encarte posse da reitoria 2014-2017

4
Reitoria toma posse com foco no Horizonte 60 A Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi empossada no dia 7 de outubro, em solenidade presidida pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Wa- shington Cruz, no Plenário da Reitoria. Na gestão, para o período 2013/2017, o professor Wolmir Amado caminha para o segundo mandato como reitor da universidade pontifícia, reafirmando as metas e desafios a serem cumpridos nos próximos anos, sob a ênfase da sustentabilidade financeira, da internacionalização e do Projeto Excelência PUC. “Tivemos um avanço importante e agora fazemos uma relei- tura à luz do Projeto Horizonte 60: projetamos a universidade para que ela caminhe até 2019, rumo ao jubileu de diamante, com grandes metas quantitativas e qualitativas”, pontuou o reitor Wolmir. A professora Milca Severino, atual coordenadora do Mestrado de Atenção à Saúde, assumiu a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, cargo comandado desde 2008 pela profa. Sandra de Faria, que se despediu da gestão sendo homenageada pelo grão-chanceler, gestores e docentes da instituição. Os demais membros da Administração Superior da PUC foram mantidos nos respectivos cargos. Reitor Prof. Wolmir Therezio Amado Vice-reitora Profa. Olga Izilda Ronchi Pró-reitora de Graduação Profa. Sônia Margarida Gomes Sousa Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil Márcia de Alencar Santana Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Profa. Milca Severino Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto Pró-reitor de Administração Prof. Daniel Rodrigues Barbosa Pró-reitor de Comunicação Prof. Eduardo Rodrigues da Silva Chefe de Gabinete Prof. Lorenzo Lago Decreto do Vaticano nomeando o prof. Wolmir Amado para o segundo mandato pontifício Prof. Wolmir Amado faz juramento de posse Gestores irão atuar no quadriênio 2013/2017

Upload: puc-goias

Post on 21-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Reitoria toma posse com foco no Horizonte 60

TRANSCRIPT

Page 1: Encarte Posse da Reitoria 2014-2017

Reitoria toma posse com foco no Horizonte 60

A Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás foi empossada no dia 7 de outubro, em solenidade presidida pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Wa-shington Cruz, no Plenário da Reitoria. Na gestão, para o período 2013/2017, o professor Wolmir Amado caminha para o segundo mandato como reitor da universidade pontifícia, reafirmando as metas e desafios a serem cumpridos nos próximos anos, sob a ênfase da sustentabilidade financeira, da internacionalização e do Projeto Excelência PUC.

“Tivemos um avanço importante e agora fazemos uma relei-tura à luz do Projeto Horizonte 60: projetamos a universidade para que ela caminhe até 2019, rumo ao jubileu de diamante, com grandes metas quantitativas e qualitativas”, pontuou o reitor Wolmir.

A professora Milca Severino, atual coordenadora do Mestrado de Atenção à Saúde, assumiu a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, cargo comandado desde 2008 pela profa. Sandra de Faria, que se despediu da gestão sendo homenageada pelo grão-chanceler, gestores e docentes da instituição. Os demais membros da Administração Superior da PUC foram mantidos nos respectivos cargos.

ReitorProf. Wolmir Therezio Amado

Vice-reitoraProfa. Olga Izilda Ronchi

Pró-reitora de GraduaçãoProfa. Sônia Margarida Gomes Sousa

Pró-reitora de Extensão e Apoio EstudantilMárcia de Alencar Santana

Pró-reitora de Pós-Graduação e PesquisaProfa. Milca Severino

Pró-reitora de Desenvolvimento InstitucionalProfa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-reitor de AdministraçãoProf. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-reitor de ComunicaçãoProf. Eduardo Rodrigues da Silva

Chefe de GabineteProf. Lorenzo Lago

Decreto do Vaticano nomeando o prof. Wolmir Amado para o

segundo mandato pontifício

Prof. Wolmir Amado faz juramento de posse

Gestores irão atuar no quadriênio 2013/2017

Page 2: Encarte Posse da Reitoria 2014-2017

Após 11 anos de dedicação à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), a profa. dra. Sandra de Faria, despediu-se do cargo, durante a solenidade de posse da Reitoria, quando sua contribuição e empenho foram reconhecidos em homenagem prestada pelo grão-chanceler da PUC, arcebispo dom Wa-shington Cruz, colegas de Reitoria, da Prope, docentes e alunos.

