em que direÇÃo? -...

48
JANEIRO/2015 C ENTRO E SPÍRITA F RANCISCO DE A SSIS N O 164 - EM QUE DIREÇÃO? A vida moderna nos convoca a um corre- corre diário. Todos têm pressa, ninguém tem tempo. Na via pública, o bom-dia ou boa-tarde se tornam dispensáveis. Afinal, não há tempo… Chega-se ao templo religioso em cima da hora ou atrasado e antes do “amém”. Afinal, já se está na rua, caminhando em passos largos, movidos pela pressa. Os filhos ficam na expectativa, mas não há diálogo com os pais. Falta tempo… O amigo enfermo espera a visita, mas não se vai ao hospital. Falta tempo… A esposa carente aguarda o carinho do amado, mas talvez outro dia. Falta tempo… O problema de tudo isso é que, nesse “correr”, não indagamos o mais importante: Em que direção estamos indo? De fato, o tempo é escasso, mas, se esse desespero da vida moderna objetiva maior ganho financeiro ou o acúmulo de bens materiais, não vale a pena. Sem percebermos, a vida moderna nos rouba os bens mais preciosos. Por isso dê o direito a si mesmo de parar, pelo menos uma vez na semana, para: Brincar com seu filho… Visitar um amigo… Orar sem pressa… E, se pretender permanecer no corre- corre, será seu direito, mas corra atrás do que realmente vale a pena. O mais importante, também, não é a velocidade com que se está caminhando, sim, a direção que se está tomando. Mensagem retirada do livro “Jesus no teu dia-a-dia” Agnaldo Paviani – pelo Espírito José de Moraes. O tempo é suficiente para qualquer um que saiba usá-lo. Leonard Michaeles Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder tempo demais. Gilbert Keith Chesterton Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta. Anônimo Examina quanto tempo dedicas a tua vida espiritual e saberás quanto tempo a espiritualidade se dedica a ti. Anônimo

Upload: lehanh

Post on 19-Jan-2019

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

JANEIRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 164 -

EM QUE DIREÇÃO?

A vida moderna nos convoca a um corre-corre diário. Todos têm pressa, ninguém temtempo. Na via pública, o bom-dia ou boa-tardese tornam dispensáveis. Afinal, não hátempo…

Chega-se ao templo religioso em cima dahora ou atrasado e antes do “amém”. Afinal,já se está na rua, caminhando em passoslargos, movidos pela pressa.

Os filhos ficam na expectativa, mas nãohá diálogo com os pais. Falta tempo…

O amigo enfermo espera a visita, mas nãose vai ao hospital. Falta tempo…

A esposa carente aguarda o carinho doamado, mas talvez outro dia. Falta tempo…

O problema de tudo isso é que, nesse“correr”, não indagamos o mais importante:

Em que direção estamos indo?

De fato, o tempo é escasso, mas, se essedesespero da vida moderna objetiva maior

ganho financeiro ou o acúmulo de bensmateriais, não vale a pena.

Sem percebermos, a vida moderna nosrouba os bens mais preciosos. Por isso dê odireito a si mesmo de parar, pelo menos umavez na semana, para:

Brincar com seu filho…

Visitar um amigo…

Orar sem pressa…

E, se pretender permanecer no corre-corre, será seu direito, mas corra atrás do querealmente vale a pena. O mais importante,também, não é a velocidade com que se estácaminhando, sim, a direção que se estátomando.

Mensagem retirada do livro “Jesus no teudia-a-dia” Agnaldo Paviani – pelo Espírito Joséde Moraes.

O tempo é suficiente para qualquer um que saiba usá-lo. Leonard Michaeles

Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos fazperder tempo demais. Gilbert Keith Chesterton

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo.Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta. Anônimo

Examina quanto tempo dedicas a tua vida espiritual e saberás quantotempo a espiritualidade se dedica a ti. Anônimo

Page 2: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02ENTREVISTADO DO MÊS

02

Paulo Henrique, 25 anos: “O trabalho dessegrupo é fundamental para os jovens levarem amensagem e a gente vê neles a esperança que onosso trabalho vai continuar. eu vejo nelesengajados nesse trabalho. Esse projeto incentivaeles a continuarem na casa. O projeto é deles, eleva através da música as mensagens de Jesus.A Beatriz começou muito pequena, com 10 anos,e hoje em dia já é referência para os menores dogrupo.”

Márcia Catunda: “O objetivo do projeto Ouçaa Voz do Coração é: que os jovens participantes doGrupo compreendam e se conscientizem que sãocapazes de ajudar, e mesmo cheios de atividadespara fazer eles conseguem tirar um tempo para levaratravés da música o amparo, a consolação, aalegria...”

Beatriz Nogueira, 13 anos: “Eu faço parte dogrupo desde o início, já cantava e comecei a tocarviolão depois de um ano de grupo. Quando eu tinha6 anos eu cantava no coral da escola, sempre gosteide cantar. Quando o grupo começou fiqueiempolgada, porque é uma coisa que eu sempregostei, e é o único lugar onde eu canto de verdadee com seriedade. Participar do grupo pra mim é

Nosso entrevistado do mês desta edição é o Grupo Musical Filhos de Assis.

Na verdade a entrevista foi feita com quatro integrantes desse dedicado grupo musical, cujosdepoimentos constam do texto abaixo, elaborado por Iná Limaverde:

O Grupo Musical Filhos de Assis, contendo em média 15 meninos e meninas na faixa etária de10 a 16 anos, se reúne todos os sábado de 14h as 15h e se apresenta sempre no 5º domingo domês.

Depois de várias tentativas, a Tia Márcia (Márcia Catunda) conseguiu com a Lúcia Helena e aLorena em 2011 começar o Grupo, inicialmente com crianças de até 12 anos. Ao longo do tempoveio a agregar-se Paulinho, Mônica, Clara Luz, e Amanda Jereissate.

Compondo o grupo estão os instrumentos: 2 violões, 2 flautas, percussão e escaleta.

Atualmente o Grupo está com um projeto chamado Ouça a Voz do Coração, onde jovens visitamorfanatos e hospitais. Foram visitadas neste ano: Peter Pan, Casa do Menor, Casa do PequenoNazareno e Colônia Antônio Justa.

Além do quinto domingo do mês, o Grupo também se apresenta em Seminários Espíritasque já tiveram como sede o Lar Fabiano de Cristo e o Centro Espírita Alberto Nepomuceno. Sua próximaapresentação será no Encontro Pela Paz que acontecerá na UFC (Universidade Federal do Ceará) nodia 3 de dezembro.

muito importante, pelo fato desse projeto que ajudatanto na minha formação quanto ajuda as criançasdos locais onde a gente vai visitar, e isso tudo tocaeles, mas de certa forma também toca a gente. Euadoro o que eu faço aqui e gostaria muito que outraspessoas experimentassem, porque é muito bom.”

Arthur Holanda, 16 anos: “Eu tô no grupo háum pouco mais de 1ano. Eu sempre vinha com aminha irmã, mas não participava do grupo, ficavasempre ali, olhando.. Até que a Tia Mônicadescobriu que eu tava tocando violão e perguntouse eu queria começar a participar dos ensaios,foi assim que eu comecei. A minha entrada nogrupo foi meio que um processo gradual, porquenão foi do dia pra noite, eu tive que ir prosensaios... No começo eu não sabia muita coisano violão, fui aprendendo mesmo durante osensaios e com o grupo. O meu objetivo maior,desde sempre, desde que eu comecei a tocarviolão, foi tocar músicas espíritas e passar amensagem que elas representam. Todos osprojetos têm um grau muito elevado de vibração,de importância, a gente sente todo o carinho eaconchego que eles nos recebem, é a gentetocando e percebendo o carinho deles em todasas visitas que fazemos.” Por Iná Lima Verde

A boa música nos propicia momentos de refazimento, higienizando nossas mentes, organizando oureorganizando nossos sentimentos e pensamentos para o equilíbrio necessário. Ela cria no universo decada um momentos para uma melhor compreensão do verdadeiro significado da sinfonia dos ventos, doconcerto dos pássaros, do canto suave da chuva, do ir e vir das ondas, entre tantas outras canções de teorelevado orquestradas pelo infinito amor e misericórdia de Deus (Núcleo de Vivência Espiritualista).

Page 3: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

O LIVRO DO MÊS

AVISOS DE JANEIRO

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

O Livro dos Espíritos

Dando continuidade a recomendação de Kardec, “O Livro dos Espíritos” deve ser a segundaobra lida por aqueles que desejam se inteirar e compreender os princípios da Doutrina Espírita(a primeira obra recomendada por Kardec é “O que é o Espiritismo”). Encontra-se nele todaa base filosófica que foi ditada pelos Espíritos superiores, através de vários médiuns. Possuimais de 1.000 perguntas que foram respondidas por eles. Ao lê-lo você saberá responder asseguintes questões: quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Se tiver ouvidos de ouvire olhos de ver terá a convicção destas respostas que transformará todos os seus valoresacerca da vida terrena.

Transcrevemos abaixo a explicação que os Espíritos deram para cepa que foi impressa nocabeçalho do livro e que se encontra acima para apreciação: “...é o emblema do trabalho doCriador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar ocorpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é obago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho docorpo o Espírito adquire conhecimentos.”

ESTE É O LIVRO PROMOCIONAL DO MÊS DE JANEIRO, APROVEITE PARA ADQUIRI-LO POR APENAS R$ 5,00 NA LIVRARIA BEZERRA DE MENEZES, A LIVRARIA DO CENTROESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

Retorno às aulas do ESDE/EADE 2015

Informamos que a volta às aulas do ESDE/EADE em 2015 no CEFA

será conforme segue abaixo:

Turmas de Segunda-Feira (ESDE/EADE): 19/01/2015

Turmas de Sábado (ESDE/EADE): 24/01/2015

Page 4: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

Mediúnica(A decidir nomeação)

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

EventosVago

PALESTRAS PÚBLICAS DE JANEIRO/2015

04

Dia 02, sexta-feira, O ANO NOVO NA VISÃO ESPÍRITA (Augusto Fernandes);

Dia 07, quarta-feira, A PRECE (Rejane);

Dia 09, sexta-feira, O HOMEM DE BEM (Michel);

Dia 14, quarta-feira, A LEI DE CAUSA E EFEITO (Osman);

Dia 16, sexta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 21, quarta-feira, O TRÍPLICE ASPECTO DO ESPIRITISMO (Wagner);

Dia 23, sexta-feira, REFORMA ÍNTIMA (Carlinhos);

Dia 28, quarta-feira, MORTES PREMATURAS (Sebastião);

Dia 30, sexta-feira, O OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO (Guilherme).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE JANEIRO1863 - 25/JAN — Em Nova Iorque, EUA, Andrew Jackson Davis

funda o Liceu Espiritista e inicia o Movimento Jovem.1883 - 21/JAN — Em Paris, França, desencarna Amélie Gabrielle

Boudet, viúva de Allan Kardec, nascida em Thiais, França, em 23 denovembro de 1795.

1883 - 21/JAN — No Rio de Janeiro, é fundada, pelo fotógrafoAugusto Elias da Silva, a revista REFORMADOR, que no segundoano passou a ser o órgão oficial da FEB.

1968 - 13/JAN — Na capital de São Paulo, é realizada aprimeira concentração de médicos espíritas para fundar aAssociação de Médicos Espíritas.

1971 - 11/JAN — Desencarna em desastre o médium Zé Arigó,nascido em Congonha do Campo-MG, em 18/10/1918.

Page 5: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

FEVEREIRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 165 -

SOU LOUCO OU SOU MÉDIUM?

A Rede Globo de Televisão lançou em novembrode 2014 a sua novela das 7hs “Alto Astral”. Trata-sede uma comédia romântica com fundo espiritualista.

O personagem Caíque é um rapaz que, desde asua infância, é atormentado por visões. No entanto,ele chegou a ser salvo por elas após sofrer um aci-dente de avião. Mas a sua família não acreditou nele.

Caíque cresceu e tornou-se médico. Porém, suasvisões reapareceram depois de adulto. A mesma vi-são que lhe salvou do desastre volta a lhe atormentar,afirmando que também é médico, mas já morreu eque precisa fazer um trabalho junto com ele.

Desesperado e sem compreender o que se pas-sa, Caíque busca ajuda de seu amigo psiquiatraFernando que acredita que ele seja médium e que re-almente esteja se comunicando com as almas dosmortos.

Esta novela retrata a difícil situação de muitaspessoas que vivem a experiência de ter visões e/oude ouvir vozes, e por falta de conhecimento das leisespirituais são tachadas por sua família e sociedadede louco e pela Medicina de algum distúrbio mental.

No entanto, a mediunidade desajustada ou malempregada pode causar vários problemas ao médium,dentre eles a obsessão. Se ela não for tratada, tantodo ponto de vista do obsessor, mais principalmentedo ponto de vista do obsidiado, com a sua mudançade conduta moral e ética diante do próximo, esse pro-cesso de influência persistente pode se agravar, e emcasos extremos se tornar uma subjugação corporalou mesmo uma possessão, na qual a pessoa perde ocontrole sobre si mesma. Vejamos os esclarecimen-tos dos Espíritos a esse respeito:

A subjugação corporal, levada a certo grau, po-derá ter como consequência a loucura?

“Pode, a uma espécie de loucura cuja causa omundo desconhece, mas que não tem relação algu-ma com a loucura ordinária. Entre os que são tidospor loucos, muitos há que apenas são subjugados;precisariam de um tratamento moral, enquanto que

com os tratamentos corporais os tornamos verdadei-ros loucos. Quando os médicos conhecerem bem oEspiritismo, saberão fazer essa distinção e curarãomais doentes do que com as duchas.”

O Espiritismo não nega a existência dos distúrbi-os mentais, mas é seu desejo separar o que é real-mente doença daquilo que é problema espiritual. As-sim, a Ciência do Espírito vem exatamente cobrir alacuna que a Ciência da Matéria não consegue fechar,pois muitos fenômenos da natureza são ignorados porela, por não admitir a existência do Espírito.

Apesar de tudo, a Ciência já fez alguns progres-sos neste sentido. O Código Internacional de Doen-ças, conhecido como CID-10, é um documento publi-cado pela OMS, que visa padronizar e codificar todasas doenças e que ajuda os profissionais de saúde nosdiagnósticos clínicos de seus pacientes.

O CID, no seu item F.44.3 - Estados de Transe ePossessão - configura como diagnóstico médico e qua-lifica o transe patológico (mediunidade/doença) quan-do o indivíduo não tem controle sobre o fenômeno,ocorrendo de forma involuntária e não desejada. Masnão é considerada doença o estado de transe(mediunidade/saúde) sob domínio da pessoa em seucontexto cultural ou religioso.

Portanto, os médiuns que empregam suas facul-dades sensitivas em sessões espíritas não possuempatologia de qualquer natureza conforme o CID-10.

Os médiuns, como Caíque da novela “Alto Astral”,que insistem em negar que o são e vivem atormenta-dos pela sua própria faculdade, devem refletir sobre asua postura diante do dom de ser intermediário entreos mundos espiritual e material. Eles devem perceberque tem diante das mãos a belíssima oportunidade daprática no bem pelo bom uso da sua faculdade. Porfim, o Espiritismo bem compreendido por médiuns eseus familiares é altamente consolador e esclarecedor,algo que nem a ciência e nem as religiões podem ofe-recer a humanidade.

Por João Viegas

Page 6: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02REFLEXÕES: QUAL A MINHA DOR?

02

A dor de quem fica, na perspectiva dequem sente a dor, é sempre maior, do que ador do que se vai. E nesse instante você podese perguntar: mas do quê ela fala? Ir paraonde? Ficar como? Onde...?

Recentemente, vi-me em uma discussão(pacífica, que fique claro), sobre a dor de ca-sais, onde um precisava, por motivos de tra-balho, morar em outra cidade/estado/país.Enquanto a outra contraparte, por motivos di-versos, não podia acompanhar seu cônjugeem tal empreitada. Coloquei através, única eexclusivamente, do meu ponto de vista, queeram dores iguais, mas com visões diferen-tes.

Explicar-me-ei: quem fica, fica com umasaudade sem tamanho, mantendo sua roti-na, pensando no que deixou de fazer paraestar na companhia do ser amado, pensan-do no que fazer para não sentir o peso dopassar dos ponteiros do relógio e achandoque sua dor é sem tamanho, enquanto o ou-tro está desbravando novos caminhos, conhe-cendo novas rotinas, novas pessoas e quemuito provavelmente não estará sentindo ador de quem fica.

Já na perspectiva de quem vai, a dor tam-bém é sem tamanho, pois queria que o outroestivesse ao seu lado, ajudando a desbravaro novo e com saudade da rotina, das pesso-as que ficaram, e pensando: pelo menos ooutro ficou na companhia dos entes queridos,sejam amigos, parentes...e eu? Eu?! Eu es-tou aqui sozinho, precisando do abraço dequem ficou pra me sentir mais confiante.

Concluindo, dor é dor. A minha talvez mai-or que a sua, a sua talvez maior que a mi-nha, mas de uma coisa eu sempre tive certe-za, nada como escutar a dor do outro, paraavaliarmos nossa própria dor.

Então, apenas um dia após esse batepapo, recebo o telefonema de alguém muitoamado, com quem eu andava um pouco cha-teada, por ter vindo até a cidade que moro,ter ligado, mas não ter me visitado. Já atendiao telefone falando: adivinhou que ando cha-teada com você?!

E ela ligou pra falar que me amava (nãoduvidava disso!!), e o fez porque acabara dereceber a notícia de que outro alguém muito

querido, que fez parte de nossa infância/ado-lescência, alguém mais novo que nós, haviafalecido. Dera entrada no hospital para umatendimento emergencial, mas nada que pen-sássemos ser grave. Para nossa surpresa emmenos de 24 horas, parte à Pátria Espiritual,deixando marido, filho pequeno, uma famíliainconsolável e amigos tantos que se questio-nam sobre a fragilidade do estar vivo.

