jornal da física - física em foco - 4ª edição

8
Novidades Novidades Fique por Dentro Fique por Dentro IEMG IEMG IEMG - PIBID F PIBID F PIBID F ÍSICA ÍSICA ÍSICA - UFMG UFMG UFMG 18 DE S ETEMBRO DE 2013 A NO: 001 - E DIÇÃO : 004 C ONTATO : CONTATOFISICAEMFOCO @GMAIL . COM F ÍSICA ÍSICA ÍSICA EM EM EM F OCO OCO OCO NESTA EDIÇÃO: 004 Piadas Cientificas 2 Tirinhas de Física 2 Acontece no IEMG 3 Física e Cotidiano 4 Ciência e Tecnologia 4 Oh, Professor? Fala, Aluno! 5 Físico desta Edição 5 Sugestão de Estudos 6 Sugestão de Visitas 6 Imagens da Física 7 Desafio para os Alunos 8 Referencias Bibliográficas 8 Física em Foco 8 O blog Curtindo Física no IEMG - PIBID UFMG, está no ar! Neste semestre, o Blog da Física trará muitas novidades e vocês não podem per- der! Além das informações curiosas dos vários desafios, curiosidades, trabalhos e contribuições dos alunos que ajudam (e muito) a nossa vida estudantil, traremos também vídeo-aulas lecionadas pelos maiores e mais conhecidos professores da internet, matérias exclusivas e muito mais! E, claro, o Jornal da Física estará dis- ponível para leitura online e download. Acessem: http://curtindofisicanoiemg.blogspot.com.br Olá estudantes do IEMG! O Jornal da Física está cada dia melhor, trazendo sempre algo novo e interessante para abrilhantar ainda mais o nosso conhecimento científico. Nesta edição temos con- tribuições de alunos, de bolsistas do PIBID que pertencem a outras disciplinas e até de ex- companheiros, que mesmo não fazendo parte de nossa rotina presencialmente, estão sempre jun- tos à nossa jornada do aprendizado. Este jornal pertence a todos, sem distinção. À todos os alu- nos, professores, colegas de trabalho e contribu- intes, um muito obrigado! Equipe PIBID Física Procurando distração na internet ou conhecimento atual? Quer saber o que anda rolan- do no IEMG? Não perca tempo! No Curtindo Física no IEMG tem de tudo! Pra quem tem sede de saber, é hora de parar pra ler. A 4ª Edição do Física em Foco chegou! Agradecimentos especiais a Leonardo Caetano, Naiara Lelis e toda a equipe do PIBID Português

Upload: breno-pinheiro

Post on 10-Jul-2015

458 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

Novidades Novidades

Fique por DentroFique por Dentro

I E M G I E M G I E M G --- P I B I D FP I B I D FP I B I D FÍSICAÍSICAÍSICA --- U F M G U F M G U F M G

18 DE SETEMBRO DE 2013 ANO: 001 - EDIÇÃO: 004 CONTATO: [email protected]

FFFÍSICAÍSICAÍSICA EMEMEM FFFOCOOCOOCO

NESTA EDIÇÃO: 004

Piadas Cientificas 2

Tirinhas de Física 2

Acontece no IEMG 3

Física e Cotidiano 4

Ciência e Tecnologia 4

Oh, Professor?

Fala, Aluno! 5

Físico desta Edição 5

Sugestão de Estudos 6

Sugestão de Visitas 6

Imagens da Física 7

Desafio para os Alunos 8

Referencias

Bibliográficas 8

Física em Foco 8

O blog Curtindo Física no IEMG - PIBID UFMG, está no ar!

Neste semestre, o Blog da Física trará muitas novidades e vocês não podem per-

der! Além das informações curiosas dos vários desafios, curiosidades, trabalhos e contribuições dos alunos que ajudam (e muito) a nossa vida estudantil, traremos também vídeo-aulas lecionadas pelos maiores e mais conhecidos professores da internet, matérias exclusivas e muito mais! E, claro, o Jornal da Física estará dis-ponível para leitura online e download.

Acessem: http://curtindofisicanoiemg.blogspot.com.br

Olá estudantes do IEMG! O Jornal da Física está

cada dia melhor, trazendo sempre algo novo e interessante para abrilhantar ainda mais o nosso conhecimento científico. Nesta edição temos con-tribuições de alunos, de bolsistas do PIBID que pertencem a outras disciplinas e até de ex-companheiros, que mesmo não fazendo parte de nossa rotina presencialmente, estão sempre jun-tos à nossa jornada do aprendizado. Este jornal pertence a todos, sem distinção. À todos os alu-nos, professores, colegas de trabalho e contribu-intes, um muito obrigado!

