“encontrão” fecha mês com chave de · pdf file· ei, psiu!...

12
1 www.jornaldogutierrez.com.br - 2516.9192 - 99924.9192 Ano VI - N. 53 - Janeiro 2016 - DISTRIBUIçãO RESIDENCIAL GRATUITA Barroca . Grajaú . Santo Agostinho 12 mil exemplares Encontrãofecha mês com chave de ouro História Imagem recuperada, da década de 1950, mostra bairro interiorano Pág. 6 Moda Veja dicas especiais para curtir a folia com estilo e glamour Pág . 8 Carnaval Morador dá dicas de conduta nos blocos do bairro e região Pág. 3 Pág 7 Após se reencontrarem nas redes sociais, antigos moradores e velhos amigos do bairro resolveram tornar realidade novamente aquela vivência que se perdeu com os caminhos e rumos diferentes da vida. Através de um grupo no Facebook, as gerações de 1970, 1980 e 1990 do Gutierrez marcaram um encontro para reviver os velhos tempos, retomar amizades e brindar uma época de alegria. Pág 6 Muitos conhecerão agora os filhos e até netos de grandes amigos que tinham perdido contato. Alguns moradores estão vindo de outras cidades. O Encontrão, como foi batizado pelos próprios organizadores, promete ser o primeiro de muitos. Saiba tudo sobre o evento na nossa matéria principal, que conta também com raras fotos dos amigos do Gutierrez.

Upload: vodung

Post on 03-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

1

www.jornaldogutierrez.com.br - 2516.9192 - 99924.9192 Ano VI - N. 53 - Janeiro 2016 - DIstrIbuIção rEsIDENCIAL GrAtuItA

barroca . Grajaú . santo Agostinho

12 mil

exemplares

“Encontrão” fecha mês com chave de ouro

História

Imagem recuperada, da década de 1950, mostra bairro interiorano

Pág. 6

Moda

Veja dicas especiais para curtir a folia com estilo e glamour

Pág. 8

Carnaval

Morador dá dicas de conduta nos blocos do bairro e região

Pág. 3

Pág 7

Após se reencontrarem nas redes sociais, antigos moradores e velhos amigos do bairro resolveram tornar realidade novamente aquela vivência que se perdeu com os caminhos e rumos diferentes da vida. Através de um grupo no Facebook, as gerações de 1970, 1980 e 1990 do Gutierrez marcaram um encontro para reviver os velhos tempos, retomar amizades e brindar uma época de alegria.

Pág 6

Muitos conhecerão agora os filhos e até netos de grandes amigos que tinham perdido contato. Alguns moradores estão vindo de outras cidades. o Encontrão, como foi batizado pelos próprios organizadores, promete ser o primeiro de muitos. saiba tudo sobre o evento na nossa matéria principal, que conta também com raras fotos dos amigos do Gutierrez.

Page 2: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

2

Papelaria opusrua André Cavalcanti, 583

Gutierrez CenterPraça L. Gutierrez, 195

Círculo MilitarAv. raja Gabaglia, 350

barroca tênis Cluberua Américo Macedo, 348

Praça Leonardo GutierrezParóquia e banca do Grande

Panificadora romaninarua turqueza, 721 - Prado

boníssima DelicatessenAv. raja Gabaglia - Gutierrez

regional oeste PbHAv. silva Lobo - Grajaú

* bancas, lojas de conveniência e supermercados da região

o Jornal do Gutierrez é uma publicação da: Rodrigo Scapolatempore MachadoCNPJ: 13.563.641/0001-04

[email protected]@jornaldogutierrez.com.br

EXPEDIENtEEditor responsávelrodrigo scapolatempore - Mtb 11.118/MG - JP

Diretora ExecutivaVivian Coelho

Impressãosempre Editora Ltda.

tiragem12.000 exemplares

Distribuição residencial e comercial gratuitaVip bH - (31) 3422.9004

Comercial: (31) 2516.9192 / (31) 99924-9192

www.jornaldogutierrez.com.br

Jornal do Gutierrez

o conteúdo das propagandas aqui veiculadas é de inteira e ex-clusiva responsabilidade dos respectivos autores e anunciantes envolvidos, conforme os artigos 45 e 49 do capítulo IV do Códi-go brasileiro de Autoregulamentação Publicitária. os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.*As fotos sem crédito são de produção própria do jornal, com todos os direitos reservados.

Edição anterior - Dezembro 2015

Pontos fixos de distribuição:

Folia e cidadaniapor rodrigo [email protected]

F alta pouco mais de uma semana e o assunto não po-deria ser outro. O Carnaval de Belo Horizonte vem ganhando corpo, notoriedade e, com o perdão do cl ichê, seu bri lho de volta. A opção por f icar em Beagá (uma cidade outrora fan-tasma neste período) não é só mais a escolha de quem não tem o que fazer ou não quer gastar. Passar o Carnaval em Belô virou até mesmo opção de tur istas que estão fazendo a alegria da rede hoteleira, com previsão de 60% de ocupação no período, certamente um recorde para a cidade no fer iado t ípico.

