relatÓrio de gestÃo 2005 - correios...relatÓrio de gestÃo 2005 1. dados gerais da ect: a empresa...

253
1 CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005 RELATÓRIO DE GESTÃO 2005 1. Dados Gerais da ECT: A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com sede em Brasília, DF, no Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco A, CEP: 70002-900 tele- fone: 3426-1900 fax: 3426-2046 CNPJ/MF 34.028.316/0001-03, criada pelo Decreto-Lei 509, de 20 de março de 1969, e vinculada ao Ministério das Comunicações, é empresa pública de direito privado, cujo capital social, no montante de R$ 1.143.668.303,20, pertence integralmente à União. Re- ge-se pela legislação federal e por seu Estatuto. O endereço da página institucional na internet é: www.correios.com.br . A ECT possui como unidade gestora o número 415001 e como gestão o número 14202. As normas que estabelecem a estrutura orgânica no período sob exame constam em manual interno, chamado Manual de Organização – MANORG. O Decreto nº 83.726/79, publicado no Diário Oficial da União – DOU em 18/07/1979, aprovou o Estatuto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Sua estrutura administrativa-operacional é constituída pela Administração Central – AC, composta dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Di- retoria, Departamentos e órgãos do mesmo nível, e pela Administração Regional, representada por 28 Diretorias Regionais – DRs, sendo que duas ainda estão por ser ativadas. A Lei nº 6.538/78 institui como objeto da Empresa: a. Planejar, implantar e explorar o serviço postal e o serviço de telegrama; b. Explorar atividades correlatas; c. Promover a formação e o treinamento do pessoal necessário ao desempenho de suas atribuições; e d. Exercer outras atividades afins, autorizadas pelo Ministério das Comunicações. 2. Indicadores ou Parâmetros da Gestão: NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN- DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO RESPONSÁVEL PELO CÁLCU- LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO Rentabilidade do Patri- mônio Líquido. Avalia a evolução do patrimô- nio líquido da Empresa. Eficá- cia. RPL = (LL1 / PL1) x 100, sendo RPL: Rentabilidade do Patri- mônio Líquido, LL1: Lucro Líquido do período atual e PL1: Pa- trimônio Líquido do período atual. Diretoria Eco- nômico- Financeira. Receita Total sobre Des- pesa Total. Avalia o desempenho da Em- presa. Eficiência. RT = (Rt / Dt) x 100, sendo RT: Resultado Total, Rt: Receita Total e Dt: Despesa Total. Diretoria Eco- nômico- Financeira.

Upload: others

Post on 21-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    RELATÓRIO DE GESTÃO 2005 1. Dados Gerais da ECT: A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, com sede em Brasília, DF, no Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco A, CEP: 70002-900 tele-fone: 3426-1900 fax: 3426-2046 CNPJ/MF 34.028.316/0001-03, criada pelo Decreto-Lei 509, de 20 de março de 1969, e vinculada ao Ministério das Comunicações, é empresa pública de direito privado, cujo capital social, no montante de R$ 1.143.668.303,20, pertence integralmente à União. Re-ge-se pela legislação federal e por seu Estatuto. O endereço da página institucional na internet é: www.correios.com.br. A ECT possui como unidade gestora o número 415001 e como gestão o número 14202. As normas que estabelecem a estrutura orgânica no período sob exame constam em manual interno, chamado Manual de Organização – MANORG. O Decreto nº 83.726/79, publicado no Diário Oficial da União – DOU em 18/07/1979, aprovou o Estatuto da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Sua estrutura administrativa-operacional é constituída pela Administração Central – AC, composta dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Di-retoria, Departamentos e órgãos do mesmo nível, e pela Administração Regional, representada por 28 Diretorias Regionais – DRs, sendo que duas ainda estão por ser ativadas.

    A Lei nº 6.538/78 institui como objeto da Empresa: a. Planejar, implantar e explorar o serviço postal e o serviço de telegrama; b. Explorar atividades correlatas; c. Promover a formação e o treinamento do pessoal necessário ao desempenho de suas atribuições; e d. Exercer outras atividades afins, autorizadas pelo Ministério das Comunicações. 2. Indicadores ou Parâmetros da Gestão:

    NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN-DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    RESPONSÁVEL PELO CÁLCU-LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    Rentabilidade do Patri-mônio Líquido.

    Avalia a evolução do patrimô-nio líquido da Empresa. Eficá-cia.

    RPL = (LL1 / PL1) x 100, sendo RPL: Rentabilidade do Patri-mônio Líquido, LL1: Lucro Líquido do período atual e PL1: Pa-trimônio Líquido do período atual.

    Diretoria Eco-nômico-

    Financeira. Receita Total sobre Des-pesa Total.

    Avalia o desempenho da Em-presa. Eficiência.

    RT = (Rt / Dt) x 100, sendo RT: Resultado Total, Rt: Receita Total e Dt: Despesa Total.

    Diretoria Eco-nômico-

    Financeira.

  • 2

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN-DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    RESPONSÁVEL PELO CÁLCU-LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    Crescimento da Receita Operacional.

    Avalia se a receita operacional acumulada até o mês no exer-cício pelas atividades comerci-ais está apresentando evolu-ção em relação ao alcançado no mesmo período do exercí-cio anterior. Eficiência.

    RO = ((ROt1 – ROt0) / ROt0) * 100, sendo RO: Taxa de evolução da receita operacional, ROt0: Receita operacional do exercício anterior e ROt1: Receita operacional do exercício.

    Diretoria Comer-cial.

    Perdas Provocadas por Delitos Externos.

    Monitora o volume de perdas c/delitos externos. Eficiência.

    Prejuízo com delitos externos acumulado até o mês / receita to-tal da ECT acumulada até o mês

    Diretoria de Ad-ministração.

    Receita Operacional so-bre Despesa Total.

    Avalia o resultado operacional da Empresa. Eficiência.

    RO = (Ro / Dt) x 100, sendo RO: Resultado Operacional, Ro: Receita Operacional Bruta e Dt: Despesa Total da Regional.

    Diretoria Eco-nômico-

    Financeira. Imagem Institucional. Avalia a percepção da socie-

    dade em relação à confiança, eficiência, preços, prestação de serviços, atualização tecno-lógica e responsabilidade so-cial. Efetividade.

    Média ponderada das avaliações dos quesitos, considerando o seu respectivo peso.

    Departamento de Comunicação

    e Marketing.

    Expectativa dos Clientes. Avalia a satisfação dos clien-tes da ECT nas atividades de atendimento e distribuição, re-lacionando a sua percepção e a sua expectativa. Efetividade.

    Para cada atributo a ser pesquisado teremos uma “nota” (res-gatada a partir de escalas) para a expectativa e para a percep-ção, que serão ponderadas a partir de sua importância na visão do cliente. A partir das médias das notas dadas para a percep-ção dividida pela média das notas dadas para a expectativa, te-remos o grau de satisfação.

    Departamento de Informações, Pesquisa e Aná-

    lise.

    Participação da Receita Operacional com Novos Serviços e Produtos.

    Avalia a participação da recei-ta acumulada até o mês obtida com serviços lançados nos úl-timos três anos, em relação à receita operacional. Eficácia.

    NS = (RNS / RO) * 100, sendo NS: Participação da receita com novos serviços na receita operacional, RNS: Receita com no-vos serviços e RO: Receita operacional.

    Diretoria Comer-cial.

    Participação da Receita Operacional com Serviços Financeiros.

    Avalia o desempenho dos ser-viços financeiros da Empresa. Eficácia.

    RF = (RF1 / Ro1) x 100, sendo RF: Resultado dos serviços fi-nanceiros, RF1: Receita dos serviços financeiros do ano atual e Ro1: Receita operacional líquida do ano atual.

    Diretoria Eco-nômico-

    Financeira.

  • 3

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN-DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    RESPONSÁVEL PELO CÁLCU-LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    Satisfação Geral da Soci-edade.

    Avalia a percepção dos clien-tes quanto à atuação dos Cor-reios na realização de ações sociais. Efetividade.

    Total de concordância / Total de entrevistados. Assessoria de Ações Sociais.

    Localidades com Atendi-mento Postal Básico.

    Avalia se a meta de universali-zação de serviços de atendi-mento está apresentando evo-lução. Eficiência

    EXPAGC = (RM2003 + RM2004) / MT, sendo EXPAGC: % de expansão da rede em distritos com população igual ou superior a 500 habitantes, RM2003: Realização da meta até 2003, RM2004: Realização da meta até 2004 e MT: Meta total de ex-pansão.

    Departamento de Administra-

    ção da Rede de Atendimento.