Equipe PIBID Física

Procurando distração na internet ou

conhecimento atual? Quer saber o que anda rolan-do no IEMG? Não perca tempo! No

Curtindo Física no IEMG tem

de tudo!

Pra quem tem sede de saber, é hora de parar pra ler. A 4ª Edição do

Física em Foco chegou!

Agradecimentos especiais a Leonardo Caetano, Naiara Lelis e toda a equipe do PIBID Português

Page 2: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

Tirinhas de FísicaTirinhas de Física

PÁGINA 2

Piadas CientíficasPiadas Científicas

FÍSICA EM FOCO

Tetra-Quiz

Como o elétron atende o telefone? - "Próton?"

O que o nêutron disse para o elétron? - Você está muito negativo hoje!

O que é uma molécula? - É uma menina muito sapécula. (Essa foi horrível!)

Qual é o doce preferido do átomo? - É o pé-de-moléculas.

Errando nos Cálculos

Dois estudantes conversavam e se distraíam com suas calculadoras.

- Cientistas descobriram que a Lua se afasta 3,8 centímetros da Terra a cada ano. Hoje está a... -calcula, calcula- 384 mil quilômetros de distância em média, desde seu surgimento!

- Então há milhões de anos atrás a Lua estava mais próxima da terra?

- É óbvio que sim, por quê?

- Será que há 70 milhões de anos atrás... -calcula, calcula- a Lua dizi-mou os dinossauros dando pancada na cabeça deles porque orbitava muito perto da superfície? Resposta: NÃO!

Page 3: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

PÁGINA 3 ANO: 001 - EDIÇÃO: 004

Acontece no IEMG Acontece no IEMG -- PIBID Português PIBID Português -- Projeto Música e PoesiaProjeto Música e Poesia

Olá! Como vão leitores?

Nós, do núcleo do PIBID de Língua Portuguesa do IEMG estamos ótimos e também super entusiasmados com as novidades do trabalho que estamos desenvol-vendo! Aproveitando o espaço que nos foi gentilmente cedido, divulgaremos um pouco do nosso projeto.

Assim como o PIBID de Física que atua em conjunto com os alunos do 1º e 3º ano do IEMG e professores responsáveis, somos também parte do PIBID, porém atuamos com a Língua Portuguesa e somos responsáveis pelas turmas do 2º ano do IEMG do turno da manhã. Há algum tempo, demos início a um novo projeto sob supervisão geral dos coordenadores Josiley Souza, pro-fessor na Faculdade de Educação da Universidade Fede-ral de Minas Gerais e Alexandra Morais, professora e vice-diretora do IEMG. Dessa vez, decidimos trabalhar com a „Música e a Poesia‟ e após discutirmos algumas ideias, surgiu o nome do nosso projeto, chamado “Palavra ENcantada”. Nesse trabalho, a abordagem principal é constituída pela estreita relação que os dois núcleos desempenham entre si. A música dialoga poeti-

No anfiteatro, os bolsistas do PIBID Português apresentaram a palestra: “Palavra ENcantada” para o 2º ano...

Naiara Lelis – PIBID Português

... e os alunos se encantaram. Música, história, poesia e arte nas aulas de Português.

"[...] poesia também é oral no sentido em que, com raras exceções, ou ela consiste em letra de música - o que significa a pala-vra cantada - ou ela fica melhor quando lida em voz alta." Antônio Cicero – Poeta, compositor e filósofo brasileiro

As atividades do projeto já estão acontecendo. Nas últi-mas semanas ocorreram palestras ministradas por nós, estagiários, e tivemos o prazer em assistir uma aula te-mática preparada pelo regente Paulo, que atua no coral do IEMG, na qual foi apresentado aos alunos algumas básicas noções de teoria musical, numa perfeita

camente e o poema, por sua vez, pode ser musicaliza-do. Dessa forma, é objetivo de toda nossa equipe fazer com que os alunos estabeleçam uma visão crítica e per-ceptiva sobre os aspectos artísticos e sociais que com-põem a harmoniosa junção entre a música e a poesia.

tentativa de contextualizá-las com as características for-mais de um poema como ritmo, rima, etc. As próximas atividades estão previstas ainda para o início do mês de outubro, no qual ocorrerá uma série de apresentações. Nessa etapa, os alunos deverão escolher um poema e musicá-lo, ou produzir uma letra poética de música com acompanhamento musical ou instrumental. E ain-da, os alunos deverão se preparar para recitar um poe-ma, assim como indicar alguém que toque um instru-mento musical para uma apresentação no auditório da escola. As datas das apresentações ainda serão definidas, mas estão todos muitíssimo convidados!

