empresa brasileira de correios e telÉgrafos - ect · item 135, do cpc 33 (r1), para o exercício...

30
Relatório 62/16 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT Demonstração Atuarial Norma de Procedimentos Contábeis CPC 33 (R1) EXERCÍCIO DE 2015 Abril/2016

Upload: vuongdan

Post on 18-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

Relatório 62/16

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT

Demonstração Atuarial

Norma de Procedimentos Contábeis CPC 33 (R1)

EXERCÍCIO DE 2015

Abril/2016

Page 2: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

2

ÍNDICE

1 OBJETIVO ............................................................................. 3

2 COMENTÁRIOS QUANTO AOS CÁLCULOS .................................. 4

2.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS ............................................................................. 4

3 METODOLOGIA UTILIZADA ...................................................... 6

4 RESULTADOS ........................................................................ 8

5 CONCLUSÃO ......................................................................... 9

Page 3: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

3

1 OBJETIVO

Este Relatório tem como objetivo apresentar à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, denominada ECT para fins deste relatório, os resultados dos cálculos atuariais e a demonstração dos resultados relativos ao exercício de 2015, de acordo com os requerimentos normativos específicos no Pronunciamento CPC 33 (R1) – Benefícios Pós-Emprego (IAS 19 – Employee Benefits), para o Plano de Benefícios Definido - POSTALIS e o Plano de Contribuição Variável - POSTALPREV, administrados pela POSTALIS, além do Plano CORREIOSSAÚDE, administrado pela POSTAL SAÚDE.

O Pronunciamento Técnico CPC 33 (R1) requer que a empresa

empregadora/instituidora reconheça:

a) Um passivo quando o empregado prestou serviços em troca de benefícios a serem pagos no futuro; e

b) Uma despesa de benefício aos empregados, na medida em que ela se

beneficia dos serviços por eles prestados. Apresentamos, também, neste Relatório, as informações descritas no

item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração do resultado para o exercício de 2016, constantes dos Anexos deste Relatório.

O Relatório contém os dados e informações necessárias para a devida

contabilização no balanço patrimonial e demonstração de resultados da ECT, a qual possui a responsabilidade pela cobertura do passivo dos Plano de Benefícios Definido - POSTALIS, do Plano de Contribuição Variável - POSTALPREV e do Plano CORREIOSSAÚDE, bem como para a apresentação das Notas Explicativas, com base no disposto no CPC 33(R1), sendo que a referida contabilização é de responsabilidade da empresa Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

Page 4: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

4

2 COMENTÁRIOS QUANTO AOS CÁLCULOS

Os resultados e valores apresentados neste Relatório estão posicionados em 31/12/2015, sendo os dados e informações coletadas considerando a data base de 30/11/2015, assim sendo projetados para 31/12/2015, tendo estes sido validados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na forma de documentos disponibilizados e arquivados nesta Consultoria.

Para o Plano de Benefícios Definido - POSTALIS e Plano de

Contribuição Variável - POSTALPREV, os valores dos Ativos Justos utilizados estão posicionados em novembro/2015, bem como o saldo de contas dos Benefícios a Conceder na modalidade de Contribuição Definida, quando aplicável, sendo todas as informações disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

2.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, no período anual de 2015, manteve o reconhecimento imediato dos ganhos e perdas atuariais ocorridos no exercício. Por determinação do Pronunciamento CPC 33(R1), o reconhecimento foi realizado em Outros Resultados Abrangentes.

Conforme determinação da ECT, foram adotadas as mesmas hipóteses

atuariais, exceto a hipótese de crescimento salarial e a taxa de juros de desconto atuarial, utilizadas nas avaliações atuariais do Plano de Benefícios Definido - POSTALIS e do Plano de Contribuição Variável - POSTALPREV, que a administradora POSTALIS utilizou na determinação dos passivos atuariais dos respectivos Planos no encerramento do exercício de 2015. Para o Plano CORREIOSSAÚDE, foram consideradas as hipóteses, exceto juros, do Plano que congrega a maior massa dos Participantes da Patrocinadora.

A definição da taxa de juros observou-se o disposto no item 83 do CPC

33(R1), considerando a duration do Plano de Benefícios Definido - POSTALIS em 14,47 anos (NTN-B com vencimento em 2055), a duration do Plano de Contribuição Variável - POSTALPREV em 13,67 anos (NTN-B com vencimento entre 2050 e 2055), e a duration do Plano CORREIOSSAÚDE em 14,92 anos (NTN-B com vencimento em 2055).

Por fim, registramos que a GAMA, como contratada, executou e

apresentou à ECT os resultados preliminares relativos ao exercício de 2015, observado os ditames do Pronunciamento CPC 33 (R1). Os resultados preliminares

Page 5: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

5

sofreram alterações em virtude de acertos, obtendo posição favorável quanto aos resultados finais, pela ECT, em 01/04/2016.

Page 6: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

6

3 METODOLOGIA UTILIZADA

Todos os dados e informações utilizados para a confecção dos cálculos em uma Avaliação Atuarial envolvem, independentemente do método atuarial de capitalização utilizado, projeções futuras acerca de parâmetros, tais como salários, juros, inflação, mortalidade, invalidez, rotatividade, dentre outros. Dessa forma, nenhum resultado atuarial deve ser analisado sem o conhecimento prévio do cenário de hipóteses utilizado na avaliação.

Os métodos atuariais permitem acumular, durante a carreira ativa do

participante, o custo do benefício que lhe será pago somente na data de aposentadoria. A principal diferença entre os métodos atuariais é a forma de se apurar a provisão matemática e o custo normal do plano de benefícios.

Na apuração dos passivos e custos dos benefícios pós-emprego, adota-

se como método atuarial o PUC – Projected Unit Credit (Crédito Unitário Projetado), método estabelecido pelo Pronunciamento CPC 33 (R1), bem como as hipóteses atuariais que foram homologadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

A aplicação do método atuarial PUC - Projected Unit Credit (Crédito

Unitário Projetado) pressupõe que o benefício a ser concedido na idade de aposentadoria ocorra em função dos anos trabalhados, de forma que o custo normal anual corresponda à parcela do benefício a ser acumulada naquele ano, conforme a seguir demonstrado no gráfico:

As hipóteses biométricas são caracterizadas por tábuas biométricas de

mortalidade de válidos ou inválidos e entrada em invalidez, que são instrumentos que medem a probabilidade de um Participante ou Assistido vir a falecer, ou de um Participante solicitar o benefício de aposentadoria por invalidez.

Page 7: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

7

Os parâmetros e hipóteses atuariais devem ser imparciais (não

enviesados) e mutuamente compatíveis, sendo que, para a realização da Avaliação Atuarial para fins do Pronunciamento CPC 33 (R1), as hipóteses consideradas são definidas pelo Patrocinador.

Para fins de elaboração deste Relatório utilizamos os dados

informados pelo Patrocinador referente a cada Plano, efetuando os cálculos individuais, tendo acatado os valores e as informações como àquelas que representam o grupo de beneficiários efetivos dos Participantes e Assistidos, e tendo a Idade de Aposentadoria como sendo aquela em que o Participante cumpriria todas as elegibilidades do Plano para o recebimento do Benefício de Aposentadoria Programável ao qual tem direito.

A política contábil adotada pela Empresa Brasileira de Correios e

Telégrafos - ECT, no reconhecimento dos ganhos e perdas atuariais1 contabilizados no seu Balanço, para os planos previdenciários e benefícios pós-emprego estruturados na modalidade de Benefício Definido, conforme determinado no CPC 33 (R1), consiste no reconhecimento de todos os ganhos e perdas atuariais no período em que ocorrem.

Nos Planos em que se observou ativo atuarial líquido, os mesmos são

limitados ao valor do benefício econômico que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT porventura possa usufruir, sendo calculado como o valor presente do fluxo de caixa dos valores revertidos dos Planos patrocinados pela ECT ou a redução efetiva de contribuições futuras, caso existam.

Com relação aos planos previdenciários que possuem benefícios

estruturados na modalidade de Contribuição definida, os mesmos não geram ganhos ou perdas atuariais.

1 Os ganhos e perdas atuariais compreendem às diferenças entre as hipóteses atuariais que originaram os valores previstos para o exercício e o que ocorreu efetivamente, baseado na experiência contabilizada no Balanço.

Page 8: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

8

4 RESULTADOS

Apresentamos em ANEXO os cálculos resultantes da avaliação para o exercício de 2015. Os resultados foram apurados em consonância com o Pronunciamento CPC 33 (R1), estando os resultados posicionados em 31/12/2015, sendo apresentado o comparativo com 31/12/2014.