    População Atendida com Distribuição Postal Exter-na.

    Monitora o percentual da po-pulação brasileira atendida com a distribuição externa. E-ficiência.

    (População Atendida com a Distribuição Externa / População Brasileira).

    Diretoria de O-perações.

    Qualidade Operacional. Avalia os padrões de qualida-de operacional. Eficácia.

    {(1 – Índice de Resto no Tratamento de Exportação de Cartas Simples e SEDEX) * 0,1} + {(Índice de Qualidade Operacional na Distribuição) * 0,7} + {(1 – Índice de Resto na Distribuição de Cartas Simples e SEDEX) * 0,2}

    Diretoria de O-perações.

    Disponibilidade do Servi-ço de Rede Corporativa.

    Avalia a disponibilidade dos Serviços da Rede Corporativa. Eficiência.

    {(PM – SIPM) / PM} * 100, sendo PM: Período em minutos e SIPM: Somatório da indisponibilidade no período em minutos.

    Diretoria de Tecnologia e de Infra-Estrutura.

    Implantação – Módulos ERP.

    Avalia o grau de implanta-ção/integração dos módulos do ERP. Eficiência.

    ∑ (1 .. N) (QMI / QMP) * Peso (N), sendo QMI: Quantidade de ações implantadas, QMP: Quantidade de ações previstas e N: Número total de módulos.

    Diretoria de Tecnologia e de Infra-Estrutura.

    Processo de Compras e Contratações dentro do Tempo Padrão.

    Padroniza o tempo entre o iní-cio e a conclusão dos proces-sos licitatórios. Eficiência.

    Somatório do tempo-padrão de cada órgão. Diretoria de Ad-ministração.

    Satisfação dos Clientes Internos de Tecnologia.

    Avalia a satisfação dos clien-tes internos de TI com o aten-dimento do Help Desk. Efetivi-dade.

    ROB / TRQ, sendo ROB: Respostas com avaliação ótimo e bom, e TRQ: Total de respostas ao questionário eletrônico de avaliação.

    Diretoria de Tecnologia e de Infra-Estrutura.

  • 4

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN-DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    RESPONSÁVEL PELO CÁLCU-LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    Absenteísmo. Avalia a média de ausência dos empregados ao trabalho, desconsiderando férias, apo-sentadorias por invalidez, abo-nos por treinamento e cedidos. Eficiência.

    {TDP / (TEMdr * TDM)} * 100, sendo TDP: Total de dias perdi-dos, TEMdr: Total do efetivo médio da DR e TDM: Total de dias do mês.

    Diretoria de Re-cursos Huma-

    nos.

    Clima Organizacional. Constitui-se em mais uma ver-tente da gestão global da Em-presa, envolvendo o diagnósti-co, planejamento, controle e avaliação continuados da vi-são dos empregados, sobre a Empresa. Efetividade.

    GCO = (%F1 + %F2 + ... %F7) / 7 => 75%, sendo GCO: Gestão do clima organizacional. Fatores: 1. Atuação da chefia, 2. Re-muneração e desenvolvimento, 3. Imagem institucional, 4. Be-nefícios, 5. Relação entre chefias, 6. Ambiente e condições de trabalho e 7. Equipe de trabalho.

    Diretoria de Re-cursos Huma-

    nos.

    Condições Físicas do Ambiente de Trabalho.

    Avalia a efetividade das ações de melhoria no ambiente de trabalho que embatam direta-mente na produtividade, quali-dade e segurança do empre-gado. Efetividade.

    MCAT = {(1,5 * IE / RevPPRA) + (2,5 * IEApPPRA) + (1 * I-RAPPRA3m) + (1,25 * IRAPPRA6m)} / 6,25, sendo MCAT: Me-lhoria das condições de ambiente de trabalho, IE: Índice de e-laboração, RevPPRA: Revisão do programa de prevenção de riscos ambientais, IEApPPRA: Índice de empregados abrangi-dos pelo programa de prevenção de riscos ambientais, IRAP-PRA3m: Índice de realização das ações do programa de pre-venção de riscos ambientais cujo prazo de solução é de 3 me-ses e IRAPPRA6m: Índice de realização das ações do progra-ma de prevenção de riscos ambientais cujo prazo de solução é de 6 meses.

    Diretoria de Re-cursos Huma-

    nos.

    Horas de Treinamento. Avalia o atingimento da meta estabelecida. Eficiência.

    4 * {TEE – (GT + NGT) – [TEE * (100 – PET)] / 100} + 32 * (GT + NGT) / TEE, sendo TEE: Total de empregados em efetivo e-xercício na Empresa durante o período de apuração, GT: Nú-mero de empregados gestores treinados com 32 horas de trei-namento durante o período de apuração, NGT: Número de em-pregados não gestores treinados com 32 horas de treinamento durante o período de apuração e PET: Percentual de emprega-dos treinados com no mínimo 4 horas de treinamento.

    Diretoria de Re-cursos Huma-

    nos.

  • 5

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    NOME DO INDICADOR DESCRIÇÃO E TIPO DO IN-DICADOR FÓRMULA DE CÁLCULO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    RESPONSÁVEL PELO CÁLCU-LO E MÉTODO DE MEDIÇÃO

    Avaliação do Modelo de Excelência.

    Acompanha o desempenho da Empresa na implementação dos critérios do Modelo de Ex-celência dos Correios. Eficiên-cia.

    (Pontuação obtida no ciclo atual dividida pela pontuação obtida no ciclo anterior) * 100.

    Assessoria de Qualidade.

    Cultura da Excelência Corporativa.

    Acompanha o percentual de empregados preparados, em cursos de 16 horas, para as-sumir qualquer uma das atribu-ições a seguir: Examinador (PNQ, PQGF ou prêmios esta-duais), Coordenador para ela-boração de RG, gestor de a-ção de melhoria, avaliador ou multiplicador do PQGA – de cada 100 empregados, 2 esta-rão capacitados. Eficiência.

    CEG = Total de examinadores / Total de empregados. Assessoria de Qualidade.

    Cultura da Excelência Se-torial.

    Implementa o modelo de orga-nização e métodos de gestão que propiciem a efetividade no uso de recursos e orientem a Empresa para o mercado e pa-ra a valorização e desenvolvi-mento de seu corpo funcional. Eficiência.

    CES = [Total de órgãos ou gerências com empregados capaci-tados para assumir qualquer uma das atribuições a seguir: E-xaminador (PNQ, PQGF ou prêmios estaduais), coordenador para elaboração de RG, gestor de ação de melhoria, avaliador ou multiplicador do PQGA)] / Total de órgãos (AC) ou gerências (DRs) * 100.

    Assessoria de Qualidade

    Implementação de Ações do Ciclo de Melhoria.

    Verifica as ações de melhoria, decorrentes do Relatório de Avaliação, implementadas em 2005. Eficiência.

    IACM = Número de ações de melhoria implementadas / Núme-ro de ações de melhoria previstas no Plano de Melhoria de Gestão e inseridas no PTC.

    Assessoria de Qualidade.

  • 6

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    3. Objetivos e Metas Físicas, Análise Crítica do Re sultado e Medidas Adotadas para Sanear Disfunções D etectadas: Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Instalação de Agências de Correios Próprias: esta atividade tem por objetivo a Instalação de Agências Pró-prias, prioritariamente em municípios sem atendimento bancário, atendendo ao disposto na PRT/MC-588/00.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Número de Agências Próprias Instaladas

    Físico 224

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 8.926.722,00

    Físico 84

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 6.292.479,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    apesar das dificuldades encontradas pelas DRs quanto ao processo de instalação de uma Agência, que a-brange desde a seleção de imóvel em local estratégico para locação, elaboração de projeto de engenharia para adequação do imóvel, licitação da obra e seu acompanhamento, foram instaladas 84 novas Agências próprias em 2005. Quanto à execução orçamentária, as DRs conseguiram alcançar o patamar de 70% de realização. Os valores não executados referem-se às obras em andamento que não foram concluídas e en-tregues até o final de 2005 pelas empresas de engenharia, o que acarretou na não-execução de todo o or-çamento previsto.