Estamos à disposição para qualquer sugestão ou esclare-cimento. Quaisquer dúvidas, não hesitem em nos pro-curar! E aguardem, pois, posteriormente, o PIBID de Língua Portuguesa irá publicar muitas novidades!

Nossos agradecimentos ao jornal Física em Foco

Equipe: Ana, Angélica, Naiara e Igor

Coordenadora: Alexandra Morais

Page 4: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

No dia 23 de Fevereiro de 1987 foi detectado a explo-

são de uma supernova (morte de uma estrela supermas-siva) na Grande Nuvem de Magalhães (uma galáxia sa-télite da nossa, a 160 mil anos-luz) que recebeu o nome de SN 1987A. Devido à sua proximidade, esta é a su-pernova mais estudada desde sempre.

Física e Cotidiano Física e Cotidiano -- Por que a lua parece maior no horizonte?Por que a lua parece maior no horizonte?

PÁGINA 4 ANO: 001 - EDIÇÃO: 004

Ciência e Tecnologia Ciência e Tecnologia -- Supernova Cria Estrela de Quarks Supernova Cria Estrela de Quarks

A explosão de uma supernova pode expulsar para o espaço até 9/10 da matéria da estrela. O núcleo rema-nescente tem massa superior a 1,5 massas solares, a pressão de degenerescência dos elétrons não é suficien-te para manter o núcleo estável e os elétrons entram em colapso com o núcleo, chocando com os prótons e dando origem a nêutrons. O resultado, então, seria uma estrela composta destes. Mas, pelo que afirmam cien-tistas de Hong Kong, durante o colapso, os nêutrons dividi-ram-se nos seus constituintes elementares, isto é, quarks, e estes formaram um objeto raro ainda mais pequeno e ultra denso do que uma es-trela de nêutrons: uma estrela de quarks. Os quarks, juntamente com os elétrons, são encarados como partículas fundamentais, diferentes de partículas compostas tais como os prótons, os nêutrons e o núcleo inteiro. Além disso os quarks foram propostos pela pri-meira vez em 1963 pelo físico teórico Murray Gell-Mann (ele tirou o nome quark de uma passagem da obra Finnegan‟s Wake, de James Joice). Os quarks são partículas menores que constituem os nêutrons e pró-tons, dois tipos de quarks constituem os tijolos funda-mentais de todos os prótons e os nêutrons, um deles é chamado excentricamente de quark tipo up, e o outro de quark tipo down. Um próton é formado por três quarks, dois do tipo up e um do tipo down. O nêutron é composto de um quark up e dois quarks down.

Nessa época já se contava com instrumentos avançados, que permitiram, por exemplo, medir o fluxo de neutri-nos da explosão, o fenômeno que se havia previsto e que não se tinha comprovado experimentalmente até então. Os neutrinos são partículas neutras, ou seja, sem carga elétrica, extremamente pequena e com massa tão insig-nificante que após sua descoberta acreditou-se que não possuíam massa. Ao considerar tais características, os neutrinos dificilmente interagem com a matéria e isso os torna muito difícil de detectar.

topo do céu, não há nada mais com o que se comparar, por isso parecem menores ali, sob nossas cabeças. De acordo com pesquisas, até mesmo os pilotos que, do alto do céu obser-vam a Lua ou o Sol na linha do hori-zonte, os vê em maior tamanho. Quem sabe o próprio céu não seria maior se fosse inteiramente colocado na linha do horizonte? Está tudo em nossas cabeças mesmo!

Infelizmente, isso é meramente uma

ilusão de ótica chamada Ponzo, que ocorre quando a percepção das coisas muda de acordo com o ponto de re-ferência. Ao observar o Sol ou a Lua a nível do horizonte, nós compara-mos o tamanho deles com outros pontos referenciais como prédios, pontes, estradas e montanhas. Dian-te destes, o Sol e a Lua pareciam maiores, mas se eles estiverem no

Já se decepcionou ao fotografar a imensa lua no horizonte e ver ela em miniatura na foto?

Imagem: Pontos brilhantes num anel de gás lembram as pérolas de um colar.

Físico Murray Gell-Mann.

Page 5: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

“- Professor, qual a relação entre a Física e os desastres natu-rais? E a relação dela com os deslizamentos de terra?”