E com a força das redes sociais e a disposição dos fo-l iões, os bloquinhos vão surgindo de “dentro para fora”, a part i r dos bairros, e se expandem para as avenidas e ruas da nossa Capital . Por aqui , não fal tam opções. Neste sábado mesmo, uma semana antes da “fol ia of ic ial”, já teremos um pré-Carnaval no bairro, na Praça Leonardo Gutierrez, puxado pelo bloco “Não põe no meu”. O dia também será marcado pelo “Encontrão”, uma reunião de moradores de todas as ge-rações organizada por um grupo no Facebook, que promete muita nostalgia e recordações de quem viveu no bairro há um bom tempo e quer rever ant igos amigos.

A nossa opinião em relação à ut i l ização dos espaços pú-bl icos e à real ização de eventos fest ivos locais na rua, como o Carnaval no bairro, é s imples e direta. O Jornal do Gu-t ierrez, como mídia local e defensora dos anseios do mo-rador, apoia, com divulgação independente e espontânea, a real ização dos bloquinhos e demais encontros fest ivos na região. Na sua função midiát ica, também defende que estes eventos sejam real izados com respeito a todos os moradores, idosos e cr ianças, e que o espaço público seja devidamente preservado.

Acreditamos que, com a boa convivência e a comunica-ção em via de mão dupla com os órgãos competentes, como a pol íc ia e Prefeitura, seja possível que a alegria do Carna-val ande lado a lado da cidadania e responsabi l idade social , sempre em consonância com os direi tos do morador. Por isso, nosso pedido é que a consciência no l imite da poluição sonora, no respeito aos horários das festas, no uso correto dos estacionamentos (não parar em garagens) e na não ut i l i -zação das ruas como “banheiro aberto” sejam premissas para que tudo ocorra bem. E que um ótimo Carnaval local seja mais uma vez a marca deste bairro acolhedor!

CArtAs Dos LEItorEs

Fala, Morador!Poluição sonora

o Gutierrez virou, de uns meses para cá, uma terra sem lei no que diz respeito aos carros de reportagem com sons altos e mensagens irritantes que incomodam os moradores o dia inteiro. são carros do comércio local (lojas de roupa, shopping, “sacolões”, produtos alimentícios específicos, etc), além do constante e irritante “carro da pamonha”. Acorda-mos com os sons dos carros e continuamos o dia inteiro com o incômodo deles. Crise à parte, o comércio local, para solu-cionar seus problemas de mercado, utiliza deste artifício ba-rato e transforma o bairro em um espaço de poluição sonora que o torna de qualidade de vida pior. No início deste mês, uma empresa comercial do Grajaú entrou neste “mercado” de sons irritantes. Para o consumidor consciente, este tipo de mensagem o afasta das empresas que o utilizam. Assim, “o tiro sai pela culatra”: a propaganda faz efeito contrário. Nos últimos dias, uma loja que vai fechar as portas insiste para que o consumidor vá rapidamente a ela que está acabando com o estoque com até 60% de descontos. A repetição em prazo prolongado denota que o consumidor não está atendendo à mensagem. A loja, no entanto, insiste em incomodar seu pretenso cliente. Numa cidade grande precisamos de paz e de regras para que as pessoas mal educadas aprendam a conviver socialmente e a preservar os valores da sociabilida-de. Alguns comerciantes do Gutierrez parecem ir em direção contrária, a de atrapalhar a qualidade de vida dos habitantes do bairro. o Jornal do Gutierrez poderia ouvir a população do bairro a respeito e reportar este fato. obrigado.

José Newton Coelho Meneses

sugestão

Prezados, bom dia! Escrevi um texto superinteressante, de utilidade pública sobre as novas lâmpadas LEDs, tecno-logia, unidades de medidas, o que se deve ficar atento na hora da compra, etc, é possível publicá-lo? Caso seja positi-vo, gostaria de receber o e-mail pra eu encaminhar o texto, obrigado!

Marcelo Dias

Envie sua carta, foto, sugestão de matéria ou

reclamação sobre problemas no bairro.

Você faz a notí[email protected]

Igrejinha

sufocada por prédios, a tradicional igrejinha de santa Er-melinda, próximo à Polícia Federal (bairro Gutierrez), em belo Horizonte, torna-se cada vez mais invisível aos olhos de quem passa pelo local. Nossa história está sendo destruída pelo tempo e pelo descaso. As imagens são do dia 21 de janeiro.

Morador preferiu não se identificar

Page 3: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

3

CIDADANIA

o Carnaval está se aproximando e muita folia boa está chegando por aí. Pré-carnavais nos bairros, o clima recente de férias e este tempo de verão contribuem para uma alegria diferenciada na cidade. Neste momento, nos preparamos também para o Encontro de Gerações do bairro Gutierrez que ocorrerá no dia 30 de janeiro às 14h00, com presença do Leo Franklin & banda e o bloco “Não põe no meu”.

Neste espírito de boas energias é bom lembrarmo-nos dos bons modos. A educação aprendida em casa deve ser

Educação Urbana faz bem

aplicada na rua e, para isso, fica este lembrete! Vou elencar aqui alguns pontos, seguindo a sugestão deste tema dada pelo morador João raphael santana:

· seja cordial! Em ambientes muito cheios, pedir ‘licença’, ‘desculpas’ e ‘por favor’ são atitudes que podem evitar situações de conflito, criar um ambiente de respeito e contribuir para que o seu carnaval seja mais tranquilo.