Mais uma vez, ressalta-se que, a forma de contabilização e divulgação

é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

Page 9: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

9

5 CONCLUSÃO

Os cálculos atuariais apresentados neste Relatório foram desenvolvidos pela GAMA Consultores Associados, estando os resultados posicionados em 31/12/2015, considerando a metodologia e as regras constantes no Pronunciamento CPC 33 (R1), para o Plano de Benefícios Definido - POSTALIS, Plano de Contribuição Variável - POSTALPREV, Plano CORREIOSSAÚDE, nas formas dos dados, informações, documentos e determinações oriundas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

A utilização das hipóteses econômicas e atuariais são aquelas

definidas pela ECT, observando os critérios fixados pelo CPC 33 (R1), e ainda, objetiva a obtenção da estimativa dos eventos futuros relacionados com o benefício avaliado.

Por fim, informamos que os resultados apresentados neste Relatório

estão em consonância com as regras estabelecidas no Pronunciamento CPC 33 (R1) e correspondem à opção da ECT.

Brasília, 04 de abil de 2016.

PAULO HENRIQUE MEDEIROS BRAGANÇA CONSULTOR ATUARIAL

ALINE RIQUETTI CAMPOS EMÍDIO Estatística CONRE 9.770 1ª Região CONSULTORA ESTATÍSTICA

DOUGLAS LEMES GONÇALVES Atuário MIBA 2.225 - MTE/RJ SUPERVISOR ATUARIAL

CESAR LUIZ DANIELI Atuário MIBA 824 - MTE/RJ DIRETOR DE PREVIDÊNCIA, SAÚDE E SEGUROS

61 3327 6200 | 61 3328 8887 | [email protected] SCN Q.5 SALA 118 Torre Norte | Brasília Shopping | Brasília–DF |70.715-900

Page 10: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

II. Participantes, e

31/12/2015 31/12/2014

PARTICIPANTESNúmero de empregados vinculados ao plano 72.259 76.702 Idade Média (anos) 47,39 46,00 Valor do Salário Médio (R$) 4.098,05 3.834,70

ASSISTIDOS (APOSENTADOS VÁLIDOS)Número de aposentados por tempo de contribuição, idade e especial 13.720 12.264

Idade Média (anos) 64,62 63,83

Benefício Médio (R$) 1.870,42 1.899,86

ASSISTIDOS (APOSENTADOS INVÁLIDOS)Número de aposentados por invalidez 4.394 4.300 Idade Média (anos) 57,05 57,00 Benefício Médio (R$) 740,36 698,30

ASSISTIDOS (PENSIONISTAS)Número de pensões 6.700 6.547 Benefício Médio (R$) 942,69 742,04

Total dos Benefícios Mês (R$) 35.231.307,20 31.160.702,35

Total dos Benefícios Continuados Anual (R$) (13X) 458.006.993,60 405.089.130,54

o   Suplementação de abono anual.

Consideram-se participantes as pessoas físicas inscritas na INSTITUIÇÃO, na condição de PATROCINADORA - PRESUMIDA (POSTALIS) e a EMPRESA BRASILEIRADE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT, na condição de patrocinadora instituidora.

o   Suplementação Saldada de pensão;

o   Suplementação de abono anual.

o   Resgate da Reserva de Poupança;

I. Quanto aos participantes assistidos:

o   Aposentadoria Saldada por invalidez;

o   Aposentadoria Saldada Normal;

III. Assistidos

(valores em R$ 1,00)

I. Patrocinadoras

1- DESCRIÇÃO GERAL DAS CARACTERÍSTICAS DO PLANO

Obs.: Os dados estão posicionados em novembro/2015. As informações de 2014 foram extraídas da base de dados.

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT é patrocinadora instituidora do plano de benefícios previdenciários denominado PBD POSTALIS, queé um plano estruturado na modalidade Benefício Definido, administrado e também patrocinado pelo INSTITUTO DE SEGURIDADE SOCIAL DOS CORREIOS ETELÉGRAFOS - POSTALIS.

O Plano de Benefício Definido do POSTALIS, foi saldado em 2008, assegurando aos seus participantes os seguintes benefícios:

Esta vedado o acesso de novos participantes no Plano de Benefícios desde 01/06/2005, desta forma o Plano esta fechado a novas adesões e assim, definido como em extinsão.

Consideram-se membros do Plano de Benefícios:

III. Quanto aos beneficiários

Os mais recentes estudos atuariais do valor presente da obrigação de benefício definido foram realizados em 31 de dezembro de 2015 pela GAMA ConsultoresAssociados, membro do Instituto Brasileiro de Atuários. O valor presente da obrigação de benefício definido, o custo do serviço corrente e custo do serviçopassado, foram medidos utilizando o método de crédito unitário projetado.

2- RESUMO DOS DADOS CADASTRAIS EM

De acordo com o plano (Plano PBD), somente os empregados inscritos no plano têm direito aos benefícios. Em termos gerais os benefícios foram saldados combase na diferença entre o salário de participação do empregado e do benefício previdenciário da previdencia social (INSS), ponderado pelo número de anosde empregado. Além disso, é descontado do benefício a taxa de 9,0%, a título de contribuição de assistido e a taxa de 3,94% a titulo de contribuiçãoextraordinária.

O plano expõe tipicamente a Empresa a riscos atuariais, tais como: risco de investimento, risco de taxa de juros, risco de longevidade e de risco derotatividade. Os riscos relacionados ao plano decorrentes dos benefícios a serem pagos aos membros (aposentados) e dependentes dos membros do plano(viúva(o) e órfão benefícios) são compartilhados entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, Participantes e Assistidos, na ordem de 50% paraa Empresa conforme Lei 108/01 e Resolução MPS/CGPC 26/06.

ANEXO I - DIVULGAÇÃOECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

PBD - POSTALIS

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1Benefícios Pós-emprego

Página 1 de 7

Page 11: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

31/12/2015 31/12/2014

i) Considerações gerais sobre as premissas

Base de dados cadastrais foram coletados emNatureza dos benefícios

Responsabilidade pelo financiamento do plano

ii) Financeiras

Taxa de juros de desconto atuarial anual 19,31% a.a. 13,71% a.a.

Taxa de juros real de desconto atuarial anual 7,22% a.a. 6,31% a.a.

Projeção de aumentos médio dos salários 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Projeção de aumentos médio dos benefícios 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Taxa média de inflação anual 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Expectativa de retorno dos ativos do plano 19,31% a.a. 13,71% a.a.

Obs.: Taxa de desconto definido pela Patrocinadora, consdierando a duration do Plano.

iii) Demográficas

Taxa de rotatividade

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de aposentados*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de inválidos

Tábua de entrada em invalidez

Tábua de morbidez*Tábua BASIC

Idade de Aposentadoria

Composição famíliar para custos de pensão*

Participantes / Aposentados

iv) Principais hipóteses e parâmetros

Taxa de juros de desconto 19,31% a.a. 13,71% a.a.

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos e aposentados

0,8% até 48 anos e 0% após 48

anos

Previdenciária PrevidenciáriaPatrocinador, Participantes e

AssistidosPatrocinador, Participantes e

Assistidos

2,16% até 48 anos e 1,00% após 48 anos

N/A

Álvaro Vindas

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

AT 2000 M & F

AT-49 M (A65%) e AT-49 F (A75%)AT-49 (AGRAVADA EM 50%)

AT 2000 M & F

N/A

Álvaro Vindas

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

nov/15 nov/14

As hipóteses foram definidas de forma imparcial e mutuamente compatíveis, com base em expectativas de mercado durante o período de desenvolvimento de cada avaliação atuarial e das respectivas projeções.

