enem tá chegando e nóis tá...

36

Upload: vuliem

Post on 11-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Enem tá chegando e nóis tá como?

Ciências da Natureza e Matemática

Grande dica para o ENEM

Migué da atrasadinha...

Donald Trump e EUA

Pós-Verdade

Coreia do Norte

União Europeia – Brexit

Guerra na Síria

Estado Islâmico

Crise na Venezuela

Trabalho e Reforma Trabalhista

Racismo - Charlottesville

Homofobia

Violência

Amazônia e Movimento Indígena

Mobilidade Urbana

Vamos aprofundar num tema?

Crise dos Refugiados

Momento Gincana

Paquistão

Síria

Sudão

França

Itália

Marrocos

Espanha

Afeganistão

Irã

Turquia

Burgária

Grécia

Conceitos0 O migrante é qualquer pessoa que muda de região ou

país. Entre eles, há dois grupos distintos:

0 Migrantes econômicos: são aqueles que mudam deregião ou país, por vontade própria, para escapar dapobreza e em busca de melhores condições de vida.Uma pessoa da Ucrânia (país que não faz parte daUnião Europeia) que vai trabalhar na Inglaterra parajuntar dinheiro, por exemplo, é considerado ummigrante econômico.

0 Refugiado: qualquer pessoa que muda de região oupaís tentando fugir de guerras, conflitos internos,perseguição (política, étnica, religiosa etc.) e violaçãode direitos humanos. É o caso de milhões de sírios,afegãos ou eritreus que fogem de seus países parapoder sobreviver.

Características do fenômeno

0 A Organização das Nações Unidas (ONU) estima quemais de 300 mil pessoas tentaram cruzar o MarMediterrâneo para chegar à Europa em 2015;

0 A maioria dos migrantes vem da África e do OrienteMédio, fugindo de perseguições políticas e guerras,como a que castiga a Síria desde 2011.

0 A travessia é perigosa, feita em embarcações precáriasgeralmente superlotadas. Em 2015, cerca de 2,5 milpessoas já morreram afogadas no Mar Mediterrâneo.

Características do fenômeno

0 Os países europeus têm dificuldade em lidar com esteenorme fluxo de estrangeiros e tentam estabeleceruma ação coordenada para receber os refugiados. Osmigrantes geralmente aportam na Europa pela Gréciaou pela Itália e, de lá, muitos tentam chegar àAlemanha. O país mais próspero da União Europeiaprometeu abrigar 800 mil refugiados em 2015, amaioria sírios.

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0Geopolítica: A maioria dos migrantes quechegam atualmente na Europa são sírios quefogem da guerra. O conflito envolve diversosinteresses geopolíticos no Oriente Médio entreos países que apoiam o regime do ditador sírioBashar al-Assad e as nações que queremderrubá-lo. Além disso, o cenário caótico naSíria e no Iraque permitiu o fortalecimento deorganizações extremistas como o chamadoEstado Islâmico (EI).

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0 Demografia: A taxa de natalidade em muitos paísesna Europa está entre as mais baixas do mundo, o quedeve gerar pressões demográficas no futuro. Com oenvelhecimento da população e o baixo índice defecundidade, a perspectiva é que, em países como aAlemanha, haja uma diminuição da população, o quetambém afetaria o número de trabalhadores ativospara manter a produção e sustentar a previdência.Diante dessa perspectiva, a chegada dos migrantespode ajudar a reverter a queda populacional e mantera economia girando nos próximos anos.

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0 Crise econômica: Muitos países europeus ainda nãose recuperaram da crise econômica que atingiu ocontinente em 2008. A taxa de desemprego em paísescomo Grécia e Espanha supera os 20%. Neste cenário,os migrantes são vistos pelos setores mais xenófobosda sociedade como concorrentes na disputa pelaspoucas vagas no mercado de trabalho. Muitos partidosde extrema-direita vêm se apoiando neste discursopara ganhar eleitores insatisfeitos com a crise.

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0 Choque cultural: A adaptação dos migrantes muçulmanosna sociedade europeia é outro tema relacionado à atualcrise. Na França, o uso do véu islâmico em lugares públicosé vetado e a Suíça proíbe os minaretes (torres no alto dasmesquitas para chamar os fieis para as orações). Semconseguir integrar-se entre os europeus, muitos migrantesacabam vivendo de forma segregada, na periferia degrandes cidades como Paris. Além disso, o governo depaíses como a Hungria resiste em permitir o ingressomaciço de refugiados muçulmanos, alegando que é precisodefender as raízes e os valores cristãos da Europa.

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0 História: Os movimentos migratórios fazem parte dahistória da humanidade desde que o homo erectusdeixou a África rumo à Europa e à Ásia há 1,8 milhãode anos. Com as grandes navegações, nos séculos XV eXVI, o fenômeno se intensificou e no período entre ofinal do século XIX e início do século XX ocorreu amaior migração em massa da história. Osexaminadores podem cobrar nas provas as principaisrelações entre os fluxos migratórios históricos eatuais.

Como o tema pode cair na prova do Enem?

0 Brasil: O Brasil é uma nação formada por imigrantes – dosportugueses, que chegaram aqui a partir de 1500,passando pelos africanos trazidos como mão de obraescrava, até a onda de europeus, japoneses e árabes quechegou ao país entre o final do século XIX e início do séculoXX. Atualmente, o país vem recebendo imigrantes de paísesvizinhos como Bolívia e Paraguai, além de africanos ehaitianos. O governo também está concedendo asilo amilhares de sírios que chegam aqui desde 2013. Duranteseus estudos, vale a pena estabelecer comparações entre asituação dos refugiados no Brasil e na Europa.

Exercícios

Exercícios

Exercícios