“Tenho absoluta certeza que minha traje-tória na gestão superior representa a minha mais profunda e madura experiência profissional. A universidade me tornou uma profissional muito mais qualificada para continuar a serviço da educação”, res-saltou a professora que leciona na PUC Goiás há mais de 25 anos e continua suas atividades na docência desta instituição.

A docente foi cumprimentada pelo arcebispo de Goiânia e grão--chanceler da universidade, dom Washinton Cruz, que destacou a sua dedicação e competência à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (2002-2008) e da Prope (2008-2013). “Nestes 11 anos de ser-viço competente à nossa PUC aprendi a admirá-la e a amá-la. Sempre te encontrei bem disposta, empenhada e absolutamente entregue à sua missão”, declarou o arcebispo, em discurso ao público. A professora também recebeu a homenagem de docentes, funcionários e acadêmi-cos da instituição.

Reafirmar a sua tradição no ensino superior do Centro-Oeste e se reinventar permanentemen-te, atenta às novas exigências e mudanças profundas que ocor-rem no estado de Goiás, no País e no mundo, foram alguns dos desafios pontuados pelo reitor Wolmir Amado, ao fazer uma prospecção do novo mandato: um novo ciclo na trajetória insti-tucional e pessoal.

Com o reconhecimento pon-tifício no ano de 2009, quando a UCG tornou-se PUC Goiás, sétima a receber o título no Brasil, a universidade redefiniu os passos e reafirmou seus valores pautando-se por quatro aspectos estratégicos: desenvol-vimento da ciência e da tecno-

Grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz abriu a cerimônia de solenidade de posse da Reitoria reiterando o compromisso evangelizador da universidade, atentando para a importância do diálogo entre fé e cultura, ao citar um trecho da encíclica Fides et Ratio, do beato João Paulo II. “A fé e a razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contem-plação da verdade”.

O arcebispo também agradeceu a todos os gestores que aceitaram o desafio de conduzir a universidade, sem perder o foco na missão educa-tiva e sua identidade comunitária e filantrópica.

“Esta universidade católica cresceu, posicio-nando-se entre as principais instituições de ensino superior de nosso País. Projetou-se com força e confiança em Deus e em seus gestores, docentes e funcionários”, disse.

Ao final, o arcebispo fez um agradecimento especial ao professor Wolmir, que aceitou o seu convite de ser reconduzido ao cargo de reitor. “Re-conheço que entregou sua vida, sem se poupar, ao bem da nossa PUC. A Igreja, que vive em Goiânia, e esta universidade lhe agradecem”, enfatizou.

Instrumento de evangelização

Diálogo com o mundo Profa. Sandra de Faria se despede da Prope

Prof. Wolmir Amado agradeceu a confiança e falou do futuro

Dom Washington Cruz entrega decreto de nomeação do reitor

logia na perspectiva da inovação; crescimento na qualidade social como expressão da identidade co-munitária; reafirmação do compro-misso ambiental e a manutenção de um projeto educativo pautado por uma formação integral.

Saltos quantitativos e qualitativos

Em discurso, o reitor Wolmir Amado também fez um balanço da gestão e lançou as sementes para o futuro. “Em 2019, quando a nossa universidade completar 60 anos, projetamos 30 mil alunos na graduação, 1.600 alunos nos mes-trados e doutorados, 10 mil alunos nos cursos de especialização lato sensu e 3 mil alunos no PUC Idio-mas”, projetou.