Indaguei-me o que esses fatos têm a mefalar. Passei uma noite quase inteira em cla-ro, pensando. Sou espírita, disso tenho cer-teza, até porque quando me questiono sobreisso, recorro ao Evangelho: “reconhece-se overdadeiro espírita por sua transformaçãomoral, e pelos esforços que faz para dominarsuas más inclinações”¹. Esforço eu faço, façomesmo, sem falsas humildades. Se estouconseguindo, ou não, foi o motivo das minhasinquietações noturnas.

Várias passagens do Evangelho me ocor-reram. Questionei-me, o quanto ando aman-do o meu próximo como a mim mesmo, oquanto eu ando me amando para que eu pos-sa amar ao meu próximo como a mim mes-mo, do que anda se alimentando meu corpoe o mais importante, do que anda se alimen-tando meu espírito.

O dia que meu fluido vital irá se escoarnão pode ser mensurado nem por mim, nempor você. Posso anoitecer e não amanhecer,como nos fala o ditado popular, e o que andofazendo dos meus dias e das minhas noites?É um evangelho do lar atrás do outro, pales-tra, seminários, livros vários, mas ando colo-cando em prática o que ando “absorvendo”na teoria? Sabemos, às vezes de cor, sobreo egoísmo, orgulho, paciência, caridade, masquando e como elas se apresentam depoisque cruzamos a calçada do centro espírita?Meu discurso anda coerente com minhas ati-tudes? Meus conselhos são antes absorvidospor mim?

Qual das duas dores eu quero sentir, ade quem vai ou a de quem fica?

________________________________________________

1 Evangelho Segundo o Espiritismo, Ca-pítulo XVII – Sede Perfeitos, Item 4 Os BonsEspíritas. Editora EME

Crônica por Jamille Medeiros

Page 7: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03O LIVRO DO MÊS

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

A recomendação é de Kardec. Quem quiser iniciar seus estudos em Espiritismo deve começarpor este livro.

Ele contém as noções elementares dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita, além deser um livro curto, de rápida leitura. Possui três capítulos: o 1º trata dos diálogos entre Kardec epessoas da sua época que eram contrárias ao Espiritismo. O diálogo com o contraditório nos permitefortalecer a convicção nos princípios doutrinários. O 2º é um breve resumo de “O Livro dos Médiuns”e 3º de “O Livro dos Espíritos”, abordando a natureza dos espíritos, a mediunidade e suas dificulda-des, a pluralidade dos mundos habitados, as penas e recompensas do homem após a morte, alémdas consequências morais do Espiritismo para o homem.

Transcrevemos abaixo a sucinta resposta que Kardec deu à pergunta que é título desta obra:"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como

ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos: como filosofia,compreende todas as consequências morais que dimanam destas mesmas relações.”

Este é o Livro promocional do mês de fevereiro, aproveite para adquiri-lo por apenas R$ 5,00 naLivraria Bezerra de Menezes, a Livraria do CEFA.

O Que é o Espiritismo

PALESTRA: A Revolução do Amor com Liszt Rangel

Data: 06/02/15 (sexta-feira)

Horário: 19H30min

Local: CEFA

Evangelização do CEFA retorna às aulas no dia 07/02/15 (sábado).

Site e Fanpage do CEFA

http://www.cefafortaleza.org.br

https://www.facebook.com/CEFA1941

Acesse o Site e a Fanpage do CEFA para tomar conhecimento dos eventos, palestras, atividades da

Casa e também do Movimento Espírita do estado do Ceará.

Os Boletins, a Livraria e fotos dos eventos da Instituição lá também estarão.

Se você é frequentador ou trabalhador do Francisco de Assis, sugerimos que coloque o site do CEFA

como favorito em seu navegador e seja um seguidor da Fanpage.

Tenha a certeza que será uma ótima ferramenta de difusão do Espiritismo.

Aproveitem!

EVENTOS DE FEVEREIRO

Page 8: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

Mediúnica(A decidir nomeação)

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

EventosVago

PALESTRAS PÚBLICAS DE FEVEREIRO/2015

04

Dia 04, quarta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 06, sexta-feira, A REVOLUÇÃO DO AMOR (Liszt Rangel);

Dia 11, quarta-feira, O PERDÃO COMO GESTO LIBERTADOR (Audálio);

Dia 13, sexta-feira, O CARNAVAL NA VISÃO ESPÍRITA (Wagner);

Dia 18, quarta-feira, AMOR E SABEDORIA DE EMMANUEL (Sandra);

Dia 20, sexta-feira, A FÉ TRANSPORTA MONTANHA (Rejane);

Dia 25, quarta-feira, AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS (Osman);

Dia 27, sexta-feira, ESPIRITISMO E ÉTICA (Edson Pinheiro).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE FEVEREIRO

1822 - 20 FEV — Em Salvador, Bahia, desencarna a abadesa heroínaJoana Angélica, nas lutas pela Independência do Brasil, ao defender oConvento da Lapa; nascida em Salvador-BA, em 11/12/1761. Esta foia última encarnação conhecida de Joanna de Ângelis, Guia Espiritualde Divaldo Franco.

1827 - 17 FEV — Em Brugg, Suiça, desencarna o famoso educadorJoão Henrique Pestalozzi, que revolucionou o método de ensino e tevecomo aluno e discípulo Allan Kardec; nascido em Zurique, Suiça, em 12/01/1746.

1891 - 18 FEV — No Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra deMenezes funda o Grupo Espírita Regeneração.

1925 - 15 FEV — Em Matão, São Paulo, é lançada por CairbarSchutel a “Revista Internacional de Espiritismo”.

1947 - 16 FEV — Na colônia de Pirapitingui, São Paulo,desencarna Jesus Conçalves, trabalhador espírita com grandeatividade junto aos hansenianos; nascido em Borebi, São Paulo,em 12 de junho de 1902.

Page 9: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

MARÇO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 166 -

A novela das 7hs “Alto Astral” da Globo éuma fonte rica de debates com temáticasespiritualistas. A atriz Cláudia Raia viveSamantha, uma vidente trambiqueira queperdeu sua mediunidade nos últimos tempos.Para retomar seu prestígio, ela armou umplano com seus comparsas: eles roubaramum laudo pericial da prefeitura que concluíaque a ponte da cidade estava para desabar.Assim, ela parou o trânsito da ponte,provocando na sua frente uma aglomeraçãode pessoas que desejavam fazer a traves-sia. Por fim, diante de todos, Samantha pro-fetizou: “Escutem, escutem: essa ponte vaicair”.

Durante a confusão, seus comparsasaceleravam o processo de desabamento daponte, cerrando parte das suas estruturasmetálicas. Diante do público revoltado e dascâmeras de TV, a profecia concretizou-se: aponte foi ao chão. Samantha saiu carregadae ovacionada, dando entrevistas e distribuindoautógrafos. Seu plano foi um sucesso.

Desesperada por ter que recorrer aexpedientes como esse para manter apopularidade, ela recorreu a um pai de santopara recuperar a sua mediunidade. Ele disseque para ter seus “poderes” de volta, ela teráque mudar: “Deixando a ambição e o egoísmode lado. Mostrando bondade, compaixão e ge-nerosidade. Foi a sua ganância que afugentouesse espírito de luz que te acompanhava.”

Os Espíritos Superiores esclarecem que umadas causas da suspensão da mediunidade é oafastamento dos espíritos comunicantes. Noentanto, muita das vezes, essa suspensão éapenas temporária, retornando a faculdadeassim que for cumprido o propósito da sus-pensão.

O afastamento dos espíritos benévolos se dá,principalmente, pelo mau uso que o médiumfaz de sua faculdade, quando desvirtua seudom do verdadeiro propósito outorgado porDeus, que é “... sua melhoria espiritual, e paradar conhecer aos homens a verdade...”. É para

MINHA MEDIUNIDADE SUMIU! E AGORA?o médium compreender que a faculdadeindepende de sua vontade.

Algumas vezes, a suspensão se dá para que omédium possa refazer suas energias ou pararefletir sobre as comunicações recebidas,interiorizá-las e praticá-las.

Sabemos que o afastamento dos espíritos dobem dá lugar aos espíritos ignorantes. Porém,os espíritos esclarecem que se o espírito quese afastou for benévolo, ele pode impedir queespíritos inferiores se manifestem no mesmomédium.

Diante dos esclarecimentos acima, podemosconcluir que o pai de santo orientou Samanthacorretamente. Seu problema está no mau usoque ela fez de sua mediunidade, que destinouapenas para satisfazer sua vaidade e interessesmateriais.

Podemos afirmar que o Espírito de luz queacompanhava Samantha, segundo o pai desanto, deu uma chance a ela, suspendendo asua faculdade para que ela pudesse refletirsobre suas ações. Se sua mediunidade nãofosse suspensa, ela certamente seria ludibriadapor Espíritos zombeteiros que estão sempreà procura de médiuns invigilantes, paraenganá-los e enganar aqueles que procuramseus serviços.

O médium vaidoso e interesseiro se vê naobrigação de oferecer seus conselhos epremonições a todos que o procuram. Quandoesse tipo de médium não dispõe de suafaculdade, utiliza-se da fraude. Portanto, aspaixões humanas são as causas damediunidade ser envolvida com charlatanismoe o embuste.

Infelizmente, esse é um dos argumentosutilizados pelos que se opõem ao Espiritismo,pois analisam a mediunidade parcialmente e deacordo com as suas crenças ou ceticismo.Portanto, esse tema deve ser debatido pelosespíritas, com fins de fortalecimento de suasconvicções.

Por João Viegas

Page 10: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02ENTREVISTADO DO MÊS

Entrevista com Joseane Teixeira, Presidente do CEFA.Segue abaixo o resumo da entrevista. Ela pode ser encontrada na íntegra em

http://www.cefafortaleza.org.brIná Limaverde – Dia 14 de dezembro de 2014foi realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO)do Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA),na qual foi eleita a nova Diretoria Executiva eConselho Consultivo Fiscal, biênio 2015/2016.Estamos aqui com Joseane Teixeira, presiden-te do CEFA. Ela vai conversar conosco sobre osplanos e projetos da nova gestão. Joseane,agradecemos por conceder esta entrevista.Joseane Teixeira – Eu que me sinto honradaem representar a Casa, (...). Assim, é sempreum prazer falar do CEFA e da Doutrina Espírita.Iná - Quais são as diretrizes gerais do CEFApara manutenção e crescimento das ativida-des da Casa?Joseane – Tudo está baseado no Estatuto eRegimento Interno do CEFA. Assim, a Casa tempor objetivo principal o estudo, a prática e adifusão do Espiritismo no seu tríplice aspecto:científico, filosófico e religioso, de consequênciasmorais, pautado na codificação feita por AllanKardec para o incentivo da prática da caridadeespiritual, moral e material.(...) Temos diretri-zes a serem avaliadas e aprovadas, mas o ob-jetivo maior é o benefício do próximo. A divul-gação da Doutrina Espírita através do estudo,essa prática, todo ele envolve o bem do próxi-mo, e o bem do próximo só se consegue quan-do se ama. Então, o objetivo maior da Doutri-na Espírita realmente é amar o próximo. A genteusa todos os recursos da Casa para buscarmelhor capacitação de monitores(...), dar maisconforto a quem chega, pois um dos objetivosé o acolhimento, atender bem na recepção, tudoisso em forma de amor.Não há condições de uma Diretoria trabalharisoladamente. A gente trabalha em colegiado,em democracia, com as coordenações e todosos trabalhadores. Temos objetivos de aparararestas, reconquistar amizades, trazer as pes-soas que em alguns momentos se sintam opo-nentes. Mas trazê-las para que elas possamassumir seu compromisso real diante da CasaEspírita e da Doutrina Espírita. Todos nós te-mos essa oportunidade de trabalhar na Casa,assim queiramos aceitá-lo.(...)Iná, nós temos também como meta principal oprocesso de unificação do movimento espírita.É um apelo feito pelo Dr. Bezerra de Menezes,para que as federações levem essa mensagemàs Casas Espíritas, que não é uniformizar, pois

muitos confundem. Cada Casa tem seu traba-lho autônomo, mas que a gente possa unificar,para que se torne parecido ou similar, para quenão haja divergências e nem dissensões. O pro-cesso de unificação é uma meta do CEFA, mastambém de todas as Casas Espíritas, pois iráfortalecer o movimento espírita.Iná – O que é preciso para se tornar sócio daCasa?Joseane – (...) Em primeiro lugar é que tenhaa vontade de querer participar. Em segundo (...)ele precisa estar vinculado com a Casa, não es-poradicamente. Ele precisa estar estudando outrabalhando na Casa para se tornar sóciocooperador. É o que exige, no momento, o Re-gimento Interno. Existem duas categorias: só-cios cooperador e efetivo. Você inicia como só-cio cooperador, que é exatamente aquele sócioque suas contribuições vão servir para manu-tenção da Casa. Questões de infraestrutura, te-lefone, energia, água (...). Assim, todo esse di-nheiro é pra fazer esses pagamentos (...). En-tão, ele contribui com 2% do salário mínimoem vigor no país (...). Quanto à questão dosócio efetivo, é preciso que o sócio cooperadortenha um tempo mínimo de dois anos. A fichadele é avaliada pela Diretoria (...), aí a gentetem um critério maior. Ele precisa estar traba-lhando duas vezes na semana na Casa. Por-que, quando ele se torna sócio efetivo, ele setorna membro da Assembleia Geral Ordinária,que é o órgão máximo da Casa (...) Assim, agente procura pessoas que possam alavancaresse compromisso com a Casa, (...) pois o só-cio efetivo é quem vai votar as mudanças quenós queremos. São essas pessoas que vão apro-var as atualizações do Estatuto e o RegimentoInterno que se fazem necessárias. (...) Eles vãoeleger a Diretoria, aprovar o balancete finan-ceiro anual (...). Então, é uma função de muitaimportância, é por isso que é preciso ter maiscritério para se tornar sócio efetivo. Agora, nóstemos uma proposta de levar adiante (...) parahaver uma mudança com relação aos sócioscooperadores. Não necessariamente que sejampessoas que estejam trabalhando. Porque temmuita gente que frequenta e quer contribuir coma Casa, mas aí entra como donativo. Como agente pretende fazer uma campanha, incenti-vando as pessoas a se tornarem sócias (...).

Esta entrevista continua na pág. seguinte

Page 11: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

O LIVRO DO MÊS

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

EVENTOS DE MARÇO

DO SÉCULO DAS LUZES (Romance mediúnico)A obra 'Do Século das Luzes' é uma narrativa romanceada que procura transmitir ao leitor

um panorama do século XVIII, enfatizando os acontecimentos históricos que serviram parapreparar os caminhos para o estabelecimento da Doutrina dos Espíritos. A obra concentra-sena vida de Jean d'Oberville, personagem de nome fictício, que descobre, vivendo em um larpara órfãos, sinais de mediunidade.

Pelo médium Rafael de FigueiredoDitado pelo Espírito Frei FelipeEste é o Livro promocional do mês de março, aproveite para adquiri-lo por apenas R$

10,00 na Livraria Bezerra de Menezes, a Livraria do CEFA.

NOVAS TURMAS ESDE IInscrições para o ESDE I – 2015.1

Segunda-feira - Início: 02/03/2015 – Horário: das 19H30min às 21HSábado - Início: 07/03/2015 – Horário: das 17H30min às 19HInscrições na recepção do CEFA: 1Kg de alimento não perecível

Coordenação de Doutrina

CURSO DE FORMAÇÃO E RECICLAGEM DE TRABALHADORES DA BIBLIOTECA DO CEFA

Data: 15/03/2015 - Local: CEFA - Horário: 15HsFacilitadora: Lúcia Gurgel

Pré-requisito: ESDE I concluído ou em conclusãoInvestimento: 1Kg de alimento não perecível

Inscrições na Recepção do CEFA

Então a gente precisa fazer uma mudança noRegimento com relação ao sócio cooperador.Uma mudança que possa favorecer a Casa(...).Iná – Joseane, a gente queria agora que vocêfizesse suas Considerações finais!Joseane – (...) Toda obra espírita tem comoobjetivo maior o amor, considerando o Espiri-tismo como o Consolador prometido por Jesus,que veio levantar o véu da ignorância, consolaro necessitado, amparar o aflito, enfim, amar aDeus sobre todas as coisas e ao próximo comoa si mesmo.(...), o nosso maior papel é esse:amar. É amar aqueles que não nos amam, éperdoar, é a mensagem do Cristo. (...) Os mai-ores projetos do Espiritismo são as promessasdo Cristo, e aí, vide o Evangelho. E isso leva oespírita a pensar no bem do próximo, em todosos trabalhos da Casa, e tudo que envolve a Casa

tem que ser feito com amor, com sentimento;desde a recepção, a palestra, ao atendimentofraterno, ao ESDE, aos cursos da Casa, aos tra-balhos com os idosos e infância e juventude.(...) é preciso que a gente exerça a fraternidadee o amor, porque se não houver esse amor ecumplicidade do que adiantaria? A gente iriaapenas se intelectualizar (...) Quando Cristo veiopor aqui, ele veio pregar o amor, todo o evan-gelho está resumido no amor, essas são asconsequências morais, aí cabe a cada um.(...).Perguntaram ao Mestre Jesus,(...) como ele re-conheceria os seus discípulos. Ele respondeu:por muito se amarem.Muito obrigada pela oportunidade de represen-tar o CEFA. (...) Eu só tenho que agradecer ebrindar a nossa entrevista ao amor. Muita paza todos!