  • 7

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Disfunção

    as dificuldades encontradas pelas Diretorias Regionais em celebrar os contratos de locação de imóvel im-pactaram na realização do orçamento, pois isto resultou em atrasos na elaboração dos projetos nas novas Agências e consequentemente no início dos processos licitatórios referentes às obras de adaptação dos imóveis.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    agilizar o desencadeamento do processo licitatório de contratação das referidas obras.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DRs.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Metas de Universalização de Serviços de Atendimento: Dentro da perspectiva de atendimento a toda popu-lação do território nacional, a prestação de serviços postais deverá ser levada o mais próximo possível de cada cidadão, tanto para as pequenas localidades quanto para os grandes aglomerados urbanos, visando atender as metas estabelecidas pelo Governo Federal, por meio da Portaria nº. 310/98, do Ministério das Comunicações. Para isto, a ECT vem desenvolvendo, desde 1999, o Projeto Metas de Universalização de Serviços de Atendimento que beneficia diretamente o cidadão brasileiro que passa a ter uma maior como-didade por contar com os serviços postais mais próximos da sua residência.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Número de Unidades Instaladas

    Físico 252

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 195.851,03

  • 8

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 227

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 195.736,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    apesar das dificuldades para a instalação das Agências de Correios Comunitárias – AGC persistirem em re-lação à apresentação da documentação exigida para a celebração dos convênios (CNS/INSS), decisão to-mada pelo TCU, exigindo a realização de processo licitatório quando da celebração de contrato com enti-dades privadas, e à dificuldade de acesso às localidades onde devem instalar novas Agências, pois para muitas delas não há linha de transporte regular, as Diretorias Regionais conseguiram alcançar o índice de 90% de realização da meta. Quanto ao orçamento disponibilizado, o mesmo foi utilizado na compra centra-lizada de mobiliário para as AGC. Com a instalação das 227 Agências, a ECT conseguir atingir uma popu-lação superior a 1,5 milhão de habitantes que passou a contar com os serviços postais básicos.

    Disfunção

    não-interesse ou impossibilidade legal por parte dos órgãos públicos, em especial das prefeituras, em cele-brar o convênio com a ECT para a abertura de uma Agência de Correios Comunitária e necessidade de realização de processo licitatório com a iniciativa privada conforme orientação do Tribunal de Contas da U-nião – TCU.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    com o objetivo do cumprimento da meta, novos contatos foram celebrados com os prefeitos eleitos no final de 2004, para a instalação das AGC. Foi, também, sugerido às Diretorias Regionais identificar outros ór-gãos públicos na esfera dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que não sejam Prefeituras para realização de convênio de AGC. Assim, foi encaminhada Tabela de Classificação Jurídica, segundo a Comissão Nacional de Classificação – CONCLA, a qual deu subsídios para identificar o(s) órgão(s) públi-co(s) existente(s) em cada localidade e assim manter contato com o seu representante visando a realização do convênio, para que a população tenha acesso ao atendimento postal.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DERAT e DRs.

  • 9

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Modernização da Rede de Atendimento: Projeto desenvolvido com o intuito de fazer a gestão da aquisição de mobiliário e equipamentos para as Agências próprias de Correios, já instaladas, e pequenas obras de adaptação destas Agências.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Equipamentos e Mobiliário Adquiridos

    Físico 22.726

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 10.546.000,00

    Físico 19.180

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 7.027.096,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    em virtude de algumas autuações do Ministério do Trabalho em relação aos balcões de atendimento exis-tentes nas Agências, que foram considerados não-ergonômicos, podendo prejudicar a saúde do trabalha-dor, a Empresa desenvolveu, com o apoio de consultoria externa, um balcão ergonômico o qual passou a ser item obrigatório na Agência. Desta forma, as licitações que estavam em andamento e que tinham como item o balcão tiveram que ser canceladas ou alteradas, uma vez que era inadequado continuar instalando os balcões antigos. Apesar deste fato, as Regionais executaram 66,63% do orçamento previsto. Outro fato que levou a esta execução foram os atrasos nas licitações, o que resultou em celebração de contratos em 2005 e pagamento do valor contratado para 2006.

    Medida s Adot a-das para Sanear as Disfunções

    Disfunção a liberação das especificações do novo balcão de atendimento, definido como ergonômico, ocorreu no final do 2º quadrimestre, que passou a ser item do mobiliário obrigatório em uma Agência, comprometendo as li-citações já em andamento.

  • 10

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Implementadas ou a Imple-mentar

    agilização dos processos licitatórios de aquisição de balcão que tiveram que ser adequados ou mesmo can-celados e reiniciados.

    Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DERAT, DESAU, DEPEN e DR

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Modernização do Parque de Máquinas de Franquear: O objetivo deste projeto é a modernização tecnológi-ca do processo de franqueamento de objetos postais com a utilização de máquinas de franquear digitais. O processo de cargas é feito eletronicamente por intermédio de uma Central de Cargas, que armazena todos os dados, permitindo um controle efetivo de todo o parque.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Equipamentos Instalados

    Físico 150

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 5.009.525,00

    Físico 150

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    em 2005, o investimento, previsto de R$ 5.009.525,00, para aquisição de novas máquinas de franquear não foi utilizado, em razão da revisão da estratégia da ECT para substituição do Parque de Máquinas de Fran-quear.

  • 11

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Os 150 equipamentos instalados representam parte do lote de 1.500 Galaxy adquiridas dentro do Contrato 10.772/2001, os quais foram pagos com recursos de exercícios anteriores.

    Disfunção não-realização de metas física e financeira em 2005. Implementadas ou a Imple-mentar

    revisão do estudo para expansão do parque de máquinas de franquear. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    Gerência de Projeto de Máquina de Franquear – GEMAQ e DERAT.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Sistema de Automação da Rede de Atendimento – SARA: O projeto objetiva garantir a automação da pres-tação de serviços nas Agências próprias e terceirizadas, visando facilitar e agilizar o atendimento, bem co-mo obter maior controle e gestão pelos diversos órgãos da Empresa que interagem com os pontos de aten-dimento, gerando ainda interface com os demais sistemas corporativos.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Agências Implantadas

    Físico 1.400

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 10.500.000,00

    Físico 1.425

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

  • 12

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foi prevista originalmente a implantação do SARA em 4.768 Agências, porém em outubro esta meta foi reprogramada para 1.400 Agências. Esta reprogramação foi necessária em virtude de a implantação ter ocorrido em ritmo abaixo do planejado, cujas causas foram as seguintes: Falta de equipamentos e periféricos compatíveis com os requisitos mínimos do SARA; Dificuldades operacionais no que se refere ao desempenho da rede corporativa da ECT, notadamente nas unidades cujo enlace é satélite. Foram realizadas 25 implantações a mais do que o último planejamento, totalizando 1.425 agências implan-tadas, em razão de ter sido possível a antecipação da implantação em algumas unidades, notadamente em novembro de 2005. Não houve execução orçamentária, pois as licitações CC007/2004 e PR068/2005, correspondentes respec-tivamente à contratação de manutenção do aplicativo, e à aquisição de equipamentos e periféricos, não fo-ram concluídas em 2005 em virtude de questionamentos efetuados por órgãos externos (TCU e CGU).

    Disfunção

    a plataforma de rede apresentou contínuos problemas quanto à performance, principalmente nas agências com enlace satélite. Como conseqüência, a implantação passou a ter um ritmo sensivelmente menor do que o planejado. A não realização do processo licitatório CC007/2004 causou impacto no ritmo de implantação planejado. A não-realização do processo licitatório PR0068/2005 teve como conseqüência a impossibilidade de proceder a todas as atualizações necessárias: requisitos de negócio, performance do aplicativo etc.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    as atualizações efetuadas nos enlaces de link satélite, bem como as migrações de inúmeros enlaces (satéli-te para terrestre), viabilizaram a continuidade da implantação, mesmo que em ritmo menor que o planejado. Com o objetivo de permitir a continuidade da implantação, foram priorizadas as implantações nas Agências que não apresentaram necessidade de aquisição dos equipamentos / periféricos. Também foram feitas ges-tões junto às Diretorias Regionais para que fossem efetuados remanejamentos de equipamentos / periféri-cos compatíveis para as Agências que poderiam receber a implantação. As requisições de manutenções / evoluções foram relacionadas e priorizadas, sendo que as mais urgentes foram desenvolvidas.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DERCO / GEPAC / DECAM.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Sistema de Gerenciamento de Espera e Atendimento em Agências – SGEA: O Sistema de Gerenciamento de Espera e Atendimento – SGEA é uma solução que contempla a contratação de software de gerencia-mento, infra-estrutura de rede local e manutenção de Agências próprias. Ao disseminar dados e informa-ções aos chefes das Agências e gestores de níveis estratégicos, o sistema proporciona um gerenciamento eficaz, o que permite reduzir o tempo de espera na fila, realizar pesquisa de satisfação, priorizar o atendi-mento a idosos, gestantes e portadores de deficiência física, bem como auxiliar os Departamentos da Ad-ministração Central a dimensionar efetivo e estabelecer custos de atendimento.