Conforme Regulamento Conforme Regulamento

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Benefícios Pós-empregoDivulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

3 - HIPÓTESES E PARÂMETROS ATUARIAIS ADOTADOS

Página: 2 de 7

Page 12: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

4 -31/12/2015 31/12/2014

Custo de serviço

4.1 Custo de serviço corrente líquido 47.472.858,99 45.379.415,78 4.1.1. Custo do Serviço Corrente (16.736.935,71) (15.065.471,74)

4.1.2. Contribuição dos Participantes 64.209.794,70 60.444.887,52

4.2 Custo de juros líquido (489.071.225,20) (285.864.612,62) 4.2.1 Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (1.195.404.851,51) (981.406.294,77)

4.2.2 Retorno esperado dos Ativos Justos 706.333.626,31 695.541.682,15

4.3 Ganhos/(perdas) de reduções - -

4.4 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego (441.598.366,21) (240.485.196,84)

Remensurações do plano de Benefício definido

4.5 Os ganhos e perdas sobre o ativo justo (585.508.228,98) (1.013.589.827,72)

4.6 Os ganhos e perdas sobre a obrigação atuarial de benefício definido 1.293.192.269,43 (142.771.684,84)

4.6.1 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos demográficos (103.695.541,00) -

4.6.2 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos financeiros 885.264.115,00 (92.916.376,07)

4.6.3 Os ganhos e perdas atuariais decorrentes de ajuste de experiência 511.623.695,43 (49.855.308,77)

4.7 Mudança da restrição da obrigação atuarial (163.908.690,04) 1.146.121.724,49

4.8 Juros sobre o efeito da restrição da obrigação atuarial - -

4.9 Reversão da provisão de RTSA - (1.086.098.362,98)

4.10 Total dos componentes registrado em outros resultados abrangentes 543.775.350,41 (1.096.338.151,05)

Total dos componentes de custo do plano de benfício definido 102.176.984,20 (1.336.823.347,89)

5 - STATUS DO FUNDO E (PASSIVO)/ATIVO RECONHECIDO31/12/2015 31/12/2014

Status do Plano de Benefícios

5.1 Valor presente da obrigação atuarial (8.325.252.680,00) (8.719.528.126,91)

5.2 (-) Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial 1.619.720.869,40 1.783.629.559,44

5.3 Valor presente da obrigação atuarial líquida (6.705.531.810,60) (6.935.898.567,47)

5.4 Valor justo dos ativos do plano no final do período 5.085.810.941,20 5.152.269.008,04 5.5 (Passivo) Ativo líquido : Status do Plano de Benefícios: (Déficit) / Superávit (1.619.720.869,40) (1.783.629.559,43)

5.6 Efeito da restrição sobre o ativo - -

5.7 Responsabilidade líquida decorrente da obrigação do plano de benefício* (1.619.720.869,40) (1.783.629.559,43)

Movimentação do (passivo)/ativo líquido reconhecido no balanço

5.8 (Passivo) / Ativo reconhecido no início do período (1.783.629.559,43) (1.654.910.870,85)

5.9 Reversão da provisão de RTSA - 1.086.098.362,98

5.10 Contribuições do patrocinador, líquido de carregamento administrativo 61.731.705,83 122.006.296,33

5.11 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego (441.598.366,21) (240.485.196,84)

5.12 Valor reconhecido em Outros Resultados Abrangentes 543.775.350,41 (1.096.338.151,05)

5.13 (Passivo) / Ativo reconhecido no final do período (1.619.720.869,40) (1.783.629.559,43)

Apuração do efeito do teto do limite de ativoValor presente dos benefícios econômicos (Teto)* - -

Efeito da restrição sobre o ativo [|Superávit| - Teto] - -

Apuração do efeito do compartilhamento de risco pelos participantes e assistidos do planoValor presente das contribuições extraordinárias de amortização do déficit* 1.619.720.869,40 1.783.629.559,44 Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial (participantes e assistidos) 1.619.720.869,40 1.783.629.559,44

VALORES RECONHECIDOS NO RESULTADO DO EXERCÍCIO E EM OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES

* O cálculo do benefício econômico disponível que trata o item 65 do CPC 33 R1 (aprovado pela Resolução CFC nº1.425/2013), de forma a limitar o ativo atuarial a ser

reconhecido, considera o valor presente dos fluxos dos benefícios econômicos considerando a taxa de juros de desconto conforme item 83 do referido CPC."

O custo do serviço e as despesas com juros líquido do período estão incluídos na despesa com benefícios a empregados. O recálculo do passivolíquido de benefício definido está incluído na demonstração do resultado abrangente como parte de outros resultados abrangentes.

* O cálculo do efeito do compartilhamento de riscos com os participantes e assistidos do plano, de forma a limitar a responsabilidade atuarial a ser reconhecida pela

Empresa, considera o valor presente dos fluxos das contribuições extraordinárias dos participantes e assistidos e as premissas definidas para Avaliação CPC 33_R1.

Benefícios Pós-emprego

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 3 de 7

Page 13: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

6 -31/12/2015 31/12/2014

6.1 Valor presente da obrigação atuarial líquida no início do período* (8.719.528.126,91) (7.870.138.691,00)

6.2 Custo de juros (1.195.404.851,51) (981.406.294,77)

6.3 Custo de serviço corrente (16.736.935,71) (15.065.471,74)

6.4 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) - -

6.5 Benefícios pagos pelo plano 313.224.964,70 284.922.200,64

6.6 Contribuições dos assistidos - -

6.7 Despesa administrativa paga pelo plano - 4.931.814,80

6.8 Remensurações de Ganhos/(Perdas) atuariais 1.293.192.269,43 (142.771.684,84) 6.8.1 Decorrentes de ajuste de experiência 511.623.695,43 (49.855.308,77)

6.8.2 Decorrentes de alterações premissas biométricas (103.695.541,00) -

6.8.3 Decorrentes de alterações premissas financeiras 885.264.115,00 (92.916.376,07)

6.9 Custo do serviço passado - -

6.10 Passivos assumidos em combinação de negócios - -

6.11 Passivo extinto em liquidações - -

6.12 Ganhos/(Perdas) em reduções - -

6.13 Outros - -

6.14 Valor presente da obrigação atuarial líquida no final do período (8.325.252.680,00) (8.719.528.126,91)

Valor presente da obrigação atuarial - Concedido 4.190.326.967,00

Valor presente da obrigação atuarial - a Conceder 4.134.925.713,00

* Referente aos participantes e assistidos vinculados a Empresa patrocinadora do plano.

7 -

31/12/2015 31/12/2014

7.1 Valor justo dos ativos do plano no início do período 5.152.269.008,04 5.577.719.985,20

7.2 Receita de juros 706.333.626,31 695.541.682,15

7.3 Contribuições do patrocinador 61.731.705,83 122.006.296,33

7.4 Contribuições dos participantes 64.209.794,70 60.444.887,52

7.5 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) - -

7.6 Benefícios pagos pelo plano (313.224.964,70) (284.922.200,64)

7.7 Contribuições dos assistidos - -

7.8 Ativos adquiridos em combinação de negócios - -

7.9 Ativos distribuídos em liquidação / redução - -

7.10 Custeio para Despesas administrativas do Plano - (4.931.814,80)

7.11 Ganhos/(Perdas) sobre os ativos do plano (excluindo a receita de juros) (585.508.228,98) (1.013.589.827,72)

7.12 Outros Ganhos/(Perdas) - -

7.13 Valor justo dos ativos do plano no final do período 5.085.810.941,20 5.152.269.008,04

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR PRESENTE DA OBRIGAÇÃO ATUARIAL

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Benefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 4 de 7

Page 14: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

8 - CATEGORIAS DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

8.1 Disponível 0,06%

8.2 Realizável 0,76%

8.3 Títulos Públicos 16,85%

8.4 Crédito de Depósitos Privados 12,36%

8.5 Ações 7,74%

8.6 Quota de Fundo de Investimentos - Referenciado 3,62%

8.7 Quota de Fundo de Investimentos - Renda Fixa 4,19%

8.8 Quota de Fundo de Investimentos - Ações 2,07%

8.9 Quota de Fundo de Investimentos - Direitos Creditórios 10,17%

8.10 Quota de Fundo de Investimentos - Participações 23,70%

8.11 Quota de Fundo de Investimentos - Dívida Externa 2,82%

8.12 Quota de Fundo de Investimentos - Multimercado 1,26%

8.13 Quota de Fundo de Investimentos - Empresas Emergentes 0,27%

8.14 Investimentos imobiliários 4,48%

8.15 Empréstimos e Financiamentos 9,57%

8.16 Investimento/Depósito judicial 0,08%

8.17 Total em percentual dos ativos do plano 100,00%Obs.: valores referentes a Novembro/2015.

9 - CÁLCULO DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

9.1 Disponível 3.355.275,67

9.2 Realizável 39.279.138,65

9.3 Títulos Públicos 872.693.423,46

9.4 Crédito de Depósitos Privados 640.064.621,99

9.5 Ações 400.905.139,32

9.6 Quota de Fundo de Investimentos - Referenciado 187.709.331,32

9.7 Quota de Fundo de Investimentos - Renda Fixa 217.041.369,51

9.8 Quota de Fundo de Investimentos - Ações 107.025.442,69

9.9 Quota de Fundo de Investimentos - Direitos Creditórios 526.789.034,32

9.10 Quota de Fundo de Investimentos - Participações 1.227.639.759,80

9.11 Quota de Fundo de Investimentos - Dívida Externa 145.852.261,35

9.12 Quota de Fundo de Investimentos - Multimercado 65.478.480,44

9.13 Quota de Fundo de Investimentos - Empresas Emergentes 14.099.162,97

9.14 Investimentos imobiliários 232.254.901,57

9.15 Empréstimos e Financiamentos 495.549.924,71

9.16 Investimento/Depósito judicial 4.300.463,94

9.17 (-) Recursos a receber - patrocinador -

9.18 (-) Exigível Operacional (52.908.175,93)

9.19 (-) Exigível Contingencial (29.165.849,85)

9.20 (-) Fundo de Investimentos (10.259.476,37)

9.21 (-) Fundo Administrativo (1.893.288,36)

9.22 Valor justo dos ativos do plano 5.085.810.941,20

Obs.: valores referentes a Novembro/2015.