· Aos namorados e beijoqueiros um alerta: existem crianças no local! Para determinadas intimidades procure

Seu bairro tem Carnaval; saiba aproveitar com moderaçãooutro ambiente.

· os banheiros públicos existem sim! Nunca utilize árvores, postes, ou cantos dos prédios para suas necessidades fisiológicas.

· As latas de bebidas devem ser jogadas no lixo. No caso de grupos e blocos que carreguem seu próprio material de consumo, é interessante reservar uma caixa de lixo, a fim de não poluírem os locais por onde passarem.

· Aos que levam seus animais! recolha os excrementos do seu animal (cachorros principalmente) das praças do bairro, dos canteiros de árvores e prédios, e da rua. os donos devem levar sua sacola para recolhê-los. Dessa forma, quando as crianças, adultos e idosos acompanharem os blocos festivos, ficarão despreocupados em pisar em ‘algo’ indesejado.

· Ponto básico: lixo jogado por automóveis na rua! Além das latas mencionadas, uma infinidade de embalagens, papéis e restos de alimento. Em tempos de chuva, garanta que os bueiros não fiquem entupidos.

· Ei, psiu! respeite o horário.

Rua Thompson Flores, 403Gutierrez. 3292.6061

PIZZAPROMOÇÃO ESPECIALMANGABEIRAS

TODOS OS DIAS DA SEMANA

49R$ ,00

CONFIRA OS 17 SABORES

APLICATIVOBAIXE O

E FAÇA SEU PEDIDO!

GIGANTE

3211.1777DELIVERY

WWW.MANGABEIRAS.COM.BR

Quando der a hora de abaixar o volume, continue curtindo, mas com moderação.

· Valorize sua cidade! Aproveite que as festividades de belo Horizonte estão evoluindo e evolua junto! Diversas opções de horários (alguns inclusive antes das 09h da manhã!), estilos musicais (samba, batucada, pop rock, sertanejo), e em locais variados da cidade, facilitam a escolha do cidadão.

Curta em paz, com educação, e seja feliz!

*Danilo Maia (Danilinho)www.danilinhomaia.com.br

Page 4: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

4

IMPostos

o deputado estadual Fred Costa (PEN) apresentou representação ao Ministério Público em face do decreto da Prefeitura de belo Horizonte que requereu, de última hora, que o contribuinte indicasse manualmente pela internet qual imóvel receberia o desconto no pagamento do Imposto Predial e territorial urbano (IPtu), referente ao programa bH Nota 10. A mudança pegou muita gente desprevenida, pois anteriormente o desconto era conferido automaticamente, mas com a publicação do decreto, o prazo de cadastro das notas fiscais, que concedem descontos de até 30% no IPtu, foi limitado. Entretanto, após a denúncia de Fred Costa, o Executivo Municipal recuou e anunciou que estenderá o prazo até o dia 29 de fevereiro.

No início de janeiro, as pessoas começarem a tomar ciência da mudança quando as guias para o pagamento do tributo chegaram, mas sem qualquer desconto. Quando procuraram por esclarecimentos por meio da Central

de Atendimento da Prefeitura, o “bH resolve”, inicialmente, a resposta era a de que o cadastro do imóvel que receberia o abatimento no IPtu esteve disponível no site do programa entre os dias 1º e 30 de novembro, e deveria ter sido feito neste período. ou seja, a PbH alterou o procedimento do programa mas não publicizou o ato administrativo, contrariando o artigo 37 da Constituição Federal.

Fred Costa explica que a Prefeitura não deu o prazo suficiente e que deveria ter dado a devida publicação para que o cidadão tomasse ciência da mudança. “Não foi respeitado o princípio da publicidade na administração pública. A Prefeitura não havia feito a divulgação necessária para que o contribuinte pudesse se programar e realizar o procedimento requisitado para ter o benefício”, disse. o parlamentar apresentou, no dia 11 de janeiro, uma representação diretamente ao promotor Eduardo Nepomuceno, do Ministério Público. Com a ação do deputado, a PbH informou que o contribuinte poderá acessar o site do bH Nota 10

Deputado faz representação no MP sobre o “BH Nota 10”

TIRE UM TEMPINHO E TOME UMA ATITUDE.O QUE VOCÊ FAZ EM 10 MINUTOS? Fica um tempinho a mais na cama, confere seus e-mails, toma um cafezinho, não faz nada? Pois saiba que com 10 minutos por semana você pode fazer um grande bem para você e para todos a sua volta. Você pode eliminar os mosquitos da dengue, que também transmitem chikungunya e zika.

10 MINUTOS POR SEMANA. POR QUÊ?O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se você verificar e eliminar os criadouros uma vez por semana, vai interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. Pneus vazios guardados em locais cobertos, vasilhames, baldes e garrafas sempre de cabeça para baixo, caixa-d’água tampada, piscina tratada. Você já sabe o que fazer. Vamos lá, 10 minutos é muito pouco para um ganho tão grande.

ELIMINE OS FOCOS DO MOSQUITO. FAÇA ISSO POR VOCÊ E POR TODOS A SUA VOLTA. www.saude.mg.gov.br/dengue

até o dia 29 de fevereiro para receber a guia do IPtu com o desconto.