  • 13

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Agências com SGEA

    Físico 0

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 184.359,90

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    tendo em vista que a conclusão e a instalação do módulo corporativo do SGEA, o qual faz a gestão das in-formações do Sistema, em todas as Regionais, deve anteceder a aquisição de novos equipamentos para as unidades de atendimento que não possuem o sistema implantado, a programação prevista para 2005 ficou comprometida em função da não-finalização desta etapa, o que acarretou a suspensão da expansão pro-gramada para o segundo semestre de 2005.

    Disfunção

    existência de discussão jurídica quanto à obrigatoriedade de a empresa fornecedora concluir a instalação da versão 2.0 do SGEA em 518 Agências contempladas no escopo original do projeto. Esta versão é ne-cessária para que o Módulo Corporativo que visualiza o acompanhamento da gestão nas Agências seja ins-talado. Assim, a continuidade da instalação do projeto ficou comprometida em função da finalização desta etapa.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    revisão e renegociação do contrato de fornecimento do Sistema SGEA.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DERAT, DECAM e DPROD.

  • 14

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    CorreiosNet: O CorreiosNet tem como objetivo levar o posicionamento dos Correios para o ambiente digital, de forma a gerar oportunidades para a inclusão digital e social. Seus objetivos específicos são: disponibili-zar ao público, em geral, acesso aos serviços e conteúdos via internet, além do serviço de certificação digi-tal para assinatura e cifração de mensagens, documentos e transações eletrônicas.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Agências Registradoras Habilitadas e Terminais de Acessos Instalados

    Físico 1

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 500.000,00

    Físico 1

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    o resultado relativo à meta física diz respeito ao piloto do projeto CorreiosNet Certificação Digital, para habi-litação da Agência Alameda Santos, da DR/SPM, como Agência Registradora. Dessa forma, o resultado es-tá conforme o planejado. Sobre a meta financeira, o investimento estava separado para a rescisão do con-trato do projeto Terminal de Acesso Público à Internet, não tendo ocorrido em 2005, com previsão para a-contecer em 2006.

    Medidas Adot a-das para Sanear as Disfunções

    Disfunção os terminais de acesso público à internet não foram instalados em virtude de dificuldades da utilização da rede inicialmente prevista no contrato, o que inviabilizou o projeto.

  • 15

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Implementadas ou a Imple-mentar

    rescindir o contrato com a Unisys em 2006, e iniciar um projeto com outro escopo: projeto piloto envolvendo terminais de acesso à internet com baixo custo.

    Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DENET

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Manutenção da Infra-Estrutura de Atendimento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Reforma e Adaptação de Unidades de Atendimento: O projeto tem por objetivo melhorar, modernizar e am-pliar a infra-estrutura predial das unidades de atendimento, de modo a garantir o espaço físico e instalações seguras e adequadas ao pleno funcionamento das Agências de Correios e contribuir para a universalização dos serviços de atendimento postal e comercial, conforme necessidades e prioridades estratégicas da ECT.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Contratos de Obras/Serviço de Engenharia Vigentes

    Físico 137

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 21.000.000,00

    Físico 127

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 19.983.011,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    houve a realização de 92,70% das metas físicas, com execução correspondente a 95,16% das metas finan-ceiras.

  • 16

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Disfunção dificuldades esporádicas na contratação de obras em tempo hábil e qualidade das informações gerenciais de monitoramento dos investimentos.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    aprimorar o planejamento e acompanhamento anual dos investimentos em obras e implementar, juntamente com as áreas responsáveis na AC e Regionais, medidas visando agilizar procedimentos de elaboração de projetos, locação/desocupação do imóvel, licitação e contratação.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DEPEN.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Ampliação da Frota: Tem como objetivo a aquisição de veículos para expansão da capacidade de entrega, em função de necessidades dos Órgãos de Encomendas, de Cartas e dos novos serviços criados pelo Pro-grama de Encomendas, Disque Coleta, SEDEX HOJE, bem como a implantação do Projeto Periódico

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Veículos Adquiridos

    Físico 1.365

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 12.851.573,00

    Físico 1.154

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 10.897.823,00

    Análise Crítica Indicar as cau- apesar de não atingir a meta estabelecida, há a previsão de conclusão já nos dois primeiros meses de

  • 17

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    do Resultado Al-cançado

    sas do suces-so ou insuces-so

    2006.

    Disfunção houve atraso no processo de licitação e dificuldades no processo de recebimento. Implementadas ou a Imple-mentar

    padronização de minutas de contratação de modo a tornar o processo mais ágil. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DENAF.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Ampliação das Unidades Operacionais: Visa adquirir imóveis com o objetivo de expandir a quantidade de unidades operacionais.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Imóveis Adquiridos

    Físico 0

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 0,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

  • 18

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foi decidida a suspensão de aquisição de terreno para novas unidades operacionais.

    Disfunção não há Implementadas ou a Imple-mentar

    não há. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DIOPE.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Automação Industrial: O programa tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços, aumentar a produ-tividade da Empresa, agilizar suas operações, absorver o crescimento do tráfego postal e melhorar as con-dições de trabalho dos Correios. Ele justifica-se pela necessidade de promover a automação industrial do parque operacional da ECT. Consiste na implantação de equipamentos de triagem automática de cartas (formato normal e semi-embaraçoso), de encomendas e de malotes, sistemas de movimentação interna de cargas. Nisto, está incluído o transporte, a montagem, instalação, integração, posta em marcha dos siste-mas adquiridos, treinamento dos colaboradores envolvidos direta e indiretamente com as atividades de tria-gem e reorganização operacional das unidades a que se destinam os equipamentos.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Conclusão de Subprojetos do PCAUT

    Físico 13

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 91.000.000,00

  • 19

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 12

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 71.215.887,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    o valor não realizado deveu-se basicamente à variação cambial e a interrupções do CTC Florianópolis, con-forme decisão do TCU, de 26 de setembro de 2005.

    Disfunção interrupções do CTC Florianópolis, conforme decisão do TCU, de 26 de setembro de 2005. Implementadas ou a Imple-mentar

    aguardando liberação do TCU sobre obras do CTC Florianópolis. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    PCAUT.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Rastreamento de Objetos – 2ª Fase: O projeto tem como objetivo geral dotar as unidades com a quantidade de equipamentos necessários às atividades de rastreamento de objetos, bem como incorporar funcionali-dades ao Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO que facilitem a gestão operacional. Os principais beneficiários do projeto são os clientes que terão disponibilizadas as informações do rastreamento de obje-tos.

  • 20

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Equipamentos Adquiridos

    Físico 2.028

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 5.883.000,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    o Projeto não obteve êxito na execução física e financeira em função da impossibilidade de encerramento do processo licitatório dentro do exercício de 2005. Os processos de compra iniciados em fevereiro de 2005 foram paralisados para revisão, devido à demanda levantada pelo Órgão de Suporte e Atendimento de Tecnologia da Informação, sendo reiniciado em agosto do ano em questão. Os meses subseqüentes não foram suficientes para que os processos cumprissem as etapas formais do processo licitatório para que a aquisição ocorresse ainda em 2005.

    Disfunção demora do processo de contratação. Implementadas ou a Imple-mentar

    antecipação do início dos processos de contratação para o 1º. semestre de 2006. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    Grupo de Trabalho SRO II – PTR/PR – 290/2005.

  • 21

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Modernização das Unidades Operacionais: Consiste na aquisição de equipamentos visando à racionaliza-ção dos processos de unitização, carregamento, descarregamento e transbordo de cargas, viabilização da padronização das Unidades Operacionais, adequação do quantitativo de equipamentos ao efetivo existente, e atendimento às demandas por equipamentos de movimentação de cargas nas unidades, aumentando a produtividade nas operações de encaminhamento, tratamento e distribuição.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Equipamentos Adquiridos

    Físico 16.051

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 21.500.000,00

    Físico 15.832

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 11.784.430,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    projeto afetado pelas diversas alterações nos processos administrativos.

    Disfunção atrasos nos processos de aquisição, face alterações nos processos administrativos Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Implementadas ou a Imple-mentar

    as aquisições não realizadas em 2005 passaram para o exercício de 2006.