10 - DESCRIÇÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

11 - DESCRIÇÃO DA BASE UTILIZADA PARA DETERMINAR A TAXA DE DESCONTO ATUARIAL

Valores esperados Posição em 31/12/2015Até 1 ano: 443.387.011,00

De 1 ano a 2 anos: 457.386.854,00

De 2 anos a 5 anos: 1.475.658.043,00

Acima de 5 anos: 27.511.690.664,00

Total dos pagamentos esperados pelo Plano a valores atuais: 29.888.122.572,00

A taxa de juros de desconto atuarial, foi definida considerando a duration do Plano apurada para fins da Avaliação Atuarial em atendimentoa Deliberação CVM 695/12, posicionada em 31/12/2015, no valor de 14,47 anos, ocasionando na definição da taxa de juros no percentual de7,22%.

Considerando os valores dos benefícios esperados a serem pagos sem descontar a valor presente:

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Benefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

A política de investimentos do Fundo é elaborada anualmente para um período de 5 (cinco) anos, sendo objeto de aprovação pelo ConselhoDeliberativo do Postalis. A política tem como principal objetivo definir procedimentos norteadores para administração dos ativos emconfronto com as despesas com benefícios, buscando o equilíbrio atuarial do plano. A meta do plano a ser alcançada em seus investimentosé representada por INPC + 5,45% a.a. Para formulação da política são analisados os critérios e objetivos de investimento dos recursos doplano de custeio e benefícios, considerando: a) taxa esperada de retorno; b) preservação de capital; c) diversificação; d) tolerância a risco;e) estabilidade; f) liquidez e g) regra de reajuste de benefícios. Com base nesses critérios são definidos mecanismos de investimento e amelhor estratégia na diversificação das carteiras: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior, imóveise operações com participantes.

Para alocação dos recursos e os limites por segmento de aplicação são consideradas as diretrizes da Resolução nº 3.792 do ConselhoMonetário Nacional e suas alterações, além dos critérios de segurança, liquidez, rentabilidade e maturidade do plano. A proposta dealocação de recursos é revisada a qualquer tempo, em razão de fato relevante que venha alterar substancialmente as premissasmacroeconômicas consideradas.

Página: 5 de 7

Page 15: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

12 - ANÁLISES DE SENSIBILIDADE DAS PRINCIPAIS HIPÓTESES

Idade -1 Idade +1 + 0,25% - 0,25%

Montantes do:

Valor presente da obrigação atuarial do plano 8.419.144.483 8.227.262.006 8.107.106.806 8.553.622.259 8.325.252.680

Valor justo dos ativos do plano 5.085.810.941 5.085.810.941 5.085.810.941 5.085.810.941 5.085.810.941

Superávit / (Déficit) técnico do plano (3.333.333.542) (3.141.451.065) (3.021.295.865) (3.467.811.318) (3.239.441.739)

Variações:

Aumento/redução da obrigação atuarial 1,1% -1,2% -2,6% 2,7% -

Aumento/redução dos ativos do plano 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% -

Aumento/redução do Superávit/(Déficit) técnico do plano 2,9% -3,0% -6,7% 7,0% -

TAXA DE JUROS Parâmetros deste Demonstrativo

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Benefícios Pós-empregoDivulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

(valores em R$ 1,00)

As análises de sensibilidade acima são baseadas na mudança em uma suposição, mantendo todas as outras constantes. Na prática, isso é pouco provável de ocorrer, e as mudanças em algumas dassuposições podem ser correlacionadas. Ao calcular a sensibilidade da obrigação de benefício definido de pressupostos atuariais significativos o mesmo método (valor presente da obrigação de benefíciodefinido, calculado com o método da unidade de crédito projetada no final do período) foi aplicado como no cálculo das responsabilidades com o Plano reconhecidas nesta demonstração de posiçãofinanceira do final do período.

TÁBUA BIOMÉTRICA

Página: 6 de 7

Page 16: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

13 - (DESPESA) RECEITA E PAGAMENTOS ESPERADOS PARA O PERÍODO SEGUINTE

Período de: 01/01/2016 A 31/12/2016

Montantes de:

Custo do serviço corrente líquido (14.455.330,46)

Custo do Serviço Corrente (85.907.990,00)

Contribuição dos Participantes 71.452.659,54

Custo de juros líquido (306.002.469,58)

Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (786.976.569,60)

Retorno esperado dos Ativos Justos 480.974.100,02

Efeito de qualquer redução ou liquidação -

Total da (despesa) / receita a reconhecer (320.457.800,04)

Montantes de contribuições esperadas pelo Patrocinador

Normais 37.715.686,55 Extraordinárias 30.979.355,70 Administração 7.632.782,47 Pagamentos esperados para o Plano pelo Patrocinador 76.327.824,71

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPBD - POSTALIS

Benefícios Pós-emprego

(valores em R$ 1,00)

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

Página: 7 de 7

Page 17: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

II. Participantes, e

Valores em R$Itens Parte BD Parte CD Total

Obrigações Atuariais (366.183.681)R$ (2.918.304.569)R$ (3.284.488.250)R$

Ativo justo 462.352.036R$ 2.918.304.569R$ 3.380.656.604R$ (Déficit) / Superávit 96.168.355R$ -R$ 96.168.355R$

Valores em R$Itens Parte BD* Parte CD Total

66.156.278R$ 232.114.756R$ 298.271.034R$ 4.979.505R$ 17.471.003R$ 22.450.508R$

31/12/2015 31/12/2014

PARTICIPANTESNúmero de empregados vinculados ao plano 107.667 110.865 Idade Média (anos) 42,91 41,00 Valor do Salário Médio (R$) 3.586,18 3.362,55

ASSISTIDOS (APOSENTADOS VÁLIDOS)

Número de aposentados por tempo de contribuição, idade e especial 1.248 975

Idade Média (anos) 60,33 59,63

Benefício Médio (R$) 473,98 412,93

ASSISTIDOS (APOSENTADOS INVÁLIDOS)Número de aposentados por invalidez 940 833 Idade Média (anos) 51,88 50,56 Benefício Médio (R$) 332,48 280,95

ASSISTIDOS (PENSIONISTAS)Número de pensões 751 624 Benefício Médio (R$) 388,18 355,11

Total dos Benefícios Mês (R$) 1.195.581,42 858.229,45

Total dos Benefícios Continuados Anual (R$) (13X) 15.542.558,46 11.156.982,85

o   Pecúlio por morte;

Contribuições Administrativas PatrocinadorContribuições Normais Patrocinador

Os benefícios programados são constituídos como contribuição definida e têm os seus valores definidos a partir dos saldos de conta mantidos em nome do participante. Osbenefícios podem ser pagos na forma de renda mensal vitalícia, conforme opção do participante, podendo ser calculada de forma atuarial ou como percentual do saldode conta individual do assistido.

Os benefícios decorrentes de invalidez e morte, apesar de serem calculados com base no saldo de conta individual, podem ocasionar riscos para a patrocinadora e para osparticipantes em função da regra contida no art. 17, §3º, do Regulamento, que trata da Conta Individual de Risco, uma vez que, no caso de ocorrência desses benefícios,o regulamento prevê o cálculo de um aporte a ser realizado na conta individual do participante, denominado de Saldo Projetado, o qual possui regras de cálculo típicasde benefício definido e, por consequência, ocasionar insuficiência atuarial futura. Essa obrigação atuarial foi calculada na presente avaliação.

O Plano POSTALPREV, no que se refere aos montantes de obrigações e ativo justo, estava assim configurado em 31/12/2015.

O Plano POSTALPREV, no que se refere as contribuições efetivamente pagas no exercício de 2015, estava assim configurado:

Consideram-se participantes as pessoas físicas inscritas na INSTITUIÇÃO, na condição de PATROCINADORA - PRESUMIDA (POSTALIS) e a EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS ETELÉGRAFOS - ECT, na condição de patrocinadora instituidora.

o   Pensão por morte;

o   Abono anual.

o   Auxílio Doença;

I. Quanto aos participantes assistidos:

o   Aposentadoria por invalidez;

o   Aposentadoria Normal;

o   Aposentadoria Antecipada;

III. Assistidos

(valores em R$ 1,00)

I. Patrocinadoras

1- DESCRIÇÃO GERAL DAS CARACTERÍSTICAS DO PLANO

Obs.: Os dados estão posicionados em novembro/2015. As informações de 2014 foram extraídas da base de dados.

