elétrica - manual de utilização das instalações elétricas bn

4
EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – DIRETORIA REGIONAL SANTA CATARINA 1. NORMAS Para a elaboração do projeto elétrico de baixa tensão foram seguidas as seguintes Normas Técnicas: . ABNT-NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão (Edição 2004); . ABNT-NBR 5419 - Proteção de Edificações Contra Descargas Atmosféricas; Bem como as especificações técnicas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2. ORIENTAÇÕES GERAIS Leia atentamente estas instruções gerais antes de utilizar sua instalação elétrica, para que você esteja resguardado de possíveis problemas. 2.1 Estas instruções de utilização das instalações elétricas de baixa tensão, referem-se a agência AC/CDD Blumenau – Blumenau - SC 2.2 Instalações Elétricas - As instalações elétricas foram projetadas de acordo com as Normas Técnicas supracitadas. Visam estas normas, garantir a segurança de pessoas, animais, equipamentos e instalações. Para que as instalações elétricas não sofram modificações de desempenho diferentes das que foram projetadas, jamais interfira na mesma sem o auxílio de um profissional habilitado para tal, pois o mesmo poderá dar a orientação adequada para a resolução de todo e qualquer problema técnico que possa ocorrer. Lembramos que o profissional legalmente habilitado é aquele que possui registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O mesmo pode ser um Eletrotécnico ou um Engenheiro Eletricista. 2.3 Tensão (Voltagem) de Operação – Esta agência funciona na tensão de 220Volts entre fase e neutro. As tomadas estabilizadas, possuem alimentação elétrica pelo NO-BRAK, e elas possuem tensão 127Volts entre fase e neutro. JAMAIS LIGUE UM EQUIPAMENTO QUE ESTÁ LIGADO ORIGINALMENTE NA REDE ESTABILIZADA (127V) “TOMADAS DE MIOLO COR VERMELHA”, NA REDE ELÉTRICA COMUM (220V) “TOMADAS DE MIOLO COR PRETA”POIS ELE PODERÁ QUEIMAR. 2.4 Aterramento – Caro usuário, esta agência possui um sistema completo de aterramento, que visa dar proteção contra choques contra as pessoas e animais. O condutor (fio) de aterramento terá a cor VERDE ou VERDE-AMARELA. Jamais desconecte este condutor (fio) de seu equipamento, pois ele é extremamente importante na proteção contra choques elétricos e no bom funcionamento de determinados equipamentos. 2.5 Quadros Elétricos – Esta agência, possui 10 quadros elétricos. QGS, QG1, QAC1, QDA1, QG2, QDA2, QAC3, QELEV, QBOMBAS e o Quadro Geral da Agência (QGBT), que comanda os outros quadros. Deste quadro (QGBT) é que sai a alimentação elétrica para os outros. Estes quadros possuem dispositivos de proteção que falaremos mais tarde. A Elétrica - Manual de Utilização das Instalações Elétricas BNU.doc 1/4

Upload: sandro-luiz-schoeffel

Post on 05-Feb-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual de utilização das Instalações elétricas.

TRANSCRIPT

Page 1: Elétrica - Manual de Utilização Das Instalações Elétricas BN

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – DIRETORIA REGIONAL SANTA CATARINA

1. NORMAS

Para a elaboração do projeto elétrico de baixa tensão foram seguidas as seguintes Normas Técnicas:

. ABNT-NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão (Edição 2004);

. ABNT-NBR 5419 - Proteção de Edificações Contra Descargas Atmosféricas;

Bem como as especificações técnicas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

2. ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia atentamente estas instruções gerais antes de utilizar sua instalação elétrica, para que você esteja resguardado de possíveis problemas.

2.1 Estas instruções de utilização das instalações elétricas de baixa tensão, referem-se a agência AC/CDD Blumenau – Blumenau - SC

2.2 Instalações Elétricas - As instalações elétricas foram projetadas de acordo com as Normas Técnicas supracitadas. Visam estas normas, garantir a segurança de pessoas, animais, equipamentos e instalações. Para que as instalações elétricas não sofram modificações de desempenho diferentes das que foram projetadas, jamais interfira na mesma sem o auxílio de um profissional habilitado para tal, pois o mesmo poderá dar a orientação adequada para a resolução de todo e qualquer problema técnico que possa ocorrer. Lembramos que o profissional legalmente habilitado é aquele que possui registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O mesmo pode ser um Eletrotécnico ou um Engenheiro Eletricista.

2.3 Tensão (Voltagem) de Operação – Esta agência funciona na tensão de 220Volts entre fase e neutro. As tomadas estabilizadas, possuem alimentação elétrica pelo NO-BRAK, e elas possuem tensão 127Volts entre fase e neutro. JAMAIS LIGUE UM EQUIPAMENTO QUE ESTÁ LIGADO ORIGINALMENTE NA REDE ESTABILIZADA (127V) “TOMADAS DE MIOLO COR VERMELHA”, NA REDE ELÉTRICA COMUM (220V) “TOMADAS DE MIOLO COR PRETA”POIS ELE PODERÁ QUEIMAR.