Professora recebeu diversas homenagens

Page 3: Encarte Posse da Reitoria 2014-2017

Senhores e senhoras, irmãos e irmãs

A Pontifícia Universidade Católica tem como primário objetivo ser instrumento de evangelização, orientando para a descober-ta de que fé e cultura se encontram unidas, porque a fé deve traduzir-se em cultura, se é autenticamente pensada e vivida, e a cultura oferece bases para a fé se expressar e, assim, ajudar os homens a encontrar respostas para suas questões mais profundas, respostas que animem e informem a vida de cada dia.

Desde há muito, os pensadores cristãos têm se debruçado sobre a questão da conci-liação entre a Fé e a Razão. Percebemos que o homem da pós-modernidade está, cada vez mais inseguro, no que diz respeito ao conheci-mento de si mesmo. Perguntas como: “Quem é o homem? De onde vem e para onde vai?” demonstram desde as mais remotas épocas um profundo anseio do conhecimento que o homem tem de si e do seu Criador.

Na Encíclica Fides et Ratio, João Paulo II diz-nos que “A Fé e a Razão constituem como que duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade” (n.5). A fé e a razão revestem-se de suma importância, para que o homem encontre a verdade libertadora e possa também encon-trar-se a si mesmo, pois é pelo uso correto da razão que as pessoas se descobrem e se realizam, encontram o sentido da sua própria existência.

A passagem do Evangelho que ouvimos lembra-nos nossa missão de batizados: “Vós sois o sal da Terra, vós sois a luz do mundo”!

O mundo que havemos de iluminar espera ser sensibilizado e curado pela beleza e pela riqueza do amor de Deus. O mundo contem-porâneo precisa de testemunhas deste amor, tem necessidade de que sejamos o sal da terra e a luz do mundo!

Para realizar sua finalidade primária, isto é, de ser instrumento de evangelização, principalmente nos ambientes culturais, a PUC

Discurso do grão-chanceler

Dom Washington Cruz discursa na solenidade

Goiás depende de cada um de nós em parti-cular, e de todos nós em conjunto. Depende de nossa disponibilidade, de nossa adesão ao desígnio de Deus, de nossos talentos, de nosso trabalho incansável, de nossos suores e não raro de nossos sofrimentos. Se nos colocamos à disposição de Jesus e de sua Igreja é, sem sombra de dúvidas, por lealdade à nossa consciência e à instituição que queremos servir.

É ao sal que se recorre para conservar e manter sãos os alimentos. Cabe-nos conser-var e manter viva a consciência da presença de Jesus Cristo, nosso Salvador, nesta nossa Universidade; conservar viva a recordação dos ensinamentos e do ideal que Ele nos deixou, das extraordinárias obras de misericórdia e de bondade que Ele realizou. Cabe-nos recor-dar ao mundo que “o Evangelho é a força de Deus para a salvação” (cf. Rm 1, 16)!

A palavra do Senhor não é o eco de um passado distante. É, antes, de perene atuali-dade para o nosso hoje e tem o mesmo poder convocatório. A Palavra do Senhor é dirigida a todos os que têm a coragem de assumir o discipulado como consagração e entrega da própria vida, inclusive da vida profissional.

PosseÉ para mim motivo de grande alegria

reconduzir a um novo mandato a Reitoria de nossa Universidade. Mas quero antes de tudo agradecer à profa. Sandra que está deixando a Reitoria. Nestes 11 anos de serviço com-petente à nossa PUC aprendi a admirá-la e a amá-la. Sempre a encontrei bem disposta, empenhada e absolutamente entregue à sua missão. Obrigado profa. Sandra, Deus lhe pague!

Saúdo com especial carinho a profa. Milca, que aceitou meu convite a integrar a admi-nistração superior. Ela chega trazendo seus talentos, sua experiência e seu grande amor à educação.