Parlamentar reafirma postura contrária ao aumento de impostos

Esta não foi a primeira vez que o deputado estadual Fred Costa (PEN) travou uma queda de braço contra

a Prefeitura de belo Horizonte para defender o contribuinte de abusos e da majoração de impostos. Em 2009, ainda vereador, condenou, votou e se posicionou contrário ao projeto de lei que propunha aumento de até 150% do IPtu. Em 2014, já como deputado

estadual, Fred Costa moveu uma ação contra o Executivo Municipal, em nome do Partido Ecológico Nacional, e conseguiu uma liminar que impediu o aumento de 20% do Imposto sobre a transmissão de bens Imóveis (ItbI) até

o ano passado.o parlamentar continua

reafirmando a postura contrária ao aumento de impostos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, empenhando esforços contra o

aumento do Imposto sobre serviço de Qualquer Natureza (IssQN) e, na esfera estadual, foi contrário ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMs) e ao aumento do imposto da gasolina.

Page 5: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

5

IDosos

A musculação sempre foi mui-to requisitada por quem deseja ficar em forma para as estações quentes do ano, principalmente no verão. Além do benefício esté-tico, a prática física destinada em força melhora inclusive sua condi-ção cardiovascular.

As vantagens ao se praticar musculação são tão benéficas que também passaram a ser indica-das para idosos. E os benefícios são até mais interessantes que os do chamado “projeto verão”. Para quem já passou dos 60 e quem apresenta doenças cardíacas e artrose, por exemplo, podem ter mais benefícios com a prática de

Musculação: saúde também na terceira idade

levantamento de pesos, duas a três vezes por semana, alternados com treinos aeróbios.

De acordo com Dhanilo Cruz especialista em atividade física adaptada a saúde e consultor do CEPAAsP - Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e servido-res Públicos, um programa regular de fortalecimento não beneficia apenas os idosos mais frágeis. Para o especialista, a musculação aliada aos exercícios aeróbios pode ajudar na redução ou perda dos declínios funcionais associa-dos ao envelhecimento.

“Diversos benefícios estão as-sociados à prática regular da mus-

culação, principalmente à medida que uma pessoa vai envelhecen-do. Para idosos pode ser impres-cindível na redução dos sinais e sintomas de várias doenças e con-dições crônicas, entre eles: artro-se, diabetes, osteoporose, obesi-dade, dor nas costas e depressão”, comenta o educador físico.

Músculos contra a depressão - o treinamento de força, especial-mente em conjunto com o exer-cício aeróbico regular, também pode ter um impacto profundo sobre a saúde mental e emocional de uma pessoa na terceira idade, garante Dhanilo, que também é membro-pesquisador em ativida-de física pela usP.

A população está envelhecen-do, estudos mostram que teremos para 2020, meio bilhão de pesso-as idosas no mundo, por isso, faz--se necessário começarmos a criar bons hábitos alimentares e pratica

regular de atividades. Vale ressal-tar que hábitos diários, como por exemplo: subir escadas; descer do ônibus um ponto antes; andar mais, também contribui para com-bater o “mal do século” sedenta-rismo, que atrelado a outras pato-logias, pode levar a morte.

Diversos especialistas defen-dem a prática da musculação na terceira idade, mas se ainda exis-tem dúvidas, você pode conferir abaixo uma lista de contrapartidas positivas:

1. Garante força e flexibilida-de: pontos fundamentais para manter o idoso confiante nas demandas habituais, tornando-o mais resistente a quedas, uma das maiores preocupações das pesso-as na terceira idade e que, muitas vezes, limitam o idoso, resultando em seu isolamento;

2. Aumenta a densidade ós-sea: a musculação na terceira ida-de pode ajudar a proteger o cor-po contra a osteoporose;

3. Diminui a gordura corporal: aliada a uma dieta balanceada, o treino de força para idosos é im-portante para a manutenção do peso. Este tipo de prática é de bai-xo impacto, o que reduz a proba-bilidade de lesões e fraturas;

4. Combate a dor articular: a musculação na terceira idade pode contribuir para a redução de dores das articulações, como coluna, ombros e joelhos;

5. Ajuda a manter a boa pos-tura corporal: ao treinar a força, é possível notar uma melhora na postura, já que com o avanço da idade, o sistema muscular esque-lético vai perdendo a sua tonici-dade;

6. Afasta sintomas de doenças crônicas: a musculação na terceira idade contribui na redução – em alguns casos, dos sintomas de de-pressão, entre outros males. Isso se deve a elevação dos níveis de serotonina, melhoria da freqüên-cia cardíaca e da pressão arterial;

8. Mantém a autoestima: em alguns casos, melhorar o condi-cionamento físico pode contri-buir para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia, o que influencia em uma melhor qualida-de de vida.

Mas Dhanilo Cruz alerta para os cuidados que devemos ter na hora de iniciar um programa de ativida-des ou exercícios. “Lembre-se sem-pre que, antes de começar a prática da musculação na terceira idade é preciso uma avaliação médica e o acompanhamento de um profissio-nal de educação física. A avaliação física também é extremamente im-portante no processo de inserção do idoso na academia, pois um bom profissional pode criar um cronograma de treinos para o ob-jetivo e segundo as limitações de cada pessoa”, finaliza o especialista.