Os desastres naturais são fenômenos físicos bastante curiosos em si. Ci-

clones e furacões estão relacionados à pressão/temperatura atmosférica. Relâmpagos são correntes elétricas que transitam entre as nuvens e o solo e até terremotos, maremotos e erupções vulcânicas são estudados pela física atmosférica junto à meteorologia e climatologia, reunindo dados para prever, estudar e registrar o comportamento da atmosfera. Um deslizamento de terra, por sua vez, diz respeito à movi-mentação do solo e é um fenô-meno geológico e climatológico relacionado principalmente à gravidade, que age sobre uma superfície íngreme. No entanto, outros fatores facilitam este de-sastre natural, como a erosão natural (por chuva, ventos, erupções), abalos sísmicos (provocados por tráfego, explo-sões e até trovões), excesso de peso sobre a superfície, dentre outros, levando à queda de ro-chas e terra. Já fatores como a proteção do solo, exposto com vegetação de plantas nativas e leguminosas, podem evitar desabamentos. Consulte um Enge-nheiro Ambiental para maiores esclarecimentos e, ao menor caso de perigo, chame o Corpo de Bombeiros utilizando os dígitos 193!

Oh, Professor? Fala Aluno!Oh, Professor? Fala Aluno!

Físico desta Edição Físico desta Edição -- Evangelista TorricelliEvangelista Torricelli

PÁGINA 5

Através de seus estudos, Evangelista

Torricelli contribuiu muito pela física. Aos 19 anos, inscreveu-se na Universida-de de Roma, onde estudou matemática, sob a orientação de Benedetto Castelli. Anos depois, foi nomeado como Mate-mático da Corte pelo Grão-Duque de Toscana. Torricelli fez vários estudos, dentre eles, o movimento de projéteis e contribuições em problemas de geome-tria. Ainda assim, um de seus grandes feitos foi a descoberta da fórmula que pode calcular a velocidade final de um corpo, sem que se conhecesse o intervalo de tempo do movimento.

Está com dúvida? Pergunte aos nossos professores ou envie um e-mail para:

[email protected]

Cientistas desta edição: Izabella Leite e Igor Jordan , 3ºA.

FÍSICA EM FOCO

Evangelista Torricelli Faenza (Itália): 1608 - 1647

Em outubro de 1647, Torricelli foi atacado por uma febre tifoide que, no dia 25 do mesmo mês, o levou à morte.

Equação de Torricelli

V = V0 + 2αΔS

V é a velocidade final,

V0 é a velocidade inicial,

α é a aceleração,

ΔS é a variação do deslocamento.

FALA ALUNO! QUAL A SUA PERGUNTA?

Uma triste demonstração da Física: A força de um deslizamento destrói casas em BH

Page 6: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

http://www.sofisica.com.br

Neste fantástico site da rede edu-

cacional do Grupo Virtuous, vocês encontram informações diversas e gratuitas sobre os vários temas do mundo da física como mecânica, termodinâmica, ótica, além de vídeo-aulas, jogos interativos, exercícios resolvidos e até simula-dos! Está com dúvida em outras matérias também? Este grupo ainda tem sites que abordam ou-tros temas como o Só Biologia, Só Química, Só Matemática, entre outros.

PÁGINA 6 ANO: 001 - EDIÇÃO: 004

Precisa fazer um trabalho mas não tem onde consultar? O Só Física é o lugar!

Sugestão de Estudo Sugestão de Estudo -- Só FísicaSó Física

Sugestão de Visitas Sugestão de Visitas -- Espaço TIM UFMG do ConhecimentoEspaço TIM UFMG do Conhecimento

Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Praça da Liberdade, S/N. CEP 30140-010 Belo Horizonte/MG

Terça a domingo: de 10h às 17h Quinta: de 10h às 21h.

Informações: (31) 3409-8350 http://www.espacodoconhecimento.org.br

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento é um local de cultura, conhecimento e interatividade científica que

divulga e mistura as várias etapas da formação do universo, como é visto, e do ser humano, como é conhecido, mostrando exposições temporárias e permanentes de forma dinâmica, curiosa e acessível a todos.

O espaço integra a Rede de Museus UFMG e o Circuito Cultural Praça da Liberdade e conta, ainda, com várias ferramentas de divulgação da informação, como um observatório astronômico, um planetário 360º que exibe filmes “de cair o queixo”, experimentos em tempo real, fotografias, iconográficos e time lines que tratam da imen-sidão do universo, assim como o nosso lar chamado “Terra”, ecossistemas e seus residentes, a história, cultura e a diversidade humana. Tudo isso, sem precisar de uma máquina do tempo ou uma espaçonave.