Continuação da entrevista da pág. anterior

Page 12: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE MARÇO/2015

04

Dia 04, quarta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 06, sexta-feira, A NOVA GERAÇÃO (Alcides);

Dia 11, quarta-feira, VOCÊ E OS CONHECIMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRI-TA (Andrade);

Dia 13, sexta-feira, O PERDÃO GERA SAÚDE (Carlinhos);

Dia 18, quarta-feira, OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA (Guilherme);

Dia 20, sexta-feira, A PROVA DA RIQUEZA E A PROVA DA MISÉRIA (Sebastião);

Dia 25, quarta-feira, AMAI OS INIMIGOS (Osman);

Dia 27, sexta-feira, A EMANCIPAÇÃO DA ALMA NA VISÃO ESPÍRITA (Michel);

Dia 29, domingo, KARDEC E A CODIFICAÇÃO ESPÍRITA (Jacinto).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE MARÇO

1869 - 31 MAR — Desencarna Hippolyte Léon DenizardRivail (Allan Kardec), codificador da Doutrina Espírita.

1893 - 16 MAR — No Rio, desencarna José OlímpioTeles de Menezes, fundador do primeiro Centro Espíritano Brasil, o “Grupo Familiar do Espiritismo, em 1865, e oprimeiro jornal espírita no Brasil, “O Eco d’Além Túmulo”,em 1869, em Salvador-BA, onde nasceu em 26 de julho de1825.

1979 - 09 MAR — Desencarna o jornalista e escritorespírita José Herculano Pires, nascido em Avará-SP em25 de setembro de 1914.

Page 13: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

ABRIL/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 167 -

NÃO PRECISA, A ESPIRITUALIDADE RESOLVE!Jamille Medeiros

CEFA, luzes apagadas, meia noite. Umaplêiade de espíritos super mega power evoluídos,reúnem-se. Cada um com uma vassoura, pá erodo. Irão fazer a limpeza de nossa casa. Apagarluzes que foram esquecidas acesas. Colocar nolixo papéis que foram descuidadamente coloca-dos no chão, no lugar dos cestos de lixo. Tirarchicletes debaixo das cadeiras. Lavar os banhei-ros que algum desavisado urinou no chão. Orga-nizar as cadeiras, apagar os quadros.

Após, reúnem-se para arquitetar o plane-jamento de como irá funcionar a casa na noiteseguinte, pois eles preveem o futuro e já sa-bem quais os trabalhadores não irão para os tra-balhos assumidos. Então, eles esquematizam,quem será chamado de ultima hora para subs-tituir os faltosos, e caso, não consigam, elesmesmos se materializarão e farão o que deveser feito, afinal de contas o lema dos encarna-dos deve ser cumprido a risca: “A Espiritualidadedá um jeito.”

Que bom, que os espíritos “de luz” são tãodisciplinados e nunca nos deixam na mão. Ficamconosco quando atrasamos o término de nossasreuniões, pois eles estão ali para nos servir. E ain-da, são excelentes contabilistas, pois conseguemmaterializar recursos financeiros para quitar ascontas de água, luz, telefone, internet, salários,quando os sócios da casa não comparecem comsuas contribuições.

A equipe espiritual que ajuda ao CEFA nãotem o dia corrido e cheio de compromissos comoos nossos. Não tem filhos, não tem convites deaniversário, não se intimidam com a chuva. Nãoprecisam enfrentar engarrafamentos, pois volitam.E acima de tudo, não tem chefe chato, reuniõesmarcadas de ultima hora, cônjuges que implicamcom nossa ida ao CEFA e ficam soltando as velhase boas frases de efeito: não se esquece de levar arede para dormir no centro espírita, pois é só queestá faltando.

Fico pensando que o dia deles é diferentedo nosso, muito provavelmente tem 30 horas, en-quanto nós, poderosos encarnados, contamos comum dia de apenas 24 horas.

Já pensou se as coisas funcionassem assim?

Não precisaríamos de mais nada! Que maravilha!Mas ninguém, encarnado ou desencarnado, é res-ponsável por aquilo que nos comprometemos, oupelo nosso bom senso. Nós somos os únicos res-ponsáveis!

Para nós trabalhadores do CEFA, ninguém nosobrigou a assumir qualquer trabalho. Ninguém che-gou e falou: ou trabalha ou desencarna! Somos con-vidados, trabalhos existem variados, de segunda asegunda, para todos os tipos, gostos e afinidades.Mas só o aceitamos quando queremos, mas depoisde aceitos, pessoas contam conosco! Somos sim,necessários. E não tem trabalho maior ou menor.Com mais status do que outros. Todos, sem exce-ção, são de uma extrema importância, que não fa-zemos ideia!

Se faltarmos, tenhamos o bom senso de ser,primeiro por um motivo justo e segundo de avisarao responsável do setor com tempo hábil para quepossa ser providenciado alguém, encarnado de pre-ferência, para nos substituir.

Vai falar que não é frustrante quando você,por exemplo, marca um médico e quando chegapara ser atendido, a atendente fala: o doutor fal-tou porque foi ao aniversário da prima da vizinhada namorada do filho dele.

Tudo bem, você não se inclui nessa situação,é apenas frequentador da casa, não exerce nenhu-ma função. Mas, de alguma forma, o CEFA te pro-porciona algum conforto, pois senão, o que vocêestaria fazendo aqui?

Acredito então, que não custa nada ajudar.Já que não quer ser trabalhador, que tal quandousar o banheiro, lembrar que outras pessoas o usa-rão depois de você, e mantê-lo limpo? Ou sendo oultimo a sair de sua sala, apagar a luz e se for ocaso, desligar o ar-condicionado? Ou avisar na re-cepção que os copos acabaram? Ou jogar o papelno lixeiro? Ou se oferecer para apagar o quadro,depois que a sua aula terminar? Ou quando perce-ber que o bebedouro está com algum tipo de vaza-mento avisar a alguém?

Toda ajuda é válida. Vivemos em comunida-de, e se cada um fizer a sua parte só iremos me-lhorar o ambiente em que vivemos.

Fica a dica!

Page 14: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

Os espíritas precisam saber qual é a missãodo Espiritismo, pois só assim será possível deter-minar, sem ambiguidades, aquilo que a Doutrinados Espíritos pode oferecer à humanidade.

O Espiritismo demonstra a existência dos Es-píritos que “são seres inteligentes do Universoque vivem fora do mundo material e estão portoda parte”. Apesar de invisíveis aos olhos dacarne, estão incessantemente influenciando omundo material, principalmente nas decisõeshumanas, quer de forma oculta ou ostensiva.

Os Espíritos influenciam o homem ocultamen-te, sugerindo através da intuição e inspiraçãoideias que muitas vezes se confundem com onosso próprio pensamento. As influências osten-sivas se dão através das comunicações espíritas,que podem ser fenômenos de efeitos físicos ouinteligentes. O médium, pessoa dotada de umafaculdade especial, é o responsável por estabele-cer este intercâmbio entre o mundo espiritual ematerial.

Muitos dos Espíritos que se comunicaram re-velam, e dão demonstração da sua identidade,que foram as almas de mulheres e homens queviveram na Terra, despojados de seus corpos ma-teriais, mas que conservam a sua consciência,individualidade, inteligência, conhecimentos e ca-ráter. Segue daí que a alma é imortal.

As relações estabelecidas entre o mundo es-piritual e material são submetidas às leis imutá-veis reveladas pelo Espiritismo ao homem, reti-rando destes fenômenos o caráter miraculoso esobrenatural, pois são consequências de leis es-pirituais que até então eram desconhecidas.

A demonstração da imortalidade da alma,através da ciência espírita, é capital para o Espi-ritismo, pois traz gravíssimas consequências paraa humanidade. Degola qualquer filosofia materi-alista que induz o homem à satisfação plena dosprazeres terrenos. No entanto, são apenas suasvirtudes e vícios que estarão em sua bagagemquando retornar ao mundo espiritual. Chegandolá lhe será feita a seguinte pergunta: “Que trazescontigo?”.

Diferente dos tribunais terrenos, onde épossível ser absolvido dos crimes mais hedion-dos por falta de provas, no mundo espiritual ohipócrita será revelado assim como todos osseus crimes cometidos, porque não há por ondefugir, pois será a sua própria consciência quelhe condenará.

Será que a demonstração da imortalidade daalma não bastaria para conscientizar mulheres ehomens a retomar o caminho do bem? Infeliz-mente não. Era necessário um corpo filosófico

sólido e coerente que convencesse através darazão todos os matizes do mundo espiritual.

A filosofia espírita é consonante com os en-sinos do Homem de Nazaré, ou seja, a moraldos Espíritos Superiores é a mesma moral deJesus, abstraindo todo e qualquer tipo de dogmacriado pela religião. Foram estes os motivos quelevaram Kardec a formular a pergunta de nº 627de “O Livro dos Espíritos” que segue abaixo naíntegra.

Uma vez que Jesus ensinou as verdadeirasLeis de Deus, qual a utilidade do ensino que osEspíritos dão? Terão que nos ensinar mais algu-ma coisa?

“Jesus empregava amiúde, na sua linguagem,alegorias e parábolas, porque falava de confor-midade com os tempos e os lugares. faz-se mis-ter agora que a verdade se torne inteligível paratodo mundo. Muito necessário é que aquelas leissejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos sãoos que as compreendem e ainda menos os queas praticam. A nossa missão consiste em abrir osolhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgu-lhosos e desmascarando os hipócritas: os quevestem a capa da virtude e da religião, a fim deocultarem suas torpezas. O ensino dos Espíritostem que ser claro e sem equívocos, para que nin-guém possa pretextar ignorância e para que to-dos o possam julgar e apreciar com a razão.Estamos incumbidos de preparar o reino do bemque Jesus anunciou. Daí a necessidade de que aninguém seja possível interpretar a lei de Deusao sabor de suas paixões, nem falsear o sentidode uma lei toda de amor e de caridade.”

O Espiritismo tem a missão de resgatar a es-sência da filosofia do Homem de Nazaré, que in-felizmente foi deturpada e mal interpretada comfins de atender aos interesses humanos, tornan-do a religião uma ferramenta eficiente para al-cançar seus objetivos exclusivamente materiais.

O Espiritismo tem a missão de desenvolver eacrescentar tudo aquilo que o Homem de Nazarénão pôde fazer, pois a humanidade daquela épo-ca não estava suficientemente amadurecida parareceber muitas das verdades espirituais. São che-gados os tempos que os ensinamentos espiritu-ais devem ser transparentes e sem dupla inter-pretação, para quem quiser aprender.

Portanto, o Espiritismo tem como objetivo fi-nal a conscientização do homem para a necessi-dade da sua transformação moral. O esclareci-mento que a filosofia espírita lhe dá, torna-o maisresponsável no que pensa, fala e faz, agindo commaior benevolência para com seu próximo emtodas as circunstâncias da vida.

Por João Viegas

A MISSÃO DO ESPIRITISMO

Page 15: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03O LIVRO DO MÊS

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

EVENTO DE ABRIL

SEMINÁRIO “A TRAJETÓRIA DE PAULO DE TARSO”

(COM HAROLDO DUTRA DIAS - MG)

Data: 03 de maio de 2015Local: Auditório da FEEC

(Rua Princesa Isabel, 255 - Centro)Investimento: 1Kg de alimentos - Inscrições: 85 3212-1092

CURSO DE FORMAÇÃO E RECICLAGEM

PARA PASSISTAS(INSCRIÇÕES ABERTAS)

Requisito Básico: ESDE I ConcluídoDatas da realização do curso:08, 15, 22 e 29 de abril/2015

06, 13, 20 e 27 de maio/2015 e03 e 10 de junho/2015

Local: Centro Espírita Francisco de Assis-CEFAHorário: 19h30min às 21h (às quartas-feiras)

Inscrições na Recepção - 1kg de alimentos

“O Segredo da felicidade é encontrar valor nospequenos gestos, pois são eles que tornam pos-síveis momentos inesquecíveis.”O ser humano tem buscado ao longo dos sécu-los um rumo capaz de lhe proporcionar a paz,mas infelizmente, continua perdido, não saben-do a maioria, qual caminho seguir. Sem rumo,sem roteiro e árido de valores espirituais, sofreimensamente. Essa procura tem levado muitagente a procurar a felicidade fora de si, ondejamais a encontrará. Querem viver a vida e se-rem felizes, consumindo-se em vícios e praze-

DIRETRIZES PARA UMA VIDA FELIZPor Sergito de Souza Cavalcanti

res terrenos, e quanto mais se entregam aosprazeres, mais se infelicitam. A proposta desselivro é oferecer algumas diretrizes, para que pos-samos ser mais felizes, administrando melhornossos dons espirituais, nossas emoções e pen-samentos, apontando alguns elementoseducativos, que serão de grande valia para en-tendermos que a verdadeira felicidade faz mora-da dentro de nós mesmos.Este é o Livro promocional do mês de abril, apro-veite para adquiri-lo por apenas R$ 10,00 na Li-vraria Bezerra de Menezes, a Livraria do CEFA.

Neste mês de abril há duas datas muito importantes para oEspiritismo: O desencarne de BEZERRA DE MENEZES, ocorrido em11 de abril de 1900, e o nascimento de CHICO XAVIER, em 02 deabril de 1910.

Page 16: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE ABRIL/2015

04

Dia 01, quarta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 03, sexta-feira, O SENTIDO DA SEMANA SANTA (Jacinto);

Dia 08, quarta-feira, O QUE É O ESPIRITISMO (João Viegas);

Dia 10, sexta-feira, PAULO E ESTÊVÃO (Guilherme);

Dia 15, quarta-feira, DESAFIOS DA FAMÍLIA (Sandra);

Dia 17, sexta-feira, CURAS ESPIRITUAIS (Wagner);

Dia 22, quarta-feira, AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS (César);

Dia 24, sexta-feira, EMANCIPAÇÃO DA ALMA (Michel);

Dia 29, quarta-feira, O VALOR DO PERDÃO (Osman).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE ABRIL

1695 - 17 ABR — Na cidade do México, desencarna a SórorJoana Inês de la Cruz, teóloga e poetisa mexicana. Nascida emSão Miguel Nepantla, México, em 12/11/1651, teria sido umadas encarnações de Joanna de Ângelis, Guia Espiritual de DivaldoFranco.

1857 - 18 ABR — Em Paris, na França, Allan Kardec lança aprimeira edição de “O Livro dos Espíritos”.

1889 - 21 ABR — É fundado no Rio de Janeiro o CentroEspírita do Brasil, sendo o seu primeiro presidente Adolfo Bezerrade Menezes, que instalou a primeira Escola de Médiuns, juntocom Augusto Elias da Silva.

Page 17: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

MAIO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 168 -

MATERNIDADE: UMA LIÇÃO DE AMORMarilya Natalense

Como terreno fértil, a mulher trans-forma-se em abrigo para o ser espiritualque se faz semente a germinar para novaempreitada na busca pelo progresso. En-quanto o pequeno corpo se forma e o Es-pírito liga-se a ele, experimentam, mãee filho, a possibilidade da formação deum vínculo que ultrapassa barreirasincontáveis e inimagináveis.

Cada gestação conta uma história deacordo com as necessidades particula-res de cada um e obedecendo às leis di-vinas. Desse modo, levando em consi-deração as nossas diferenças e os moti-vos arraigados a essa experiência, aomesmo tempo em que poderá ser aceitacomo bênção honrosa, poderá tambémser recebida como tarefa difícil, e sendomal compreendida é provável que nãoseja bem aproveitada.

Diante de numerosas possibilidades,a maternidade pode ser, por exemplo, umcaso antigo que se renova aparando ares-tas ou fortalecendo laços num prazerosoreencontro. Para algumas mulheres podefigurar-se como um episódio de perdão.Para outras, poderá protagonizar resga-tes. Podendo ser ainda um relato de es-perança, fé, coragem, renúncias ou, nes-

se vasto conceito de possibilidades, esta-belecer-se à ausência da contribuição naformação do corpo físico desse que cha-mará de filho ou filha.

Contudo, apesar das diferentes formasque se apresente, a maternidade serásempre inigualável oportunidade deaprendizado do amor sublime. Como mãe,a mulher recebe não só a responsabilida-de de amparar e acolher outro ser, mas,sobretudo, a dádiva de sentir e compre-ender esse amor ensinado por Jesus.

Aceitá-la com convicção e gratidão éoportunizar-se e experimentar a relaçãode fraternidade que deverá ser comum atodos nós, independente dos parentescos.Assim, melhor do que dizer que a mulher“deu à luz”, no momento derradeiro dagravidez, é entender que através delapode-se ascender mais uma luz no pró-prio caminho de sublimação, desde seuprimeiro instante.

Por fim, nesse mês em que celebra-mos as mães, seguem, junto com essaslinhas reflexivas, felicitações em forma deboas vibrações a todas vós que ontem ouhoje, de muitos ou um só, gerando-os ounão, foram agraciados com essa bela li-ção de amor.

A todas as mães, parceiras de Deus na Obra da Criação, o CentroEspírita Francisco de Assis-CEFA, em nome de seus trabalhadores, desejamuita paz e felicidade, não somente no dia a elas consagrado, mas emtodos os momentos de suas vidas.

Page 18: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02O ENTREVISTADO DO MÊS

Luís Gustavo Tavares Cunha, mais conhe-cido pelos trabalhadores do CEFA por Gustavoé o nosso entrevistado do mês. Além de sermonitor do ESDE (Estudo Sistematizado daDoutrina Espírita), ele é o coordenador da Co-municação Social da Casa e vai nos esclarecersobre o assunto.

Iná Limaverde: Nós sabemos que a Co-ordenação de Comunicação Social foi ativadahá pouco tempo, inclusive ela consta no Regi-mento Interno do CEFA como coordenação deeventos. Quais foram os motivos dessa ativa-ção e por que a necessidade da mudança decoordenação de “Eventos” para “ComunicaçãoSocial”?

Luís Gustavo: A coordenação de eventosé muito abrangente, pois é responsável por todoe qualquer evento que acontece na casa, inclu-sive da parte financeira, dos possíveis patrocí-nios, de toda a organização, ou seja, é um tra-balho gigantesco para se fazer,(...) e talvez sejapor isso que não se conseguia uma pessoa paraficar nessa coordenação de eventos. (...) Como novo regimento da casa, que será atualizado,vai ser trocada a coordenação de eventos para“Coordenação de Comunicação Social”, porqueo trabalho que hoje a coordenação faz e fará éa divulgação dos eventos e atividades da casa,ou seja, única e exclusivamente de comunica-ção social, não mais uma coisa abrangente comoera, então por isso o nome será modificado.

