamente entrar numacadência adequada ao ritmoreal, ao movimento real, oque vos coloca em melhorescondições internas. É dissoque a alma necessita. Se nãoestiverdes focados nessas tô-nicas jamais sabereis que rit-mo e que movimento é este,estareis pensando no ritmo eno movimento externo, noritmo e no movimento dosoutros. Portanto, paracompreenderdes do que setratam precisais entrar emsintonia com as vossas tôni-cas. São elas que vos sintoni-zarão e vos sincronizarão, defato, com o vosso eu maior,com a vossa natureza divina.

É deste modo quesintonizareis a consciência, amente, o cérebro, o coração.A forma precisa estar emsintonia com a alma, com oespírito, este é um processobásico no caminho de tododiscípulo. Um discípulo cami-nha sempre em direção a etapas maiores, dentro desseritmo e movimento reais, pois são esses que criam aspossibilidades e as melhores condições para ação real.

As energias da Mãe na forma precisam ascen-der, atingir os níveis superiores da forma, para entrarnuma sintonia com a alma.

Enquanto a forma vibra nos ritmos lentos, estáfora do seu movimento, não há nela possibilidadesde ascensão, e assim as energias do espírito e da almanão podem, adequadamente, atingir a forma dentrodo seu movimento e do seu ritmo próprios.

A melhor maneira de sintonizar as vossas fre-qüências mais elevadas é trabalhar as vossas unida-

des internas, entre elas, a ligação entre o chakra car-díaco e o chakra coronário.

É este trabalho que as energias crísticas e as ener-gias de Deus-Mãe estão realizando dentro de vós,criando uma sincronização rítmica para que possaisvoltar ao ritmo e ao movimento do vosso ser, ao rit-mo da vossa Unidade Divina, ao movimento da vos-sa unidade maior.

Sem sincronizar esses ritmos e movimentos nãohá unidade. A unidade sem essa sincronização é nula,é uma fantasia, é uma utopia. A unidade é uma vivênciainterna de coesão entre os ritmos e os movimentos quecriam o Verbo. O Verbo se expressa na ação.

A ação da Mãe movimenta a ação do Filho, e aDeste movimenta a ação da Mãe; esta é a sintoniaentre a forma e a alma. Se trabalhardes os vossos

raios estareis voltando àconsciência desses ritmos in-ternos.

A primeira ação é demovimentar as energias in-ternas para dinamizá-las. Istoacarreta a exteriorização dosdesvios, dos desequilíbrios edas desarmonias internas naconsciência, de modo quepossam ser transmutados etransformados.

Ao se tornar consciente,um discípulo aprende a tra-balhar para diluir o seu caosinterno, transmutando energi-as internas, se transformando,se renovando para se inovar.

O novo resulta dos pro-cessos de transformação e detransmutação do velho. Osritmos internos reais com-põem a tônica de um ser, aunidade depende da transmu-tação e da transformação parase expandir. O movimentointerno expansivo é um resul-

tado dos processos transformativos, transmutativos,unificadores.

Só através dessa unidade de energias da formacom as da alma há expansão. Enquanto o peso dasenergias densas vos puxa para baixo e a alma faz for-ça para sutilizar a forma não há equilíbrio, não háunidade, há jogos de forças em direções opostas.

Quando há conscientização dos desvios, bloquei-os e desequilíbrios na forma, na personalidade, seiniciam os processos de transformação e de transmu-tação que movimentam energias no sentido ascen-dente, ligando a consciência à alma, liberando ener-gias novas, movimentando esta espiral expansiva,

Canalização de Lourdes RosaMESTRE SERAPIS BEY

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 12

A S

ÍNTE

SE

dinamizando outras energias na forma, naconsciência, na mente, para que haja umnovo movimento interno, uma mudança euma renovação progressiva de energias.

Quando trabalhais com um Mestre, aação deste é de vos situar nos ritmos e

movimentos internos reais, para criar umamobilização interna expansiva, uma ação real, demodo que a alma possa expandir suas energias e di-namizar, também unificar, as energias do Pai e daMãe Divinos dentro de vós para fortalecer a Unida-de Crística.

Todo Mestre doa energias ao chakra cardíaco deseus discípulos a fim de que as energias crísticaspossam ajudar na liberação das energias do TerceiroAspecto, para movimentar a transformação, a trans-mutação, a renovação constantes, para unificar os rit-mos e os movimentos internos com a alma. É poreste motivo que a linguagem de todo discípulo muda,se transforma à medida que trabalha ativamente, cons-tantemente, com o seu Mestre.