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT é patrocinadora do Plano de Benefícios previdenciários denominado POSTALPREV, que é um plano estruturadona modalidade Contribuição Variável, administrado e também patrocinado pelo INSTITUTO DE SEGURIDADE SOCIAL DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS - POSTALIS.

O Plano de Benefício POSTALPREV, foi criado em janeiro de 2008, assegurando aos seus participantes os seguintes benefícios:

Consideram-se membros do Plano de Benefícios:

III. Quanto aos beneficiários

Os mais recentes estudos atuariais do valor presente da obrigação de benefício definido foram realizados em 31 de dezembro de 2015 pela GAMA Consultores Associados,membro do Instituto Brasileiro de Atuários. O valor presente da obrigação de benefício definido, o custo do serviço corrente e custo do serviço passado, foram medidosutilizando o método de crédito unitário projetado.

2- RESUMO DOS DADOS CADASTRAIS EM

As características, as regras de elegibilidade, o cálculo e o reajuste dos benefícios estão apresentadas no capítulo VII e VIII do regulamento do plano de benefícios.

O plano expõe tipicamente a Empresa a riscos atuariais, tais como: risco de investimento, risco de taxa de juros, risco de longevidade e de risco de rotatividade. Os riscosrelacionados ao plano decorrentes dos benefícios a serem pagos aos membros (aposentados) e dependentes dos membros do plano (viúva(o) e órfão benefícios) sãocompartilhados entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, Participantes e Assistidos, na ordem de 50% para a Empresa conforme Lei 108/01 e ResoluçãoMPS/CGPC 26/06.

o   Abono anual.

ANEXO I - DIVULGAÇÃOECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

PLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1Benefícios Pós-emprego

Página 1 de 7

Page 18: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

31/12/2015 31/12/2014

i) Considerações gerais sobre as premissas

Base de dados cadastrais foram coletados emNatureza dos benefícios

Responsabilidade pelo financiamento do plano

ii) Financeiras

Taxa de juros de desconto atuarial anual 19,31% a.a. 13,72% a.a.

Taxa de juros real de desconto atuarial anual 7,22% a.a. 6,32% a.a.

Projeção de aumentos médio dos salários 15,13% a.a. 6,96% a.a.

Projeção de aumentos médio dos benefícios 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Taxa média de inflação anual 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Expectativa de retorno dos ativos do plano 19,31% a.a. 13,72% a.a.

Obs.: Taxa de desconto definido pela Patrocinadora, consdierando a duration do Plano.

iii) Demográficas

Taxa de rotatividade

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de aposentados*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de inválidos

Tábua de entrada em invalidez

Tábua de morbidez*Tábua BASIC

Idade de Aposentadoria

Composição famíliar para custos de pensão*

Participantes / Aposentados

iv) Principais hipóteses e parâmetros

Taxa de juros de desconto 19,31% a.a. 13,72% a.a.

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos e aposentados

Taxa média de 2,81% até 48 anos

e 0% após 48 anos

Previdenciária PrevidenciáriaPatrocinador, Participantes e

AssistidosPatrocinador, Participantes e

Assistidos

2,16% até 48 anos e 1,00% após 48 anos

N/A

Álvaro Vindas

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

AT 2000 M & F

AT-49 (AGRAVADA EM 50%) AT-49 (AGRAVADA EM 50%)

AT 2000 M & F

N/A

Álvaro Vindas

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

nov/15 nov/14

As hipóteses foram definidas de forma imparcial e mutuamente compatíveis, com base em expectativas de mercado durante o período de desenvolvimento de cada avaliação atuarial e das respectivas projeções.

Conforme Regulamento Conforme Regulamento

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Benefícios Pós-empregoDivulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

3 - HIPÓTESES E PARÂMETROS ATUARIAIS ADOTADOS

Página: 2 de 7

Page 19: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

4 -31/12/2015

Custo de serviço

4.1 Custo de serviço corrente líquido (5.960.661,28)

4.1.1. Custo do Serviço Corrente (53.536.989,65)

4.1.2. Contribuição dos Participantes 47.576.328,37

4.2 Custo de juros líquido 5.781.777,40

4.2.1 Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (43.108.269,21)

4.2.2 Retorno esperado dos Ativos Justos 48.890.046,61

4.3 Ganhos/(perdas) de reduções -

4.4 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego (178.883,88)

Remensurações do plano de Benefício definido

4.5 Os ganhos e perdas sobre o ativo justo (39.874.558,47)

4.6 Os ganhos e perdas sobre a obrigação atuarial de benefício definido 27.924.284,70

4.6.1 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos demográficos (16.713.221,00)

4.6.2 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos financeiros 37.746.214,77

4.6.3 Os ganhos e perdas atuariais decorrentes de ajuste de experiência 6.891.290,93

4.7 Mudança do teto do ativo (54.027.120,07)

4.8 Juros sobre o efeito do teto de ativo -

4.9 Total dos componentes registrado em outros resultados abrangentes (65.977.393,84)

Total dos componentes de custo do plano de benfício definido (66.156.277,72)

5 - STATUS DO FUNDO E (PASSIVO)/ATIVO RECONHECIDO31/12/2015

Status do Plano de Benefícios

5.1 Valor presente da obrigação atuarial (366.183.681,00)

5.2 (-) Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial -

5.3 Valor presente da obrigação atuarial líquida (366.183.681,00)

5.4 Valor justo dos ativos do plano no final do período 462.352.035,78

5.5 (Passivo) Ativo líquido : Status do Plano de Benefícios: (Déficit) / Superávit 96.168.354,78

5.6 Efeito da restrição sobre o ativo 96.168.354,78

5.7 Responsabilidade líquida decorrente da obrigação do plano de benefício -

Movimentação do (passivo)/ativo líquido reconhecido no balanço

5.8 (Passivo) / Ativo reconhecido no início do período -

5.9 Contribuições do patrocinador, líquido de carregamento administrativo* 66.156.277,72

5.10 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego (178.883,88)

5.11 Valor reconhecido em Outros Resultados Abrangentes (65.977.393,84)

5.12 (Passivo) / Ativo reconhecido no final do período -

Apuração do efeito do teto do limite de ativoValor presente dos benefícios econômicos (Teto)* -

Efeito da restrição sobre o ativo [|Superávit| - Teto] 96.168.354,78

Apuração do efeito do compartilhamento de risco pelos participantes e assistidos do planoValor presente das contribuições extraordinárias de amortização do déficit* - Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial (participantes e assistidos) -

VALORES RECONHECIDOS NO RESULTADO DO EXERCÍCIO E EM OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES

* O cálculo do benefício econômico disponível que trata o item 65 do CPC 33 R1 (Deliberação CVM 695/2012), de forma a limitar o ativo

atuarial a ser reconhecido, considera o valor presente dos fluxos dos benefícios econômicos considerando a taxa de juros de desconto

conforme item 83 do referido CPC."

O custo do serviço e as despesas com juros líquido do período estão incluídos na despesa com benefícios aempregados. O recálculo do passivo líquido de benefício definido está incluído na demonstração do resultadoabrangente como parte de outros resultados abrangentes.

* O cálculo do efeito do compartilhamento de riscos com os participantes e assistidos do plano, de forma a limitar a responsabilidade

atuarial a ser reconhecida pela Empresa, considera o valor presente dos fluxos das contribuições extraordinárias dos participantes e

assistidos considerando o montante previsto no balanço patrimonial do Plano."

Benefícios Pós-emprego

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 3 de 7

Page 20: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

6 -31/12/2015

6.1 Valor presente da obrigação atuarial líquida no início do período* (314.203.144,24)

6.2 Custo de juros (43.108.269,21)

6.3 Custo de serviço corrente (53.536.989,65)

6.4 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) -

6.5 Benefícios pagos pelo plano 16.740.437,40

6.6 Contribuições dos assistidos -

6.7 Despesa administrativa paga pelo plano -

6.8 Remensurações de Ganhos/(Perdas) atuariais 27.924.284,70

6.8.1 Decorrentes de ajuste de experiência 6.891.290,93

6.8.2 Decorrentes de alterações premissas biométricas (16.713.221,00)

6.8.3 Decorrentes de alterações premissas financeiras 37.746.214,77

6.9 Custo do serviço passado -

6.10 Passivos assumidos em combinação de negócios -

6.11 Passivo extinto em liquidações -

6.12 Ganhos/(Perdas) em reduções -

6.13 Outros -

6.14 Valor presente da obrigação atuarial líquida no final do período (366.183.681,00)

Valor presente da obrigação atuarial - Concedida 174.735.230,00

Valor presente da obrigação atuarial - a Conceder 191.448.451,00

* Referente aos participantes e assistidos vinculados a Empresa patrocinadora do plano.