Iná: Qual a importância do Boletim (im-presso e online), home page e fanpage do CEFA?

Gustavo: Bem, nós procuramos chegar àspessoas interessadas de todas as maneiras, comtodos os veículos que temos para nos comuni-car. Já existia na casa, até então, o boletim in-formativo, que é um jornalzinho feito mensal-mente que fica à disposição dos frequentadoresda casa na recepção do CEFA. Nele tem as in-formações pertinentes à livraria, à programa-ção da casa semanalmente, às palestras públi-cas, enfim... Também há alguns artigos que sãofeitos pelos nossos colaboradores. É interessan-te o boletim em papel porque tem certas pes-soas que, assim como eu, preferem ler em pa-pel. Nada tira o prazer de você ler um livro re-almente de folha de papel... É o cheiro do livro,é um prazer que é insubstituível. E outras pes-soas que também têm dificuldades para acessaruma mídia eletrônica (...) As diversas mídiasda casa, além do informativo, tem a home pageque através dela é possível acessar o facebook,

o youtube, e inclusive o próprio informativo queestá em mídia eletrônica. Além das comunica-ções visuais que são feitas na casa, como ofolder.

Iná: A Comunicação Social precisa de tra-balhadores? Quem quiser ser trabalhador, o quedeve fazer?

Gustavo: O CEFA sempre está precisandode trabalhadores (...) e a comunicação socialnão é diferente, nós temos poucos trabalhado-res (...), João na home page, fanpage com aMathilde, entrevistas com a Iná, boletim im-presso é mantido pelo Sr. Luís Cunha, e filma-gem e fotografia comigo. (...) O que precisa teré boa vontade e vontade para se trabalhar. Meuamigo Emerson, que já foi diretor da casa, fa-lava: ‘O trabalho no Centro Espírita é um tra-balho voluntário, você só participa se você qui-ser, mas uma vez participando você assume umcompromisso, e uma vez assumido um com-promisso, você tem que honrar.’ (...) A pessoaque tiver interessada em participar das filma-gens e fotografias, procura a mim, ou ao João,ou até mesmo a Iná, e a gente vai fazer umaoficina e na medida dos trabalhos a pessoa vaiajudando, vai aprendendo, e daqui a pouco táfazendo o trabalho que nem a gente. (...) Omesmo acontece com o informativo, vai sem-pre ter alguma coisa pra fazer, ou na arte grá-fica ou na entrevista mesmo das pessoas, e aspessoas que tem facilidade de escrever, que temum assunto que seja pertinente, fazer um arti-go e nos enviar ([email protected]).

Considerações finais do entrevistado: A di-vulgação é muito importante, e, além disso, elaé muito esclarecedora. O Espiritismo não podeficar somente nesse boca-a-boca, submetidosaos pré-conceitos, à difamação, aos comentá-rios maliciosos próprios da ignorância que setem da Doutrina Espírita, por segmentos religi-osos ou não. (...) A importância desse trabalhode divulgação da Doutrina Espírita é porque nãodivulgamos apenas ou trabalhos feitos na casaFrancisco de Assis, mas também da FEEC, e asoutras casas podem se utilizar dos nossos mei-os de comunicação para divulgar os seus tra-balhos e da Doutrina Espírita em si. (...) Outracoisa é mostrar, de uma maneira geral e am-pla, que o Centro Espírita, desmistificando o quese pensa por aí, não é nada que as pessoascostumam falar. É uma casa aberta, democrá-tica, para qualquer pessoa possa vir, apenaspor curiosidade pelo menos, ou por necessida

Continua na pág. seguinte

Page 19: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

O LIVRO DO MÊS

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

EVENTOS DE MAIO

DO SÉCULO DAS LUZES

Romance Mediúnico

A obra 'Do Século das Luzes' é uma narrativa romanceada que procura transmitir ao leitorum panorama do século XVIII, enfatizando os acontecimentos históricos que serviram parapreparar os caminhos para o estabelecimento da Doutrina dos Espíritos. A obra concentra-se navida de Jean d'Oberville, personagem de nome fictício, que descobre, vivendo em um lar paraórfãos, sinais de mediunidade.

Pelo médium Rafael de FigueiredoDitado pelo Espírito Frei FelipeEste é o Livro promocional do mês de maio, aproveite para adquiri-lo por apenas R$ 10,00

na Livraria Bezerra de Menezes, a Livraria do CEFA. Aproveitem!

Projeto “Ouça a Voz do Coração”A Evangelização Infanto Juvenil do CEFA, em parceria com o Grupo Musical Filhos de Assis,realizará no dia 16 de maio, às 13h 30min, visita a Casa do Menor. Necessitamos de sua colaboraçãocom:

Material de higiene;Leite em pó;Massas de mingau; eFraldas descartáveis.Contamos com você!Doações até 15 de maio na recepção do CEFA!Qualquer dúvida ligar para 8720-8858 (Márcia Catunda).

Seminário “Educação do Espírito”, com Carlos CampettiData: 9 de maio de 2015Horário: Manhã - 09h às 12h; Tarde - 14h às 17hLocal: C. E. Casa do Caminho, Rua Mombaça, 157 – MeirelesInvestimento: R$15,00; Vendas: Casa do Caminho e FEECInformações: (85) 9609-5306 / 8718-1530 / 8742-6080 / 3454-2326

Site e fanpage do CEFA: http://cefafortaleza.org.br/ - https://www.facebook.com/CEFA1941

de quando está passando por problemasde ordem psicológica ou pessoais, o próprio au-xílio... estudar a Doutrina como nós temos noESDE. (...) A divulgação da Doutrina Espírita,além de ser um bem, como o próprio Kardecdisse: ‘O melhor que você pode fazer pela dou-trina é divulgá-la’, é também desmistificar essa

imagem errada que se tem do Espiritismo. Entãoeu só tenho, nas minhas considerações finais, aagradecer a todos (...) e fazer o convite a quemquer que seja que queira participar do nossotrabalho nos procure, e venha com a sua boavontade, porque é de boa vontade que nósestamos precisando, o resto a gente dá um jeito.

Continuação da pág. anterior

NOTA: Agora em maio este BOLETIM completa 14 anos.Sua existência até aqui se deve, principalmente, a atenção que lhe é dispensada pelosfrequentadores do CEFA.

Veja na íntegra esta entrevista, acessando o site do CEFA: http://cefafortaleza.org.br/

Page 20: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE MAIO/2015

04

Dia 01, sexta-feira, A LEI DO TRABALHO (Alcides);

Dia 06, quarta-feira, ESPIRITISMO E CRISTIANISMO (Edson Pinheiro);

Dia 08, sexta-feira, A JUSTIÇA DIVINA (Mairton);

Dia 13, quarta-feira, DESIGUALDADES DAS RIQUEZAS (Sebastião);

Dia 15, sexta-feira, BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDI-OSOS (Guilherme);

Dia 20, quarta-feira, A FELICIDADE JÁ É DESTE MUNDO (Osman);

Dia 22, sexta-feira, A INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO SOBRE A HUMANI-DADE (Carlinhos);

Dia 27, quarta-feira, VIGIAR E ORAR (Rejane);

Dia 29, sexta-feira, EMANCIPAÇÃO DA ALMA NA VISÃO ESPÍRITA (Michel);

Dia 31, domingo, Lançamento do livro ANTENA DE LUZ, de Roberto Caldas.

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE MAIO

1853 - 14/MAI - Na França, o jornal “Ilustration” publica nota sobrea experiência que consiste em fazer girar uma mesa.

1856 - 07/MAI - Em Paris, na França, Allan Kardek recebe mensagemdo Espírito Hahnemann, na residência do Sr. Roustan, tendo como médiuma Srta. Haohet, confirmando sua missão de codificar a nova doutrina.

1911 - 01/MAI - Ocorre no Rio de Janeiro a fundação do jornalespírita “Aurora” por Ignácio Bittencourt.

1927 - 05/MAI - Na cidade de Feira de Santana, na Bahia, nasce omédium conferencista e educador, Divaldo Pereira Franco, incansáveldivulgador da Doutrina Espírita.

1978 - 04/MAI - Em Teresópolis, Rio de Janeiro, o Grupo EspíritaIsabel, a Redentora”, realiza a primeira Semana Espírita da cidade.

Page 21: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

JUNHO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 169 -

ANIVERSÁRIO DE DESENCARNE DE CHICO XAVIER

Neste mês de junho, dia 30, estarácompletando treze anos que FranciscoCândido Xavier partiu para o Mundo Espi-ritual, deixando para todos nós excelen-tes ensinamentos.

Chico Xavier psicografou mais de400 livros, de diversos Espíritos, sen-do que Emmanuel e André Luiz foramos que mais o utilizaram com instru-mento para nos transmitir suas valio-sas lições.

Muitos dos seus livros já foram tra-duzidos para outros idiomas, como o in-glês, francês, espanhol e esperanto.

Chico nasceu em São Leopoldo-MG,em 02 de abril de 1910.

Ficou órfão de mãe com cinco anosde idade.

Desde cedo passou por muito sofrimen-to, mas ainda menino aprendeu a se man-ter calmo e calado, aceitando as provaçõespelas quais passava.

Sempre contando com a assistência dosAmigos Espirituais, tornou-se um grandebenfeitor da humanidade, colocando emprática de maneira irrepreensível, osensinamentos evangélicos de Cristo.

Em 30/06/2002, data da conquista dopentacampeonato de futebol pela seleçãobrasileira, ele partiu para o Plano Maior, ondecertamente continuará seu trabalho benefi-cente.

Frases de Francisco Cândido Xavier

Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca noslivraremos.

Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo,importa o que fazemos de nós.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquerum pode começar agora e fazer um novo fim.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria maistriste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro dotempo. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta.

Se me quiserem fazer um santo só porque morri, mostre que tinha umpouco de santo, mas estava longe de ser o santo que pintam.

Page 22: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02PROJETO OUÇA A VOZ DO CORAÇÃO VISITA A CASA DO MENOR

SÃO MIGUEL ARCANJO

O Grupo Musical Filhos de Assis, em par-ceria com a Juventude da EvangelizaçãoInfanto Juvenil do CEFA, realizou uma visi-ta solidária à Casa do Menor São MiguelArcanjo, localizada no Condomínio Espiri-tual Uirapuru (C.E.U.), neste último sábado(16/05). Os meninos do Projeto Ouça a Vozdo Coração levaram um pouco de confortoe alegria para as crianças vítimas de vio-lência, pobreza ou abandono, crianças es-sas de 0 a 14 anos de idade.

A visita foi no período da tarde, ondecomeçou com a apresentação do Grupo

Musical Filhos de Assis, seguida da apre-sentação do Grupo Mirim Aquarela ence-nando o musical “Os Saltimbancos”. A tar-de seguiu com muita brincadeira e lanchinhopara os meninos do abrigo. As doações fo-ram entregues no final da visita na secre-taria da casa.

A Casa do Menor são Miguel Arcanjoestá precisando de doações. Hoje ela ope-ra com crianças abaixo de sua capacidadeestrutural física, pois não consegue man-ter por falta de alimentos e recursos fi-nanceiros.

Casa do Menor São Miguel ArcanjoAv. Alberto Craveiro, 222, Bairro Castelão

Telefone: (85) 3289-4344Aqueles que desejarem conferir as fotos do evento, basta acessar o site do CEFA, atravésdo link: http://cefafortaleza.org.br/projeto-ouca-a-voz-do-coracao-album_16_05_15/

Por Iná Limaverde

Senhor !...Disseram os homens que me queriam tan-

to, mas ao atingir-lhes a casa, não dialoga-ram comigo, segundo as minhas necessida-des.

Quase todos me ofereceram um berço en-feitado, mas poucos me deram o coração.

Afirmam que devo procurar a felicidade,entretanto, não sei como fazer isso, se osvejo a quase todos sofrendo e rebelando-sepor não aceitarem as disciplinas da vida.

Escuto-lhes as lições de paz, contudo,acompanho-lhes as rixas em vista de esta-rem sempre exigindo o maior quinhão de re-cursos da Terra.

Recomendam-me buscar a alegria, mas,muitas vezes, observo que está misturado delágrimas o leite que me estendem.

Erguem palácios para mim, no entanto, en-tre as paredes dessas mansões coloridas e be-las, renovam, a cada dia, reclamações e quei-xas que não sei compreender, nem registrar.

Explicam que preciso praticar o perdãoe, ao mesmo tempo, muitos me mostramcomo exercitar a vingança.

Senhor !...Que será de mim, neste grande mundo

que construíste entre as estrelas, sempreadornado de flores e aquecido pelo Sol, se oshomens me abandonarem ?

Faze que eles reconheçam que dependodeles como o fruto depende da árvore.

E, tanto quanto seja possível, dizer-lhes,Senhor, que terei comigo apenas o que mederem e que posso ser, enquanto estiver aqui,unicamente o que eles são.

SÚPLICA DA CRIANÇA (CHICO XAVIER - MEIMEI)

"... O homem será o que da sua infância se faça. A criança incompreendida, resulta no jovemrevoltado e este assume a posição de homem traumatizado, violento. A criança desdenhada,ressurge no adolescente inseguro que modela a personalidade do adulto infeliz.A criança é sementeira que aguarda, o jovem é campo fecundado, o adulto é seara em produção.Conforme a qualidade da semente, teremos a colheita."

Chico Xavier

Page 23: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

EVENTO DE JUNHO

Site e fanpage do CEFA: http://cefafortaleza.org.br/ - https://www.facebook.com/CEFA1941

O LIVRO DO MÊS

O LIVRO DOS MÉDIUNS

Sendo a continuação de o “Livro dos Espíritos”, esta obra desenvolve a ciência espí-rita. São os próprios Espíritos que explicam teoricamente como se dão os fenômenos,sejam eles de efeitos físicos ou inteligentes. Trata do desenvolvimento da mediunidadeassim como as dificuldades inerentes a esta prática. É um guia para médiuns, dirigentese esclarecedores de reuniões mediúnicas. Segue abaixo a definição que Kardec deu paramédium:

“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por essefato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilé-gio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam algunsrudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos médiuns. Todavia, usu-almente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bemcaracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depen-de de uma organização mais ou menos sensitiva.”

Quem quiser adquiri-lo, está à venda na Livraria do CEFA a R$ 5,00. Aproveitem!

“SHOW ACÚSTICO”Grupo Musical Francisco de Assis

Instrumentos da PazDia: 13 de junho, às 19h

Local: Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA)Em prol da construção da

Sala do Grupo Musical Francisco de Assis

Em JULHO, teremos:I SIMPÓSIO ESPIRITISMO E CIÊNCIA

Dois dias de evento com 4 palestra s, 2 conferências e 1 mesa redondaData: 17 (sexta) e 18 (sábado) - julho/2015

Local: Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA)Rua Senador Catunda, 117 - Benfica

Investimento: R$ 20,00 + 1kg de alimento (na livraria do CEFA)Maiores informações, acesse:

http://cefafortaleza.org.br/i-simposio-espiritismo-e-ciencia/

Page 24: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE JUNHO/2015

04

Dia 03, quarta-feira, INTELIGÊNCIAS ESPIRITUAIS (Wagner);

Dia 05, sexta-feira, A ORAÇÃO DO PAI NOSSO (Guilherme);

Dia 10, quarta-feira, A IMPORTÂNCIA DO AMOR EM NOSSAS VIDAS (AugustoCésar);

Dia 12, sexta-feira, A LEI DE DESTRUIÇÃO (Rejane);

Dia 17, quarta-feira, COMUNICAÇÃO COM O MUNDO UNIVERSAL (Sandra);

Dia 19, sexta-feira, ESPIRITISMO E ÉTICA (Edson Pinheiro);

Dia 24, quarta-feira, A LEI DE CAUSA E EFEITO (Osman);

Dia 26, sexta-feira, EMANCIPAÇÃO DA ALMA NA VISÃO ESPÍRITA (Michel).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE JUNHO

1867 - 04/JUN — Em São Paulo, capital, ocorre o PrimeiroCongresso Educacional Espírita Paulista;

1871 - 16/JUN — William Crookes entrega à Rainha Vitória daInglaterra relatório confirmando a veracidade dos fenômenosmediúnicos produzidos pela médium Florence Cook com asmaterializações do espírito Katie King e outros.

1950 - 19/JUN — Na cidade do Rio de Janeiro, desencarna LeôncioCorreia, Presidente da Liga Espírita do Brasil. Nasceu em Paranaguá-PR, em em 01/09/1865.

1988 - 14/JUN — Divaldo Pereira Franco recebe o título de CidadãoHonorário de Curitiba-PR.

2002 - 30/JUN — Desencarna em Uberaba-MG, Francisco CândidoXavier, aos 92 anos. Nascido em São Leopoldo-MG em 02/04/1910,Chico Xavier foi um exemplo incontestável de como se vive na prática,de acordo com os princípios evangélicos de Cristo.

Page 25: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

JULHO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 170 -

MEUS FILHOS, CORAGEM!Meus filhos! Nós não podemos nos aco-

modar, nós não podemos achar que tudoestá perfeito, que está tudo bem, que nósjá cumprimos o nosso dever, e esperar pelorepouso eterno. Nós não temos isto comometa, não é esse o nosso objetivo.

Já se comenta que nós fazemos muitopouco, que nós poderíamos fazer mais, masnão basta fazer por fazer, não basta somentea vontade de fazer. Se tem algo a ser feito,comece por você mesmo, comece se fazen-do diferente, comece se moldando aquelapessoa que você gostaria de ser. Não vá que-rer modificar quem você acha que precisa,não use o seu conhecimento para consertaraquilo que não está no tempo. Se mexermosem um fruto, antes do tempo devido paraque a natureza se manifeste, o que aconte-cerá com ele? Assim nós, muitas vezes, me-xemos nas nossas feridas, não damos o tem-po necessário para que elas cicatrizem, paraque elas nos deixem como marca, algo sig-nificativo. Porque muitas vezes estamos re-virando um baú com coisas desnecessárias,coisas que guardamos, pra quê? Na eterni-dade não nos cabe esses apetrechos, nãovão levar isso muito longe. Se sofremos éporque merecemos, não tem outra resposta,mas que uso fazem deste momento? Aondeestão a vossa fé e a vossa fortaleza?