Saúdo e agradeço de todo o coração aos

atuais gestores que aceitaram permanecer em seus cargos. Esta universidade Católica cresceu, posicionando-se entre as principais universidades de nosso país. Projetou-se com força e confiança em Deus e em seus gestores, docentes e funcionários.

Estes avanços, sinais de muitos objetivos conquistados, têm no prof. Wolmir Therezio Amado, não sou apenas eu a dizer, seu motor principal.

Querido prof. Wolmir, sou testemunha de seu empenho constante e de seu generoso e magnânimo coração voltado a fazer crescer esta instituição de ensino superior. Reconheço que entregou sua vida, sem se poupar, ao bem da nossa PUC. Obrigado por ter aceito meu insistente convite a ser reconduzido ao cargo de reitor na nossa PUC, abrindo mão assim de outros projetos pessoais, talvez mais interes-santes e menos onerosos. A Igreja, que vive em Goiânia, e esta Universidade lhe agradecem. O Divino Pai Eterno, que não se deixa vencer em generosidade, lhe retribua em bênção para você, sua esposa, seus filhos.

Hoje se encerra a gestão 2009-2013. Agradeçamos ao Senhor pelos frutos que Ele nos permitiu colher. E foram muitos! Minha profunda gratidão a todos os membros da Reitoria pelo serviço que prestaram até aqui. Também, obrigado a todos os demais profes-sores e funcionários que já exerceram cargos de gestão na Universidade, bem como aos seus familiares pelo apoio e compreensão. Obrigado às autoridades pela consideração dispensada à PUC. Obrigado a todos os ir-mãos e irmãs da Arquidiocese de Goiânia pela oração e pelo reconhecimento a essa impor-tante instituição eclesial. Obrigado à Congre-gação de Educação Católica pelo incentivo e acompanhamento à nossa querida PUC.

Hoje tem início uma nova gestão, 2013-2017. A todos os irmãos e irmãs que formam a comunidade universitária – estudantes, professores e funcionários – faço insistente apelo para que fortaleçam, ainda mais, seus laços de vínculo e pertença à PUC, no ardente desejo de que sejam os protagonistas da cons-trução de uma Educação para o bem, para o belo e para a verdade. E que mantenham o espírito de unidade, de mútuo respeito e de fraterna convivência.

Vamos dar todo o apoio a estes professo-res e professoras que, agora, assumem novos mandatos na Administração Superior. Cola-boremos para que eles cumpram sua missão e sejam solidários uns com os outros, a fim de que os árduos caminhos da gestão sejam atenuados pelo conforto, pela amizade, pela compreensão e pela fraternidade. Que a força interior do Espírito Santo nos assista e nos faça ficar encantados perante os abundantes frutos evangelizadores, humanos e científicos, que a nossa Universidade colher.

Sob a materna proteção da Santa Mãe de Deus e nossa, Estrela da Evangelização e Sede da Sabedoria, o Senhor nos abençoe e nos guarde.

Dom Washington CruzArcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás

Page 4: Encarte Posse da Reitoria 2014-2017

Hoje, iniciamos o segundo mandato pontifício, em nossa querida Universidade. Encerra-se uma importan-te fase de nossa história pessoal e institucional. Inicia-se outra, trazendo consigo o caminho construído e apon-tando para novas exigências e desafios, no presente e no futuro que já desponta no horizonte de nossos dias e de nossos projetos.

A criação de uma nova PUC no mundoNo dia 2 de setembro de 2009, nossa Universidade

tornava-se de direito pontifício e era a sétima PUC do Brasil. Foi um reconhecimento que ecoou em lugares distantes do Brasil e do mundo. Também trouxe novo ânimo aos nossos corações e redefiniu nossos passos, sob o impulso da criatividade e de novos compromissos.