7 -

31/12/2015

7.1 Valor justo dos ativos do plano no início do período 356.344.378,95

7.2 Receita de juros 48.890.046,61

7.3 Contribuições do patrocinador 66.156.277,72

7.4 Contribuições dos participantes 47.576.328,37

7.5 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) -

7.6 Benefícios pagos pelo plano (16.740.437,40)

7.7 Contribuições dos assistidos -

7.8 Ativos adquiridos em combinação de negócios -

7.9 Ativos distribuídos em liquidação / redução -

7.10 Custeio para Despesas administrativas do Plano -

7.11 Ganhos/(Perdas) sobre os ativos do plano (excluindo a receita de juros) (39.874.558,47)

7.12 Outros Ganhos/(Perdas) -

7.13 Valor justo dos ativos do plano no final do período 462.352.035,78

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR PRESENTE DA OBRIGAÇÃO ATUARIAL

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Benefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 4 de 7

Page 21: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

8 - CATEGORIAS DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

8.1 Disponível 0,08%8.2 Realizável 4,81%8.3 Títulos Públicos 49,80%8.4 Crédito de Depósitos Privados 6,87%8.5 Renda Variável 7,94%8.6 Quota de Fundo de Investimentos - Referenciado 0,69%8.7 Quota de Fundo de Investimentos - Renda Fixa 6,27%8.8 Quota de Fundo de Investimentos - Ações 5,58%8.9 Quota de Fundo de Investimentos - Multimercado 3,23%8.10 Quota de Fundo de Investimentos - Direitos Creditórios 2,39%8.11 Quota de Fundo de Investimentos - Imobiliário 1,48%8.12 Empréstimos e Financiamentos 10,85%8.13 Total em percentual dos ativos do plano 100,00%

Obs.: valores referentes a Novembro/2015.

9 - CÁLCULO DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

9.1 Disponível 2.938.626,01 9.2 Realizável 167.638.478,13 9.3 Títulos Públicos 1.736.981.546,43 9.4 Crédito de Depósitos Privados 239.610.948,19 9.5 Renda Variável 277.029.525,03 9.6 Quota de Fundo de Investimentos - Referenciado 24.030.159,93 9.7 Quota de Fundo de Investimentos - Renda Fixa 218.814.749,57 9.8 Quota de Fundo de Investimentos - Ações 194.751.953,19 9.9 Quota de Fundo de Investimentos - Multimercado 112.817.047,85 9.10 Quota de Fundo de Investimentos - Direitos Creditórios 83.307.510,63 9.11 Quota de Fundo de Investimentos - Imobiliário 51.736.407,00 9.12 Empréstimos e Financiamentos 378.306.424,69 9.13 (-) Recursos a receber - patrocinador - 9.14 (-) Exigível Operacional (31.350.824,00) 9.15 (-) Exigível Contingencial - 9.16 (-) Fundo de Investimentos (1.352.432,85) 9.17 (-) Fundo Administrativo (74.603.515,47)

9.18 Valor justo dos ativos do plano 3.380.656.604,33 Parte CD 2.918.304.568,55 Parte BD 462.352.035,78

Obs.: valores referentes a Novembro/2015.

10 - DESCRIÇÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

11 - DESCRIÇÃO DA BASE UTILIZADA PARA DETERMINAR A TAXA DE DESCONTO ATUARIAL

Valores esperados Posição em 31/12/2015Até 1 ano: 28.928.765,00

De 1 ano a 2 anos: 25.540.418,00 De 2 anos a 5 anos: 72.697.239,00

Acima de 5 anos: 1.240.516.966,00 Total dos pagamentos esperados pelo Plano a valores atuais: 1.367.683.388,00

Considerando os valores dos benefícios esperados a serem pagos sem descontar a valor presente:

A taxa de juros de desconto atuarial, foi definida considerando a duration do Plano apurada para fins da Avaliação Atuarial em atendimento aDeliberação CVM 695/12, posicionada em 31/12/2015, no valor de 13,67 anos, ocasionando na definição da taxa de juros no percentual de7,22%.

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Benefícios Pós-empregoDivulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

A política de investimentos do Fundo é elaborada anualmente para um período de 5 (cinco) anos, sendo objeto de aprovação pelo ConselhoDeliberativo da POSTALIS. A política tem como principal objetivo definir procedimentos norteadores para administração dos ativos emconfronto com as despesas com benefícios, buscando o equilíbrio atuarial do plano. A meta do plano a ser alcançada em seus investimentos érepresentada por INPC + 5,5% a.a. Para formulação da política são analisados os critérios e objetivos de investimento dos recursos do plano decusteio e benefícios, considerando: a) taxa esperada de retorno; b) preservação de capital; c) diversificação; d) tolerância a risco; e)estabilidade; f) liquidez e g) regra de reajuste de benefícios. Com base nesses critérios são definidos mecanismos de investimento e a melhorestratégia na diversificação das carteiras: renda fixa, renda variável, investimentos estruturados, investimentos no exterior, imóveis eoperações com participantes.

Para alocação dos recursos e os limites por segmento de aplicação são consideradas as diretrizes da Resolução nº 3.792 do Conselho MonetárioNacional e suas alterações, além dos critérios de segurança, liquidez, rentabilidade e maturidade do plano. A proposta de alocação derecursos é revisada a qualquer tempo, em razão de fato relevante que venha alterar substancialmente as premissas macroeconômicasconsideradas.

Página: 5 de 7

Page 22: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

12 - ANÁLISES DE SENSIBILIDADE DAS PRINCIPAIS HIPÓTESES

Idade -1 Idade +1 + 0,25% - 0,25% + 0,25% - 0,25%

Montantes do:

Valor presente da obrigação atuarial do plano 359.200.852 373.659.046 366.445.715 365.921.647 356.883.420 375.967.428 366.183.681

Valor justo dos ativos do plano 462.352.036 462.352.036 462.352.036 462.352.036 462.352.036 462.352.036 462.352.036

Superávit / (Déficit) técnico do plano 103.151.184 88.692.990 95.906.321 96.430.389 105.468.616 86.384.608 96.168.355

Variações:

Aumento/redução da obrigação atuarial -1,9% 2,0% 0,1% -0,1% -2,5% 2,7% -

Aumento/redução dos ativos do plano 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% -

Aumento/redução do Superávit/(Déficit) técnico do plano 7,3% -7,8% -0,3% 0,3% 9,7% -10,2% -

TAXA DE JUROS Parâmetros deste Demonstrativo

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Benefícios Pós-empregoDivulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

(valores em R$ 1,00)

As análises de sensibilidade acima são baseadas na mudança em uma suposição, mantendo todas as outras constantes. Na prática, isso é pouco provável de ocorrer, e as mudanças em algumas das suposições podem ser correlacionadas. Ao calcular a sensibilidade da obrigação de benefício definido de pressupostos atuariais significativos o mesmo método (valor presente da obrigação de benefício definido, calculado com ométodo da unidade de crédito projetada no final do período) foi aplicado como no cálculo das responsabilidades com o Plano reconhecidas nesta demonstração de posição financeira do final do período.

TÁBUA BIOMÉTRICA CRESCIMENTO SALARIAL

Página: 6 de 7

Page 23: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

13 - (DESPESA) RECEITA E PAGAMENTOS ESPERADOS PARA O PERÍODO SEGUINTE

Período de: 01/01/2016 A 31/12/2016

Montantes de:

Custo do serviço corrente líquido 45.306.122,86

Custo do Serviço Corrente (7.636.815,34)

Contribuição dos Participantes 52.942.938,20

Custo de juros líquido -

Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (68.911.462,14)

Retorno esperado dos Ativos Justos 99.701.098,19

Custo sobre o teto de ativo (30.789.636,05)

Efeito de qualquer redução ou liquidação -

Total da (despesa) / receita a reconhecer 45.306.122,86

Montantes de contribuições esperadas pelo Patrocinador

Normais - Parte CD 258.297.300,35 Parte - BD 73.618.705,85 Administração 24.982.925,19 Pagamentos esperados para o Plano pelo Patrocinador 356.898.931,39

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL - POSTALPREV

Benefícios Pós-emprego

(valores em R$ 1,00)