Meus filhos! Quando fizerem uso daspalavras, apliquem-nas primeiro a si, le-vem ao seu íntimo, para que surtam efei-to necessário quando vibrarem em dire-ção aos outros. Sabemos que não é fácil,e esta tarefa, se fosse fácil, não tinhamérito, não tinha sacrifício.

Nós apenas pedimos, outras vezes agra-decemos, mas só pedir e agradecer não re-

sume a nossa existência. Não estão aqui paramarcá-la por expressões tão servis.

Meus filhos, coragem! Deixem de temor!Abracem estes desafios que estão aí vos pon-do à prova, para que se descubra quem real-mente são. Não se sintam satisfeitos, porquenão estão, a satisfação plena, a felicidade emsua realeza integral, não nos cabe. Aindaestamos a um passo muito largo, mas estamosna direção. Quero que compreendam que es-sas palavras façam eco em vossos corações,lhes tirando dessa falsa satisfação, e muitocuidado com a falsa modéstia. Às vezes, nosdeixamos tocar por coisas que imaginamosser tão importantes, mas aos olhos da gran-deza divina, nós ainda não mostramos a nos-sa significância, mas devemos pedir os auxí-lios, para que através desse pedido reconhe-çamos as nossas fraquezas.

Meus queridos! Somos aquilo que pensa-mos, e seremos aquilo que pomos em ativida-de. O tempo passa para todos, irremediavel-mente, ele não tem uma medida diferente paranenhum de nós, e se quisermos aproveitar ashoras, os minutos, os segundos, devemos res-pirar, respirar vida, e a vida não é uma águaparada, ela cria lodo, ela apodrece, a vida éconstância, movimento pleno. Observem to-dos os elementos da natureza, até a pedra queimaginam estar estática, ela se movimenta.

Meus filhos, coragem! Deixem de temor!E muita fé, fé nos resultados, porque nós pre-cisamos dela e da presença do Cristo em nos-sas vidas.

Obrigado, muito obrigado, e cuidem-sena hora do sono, quando aguardarem os vos-sos pensamentos, vigiem e procurem boascompanhias. Obrigado, muita paz, muita luz.Que assim seja!

Espírito Amigo - Mensagem psicofônica recebida em 26/04/15, no grupo mediúnico Chico Xavier

Page 26: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02PROJETO OUÇA A VOZ DO CORAÇÃO

VISITA AO ABRIGO PROFESSOR ELIAS CAVALCANTE REALIZADA PELO PROJETO OUÇA A VOZ DO CORAÇÃO

Por Iná LimaverdeO Grupo Musical Filhos de Assis, em parceria com a Juventude da Evangelização

Infanto Juvenil do CEFA, realizou mais uma visita colocando em prática o projeto“Ouça a Voz do Coração”. Dessa vez foram os adolescentes do Abrigo Professor EliasCavalcante, em Maracanaú, que puderam contar com a alegria dos nossos meninosdo CEFA. A manhã do domingo (28) começou com o café da manhã às 9h e seguiucom muita alegria e diversão. O futebol para os meninos e o dia de beleza para asmeninas tornaram mais leve a vida desses jovens. Ao final da visita foi doado kits dehigiene para os assistidos pelo Abrigo.

O Abrigo Professor Elias Cavalcante está sob nova direção, há pouco mais de um anofoi passado para a Prefeitura de Maracanaú. Em 2007 foi fundado pelo Cleilson Martinscom o nome de SOBEF (Sociedade para o bem estar da família) e mantido pelos seusfamiliares durante os sete anos antes da Prefeitura assumi-lo. Hoje funciona com 21adolescentes (12 a 18 anos) sob o cuidado de oito funcionários e duas coordenadoras(Edilândia e Keylla Soares). Nilberto Fernandes, 36 anos, cuidador há três anos afirmouque além da verba da Prefeitura, o Abrigo precisa de doações para poder suprir asnecessidades dos jovens.

Abrigo Professor Elias CavalcanteRua Joaquim Bernardo, nº 300, bairro Mucunã, Maracanaú.Doações: Keylla Soares – (85) 98686-4805Quem desejar visualizar as fotos da visita, basta acessar o site do CEFA:http://cefafortaleza.org.br/

COMECE AGORA

Não despreze o minuto que passa.A hora vazia de atos elevados muitas

vezes se transforma no cálice cheio deamarguras e aflições.

Se você ofendeu alguém, tome agoraa iniciativa da reconciliação.

Se alguém o feriu, desculpe sem im-por condições, abençoe o agressor e sigaadiante.

Propicie, você mesmo, a oportunida-de de servir, destinando parte de seutempo ao amparo dos mais necessita-dos.

Se você se enganou, recomece agora,na certeza de que sempre é tempo deaprender.

Ninguém passa pelo mundo sem errar,mas se você pretende a elevação espiritu-al, aprenda com o erro e procure acertarsempre.

O tempo é tesouro que a vida nos ofe-rece em favor da nossa evolução.

Investir no bem é preparar a paz para ofuturo, começando a agir agora.

Do livro SUMBLIME CONVITE, do EspíritoAUGUSTO, psicografia de Clayton B. Levy

É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nosdispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renún-cia a pontos de vista. André Luiz

Page 27: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZES, a livraria do CEFAAproveite e adquira as obras de Allan Kardec com desconto de 30%

EVENTOS DE JULHO

Site e fanpage do CEFA: http://cefafortaleza.org.br/ - https://www.facebook.com/CEFA1941

O LIVRO DO MÊS

A recomendação é de Kardec. Quem quiser iniciar seus estudos em Espiritismo devecomeçar por este livro. Ele contém as noções elementares dos princípios fundamentaisda Doutrina Espírita, além de ser um livro curto, de rápida leitura. Possui três capítulos:o 1º trata dos diálogos entre Kardec e pessoas da sua época que eram contrárias aoEspiritismo. O diálogo com o contraditório nos permite fortalecer a fé raciocinada. O 2ºé um breve resumo de “O Livro dos Médiuns” e 3º de “O Livro dos Espíritos”, abordandoa natureza dos espíritos, a mediunidade e suas dificuldades, a pluralidade dos mundoshabitados, as penas e recompensas do homem após a morte, além das consequênciasmorais do Espiritismo para o homem.

Transcrevemos abaixo a sucinta resposta que Kardec deu à pergunta que é títulodesta obra:

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrinafilosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nóse os espíritos: como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanamdestas mesmas relações.”

ESTE É O LIVRO PROMOCIONAL DO MÊS DE JULHO. APROVEITE PARA ADQUIRI-LOPOR APENAS R$ 5,00 NA LIVRARIA BEZERRA DE MENEZES, A LIVRARIA DO CEFA.

O QUE É O ESPIRITISMO

RECESSO DE JULHO DO ESDE E EADESegunda-feira: retorno às aulas em 03/08

Sábado: retorno às aulas 1º/08

I SIMPÓSIO ESPIRITISMO E CIÊNCIADois dias de evento com 4 palestras, 2 Conferências e 1 mesa redonda.

Data: 17(sexta) e 18(sábado) – julho 2015Local: Centro Espírita Francisco de Assis (CEFA)

Rua Senador Catunda, 117 – BenficaInvestimento: R$ 20,00 +1kg de alimento (na livraria do CEFA)

Maiores informações acesse:http://cefafortaleza.org.br/i-simposio-espiritismo-e-ciencia/

SEMINÁRIO DE UNIFICAÇÃOParticipação especial de Marcel Mariano (BA)

Dias: 4 e 5 de julhoLocal: Auditório da FEEC

Rua Princesa Isabel, nº 255 – Centro – Fortaleza-CEInformações: 85 3212-1092 85 3212-4268

Inscrições pela internet:http://cefafortaleza.org.br/seminario-unificacao-com-marcel-mariano/

Page 28: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE JULHO/2015

04

Dia 01, quarta-feira, DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTE (Rejane);

Dia 03, sexta-feira, A CARIDADE MATERIAL E A CARIDADE ESPIRITUAL(Guilherme);

Dia 08, quarta-feira, A ÉTICA ESPIRITA (Wagner);

Dia 10, sexta-feira, O ÁRBITRO DE NÓS MESMOS (Carlinhos);

Dia 15, quarta-feira, REFORMA INTERIOR COM ALEGRIA (Francisco Nunes);

Dia 17, sexta-feira, O CONSOLADOR (Pedro Pucci);

Dia 22, quarta-feira, O TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA (Ed-son Pinheiro);

Dia 24, sexta-feira, A FELICIDADE NÃO É DESTE MUNDO (Sebastião);

Dia 29, quarta-feira, AJUDA-TE E O CÉU TE AJUDARÁ (Osman);

Dia 31, sexta-feira, O HOMEM INTEGRAL (Michel).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE JULHO1193 - 16/JUL — Em Assis, Itália, nasce Clara, religiosa do tempo

de Francisco de Assis, vivido também por Joanna de Ângelis, guiaespiritual do médium Divaldo Franco.

1881 - 06/JUL — Júlio César Leal cria, em Recife-PE, o jornal espíritaA CRUZ, o primeiro daquela Capital, tornando-se mais tarde da FEB.

1936 - 12/JUL — Ocorre a fundação da Federação Espírita doEstado de São Paulo.

1942 - 14/JUL — Em Salvador, na Bahia, desencarna ManuelBatista Philomeno de Miranda, nascido em Conde-BA, em 14/11/1876.

1982 - 03/JUL — O médium conferencista Divaldo Franco realizoupalestra pública na Igreja Católica de Paramirim, no sertão baiano,com autorização do padre, por ser o único local disponível na cidade.

Page 29: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

AGOSTO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 171 -

CÉU OU INFERNO!!!

Imaginemos um reino da maisabsoluta angelitude, luz e felicidade a serreservado para aqueles eleitos à direitado Senhor, os quais fluirão da benesseDivina por toda eternidade contrapondoum vale de lágrima, sombras esofrimentos reservado com toda sorte dehorrores para aqueles que caíram, falirame que se acham condenados sem perdãopor toda eternidade, a queimarem nasbrasas do fogo eterno por todo o sempree sempre que foi alimentado pelasreligiões, as quais ainda mantêm de umaforma ou de outra a sua doutrina dacondenação perpétua.

Com as comunicações e feitos deEmmanuel Swedenborg, Edwald Irving,Andrew Jackson Davis, Daniel DouglasHomes, as irmãs Fox (Margareth, Kate eAnne) e as Mesas Girantes dos salões deParis ao darem subsídios ao “novoEspiritismo”, quando Allan Kardec deforma soberba derruba o dogma daspenas eternas para nunca mais sereerguer. E o céu com as bem-aventurançasabre as suas portas para todos de formaerga ominis, cabendo a cada um deconformidade com as suas obras,segundo as palavras do Divino Rabi daGalileia. Deste momento o céu e o infernoproclamados pelas religiões ganham umanova roupagem: não mais o paraíso comseus anjos a viverem de contemplação,bem como não mais as chamas do infernoaos pecadores deserdados da Misericórdia,da Justiça, do Amor e da Caridade do PaiCelestial.

Hipollyte Léon Denizard Rivail – AllanKardec em seu labor pelo bem da

humanidade desdobrou-se na azáfama daCodificação Espírita após a publicação e oêxito de “O Livro dos Espíritos” (1857), “OLivro dos Médiuns” (1861) e o “Evangelhosegundo o Espiritismo” (1864) nos afeiçoa epresenteia com a obra prima: “O Céu e oInferno” em agosto de 1865, onde nosmostra a dinâmica da LEI DIVINA como fontede educação dos Espíritos em face as suaspróprias fraquezas.

Saliente-se que nem mesmo Allan Kardecescapou das Leis Divinas em suas vidaspregressas, visto haver sido queimado emfogueira como John Huss juntamente comJerônimo de Praga. Hoje temos a mais fielcerteza de que as chamas do inferno e aspenas purgatoriais jamais redimem a quemquer que seja. Ninguém passa incólumes asLeis Naturais.

Desta feita a Doutrina Espírita codificadapor Kardec nos coloca diante de umacompreensão maior através das ideiaslibertadoras do Espiritismo e uma verdade:a imortalidade da alma, instruindo ohomem na busca de sua perfeição como disseJesus: “Sede perfeito como perfeito é o Paique está no Céu”.

Hoje com o Espiritismo não faz sentidoo dogma das religiões que impõe o medo sobameaça do fogo eterno. Viva Kardec. Vivasua obra libertadora. “O porvir e o nada.Haverá algo de mais desesperador do queesse pensamento da destruição absoluta?”(Kardec).

Comemoremos neste agosto de 2015 os150 anos do livro libertador – O Céu e oInferno ou a Justiça Divina segundo oEspiritismo.

Por José Xavier

Page 30: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

O I Simpósio de Espiritismo e Ciência foi realizadoem 17 e 18 de julho no Centro Espírita Francisco deAssis (CEFA). O evento foi uma iniciativa do Institutode Pesquisa em Ciência Espírita (IPCE) em parceriacom o CEFA. Diversos palestrantes foram convidadospara abordar o Espiritismo do ponto de vista científico.

Na noite de abertura do evento (17), a plateia foibrindada com o palestrante Luciano Klein, abordandoo tema “Allan Kardec: o homem e seu tempo”. Foi umalegítima aula de história, mostrando e analisandovários fatos da ciência, da filosofia e da política queocorreram até a metade do séc. XIX e queproporcionaram as condições necessárias pararevelação espírita. Klein também fez apontamentosreveladores sobre o início do movimento espírita noCeará.

No sábado (18) as atividades foram retomadasapós o almoço. O primeiro a tomar a tribuna foi AroldoLins, com o tema “Reencarnação e os EstudosCientíficos”. Lins mostrou com maestria à plateiaquem foram os primeiros pesquisadores sobrereencarnação, utilizando-se de mecanismos como aterapia de vidas passadas, experiências quase mortee hipnose. Fez um apanhado geral sobre os trabalhosdesenvolvidos pelos pesquisadores HemendaBanerjee, Ian Stevenson, Jim Tucker, dentre outros.

Em seguida, tivemos na tribuna o membro do IPCE,Eduardo Lima, que proferiu a palestra “Ciência eReligião”. Lima, bem fundamentado na epistemologiada ciência, demonstrou com argumentos consistenteso caráter científico da Doutrina. Balizou sua explanaçãonos estudos do físico e filósofo Thomas Kuhn.Demonstrou de maneira clara e objetiva que osprocedimentos adotados por Kardec diante dosfenômenos das mesas girantes podem sercaracterizados como científica, conforme a atual visãoque a comunidade acadêmica tem sobre a epistemologiada ciência. Lima conclui, portanto, que Kardec estava àfrente de seu tempo.

Após o intervalo para o lanche foi a vez dopresidente do IPCE, Maurício Mendonça, assumir atribuna para proferir a palestra “Regressão de Memóriae Ciência”. Mendonça abordou com muita propriedadee tranquilidade as suas pesquisas nesta área. Elepublicou duas obras: “O Fenômeno da Regressão deMemória” e “Memórias de Nefertiti”, resultado de seustrabalhos com regressão de memória que podem serencontrados na internet. No entanto, ele tambémesclareceu que o recurso com regressão deve serusado apenas com fins terapêuticos e/ou parainvestigação deste fenômeno para pesquisa científica,nunca por curiosidade.

COBERTURA DO I SIMPÓSIO DE ESPIRITISMO E CIÊNCIADurante o Simpósio, alguns participantes

registraram suas impressões sobre o evento. Agrande maioria avaliou-o positivamente, fazendoelogios sobre a iniciativa do CEFA e do IPCE porpermitir ao movimento espírita e à sociedade em geralessa oportunidade de estudo e debate dos princípiosdoutrinários com abordagem científica. Tivemosparticipantes que são frequentadores e trabalhadoresde diversas instituições espíritas, das quais citamosalgumas: Grupo Espírita Paulo e Estevão (GEPE-ÁguaFria), Grupo Espírita Luz no Lar (GELUZ-Caucaia),Grupo Espírita Meimei, Sociedade Espírita deMaracanaú (SOESMA-Maracanaú), Grupo EspíritaBezerra de Menezes (Sobral) e Centro Espírita Casade Miramez. Por fim, destacamos a presença deLucenildo Sales de Campina Grande, Paraíba, quesoube do Simpósio e foi convidado por intermédiode sua amiga Jihane Diogo, frequentadora do GEPE-Água Fria. Lucenildo é espírita desde 2008 efrequenta o Lar de Sheilla em Campina Grande.Durante a entrevista concedida, ele afirmou: “... estoumuito satisfeito, gostei muito do simpósio. Naverdade, superou minhas expectativas, ..., pretendovoltar se tiver outra edição.”

Os participantes do Simpósio ainda foramagraciados com a mesa redonda com a psicoterapeutaCaroline Treigher, expondo todo seu conhecimentotécnico e sua experiência clínica com o recurso daregressão de memória com fins terapêuticos. Emseguida tivemos o palestrante Sésio Santigo, com orelevante tema “Allan Kardec e seu método dePesquisa”. O evento foi finalizado com a palestra sobreTranscomunicação Instrumental (TCI) com o ícone domovimento espírita Clóvis Nunes.

O I Simpósio de Espiritismo e Ciência foi umsucesso e deixou saudades. Trouxe palestrantes muitocompetentes que abordaram temas da maior relevânciapara o Espiritismo e para a ciência. O Simpósio mostrouque os estudos científicos dos princípios doutrináriossão um campo ilimitado de possibilidades, abrindooportunidade para futuras edições.

