ensaio abril 2007 - conservatoriodetatui.org.br · revista cultural do conservatório de tatuí ......

8
Revista Cultural do Conservatório de Tatuí Abril/2007- Ano III - nº 26 - Distribuição Gratuita Instrumento mais popular do país terá nova edição de encontro internacional O onipresente violão O onipresente violão Estudantes de piano atuam nos mais diferentes segmentos do mercado Trabalho Trabalho Toda a emoção da Bossa Nova Toda a emoção da Bossa Nova SamJazz, Sinfônica Paulista, Hector Costita, Os Cariocas, Leny Andrade e Pery Ribeiro estrelaram noite especial no Memorial da América Latina SamJazz, Sinfônica Paulista, Hector Costita, Os Cariocas, Leny Andrade e Pery Ribeiro estrelaram noite especial no Memorial da América Latina Abertas inscrições ao 20º Festival de Teatro Fetesp Fetesp

Upload: ngokiet

Post on 11-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Revista Cultural do Conservatório de TatuíAbril/2007- Ano III - nº 26 - Distribuição Gratuita

Instrumento mais popular do país teránova edição de encontro internacional

O onipresenteviolão

O onipresenteviolão

Estudantes de piano atuam nos maisdiferentes segmentos do mercado

TrabalhoTrabalho

Toda a emoçãoda Bossa NovaToda a emoçãoda Bossa Nova

SamJazz, Sinfônica Paulista, Hector Costita, Os Cariocas, Leny Andrade e Pery Ribeiro

estrelaram noite especial noMemorial da América Latina

SamJazz, Sinfônica Paulista, Hector Costita, Os Cariocas, Leny Andrade e Pery Ribeiro

estrelaram noite especial noMemorial da América Latina

Abertas inscrições ao 20º Festival de Teatro

FetespFetesp

EXPEDIENTE

O Ensaio Magazine é uma publicação oficial do Conservatório Dra-mático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, gerido pela Associ-ação de Amigos do Conservatório de Tatuí, qualificada como Organi-zação Social da Área de Cultura no Governo do Estado de São Paulo porato do Senhor Governador, de 12/12/2005, publicado no DOE de 13/12/2005 – Seção I.

Este informativo foi produzido para distribuição interna e externa,gratuitamente, financiado exclusivamente por meio de apoio cultural.

Apoio Cultural

2 ENSAIO Magazine

Na Carruagem do SilêncioRaymundo Farias de OliveiraDesembargador aposentado, cronista e freqüentador assí-

duo do teatro Procópio Ferreira

Instalei-me na carruagem do silêncio, pedi ao cocheiro queguiasse sem pressa e sem atropelo, guiasse com delicadeza. Nãohavia hora certa de chegada. O importante era não ter pressa.Os cavalos que traçassem o roteiro, escolhessem os caminhos,definissem a velocidade conveniente, mas tudo em silêncio, res-peitoso silêncio. Estava terminantemente proibido perturbar ociciar dos passarinhos, o arrulho das pombas, a cantiga amoro-sa das cigarras, enfim, todos os cantos maviosos da naturezaque afagam nossos sonhos e iluminam nossas esperanças.

Eu queria ver e ouvir tudo. Afinal, tantas vezes nos distraí-mos, somos relapsos, frios e indiferentes, e nos esquecemos deolhar e ver o lado belo da vida e do mundo, ouvir a sua música,sentir a sua poesia, espetáculo gratuito de todas as temporadase de todos os lugares. Eu queria ver as quaresmeiras vestidascom suas cores cambiantes, suas flores festivas disputando comos maracás, as roseiras, as primaveras e as alamandas, os beijospressurosos das tranqüilas borboletas bailarinas e dos buliçososcolibris afoitos e aflitos, apressadinhos das manhãs estivais.

Iniciamos a jornada, uma jornada sentimental, seguindo asregras estabelecidas.