  • 22

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Responsável pela Implemen-tação

    DIOPE.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Novo Modelo de Suprimento: O projeto tem como objetivo geral remodelar o suprimento de materiais de consumo/produtos da ECT com a implementação de processos e recursos tecnológicos para viabilizar o suprimento de todas as Diretorias Regionais a partir de dois Centros de Suprimentos (CD – Leste e Oeste), em substituição a 22 (vinte e dois) almoxarifados regionais, e, como objetivos específicos: a) aumentar a capacidade produtiva dos CDs, com a agregação de modernos recursos tecnológicos em termos de equi-pamentos para separação de pedidos; b) efetuar o atendimento das necessidades de materiais de consumo e produtos de todas as Diretorias Regionais, por intermédio dos 02 (dois) CDs previstos até o final do exer-cício de 2006; c) reduzir em 35% o custo total do sistema de distribuição com a racionalização do emprego de mão-de-obra e redução de estoques paralelos; d) aumentar a eficácia e eficiência do processo de distri-buição de materiais da ECT, reduzindo o “lead-time” dos pedidos das Unidades requisitantes; e) aumentar a freqüência dos atendimentos de sorte a absorver as atuais demandas de outras Áreas da Empresa em ter-mos de novos serviços e produtos, etc. Dentre os beneficiários do Novo Modelo de Suprimento adotado pe-la ECT, temos as próprias unidades requisitantes e o publico em geral pela maior oferta de produtos e ser-viços prestados com maior qualidade.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    % de Implantação e Centralização para os Centros de Distribuição Leste/Oeste

    Físico 90

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 7.331.441,00

  • 23

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 90

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 5.329.662,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foram atingidos os resultados físicos esperados, contudo, a meta financeira ficou inferior a prevista. A dife-rença da meta financeira deve-se a atraso na conclusão do recebimento de alguns equipamentos, sendo a execução financeira reprogramada para o mês de janeiro de 2006.

    Disfunção necessidade de reprogramação orçamentária. Implementadas ou a Imple-mentar

    recebimento dos equipamentos faltantes no mês de janeiro de 2006. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DESUP.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Centro de Monitoramento Logístico – CML: O Centro de Monitoramento Logístico consiste em uma unidade responsável pela gestão segura, dinâmica e próativa, em tempo real, das operações do fluxo postal. Abran-ge desde a captação em unidades de tratamento até a entrega dos objetos ao destinatário, por meio da ob-servação, da análise e do controle de dados, voz e imagens, relacionados a eventos internos e externos com impacto na cadeia logística da ECT. O Projeto CML contempla as fases do fluxo postal (captação, transporte/encaminhamento, tratamento e distribuição), além de “eventos externos” (meteorologia, segu-rança) que têm impacto sobre as operações da Empresa.

  • 24

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    % de Implantação do Projeto

    Físico 0%

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 0,00

    Físico 0%

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    o projeto foi reavaliado em seu escopo e decidiu-se pelo seu encerramento.

    Disfunção interrompido por falta de infra-estrutura de sistemas de suporte. Implementadas ou a Imple-mentar

    não há. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DIOPE.

  • 25

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Segurança Postal: Consiste na introdução de aparelhos modernos voltados para atividades de investiga-ção, de inteligência e perícia técnica, tendo como objetivo específico a contenção do crescimento das irre-gularidades de âmbito interno contra objetos postais, suas receitas e patrimônio. A principal beneficiária é a própria Empresa.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Equipamentos em Funcionamento

    Físico 0%

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 0,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    o projeto está sendo reavaliado.

    Disfunção paralisação do projeto, por indisponibilidade orçamentária. Implementadas ou a Imple-mentar

    reavaliação do projeto, em função da evolução tecnológica dos equipamentos disponíveis no mercado. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DINSP.

  • 26

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Rastreamento de Veículos: O projeto tem como objetivo geral dotar as unidades com a quantidade de equi-pamentos necessários às atividades de rastreamento de objetos, bem como incorporar funcionalidades ao Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO que facilitem a gestão operacional. Os principais beneficiários do projeto são os clientes externos e internos que terão disponibilizadas as informações de forma ágil e precisa.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Nº. de Equipamentos Implantados em Veículos Próprios

    Físico 0

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 150.000,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    a versão preliminar do projeto básico de Rastreamento de Veículos para as linhas de transporte urbano foi entregue à Área de Operações, em reunião realizada dia 20 de junho de 2005. Nesta mesma reunião, foi deliberada que esta atividade seria transferida ao Órgão de Segurança, pelo objetivo do projeto que estava centrado em segurança (do condutor, da carga e do patrimônio).

  • 27

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Disfunção não há. Implementadas ou a Imple-mentar

    - Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DESEG.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Modernização da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Segurança Patrimonial: Tem como objetivo dotar as unidades de distribuição, atendimento, de tratamento de sistemas de segurança com monitoramento total e ininterrupto dos eventos de segurança. Isto se dá pa-ra a proteção do patrimônio, dos empregados e clientes, de acordo com o grau de risco (movimentação fi-nanceira, histórico de ocorrências e localização), em consonância com a política de segurança da ECT, e treinar os empregados envolvidos na operação e administração dos sistemas de segurança.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Nº. de Equipamentos Instalados

    Físico 2.869

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 4.345.980,00

    Físico 3.030

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 3.265.895,00

    Análise Crítica Indicar as cau- devido à necessidade de ajuste de cronograma, o projeto está sendo redefinido e terá continuidade em

  • 28

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    do Resultado Al-cançado

    sas do suces-so ou insuces-so

    2006.

    Disfunção readequação do projeto. Implementadas ou a Imple-mentar

    revisão, pelas áreas envolvidas, dos processos de aquisição de equipamentos e revisão das especificações técnicas.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DESEP, DEPEN e DECAM.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Manutenção da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Renovação da Frota: O projeto tem como objetivo a aquisição de veículos visando manter a idade média da frota dentro dos padrões estabelecidos pela política de renovação da frota da ECT.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Veículos Adquiridos

    Físico 4.237

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 74.672.000,00

    Físico 3.971

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 68.919.361,00

  • 29

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    apesar de não atingir a meta estabelecida, há a previsão de conclusão já nos dois primeiros meses de 2006.

    Disfunção houve atraso no processo de licitação e dificuldades no processo de recebimento. Implementadas ou a Imple-mentar

    padronização de minutas de contratação de modo a tornar o processo mais ágil. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DENAF.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Manutenção da Infra-Estrutura de Produção e Distribuição Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Reforma de Unidades de Tratamento e Distribuição: O projeto tem por objetivo melhorar, modernizar e am-pliar a infra-estrutura predial das unidades de tratamento, distribuição e transporte, de modo a garantir o espaço físico e instalações seguras e adequadas ao pleno funcionamento das atividades operacionais, em conformidade com as necessidades e prioridades estratégicas da ECT.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Contratos de Obras/Serviços de Engenharia Vigentes

    Físico 179

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 20.000.000,00

  • 30

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 150

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 17.381.954,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foram realizadas 83,80% das metas físicas, correspondendo a 86,91% das metas financeiras.

    Disfunção dificuldades na contratação de obras em tempo hábil e qualidade das informações gerenciais de monitora-mento dos investimentos. Implementadas ou a Imple-mentar

    aprimorar o planejamento e acompanhamento anual dos investimentos em obras e implementar, juntamente com as áreas responsáveis na AC e Regionais, medidas visando agilizar procedimentos de elaboração de projetos, locação/desocupação do imóvel, licitação e contratação.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DEPEN.

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura dos Serviços Financeiros Postais Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Banco Postal: O projeto tem como objetivo geral a implantação do Banco Postal em toda a Rede de Aten-dimento dos Correios, tendo como objetivo específico o oferecimento de serviços aos municípios desprovi-dos de atendimento bancário. A principal beneficiária do projeto é a população residente nestes municípios. A meta física prevista compreendeu a realização de obras em 252 unidades existentes e mais 66 novos pontos.

  • 31

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Novos Pontos de Atendimento do Banco Postal Implantados e Quantidade de Contratos de Obras Vigentes

    Físico 318

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 13.591.851,00

    Físico 274

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 8.790.230,46

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    do total da meta física realizada, o Banco Postal foi ampliado em mais 66 pontos de atendimento. Das obras previstas, 208 foram concluídas, atingindo 83% do total previsto.

    Disfunção o tempo decorrido nos processos de licitação impediu a conclusão de todas as etapas previstas para este ano. Implementadas ou a Imple-mentar

    - Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DIEFI.