Aqueles que desejarem assistir as entrevistasconcedidas por palestrantes e participantes doSimpósio podem acessar gratuitamente através dapágina http://cefafortaleza.org.br/entrevistas-do-i-simposio-de-espiritismo-e-ciencia/. Vale a penaconferir!

Por fim, brevemente teremos a disposição dosleitores as palestras do Simpósio na íntegra. Assim queestiverem disponíveis, será divulgado no site do CEFA.

Por João Viegas

Page 31: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

Existe o Céu? Existe o Inferno? Aquelesque lá se encontram estão felizardos oucondenados a ficarem eternamente nestesambientes? Há um local pré-determinado parao Céu e o Inferno? Onde será?

Existem anjos e demônios? Os anjos foramcriados por Deus para contemplação do paraísoe para o descanso eterno? Os demônios foramcriados por Deus ou criaram-se por si próprios?Há no Universo, duas forças que se contrapõemuma a outra, a de Deus e a de Lúcifer?

Quando morrermos, para onde vamos? Oque acontecerá conosco após a morte? Seremossalvos ou estaremos perdidos para sempre?Ficaremos descansando no Éden, ouvindo os sonsmelodiosos das harpas angelicais, ou seremoslançados no fogo do inferno, onde haverá prantose ranger de dentes?

Kardec, utilizando-se de uma pedagogiacomparativa, examina todas estas questões,exibindo as doutrinas religiosas e pagãs quetratam do assunto, confrontando-as com o

LIVRO DO MÊSO Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo

ensino dos Espíritos e por fatos incontestáveisda situação do homem após a morte atravésda mediunidade.

Ao ler esta obra fica evidente que aconcepção de um Deus soberanamente justoe bom só é possível se aceitarmos com a razãoo que o Espiritismo nos esclarece.

Transcrevemos abaixo a passagem deEzequiel colocada por Kardec no frontispíciodo livro. Ela é a representação singela dopensamento de Deus com relação aos seusfilhos pecadores:

“Por mim mesmo juro - Disse o SenhorDeus - que não quero a morte do ímpio, senãoque ele se converta, que deixe o mau caminhoe que viva.” (EZEQUIEL, 33;11.)

Em comemoração aos 150 de publicaçãode “O Céu e o Inferno”, que se dá em 1º deagosto, este é o livro do mês e pode seradquirido por apenas R$ 5,00 na LivrariaBezerra de Menezes, a livraria do CEFA.

Oficina Jovens Oradores

De 14 de agosto a 4 de setembro

Tutores:

Caroline Treigher; Luciano Klein Filho; Nilton Sousa;Nonato Albuquerque e; Simone Ivo.

Horário: 18h30min às 20h30min

Local: Federação Espírita do Estado do CearáFEEC

Endereço: Rua Princesa Isabel, nº 255

Centro / Fortaleza-CE

Evento gratuito

Mais informações: (85) 3212-1092 / 4268

Site e fanpage do CEFA

http://cefafortaleza.org.br/

https://www.facebook.com/CEFA1941

13ª Mostra brasileira de Teatro Transcendental

19 a 23 de agosto - Teatro Via Sul

Fortaleza/CE

Peças em cartaz:

• O Velório de Mamãe / CE • 19/08 - 20h

• La Nonna / MG • 20/08 - 19h30 e 21h30

• O Fantasma de Minha Sogra / SP • 21/08,19h30 e 21h30

• Cândido, Uma Poética Espiritual / SP • 22/08,19h30 e 21h30

• Inconto Marcado / CE • 22 e 23/08 - 15h

• Patéticos / RJ • 23/08 - 19h e 20h

Entrada: 2kg de alimentos

Adquira já seu ingresso nos stands dos ShoppingsVia Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping e nassedes do GEPE Água Fria e Piedade.

Mais informações acesse:

http://teatrotranscendental.com/

EVENTOS DE AGOSTO

Page 32: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE AGOSTO/2015

04

Dia 05, quarta-feira, CURA E LIBERTAÇÃO (Mairton);

Dia 07, sexta-feira, A PARÁBOLA DA FIGUEIRA QUE SECOU (Alcides);

Dia 12, quarta-feira, REFORMA ÍNTIMA (Edilson);

Dia 14, sexta-feira, ABORTO, OBSTÁCULO À REPRODUÇÃO (Guilherme);

Dia 19, quarta-feira, O FIM DOS TEMPOS (César Carneiro);

Dia 21, sexta-feira, AS TR~ES REVELAÇÕES (Rejane);

Dia 26, quarta-feira, EDUCAÇÃO DAS VIRTUDES (Osman);

Dia 28, sexta-feira, DEPRESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA (Sandra Isamar);

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE AGOSTO

1865 - 01 AGO — Em Paris, França, Allan Kardec lança o livro “OCéu e o Inferno”.

1885 - 17 AGO — No Rio de Janeiro, em uma sala na ruada Alfândega, a Federação Espírita Brasileira inaugura suasconferências pública, tendo à frente Elias da Silva, BittencourtSampaio e outros pioneiros do Espiritismo.

1936 - 19 AGO — Na Rádio Cultura de Araraquara/SP, CairbarSchutel inicia o primeiro Programa Espírita Radiofônico do Brasil.

1941 - 07 AGO — Em Baldur, Bengala, Índia, desencarnaRabindranath Tagore, filósofo espiritualista e poeta, Prêmio Nobel deLiteratura em 1913; nascido em Calcutá, Índia, em 05 MAI 1861.

1996 - 13 AGO — Em São Paulo, capital, ocorreu a abertura oficialda XIV Bienal Internacional do Livro, que pela primeira vez teve aparticipação da Editora Leal.

Page 33: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

SETEMBRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

O envelhecimento faz parte denossa vida! É um processo natural quese inicia no momento em que nascemos.

Como não sabemos o limiteestabelecido para o término de nossacaminhada neste mundo, temos quemanter acesa a chama do entusiasmo,pois a vida tem encantos para aquelesque gostam dela.

Você, que se encontra nessa fase davida, não pense no número de anos quejá viveu. Pense, isto sim, em comodesfrutar com muita coragem,perseverança e fé os anos que tem pelafrente, dedicando-se a algo que lheinteresse e orgulhando-se de sua idade,por mais avançada que seja. Tudo issomanterá seu espírito alegre e juvenil.

Enfrente, pois, o entardecer da vidacom responsabilidade, alegria e muitoamor. Esse entardecer não acaba emuma noite fechada, mas numamanhecer cheio de esperança.

NO 172 -

DIFERENÇAS ENTRE O IDOSO E O VELHOIdoso é quem tem o privilégio de

viver uma longa vida; velho é quemperdeu a jovialidade.

A idade causa o desgaste dascélulas; a velhice desgasta o espírito.

O idoso ainda aprende; o velho jánem mais ensina.

O idoso se exercita; o velhosomente descansa.

Para o idoso, a vida se renova acada dia que começa; para o velho, avida se acaba a cada noite que termina.

Para o idoso o dia de hoje é oprimeiro do resto de sua vida; para ovelho, todos os dias parecem o últimode uma longa jornada.

Para o idoso, o calendário estárepleto de amanhãs; para o velho, ocalendário só tem ontens.

Desejamos que todos aquelespremiados com uma longa vida nuncase sintam velhos...

SER IDOSO NÃO É, OBRIGATORIAMENTE, SER VELHO

Dia do Idoso - De acordo com a lei no 11.433, de 28/12/2006, o dia doidoso, que era celebrado no Brasil, até 2006, em 27 de setembro, passou a sercomemorado em 1o de outubro, em razão da criação do estatuto do idoso nessa data.

“Já que têm de ser gravadas rugas na nossa testa, não deixemos que elas segravem em nosso coração: o espírito não deve envelhecer.”

"Não importa qual seja a sua idade atual: moço, meia idade ou idoso. Sua idade é umestado de sua mente e seus interesses devem sempre estar voltados para o futuro,para a frente, para o amanhã."

***

***"O que viveu mais não é aquele que viveu até uma idade avançada, mas aquele quemais sentiu na vida."

Page 34: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

Boa noite! Uma noite muito boa, uma noite ma-ravilhosa, estrelada, céu limpo, claro, resplandecen-te. Todas essas estrelas representam uma bênção deDeus, iluminando o céu e também os vossos cora-ções. Eu não sou poeta meus filhos, mas eu gosto deadmirar a natureza e ela é inspiradora, não é verda-de? Sempre tem lições importantíssimas a nos ensi-nar, nós que não paramos para observar e aprender.

Estar de volta a este convívio me dá uma ale-gria imensa, principalmente de poder falar com vocês,dizer o quanto aprendo com este trabalho e, princi-palmente por ser um religioso, ou ter cultivado a ca-ridade e ter trabalhado junto aos pobres filhos deDeus. Mas essa condição não me dá nenhum respal-do de privilégio para que eu possa ensinar caridade aquem quer que seja. Apenas me dá a consciência deque devo fazer mais, onde eu estiver. E estando aqui,tendo a oportunidade de falar com vocês, não querodesperdiçar este momento com frivolidades. Quero,meus filhos, lhes agradecer pela perseverança e pelacrença na ajuda, ajuda desinteressada, seja ela nes-ta casa, seja ela na casa onde fazem as suas pro-messas do dia a dia, ou também nas suas lidas. To-dos nós temos papeis diferentes em vários lugares,mas apesar deles serem diferentes, eles têm uma sóessência: a prática do amor e da caridade.

Diante dos desafios que temos, nós muitas ve-zes deixamos nos impressionar pela força das coi-sas. Quantas vezes imaginamos que o mundo é ummundo sem remendo, sem costura. Achamos que adesgraça alheia não nos pertence, que a miséria dooutro é do outro, que não vivemos sobre o mesmoteto. Mas, minhas criaturinhas, o teto na verdade é oUniverso, não existe um teto diferente para cada umde nós, no qual possamos estar, lá estará o nossoteto. Por isso, o que fizermos aqui vai refletir no nos-so teto, e o que está sobre as nossas cabeças? Sãoos nossos pensamentos, são as nossas atitudes, sãoas criações mentais que formamos ao redor de nós.O que formamos na nossa casa mental, formamosno Universo. Tudo que se reflete aqui, se reflete lá.Nós não estamos soltos no espaço, estamos imanados,estamos ligados uns aos outros. A minha atitude é aatitude que reflete no outro. Se magoo o meu próxi-mo, estou me magoando, porque a ferida aberta lá éo espelho da minha ferida, não tem diferença, nósnão somos diferentes uns dos outros na essência.

Na aparência, essa nós moldamos a nossa ne-cessidade, ao nosso gosto, mas a verdade é que so-mos de essência divina. Não podemos falar do amor,desta lei maravilhosa que somos regidos, sem ima-ginar nesta essência. Carecemos compreendê-la emsua plenitude quando enxergarmos no outro o refle-xo do amor. Qual de nós jogaria uma pedra em nósmesmos? Qual de nós imaginamos fazer o mal a nósmesmos? Não temos essas intenções. Se não pensa-mos assim, porque agimos diferente? Precisamosrefletir a cada dia que papel devemos assumir diantedas pessoas, elas na verdade são os nossos reflexos,tudo que reflete em nós reflete no outro.

Por isso meus filhos, a caridade desinteressa-da é muito difícil ainda de ser compreendida e pra-ticada. Alguns até a compreendem, mas tão pou-cos a praticam. Por isso não tentem agradar aspessoas pelo rótulo, pela beleza das mensagens,porque querem tocar o seu coração, façam comgestos, com exemplos, estes são muito mais signi-ficativos e mais profundos. Enquanto pensaremassim, estarão modificando tudo ao vosso redor,modificarão primeiro aqueles que lhe olham comindiferença, e depois estarão agradando a si mes-mo, quando se imaginam aquilo que pensam e quequerem.

Meus filhos amados, este velho frade, quantasvezes fez uso da palavra para tentar acalmar osânimos daqueles que se perturbavam com as do-res da guerra, as dores da perseguição, mas euqueria acolhê-los em meus braços, queria dar oalimento maior do que apenas o pão que a gentetinha na igreja, queria dar-lhes o alimento espiri-tual. Isso muitas vezes foi ofertado, mas tão pou-cos enxergaram, mas a misericórdia divina, elanão dispensa esse pão para nenhum daqueles querejeitam, ela continua a insistir. Por isso meus fi-lhos, eu insisto com cada um de vós, compreen-dam uns aos outros e procurem servir, procuremtrabalhar as suas diferenças com aqueles que ain-da não o compreendem como irmãos. Não existea hierarquia da família que imaginam, como umpai mãe e filho. Se olharmos e tirarmos todas ascapas, nós vamos enxergá-los como seres espiri-tuais imortais. Não há a hierarquia do medo, massim a sintonia do amor. Por isso eu lhes peço, nes-te dia no qual se fala tanto do amor, no qual sequer homenagear os pais, figura sublime repre-sentada através do nosso Criador, que nos deu umirmão tão grandioso, que se desnudou para serigual a nós. Olhem que alegria, compartilhar estavida com o Cristo, em sua plenitude, nos amandoe nos exemplificando.

Acredito que não terei outra oportunidade devoltar tão breve a este convívio, mas aqui eu levoeste sentimento de gratidão e de saudade. Fica umabraço fraterno e afetuoso aos nossos irmãos. Princi-palmente aos dirigentes daquela casa Francisco deAssis, que eu me apaixonei por aquele trabalho, econtinuo assistindo e amparando os nossos irmãos,principalmente, os doentinhos mentais, que são le-vados aquela casa e trazidos para o nosso refúgio. Euos recebo de braços abertos, e nós estamos aqui nestanoite vibrando por eles.

Meus filhos amados, muito obrigado! Deus osabençoe neste dia tão esplendoroso. Traga Senhoras tuas chamas de amor, implanta nos corações des-sas criaturas para que Te compreendam e Te enxer-guem cada vez mais. Fica Senhor, abençoa essesfilhos, hoje e sempre. Que assim seja!

Espírito amigoMensagem psicofônica recebida em 09 de agosto

de 2015 no grupo mediúnico Chico Xavier.

SOMOS LIGADOS UNS AOS OUTROS

Page 35: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

O Universo, criado por Deus, é constitu-ído por dois elementos: material e espiritu-al. A Ciência se ocupa exclusivamente doelemento material, revelando através dostrabalhos de investigação feitos pelo homem,as leis que regem os fenômenos da carne.Assim, a ciência demonstra a naturalidadede muitos fatos que eram tidos como sobre-naturais pelos nossos antepassados.

O Espiritismo, pautado na própria Ciên-cia, demonstra a existência do elemento es-piritual, nos evidenciando a incessante in-fluência que o mundo espiritual exerce so-bre o mundo material. Revela as leis espiri-tuais que regem muitos fenômenos, que aCiência sozinha é incapaz de solucioná-los,caindo o véu de miraculoso e extraordiná-rio, pois a revelação espírita dá uma res-posta positiva e natural a eles.

Para a compreensão mais abrangentedo Universo e de seu Criador, faz-se neces-sária a junção da Ciência e do Espiritismo.Essa é a proposta deste livro.

LIVRO DO MÊSA Gênese

EVENTOS DE SETEMBRO

Kardec analisa a evolução do pensamen-to científico até as últimas descobertas desua época, sobre a criação do mundo e dohomem na Terra, além de expor o ensinoconcordante dos Espíritos, acerca de Deuse do princípio espiritual. Foram também de-senvolvidas algumas teorias no sentido deresolver questões que propositalmente nãoforam esclarecidas pelos Espíritos.

Kardec avalia também, sob a ótica es-pírita, as curas, milagres e predições rela-tadas no evangelho de Jesus. Segue abai-xo seu pensamento que resume esta ques-tão:

"O Espiritismo e a Ciência se comple-tam reciprocamente; a Ciência, sem o Es-piritismo, se acha na impossibilidade deexplicar certos fenômenos só pelas leis damatéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, fal-tariam apoio e comprovação."

Quem quiser adquiri-lo, está à vendana Livraria do CEFA a R$ 5,00. Aproveitem!

Site e fanpage do CEFAhttp://cefafortaleza.org.br/

https://www.facebook.com/CEFA1941

Grupo de Teatro LEMA apresentaTUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABERSOBRE MEDIUNIDADE E NUNCA TEVECORAGEM DE PERGUNTAR05 de setembro, às 19hs, no CEFA-CentroEspírita Francisco de AssisIngresso: R$10,00(em prol das obras do Lar Chico Xavier)

***XII ENCONPAZEncontro pela PazPalestras, Peças teatrais, Shows musicais,stand de informações, feira de livros espíritas19 e 20 de setembro, das 17hs às 21hsno Shopping BenficaMais informações visite o site:cefafortaleza.org.br

V Seminário da JuventudeJustiça Divina x Justiça HumanaCondeno ou Absolvo? Data: 26/09/15Horário: 8hs às 12hs e das 14hs às16hs30minLocal: CEFAInscrições pelo e-mail:[email protected]: 987208858 - Márcia

***23º ENESE – Encontro de Estudos EspíritasMORRERE depois? O que acontece?Data: 12 e 13 de setembro de 2015.Local: Hotel Oásis Atlântico FortalezaAv. Beira Mar, nº 2500, Meireles, Fortaleza-CEPara mais informações acesse:http://www.ice-ceara.org.br/

Page 36: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialFernanda Albuquerque

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE SETEMBRO/2015

04

Dia 02, quarta-feira, CONVIVENDO COM JESUS (Augusto Fernandes);

Dia 04, sexta-feira, CURA E LIBERTAÇÃO (Mairton);

Dia 09, quarta-feira, AUTO-PERDÃO (Edilson);

Dia 11, sexta-feira, HONRAR PAI E MÃE (Guilherme);

Dia 16, quarta-feira, CARIDADE COM OS CRIMINOSOS (Sandra);

Dia 18, sexta-feira, LIMITES DA ENCARNAÇÃO (Sebastião);

Dia 23, quarta-feira, PRINCÍPIOS ESPÍRITAS (Osman);

Dia 25, sexta-feira, A EUTANÁSIA (Rejane);

Dia 30, quarta-feira, A FAMÍLIA (Carlinhos).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE SETEMBRO1881 - 06/SET — No Rio de Janeiro, realiza-se o Primeiro

Congresso Espírita do Brasil.1891 - 30/SET — Em Cerpa, hoje Jandaíra, Bahia, nasce o trabalhador

espírita Leopoldo Machado Barbosa, jornalista e fundador de várias instituiçõesespíritas, além de incentivador das Mocidades Espíritas; desencarnou em NovaIguaçu, Rio de Janeiro, em 22/08/1957.

