aconteceu - construtorasantanna.com.brconstrutorasantanna.com.br/psiu/11.pdf · benefÍcios do...

4
PROGRAMA SANT’ANNA DE INFORMAÇÃO UNIFICADA BOLETIM INFORMATIVO SANT’ANNA ANO 2 | NÚMERO 11 JUNHO DE 2013 Foto: SESMT da Obra Colaboradores envolvidos na atividade de trabalho em altura na obra 252* participaram do treinamento teórico e prático, em conformidade com a NR-35. O treinamento foi coordenado por Débora Guimarães (engenheira de segurança do trabalho), Márcia do Vale e Elinaldo Souza (técnicos de segurança do trabalho). Algumas informações sobre a NR-35. Colaboradores recebem treinamento para as atividades de trabalho em altura. 252 aconteceu Colaboradores mostram os certificados de conclusão do treinamento sobre Trabalho em Alturas. O trabalho em altura é toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior e que possua risco de queda.  A NR-35 (Trabalho em Altura) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, abrangendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A principal obrigação do empregador prevista na NR-35 é de implementar, em sua empresa, a gestão do trabalho em altura, envolvendo o planejamento e a adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências das quedas de altura. O SESMT* da obra 254* realizou mais uma Campanha de Vacinação dos colaboradores, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata (MG). Durante os dois dias da programação, 88 colaboradores foram vacinados e colocaram em dia o seu cartão. Foram disponibilizadas vacinas contra hepatite B, febre amarela, triviral e dupla tetânica. Parabéns a todos pelo sucesso dessa campanha! 254 Campanha de Vacinação “Seja cuidadoso com a sua saúde, fique atendo às datas das vacinas e mantenha seu cartão em dia!” Colaboradores da Carpintaria, Inivaldo da Silva, João Francisco e Valdir Gonçalves de Oliveira exibem os cartões de vacina atualizados. A Secretaria de Saúde de Lagoa da Prata disponibilizou as vacinas de hepatite B, febre amarela, triviral e dupla tetânica. 88 colaboradores foram vacinados. Podemos destacar como exemplos de gestão de trabalho em altura: análise de risco da atividade, treinamentos, exames médicos específicos, uso de EPI´s adequados ao risco. Por parte dos trabalhadores, a principal obrigação é colaborar para que as aplicações das medidas sejam eficazes.

Upload: lytu

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA SANT’ANNA DE INFORMAÇÃO UNIFICADA

BOLETIM INFORMATIVOSANT’ANNA

ANO 2 | NÚMERO 11JUNHO DE 2013

Foto

: SES

MT

da O

bra

Colaboradores envolvidos na atividade de trabalho em altura na obra 252* participaram do treinamento teórico e prático, em conformidade com a NR-35.

O treinamento foi coordenado por Débora Guimarães (engenheira de segurança do trabalho), Márcia do Vale e Elinaldo Souza (técnicos de segurança do trabalho).

Algumas informações sobre a NR-35.

Colaboradores recebem treinamento para as atividades de trabalho em altura.

252 aconteceu

Colaboradores mostram os certificados de conclusão do treinamento sobre Trabalho em Alturas.

O trabalho em altura é toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior e

que possua risco de queda.  

A NR-35 (Trabalho em Altura) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, abrangendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir

a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A principal obrigação do empregador prevista na NR-35 é

de implementar, em sua empresa, a gestão do trabalho em altura, envolvendo o planejamento e a

adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as

consequências das quedas de altura.

O SESMT* da obra 254* realizou mais uma Campanha de Vacinação dos colaboradores, em parceria com a

Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata (MG). Durante os dois dias da programação, 88 colaboradores

foram vacinados e colocaram em dia o seu cartão. Foram disponibilizadas vacinas contra hepatite B, febre

amarela, triviral e dupla tetânica.

Parabéns a todos pelo sucesso dessa campanha!

254Campanha de Vacinação

“Seja cuidadoso com a sua saúde, fique atendo às datas das vacinas e mantenha seu cartão em dia!”

Colaboradores da Carpintaria, Inivaldo da Silva, João Francisco e

Valdir Gonçalves de Oliveira exibem os cartões de vacina atualizados.

A Secretaria de Saúde de Lagoa da Prata

disponibilizou as vacinas de hepatite B,

febre amarela, triviral e dupla tetânica.

88 colaboradores foram vacinados.

Podemos destacar como exemplos de gestão de

trabalho em altura: análise de risco da atividade, treinamentos, exames

médicos específicos, uso de EPI´s adequados ao risco.

Por parte dos trabalhadores, a principal obrigação é colaborar para que as

aplicações das medidas sejam eficazes.

254

Este ano, estão sendo comemorados os 60 anos da Construtora Sant’Anna. Uma história bonita, fundamentada em esperança, coragem e disposição.

Esperança de estruturar uma empresa que pudesse ajudar a nação a construir um amanhã melhor para todos. Coragem para superar os desafios e ficar cada vez mais forte. Disposição para alinhar o trabalho com o comprometimento junto às famílias, às empresas, à sociedade e ao meio ambiente em que se inserem e, assim, fazê-los andar de mãos dadas com o mesmo objetivo.