MATRÍCULAS

ABERTASDESCONTOS ESPECIAIS

NOVOS

PARADIGMAS

DA EDUCAÇÃO

(L D B N)

CONHEÇA NOSSA

PROPOSTA

PEDAGÓGICA

AGENDE

UMA VISITA

NOVA SEDE NO GUTIERREZ

RUA ALMIRANTE ALEXANDRINO, 470

GUTIERREZ - CEP: 30441-082

FONE 2535-3714

Aproveitamento de Estudos

Progressão Parcial

Reclassificação

Aceleração

Avanço

- Turmas com nº reduzido de alunos

- Flexibilidade quanto a faixa etária

- Atendimento individualizado

- Respeito às diversidades

O C.E.R TEM UM OLHAR INOVADOR E

INCLUSIVE SOBRE A EDUCAÇÃO.

Treino de força melhora até a condição cardiovascular de quem já passou dos 60 anos

Page 6: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

6

HIstÓrIA

Imagem antiga mostra bairro interiorianoEsta foto, da década de 1950, “é uma vista a

partir do Clube barroca, olhando para o Gutier-rez/Grajaú. A rua mostrada na foto é a Almiran-te tamandaré, e as duas primeiras casas ainda existem. o prédio de três andares próximo à esquina fica na rua Almirante Alexandrino”, diz a legenda da imagem histórica coletada no en-dereço virtual bhnostalgia.blogspot.com.br.

Pedimos aos moradores mais antigos que enviem fotos históricas do bairro e região e nos mandem para [email protected] ou nas nossas redes sociais (Facebook e Insta-gram Jornal do Gutierrez) junto com local e data da foto. sua imagem pode ser publicada na pró-xima edição e ficar registrada no jornal do seu bairro. Não se esqueça de enviar seu nome com-pleto para que identifiquemos no crédito, bem como algumas informações adicionais sobre o período ou motivação da imagem.

Page 7: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

7

Moradores marcam Encontrão no bairroTrês gerações vão se confraternizar e relembrar velhos tempos com presença de amigos e familiares

EVENto

A Respirar Pilates agora oferece Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia!

Terapia Ocupacional - Luiza LisbôaPrevenindo e reabilitando problemas motores, cognitivos e emocionais. (31)99902.4776Fonoaudiologia - Marcela NevesComunicaçãoSaúde auditiva (Aparelhos Auditivos Starkey)(31) 98891.6222Psicologia - Jade Horta(31)99785.3981

- Aos sábados teremos oficinas e palestras

Av. Afonso XIII, 558 Lj. 1 - Gutierrez

A força das redes sociais não para de nos surpreender com sua a capacidade de juntar pesso-as com determinados interesses e proporcionar o reencontro de antigas amizades. No grupo do Facebook (Gutierrez), muitos mo-radores antigos, alguns que nem moram mais por aqui, passaram

a conviver novamente com ve-lhos conhecidos, cujos contatos e proximidade foram se perdendo durante a vida. Muitos não moram nem mesmo em belo Horizonte mais e alguns até mesmo estão fora do brasil.

Mas o grupo foi como uma onda, uma bola de neve. uma teia

que foi aos poucos costurando novamente velhas parcerias. o resultado? Fotos compartilhadas, notícias sobre antigos amigos, res-gate de antigas amizades e, agora, o grande reencontro, confirmado para dia 30 de janeiro, sábado, a partir de 12h. Como não poderia ser diferente, o Encontrão, como estão chamando eles próprios, vai ocorrer na Praça Leornardo Gu-tierrez. o evento ganhou tantos adeptos que terá até música ao vivo, com a Leo Franklin & banda, de rock nacional.

o morador Valdez Camar-gos, muito conhecido no bairro, é o principal organizador da iniciati-va e espera que o Encontrão seja o primeiro de muitos. “Queremos encontrar os antigos amigos e também fazer esta confraterniza-ção em homenagem àqueles que já se foram. Vai ser emocionante. todas as gerações estão convida-das”, afirma.

Para o jovem morador Dani-lo Maia, um dos mais influentes da região, a ideia só traz benefícios

ao bairro. “É uma forma de resga-tar nossa história, manter viva as tradições e brindar o que temos de melhor, que são as pessoas que fizeram deste bairro o que é hoje”.

GrupoApenas no grupo, são quase

600 pessoas, entre antigos e atu-ais moradores, de três gerações que vão se juntar pela primeira vez em um dia cheio de surpresas e reencontros, com a presença das famílias de todos. uma das pecu-liaridades do grupo é que os mo-radores antigos abriram seu “baú” de fotos para postar na plataforma digital. Assim, várias pessoas mar-cadas nas fotos conseguiram reen-contrar antigos conhecidos e a in-teração foi ganhando força. Hoje, nas próprias conversas dos parti-cipantes é possível notar grande surpresa, saudosismo e alegria no encontro de pessoas que não mais esperavam ver.