  • 32

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa Aprimoramento dos Serviços Postais – Ampliação da Infra-Estrutura dos Serviços Financeiros Postais Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Seguro Postal: O projeto tem como objetivo geral a implantação do Serviço Especial de Seguro Postal insti-tuído pelo Ministério das Comunicações (Portaria MC n 1.678/2002 e nº. 2.589/2002), que consiste na utili-zação da rede de atendimento da ECT, para a comercialização de seguros, previdência privada e títulos de capitalização. Foi prevista a contratação de fornecedor para implementação, instalação, operação e manu-tenção de uma Solução Integrada de Automação do Seguro Postal. Além disto, foi prevista a seleção de operadores para firmar parceria com a ECT para a distribuição dos produtos para a rede de atendimento dos Correios.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Contratação de Fornecedor e Contratação de Operadores

    Físico 1 Fornecedor e 1 a 3 Operadores

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 0,00

    Físico 0 Fornecedor e 0 Operador

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    a contratação do fornecedor foi desencadeada por meio da Concorrência nº 004/2004, porém esta foi revo-gada em 13 de outubro de 2005, sem previsão de nova abertura. A Seleção de Operadores desencadeada por meio das CES/AC-PRT/PR/ECT-137/2004, teve o processo de abertura do Chamamento Público 001/2005 adiado “sine-die”, em função de requisição do processo pelo Tribunal de Contas da União, sem perspectiva de prazo para devolução à ECT.

  • 33

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Disfunção

    A implementação do serviço depende da instalação de uma solução de automação para dar suporte às vendas dos produtos de seguro na rede de atendimento dos Correios e da seleção de parceiros. A licitação aberta para contratar a solução de automação foi revogada pela Diretoria da ECT e o processo de Chama-mento Público para a seleção de parceria (operadores do setor de seguros, capitalização e previdência) foi adiano “sine-die”, em função de requisição do processo pelo TCU.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    Aguardar a definição sobre a representação feita pelo legislativo junto ao TCU questionando a competência do Ministério das Comunicações que criou o serviço de Seguro Postal por portaria, bem como o retorno do processo de Chamamento Público em análise pelo Tribunal de Contas da União, para adoção das medidas cabíveis.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    Presidência.

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação dos Ativos de Infor-mática, Informação e Teleprocessamento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Rede Corporativa: O projeto visa oferecer para todas as áreas da Empresa uma solução de comunicação simultânea entre as unidades operacionais, administrativas e de atendimento, com o objetivo de agilizar a troca de informações de dados, voz e imagens de forma efetiva e com qualidade. Possibilita também, servi-ços de rede que os usuários poderão usufruir, tais como, correio eletrônico, acesso a internet, intranet, RAS (Serviço de Acesso Remoto) e outros gerados pela própria Empresa.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Itens de Rede Adquiridos

    Físico 43.058

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 4.500.000,00

  • 34

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 15.284

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 1.504.717,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foi realizado ao redor de 34% da meta estabelecida devido principalmente ao atraso na implantação das fer-ramentas de segurança da informação, que foi reprogramada para 2006.

    Disfunção atraso no processo de substituição da empresa prestadora dos serviços de telecomunicações da Rede Cor-porativa dos Correios. Implementadas ou a Imple-mentar

    revisão do escopo do projeto e elaboração do edital de licitação. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DERCO e DECAM.

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação dos Ativos de Infor-mática, Informação e Teleprocessamento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Solução Integrada de Gestão Empresarial – ERP: O projeto tem por objetivo integrar a ECT por meio da implantação dos módulos da Solução Integrada de Gestão Empresarial, abrangendo as seguintes áreas: Financeira, Administrativa, Recursos Humanos, Operacional, Comercial e de Tecnologia. Inclui, também, a implantação de um sistema de informação datawarehouse – DW.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Subprodutos / Componentes da Solução Integrada de Gestão (ERP)

  • 35

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 0

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 0,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    as atividades previstas para serem realizadas em 2005 foram transferidas para 2006, incluindo os processos de contratação para manutenção e para continuidade de implantação do projeto ERP, em função de rescisão do contrato 10.353/00 com a empresa UNISYS.

    Disfunção rescisão unilateral do contrato 10.353/00 com a Unisys em 24 de maio de 2005. Implementadas ou a Imple-mentar

    criado Grupo de Trabalho, mediante PRT/PR-134/2005 de 06 de junho de 2005, para elaborar o Projeto Bá-sico e Especificações Técnicas e Funcionais para a complementação da implantação do ERP. Em 1º de se-tembro de 2005 nomeado novo Gestor do Programa, conforme PRT/PR-231/2005, com as seguintes atribu-ições: reestruturar e replanejar a implantação do Programa; transferir às Áreas Operacionais da ECT os módulos implantados (transição para a operação); retomar a implantação dos módulos remanescentes, com a contratação de empresa(s) para continuação e conclusão da implantação do ERP, incluindo migração de versões (OneWorld/ Oracle). Em dezembro de 2005, foi concluído e publicado o Edital (PGE00148/2005) para contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de módulos do ERP, na modalidade Pregão Eletrônico.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    GPGEM.

  • 36

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação dos Ativos de Infor-mática, Informação e Teleprocessamento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Sistema de Informação: Visa atender às demandas das áreas englobando a elaboração de especificações técnicas e a condução do processo de aquisição de licenças de softwares.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Software / Licenças Adquiridos

    Físico 810

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 15.500.000,00

    Físico 190

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 2.232.895,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foram realizados 24% da meta, sendo que o restante da realização do projeto se dará durante o exercício de 2006.

    Disfunção recursos e impugnações que retardaram o andamento do certame. Implementadas ou a Imple-mentar

    apoiar os novos processos que estarão sendo implementados em 2006 pela Área de Contratação visando à agilização dos processos licitatórios.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DESAN.

  • 37

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação dos Ativos de Infor-mática, Informação e Teleprocessamento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Equipamentos de Informática: Visa atender às demandas das áreas englobando a elaboração de especifi-cações técnicas e a condução do processo de aquisição de equipamentos de informática.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Hardware / Equipamentos de Informática Adquiridos

    Físico 8.816

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 46.000.000,00

    Físico 5.383

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 23.508.145,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foram realizados 61% da meta, sendo que o restante da realização do projeto se dará durante o exercício de 2006.

    Disfunção recursos e impugnações que retardaram o andamento do certame. Implementadas ou a Imple-mentar

    apoiar os novos processos que estarão sendo implementados em 2006 pela Área de Contratação visando à sua agilização.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DECAM, CPL e DESAN.

  • 38

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação dos Ativos de Infor-mática, Informação e Teleprocessamento Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Correio Híbrido Postal: Solução integrada de produção descentralizada de documentos que se destina aos grandes clientes do segmento de correspondências, para as necessidades de geração, postagem eletrôni-ca, triagem eletrônica, encaminhamento eletrônico, impressão, acabamento e entrega de documentos, por meio da capilaridade do correio tradicional com a velocidade e a produtividade eficientes da telecomunica-ção.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Software Adquiridos

    Físico 0

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 10.018.668,00

    Físico 0

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 0,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    os softwares serão utilizados para a prestação dos serviços de Correio Híbrido Postal, sendo um Software de Gestão da Produção Descentralizada de Documentos e 2.639 licenças de uso entre softwares de apoio, básico e de geração de formulários. A execução do Contrato nº. 13.159/04 encontra-se suspensa até que seja averbado pelo INPI, quando só então iniciará a sua execução com a implantação física e lógica do Projeto Correio Híbrido Postal. O resultado esperado é a geração de negócios com a produção de documentos, com receita estimada de 3,1 bilhões de reais no decorrer dos cinco anos da execução do contrato.

  • 39

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Disfunção

    a execução do Contrato nº 13.159/04 foi suspensa pelo Primeiro Termo Aditivo nº 13.160/04 até a realiza-ção da sua Averbação pelo INPI. Durante o período de preparação para a requisição do registro no INPI, em função das auditorias externas e por Medida Cautelar do TCU, determinando que se aguardasse o jul-gamento dos itens apurados para a continuidade da execução do contrato, as ações nesse sentido foram suspensas, sendo liberada a continuidade no mês de dezembro de 2005.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    durante o período da suspensão cautelar foram adotadas todas as medidas necessárias para esclarecer to-dos os pontos sob questionamento, resultando na liberação pelo TCU da continuidade da sua implantação.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    As ações foram conduzidas sob a responsabilidade do Programa de Correio Híbrido Postal (DICOM), a quem, também, compete a implantação do Projeto no prazo de até 425 dias.

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação de Bens Móveis, Veí-culos, Máquinas e Equipamentos Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Aquisição de Móveis e Equipamentos: Tem por finalidade o atendimento às necessidades de móveis e e-quipamentos para as áreas administrativas (Gabinetes; Departamentos e órgãos de mesmo nível na AC; Gerências e órgãos de mesmo nível nas DR; Áreas Médica e de Treinamento; áreas de descanso e lazer dos Órgãos de Tratamento e Distribuição).