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

Página: 7 de 7

Page 24: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

CUSTO_TITULAR CUSTO_DEPEND CUSTO_TITULAR CUSTO_DEPEND

De 0 a 18 anos 67,46 149,58 72,89 62,86

De 19 a 23 anos 67,46 147,29 143,58 83,89

De 24 a 28 anos 216,01 196,00 141,03 160,78

De 29 a 33 anos 364,57 244,71 153,32 169,55

De 34 a 38 anos 440,98 251,14 169,30 162,50

De 39 a 43 anos 533,38 266,89 181,35 157,32

De 44 a 48 anos 561,39 288,43 197,66 193,84

De 49 a 53 anos 479,24 246,13 218,07 208,03

De 54 a 58 anos 398,03 277,21 248,21 288,86

59 anos ou mais 319,86 589,56 334,07 443,88

TITULARES DEPENDENTES TITULARES DEPENDENTES

De 0 a 18 anos 1 95.762 13 97.093

De 19 a 23 anos 1.482 18.800 2.661 24.429

De 24 a 28 anos 8.928 5.877 9.975 6.511

De 29 a 33 anos 16.203 10.836 17.836 11.356

De 34 a 38 anos 20.735 13.381 20.372 13.108

De 39 a 43 anos 18.253 12.776 17.667 12.650

De 44 a 48 anos 16.319 12.793 16.561 12.961

De 49 a 53 anos 18.367 13.086 17.903 12.757

De 54 a 58 anos 16.269 15.423 16.373 15.281

59 anos ou mais 26.826 72.057 23.769 67.956

TOTAL 143.383 270.791 143.130 274.102

31/12/2015 31/12/2014

Titular 17.397 12.140 Dependente 17.356 11.041 Subtotal 34.753 23.181 Titular 4.536 4.582 Dependente 5.678 6.266

Subtotal 10.214 10.848

Titular 121.450 126.408

Dependente 247.757 256.795

Subtotal 369.207 383.203

TOTAL 414.174 417.232

POSIÇÃO

APOSENTADO POR INVALIDEZ

APOSENTADO

ATIVO

TITULARIDADECATEGORIA

O financiamento do plano é efetuado pela ECT e pelos beneficiários, sendo que estes pagam coparticipação sobre os procedimentos utilizados e aempresa é responsável pela receita complementar para cobrir as despesas do plano de saúde.

(valores em R$ 1,00)

1- DESCRIÇÃO GERAL DAS CARACTERÍSTICAS DO PLANO

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT mantém um Plano de Saúde para seus empregados e ex-empregados (aposentados,participantes vinculados e pensionistas) administrado pela POSTAL SAÚDE - Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios.

As coberturas do plano compreendem a assistência médico-hospitalar e odontológica, garantindo o atendimento a consultas, exames, tratamentosambulatoriais, internações clínicas e cirúrgicas de caráter eletivo, urgência e emergência para procedimentos cobertos pelo plano, atendendo aocontido no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Trata-se de plano na modalidade de autogestão patrocinada, no qual a ECT figura como mantenedora e, por conseguinte, assume os riscosfinanceiros decorrentes da operação do referido plano.

Os mais recentes estudos atuariais do valor presente da obrigação de benefício definido foram realizados em 31 de dezembro de 2015 pela GAMAConsultores Associados, membro do Instituto Brasileiro de Atuários. O valor presente da obrigação de benefício definido, o custo do serviço correntee custo do serviço passado, foram medidos utilizando o método de crédito unitário projetado.

2- RESUMO DOS DADOS CADASTRAIS EM

O plano expõe tipicamente a Empresa a riscos atuariais, tais como: risco de taxa de juros, risco de longevidade e risco de rotatividade. Os riscosrelacionados ao plano decorrentes dos benefícios a serem pagos aos membros (aposentados inválidos) e dependentes dos membros do plano sãoassumidos integralmente pela Empresa.

Para realização da Avaliação Atuarial foi considerado os custos por faixa etário, conforme segue:

31/12/2015 31/12/2014FAIXA ETÁRIA

ANEXO I - DIVULGAÇÃOECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

PLANO POSTAL SAÚDE

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1Benefícios Pós-emprego

FAIXA ETÁRIA31/12/2015 31/12/2014

Página 1 de 7

Page 25: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

31/12/2015 31/12/2014

i) Considerações gerais sobre as premissas

Base de dados cadastrais foram coletados emNatureza dos benefícios

Responsabilidade pelo financiamento do plano

ii) Financeiras

Taxa de juros de desconto atuarial anual 19,31% a.a. 13,72% a.a.

Taxa de juros real de desconto atuarial anual 7,22% a.a. 6,32% a.a.

Projeção de aumentos médio dos salários

Projeção de aumentos médio dos benefícios

Taxa média de inflação anual 11,28% a.a. 6,96% a.a.

Expectativa de retorno dos ativos do plano

Taxa dos cresicmentos reais do Plano de Saúde (HCCTR) 1,81% a.a. 2,00% a.a.

Aging Factor (envelhecimento) 2,52% a.a.

Obs.: Taxa de desconto definido pela Patrocinadora, consdierando a duration do Plano.

iii) Demográficas

Taxa de rotatividade

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de aposentados*

Tábua de mortalidade/sobrevivência de inválidos

Tábua de entrada em invalidez

Tábua de morbidez*Tábua BASIC

Idade de Aposentadoria

Composição famíliar para custos de pensão*

Participantes / Aposentados

iv) Principais hipóteses e parâmetros

Taxa de juros de desconto 19,31% a.a. 13,72% a.a.

Tábua de mortalidade/sobrevivência de ativos e aposentados

HCCTR 1,81% a.a. 2,00% a.a.

Taxa média de 2,81% até 48 anos

Assistencial (Saúde) Assistencial (Saúde)Patrocinador, Participantes e

AssistidosPatrocinador, Participantes e

Assistidos

2,16% até 48 anos e 1,00% após 48 anos

Vetor de custos por faixa etária

N/A

N/A

N/A

N/A

N/A

N/A

N/A

Álvaro Vindas

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

AT 2000 M & F

AT-49 (AGRAVADA EM 50%) AT-49 (AGRAVADA EM 50%)

AT 2000 M & F

N/A

Álvaro Vindas

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

Média Hx definida pelo adminsitrador do Plano

AT 2000 M & F AT 2000 M & F

nov/15 nov/14

As hipóteses foram definidas de forma imparcial e mutuamente compatíveis, com base em expectativas de mercado durante o período de desenvolvimento de cada avaliação atuarial e das respectivas projeções.

Conforme Regulamento Conforme Regulamento

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDEBenefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

3 - HIPÓTESES E PARÂMETROS ATUARIAIS ADOTADOS

Página: 2 de 7

Page 26: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

4 -31/12/2015 31/12/2014

Custo de serviço

4.1 Custo de serviço corrente líquido (213.263.538,58) (187.533.889,01) 4.1.1. Custo do Serviço Corrente (213.263.538,58) (187.533.889,01)

4.1.2. Contribuição dos Participantes - -

4.2 Custo de juros líquido (852.632.988,48) (758.396.486,53) 4.2.1 Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (852.632.988,48) (758.396.486,53)

4.2.2 Retorno esperado dos Ativos Justos - -

4.3 Ganhos/(perdas) de reduções - -

4.4 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego* (1.065.896.527,06) (945.930.375,54)

Remensurações do plano de Benefício definido

4.5 Os ganhos e perdas sobre o ativo justo - -

4.6 Os ganhos e perdas sobre a obrigação atuarial de benefício definido 1.198.879.548,68 606.223.524,74

4.6.1 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos demográficos (91.536.371,00) -

4.6.2 Os ganhos e perdas resultantes de alterações de pressupostos financeiros 967.954.187,00 (209.764.856,69)

4.6.3 Os ganhos e perdas atuariais decorrentes de ajuste de experiência 322.461.732,68 815.988.381,43

4.7 Mudança do teto do ativo - -

4.8 Juros sobre o efeito do teto de ativo - -

4.9 Total dos componentes registrado em outros resultados abrangentes 1.198.879.548,68 606.223.524,74

Total dos componentes de custo do plano de benfício definido 132.983.021,62 (339.706.850,80)

5 - STATUS DO FUNDO E (PASSIVO)/ATIVO RECONHECIDO31/12/2015 31/12/2014

Status do Plano de Benefícios

5.1 Valor presente da obrigação atuarial (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

5.2 (-) Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial - -

5.3 Valor presente da obrigação atuarial líquida (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

5.4 Valor justo dos ativos do plano no final do período - -

5.5 (Passivo) Ativo líquido : Status do Plano de Benefícios: (Déficit) / Superávit (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

5.6 Efeito da restrição sobre o ativo - -

5.7 Responsabilidade líquida decorrente da obrigação do plano de benefício (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