A esperança, que nasceu há seis décadas, naquele pequeno escritório de pouco mais de 20 metros quadrados localizado no centro de Belo Horizonte, permanece firme e renovada a cada dia. Os desafios estão sempre presentes e são superados com força, alegria e com o respaldo das inovações e novas tecnologias; do empenho e do trabalho sério; da ética e do respeito a todos os colaboradores; do compromisso com os clientes. Tudo isso, aliado ao conhecimento e à experiência adquiridos durante essa longa estrada, fundamentou o nosso sucesso.

Todo esse trabalho rendeu grandes frutos, multiplicou-se e transformou-se em um grupo sólido, com empresas que atuam nas áreas de construção pesada e mineração, fresagem e reciclagem de pavimentos, locação de equipamentos para obras de infraestrutura e comboios de lubrificação e abastecimento, autoarmazenamento (self-storage) e logística. Empresas que atuam em mercados diferentes, mas com um único corpo e uma sinergia própria: Este é o Grupo Sant’Anna!

Hoje, consolida-se a disposição para contribuir ainda mais para as próximas gerações, deixando para elas o nosso maior legado: Os princípios e valores que sempre nortearam as nossas relações.

E, para visualizar o futuro, há que se olhar para o passado. Através de qualquer análise, pode-se perceber a Mão de Deus guiando a nossa equipe para que a transparência nos relacionamentos estivesse e esteja sempre presente, constituindo a nossa principal ferramenta, que possibilitou e possibilita, a cada dia, a conquista e fidelização do nosso maior patrimônio...

Você!

Obrigado por fazer parte desta história.

E que venham os próximos 60 anos...

editorial

Sant’Anna, 60 anos.Uma bela história edificada no relacionamento, na ética e na qualidade.

Marcos Sant’AnnaPresidente

Segure sua vida, proteja suas mãos!Durante os dias 22 a 26 de abril, a equipe da obra 254*, coordenada pela Técnica de Segurança Maria Helena Ferreira e a Auxiliar Técnica de Engenharia Amanda Faria, promoveu a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Confira a programação e algumas dicas de prevenção que marcaram o período da SIPAT.

MÃOS

Considerada “instrumento” de trabalho, a mão é o membro mais vulnerável a acidentes.

Dentre os principais fatores que causam acidentes com as mãos, podemos citar: equipamentos defeituosos, superfícies rotativas, adornos, roupas largas, ferramentas manuais e elétricas, superfícies quentes, contato com produto químico.

ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO:

Todas as partes móveis e rotativas devem estar devidamente protegidas com, por exemplo: telas, grades e cadeados. Mas atenção! Estes dispositivos nunca podem ser removidos;

Evite qualquer contato com temperaturas extremas e/ou agentes químicos; se não puder eliminar o risco, luvas especiais deverão ser utilizadas;

Anéis, pulseiras e relógios devem ser retirados antes do inicio da atividade, pois podem causar sérios ferimentos. Ao iniciar a atividade, remova TODOS esses objetos;

Mantenha as ferramentas protegidas quando não estiverem em uso;

Utilize o EPI adequado à atividade em execução;

Sigam as instruções de trabalho e as orientações do SESMT.

254

ATENÇÃO PEDESTRES:

Na travessia – use sempre a faixa de segurança para travessia de pedestres. Em rodovias, utilize sempre as passarelas.

Na calçada – ande sempre perto das edificações. À beira da calçada, em caso de acidente, você pode ser atingido por veículos envolvidos na ocorrência.

DST

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS:

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por relações sexuais com uma pessoa que esteja infectada.

Um grande perigo é que algumas DST podem não apresentar sintomas por um longo tempo, tanto no homem quanto na mulher.

Quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, essas doenças podem evoluir para complicações graves, como infertilidade, câncer ou até provocar a morte.

Usar camisinha em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV.

DENGUE

A melhor forma de evitar a dengue é evitar o nascimento do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti). A regra básica é eliminar o acúmulo de água, principalmente, limpa e parada.

Então, a dica é manter recipientes como caixas d’água, tanques e cisternas devidamente fechados. Não deixe água parada em locais como vidros, potes, vasos de plantas, pneus, panelas, calhas de telhados, folhas de plantas ou buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva possa ser coletada ou armazenada.

A equipe administrativa do escritório central assistiu à palestra: ‘’Ação Inte-grada nos Grandes Corredores – Co-leta Seletiva’’, ministrada por Antônio Marcos, especialista em coleta sele-tiva da Prefeitura de Belo Horizonte.

A Coleta Seletiva é o recolhimen-to diferenciado de materiais previa-mente separados, para que possam ser reciclados e utilizados como ma-téria-prima de um produto, que se-riam descartados ou considerados lixo. Os principais materiais reciclá-veis são: papel, metal, plástico e vi-dro.

Faça a sua parte e ajude a preservar a vida e o meio ambiente.