Rua São Bento, 415 – Tatuí, SP – CEP 18270-820 - Informações: (15) 3251-4573www.cdmcc.com.br - Fotos: Conservatório de Tatuí/Divulgação

Diretor Artístico da AACT Antonio Carlos Neves CamposDiretora Executiva da AACT Maria Aparecida Vieira Medeiros

Diretora Administrativo-Financeira da AACT Maria da Graça Xavier NevesAssessoria de Imprensa Deise Juliana de Oliveira ([email protected])

Programador Visual Paulo Rogério Ribeiro ([email protected])Contato Comercial Giovani de Arruda Campos ([email protected])

Os cavalos pisavam tão macio, tão macio, que parecia esta-rem calçados de sapatilhas. A rigor, não pisavam. Faziam cafunécom suas patas delicadas ao longo do caminho fresco eensombrado na manhã embriagadora. Caminhavam e dança-vam, quase que levitando, no ritmo aliciante da Valsa das Flo-res, de Tchaikovsky, que o amanhecer jogava em nossos cora-ções enternecidos. E o cocheiro fardado mantinha-se sentado,ereto, imperturbável, o quepe solene, mergulhado numa quie-tude de estátua, apreciando a coreografia dos misteriosos ca-valos alados a puxarem nossa estranha carruagem do silêncio.Creio que ele sonhava acordado em plena manhã de verão.

Como é bom viajar assim. É um jeito de esquecer as dores e astristezas da vida e do mundo; uma viagem livre, sem pedágios,sem ultrapassagens perigosas, sem protestos na pista, uma via-gem sem congestionamento e sem buzinaço, uma viagem civi-lizada e bela.

Mas eis que ela chega ao fim. Foi tão fugaz. Mesmo assimvaleu. Vi flores em profusão, como queria; senti os aromas damanhã luminosa, ouvi aves canoras saltitando nas ramagensorvalhadas, beija-flores e borboletas recortando o espaço azulcom seus vôos peculiares e o sol se levantando, sereno, no céucristalino de janeiro, para alegrar as cigarras e as pombas.

Desço da generosa carruagem do silêncio, despeço-me doatencioso cocheiro e dos cavalos alados, agradecendo os mo-mentos que vivi e que fiz questão de registrar nas linhas destacrônica.

Editorial

O close que ilustra a capa destaedição do Ensaio Magazine é do itali-ano Stefano Grondona. Ele fará, nopalco do teatro “Procópio Ferreira”,em Tatuí, sua primeira apresentaçãono país. Os violonistas brasileiros e,inclusive, latinos, estão em polvorosa.E não é para menos. Stefano Grondonafoi um dos alunos mais queridos deAndrés Segovia, um mito do instru-mento. E mais: isso foi dito pelo pró-prio Segovia.

A presença de Grondona ressalta,mais uma vez, o espaço privilegiadodo Conservatório de Tatuí no cenáriomusical. Não somente no EncontroInternacional de Violonistas, mas in-variavelmente em todos os grandeseventos promovidos pela mais respei-tada escola de música da América La-tina, artistas de renome internacio-nal empunham instrumentos e fazemshows memoráveis. Fora do palco,ministram aulas e atividades especi-ais, oportunidades únicas para estu-dantes que buscam o aprendizado.

A estrutura especial, a qualidadedos artistas e a disposição do Gover-no de São Paulo, através da Secreta-ria de Estado da Cultura, em manterativa a cultura são dádivas que têmendereço: o Conservatório de Tatuí.E, invariavelmente, momentos e expe-riências que só podem acontecer ali.

Índice

Espaço Leitura

Música para todos 5Site democratiza partituras e exporta estilo brasileiro

Mercado de trabalho 6Pianistas mostram versatilidade no mercado musical

Noite de Bossa Nova 3Show memorável reúne ‘estrelas’ num único palco

O onipresente violão 4Instrumento mais popular do país ganha nova edição deencontro internacional

Só pra Mulheres 6Grupo de Sopros inova e faz música com estilo feminino

Programe-se para abril 8Eventos serão retomados a partir deste mês no teatro

20º Fetesp abre inscrições 7Grupos cênicos de escolas de São Paulo podem se inscrever

Lado B 7Uma orquestra antiga com componentes atuais: umpouco da história musical do Conservatório