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Bens Adquiridos

    Físico 7.500

    I N D I C A D O R E S

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 8.170.892,00

  • 40

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 8.637

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 5.608.007,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    a execução física superou o previsto, devido a celeridade dada à compra de bens de menor valor em detri-mento de bens de maior valor. A execução de 68,63% da dotação é considerada um resultado regular, prin-cipalmente se levando em conta que muitos processos iniciados em 2005 não foram concluídos, o que teria elevado a execução a praticamente 100%.

    Disfunção não-conclusão de processos de aquisição em 2004, passando-se compromissos para 2005 e comprome-tendo-se o orçamento deste exercício.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    reforço nas orientações e maior acompanhamento da execução do orçamento. Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas Responsável

    pela Implemen-tação

    DIRAD.

    Identificação do programa: Programa de Investimento das Estatais em Infra-Estrutura de Apoio – Manutenção e Adequação de Bens Imóveis Descrição do Programa, Proje-to/Atividade ou Ação Administrati-va

    Instalações Administrativas: O projeto tem por objetivo melhorar, modernizar, ampliar e adequar a infra-estrutura predial das unidades administrativas, de modo a garantir o espaço físico e instalações seguras e adequadas ao pleno funcionamento dos órgãos administrativos e de apoio à atividade-fim da ECT.

    Indicadores Utilizados para Avaliar o Desempenho do Programa

    Quantidade de Contratos de Obras/Serviços de Engenharia Vigentes

  • 41

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    Físico 49

    P R E V I S T O

    Financeiro R$ 21.000.000,00

    Físico 45

    I N D I C A D O R E S

    R E A L I Z A D O

    Financeiro R$ 17.767.305,00

    Análise Crítica do Resultado Al-cançado

    Indicar as cau-sas do suces-so ou insuces-so

    foi realizada 91,84% da meta física, correspondendo a 84,61% da meta financeira.

    Disfunção dificuldades na contratação de obras em tempo hábil e qualidade das informações gerenciais de monitora-mento dos investimentos.

    Implementadas ou a Imple-mentar

    aprimorar o planejamento e acompanhamento anual dos investimentos em obras e implementar, juntamente com as áreas responsáveis na AC e Regionais, medidas visando agilizar procedimentos de elaboração de projetos, locação/desocupação do imóvel, licitação e contratação.

    Medidas Adota-das para Sanear as Disfunções Detectadas

    Responsável pela Implemen-tação

    DEPEN.

  • 42

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    4. Transferências de Recursos - Vide apêndices 1A (página 65), 1B (página 66), 1C (página 92) e 1D (página 95). 5. Controle da Entidade de Previdência Privada Patr ocinada: - Identificação da entidade

    o Nome: POSTALIS – Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos o Razão Social: POSTALIS o CNPJ: 00627638/0001-57

    - Controle da Entidade de Previdência Privada Patroci nada

    A ECT, por meio de sua auditoria interna, tem fiscalizado regularmente o Instituto de Seguridade Social dos Correios – POSTALIS (CNPJ: 00.627.638/0001-57). Em 2005, foi realizada, naquele instituto, auditoria cujo escopo abrangeu: administração de pessoal, administração de compras e contratações de serviço, administração de bens do ativo permanente; gestão orçamentária, financeira e contábil de pagamentos realizados com pessoal, compras e contratações de serviços; custos da administração dos recursos garantidores; benefícios concedidos; pontos de auditoria anteri-ormente relatados; despesas decorrentes dos serviços médico-hospitalar e odontológico utilizados pelos empregados e dependentes do Instituto; ar-quivos referentes ao cadastro dos empregados participantes repassados mensalmente pela ECT ao Postalis para cálculos atuariais; repasses da Pa-trocinadora ao Postalis. Neste exercício, o Postalis foi auditado, também, pela Fernando Motta & Associados, auditores independentes contratados pelo próprio instituto, e fiscalizado pela Secretaria de Previdência Complementar. A supervisão da ECT sobre o POSTALIS tem-se dado, também, por meio dos Conselhos Deliberativos e Fiscais representantes da Empresa naque-les colegiados, conforme Arts. 11 e 15 da Lei Complementar 108/2001. Além disso, o Departamento de Auditoria Interna da ECT realiza o acompa-nhamento da implementação das recomendações formuladas por todas as auditorias realizadas no Postalis (auditorias independentes, SPC, etc.). O Parecer da Auditoria Independente sobre as demonstrações financeiras do Postalis, levantadas em 31/12/2005, encontra-se no Anexo II.

    - Demonstrativos anuais Vide apêndice 2, página 98.

  • 43

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    6. Projetos e Programas Financiados com Recursos Ex ternos: Vide apêndice 3, página 101. 7. Projetos e Instituições Beneficiados por Renúnci a de Receita Pública Federal Vide apêndice 4, página 102.

    8. Demonstrativo Analítico das Despesas com Ações d e Publicidade, Propaganda e Patrocínios: Vide apêndice 5, página 113. 9. Demonstrativo Sintético dos Valores Gastos com C artões de Crédito: Vide apêndice 6, página 129. 10. Outras Informações Consideradas pelos Responsáv eis como Relevantes para a Avaliação da Conformidad e e do Desempenho da Ges-

    tão: ÁREA COMERCIAL - Pesquisa de Imagem e Satisfação – 2005: Para os brasileiros, só a “Família” supera os Correios em termos de confiança. Na pesquisa levada a

    efeito neste ano, realizada pela Vox Populi, entre os dias 26 de outubro a 25 de novembro de 2005, envolvendo uma amostra, representativa da população brasileira, de 15.600 entrevistas, aplicadas em 249 municípios, o resultado dos Correios, em relação à confiança que lhe é depositada, aumentou em relação ao ano de 2004, atingindo a marca de 90,2% de credibilidade.

  • 44

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    * Em 2005: Média dos percentuais de confiança em co ncessionárias de água, energia e telefonia

    93,2%

    89,7%

    84,8%

    72,2%

    62,4%

    59,5%

    42,4%

    42,8%

    38,1%

    37,3%

    22,5%

    7,0%

    94,2%

    90,2%

    86,2%

    73,9%

    60,4%

    60,3%

    46,2%

    43,3%

    36,3%

    33,8%

    20,7%

    6,7%

    Família

    CORREIOS

    Bombeiros

    Igreja

    Forças armadas

    Bancos

    Imprensa

    Concessionárias de serv iço público*

    Justiça

    Polícia

    Governo

    Partidos políticos

    Pesquisa Julho/2004Pesquisa Outubro/2005

    Confiança em inst itu ições(p ercentua l de entrevista d os que confia m em cad a uma )

    A pesquisa abordou também o atendimento prestado nas Agências dos Correios e o processo de distribuição domiciliária. Para tanto, os entrevista-dos avaliaram diversos quesitos dos serviços (vide tabela a seguir) atribuindo notas de uma a dez, onde a satisfação é representada por um balan-ceamento entre as percepções ou avaliações dos clientes e as suas expectativas, nas atividades onde acontecem os “momentos da verdade”, ou se-ja, no atendimento e na distribuição. Traduzindo a relação das avaliações e as expectativas dos clientes, conclui-se que o índice de satisfação com o atendimento prestado pelas Agên-cias atinge o patamar de 95,5%. No serviço de distribuição, tarefa final do processo postal, os Correios atendem a 98% das expectativas geradas.

  • 45

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    - Pesquisa do Mercado de Encomendas Nacionais: Com o acirramento da concorrência, aliada aos avanços tecnológicos, especialmente os liga-

    dos à tecnologia da informação, verifica-se também um fenômeno inevitável no mercado de encomendas: o aumento da diversidade de produtos e serviços oferecidos pelos players deste mercado.

    O projeto de pesquisa considerou como população-alvo do estudo as empresas que atuam no mercado brasileiro, sendo a amostra geral composta por 12.376 empresas, localizadas nas principais cidades dos estados, garantindo, dessa forma, resultados representativos para o mercado de atu-ação de cada Diretoria Regional dos Correios.

    O estudo, concluído em maio de 2005, objetivou identificar o perfil da oferta de serviços dos principais concorrentes, dimensionar a participação de mercado de cada player, caracterizar a demanda de serviços de encomendas, mapear atributos importantes e expectativas, resultando na interpre-tação do ambiente competitivo. Os resultados da pesquisa reforçam a grande credibilidade depositada à ECT, além de ser considerada a empresa de melhor abrangência geográ-fica, em comparação às demais empresas atuantes no segmento de encomendas, embora também tenham sido identificadas oportunidades de melhoria que devam ser tratadas visando minimizar a expansão da concorrência cada vez mais agressiva.

    Filatelia 2005 - Principais emissões de 2005, de destaque no campo c ultural e institucional

    ♦ 100 Anos do Rotary internacional, com esta emissão, os Correios homenagearam o Rotary, que, além de envidar esforços para levar ajuda humanitária aos carentes, fomenta a paz e a boa vontade no mundo.

