encontro com jesus em famÍlia - diocese de chapecó/sc

6
R O T E I R O C E L E B R A T I V O ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA Terceira Semana - 17 à 23 de agosto de 2020 Terço Missionário Orientação: Nesta semana a proposta deste “Roteiro Celebrativo” será um pouco diferente. O esquema orientará para a oração do Terço Missionário. É importante combinar, antes, quem “puxará” cada dezena. 1- Deus nos acolhe em família Animador/a: Nesta terceira semana de agosto rezamos pela vocação missionária. Que este terço seja um sinal de comunhão de nossa família com toda a ação missionária da Igreja. Iniciemos nosso encontro com Jesus, rezando: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Canto: Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: Eis-me aqui. (bis) 2- Deus ouve nossa oração Animador/a: Pedindo o fortalecimento da fé, da esperança e da caridade iniciemos nosso Terço Missionário. Creio em Deus Pai... Pai-Nosso, três Ave-Marias e Glória. Ӻ Primeiro Mistério Animador/a: No 1º. mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão. Rezemos na intenção de nossa vocação missionária recebida no dia de nosso batismo, para que a vivamos com fé. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Upload: others

Post on 23-Feb-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

ROTEIRO CELEBRATIVO

ENCONTRO COM

JESUS EM FAMÍLIA

Terc

eira

Sem

ana

- 17

à 23

de a

gosto

de 2

020

Terço Missionário

Orientação: Nesta semana a proposta deste “Roteiro Celebrativo” será um pouco diferente. O esquema orientará para a oração do Terço Missionário. É importante combinar, antes, quem “puxará” cada dezena.

1- Deus nos acolhe em famíliaAnimador/a: Nesta terceira semana de agosto rezamos pela vocação missionária. Que este terço seja um sinal de comunhão de nossa família com toda a ação missionária da Igreja. Iniciemos nosso encontro com Jesus, rezando: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: Eis-me aqui. (bis)

2- Deus ouve nossa oraçãoAnimador/a: Pedindo o fortalecimento da fé, da esperança e da caridade iniciemos nosso Terço Missionário.

Creio em Deus Pai...

Pai-Nosso, três Ave-Marias e Glória.

Ӻ Primeiro Mistério

Animador/a: No 1º. mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus no rio Jordão. Rezemos na intenção de nossa vocação missionária recebida no dia de nosso batismo, para que a vivamos com fé.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Page 2: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

Ӻ Segundo Mistério

Animador/a: No 2º. mistério luminoso contemplamos as Bodas de Caná. Rezemos na inten-ção da vocação e missão das famílias.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Ӻ Terceiro Mistério

Animador/a: No 3º. mistério luminoso contemplamos o anúncio do Reino de Deus, convidan-do à conversão. Rezemos na intenção da vocação à Vida Religiosa.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Ӻ Quarto Mistério

Animador/a: No 4º. mistério luminoso contemplamos a Transfiguração do Senhor. Rezemos na intenção dos serviços missionários na Igreja, que revelam o rosto transfigurado do Senhor Ressuscitado.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Ӻ Quinto Mistério

Animador/a: No 5º. mistério luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia. Rezemos na intenção de que a Eucaristia nos ensine a superar as desigualdades sociais.

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória...

Conclusão

Animador/a: Com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, agradeçamos ao Deus Trindade pela vo-cação e atuação missionária, na Igreja e no mundo:

Todos/as: Salve Rainha...

3- Deus nos abençoaAnimador/a: Com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida acolhamos a bênção.

Canto: Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. (bis)

Animador: O Senhor nos abençoe em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Animador/a: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos/as: Para sempre seja louvado!

Page 3: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

TEXTO DE APROFUNDAMENTO

ENCONTRO COM

JESUS EM FAMÍLIA

Terc

eira

Sem

ana

- 17

à 23

de a

gosto

de 2

020

Ser para os outros

Quero agora deter-me na vocação entendida no sentido específi co de chamado para o serviço missionário dos outros. O Senhor chama-nos a participar na sua obra cria-dora, prestando a nossa contribuição para o bem comum com base nas capacidades

que recebemos.