3ENSAIO Magazine

Toda a emoção da Bossa NovaSamJazz, Sinfônica Paulista, Hector Costita, Os Cariocas, Leny Andradee Pery Ribeiro estrelaram noite especial no Memorial da América Latina

Uma memorável apresentação com muita bossa abriu de forma emo-cionante a série de apresentações no Memorial da América Latina, emSão Paulo, no dia 10 de março. O concerto uniu grandes nomes emtorno de um único estilo: a bossa nova. Do Conservatório de Tatuíparticiparam a Big Band SamJazz, a Orquestra Sinfônica Paulista e osaxofonista Hector Costita, além da coordenação e arregimentação domaestro Antonio Carlos Neves Campos. Os Cariocas, Leny Andrade ePery Ribeiro completaram o time de figuras importantes que levaram opúblico de mais de mil pessoas às lágrimas. Uma noite para lembrar-sedos bons momentos da bossa nova e ouvir, de novo, os grandes nomesdo estilo que marcou época.

O show de bossa nova homenageou a “época de ouro” que coincidiucom o esplendor da carreira de Oscar Niemeyer, criador do projeto doMemorial, cujo centenário é celebrado neste ano. O evento tambémmarcou a série de atividades que celebram em 2007 os 18 anos doMemorial da América Latina, cujo projeto é do próprio Niemeyer.

Foram, ao todo, 52 instrumentistas que fizeram do espetáculo “UmaNoite Cheia de Bossa” um marco na abertura das novas séries do Memorialda América Latina, no auditório Simón Bolívar. A apresentação dosinstrumentistas tatuianos emocionou e arrancou elogios dos artitasconvidados. Leny de Andrade e Pery Ribeiro repetiram inúmeras ve-zes: "esses músicos são maravilhosos". Os instrumentistas receberamaplausos emocionados até do público que superlotou o auditório.

No programa da noite, estiveram clássicos como “Wave”, “Vivo So-nhando” (Antonio Carlos Jobim), “Por Causa de Você” (Antonio CarlosJobim e Dolores Duran), “Batida Diferente” (Durval Ferreira), e “Chegade Saudade” (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), além de“Samba de Verão” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), “Bossa na Praia”(Geraldo Cunha e Pery Ribeiro), “Canto de Ossanha” (Vinícius de Moraese Baden Powell), “Saigon” (Paulo César Feital e Clarisse Grova), “In-sensatez” e “Verde” (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), entreoutras. As obras receberam arranjos de Antonio Carlos Neves Campos.

Uma apresentação que ficará para a história da Bossa Nova.

4 ENSAIO Magazine

O clima dos festivais é sempre especial: re-úne estudantes e apaixonados por músicanum único lugar onde a troca de experiênci-as é o principal ingrediente de uma receitadeliciosa. Se este lugar é a mais respeitadaescola de música da América Latina e, ainda,acrescenta-se à receita alguns dos mais im-portantes nomes do mundo, o bolo torna-seirresistível. Servido em fatias a aficionados peloviolão, a segunda edição do Encontro Inter-nacional de Violonistas prepara-se para rece-ber centenas de instrumentistas em busca deconhecimento e, claro, boa música.

Em 2007, o evento acontecerá entre os dias19 e 22 de abril – de quinta a domingo -, comrecitais, masterclasses e exposição de instru-mentos. Neste ano, as presenças de StefanoGrondona e Berta Rojas são as vedetes doevento (veja mais sobre os artistas, ao lado).Mas há uma série de “atrações” não anuncia-das como, por exemplo, o clima de aprendi-zado que forma-se com as simples presençasdos violonistas que inscrevem-se para parti-cipar do evento.

Até o último dia do mês de março, os ins-

O onipresente violãoInstrumento mais popular do país terá nova edição de encontro internacional

critos já eram mais de 200, vindos de diferen-tes Estados brasileiros e, ainda, de outros pa-íses. “Eles criam um ambiente propício paraaprender-se mais e ouvir de forma diferente”,diz Adriano Paes, coordenador do curso deviolão clássico no Conservatório de Tatuí.