As energias da alma são mais rápidas e, gradualmen-te, movimentam as energias da forma em vários níveis.

Os movimentos internos que liberam a purifica-ção no físico, no astral, no mental impulsionam ener-gias novas que descem da alma para a mente e a cons-ciência. Isso, muitas vezes, libera na consciência ena mente os lixos, as energias represadas, inconsci-entes e densas que estão nos corpos: físicos, astral emental. É preciso que a forma transforme e transmuteessas energias.

Quando um discípulo está trabalhando com seuMestre, numa união constante com o mesmo, essasenergias passam por uma transmutação mais rápida.Quando não há um trabalho constante, a transmuta-ção é gradativa. Nessa união com o Mestre a almaauxilia com sua força dinâmica na renovação internado discípulo.

Precisais aprender a conhecer como as energiasdos raios da vossa personalidade e da alma movi-mentam a mente, a consciência e os vossos corpos.

Não podeis permanecer alheios a estes ritmos emovimentos. É hora de senti-los e sintonizá-los. Ten-des de buscar os aspectos positivos dos raios da for-ma e, do mesmo modo, os aspectos mais elevados doraio da alma, e não vos direcionar, apenas, pelas difi-culdades destes raios, o que é mais comum em vossasvidas. Através da dinâmica dos aspectos superioresdesses raios equilibrareis seus aspectos inferiores.

Não precisais temer, pois a força dos raios dapersonalidade e da alma direcionam a consciência e amente, o que vos torna mais equilibrados, mais harmoni-zados, mais atualizados com a vossa natureza interna.

É preciso aprofundar a experiência com os vos-sos raios, conhecê-los através da vivência para apren-der a trilhar o vosso caminho evolutivo, dar passos

reais de acordo com o vosso ritmo e vosso movi-mento internos. Só assim conseguireis dinamizar aação da alma.

Um Raio é um universo ilimitado. O raio da per-sonalidade não é um raio de oposição ao vosso ca-minho, é um raio direcionador da alma. Os raios daforma são muito importantes para a alma, pois é atra-vés desses que executa suas ações numa existência.

Jamais pode haver uma discriminação, ou umaresistência em relação aos raios que trouxestes paravivenciar esta vida.

Tendes de vivenciá-los para aprender sobre cadaum dos seus aspectos, e a partir disso discernir amelhor ação para transformar, transmutar e expandirsuas tônicas na personalidade e na alma.

Sois um universo riquíssimo, não podeis vos li-mitar impondo fórmulas e padrões para compreen-der as ações da alma e do espírito.

Tendes de avançar!Todos os passos diários vos preparam para pas-

sos maiores, todas as conquistas são menores em re-lação àquelas que ainda atingireis.

É necessário que estejais sempre voltados para oshorizontes da alma e do espírito, vislumbrando a Luzda alma e do espírito, caminhando em direção a eles.

Quanto mais vos aproximardes das forças queestão na alma e no espírito, mais reconhecereis e vosidentificareis com as energias que Deus-Pai e Deus-Mãe vos doaram para evoluirdes e recriardes a vida.

Através dos vossos raios vos sintonizareis com arealidade da vida real, que é una com as energias dacriação, que vos encaminha à verdade que está den-tro de vós. Só podereis vos libertar se vos fundirdescom esta verdade, que é a ação que se movimentaatravés dos ritmos e movimentos internos, de acordocom a vossa natureza divina, nas tônicas que impul-sionam o vosso desenvolvimento evolutivo em to-dos os níveis energéticos.

Cada experiência com as energias dos raios davossa personalidade e com o raio da vossa alma libe-ra uma parcela de ação na alma, mesmo que repre-sente uma pequenina gota de uma grande força quese movimenta em todos os níveis da vossa vida, em-bora ainda seja inconsciente.

Só assim reconhecereis quem sois, o que deveisrealizar, para onde deveis caminhar.

Sois uma Unidade Divina!As energias de Deus-Pai, de Deus-Mãe e de

Deus-Filho se movimentam dentro de vós, atravésdessas tônicas e desses ritmos.

Isto significa que Deus se movimenta e evoluidentro de cada um de vós, se manifesta através deritmos, movimentos, sons e luzes porque é energia.