MEIO AMBIENTE

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE ESGOTO:

ATENÇÃO MOTORISTA: CINTO DE SEGURANÇA É OBRIGATÓRIO!

Não coloque sua vida em risco. Faça com que o procedimento de colocar o cinto de segurança se torne automático, assim que você entrar no carro. Isso pode salvar a sua vida.

NÃO UTILIZE CELULAR QUANDO ESTIVER AO VOLANTE.

É proibido usar telefone celular enquanto você dirige. Quando o seu telefone tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular prejudica a concentração e pode provocar acidentes graves.

Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

Atenção: O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Evita a poluição de córregos, lagoas, rios e preserva o meio ambiente;

Melhora a qualidade de vida da população;

Diminui o surgimento de doenças ligadas à ausência de tratamento de esgoto;

Diminui as infestações de vetores de doença.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Palestra sobre coleta seletiva ajuda a conscientização.

escritório central

PROGRAMA SANT’ANNA DE INFORMAÇÃO UNIFICADA

DDS: Diálogo Diário de Segurança | DST: Doenças Sexualmente Transmissíveis | SESMT: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho | SSO: Saúde e Segurança do Trabalho | SSMAQ: Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade | CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes | SIPAT: Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho | Obra 252: Mineração Rio do Norte . MRN . Porto de Trombetas . Oriximiná . Pará | Obra 254: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba . CODEVASF . Lagoa da Prata . MG

Legendas:

Dia mundial da Segurança no Trabalho.

No dia 28 de abril de 1969, uma ex-plosão em uma mina no estado nor-te-americano da Virgínia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) ins-tituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia, o mundo inteiro celebra eventos para promover a conscienti-zação dos trabalhadores e emprega-dores quanto aos riscos de acidentes no trabalho.

De acordo com a OIT, anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhado-res são vítimas de acidentes de tra-balho em todo o mundo. Os dados estatísticos no Brasil estão disponí-veis no site da Previdência Social.

Acidentes de trabalho, uma triste realidade no Brasil.

Segundo dados dos registros da Co-municação de Acidente de Traba-lho (CAT), no Brasil, somente no ano passado, 2.717 trabalhadores perde-ram a vida em serviço. Números da Previdência Social demonstram que, em 2011, foram registrados 711.164 acidentes de trabalho, sendo que 2.884 resultaram em morte. 

Em esfera mundial, o Brasil é o quar-to colocado em número de aciden-tes fatais do trabalho. De acordo com o governo, é registrada, no país, cerca de uma morte a cada 3,5 horas de jornada diária, e são gastos mais de R$ 14 bilhões por ano com aci-dentes de trabalho.

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/26/acoes-marcam-o-dia-mundial-da-seguranca-e-saude-no-trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho28 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.

O tempo parece passar cada vez mais rápido em meio a uma rotina repleta de afazeres. Nesse ritmo, muitas vezes as pessoas se veem acometidas de ansiedade, insegurança, fadiga, estresse. Consequentemente, tornam-se mais insensíveis, desconfiadas, ou mesmo agressivas. Um dos possíveis resultados de tudo isso é a falência dos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Os relacionamentos podem ser imaginados como uma rede cujos nós se formam com pouco ou muito tempo, e são menos ou mais fortes. No ambiente de trabalho, é necessário que eles sejam embasados no respeito e na cooperação. Quando isso não acontece, eles se enfraquecem e o nós se transforma em eu: o meu cargo, os meus compromissos, as minhas metas. Todavia, uma organização não é feita de indivíduos isolados. Ela é composta de várias equipes que geram resultado ao se relacionarem, funcionando como um sistema integrado. O eu torna-se um corpo estranho ao sistema e perde a razão de existir.

Há quatro séculos, o poeta John Donne disse que “nenhum homem é uma ilha”. Hoje, em um mundo globalizado, regido por conexões, a afirmativa é ainda mais fidedigna à realidade. O contato com o outro possibilita ao indivíduo se conhecer e compreender o mundo que o cerca. Os relacionamentos saudáveis proporcionam vínculo e contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Considerando que, independentemente do tempo e dos nossos afazeres, somos responsáveis por tecer e manter a própria rede, resta indagar: como você tem cuidado da sua?

Ninguém é uma ilha...

Mariene do ValeAnalista de RH ex

pedie

nte

PSIU | Programa Sant’Anna de

Informação Unificada

Expediente:

Presidente:

Marcos Sant’Anna

Diretor superintendente:

Bruno Santana

Diretor de operações:

José Eustáquio de Faria Júnior

Redação e fotografia:

Karla Dias [Analista de Informações]

Redação [conteúdos técnicos]:

Paula Greiner [coord. de SSO] e Paulo

André [coord. de Qualidade]

Redação Final e edição de imagens:

Gerson Fragoso Patrício [Assessor de

Marketing]

Layout e editoração:

Neo Comunicação e Marketing

Revisão: Fátima Caldas

Impressão: R e C Gráfica

Participe do nosso informativo.Mande suas críticas, elogios e sugestões para

[email protected]