O instrumento mais popular do país teráespaço especial no Conservatório de Tatuí du-rante a realização de sua segunda edição. Nãosó Stefano Grondona e Berta Rojas, mas tam-bém os brasileiros Edson Lopes, Ângela Muner,Cecília Siqueira (uruguaia radicada no Brasil)e Fernando Lima (Quaternaglia), além da ita-liana Laura Mondiello, pisarão no palco doteatro “Procópio Ferreira” para mostrar dife-rentes estilos.

A primeira edição do Encontro Internacio-nal de Violonistas repercutiu por todos os can-tos do país. O instrumento mais popular noBrasil e seus apaixonados trouxeram vontadeinesgotável de aprender e encontraram, noConservatório de Tatuí, alguns dos maioresmestres do violão. O resultado desse encontrofoi um evento musicalmente impecável. O que,espera-se, repita-se neste ano de 2007.

AtraçõesO Encontro Internacional de Violonistas será

aberto no dia 19, às 20h30, com concerto deEdson Lopes e Ângela Müner. Ambos são pro-fessores do Conservatório de Tatuí e reconhe-cidos internacionalmente por suas atuações.No evento, eles preparam repertório especialde música espanhola.

Já na sexta-feira, os brasileiros Fernando Limae Cecília Siqueira apresentam-se em recitaissolos a partir das 18h. Depois, às 20h30, será avez do italiano Stefano Grondona, violonistaque foi chamado por Andrés Segovia comoum de seus favoritos. A expectativa é de queGrondona mostre toda sua proeza ao violão,aliada à sua experiência na música antiga.

No sábado, 21, às 18h, Fernando e Cecíliavoltam ao palco para apresentação em duo,enquanto que, às 20h30, é a vez da apresenta-ção da versátil paraguaia Berta Rojas que, atu-almente, também leciona nos Estados Unidos.

No domingo, 22, às 20h30, o evento termi-na com o duo de Stefano Grondona e LauraMondiello, que apresentarão obras raras deMiguel Llobet.

5ENSAIO Magazine

NotasNos quadriláteros do Estado

Nestes meses de abrile maio, grupos do Con-servatório de Tatuí sãoatrações em diferentes

eventos e cidades do Estado de São Paulo.No dia 8, às 10h, em Mogi Guaçu, haveráapresentação da Orquestra Sinfônica Paulista,regida por Adriano Machado. Já no dia 29, às20h30, a Orquestra de Sopros Brasileira, sobregência de Dario Sotelo, faz a abertura do“Tocando Santos”, um dos principais eventosdo litoral paulista. A apresentação marcará aabertura do projeto, além de celebrar os 113anos do jornal “A Tribuna”.

Já no mês de maio, grupos do Conserva-tório participam do tradicional “Maio Musi-cal”, em Indaiatuba. Dia 4, apresenta-se oGrupo Percussionista de Câmara, sob regên-cia de Luis Marcos Caldana. Dia 11 é a vez daOrquestra de Sopros Brasileira, regida porDario Sotelo. Dia 25 de maio, apresenta-se aBig Band SamJazz, com regência de SérgioGonçalves de Oliveira. Todas as apresentaçõessão às 20h.

Aprovados na Banda JovemDois alunos do Conservatório de Tatuí fo-

ram aprovados no concurso da Banda Jo-vem do Estado de São Paulo, regida porMônica Giardini. O trompetista Diego Garbin(Big Band SamJazz) e o saxofonista ThyagoWilliams da Silva já iniciaram os ensaios jun-to ao grupo, em São Paulo. Os alunos se-guem felizes para a Capital, mas prosseguemcom os estudos no Conservatório de Tatuí.

Mais um saxofonista no PrelúdioMais um saxofonista do Conservatório de

Tatuí foi aprovado para concorrer no “Pre-lúdio”, concurso de jovens talentos promo-vido pela TV Cultura e exibido ao meio-dia,todos os domingos. Após a brilhante parti-cipação de Maikel Morelli, é a vez de RafaelFelix Migliani, 22, professor do Conservató-rio de Tatuí e integrante da Orquestra deSopros Brasileira. Ele grava na segunda se-mana deste mês e um ônibus seguirá paraSão Paulo para torcer por ele.