É hora de fortalecer as bases para uma consciên-cia real do universo que sois, de modo que não hajammais dúvidas a respeito das vossas origens sagradas.

MESTRE SERAPIS BEY

Página 13 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SEQue a Luz Trina esteja convos-

co!A Humanidade está entrando

num caminho que não tem retorno,em dois sentidos: um positivo, o Ca-minho da Luz, onde as almas que nele

estão não podem recuar mais, a ordem é avançar, cadavez mais rápido, juntamente com todas as almas par-ticipantes. O outro, negativo, o caminho das som-bras onde as almas que nele se encontram não têmmais possibilidades de reencarnar, ou encarnar maisneste sistema planetário.

— Mas, por quê?Por uma razão muito simples: a Era Aquariana

está marcando uma rota de expansão e não de coli-são, uma rota de construção, não de destruição. Éuma era de ação grupal, não individual. A cada dia,existem mais representantes da nova humanidade,que é dirigida pela alma. São aqueles que já possu-em seus canais abertos e que estão em ligação cons-ciente com suas almas e com outras almas, por isso,se encontram dentro de uma unidade grupal a favorda Luz, da Sabedoria, da Justiça, da Paz no mundo, doAmor Universal ou do Amor Crístico.

Aqueles que persistem em alimentar os velhosconceitos e preconceitos, as velhas normas e teoriase que tentam destruir, dividir e manipular, pertencemà velha humanidade e terão de se retirar da evoluçãoterrena durante este período cíclico de transiçãoevolutiva pelo qual a Terra está passando. Caso con-trário, será muito difícil para a nova humanidade.

Todas as almas integrantes da velha humanida-de tiveram todas as possibilidades de continuar suasevoluções juntamente com a nova humanidade. Paraisso, teriam que mudar de postura e trabalhar na su-blimação, transformação e na abertura dos canais es-pirituais a fim de que a alma pudesse dirigir a vida.

Estamos no final desse período de transição, eaquelas almas que empreenderam a caminhada de su-blimação, transformação, transmutação e unificaçãopara se unirem à nova humanidade são as únicas quetêm a chance de caminhar nesta Escola Planetária, queé a Terra, e de fazer parte de uma nova humanidade.

Aqueles que persistem com os velhos conceitos,o culto ao passado, servindo o lado das forças ne-gras, a divisão, a ganância, a escravização das cons-ciências e das mentes, que é a pior das escravaturas,não permanecerão no planeta.

Fisicamente não sois escravos, mas nos níveismental e emocional, assim como nos de consciência,ainda sois escravos das posturas das religiões vigen-tes, dos sistemas sócio-econômicos, dos vícios, dodinheiro. A Era Aquariana não permite mais escra-vos. Muitos se acham livres e andam a reboque des-sas induções, desses condicionamentos, dessas pos-turas completamente erradas de vida. Agarram-se anomes, a rótulos, a figuras, não importa o nome doculto ou do ser ao qual rendam obediência, não se im-portam se o nome está de acordo com aquela alma, sea forma corresponde à figura. O que importa é o rótu-lo, é a ilusão de estar contatando aquele Mestre, aque-le Anjo, aquele Mestre Planetário, Solar ou Cósmico.

Ao ler ou ouvir mensagens, precisais deixar ocoração falar, e vereis que nas mistificações há umapersonalidade escravizada falando e não uma almalibertada falando. Há uma grande diferença entre asalmas libertas e as almas que ainda não estão liber-tas. As que não são libertas, geralmente, agem, fa-lam para que os outros não sejam livres; as libertasagem, falam para que todos sejam livres. Esta é gran-de diferença. Pela postura de uma pessoa, pela for-ma de falar, agir e pensar da personalidade, é fácilsaber se é uma alma que está no Caminho da Luz ouse ainda permanece no caminho das trevas com pom-

Canalização de Henrique RosaMESTRE SAINT GERMAIN (Rackoszy)

Todas as ações da alma estão sendo im-pulsionadas pelo trabalho que Cristo-Maitreya e Deus-Mãe estão realizando noplaneta. E em todos os aspectos a Humani-dade está sendo beneficiada para movimen-tar esta ação, para dinamizar as energias na

personalidade, a fim de que ela ganhe as condiçõesque a alma precisa para fortalecer a sua unidade trina.