Pré-CarnavalNo mesmo dia, que coinci-

diu com o Pré-Carnaval no bairro, o tradicional bloco “Não põe no meu” também se apresentará na Praça Leonardo Gutierrez. A junção das duas iniciativas trouxe ainda

mais expectativa para o dia festivo, isso porque muitos dos próprios componentes do grupo do Encon-trão também fazem parte do bloco. A expectativa é de no mínimo uma circulação de duas mil pessoas na pracinha durante o dia. A previsão é que os eventos se encerrem an-tes das 22h e sejam respeitadas todas as normas de conduta e uti-lização do espaço público.

Com objetivo de divulgar ainda mais estes encontros que partem dos moradores, o Jornal do Gutierrez faz questão de apoiar com o máximo de divulgação e informa a todos da região sobre dia festivo em nossas redes sociais. Mais infor-mações você encontra também no Facebook (Grupo Gutierrez).

Antigos moradores, a turma da “máfia da padaria“ mantém até hoje forte vínculo

Grupo de amigos do Gutierrez em comemoração festiva na década de 1990

Page 8: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

8

MoDA

por Vivian Coelho

Folia perto de casa!

espacogourmetvaledosol.blogspot.com

Salada de Parma e Figo

GAstroNoMIA

Categoria: EntradaTempo de preparo: 15 minRendimento: 4 porções

Ingredientes:400g de presunto de Parma (ou presunto cru) fatiado4 figos frescos inteiros200g de mussarela de búfala ou ricota fresca100g de tomate cereja8 folhas de alface americana6 folhas de radicchiorúcula a gostosal, pimenta do reino, vinagre e limão à gosto.

Preparo:rasgue todas as folhas em um

bowl fundo e misture os tomates e o queijo cortados em peque-nos pedaços. tempere com sal, pimenta do reino, vinagre e limão siciliano logo antes de servir. Dis-tribua o mix em pratos individuais e disponha o presunto cru leve-mente desfiado por cima, com triângulos de figo fresco e madu-ro. se desejar, acrescente vinagre balsâmico.

O momento do país não é favorável, mas a folia “canta” mais forte neste período. É hora de carnavalizar e o seu bairro também entra nesta onda de serpentina e confeti. Não é preciso mais ir tão longe para vivenciar os bloquinhos de rua. Interior? Que nada. A festa também está aqui, e você pode ir a pé. Mas, você já sabe, não dá pra errar no figurino, mesmo que a data permita ousadias. Com os termômetros provavelmente nas alturas, BH, e a nossa região, agora tem um carnaval animado, com muitos bloquinhos e foliões. Seja qual for sua opção, a questão é: o que vestir nessa época que tudo é permitido? Cores, flores, glitters, acessórios e muito make up. Dá uma olhada nessas diquinhas e curta a folia!

*Minha primeira tip é se jogaaar mesmo! É tão bacana curtir a folia com criatividade. Que tal usar todas as cores da paleta de sombras e fazer um make digno de Marquês de sapucaí? Pra quem é mais tímida, vale um delineado gatinho dourado e um batom rosa elétrico!

*Agora é a hora dos acessórios! Esses não podem faltar em

(31) 8895.6731

hipótese alguma! Flores no cabelo, máscaras venezianas, tiaras, plumas, pulceirismo, anelismo, maxi colares… todos muito bem vindos! Claro que com

bom senso, né? Agora, se a ideia é se fantasiar mesmo, misture vários elementos e voilá, guapa!!

*Quanto aos sapatos, melhor esconter os saltos, ok? Agora é a hora de abusar das rasteirinhas, a missão do feriadão é curtir muito e poupar os pézinhos (na medida do possível, claro!).

*As roupas tem que ser

em primeiro lugar leves e confortáveis. Aposte em um macaquinho bem alegre ou shorts-saia larguinhos com maiô (top trend).

Page 9: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

9

Não dá pra segurar a marcha do carnaval de BH!

Henrique Eduardo AraújoArquiteto urbanista

Mestrando na [email protected]

oPINIão

No último dia 11 de janeiro, o prefeito de belo Horizonte, Márcio Larcerda, decretou a proibição de caixas de isopor, grelhas e assadeiras em locais públicos, inclusive a utilização desses equipamentos em veículos estacionados. Com essa medida, na véspera do Carnaval, as autoridades nos fazem pensar que querem acabar com a alegria dos foliões de belo Horizonte, cujo carnaval vem crescendo e ficando cada vez mais animado nos últimos anos. No Gutierrez, por exemplo, blocos formados

intervenções da polícia no caso de foliões que extrapolem o bom senso e o espírito da festa.

Mário Lúcio Quintão, professor de Direito Constitucional e representante da oAb, questiona a ação municipal, pois ao que parece tenta utilizar de atribuição do legislativo, ou seja, seria papel dos vereadores decidirem sobre o assunto. Mário também criticou: “tem que ter um controle sanitário. Mas aí você observa melhor e o que está se fazendo é medida discriminatória, porque não é atividade comercial que está sendo exercida, não é regulamentar vendedores de cachorro quente e espetinho. o que querem é proibir que pessoas que não têm condições econômicas façam improvisação. É uma medida discriminatória, não é racional”, opina.