1947 - 07/SET — Em Salvador, na Bahia, Divaldo Pereira Franco,juntamente com um grupo de colaboradores, funda o Centro EspíritaCaminho da Redenção.

1948 - 09/SET — Em Salvador, na Bahia, sob a orientação doespírito Auta de Souza, Divaldo Franco inicia a “Caravana Auta deSouza”, no Centro Espírita Caminho da Redenção, para atendimentoa famílias necessitadas, com o auxílio de vários colaboradores.

1977 - 04/SET — Em Haia, Holanda, no período de 04 a 10 desetembro, ocorreu o 4o Congresso Espírita Internacional.

Page 37: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

OUTUBRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 173 -

ALLAN KARDEC — 211 ANOS DE SEU NASCIMENTO

Em 03 de outubro de 1804 nasciaem Lyon, na França, Hippolyte LéonDenizard Rivail — ALLAN KARDEC.

É sempre motivo de júbilo relembraro aniversário de nascimento destegrande benfeitor da humanidade.

Além de Codificador da DoutrinaEspír i ta, Kardec fo i também umhomem público, cuja integridade moralfoi posta a toda prova.

Era um ser humano de largosconhecimentos, especialista e autor dediversas obras de educação que foramadotadas pela universidade francesa.Falava vários idiomas e tinha um sensoaguçado de investigação e, em facedisso, não tinha preconceitos e estavasempre em busca da verdade.

Viveu em uma época de intranquilidadepolítica e social em quase toda a Europa,mas soube se conduzir com dignidade erespeito.

Em 1855 passou a se dedicar aoestudo dos fenômenos de intervençãodos Espíritos.

Até seu desencarne, em 31 de marçode 1869, Allan Kardec se empenhou nesseestudo e produziu vasta literatura sobreo assunto, sendo suas principais obras OLIVRO DOS ESPÍRITOS (1857), O LIVRODOS MÉDIUNS (1861), O EVANGELHOSEGUNDO O ESPIRITISMO (1864), O CÉUE O INFERNO (1865) e A GÊNESE (1868).

Kardec foi um dedicado missionárioque trouxe muito esclarecimento àhumanidade. L.C.

AUTO DE FÉ DE BARCELONA — O mês de outubro também nos faz lembrar um episódioacontecido em Barcelona, na Espanha, fruto da arrogância e intolerância religiosa da IgrejaCatólica. Portanto, em 09 de outubro de 1861, por ordem do bisbo local, foram queimadosem praça pública 300 volumes de obras espíritas, enviadas por Allan Kardec àquela cidade,obedecidos todos os requisitos legais para a remessa.O ocorrido ficou conhecido por “Auto de Fé de Barcelona” e, ao contrário do que pensavamseus promotores, serviu para uma maior divulgação da Doutrina Espírita, aumentando onúmero de seus adeptos e admiradores.

FRASES DE ALLAN KARDEC

Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da suacoragem ou da sua fraqueza.Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. Opoder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. Opoder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seusuplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependemda sua vontade de fazer o bem.

Page 38: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

Atenção!

No período de 16 a 18 do corrente mês se realizará em Fortaleza,no auditório do SEBRAE/CE, o

16o CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ.

Compareça, leve seus familiares e convide seus amigos.

Abaixo, maiores informações sobre o evento.

Na página ao lado, sua programação.

Já estão à venda os ingressos para a16ª edição do Congresso Espírita do Esta-do do Ceará, o maior evento do MovimentoEspírita de nosso Estado.

Veja na página ao lado a programaçãodo evento, onde constam informações úteisà sua participação.

O ingresso custa apenas R$ 60,00(R$ 20,00 por cada dia de congresso).Esse valor é insignificante, se conside-ramos que é uma oportunidade de ou-virmos conferencistas de renome, dentro doMovimento Espírita Nacional, quais sejam:André Luiz Peixinho (BA), Emanuel Cristiano(SP), Francisco Cajazeiras (CE), Luciano KleinFilho (CE), Rossandro Klinjey (PB), SandraBorba (RN), Severino Celestino (PB) e par-ticipação especial do presidente da FEB, Jor-ge Godinho, que irão discorrer sobre im-portantes subtemas relacionados ao temacentral do evento: Atualidade do PensamentoEspírita, conforme a programação.

É interessante divulgarmos esse even-to junto aos confrades e confreiras espí-ritas, ou simpatizantes da doutrina, denosso relacionamento, para que eles tam-

bém tenham a chance de participar desseCongresso, o qual acontecerá no auditóriodo SEBRAE/CE de 16 a 18 de outubro de2015.

Os ingressos estão à venda na LivrariaSinal Verde, situada na Rua Princesa Isa-bel, 255 - Centro - Fort/CE - Fones: (85)3212.1092 - 3212.4268. As inscrições tam-bém podem ser feitas através do site http://conece.feec.org.br/

Outros locais de Venda:

CEFA-Centro Espírita Francisco de AssisFone: (85) 3221.6163

GEPE Água Fria - Fone: (85) 3273.3767

GEPE Piedade - Fones: (85) 3253.2297 e(85) 3253.2801

C. E. João O Evangelista – Rua AmadeuFurtado 78 - Parquelândia

CLEJA - Raimundo Santos(85) 99973.5760

C. E. Casa do Caminho – (85) 3454.2326

Em Paris, França, em 1860, o Espírito Verdade recomendou: Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismoencontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele seenraizaram.

Como se pode ver, o trecho acima reproduzido contém duas instruções de grandeimportância: os espíritas devem se amar e se instruir.

Page 39: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZESRua Senador Catunda, 117 - Benfica

Telefone: (85) 3221-6163 — Fortaleza-CeAproveite e adquira as obras de Allan Kardec

com desconto de 30%

Page 40: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialVago

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE OUTUBRO/2015

04

Dia 02, sexta-feira, CURA E LIBERTAÇÃO (Mairton);

Dia 07, quarta-feira, O AMOR EM SUAS MÃOS (Francisco Nunes);

Dia 09, sexta-feira, MEDIUNIDADE E SEUS REFLEXOS (Wagner);

Dia 14, quarta-feira, OS VÍCIOS NA VISÃO ESPÍRITA (Rejane);

Dia 16, sexta-feira, CURAS ESPIRITUAIS (Guilherme);

Dia 21, quarta-feira, O CÉU E O INFERNO (Emirton);

Dia 23, sexta-feira, HORRAR PAI E MÃE (Sebastião);

Dia 28, quarta-feira, INFÂNCIA E MEDIUNIDADE (Osman);

Dia 30, sexta-feira, A PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS (Michel).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE OUTUBRO1804 - 03 OUT — Nasce em Lyon, na França, Hippolyte Léon

Denizard Rivail — ALLAN KARDEC, o Codificador da Doutrina Espírita;desencarnou em Paris, na França, em 31 de março de 1869.

1861 - 09 OUT — Em Barcelona, Espanha, por determinação dobispo local, são queimados em praça pública 300 volumes de obrasespíritas, enviadas por Allan Kardec e Maurice Lachátre. O episódioficou conhecido como o “Auto de Fé de Barcelona”.

1926 - 13 OUT — A bordo do navio Iris, em águas da Bahia,desencarna Manoel Vianna de Carvalho, um dos maiores tribunosespíritas do Brasil, fundador de várias Instituições Espíritas no País.Nascido em Icó, no Ceará, em 10 de dezembro de 1874.

1950 - 03 OUT — Em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, FranciscoCândido Xavier recebe mensagem de São Francisco de Assis, dirigidaa Divaldo Franco.

Page 41: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

NOVEMBRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 174 -

O hábito de visitar os mortos, como se ocemitério fosse sala de visitas do Além, é cultivadodesde as culturas mais remotas. Mostra a tendênciaem confundir o indivíduo com seu corpo. Hápessoas que, em desespero ante a morte de umente querido, o “VISITAM” diariamente. Chegam adeitar-se no túmulo. Desejam estar perto dofamiliar. Católicos, budistas, protestantes,muçulmanos, espíritas - somos todosespiritualistas, acreditamos na existência esobrevivência do Espírito. Obviamente, o ser etéreonão reside no cemitério. Muitos preferem dizer queperderam o familiar, algo que mostra falta deconvicção na sobrevivência do Espírito. Quemadmite que a vida continua jamais afirmará queperdeu alguém. Ele simplesmente partiu. Quandodizemos ”perdi um ente querido”, estamosregistrando sérios prejuízos emocionais. Seafirmarmos que ele partiu, haverá apenas oimposto da saudade, abençoada saudade, amostrar que há amor em nosso coração, osentimento supremo que nos realiza como filhosde Deus. Em datas significativas, envolvendoaniversário de casamento, de morte, finados, Natal,Ano Novo, dia dos Pais, dia das Mães, semprepensamos neles.

COMO PODEMOS AJUDAR OS QUEPARTIRAM ANTES DE NÓS? Envolvendo o serquerido em vibrações de carinho, evocando aslembranças felizes, nunca as infelizes; enviandoclichês mentais otimistas; fazendo o bem emmemória dele, porque nos vinculamos com osEspíritos através do pensamento. Além disso,orando por ele, realizando caridade em suahomenagem, tudo isso lhe chegará como sendoa nossa contribuição para a sua felicidade; aprece dá-lhe paz, diminui-lhe a dor e anima-opara o reencontro futuro que nos aguarda.

PODEMOS CHORAR? Podemos chorar, éclaro. Mas saibamos chorar. Que seja um chorode saudade e não de inconformação e revolta. O

choro, a lamentação exagerada dos que ficaramcausam sofrimento para quem partiu, porque elesprecisam da nossa prece, da nossa ajuda paraterem fé no futuro e confiança em Deus. Talcomportamento pode atrapalhar o reencontro comos que foram antes de nós. Porque se eles nosvisitar ou se nós os visitarmos (através do sono)nosso desequilíbrio os perturbará. Se soubermossofrer, ao chegar a nossa vez, nos reuniremos aeles, não há dúvida nenhuma.

ENTÃO OS ESPÍRITAS NÃO VISITAM OCEMITÉRIO? Nós espíritas não visitamos oscemitérios, porque homenageamos os “vivosdesencarnados” todos os dias. Mas a posição daDoutrina Espírita, quanto as homenagens (dos nãoespíritas), prestadas aos ”MORTOS” neste Dia deFinados, ao contrário do que geralmente se pensa,é favorável, DESDE QUE SINCERAS E NÃOAPENAS CONVENCIONAIS.

Os Espíritos, respondendo a perguntas de Kardeca respeito (em O Livro dos Espíritos), mostraram queos laços de amor existentes entre os que partiram eos que ficaram na Terra justificam esses atos. Edeclaram que no Dia de Finados os cemitérios ficamrepletos de Espíritos que se alegram com a lembrançados parentes e amigos. Há espíritos que só sãolembrados nesta data, por isso, gostam dahomenagem; há espíritos que gostariam de seremlembrados no recinto do lar. Porque, se eledesencarnou recentemente e ainda não estáperfeitamente adaptado às novas realidades, irásentir-se pouco à vontade na contemplação de seusdespojos carnais; Espíritos com maior entendimento,pedem que usemos o dinheiro das flores em alimentoaos pobres. Portanto, usemos o bom senso em nossashomenagens. Com a certeza que ELES VIVEM. E seeles vivem, nós também viveremos. E é nessa certezaque devemos aproveitar integralmente o tempo queestivermos encarnados, nos esforçando para oferecero melhor de nós em favor da edificação humana. Sóassim, teremos um feliz retorno à pátria espiritual.

FINADOS NA VISÃO ESPÍRITA (GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC)

Page 42: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

Eu peço permissão aos dirigentes deste traba-lho para falar um pouquinho sobre as minhas im-pressões sobre ele e de quem sou. Eu, como umex-dirigente de uma ordem religiosa, sinto-me fe-liz quando enxergo tanta luz, vindo de tantos cora-ções. Estar aqui já é um presente muito grande,poder olhar para a luz que modifica as pessoas queaqui chegam, este é um presente dobrado, isso medá muita alegria, mas ao mesmo tempo me chamaa uma reflexão muito forte. Estando aqui ainda emtrajes das indumentárias religiosas, gostaria quedesconsiderassem a minha pessoa como um religi-oso, e que não observassem a minha opinião comouma opinião religiosa, apenas como um depoimen-to de um ser cristão que se equivocou muito du-rante a sua vida terrena e também em alguns mo-mentos nessa vida espiritual.

Como pároco de minha humilde igreja, comobispo que fui e mandatário de tantos irmãos queprofessavam a fé católica e cristã, muitas vezesfiz julgamentos tão comuns àquela época, porachar que seria a Igreja a dona do mundo. Talvezse nos colocássemos em posições mais humil-des, se enxergássemos estas verdades espiritu-ais bem mais próximas ao humilde servo de As-sis e ao nosso Cristo, eu não tivesse enfileirado acampanha da difamação e da falsa moralidade,procurando julgar e condenar aqueles que prati-cavam atos da caridade desinteressada, mas soba égide da bandeira Espírita.

Não fui um combatente do Espiritismo, justa-mente porque em minha cidade, não tinha ainda amanifestação de uma forma muito clara, onde qual-quer entidade religiosa pudesse assumir a bandei-ra desta doutrina, mas os preceitos doutrináriosnos quais se enxergava esta força revolucionáriaeu as combatia, as combatia com muito ímpeto,procurando abafar naquelas criaturas o desejo daliberdade espiritual, e isso fiz muito veementemente,com muitos exageros até, com excomunhão e comatos que me envergonham hoje, condenando aspessoas ao fogo do inferno, que na verdade malsaberia eu que estaria lá também. Mas eu estounesta condição hoje, de um ser humílimo, queren-do apenas me retratar deste pensamento equivo-cado, trazendo aqui a vocês o meu depoimento dequantas vezes eu estive à beira do precipício que-rendo e desejando acabar com esta doutrina, mascomo muito bem se colocaram hoje neste recinto,esta misericórdia esplendorosa que abre os olhosde todos aqueles que desejam enxergar.

Enveredei-me numa situação de muito sofri-mento após uma doença incurável e anos preso aum leito, pude ser assistido por irmãos caridosos,desinteressados em saber quem eu era, quemfui no passado. Eles granjeavam apenas o meusorriso, eles queriam apenas a minha satisfaçãoe o meu bem estar. E eu quantas vezes pudeofertar-lhes isso? Amargurado com o sentimento

de abandono que experimentava naquele leito, pormuitos irmãos de fé, que por medo da minha doen-ça me abandonaram, deixaram-me em leito enfer-mo, acreditando ser uma lepra que poderia conta-minar a todos. Não me mandavam carta alguma,nenhum bilhete de preocupação ou uma prece quepudesse amenizar o meu sofrimento, mas foi nestahora onde compreendi que aqueles irmãos abne-gados estavam ali trazendo o conforto material,através do pão que me alimentava e também aquelesorriso fraterno que me trazia por doces mensa-gens que eram um bálsamo em minha desespe-rança, em meu sofrimento, em minha angústia.

Hoje só quero agradecer, vim aqui trazer omeu pleito de gratidão a todos aqueles que meacolheram e foi nesta casa, onde fui recebido pelaprimeira vez, tirado das profundezas da minhaincompreensão, das minhas revoltas e, principal-mente, da minha empáfia (soberba) e do meuorgulho, onde aqui eu pude ser acolhido e escla-recido. Sei que aqui não foi a minha redenção,mas apenas o despertar. Trazido aqui por mãosamigas pude compreender, de forma muito cla-ra, a finalidade da caridade sincera e desinteres-sada. Hoje meus filhos, eu não estou curado, es-tou apenas remediado, estou precisando muitode vossas orações, e aqui este humilde servo,pede-lhes que roguem para que me sinta fortale-cido de ainda vencer estes traumas, e quem sabenum futuro adiante poder compartilhar deste tra-balho. De qualquer forma eu quero voltar aqui,para contribuir, seja na condição de ser espiritualdesencarnado ou quem sabe uma criaturinha vi-vendo na carne, nos braços de alguns de vocês,mas que Deus me permita sempre estar aquiconsciente de tudo aquilo que Ele nos deixou,através dessas mensagens divinas e do exemplocristão, que aqui se professa.

Gostaria que escutando esse meu depoimen-to, se alertassem para a vida, procurassemvivenciar a verdadeira fraternidade, dando valorque tem, seja nas suas casas, seja fora delas,mas que valorizem aquilo que podem ver e en-xergar, inclusive que podem transformar, queestão ao vosso alcance. Porque nós somos res-ponsáveis, meus filhos, como dizia Exupéry, emsua grandiosa obra, nós somos responsáveis poraquilo que cativamos. Sejamos nós mesmos onosso próprio artifício de vida.

Muito obrigado, uma noite de paz e de luzpara todos que aqui se encontram, principalmen-te, para esses irmãos abnegados que me permi-tiram estar aqui hoje. Muito obrigado. Que a pazseja a verdadeira tranquilidade de todos os cora-ções. Que assim seja!

Espírito amigoMensagem de Espírito Amigo, recebida no

grupo mediúnico Chico Xavier em 16 de agostode 2015

O DESPERTAR DE UM CRISTÃO

Page 43: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

03

Este é o livro do mês de novembro. Ele nos mostra que independente das controvérsias da vidade Jesus de Nazaré, o seu maior legado para a humanidade são os ensinos morais. De maneiraelegante e inteligente, Kardec seleciona as passagens contidas na Bíblia, na sua maioria, retiradasdo novo testamento, que contém os ensinos de Jesus. Eles são analisados pela perspectiva espírita,seja através das considerações feitas por Kardec ou pelas instruções dos Espíritos.