Movimentação do (passivo)/ativo líquido reconhecido no balanço

5.8 (Passivo) / Ativo reconhecido no início do período (6.214.526.155,11) (6.052.645.542,96)

5.9 Contribuições do patrocinador, líquido de carregamento administrativo* 164.023.827,49 177.826.238,65

5.10 Provisão para planos de benefícios e outros benefícios pós-emprego (1.065.896.527,06) (945.930.375,54)

5.11 Valor reconhecido em Outros Resultados Abrangentes 1.198.879.548,68 606.223.524,74

5.12 (Passivo) / Ativo reconhecido no final do período (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

Apuração do efeito do teto do limite de ativoValor presente dos benefícios econômicos (Teto)* - -

Efeito da restrição sobre o ativo [|Superávit| - Teto] - -

Apuração do efeito do compartilhamento de risco pelos participantes e assistidos do planoValor presente das contribuições extraordinárias de amortização do déficit* - - Efeito da restrição sobre a obrigação atuarial (participantes e assistidos) - -

VALORES RECONHECIDOS NO RESULTADO DO EXERCÍCIO E EM OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES

* O cálculo do benefício econômico disponível que trata o item 65 do CPC 33 R1 (Resolução CFC Nº1.425/2013), de forma a limitar o ativo atuarial a ser reconhecido,

considera o valor presente dos fluxos dos benefícios econômicos considerando a taxa de juros de desconto conforme item 83 do referido CPC."

O custo do serviço e as despesas com juros líquido do período estão incluídos na despesa com benefícios a empregados. O recálculo do passivolíquido de benefício definido está incluído na demonstração do resultado abrangente como parte de outros resultados abrangentes.

* O cálculo do efeito do compartilhamento de riscos com os participantes e assistidos do plano, de forma a limitar a responsabilidade atuarial a ser reconhecida pelo Banco,

considera o valor presente dos fluxos das contribuições extraordinárias dos participantes e assistidos considerando a taxa de juros de desconto conforme item 83 do CPC 33

R1."

Benefícios Pós-emprego

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDE

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 3 de 7

Page 27: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

6 -31/12/2015 31/12/2014

6.1 Valor presente da obrigação atuarial líquida no início do período* (6.214.526.155,11) (6.052.645.542,96)

6.2 Custo de juros (852.632.988,48) (758.396.486,53)

6.3 Custo de serviço corrente (213.263.538,58) (187.533.889,01)

6.4 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) - -

6.5 Benefícios pagos pelo plano 164.023.827,49 177.826.238,65

6.6 Contribuições dos assistidos - -

6.7 Despesa administrativa paga pelo plano - -

6.8 Remensurações de Ganhos/(Perdas) atuariais 1.198.879.548,68 606.223.524,74

6.8.1 Decorrentes de ajuste de experiência 322.461.732,68 815.988.381,43

6.8.2 Decorrentes de alterações premissas biométricas (91.536.371,00) -

6.8.3 Decorrentes de alterações premissas financeiras 967.954.187,00 (209.764.856,69)

6.9 Custo do serviço passado - -

6.10 Passivos assumidos em combinação de negócios - -

6.11 Passivo extinto em liquidações - -

6.12 Ganhos/(Perdas) em reduções - -

6.13 Outros - -

6.14 Valor presente da obrigação atuarial líquida no final do período (5.917.519.306,00) (6.214.526.155,11)

Valor presente da obrigação atuarial - Concedida 1.863.689.047,00

Valor presente da obrigação atuarial - a Conceder 4.053.830.259,00

* Referente aos participantes e assistidos vinculados a Empresa patrocinadora do plano.

7 -

31/12/2015 31/12/2014

7.1 Valor justo dos ativos do plano no início do período - -

7.2 Receita de juros - -

7.3 Contribuições do patrocinador 164.023.827,49 177.826.238,65

7.4 Contribuições dos participantes - -

7.5 Contribuições dos assistidos e participantes(decorrente do limite da obrigação) - -

7.6 Benefícios pagos pelo plano (164.023.827,49) (177.826.238,65)

7.7 Contribuições dos assistidos - -

7.8 Ativos adquiridos em combinação de negócios - -

7.9 Ativos distribuídos em liquidação / redução - -

7.10 Custeio para Despesas administrativas do Plano - -

7.11 Ganhos/(Perdas) sobre os ativos do plano (excluindo a receita de juros) - -

7.12 Outros Ganhos/(Perdas) - -

7.13 Valor justo dos ativos do plano no final do período - -

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR PRESENTE DA OBRIGAÇÃO ATUARIAL

CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDEBenefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

Página: 4 de 7

Page 28: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

8 - CATEGORIAS DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

O Plano de Saúde não possui ativo justo.

9 - CÁLCULO DO VALOR JUSTO DOS ATIVOS DO PLANO 31/12/2015

O Plano de Saúde não possui ativo justo.

10 - DESCRIÇÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

11 - DESCRIÇÃO DA BASE UTILIZADA PARA DETERMINAR A TAXA DE DESCONTO ATUARIAL

Valores esperados Posição em 31/12/2015Até 1 ano: 254.778.785,00

De 1 ano a 2 anos: 271.696.478,00 De 2 anos a 5 anos: 929.887.092,00

Acima de 5 anos: 19.463.986.101,00 Total dos pagamentos esperados pelo Plano a valores atuais: 20.920.348.456,00

Considerando os valores dos benefícios esperados a serem pagos sem descontar a valor presente:

A taxa de desconto atuarial foi definida pela Patrocinadora, considerando a duration do Plano de benefícios, apurada em 14,92 anos, resultando nataxa de 7,22%, considerando os títulos públicos do Tesouro Nacional (NTN-B com duration aproximadamente de 14,92 anos).

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDEBenefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

O Plano de Saúde não possui ativo justo.

Página: 5 de 7

Page 29: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

12 - ANÁLISES DE SENSIBILIDADE DAS PRINCIPAIS HIPÓTESES

Idade -1 Idade +1 +0,25% -0,25% + 0,25% - 0,25%

Montantes do:

Valor presente da obrigação atuarial do plano 6.112.022.712 5.724.452.342 6.128.735.398 5.716.793.570 5.723.587.045 6.122.009.292 5.917.519.306

Valor justo dos ativos do plano - - - - - - -

Superávit / (Déficit) técnico do plano (6.112.022.712) (5.724.452.342) (6.128.735.398) (5.716.793.570) (5.723.587.045) (6.122.009.292) (5.917.519.306)

Variações:

Aumento/redução da obrigação atuarial 3,3% -3,3% 3,6% -3,4% -3,3% 3,5% -

Aumento/redução dos ativos do plano

Aumento/redução do Superávit/(Déficit) técnico do plano 3,3% -3,3% 3,6% -3,4% -3,3% 3,5% -

TAXA DE JUROS Parâmetros deste Demonstrativo

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDEBenefícios Pós-emprego

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1(valores em R$ 1,00)

As análises de sensibilidade acima são baseadas na mudança em uma suposição, mantendo todas as outras constantes. Na prática, isso é pouco provável de ocorrer, e as mudanças em algumas das suposições podem ser correlacionadas. Aocalcular a sensibilidade da obrigação de benefício definido de pressupostos atuariais significativos o mesmo método (valor presente da obrigação de benefício definido, calculado com o método da unidade de crédito projetada no final doperíodo) foi aplicado como no cálculo das responsabilidades com o Plano reconhecidas nesta demonstração de posição financeira do final do período.

TÁBUA BIOMÉTRICA HCCTR

Página: 6 de 7

Page 30: EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - ECT · item 135, do CPC 33 (R1), para o exercício de 2015, bem como a projeção do total da despesa a ser reconhecida na demonstração

13 - (DESPESA) RECEITA E PAGAMENTOS ESPERADOS PARA O PERÍODO SEGUINTE

Período de: 01/01/2016 A 31/12/2016

Montantes de:

Custo do serviço corrente líquido (159.219.505,21) Custo do Serviço Corrente (159.219.505,21)

Contribuição dos Participantes -

Custo de juros líquido (1.118.074.086,30) Custo de Juros sobre a Obrigação Atuarial (1.118.074.086,30)

Retorno esperado dos Ativos Justos -

Efeito de qualquer redução ou liquidação -

Total da (despesa) / receita a reconhecer (1.277.293.591,51)

Montantes de contribuições esperadas pelo Patrocinador

Despesa com o Plano de Saúde (pós-emprego) 254.778.785,00

Administração -

Pagamentos esperados para o Plano pelo Patrocinador 254.778.785,00

ECT - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSPLANO POSTAL SAÚDEBenefícios Pós-emprego

(valores em R$ 1,00)

Divulgação dos Resultados Atuariais em 31/12/2015 de acordo com o CPC 33 R1

Página: 7 de 7