Estais vos esquecendo de que Luz é Amor, Amoré Luz, e de que estais trilhando o caminho do Amor-Sabedoria, que é feito de energias que vos movimen-tam, vos impulsionam, vos transformam, vostransmutam, vos renovam. Tendes de vivenciar ener-gias superiores para caminhar. Os passos conscientesno caminho nascem da experiência com as energias,os ritmos e os movimentos que estão dentro de vós.

Sem vivência, sem experiência, é inútil falar dasenergias, dos vossos raios, das vossas tônicas.

Buscai aproveitar todas as chances que a presen-te etapa da evolução planetária vos proporciona e naqual as energias crísticas e as energias do TerceiroAspecto estão favorecendo uma união, cada vez maissólida, entre corpo (em todos os seus níveis: físico,astral, mental e búdico) e alma, entre consciência ecorpo, entre sentimento e consciência, entre chakracardíaco e chakra coronário, multiplicando as unida-des menores para criar unidades maiores dentro decada ser, dentro de todos vós.

É assim que vos expandireis, é assim quemovimentareis a vossa Unidade Maior.

Que permaneçais na Luz !Que assim seja!

MESTRE SERAPIS BEY

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 14

A S

ÍNTE

SE

Quanto mais elementos pertencerem à nova hu-manidade, mais fraca ficará a velha humanidade.Contudo, os elementos dessa não querem sair destaEscola Planetária porque sabem que irão para umaEscola mais primitiva, e farão tudo para que isso nãoaconteça e também para que a nova humanidade nãosurja. Farão tudo para que os Novos Princípios nãovençam, não fiquem firmes nos santuários cardía-cos e mentais dos homens; sempre foi assim, é sóestudar a trajetória da vida inteligente na Terra paraconstatar que os Novos Princípios sempre tiveramdificuldades em se fixar no mundo físico. Entre ovelho e o novo sempre existiram lutas, muitas vezeslutas de vida e de morte.

Aquilo que é novo sempre teve dificuldade emse fixar no ser humano. Os princípios velhos e cris-talizados não têm mais força para continuar; forambons um dia, hoje são velhos.

Esse tipo de transição sempre foi dramático e hojeestá sendo mais que nas eras passadas, porque aglobalização leva a informação de modo muito rápi-do, em minutos percorre o mundo. Quando as açõessão positivas ajudam muitas pessoas, mas quando sãonegativas escravizam mais, destroem mais, carregammais pessoas para o lado errado, dificultando as açõesdaquelas almas que já fazem parte da nova humanida-de. E, apesar de esta ser cada vez maior, constitui aindaum número pequeno se a compararmos com o númerode almas que ainda fazem parte da velha humanidade.Não possuem força suficiente para barrar aquelas idéi-as e ações que dividem, escravizam e destroem.

É preciso as vossas vidas espirituais apontem oCaminho da Luz, o caminho do novo homem, da novamulher, das novas posturas, dos novos princípios, dasdiferenças entre a velha e a nova humanidade. Esta tra-rá novos Princípios de vida. Os velhos sistemas, cria-dos pelos homens, estão ruindo e o homem, em todosos pontos e temas da vida, busca novas soluções, novoscaminhos, mas só os encontrará se houver renovação,como o Mestre Lanto diz: “renovar para inovar”.

É preciso largar os velhos princípios, as antigasidéias, as velhas posturas de agir, pensar, falar. Ogrande problema daquelas almas, que em todas asnações já fazem parte da nova humanidade é que es-tão sofrendo muito porque têm consciência do pesoda cruz de cada um, sofrem as influências negativasoriginárias das mentes humanas, de suas ambições,divisões e de suas manipulações.

posos rótulos, com vestes deslumbran-tes, evocando Deus, Jesus, Anjos eMestres. Mas suas palavras e atitudesnão enganam, sempre trabalham paraque os outros estejam sujeitos a algu-ma coisa, seja a uma bíblia, a um pas-

tor, a um padre, a um mestre, a um anjo, a um extrater-restre, seja a quem for. É ele quem manda.

As almas libertas só podem seguir um único ca-minho: trabalham para que as outras almas tambémsejam livres.

Assim, conseguireis discernir plenamente quemé quem, separar o joio do trigo. É fácil saber o que étrigo e o que é joio, o trigo se transforma no alimentodos homens, o joio se transforma no estrume da terra.