Jacob do BandolimMais de 120 instrumentistas

participaram no último dia 27do workshop “Estilo Interpre-tativo de Jacob do Bandolim”,coordenado por Almir Côrtese com participação de EduFiorussi (violão 7 cordas), Edu

Guimarães (sanfona) e Leandro Barsalini(pandeiro). O workshop fez parte do projeto“Pensamento Musical”, contemplado peloPAC (Programa de Ação Cultural), compostode cinco workshops sobre o estilointerpretativo de Jacob do Bandolim.

Maestro Adriano e a popularização do eruditoO maestro Adriano Machado, do Conserva-

tório de Tatuí, mostrou charmee versatilidade em sua partici-pação no programa da HebeCamargo, transmitido peloSBT, no último dia 12. O ma-estro e a orquestra SimphoniaVilla-Lobos de Tatuí, formada

por 22 músicos, apresentaram-se ao lado dadupla sertaneja Bruno e Marrone. A orquestrae a dupla farão apresentações por todo o Bra-sil, aproximando o grande público da músicaerudita. A orquestra coordenada por AdrianoMachado vem apresentando-se ao lado de im-portantes nomes da música popular. O grupoRoupa Nova é outro que já efetuou gravaçõescom a orquestra. O trabalho do maestro e dogrupo “tatuiano” no CD acústico foi lembradopor integrantes do Roupa Nova em entrevistacedida à FM Vale Verde, uma das maiores emis-soras de rádio do interior paulista, em março.

Poder da músicaA americana Jéssica Blyan Nelson apaixo-

nou-se pelo Conservatório de Tatuí quando,há cinco anos, apresentou-se no teatro“Procópio Ferreira” junto à orquestra da uni-versidade de Minnessota. Ela nunca mais saiudo Brasil. Depois estudar na maior escola demúsica da América Latina, ela mudou-se paraSão Paulo e participou como fagotista da or-questra Baccarelli. Agora, acaba de ser apro-vada em concurso da Orquestra Experimentalde Repertório, regida por Jamil Maluf.

Só para talentosEstão abertas até o dia 3

de abril as inscrições para oprocesso seletivo de bolsasde estudos. Alunos interessa-dos devem procurar a secre-

taria, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Alunosmatriculados, de baixa renda e/ou talentosospoderão concorrer às bolsas nas áreas de cor-das, sopros, percussão, canto-coral, piano clás-sico, violão clássico, luteria, MPB/Jazz, músicacomercial, teatro e iniciação musical.

Aluno no coral da PMMais um aluno do Conservatório de Tatuí

foi aprovado num importante concurso. Pau-lo Roberto Caetano, aluno de canto comerci-al, foi aprovado no exame de qualificaçãotécnico-musical do coral da Polícia Militar doEstado de São Paulo.

Aluna-empresária de sucessoA aluna de cravo Suely de Matos Ponce,

que tem como professora Maria EugêniaSacco, recebeu premiação no último mês.Proprietária da escola de música “EvolutionMusic Center”, em Boituva, ela teve seu em-preendimento premiado como o melhor do

ano na rede do Repertório Música & Cia., lo-calizada em Londrina, da qual sua escola fazparte. Suely acredita que o aprendizado emTatuí, em especial com a professora MariaEugênia, irá “acrescentar muito em sua car-reira”.

Aplausos e congratulaçõesProfissionais do Conserva-

tório de Tatuí foram homena-geados, em março, com trêsmoções de aplausos e con-gratulações, aprovadas porunanimidade pelos 11 verea-dores tatuianos. O 7º BrasilInstrumental rendeu reconhe-

cimento das autoridades em duas moções.Uma, apresentada por Edno Galvão, foi dirigidaao maestro Neves. Outra, apresentada pelo ve-reador José Manoel Correa Coelho, o Manu,foi encaminhada a Paulo Flores e Paulo Braga.Ambas destacam a qualidade do evento.

Quem também recebeu moção de aplausosfoi a professora Karin Fernandes, por sua apro-vação para pianista nível 1 da Osesp (Orques-tra Sinfônica do Estado de São Paulo). A ho-menagem foi apresentada pelo vereador Fá-bio Menezes.