Novas ênfases, novas opçõesSob o marco do vínculo pontifício, em 2009,

reafirmamos nosso corpo de valores, refletimos sobre a inspiração que animou a fundação da universidade, renovamos o compromisso com a identidade católica e comunitária da PUC. Em dezembro de 2009, por oca-sião da solenidade de posse da Reitoria, anunciei três ênfases político-administrativas para a instituição: (a) a sustentabilidade financeira; (b) a internacionalização; e (c) a excelência, a ser construída como meta e enquanto processo. Também destaquei quatro grandes opções estratégicas: (a) desenvolver na universidade a ciência e a tecnologia na perspectiva da inovação; (b) crescer na qualidade social, como expressão de nossa identidade comunitária; (c) reafirmar o compromisso ambien-tal, agora ainda mais requerido devido à crescente destruição de nosso bioma cerrado e a destruição da vida no planeta; (d) e manter um projeto educativo sob a perspectiva da formação integral, articulando ciência, técnica, ética, estética, compromisso social, compromis-so ambiental e espiritualidade.

Essas ênfases e essas opções estratégicas foram perseguidas diuturnamente, com tenacidade, com renovado empenho, com múltiplas e articuladas iniciativas. Mesmo enfrentando as dificuldades de cada dia, e são muitas; mesmo vivendo um tempo de rápidas mudanças na conjuntura educacional, no Brasil e no mundo; mesmo sob o peso de tantas limitações, pes-soais e institucionais, locais e regionais... Ainda assim, avançamos muito, crescemos, nos mantivemos em posição de liderança.

Balanço de gestão e projetos para o futuroNão posso me permitir um exaustivo balanço de

gestão, embora reconheça o dever da prestação de contas. Ao longo dos anos, temos procurado fazer relatórios semestrais, apresentados em imagem, em números e em balanços. Então, apenas recordo, aqui, alguns grandes destaques:

a) na ênfase da sustentabilidade financeira, conseguimos quitar a dívida bancária e sanear finan-ceiramente a instituição. Para o próximo quadriênio, será necessário manter e consolidar a conquista da estabilidade e criar novas alternativas de captação de recursos; intensificar e ampliar a atuação da Agência de Inovação, buscando abrir novas estratégias de valo-rização dos serviços e produtos resultantes do trabalho científico; e estruturar unidades de negócios, em apoio às unidades acadêmicas e à ação comunitária.

b) a ênfase na internacionalização abriu os hori-zontes da PUC para a mobilidade estudantil, para a ampliação dos convênios, para o diálogo mais próximo com as embaixadas, para as iniciativas de pesquisa com universidades católicas de outros países. Nesse próximo quadriênio, projetamos a meta de triplicar a quantidade de estudantes em intercâmbio; e estudare-mos uma nova instância não apenas para as relações internacionais, mas também para as relações interinsti-tucionais, especialmente com convênios de cooperação entre as universidades católicas e, particularmente, entre as PUCs do Brasil.

c) a ênfase na excelência PUC nos levou a elaborar e a implementar o Plano de Desenvolvimento Institu-cional, incorporando os Planos Estratégicos de Gestão, os resultados consolidados das avaliações internas e externas na perspectiva das 10 dimensões do SINAES. Alcançamos um conceito junto ao MEC que nos coloca

Discurso do reitor Wolmir Amadoentre o 25% de Instituições de Ensino Superior melhor avaliadas. Atingimos o número de 25 mil alunos na gra-duação. Celebramos a milésima defesa de dissertação de mestrado e já temos mais de 100 teses de doutorado defendidas na PUC. Criamos dezenas de novos labora-tórios. Tivemos a reforma e a manutenção de toda a estrutura física da universidade e, agora, dentre muitas obras e reformas, está sendo construído um novo prédio para a Escola de Formação de Professores e um importante Centro de Convenções, capaz de abrigar na própria instituição a realização dos congressos, das feiras, das apresentações artísticas e dos mais impor-tantes eventos a serem realizados em Goiás. Está em fase adiantada de elaboração o Museu PUC, que vai as-segurar a memória institucional às próximas gerações. À expansão da qualidade acadêmica correspondeu um esforço equivalente de expansão da qualidade social, por meio da política de inclusão e de apoio estudantil. Hoje, mais de 50% dos alunos da graduação têm algum tipo de benefício, entre bolsas integrais, parciais e finan-ciamentos, que permitem seu acesso e permanência no ensino superior. Sem dúvida, estes resultados são fruto de uma consistente política institucional, expressão do compromisso com a inclusão social e com a indissocia-bilidade da busca pela qualidade social e acadêmica. Aqui, nesta instituição católica e comunitária, estudam os jovens e adultos que não tiveram oportunidades no sistema público.