Este é o momento em que não dá mais vos enga-nar. Tendes de ter uma postura de acordo com a Luzou com as trevas, de união ou de divisão. Aquelesque trabalham para se situarem acima do diafragmasão as almas que caminham para a Luz, aqueles queainda agem abaixo do diafragma são os que aindasão conduzidos pelas ações inferiores, pelas trevas.

Hoje, os nomes, os rótulos e os livros, ditos sa-grados, não representam mais nada. Podeis aindaencontrar nesses livros alguns bons ensinamentos,algumas pérolas, mas eles por si só não têm mais opoder para conduzir ninguém para a Luz.

Não se pode mais dar cobertura a quem quer ser-vir à Luz mas serve às trevas, a quem quer construirmas, por outro lado, quer se beneficiar em proveitoegoísta e pessoal.

A nova humanidade distingue-se também por-que seus elementos pensam em todos, os da velha sópensam neles, isto é fácil de constatar ao longo dahistória. Qualquer Escola de Sabedoria, direcionadapor Seres de Luz, sempre trabalhou e trabalha pelalibertação, pela Luz, pela expansão em todos os sen-tidos para que todos se tornem Mestres de si próprios.

As máscaras estão caindo e hoje, em qualquerparte da Terra, as pessoas são enganadas porque que-rem, estão viciadas porque gostam, sabem o que écerto e o que é errado, mas seguir o certo, o que éverdadeiro, dá muito trabalho porque implica renun-ciar a muitas coisas, privar a personalidade de mui-tas coisas e ter de agir contra a maioria da humanida-de que ainda está seguindo o caminho contrário àLuz e ao Amor Universal. Não têm a coragem de as-sumir uma nova postura, nem de deixar que a alma fale.

MESTRE SAINT GERMAIN

CURSO NO RIO DE JANEIROCIÊNCIAS ESOTÉRICAS - Básico I (abertura dos canais espirituais)

ministrado por Henrique Rosa - dia 23/outubro, das 09:00 às 16:00hSaint Germain Espaço Cultural, Rua Mario Barreto, 44, Tijuca

Reservas Antecipadas (0xx21)274-3536 / 9982-0332

Página 15 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

1 Do livro: "Portal Para a Eternidade", Henrique Rosa.2 Mensagem recebida por HR em janeiro de 1999.

das idéias e posturas velhas em novas, para que o novosurja e crie novas condições para esta humanidade.

As antigas posturas, os dogmas, o individualis-mo, o egoísmo, as divisões tornam o ser humano,internamente, cada vez mais confuso e mais preso àscoisas velhas. Uma das características das forças ne-gras é aprisionar cada vez mais; em contrapartida, asforças brancas, o lado da Luz liberta cada vez mais.

Há um divisor de águas, a cada dia mais nítido,que só não vê quem não quer ou não está interessadoem enxergar. Porém, não há milagres, compete a cadaum trabalhar, lutar, se transformar, para uma renova-ção e inovação internas, de modo que possa se mo-vimentar para o Novo Caminho, com uma posturade alma, não de personalidade, uma postura amorosae não emocional, agindo sempre para ajudar todos acaminhar mais rápido. Os componentes da nova hu-manidade servem com amor porque sabem que sóassim evoluem; já os integrantes da velha humani-dade só agem em benefício próprio. E não importamuito convencer a velha humanidade a se tornar novahumanidade, antes, é imprescindível auxiliar os quefazem parte da nova humanidade e com aqueles que,por decisão própria, estão largando a velha humani-dade, buscando uma união com os elementos da novahumanidade porque esta não está presa à matéria etrabalha para ajudar a libertar os outros da matéria.

A decisão quanto a fazer parte da velha ou danova humanidade é individual, todos têm a oportu-nidade de decidir. Não podeis vos esquecer: “Nãoservirás a dois Senhores”; muitos dizem estar ser-vindo a Deus mas a um Deus que pune, castiga, divi-de, manipula, um falso Deus. Aqueles que estão ser-vindo ao autêntico Deus, que é justo, ama, expande,liberta e olha para todos como Seus Filhos, tambémO estão sentindo e, deste modo, trabalham numa uni-dade cada vez maior com Ele.

Aconselho-vos a ler aquela historinha do MestreSutra1 , que fala sobre uma comunidade de abelhasque estava no fundo de um vale e da coragem de umadas abelhas para descobrir a saída desse vale. Muitosestão presos nesse vale das sombras e buscam essasaída, compete àqueles que sabem da saída falar aosoutros aonde está a saída. A abelhinha não ficou noparaíso que havia descoberto, retornou para falar àsoutras, porque sabia que se ficasse lá sozinha suaconquista seria falha, sozinha nada conseguiria fa-zer, portanto, foi buscar suas irmãs para que pudes-sem compartilhar daquele novo paraíso.

Muitos buscam a saída desse vale das sombrasque a vida humana produziu; compete a quem sabeonde estão as saídas não impor, mas expor a respeitode onde estão e mostrar como sair desse vale.2

É um sofrimento inevitável, jásabíamos que isto ia acontecer eestamos trabalhando para mudarisso. E, apesar de todos os contratem-pos e dificuldades que estão passan-do em seus núcleos familiares ou nos

grupos onde servem, quer sejam de uma linha políti-ca, religiosa, científica, social, econômica,espiritualista, esotérica, seja onde for, essas almastrazem uma força diferente, a força dos que estão afavor da corrente, e não contra a corrente.

— Mas que corrente é essa?É a corrente de Luz que Maitreya está trazendo.

Os integrantes da nova humanidade estão dentro des-sa corrente e não se importam em sofrer ou morrer,sabem que essa corrente, inevitavelmente, vai vencer,vai avançar e terminar com tudo o que é ruim, dentroe fora do homem. É uma certeza baseada na verdadei-ra fé, e não a fé baseada em imagens, em figuras, emnomes, em pedras, em igrejas. Trata-se da consciên-cia de que Deus está dentro deles e de que O represen-tam como Filhos, por isso, estão fazendo Suas Obras.

Há muita ilusão entre aqueles que se considerammísticos, religiosos, esotéricos que, por terem lido vá-rias obras ou até por estarem canalizando algum ser,acham que fazem parte dessa nova humanidade. É omesmo que uma pessoa de idade vestir uma roupa novae se julgar novo, a roupa é nova mas o corpo já é ve-lho, não tem a mesma força, a mesma capacidade deum corpo novo, apesar da roupa nova. Muitos vesti-ram apenas uma nova roupagem e acham que já estãodentro desse Novo Caminho, da Nova Luz, que fazemparte da nova humanidade, que são aquarianos. Tudoisto é ilusão, roupagens novas em posturas velhas.

A renovação traz inovação e a inovação exige maisrenovação, é um moto-contínuo. A roupagem nova emcorpo velho não representa renovação nem inovação,mas ilusão. A ilusão não renova nada, não inova nada.

A verdade, sim, é revolucionária, é renovadora,é inovadora, por isso Krishnamurti dizia com muitapropriedade: “Uma verdade tem de morrer quandonasce”; caso contrário, não dará lugar a uma verdadenova, e aquela verdade será como uma roupagemnova num corpo velho.

Uma alma no Caminho está sempre numa trans-formação contínua, sabe que precisa viver cada con-quista, cada experiência, e que deve buscar, imedia-tamente, novas experiências, novas conquistas, a fimde não estagnar e ficar internamente velha.

Muitos elementos da velha humanidade ainda estãoem processo de transformação, de renovação para se jun-tarem à nova humanidade. Apenas os que trilharem esseNovo Caminho verão a Nova Luz que Maitreya está tra-zendo, junto com todos os Seres de Luz, de todas as li-nhas, sejam elas planetárias, solares ou de outros siste-mas; todos estão agindo para a renovação e inovação

MESTRE SAINT GERMAIN

A SÍNTESE - Ano III no11 Página 16

A S

ÍNTE

SE

(Continuação do número anterior)JK. - Há perguntas hoje?P - No amor precisa haver muita doação e des-

prendimento?JK – Também. Quem ama doa com coração e

alma, não espera retorno. Quem ama doa, planta, se-meia, e o faz com honestidade, sinceridade, com sen-timento verdadeiro. Isto cresce dentro daqueles querecebem. A maior felicidade de quem doa é ver ooutro crescer, evoluir, caminhar, cumprir as tarefas emissões de sua alma.

Não é uma questão de estar certo ou errado, ossistemas humanos é que estão errados. É preciso ha-ver mudanças, mas se estas não começarem dentrode cada ser humano os sistemas não mudarão nunca.

A acomodação leva muitos a dizerem: “não soucapaz!”, “quem sou eu?”

As grandes revoluções co-meçaram com um homem quese uniu a mais um, a mais dois,a mais três, e isto ocasionougrandes revoluções, mudou omundo. Este acreditou no seuamor, na sua sabedoria, na suacapacidade e colocou tudo emprática.

Hoje, muitas dessas revo-luções ainda beneficiam a hu-manidade e foram obra daque-les que acreditaram no amor, nasabedoria, e sabiamente luta-ram por isso.

Vou dar um exemplo: ha-via um homem nos EstadosUnidos3 que se preocupavamuito com a escuridão do mun-do, a escuridão na vida das pes-soas, a escuridão das noites. Vi-via um profundo amor silencioso pelo ser humano ese preocupava com o fato dele viver na escuridão,pensava também na escuridão espiritual em que mui-tos viviam. Ele lutou muito até inventar a lâmpada.

Se não acreditasse no seu amor, na sua sabedoriae na vontade de iluminar o mundo, não teria inventa-do a lâmpada.

A sabedoria da alma disse: “faça assim que vaidar resultado”. Ele acreditou e fez.

P - As pessoas que amaram verdadeiramenteforam incompreendidas e muitas começaram a servalorizadas depois que morreram. Isto é resultadodos condicionamentos? Ou seja, as pessoas estãocondicionadas com a visão que a personalidade temdo amor e não acreditam no amor da alma?

JK - Um dos grandes problemas é que o homemquer entender o amor através da emoção. Quer com-preender o coração através das tripas, porque o cen-tro das emoções está no plexo solar. A emoção é de-pendência, é apego, e o verdadeiro amor é despren-dimento.

Só o coração entende o coração, a emoção nãoentende o coração. As pessoas são incompreendidasporque falam pelo coração e quem as ouve procuraentender através das emoções. E aí não há sintonia.

O centro das emoções ainda se serve da alma ani-mal, que agride, mata e aprisiona.

A alma espiritual está no coração e sintoniza osentimento puro e verdadeiro.

A alma espiritual entende a alma animal, mas aalma animal não entende a alma espiritual.

Estou usando rótulos para que melhor entendam.P – Então, há sempre a

oportunidade para o ser hu-mano de transformar um re-lacionamento superficial,baseado nas emoções, numrelacionamento de amor, viacoração, via alma?

JK - Exatamente, porisso possui uma mente, umainteligência para sair dos ní-veis abaixo do diafragma eatingir os níveis que o levama amar inteligentemente,com sabedoria.

Assim, ele desperta oamor, atinge uma sintoniacoração-coração, umasintonia mente-mente, háuma sintonia de duas almas.

Duas pessoas conquis-tam isto porque não basta a

ação de apenas uma. Ambas precisam buscar a mes-ma sintonia e se esforçarem para estar acima do dia-fragma. Aí nasce o amor, uma relação amorosa entreduas almas com sabedoria, porque não há imposi-ção. No momento em que há imposição as emoçõescomandam, a sintonia se perde e ambas descem paraos níveis abaixo do diafragma.

P – Amar a nós mesmos, seria o primeiro passo?JK – É preciso ter cuidado para não cair no

narcisismo, ou seja, ir para a frente do espelho e di-zer: “Eu me amo”.

O amar a si mesmo é buscar, continuamente, oequilíbrio interno, trabalhando para diluir os defei-tos, os complexos, as neuroses, transformando-os,transmutando-os por amor ao corpo físico, astral,mental e à alma.

Aquele que se ama procura ter seus corpos sau-dáveis, equilibrados, faz o que está ao seu alcance

3 Thomas Edison, 1847-1931, físico norte-americano, inventor dalâmpada incandescente em 1878.

Canalização de Henrique RosaDIÁLOGOS COM KRISHNAMURTI

Página 17 A SÌNTESE - Ano III no 11

A S

ÍNTE

SE

para desenvolver sua mente, expandirsua consciência a fim de que a alma as-suma seus corpos e esse amor possacrescer e se espalhar pelos outros.

O amor tem sabedoria e busca osmeios necessários para o equilíbrio, a har-monia e a expansão. Busca ser um veícu-

lo natural, o mais perfeito possível, do Amor Divino.P - Uma das coisas que eu acho que atrapalha

as pessoas a amar é o medo: medo de ficar para trás,medo de ser mal compreendido, medo de doar, medode ser rejeitado e tudo mais. Alguns desses medosnão são nem conhecidos, estão no inconsciente. Osenhor não acha que com tudo isto fica muito difícilcomeçar a amar?