Tempo de lutoFaleceu no último dia 9 de

março o jornalista, escritor epesquisador Arley Pereira, aos76 anos. Ele integrou por vá-rias edições o júri do Festivalde MPB de Tatuí. Foi, ainda,

integrante da revista O Cruzeiro e dos Diáriose Emissoras Associadas. Sempre empunhan-do seu cachimbo, foi um dos jurados de mai-or destaque no programa Flávio Cavalcanti,da extinta TV Tupi. Autor de vários livros, con-cluíra, recentemente, a biografia de InezitaBarroso, que deve ser lançada em maio.

Tipo ExportaçãoO maestro Antonio

Carlos Neves Campos aca-ba de lançar um serviçoinédito: um banco de par-tituras virtual. O material,

voltado a músicos iniciantes e profissionais,pode ser conferido no sitewww.teklastudio.com.br. São centenas departituras nos mais diferentes estilos e paraas mais diferentes formações.

O objetivo do site é divulgar a riqueza detodos os estilos da música brasileira. Todas asobras levam assinatura do maestro Neves.Desde o seu lançamento, o site já recebeucentenas de visitantes. As primeiras partitu-ras foram enviadas à Minas Gerais, mas as vi-sitas também vieram do Japão, Venezuela,Espanha, França e, até, Vietnã. Os valores vãode R$ 5 a R$ 30.

6 ENSAIO Magazine

Trabalho

Estudantes de piano atuamnos mais diferentes segmentosdo mercado

Pesquisa recente do Ibope indicou que 50%dos ex-alunos e alunos do Conservatório deTatuí já atua no mercado musical como pro-fissional de forma remunerada. Agora, estu-dantes de piano indicam que a atuação ocor-re nos mais diferentes segmentos do merca-do musical.

Quatro ex-alunos de Zoraide Mazzulli Nunes,coordenadora do setor de piano, mostram queno mercado há espaço para todos os estilos.Todos os estilos mesmo. Do heavy metal aopopular, passando pelo erudito.

Antonio Carlos de Oliveira, que adota o nomeartístico de Antonio Vaz Lemes gravou recen-temente o Cd “Contratenor”, com o cantorEdson Cordeiro. O CD foi indicado ao Grammydo ano passado. O pianista Vaz Lemes estudouno Conservatório de Tatuí e formou-se no cur-so de piano, freqüentando desde a fase inicial(preparatório) até o último ano do curso. Elefoi vencedor de seis concursos nacionais e,ainda, formou-se pelo Instituto de Artes daUnesp posteriormente. O nome da maior es-cola de música da América Latina consta docurrículo do pianista, no encarte do CD.

Outro ex-aluno da professora Zoraide, deci-diu investir no heavy metal. Integrante da ban-

da Menacer, lançou CD na Europa. O trabalhotem sido aclamado pela crítica como uma dasmelhores da atualidade no mundo. Nos agra-decimentos especiais de seu CD, Luiz EduardoVieira Del Ben, cita a escola tatuiana, bem comoa professora, a quem denomina de “mestre”. Ojovem começou seus estudos de música aosseis anos no Conservatório de Tatuí e, no bai-xo, é autodidata desde os 14 anos.

Outros dois alunos de Zoraide Nunes manti-veram-se na área do erudito. Paulo HenriqueAssunção de Almeida e Felipe Rodrigues Silvaestiveram entre os 25 candidatos a prestaremo concurso da Banda Jovem do Estado de SãoPaulo. Coincidentemente, os únicos dois apro-vados em piano são os alunos do Conservató-rio de Tatuí. Paulo Henrique, formou-se no anopassado em piano e cursa música na USP, foiaprovado em primeiro lugar e assumirá atitularidade na banda. Já Felipe, que estudamúsica na Unesp e ainda cursa piano no Con-servatório de Tatuí, passou em segundo lugar.

Para a professora Zoraide, o sucesso de alu-nos é “extremamente gratificante”. “É maravi-lhoso ver alunos e ex-alunos estarem fazendosucesso e sendo bem-sucedidos na música”,afirma ela, emocionada.