Esta vocação missionária tem a ver com o nosso serviço aos outros. Com efeito, a nossa vida na terra atinge a sua plenitude quando se transforma em oferta. Lembro que “a missão no coração do povo não é uma parte da mi-nha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Evangelii Gau-dium, 273). Por conseguinte, devemos pensar que toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional.

A tua vocação não consiste apenas nas atividades que tenhas de fazer, em-bora se manifeste nelas. É algo mais! É um percurso que levará muitos esforços e muitas ações a orientarem-se numa direção de serviço. Por isso, no discernimento duma vocação, é importante ver se a pessoa reconhece em si mesma as capacidades necessárias para aquele serviço específi co à sociedade.

“A nossa vida na terra atinge a sua plenitude quando se transforma em oferta.”

Page 4: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

Prim

eira

Sem

ana

- 04

à 10

de m

aio

de 2

020

Isto confere um valor muito grande a tais tarefas, pois deixam de ser uma soma de ações que a pessoa realiza para ganhar dinheiro, para estar ocupada ou para agradar aos outros. Tudo isto faz parte duma vocação, mas, porque fomos chamados, há algo mais do que uma mera escolha pragmática da nossa parte. Em última análise, é reconhecer o fim para que fui feito, o objetivo da minha passagem por esta terra, o plano do Senhor para a minha vida. Não me indicará todos os lugares, tempos e detalhes, que eu posso escolher prudentemente, mas certamente há uma orien-tação da minha vida que Ele me deve indicar, porque é o meu Criador, o meu oleiro, e eu preciso de escutar a sua voz para me deixar moldar e conduzir por Ele. Então serei o que devo ser, e serei também fiel à minha realidade pessoal.

Para realizar a própria vocação, é necessário desenvolver-se, fazer germinar e crescer tudo aquilo que uma pessoa é. Não se trata de inventar-se, criar-se a si mesmo do nada, mas descobrir--se a si mesmo à luz de Deus e fazer florescer o próprio ser: “Nos desígnios de Deus, cada homem é chamado a desenvolver-se, porque toda a vida é vocação” (Populorum Progressio, 15). A tua vocação orienta-te para tirares fora o melhor de ti mesmo para a glória de Deus e para o bem dos outros. Não se trata apenas de fazer coisas, mas fazê-las com um significado, uma orientação. A propósito, Santo Alberto Hurtado dizia aos jovens que se deve tomar muito a sério o rumo: “Num barco, o piloto negligente é despedido sem remissão, porque joga com algo demasiado sa-grado. E nós, na vida, cuidamos do nosso rumo? Qual é o teu rumo? Haveria necessidade de nos determos ainda mais sobre esta questão; peço a cada um de vós que lhe dê a máxima importância, porque acertar nisto equivale simplesmente a ter êxito; e não o conseguir é simplesmente falhar” (Meditação de Semana Santa para jovens, escrita em 1946 a bordo dum navio de carga quando regressava dos Estados Unidos).

Fonte: Christus Vivit, nº. 253-257.Papa Francisco

Page 5: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

Terc

eira

Sem

ana

- 17

à 23

de a

gosto

de 2

020

Atividade InterativaJesus chama e envia em missão

Estamos celebrando o mês vocacional e, nesta semana, rezamos em família o Terço Missioná-rio. Para continuar nossa oração recordamos que nos evangelhos encontramos muitos textos vocacionais. Em Mateus 4,18-22 o evangelista narra o chamamento dos primeiros discípulos. Eles acolheram o chamado e seguiram Jesus. Vamos ler o texto bíblico e depois fazer a ativi-dade indicada.

“Jesus andava à beira do mar da Galiléia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: ‘Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens’. Eles deixaram ime-diatamente as redes, e seguiram a Jesus. Indo mais adiante, Jesus viu dois irmãos: Tiago e João, fi lhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. E Jesus os chamou. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus.”

Page 6: ENCONTRO COM JESUS EM FAMÍLIA - Diocese de Chapecó/SC

Prim

eira

Sem

ana

- 04

à 10

de m

aio

de 2

020

AtividadeComplete a palavra cruzada, substituindo os símbolos por letras. As palavras encontram-se des-tacadas no texto bíblico.