    ♦ Homenagem ao Papa João Paulo II, este selo complementou a série João Paulo II, que teve suas viagens ao Brasil, em 1980, 1991 e 1997, assinaladas em emissões postais. Prestou um tributo ao Papa, cuja grandeza espiritual e humana impressionou o mundo.

    ♦ Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, este selo foi solicitado pela União Postal Universal aos países membros, com o objetivo de disseminar o compromisso das nações em torno da Sociedade da Informação.

    Pesquisa de Imagem e Satisfação com Atendimento e D istribuição Tipo de pesquisa Quantitativa Instituto contratado Vox Populi Amostra 15.600 entrevistas pessoais, aplicadas em 249 municípios brasileiros Objetivo Avaliação da imagem institucional, da qualidade do atendimento prestados pelas Agências próprias e terceirizadas e da

    qualidade da distribuição domiciliária. Período entre os dias 26 de outubro a 25 de novembro de 2005 Coordenação técni-ca

    Departamento de Informações, Pesquisa e Análise dos Correios

  • 46

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    ♦ Ano do Brasil na França, emissão de uma sextilha divulgando ícones da cultura brasileira. Trata-se de importante ação desenvolvida pelo Mi-nistério da Cultura. A solenidade de lançamento aconteceu em Paris, no Museu La Poste, e também nas cidades brasileiras tipicamente liga-das aos pontos abordados nos selos.

    ♦ XIX Congresso da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP, esta emissão ressaltou a importância da realização do XIX Congresso da UPAEP, no Rio de Janeiro, de 10 a 16 de agosto de 2005, e que, pela primeira vez ocorreu no Brasil.

    - Emissões associadas às ações do Governo Federal

    ♦ Série América – UPAEP – Cisternas; esta emissão divulga um importante projeto do Governo Federal, que visa à melhoria da qualidade de vi-da das populações das áreas semi-áridas do Nordeste brasileiro, por meio da construção de cisternas, das quais é obtido o recurso hídrico necessário ao preparo de alimentos e higiene.

    ♦ São Francisco – O Rio da Integração Nacional; este selo presta uma homenagem ao “Velho Chico”, de tamanha importância para o País, por integrar regiões, levando vida a seus habitantes, constituindo parte da imensa riqueza natural do Brasil. O Rio São Francisco é poderoso na geração de energia, nas riquezas minerais, na irrigação e no talento de seu povo, traduzido na beleza de seu artesanato, nas delícias de sua gastronomia e na criatividade de seu folclore.

    ♦ Dia do Professor – 15 de outubro; este selo divulgou em todo o Brasil a importância do trabalho do Professor, considerado o esteio do saber e o guia no processo de aprendizagem. Foi lançado em todas as Diretorias Regionais, ratificando a missão do selo postal de disseminador dos aspectos socioculturais nacionais.

    - Exposições Filatélicas

    ♦ Realizada a Exposição Filatélica Vila Rica 2005 – Ouro Preto/MG, no período de 14 a 20 de agosto, que proporcionou a implementação da Mala Filatélica Estrada Real, com peças filatélicas que circularam por nove cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Ja-neiro.

    ♦ Exposição LE BRESIL A LA LOUPE, de 15 de julho a 15 de setembro, no Museu do La Poste, em Paris/França, no contexto do Ano do Brasil na França, promovido pelo Ministério da Cultura. A Exposição mostrou os selos brasileiros mais expressivos e que representam uma síntese da história e das riquezas de um povo orgulhoso de seu patrimônio sociocultural e natural.

    - Inovações tecnológicas: Em termos de diversificação, melhoria do design e utilização de inovações tecnológicas na produção de selos, para

    2005, foram realizadas as seguintes emissões: Mário Quintana – Talho doce, Samba de Roda – microletra, Estrada Real - relevo áspero e relevo seco, Piracema – relevo seco diferenciado e microletra, Rio São Francisco – tinta especial no leito do rio, Selo do Natal – cortes especiais e Blo-co de Natal – tinta especial dourada aplicada na moldura do quadro “Adoração” e em alguns ícones natalinos que compõem a imagem.

    - Troféu Olho-de-Boi: Em 2005, o Troféu Olho-de-Boi premiou os autores dos melhores selos de 2004 em duas categorias: a Popular que elegeu

    o Bloco Comemorativo Capela São Miguel Arcanjo, localizada no Bairro de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, construída em 1622, e a Arte Fila-télica que elegeu a Série América 2004: Preservação dos Manguezais e Zonas de Maré, escolhida para representar os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais.

  • 47

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    - Correios Jovem Colecionador: O estudante Rafael Serra dos Santos, de 14 anos, residente em Rondônia, foi o vencedor da edição 2005 do Prêmio Correios Jovem Colecionador, com a coleção "As oito metas do milênio – a ONU na Filatelia”, escolhida por um júri formado por renoma-dos filatelistas.

    ♦ A Revista Correio Filatélico – COFI foi premiada com a medalha de vermeil, na categoria Classe Oficial, na Exposição Nacional de Literatura

    Filatélica – Estremoz 2005, promovia pela Associação Nacional de Jornalistas e Escritores Filatélicos – Anjef de Portugal. ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO ♦ Medidas para aprimorar os processos de licitação e de gestão de contratos:

    a) Consolidação do sistema de compras eletrônicas como principal instrumento de compras/contratação no âmbito da ECT. b) Disseminação de orientações sobre relacionamento com fornecedores, fundamentadas no Código de Ética. c) Redefinição de competências para atos decisórios. d) Definição clara das atribuições de fiscal de contrato e dos demais gestores vinculados a cada contratação. e) Capacitação de:

    - Todos os membros das Comissões Permanentes de Licitação para atuarem como pregoeiros e operarem o sistema de compras eletrônicas; - Fiscais de contrato.

    f) Revisão geral das normas internas de licitação e gestão de contratos. ♦ Instalação do Sistema de Separação de Pedidos - SEPE no CD Leste, com o valor de aproximadamente R$ 5.735.000,00. ♦ Instalação do CD Oeste no imóvel locado no SGCV Sul. ♦ Centralização das atividades dos almoxarifados das Diretorias Regionais de GT e MG no CD Oeste. ♦ Centralização das atividades dos almoxarifados da Diretoria Regional do RS no CD Leste. ♦ Reagrupamento das atividades dos órgãos de Patrimônio e Serviços Gerais – DEPAS e de Segurança Físico-Patrimonial – DESEG com a extin-

    ção deste e modificação da denominação do DEPAS para Departamento de Segurança e Patrimônio – DESEP, visando adequar a estrutura da Área de Administração às reais demandas da ECT e estabelecer uma relação mais objetiva e enxuta entre os Departamentos, de modo a definir seus papéis com base nas macro-atividades.

    ♦ Capacitação na Área de Segurança de 34.548 empregados da Área de Atendimento e Operacional. ♦ Elaboração do Guia de Segurança Físico-Patrimonial para Área de Tratamento. ♦ Formação dos multiplicadores para disseminar ações de segurança na Área de Tratamento. ♦ Revisão dos parâmetros da Matriz de Risco, visando dotar as unidades dos itens de segurança necessários. ♦ Mapeamento das áreas de risco na cidade do Rio de Janeiro e no CCE Benfica. ♦ Finalização do desenvolvimento do Sistema de Segurança Patrimonial – Módulo Delitos – Gerenciamento de Risco, que tem por finalidade regis-

    trar os delitos ocorridos nas unidades da ECT, agilizar a comunicação de ocorrências, gerar informações, objetivando subsidiar a tomada de de-cisão para mitigar os riscos nas diversas áreas da ECT.

    ♦ Manutenção do Índice de Perdas abaixo do estabelecido (0,06), ficando em 0,037 – até novembro de 2005.

  • 48

    CONTAS GERAIS – EXERCÍCIO FINANCEIRO – 2005

    ♦ Implantação do processo eletrônico de Inventário no ERP, possibilitando a gestão eletrônica do referido processo. ♦ Realização do inventário geral de bens móveis da ECT, próximo de 970.000 bens, em mais de 10.000 detentores (unidades operacionais, admi-

    nistrativas e comerciais), com o levantamento físico dos bens, identificação da real situação de localização e atualização do cadastro do ativo imobilizado, gerando maior controle e aperfeiçoamento da gestão patrimonial. O inventário foi realizado com gestão e recursos próprios.

    ♦ Exclusão de 36.054 bens móveis, por meio de venda, doação, alijamento etc, com destaque nas m