O Conservatório de Tatuí acaba de firmar-se como centro de formação democrático.Isso porque, em março, foi fundada a bandade sopros “Sopra Mulheres”, formada exclu-sivamente por mulheres com objetivo de que-brar uma regra: a de serem sempre minorianos grupos eruditos ou populares. Vinte alu-nas uniram-se com seus instrumentos paraapresentar repertório diferenciado.

O ineditismo do grupo (em ser um grupo ex-clusivamente feminino) une-se à alta qualidademusical selecionada por elas. A banda apresen-ta todos os estilos: do popular ao erudito, pas-sando por grandes clássicos do cinema.

Criada no dia 8 de Março de 2007, duranteas celebrações do Dia Internacional da Mu-lher e sob comando da tubista AparecidaMadalena Ribeiro, a banda de sopros prome-te encantar platéias com sua versatilidade.

O grupo, que tem total apoio do diretor doConservatório, conta com regência de CibeleSabione. As integrantes do “Sopra Mulheres”vêm do Brasil, Peru e Argentina e estão uni-das pela mesma paixão: a música. Elas têmpassagens pelas orquestras Sopros Brasileira,Sinfônica Jovem, Sinfônica Paulista, GrupoPercussionista de Câmara e Banda SinfônicaJovem, alguns dos principais grupos do Con-servatório de Tatuí.

Como surgiuO Sopra Mulheres nasceu no dia 8 de mar-

ço, quando prestou homenagem às profes-soras e funcionárias do Conservatório de Tatuí,sob o comando da despojada “Cidinha daTuba” e regência de Luana Oliveira, aluna depercussão erudita. A apresentação incentivouas jovens alunas a mostrar a força das mulhe-res nos instrumentos de sopro.

Nova Safra

Clube da ‘Luluzinha’Sopra Mulheres traz boa

música e formação inédita

7ENSAIO Magazine

GRUPO HISTÓRICO

A foto registrada no salão Villa-Lobosé histórica. Regidos por Spartacco Rossi,aparecem João Del Fiol, José dos San-tos, Thiers Camargo, professor José Coe-lho, Edson Beltrami e João DiasCarrasqueira. Ao fundo, estão Joaquimdas Dores, entre muitos outros. Vocêconsegue reconhecê-los?

Lado B

Estão abertas as inscrições ao 20º Fetesp(Festival Estudantil de Teatro do Estado de SãoPaulo). O evento será realizado de 22 a 29 dejulho e é aberto a escolas públicas e particula-res e, ainda, escolas de teatro. Este é um dosmais longevos festivais do Estado de São Pau-lo, evento cultural realizado pelo Governo doEstado de São Paulo e Secretaria de Estado daCultura, através do Conservatório DramáticoMusical “Dr. Carlos de Campos” e Associaçãode Amigos do Conservatório de Tatuí, oficiali-zado pelo decreto nº 18434, de 15 de feverei-ro de 1982.

Entre os muitos objetivos do Festival de Te-atro estão o de estimular o interesse e o entu-siasmo pelas artes cênicas entre os estudan-tes do Estado de São Paulo, promover o inter-câmbio cultural entre as cidades do Estado eincentivar o movimento teatral através da for-mação de núcleos teatrais nas escolas. Tam-bém são metas do festival incentivar o estudodo teatro e sua história, dramaturgia e sua te-oria, visando uma sadia formação cultural,além de divulgar as artes cênicas.

Podem se inscrever ao festival grupos tea-trais de todas as escolas estaduais, municipaise particulares de ensino fundamental, médioe técnico (inclusive escolas de teatro de nívelmédio) sediadas no Estado de São Paulo. Asinscrições podem ser efetuadas nas categori-as infantil, juvenil e/ou adulto.

Dentre os inscritos, serão selecionados seteespetáculos que serão apresentados no palcodo teatro “Procópio Ferreira”, no período de

22 a 29 de julho e concorrerão à premiaçãofinal de R$ 5 mil ao primeiro colocado, R$ 3mil ao segundo colocado e R$ 1.500 aoterceiro colocado. Também serão ofereci-das premiações individuais – troféus e cer-tificados – aos melhores ator, atriz,maquiagem, coadjuvante masculino, ceno-grafia, iluminação, figurino, coadjuvantefeminino, coreografia, sonoplastia, textooriginal, melhor direção, e méritos de ator,atriz e diretor.