Transcrevemos abaixo parte do prefácio do livro, no qual o Espírito de Verdade esclarece overdadeiro caráter do Espiritismo: “... são chegados os tempos em que todas as coisas hão de serrestabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glori-ficar os justos.... As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dosanjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto... fazei uníssonasvossas vozes, e que,... elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.”

O LIVRO DO MÊS

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Em 3 de outubro foi comemorado o aniversá-rio de Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecidopor nós espíritas por Allan Kardec. Nasceu na ci-dade de Lyon, na França em 1804, e testemunha-ria na Terra todas as transformações de ordem ci-entífica, filosófica, política, econômica e social doséculo XIX. Temos as descobertas da eletricidadee do magnetismo, as revoluções industriais, a pro-pagação do positivismo e do materialismo, os re-gimes monárquicos da Europa caem para dar lu-gar às Repúblicas, Karl Marx divulga suas ideiassocialistas em contra posição às capitalistas.

Foram necessários 50 anos de vida para Kardecse deparar, pela 1º vez, com os fenômenos dasmesas girantes. Era necessário que ele estivessepronto para revelar aos homens uma das maioresdescobertas daquele século: o Espiritismo.

Assim que Kardec percebeu o que havia portrás daqueles fenômenos, que para grande maio-ria da sociedade só era motivo de entretenimen-to, tratou de investigá-lo com seriedade, perseve-rança, recolhimento e sem ideias preconcebidas,pautado na Ciência da observação. Não tardoupara que os Espíritos responsáveis pela propaga-ção do Espiritismo o procurassem e revelassemsua missão. Eis o que diz o Espírito de Verdade aKardec numa comunicação recebida em 1856,antes da publicação de “O Livro dos Espíritos”.

“... Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimi-gos encarniçados se conjurarão para tua perda;ver-te-ás a braços com a malevolência, com a ca-lúnia, com a traição mesma dos que te parecerão

os mais dedicados; as tuas melhores instruçõesserão desprezadas e falseadas; por mais de umavez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa pala-vra: terás de sustentar uma luta quase contínua,com sacrifício de teu repouso, da tuatranquilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois,sem isso, viverias muito mais tempo...”.

A profecia de “O Espírito de Verdade” se con-firmou. Ao aceitar de bom grado a sua missão,Kardec experimentou todos os dissabores quepodem ser proporcionados pelo orgulho e egoís-mo humano.

Coloquemo-nos, por um instante, na posiçãode Kardec ao receber esta comunicação de talgravidade. Qual seria a nossa reação? Deus deuao homem o livre-arbítrio para que ele possa sersenhor do seu próprio destino. Nós podemosoptar por uma vida tranquila, estagnados na nos-sa zona de conforto, sem tribulações, sem abor-recimentos, uma vida de “paz”!

Entretanto, nós, espíritas, que temos a cons-ciência da vida futura, que sabemos que a nossasituação no plano espiritual dependerá exclusiva-mente do mal que evitarmos e do bem que fizer-mos ao nosso próximo, o que faríamos?

Todos nós temos as nossas missões,consonantes com as nossas forças e grauevolutivo, e haverá mil infortúnios para não cum-pri-las. No entanto, não há vitória sem mérito. Épreciso que cada um descubra a sua, aceite-a hu-mildemente e trabalhe para torná-la real, assimcomo fez Kardec. Por João Viegas

A MISSÃO DE CADA UM

Embora já tenhamos falado, no Boletim do mês passado, sobre os 211 anos de nascimentode Allan Kardec, voltamos a abordar o assunto, através do texto de João Viegas, abaixo:

Page 44: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialMaria Inês Rodrigues S. Gomes

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE NOVEMBRO/2015

04

Dia 04, quarta-feira, A LEI DO AMOR (Rejane);

Dia 06, sexta-feira, A RAZÃO DA DOR (Alcides);

Dia 11, quarta-feira, NOS CAMINHOS DE JESUS (Carlinhos);

Dia 13, sexta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 18, quarta-feira, FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO (Edilson);

Dia 20, sexta-feira, A LEI DA DESTRUIÇÃO (Sebastião);

Dia 25, quarta-feira, MEDIUNIDADE DE CURA (Osman);

Dia 27, sexta-feira, OBSESSÃO E SUAS VARIAÇÕES (Guilherme);

Dia 29, domingo, Abordagem do livro O CÉU E O INFERNO (Emirton).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE NOVEMBRO

1840 - 06/NOV — Em Porto Alegre-RS, foi inaugurada aPrimeira Exposição de Jornais, Revistas e Obras Espíritas,promovida pela Federação Espírita do Estado.

1936 - 12/NOV — Abertura do Nono Congresso Brasileiro deEsperanto, com a participação de Ismael Gomes Braga e CarlosImbassahy.

1939 - 15/NOV — No Rio de Janeiro, Deolindo Amorim faza abertura do Primeiro Congresso de Jornalistas e EscritoresEspíritas, no auditório da ABI.

1980 - 11/NOV — Divaldo Franco psicografa mensagem deJoanna de Ângelis em inglês e de trás para a frente, na TVUberaba de Minas Gerais.

Page 45: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

DEZEMBRO/2015

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

NO 175 -

Para todos aqueles que, de algumaforma, estão ligados ao Centro EspíritaFrancisco de Assis-CEFA, dezembro é ummês de festas.

É que nessa época comemoramos oaniversário de sua fundação, ocorrida em02 de dezembro de 1941.

Portanto, há 74 anos foi concretizadamais uma obra do Plano Espiritual Superi-or, tendo como fundador, no plano mate-rial, o nosso querido Irmão OLÍVIO SILVA,que contou com a ajuda dos trabalhado-res deste e do plano espiritual.

Esta Casa Espírita foi fundada com adenominação de CENTRO ESPÍRITA UNIÃOE CARIDADE FRANCISCO DE ASSIS e em 21de novembro de 1942 teve seus estatutospublicados no Diário Oficial do Estado doCeará. No mesmo ano, em 04 de dezem-bro, tais estatutos foram devidamenteregistrados no Cartório Pergentino Maia.

Seu fundador permaneceu fisicamen-te entre nós até o dia 10 de dezembro de

OS 74 ANOS DO CEFA

1971, quando partiu para a outra dimensão.Ao longo desses 74 anos de existência,

os frutos produzidos pelo CEFA foram mui-tos, com reflexos altamente positivos juntoàs pessoas que o procuram e no que dizrespeito à divulgação da Doutrina Espírita,provando, dessa forma, que a sementelançada pelo Irmão Olívio caiu em solo fértil.

O CEFA, em face da dedicação de seustrabalhadores, tem dado prosseguimento àsatividades beneficentes desta Casa.

Reconhecemos, porém, que precisamosfazer mais em favor dos que buscam aqui oalívio para suas aflições e o conhecimentopara compreenderem melhor o sentido davida. O campo de trabalho é muito grande.

Que as atividades já desenvolvidas peloCEFA até aqui nos sirvam de estímulo paraque nos doemos um pouco mais, imbuídosdo ideal de bem servir, em prol dos nossossemelhantes e em obediência ao mandamen-to maior: Exercer a CARIDADE.

L.C.

Dia 02 de dezembro realizaremos uma confraternização, em nossa Casa Espírita,alusiva aos 74 anos do Centro Espírita Francisco de Assis, a partir das 19h.

Na ocasião haverá uma palestra proferida por Francisco Eudo e apresentação doGrupo Musical Francisco de Assis.

Convidamos você e seus familiares a celebrarem conosco essa data tão especial.

ANIVERSÁRIO DO CEFA

Page 46: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

02

Em qualquer tempo há sempre uma boaoportunidade para fazermos uma revisão emnossa vida, objetivando nos enquadrar me-lhor nos parâmetros baseados nosensinamentos de Cristo.

No entanto, após as tradicionais festasde final de ano e quando se inicia uma novaetapa de nossa vida, com a chegada do anonovo, o clima então formado torna-se espe-cialmente favorável à ideia de renovação ede reforma, em busca de dias melhores paranós e para aqueles que nos cercam.

Se nos sentirmos sem forças suficientespara dar prosseguimento a nossa determi-nação de fazermos uma reforma interior, bus-quemos a ajuda necessária em nosso próprioCentro Espírita, através da terapia do Evan-gelho de Jesus.

Por meio do poder harmonizante do Evan-gelho, aprendemos a redimensionar nossavida material e espiritual e desenvolvemos acapacidade de nos relacionarmos melhor como próximo, utilizando a prece como instru-mento reparador, indispensável ao equilíbrio.

Há certas ações que nos facilitarão reali-zar esse processo de reforma, tais como:

a) ler, a cada dia, um texto do Evangelhoe refletir sobre o tema;

b) executar, diariamente, alguma tarefanobre (no lar, no trabalho, na sociedade) quede alguma forma beneficie o próximo;

FAÇAMOS NOSSA REFORMA ÍNTIMA

c) evitar comentários negativos ou depri-mentes em relação a qualquer pessoa;

d) eliminar os ressentimentos, as mágo-as e as ideias de vingança;

e) dedicar mais tempo às aflições dos quenos cercam, oferecendo-lhes apoio e ajuda;

f) refletir bastante antes de tomar certasdecisões, a fim de evitar que nossos atos pre-judiquem a alguém.

Empreender qualquer mudança dessetipo é sempre um grande desafio. Mas comforça de vontade e muita fé é possível obtergrandes resultados.

O primeiro passo é encarar de frente nos-sos desequilíbrios e, se for preciso, buscarajuda, a qual é fácil de obter no próprio Cen-tro Espírita.

Essa observação sobre nossosdesequilíbrios é válida para todos, inclusivepara os trabalhadores de Casas Espíritas.

Muitas vezes tentamos dar uma boa ori-entação a quem nos procura e não consegui-mos obter o êxito desejado.

Em ocasiões como essas talvez estejamosmais carentes de um tratamento espiritualque as pessoas ainda desconhecedoras daDoutrina Espírita.

Em casos assim é mais sensato buscar-mos ajuda, a fim de que tenhamos condiçõesadequadas de auxiliar nossos semelhantes.

QUE O ESPÍRITO NATALINO CONTINUE...

Seria muito interessante que o espíritonatalino continuasse a fazer parte de nossavida diária.

É que por ocasião das festas de fim deano ficamos mais receptivos, mais sensíveisao sofrimento de nosso próximo, assumin-do atitudes mais cristãs.

Mas, infelizmente, muitas de nossasações, nesse período festivo que antecede oano novo, não têm uma consistência maior.

Daí, passada essa quadra, onde a solida-riedade e outras virtudes cristãs se fizeram

presentes, tudo volta à rotina anterior, comaquela costumeira insensibilidade com rela-ção aos problemas alheios, confirmando ocaráter efêmero da postura adotada ao co-memorarmos o aniversário de Cristo.

Se déssemos continuidade à práticados exercícios fraternos experimentadosnas duas últimas semanas de dezembro,certamente estaríamos contribuindo paraa melhoria de nossas relações humanase, assim, fazendo por merecer um 2016cheio de realizações positivas em prol detodos nós.

.

Page 47: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - AGO

03EVENTOS DE DEZEMBRO

Livraria Espírita BEZERRA DE MENEZESRua Senador Catunda, 117 - Benfica

Telefone: (85) 3221-6163 — Fortaleza-Ce

Aproveite e adquira as obras de Allan Kardeccom desconto de 30%

Dia 13 de dezembro de 2015 haverá, na sede do Centro Espírita Francisco deAssis-CEFA, a partir das 15h, a realização da Assembleia Geral Ordinária-AGO, quandoserá feita a prestação de contas (balancete financeiro anual do CEFA) e a apresentação dosrelatórios das atividades das coordenações, referentes ao presente exercício.

FESTIVAL DA PIZZA

Dia 12 de dezembro de 2015, a partir das 19h, se realizará na sede do Centro EspíritaFrancisco de Assis, o FESTIVAL DA PIZZA.

Esse evento marca o encerramento das atividades do ESDE no presente ano.O ingresso deverá ser adquirido na Livraria do CEFA e custa R$ 12,00.

RECEITA DE ANO NOVO (Carlos Drummond de Andrade)

Para você ganhar belíssimo Ano Novocor de arco-íris ou da cor da sua paz,Ano Novo sem comparação com todoo tempo já vivido(mal vivido talvez ou sem sentido)Para você ganhar um anonão apenas pintado de novo,remendado às carreiras,mas novo nas sementinhas do vir a ser, novoaté no coração das coisas menos percebidas(a começar pelo seu interior)novo espontâneo, que de tão perfeitonem se nota,mas com ele se come, se passeia,se ama, se compreende, se trabalha.Você não precisa beber champanha ouqualquer outra birita, não precisaexpedir ou receber mensagens(planta recebe mensagens?, passa telegrama?)

Não precisa chorar de arrependidopelas besteiras consumadasnem parvamente acreditarque por decreto da esperançaa partir de janeiro as coisas mudeme sejam tudo claridade, recompensa,justiça entre o homens e as nações,liberdade com cheiro e gostode pão matinal,direitos respeitados, começandopelo direito augusto de viver.Para ganhar um Ano Novoque mereça este nome,você, meu caro, tem de merecê-lo,tem de fazê-lo de novo.Eu sei que não é fácil,mas tente, experimente, consciente.É dentro de você que o Ano Novocochila e espera desde sempre.

Page 48: EM QUE DIREÇÃO? - cefafortaleza.org.brcefafortaleza.org.br/wp-content/uploads/2014/10/BOLETIM-CEFA-2015.pdf JANEIRO/2015 CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS NO164 - EM QUE DIREÇÃO?

HORÁRIO DE NOSSAS ATIVIDADES

Domingo08h30min IDOSOS (2o e 4o domingos)17h00min MEDIÚNICA17h30min ORIENTAÇÃO FRATERNA18h00min HORA DA PRECE19h00min PASSE

Segunda-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min PASSE19h30min ESDE/EADE

Terça-feira15h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA15h00min TRABALHOS DE OFICINA16h00min AE (Assistência Espiritual)16h00min MEDIÚNICA17h00min PASSE18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA

ECTOPLASMIA19h30min AE (Assistência Espiritual)19h30min EPE (Estudo da Doutrina)20h30min PASSE

Quarta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEOB-Grupo Estudos

Obras Básicas19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Quinta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min MEDIÚNICA19h30min AE (Assistência Espiritual)20h30min PASSE

Sexta-feira18h00min ORIENTAÇÃO FRATERNA19h00min GEM19h30min PALESTRA PÚBLICA20h30min PASSE

Sábado15h00min EVANGELIZAÇÃO

INFANTIL e MOCIDADE17h00min PASSE17h30min ESDE/EADE

Semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 09h, o CEFA promoveestudo e orientações sobre o Evangelho no Lar. Compareça!

Responsável pela elaboração deste Boletim: Luís Cunha, tel. 3224-7016/8742-4369, e-mail: [email protected]

CEFA - Centro EspíritaFrancisco de Assis

__

Rua Senador Catunda, 117,Tel. 3221-6163 Fortaleza-Ce

DIRETORIA

PresidenteMaria Joseane AzevedoTeixeira

Vice-PresidenteSérgio Medeiros da Silva

TesoureiroFrancisco Eudo Rodrigues dosSantos

Tesoureiro AdjuntoJosé Rodrigues Xavier

Secretário GeralJamile Medeiros Ripardo

Secretário Geral AdjuntoLucimar da Silva Santiago

__

Conselho Consultivo

PresidenteFrancisco William Pires deAlcântara

Vice-PresidenteManuel Marques Costa (Neto)

SecretárioEleni Batista da Silva

SuplenteMaria Nogueira Diógenes

__

Coordenadores

MediúnicaFrancisco das Chagas Fernandes

DoutrinaMaria do Socorro AzevedoTeixeira

Evangelização Infanto-JuvenilMárcia Maria Catunda

Ação SocialMaria Inês Rodrigues S. Gomes

Comunicação SocialLuís Gustavo Tavares Cunha

PALESTRAS PÚBLICAS DE DEZEMBRO/2015

04

Dia 02, quarta-feira, ANIVÉRSÁRIO DO CEFA (Eudo);

Dia 04, sexta-feira, CONHECE-TE A TI MESMO (Mairton);

Dia 09, quarta-feira, CASAMENTO E DIVÓRCIO (Rejane);

Dia 11, sexta-feira, TRABALHADORES DE ÚLTIMA HORA (Sebastião);

Dia 16, quarta-feira, PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (Guilherme);

Dia 18, sexta-feira, FENÔMENOS MEDIÚNICOS (Wagner);

Dia 23, quarta-feira, CRISTO CONSOLADOR (Osman);

Dia 25, sexta-feira, PAPEL DE JESUS NA ATUALIDADE (Michel);

Dia 30, quarta-feira, PERSPECTIVAS PARA O ANO NOVO (Eudo).

ALGUNS FATOS ESPÍRITAS DE DEZEMBRO

1900 - 24/DEZ — Em Rio das Flores-RJ, nasce a médum Yvonne doAmaral Pereira, desencarnada no Rio de Janeiro em 09/03/1984.1904 - 08/DEZ — Em Recife-PE, ocorre a fundação da Federação EspíritaPernambucana, sendo eleito e empossado como Presidente o Sr.Clodoaldo Fernandes Viana.1934 - 05/DEZ — No RJ desencarna Humberto de Campos Veras, escritore deputado estadual, membro da ABL (1920), tendo vários livros, comoespírito, psicografados por Chico Xavier como “Irmão X”.1953 - 07/DEZ — Em Lisboa, Portugal, a polícia invadiu a sede daFederação Espírita Portuguesa, confiscando todos os seus bens e osentregando à Santa Casa de Misericórdia, a qual os entregou à CasaPio de Lisboa, destruindo a fabulosa biblioteca de 12.000 volumes.1963 - 13/DEZ — Em São Paulo, capital, ocorre a fundação doIBPP - Instituto Brasil de Pesquisas Psicobiofísicas.