Esperamos que o erro seja reconhecido e que voltem atrás na decisão, afinal de contas, a ditadura militar já acabou e não é sensato amedrontar os cidadãos com ameaças de intervenções policiais e de multas. A prefeitura vem consistentemente promovendo

ações antiurbanas e antissociais, ao reprimir a utilização livre de espaços públicos, ao querer privatizar os parques urbanos, ao esconder rios e córregos por debaixo do concreto, ao praticar uma das tarifas mais elevadas do transporte coletivo, ao construir viadutos inúteis e etc.

o carnaval é um grande símbolo das lutas a favor da cidade e da cidadania, pois há forte apelo político nos blocos envolvidos com a festa. belo Horizonte está vendo uma mudança expressiva na história da cidade, pequenas ações estão tomando gradativamente grandes proporções, e a prefeitura não deve marchar na contra mão.

por moradores trazem alegria às ruas do bairro e em seus pontos principais, como a Pracinha.

Ao atrapalhar a logística de alimentação e celebração etílica dos foliões, tira-se do cidadão um direito garantido pela Constituição, o direito ao lazer. É sabido que as festas tradicionais são marcantes para cada cultura, vale citar a oktuberfest na tradição alemã e o “Mardi Gras” nos Estados unidos. se disserem que esse decreto é assunto de segurança pública, desminto, pois já há legislação que permite

Page 10: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

10

Vereadores debatem melhorias para a foliaCAPItAL

Acompanhando a evolução crescente do Carnaval em belo Horizonte, que este ano acontece entre os dias 5 e 10 de fevereiro, a Câmara Municipal abriu o debate, ainda em 2015, com blocos carnavalescos, prefeitura, Polícia Militar, Empresa Municipal de turismo de belo Horizonte (belotur), Associação brasileira de bares e restaurantes (Abrasel) e população em geral. Duas audiências públicas e diversos pronunciamentos em Plenário, avaliaram pontos negativos do evento no ano passado e propuseram melhorias para a festa na cidade.

As atrações na região da savassi estiveram em debate em audiência pública nodia 17 de dezembro, realizada pela Comissão de Educação, Ciência, tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e turismo. o vereador Léo burguês de Castro (PsL), requerente da reunião, afirmou que o setor de bares e restaurantes ficou satisfeito com a garantia da belotur de que, em 2016, a PbH não levará grandes palcos para a região. o compromisso de que os proprietários de estabelecimentos comerciais poderão vender comidas e bebidas para além do espaço ocupado por seus imóveis também atendeu ao pleito da Associação brasileira de bares e restaurantes (Abrasel).

Na reunião, burguês propôs que a savassi seja cercada no

carnaval, para aumentar a sensação de segurança dos foliões e a Polícia Militar defendeu a instalação de grades para a entrada e saída de pessoas na região. A belotur afirmou que a intenção da PbH é proibir o trânsito de veículos na savassi durante as festividades do Carnaval, de modo a garantir, também, a segurança. Na ocasião, a prefeitura informou que aumentaria o número de banheiros químicos e que não haveria cordas para isolar os blocos que percorrerão as ruas da cidade. Quanto aos ambulantes, a PbH afirmou que eles atendem à demanda dos foliões durante o percurso dos blocos, mas que a orientação da belotur era que eles fossem cadastrados.

Demandas dos blocosA mesma comissão, em

debate anterior realizado em 19 de novembro, a pedido do vereador Gilson reis (PCdob), examinou documento enviado pela prefeitura com resumo de ações e gastos com o carnaval de 2015.

representantes de blocos carnavalescos destacaram que a PbH vem tentando privatizar os espaços da capital e se apropriar dos movimentos carnavalescos populares, adotando uma postura mercadológica, por meio da belotur. Questionaram, ainda, o papel da Polícia Militar, defendendo o seu desarmamento durante o

evento. Ponderaram que o carnaval de rua tem que receber mais recursos, apontando problemas relativos a estacionamento, transporte público e limpeza urbana, manifestando, também, a necessidade de se ampliar o debate com o governo do Estado. outra crítica apresentada pelos representantes de blocos foi que o Carnaval de bH é elitista e não inclui a periferia. o vereador Gilson reis sugeriu a criação de uma comissão para discutir o carnaval de belo Horizonte, com a participação dos blocos carnavalescos, tendo por objetivo a criação de um fórum permanente na Câmara Municipal.

*Informações da Comunicação Social da Câmara dos Vereadores

SEJA VOCÊQUEM FOR, NÓSTRABALHAMOS

MUITO POR VOCÊ.

Veja mais no nosso Portal: almg.gov.br

A Assembleia Legislativa se empenhou muito para superar os desa� os de 2015. No palco da democracia, o bom embate de ideias foi fundamental para enfrentar a crise

econômica, aprimorar o gerenciamento dos gastos no Parlamento e melhorar a vida dos mineiros.

Page 11: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

(31) 9927.4081

Dia 23/01, a partir das 9 horas, nas Unidades de Educação InfantilDesconto válido apenas para alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental.

*Destinado a crianças de 1 a 6 anos.

Faça sua inscrição e aproveite essa chance.