Além disso, o júri popular do festival tam-bém premiará com R$ 1.500,00 o melhorespetáculo (de acordo com o gosto popu-lar) e dará, ainda, troféu e certificado aovencedor da categoria "comunicação".

Cada grupo selecionado receberá a im-portância de R$ 1.000,00 à título de ajudade custo pela participação no festival.

InscriçõesAs inscrições para o 20º Fetesp deverão

ser feitas até 8 de junho. A inscrição é gra-tuita, mas as escolas deverão encaminhar oespetáculo gravado em fita de vídeo, alémde preencher a ficha de inscrição e anexarcópias de documentos. Todos os detalhesestão disponíveis no sitewww.cdmcc.com.br, pelo telefone (15)3251-4311 ou, ainda, na seção de eventosdo Conservatório de Tatuí (à rua São Bento,415).

A seleção dos espetáculos inscritos ocor-rerá de 18 a 22 de junho e a divulgação daseleção em 25 de junho.

Abertas inscrições ao20º Festival Estudantil de Teatro

Tudo o que acontece em abrilApós reformas, o teatro “Procópio Ferreira”

reabre com apresentações de música, literatu-ra e dança. Confira a programação.

12 de abril, quinta-feira, 20h30 - Aespecialíssima Orquestra Sinfônica Paulista, sobregência do maestro Adriano Machado, apre-senta obras de S. Smetana (“O Rio Moldávia”) eBeethoven (“Concerto para Violino e Orques-tra”) e (“Sinfonia nº 3”). O solista da noite,Alessandro Borgomanero, é mestre em violi-no, formado pela Escola Superior de Música“Mozarteum” de Salzburg, na classe do violi-nista Ruggiero Ricci.

13 de abril, sexta-feira, 20h30 - A Big BandSamJazz fará a sua estréia deste ano com re-gência de Sérgio Gonçalves, tendo como so-listas alunos e professores do Conservatório,que serão especialmente convidados. No re-pertório, muita música popular brasileira.

Dia 14 de abril, sábado, 19h – O teatro sediao lançamento do livro “Vera Holtz e Família”, deMercês Rocha Leite, com a presença da famosaatriz que foi estudante de piano do Conservató-rio de Tatuí. O evento será restrito a convidados.

Dia 18 de abril, quarta-feira, 11h e 15h -o maestro Dario Sotelo coordena concertosdidáticos junto à Orquestra de Sopros Brasilei-ra. Serão dois concertos voltados aos alunosdo curso de iniciação musical e musicalizaçãoinfantil, com entrada franca. No programa,“Dança do Índio Branco”, de Villa-Lobos, e “Sin-fonia para Sopros”, de Edson Beltrami.

De 19 a 22 de abril, quinta a domingo, às18h e 20h30 – acontece o II Encontro Inter-nacional de Violonistas. A abertura terá recitalde Edson Lopes e Ângela Müner. Dia 20, às18h, acontecem recitais solos de FernandoLima e Cecília Siqueira e, às 20h30, recital deStefano Grondona. Já no dia 21, às 18h, acon-tece recital duo de Fernando Lima e CecíliaSiqueira e, às 20h30, concerto de Berta Rojas.No dia 22, haverá recital duo Stefano Grondonae Laura Mondiello, às 20h30.

Dia 26 de abril, quinta-feira, às 20h30 -sobe ao palco o Grupo Percussionista de Câ-mara, com regência de Luis Marcos Caldana. Oconcerto didático servirá para apresentar osinstrumentos de percussão e, inclusive, desta-car alguns pouco convencionais como “vas-souras” e “peles dos instrumentos”.

Dias 28 e 29 de abril, às 20h30 - haveráapresentações de dança do “Teatro de DançaRosinha Orsi” (ingressos na Cia. de Balé).

Ingressos: R$ 3 (R$ 1,50 idosos e estudantes)Informações: (15) 3251-4311www.cdmcc.com.br

Agenda