Projeto Horizonte 60A construção da excelência PUC é um caminho

longo, árduo e exigente. Por isso, o próximo quadriênio de gestão está situado num horizonte mais amplo, que chamamos Projeto Horizonte 60, PUC Goiás a caminho do jubileu de diamante. Em 2019, quando a nossa universidade completar 60 anos, projetamos 30 mil alunos na graduação, 1.600 alunos nos mestrados e doutorados, 10 mil alunos nos cursos de especialização lato sensu, 3 mil alunos na PUC Idiomas. Envidaremos esforços para que, pelo menos, 400 estudantes, por ano, possam fazer intercâmbio nacional ou interna-cional; teremos equipamentos multimídia em todas as salas de aula; trabalharemos para que 50% dos cursos de graduação tenham nota 5 (que é a nota máxima) e 50% com nota 4; projetamos a criação de mais dois doutorados e de dois mestrados (um já recentemente criado, o Mestrado em Atenção à Saúde) e o avanço na avaliação da pós-graduação stricto sensu; estimamos a duplicação da pesquisa e a efetiva participação no Par-que Tecnológico de Goiás; e envidaremos esforços para transformar a Jornada de Cidadania no maior evento social de Goiás e das universidades católicas no mundo.

Para o Câmpus II, após a conclusão do Centro de Convenções, ainda prevemos a criação do Museu de Zoologia, a instalação de uma aeronave para fins didáticos e culturais e, possivelmente, a transferência e construção de uma importante Escola naquele local. Será um câmpus plenamente otimizado, que ocupará um lugar de destaque em Goiânia. Também o Câmpus III será revitalizado e para aquele espaço se pretende construir a nova sede da DSG, da DAUP e da DIMAT, a fim de que essas importantes estruturas de apoio aten-dam com ainda mais eficiência a esse novo momento da universidade. Também, vamos implantar o sistema digital na PUC TV e estaremos atentos às possibilidades de expansão do sinal e ao crescimento contínuo da audiência, primando pela qualidade e pela comunica-ção de valores.

Ainda nesse próximo quadriênio, percorrendo o caminho de construção da excelência PUC, implantare-mos e implementaremos as Escolas, em substituição à organização departamental. Prevemos, dentre outros aspectos e iniciativas para as Escolas, a criação de núcleos pedagógicos para cada Escola, a elaboração dos projetos pedagógicos das Escolas e a digitalização de todos os processos acadêmicos. Também, conjuga-remos um grande esforço e discussão coletivos para a atualização do Projeto Pedagógico Institucional.

Em conjunto com as demais instituições de Educa-ção Católica no Brasil, no diálogo com a CNBB e com a SGC, discutiremos sobre a permanência e certificação da filantropia para a PUC. Aprofundaremos nossa co-munhão e colaboração com a Arquidiocese de Goiânia. Apoiaremos ainda mais o trabalho e a presença pasto-

ral da Paróquia Universitária, uma das mais atuantes do país. E nos articularemos mais intensamente com os reitores das PUCs, das demais universidades católicas, com a Anec, com a Abruc e com o Crub. E, internacio-nalmente, a PUC Goiás será presença cada vez mais expressiva na Oducal e na Fiuc, fortalecendo-se nessa pertença a uma imensa rede que compartilha recursos, iniciativas e ideais comuns.