MAIS INFORMAÇÕES: www.coleguium.com.br 3490-5000

Page 12: “Encontrão” fecha mês com chave de · PDF file· Ei, psiu! espeite o horário. r Rua Thompson Flores, 403 Gutierrez. 3292.6061 PIZZA PROMOÇÃO ESPECIAL MANGABEIRAS TODOS OS

12

o futebol brasileiro passa por um momento complicado, principalmente quando o assunto é contratação. A exceção talvez seja o Palmeiras, que trouxe um grande número de atletas e abriu os cofres para contratar. os demais clubes trouxeram no máximo cinco jogadores e na maioria deles sem gastar qualquer quantia. Agora, existe um vilão que tem desmontado ainda mais as equipes nacionais: o futebol chinês.

se enumerarmos o nome dos atletas e treinadores de um ano para cá, acredito que teremos mais de cinquenta. E o pior: quando os

chineses cismam de contratar eles vão até o final, sem medir esforços. E é impossível recusar.

o exemplo mais recente é o Corinthians, último campeão brasileiro, e que teve toda a base da equipe desmontada. Gil, ralf, Jadson e renato Augusto eram todos titulares e de um dia para o outro foram embora atrás ta tão sonhada independência financeira. E o mais curioso é que apesar de “sumirem” do mapa, os jogadores não pensam nem duas vezes, uma vez que os salários ultrapassam a casa de r$ 1 milhão mensais. Mas, será que eles estão certos? o que

O novo vilão do BrasilFutEboL

Paulo AzeredoJornalista Esportivo

tV Horizonte e rádio 98 FMwww.pauloazeredo.com.br

CurtAs

Suspeito de assassinar sargento da PMno Gutierrez é preso pela segunda vezFoi detido na noite do dia 21 de janeiro, uma quinta-feira, um rapaz de 31 anos, conhecido como betinho, suspeito de matar o sargento Fá-bio tadeu da Cunha, um dos responsáveis pela escolta ex-governador Alberto Pinto Coelho. A prisão ocorreu na região Central de belo Ho-rizonte. Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes (Ceflan 2).o curioso é que o suspeito já teria sido apresentado pela Polícia Civil em setembro de 2015, pelo mesmo crime. segundo autoridades po-liciais, o inquérito foi concluído e, em seguida, o delegado responsável pelo caso na época encaminhou para a Justiça de Minas um pedido de prisão preventiva, já que a prisão do suspeito era temporária. Por não ter sido expedida antes de findar o prazo da prisão temporária, betinho foi liberado. o tribunal de Justiça de Minas Gerais ainda não se manifestou.roberto Carlos Nunes de souza esteve detido em 2015, entre os dias 24 de agosto e 22 de setembro, no Presídio são Joaquim de bi-cas. Conforme a secretaria de Estado de Defesa social (sEDs), ele foi liberado mediante Alvará de soltura concedido pela Justiça.

Foto Reprodução

“ E quando os chineses cismam... ”

fazer para que isso não aconteça?Carreira curtaNão vou entrar no mérito de

estarem certos ou errados, mas a vida de jogador de futebol tem prazo de validade. sendo assim, propostas milionárias devem ser, com certeza, muito bem avaliadas. Porém, resta saber qual é o objetivo do jogador: ganhar dinheiro apenas? Jogar na Europa? Chegar à seleção? Firmar-se em um mercado que o trará outras perspectivas? Colocando tudo na balança, a escolha deve ser feita. E não é fácil.

o que a China representa hoje no futebol brasileiro, o Japão já representou nos Anos 90. Zico, Alcindo, bismark e companhia foram os responsáveis na época. A diferença é que agora no futebol chinês eles buscam o que há de melhor e concorrem pau a pau com o futebol europeu. Vejamos até quando...

PAGUE o SEU IPTU em dia para o trabalho avançar.

pbh.gov.br

VIGILÂNCIA EM TODAS AS ESTAÇÕES DO MOVE DE BHnão para de trabalhar por você.

ESCOLA INTEGRADA EM TODAS AS ESCOLAS DA PREFEITURA

DUAS NOVAS UPAS ENTREGUES EM 2015ABERTURA DO SETOR DE URGÊNCIA

DO GRANDE HOSPITAL DO BARREIRO MAIS DE 120 UMEIS FUNCIONANDO EM TODA A CIDADE

Com os recursos do IPTU, a Prefeitura está transformando Belo Horizonte. Passo a passo, os serviços prestados para a população ganhammais qualidade. Por isso é tão importante fazer a sua parte: pague o seu IPTU em dia e ajude a construir a melhor capital do Brasil.

É VOCÊ QUEM FAZ A MAIOR TRANSFORMAÇÃO DE BH.

CrimeNa ocasião, o sargento foi atingido na barriga. Cunha foi abordado pelos criminosos, após deixar o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP) na sede do Partido Progressista. De acordo com a PM, os criminosos anunciaram o as-salto quando o militar estava em um imóvel localizado no cruzamento entre as ruas Almirante Alexandrino com Herculano de Freitas no veículo oficial.À época, imagens das câmeras de segurança divulgadas pela PM mos-traram o momento em que o militar foi abordado. No vídeo, o sargento se encontra dentro de uma casa e pega um objeto no parta malas do veículo. A seguir, aparece um indivíduo e anuncia o assalto. Fábio en-tra em luta corporal com o homem e os dois caem no chão. outro pro-vável suspeito entra no local e pega a arma da vítima, que cai no chão.