JK – Não, porque o medo é sombra, não é real.Quando há amor e sabedoria verdadeiros não há

sombras, não há medos, porque a sabedoria esclare-ce. Quem teme, teme o desconhecido.

A sabedoria de alma faz com que esse desconhe-cido se torne conhecido e, portanto, que não haja medo.

Quando há amor verdadeiro não há medos, nãohá preocupação com o que os outros pensam. Quemama doa para quem está aberto a receber este amor eesta sabedoria, porque é um amor inteligente que nãose desperdiça com quem não quer receber.

O verdadeiro amor é seguro, é reto, não evasivocomo as emoções, porque é divino. A fonte do Amoré o Criador que reside dentro de todos.

Um dos males do ser humano é que doa amor aquem não quer receber amor. Ele se machuca e sesente vítima, se coloca como o coitadinho e quer quetodos tenham pena dele. Isso é contrário ao verda-deiro amor e à sabedoria.

P - O termo coitadinho é muito comum no Bra-sil. Qual a sua origem?

JK - Estou falando de atitudes humanas, isto écomum ao ser humano de todas as raças, desde ohomem que cometeu o primeiro erro.

É a velha história de Adão quando aceitou a maçãde Eva e disse: “ fui enganado por ela, Senhor!” Certa-mente, cometeu o erro porque quis e gostou, mas quan-do reconheceu o erro quis, então, ser o coitadinho.

Estou utilizando essa estória como simbologia,apenas para ilustrar.

Ele não entendeu que ela estava compartilhandoalgo com ele, por amor. Ele trocou o amor pela emo-ção. A emoção foge, o amor enfrenta, essa é a gran-de diferença. Diante da verdade, as emoções fogemsempre, o amor assume.

DIÁLOGOS COM KRISHNAMURTI

P - Aplicando isto no dia a dia, o amor verda-deiro é aquele que cresce, que está sempre evoluin-do, descobrindo coisas novas, se expandindo em to-dos os sentidos?

JK – Exatamente. Quem ama está sempre cres-cendo e em ação, buscando que outros também cres-çam. Não quer crescer sozinho porque quanto maisos outros crescem mais ele cresce. Quanto mais doa,mais recebe dos outros; quanto mais recebe, mais doa.Ele cresce ajudando os outros a crescer, cresce juntocom os outros, não consegue crescer sozinho.

Esta é a ação do amor, seja no núcleo familiar, numgrupo de amigos ou nos diversos grupos humanos.

A emoção diz: “eu tenho, eu mando”.Já o amor diz: “nós mandamos, nós temos”. Não

importa quem manda, mas sim que todos cresçam.P - Pelo que foi dito, a personalidade não ama.

Quando um lampejo de amor aparece nos olhos deuma pessoa trata-se de uma manifestação da almaque a personalidade deixou passar?

JK - A personalidade precisa aprender a amar,não a odiar, a somar, não a dividir. Ela foi educadapara ter emoções, compete à alma ensiná-la a amar.

Um lampejo de amor pode ser uma faísca ou podeser um farol. Quando a personalidade tem a experi-ência da força do amor verdadeiro procura crescercom isso porque entende que só com esse amor vaiter paz e ser feliz.

Quando criança, todo ser humano vive esse amor,e lá dentro de si busca desesperadamente alguém queo faça revivê-lo.

P - Essa manifestação de amor, por pequena queseja, toda pessoa precisa mas nem sempre está prontapara receber porque é forte demais. Como se dá isso?

JK – É preciso que a sabedoria da alma conduzao processo. A personalidade não sabe!

Não são grandes palavras que demonstram o ver-dadeiro amor. Às vezes, gestos simples o manifes-tam mais intensamente, como a oferta de uma sim-ples flor.

Um gesto simples, uma palavra terna no momen-to certo, pode ser o suficiente para despertar o verda-deiro amor que se encontra dentro de uma pessoaque não consegue trazê-lo para fora.

Não são grandes gestos que fazem com que oamor se manifeste.

Não é preciso ser poeta para manifestar o amor.O amor é simples, profundo, sábio e transcen-

dente como a verdade.Até a próxima oportunidade. Obrigado!

CENTRAL DE INFORMAÇÕESPARA

CURSOS E PALESTRAS EM SÃO PAULO(011) 521-4822