Esse amplo e complexo programa de trabalho se realizará no diálogo, na participação, na transparência, na avaliação permanente. Não é um programa con-cluído e conclusivo; é uma direção, amadurecida pelos vários anos de gestão, pela colaboração nascida da colegialidade, e pelas exigências e desafios emergentes do presente e do futuro. Ter uma clara visão de futuro é decisivo e crucial para o hoje da PUC. O futuro, também para a PUC, já começou!

AgradecimentosAo encerrarmos nosso primeiro mandato pontifí-

cio, desejo agradecer aos queridos funcionários, aos professores e aos estudantes da PUC pela realização de nossa missão educativa. Também o agradecimento às suas famílias, pelo vínculo de confiança que mantêm a nossa universidade. Agradeço a todas as entidades, aos conselhos de classe e às instituições que mantêm parceria, convênio ou relação com a PUC. Agradeço às embaixadas, aos países e às instituições internacionais que mantém relação conosco. Agradeço ao Ministério de Educação, ao Ministério de Ciência e Tecnologia, ao Ministério de Desenvolvimento Social, ao Inep, à Capes, ao Gabinete Civil do Governo Federal.

Agradeço aos senadores e aos deputados de Goiás, bem como aos vereadores de Goiânia e dos demais municípios goianos. Agradeço ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Polícia, às Forças Armadas. Agradeço aos Meios de Comunicação Social e a todos os segmentos representativos da Indústria, do Comér-cio, da Agricultura e da Pecuária em Goiás. Agradeço às Instituições de Educação Superior em Goiás, às escolas da rede pública estadual e municipal, às escolas particulares e às escolas católicas. Agradeço ao governo estadual e aos governos municipais pelo apoio à nossa universidade. Agradeço a Arquidiocese de Goiânia e a todas as paróquias que a integram. Agradeço às dioceses do Centro-Oeste, aos diáconos, aos padres e aos bispos de nossa regional, bem como aos religiosos e religiosas, e a todas as lideranças laicas das pastorais e dos movimentos eclesiais. Agradeço ao DCE e aos Centros Acadêmicos, às Ligas Acadêmicas e às Atléticas. Agradeço ao Sinaae e a ASC. Agradeço ao Sinpro e a APUC. Agradeço ao Semesg.

Agradeço aos nossos familiares, pelo apoio afetivo e efetivo que deles recebemos. Agradeço a todos os gestores da PUC pela condução dessa grande obra edu-cacional. Agradeço aos irmãos e irmãs de Reitoria pela fraterna caminhada que juntos percorremos. Agradeço à profa. Sandra de Faria pelos seus 11 anos de serviço na Administração Superior da universidade. E também agradeço à profa. Milca Severino por agora integrar-se à equipe da Reitoria.

Lembro, com especial reverência e homenagem, dos últimos reitores, falecidos mais recentemente: prof. Dario Nunes e pe. José Pereira de Maria. Também re-cordamos todos os demais falecidos nesses últimos três anos. A eles nossa gratidão e nossa prece.

Agradeço, ainda, a dom Washington Cruz, nosso arcebispo e grão chanceler, que nos confirma e nos fortalece no serviço a essa universidade. Agradeço à Sociedade Goiana de Cultura, ao seu vice-presidente, dom Waldemar Passini Dalbello e a todo o conselho, na pessoa de seu secretário-geral, mons. Luiz Gonza-ga Lobo, pelo constante acompanhamento e apoio na árdua tarefa de reger a Universidade. Também, nosso agradecimento à Congregação para a Educação Católica, na pessoa de seu secretário-geral, d. Vincenzo Zani, e do Prefeito da Congregação, cardeal Zenon Grocholewski.

E nossa gratidão a Deus, que nos dá a vida e nos sustenta nos caminhos desse mundo e dessa universi-dade. Tudo por Ele. Tudo para Ele!

Obrigado.

Wolmir Therezio AmadoReitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás