em física

2
Em Física, movimento é a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, suas características são descritas pelaMecânica O movimento é sempre relativo. Se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado. A essencialidade do referencial pode ser entendida a partir do seguinte exemplo: Imagine um pombo descansando sobre uma árvore. Aparentemente ele está parado. Porém a Terra continua girando em torno de seu eixo, e ao redor do sol, e, portanto, tudo que está sobre a superfície terrestre também se move. Logo, em relação ao sol, o pombo está se deslocando conforme o tempo passa: em movimento. A partir da constatação da expansão do universo, há um consenso na Física em aceitar que nada está em repouso absoluto. Deslocamento[editar | editar código-fonte ] O deslocamento de um corpo é definido como a variação de sua posição dentro de uma trajetória determinada. O deslocamento representa a porção da trajetória pela qual o móvel se deslocou; pode ser expresso na forma escalar ou na forma vetorial. (Os respectivos símbolos são e ). Velocidade[editar | editar código-fonte ] A velocidade (símbolo v) é a razão entre um deslocamento e o intervalo de tempo levado para efetuar esse deslocamento. Pode ser considerada sob o aspecto vetorial ( - tem direção, sentido e módulo) ou escalar, e é matematicamente expressa por: O que chamamos de velocidade escalar também é cotidianamente conhecido como rapidez. A velocidade instantânea é definida como o espaço percorrido em um intervalo de tempo que tende a zero. É a velocidade do corpo naquele instante. Matematicamente: Quando se considera um intervalo de tempo que não tende a 0, a velocidade é considerada média. A velocidade depende do referencial. Um objeto pode mesmo estar parado (imóvel) em relação a outro, sendo que ambos estejam se deslocando em relação a um terceiro com a mesma velocidade.

Upload: rubens-santos

Post on 15-Apr-2017

61 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Em física

Em Física, movimento é a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, suas características são descritas pelaMecânica O movimento é sempre relativo. Se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado. A essencialidade do referencial pode ser entendida a partir do seguinte exemplo:

Imagine um pombo descansando sobre uma árvore. Aparentemente ele está parado. Porém a Terra continua girando em torno de seu eixo, e ao redor do sol, e, portanto, tudo que está sobre a superfície terrestre também se move. Logo, em relação ao sol, o pombo está se deslocando conforme o tempo passa: em movimento.

A partir da constatação da expansão do universo, há um consenso na Física em aceitar que nada está em repouso absoluto.

Deslocamento[editar | editar código-fonte]

O deslocamento de um corpo é definido como a variação de sua posição dentro de uma trajetória determinada. O deslocamento representa a porção da trajetória pela qual o móvel se deslocou; pode ser expresso na forma escalar ou na forma vetorial. (Os respectivos símbolos são   e  ).

Velocidade[editar | editar código-fonte]

A velocidade (símbolo v) é a razão entre um deslocamento e o intervalo de tempo levado para efetuar esse deslocamento. Pode ser considerada sob o aspecto vetorial (  - tem direção, sentido e módulo) ou escalar, e é matematicamente expressa por:

O que chamamos de velocidade escalar também é cotidianamente conhecido como rapidez.

A velocidade instantânea é definida como o espaço percorrido em um intervalo de tempo que tende a zero. É a velocidade do corpo naquele instante. Matematicamente:

Quando se considera um intervalo de tempo que não tende a 0, a velocidade é considerada média.

A velocidade depende do referencial. Um objeto pode mesmo estar parado (imóvel) em relação a outro, sendo que ambos estejam se deslocando em relação a um terceiro com a mesma velocidade.

A velocidade pode ser expressa em inúmeras unidades de medida, que relacionem o espaço (L) e o tempo (T) na forma v = (L) (T)-1. O SI tem como unidade padrão para velocidade o metro por segundo (m/s), mas unidades comumente usadas incluem o quilômetro por hora (km/h), centímetro por segundo (cm/s), milhas por hora (mph - noSistema Imperial), etc.