Física, filosofia, antropologia, arqueologia, biologia, literatura, linguística e ecologia andam de mãos dadas, e são abordados neste magnífico espaço de sabedoria e diversão!

Page 7: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

Imagens da Física Imagens da Física

PÁGINA 7

Cratera de Darvaz, conhecida como “a porta do inferno”, no Turcomenistão, que queima constantemente há 40 anos. Fonte: http://www.nerdbb.com/4-topicos-legais-em-1-t32662-10.html

Gota de chuva em folha reflete imagem de flor em jardim do parque Overland, no Kansas (Estados Unidos). Fonte: http://noticias.uol.com.br/album/110425olho_album.htm#fotoNav=13

FÍSICA EM FOCO

Page 8: Jornal da Física - Física em Foco - 4ª Edição

Na edição anterior, ficou uma questão no ar:

Porque a água mantida em recipientes de barro fica fresca? A resposta é simples: Os potes de barro têm suas paredes porosas e, através destes furos, as gotículas de água conseguem escapar. Quando entram em contato com o ambiente, a água tem a tendência a passar do estado líquido para o gasoso, mas pra que isso aconteça, o “futuro vapor” precisa absorver energia (calor) de algum lugar. Assim, a energia é retirada justamente do restante da água guardada no recipiente, fazendo com que esta perda de energia a resfrie, mantendo fresca a água do interior do recipiente de barro a qualquer hora do dia. A próxima pergunta-desafio é:

Como funciona o acendimento dos postes de iluminação pública?

Participe de nosso jornal e mostre que você sabe tudo de ciência, enviando a resposta para o e-mail: [email protected]

Desafio para os AlunosDesafio para os Alunos

Referências BibliográficasReferências Bibliográficas

BARBOSA, Taynara. Por que o sol e a lua parecem maiores no horizonte? Grandes Curiosidades: julho de 2012. Disponível em: <http://www.grandescuriosidades.com/2012/07/porque-o-sol-e-lua-parecem-maiores-no.html >. Acesso em: 10/09/2013.

CORREIO DA MANHÃ. Supernova Cria Estrela de Quarks. Disponível em: <http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/ciencia/tecnologia/supernova-cria-estrela-de-quarks>. Acesso em: 01/09/2013.

INFO ESCOLA. Neutrino. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fisica-nuclear/neutrino/>. Acesso em: 01/09/2013.

HEILMANN, Armando. Monitoramento e alerta de desastres naturais Física Atmosférica: agosto de 2011. Disponível em: <http://fisicaatmosferica.blogspot.com.br/2011/07/monitoramento-e-alertas-de-desastres.html>. Acesso em: 02/09/2013.

HEWITT, Paul. Física Conceitual. 9.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p.

Regina Pinto de Carvalho [org.] – Física do Dia a Dia, Ed. Autêntica/Gutenberg, Belo Horizonte (2003), ISBN 85-89239-04-7.

UNIVERSO DA FÍSICA. Físicos Famosos: Evangelista Torricelli. Disponível em: <http://eebccuniversofisica.blogspot.com.br/p/fisicos-famosos.html>. Acesso em: 16 de Agosto de 2013.

Imagens retiradas da Internet.

Física em Foco Física em Foco -- Ano: 001 Ano: 001 -- Edição: 004Edição: 004

Equipe Física em Foco:

Diretor Administrativo: Alfonso Chíncaro

Diretor de Redação: Breno Pinheiro

Diretor de Circulação: Guilherme Nazareth

Redação: Alfonso Chíncaro Bernuy, Breno Pinheiro, Guilherme Nazareth, Leonardo Caetano e Ludilan Marzano

Revisão: Naiara Lelis (PIBID Português)

PIBID - Física - IEMG - UFMG:

Coordenador PIBID-Física: Orlando Aguiar

Professores: Alfonso Chíncaro, Daniela Freitas, Natália Cordeiro, Guilherme Nazareth, Ludilan Marzano e Breno Pinheiro

Diretor: Orivaldo Diogo

Vice-diretores: Silvana Gonçalves e Alexandra Morais

Supervisores: Ângela Machado, Norma Lúcia e Maria Cristina

PÁGINA 8 ANO: 001 - EDIÇÃO: 004

Além de purificar a água, retirando quase 100% das impurezas, o filtro a

mantém geladinha o tempo todo!