2.4 Aterramento – Caro usuário, esta agência possui um sistema completo de aterramento, que visa dar proteção contra choques contra as pessoas e animais. O condutor (fio) de aterramento terá a cor VERDE ou VERDE-AMARELA. Jamais desconecte este condutor (fio) de seu equipamento, pois ele é extremamente importante na proteção contra choques elétricos e no bom funcionamento de determinados equipamentos.

2.5 Quadros Elétricos – Esta agência, possui 10 quadros elétricos. QGS, QG1, QAC1, QDA1, QG2, QDA2, QAC3, QELEV, QBOMBAS e o Quadro Geral da Agência (QGBT), que comanda os outros quadros. Deste quadro (QGBT) é que sai a alimentação elétrica para os outros. Estes quadros possuem dispositivos de proteção que falaremos mais tarde. A

Elétrica - Manual de Utilização das Instalações Elétricas BNU.doc 1/4

Page 2: Elétrica - Manual de Utilização Das Instalações Elétricas BN

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – DIRETORIA REGIONAL SANTA CATARINA

NBR 5410 determina que SOMENTE PESSOAS QUALIFICADAS possam abrir e modificar os equipamentos de proteção destes quadros. Portanto, se você tiver com algum dispositivo de proteção que faça parte destes quadros que estiverem apresentando problemas JAMAIS OS SUBSTITUA, CHAME UM TÉCNICO HABILITADO PARA QUE O MESMO FAÇA OS REPAROS E AJUSTES NECESSÁRIOS, POIS CASO CONTRÁRIO SUA VIDA PODE ESTAR CORRENDO PERIGO.

2.6 Dispositivos de Proteção nos Quadros Elétricos- Dentro dos quadros elétricos citados no item anterior, existem alguns dispositivos de proteção dos quais falaremos a seguir.

• Disjuntores – Estes dispositivos, visam a proteção dos circuitos elétricos e equipamentos, contra curto-circuito e contra sobrecargas. Caso um disjuntor esteja atuando (desarmando), JAMAIS O SUBSTITUA SEM ANTES VERIFICAR A CAUSA DE SUA ATUAÇÃO. PARA TANTO, CHAME UM TÉCNICO PARA ORIENTÁ-LO. O disjuntor poderá ter atuado por curto-circuito, aí podemos ter um problema no equipamento ou na própria instalação, ou ainda, o mesmo poderá ter atuado por sobrecarga. Neste caso, ( e que JAMAIS DEVE SER FEITO) é que muitas vezes o pessoal diz “ vamos colocar um mais forte para ele não cair mais”. JAMAIS FAÇA ESTA TROCA, pois você poderá estar colocando toda a instalação em perigo, pois irá estar alterando as características de projeto que sua instalação foi elaborado. Poderá inclusive alterando as características de seletividade entre os disjuntores do quadro, fazendo com que ocorrendo um defeito naquele circuito específico, o mesmo não desarme (por ter sido substituído por um “mais forte” e isso venha a comprometer toda a instalação. O disjuntor foi calculado para proteger todo o circuito (enfiação e equipamentos).

• Protetores de Surto ( Pára-Raios) – Sua instalação de baixa tensão possui protetores contra surtos de tensão dentro dos quadros elétricos, também conhecidos popularmente como pára-raios. Eles se destinam a atenuar os picos de tensão que são introduzidos numa instalação elétrica quando ocorrem Descargas Atmosféricas (também conhecidos como Raios). Estes dispositivos normalmente estão instalados juntos ao disjuntor geral do quadro. Estes dispositivos podem “queimar” com o tempo, aí eles devem ser substituídos (total ou parcialmente). JAMAIS OS SUBSTITUA, CHAME UMA PESSOA QUALIFICADA PARA REALIZAR ESTA OPERAÇÃO, POIS ESTES DISPOSITIVOS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADOS À REDE ELÉTRICA. Junto aos equipamentos de tecnologia da informação (microcomputadores, impressoras, fax, etc.) estão instaladas réguas de tomadas com filtros elétricos protetores contra surtos, também. São também pára-raios, só que menos potentes, pois devem ser usados em conjuntos com os que estão instalados nos quadros. Estas réguas possuem um fusível que eventualmente podem queimar, devido a uma atuação do dispositivo de proteção. Caso ocorra a queima, você mesmo poderá substituir o fusível. Retire a régua de tomadas da tomada energizada, e substitua o fusível (com a régua de tomada DESENERGIZADA), conforme o fabricante explicar.

• DR’s (Dispositivo de Atuação por Corrente Residual) - Estes dispositivos estão instalados no quadro para proteger as pessoas e animais e também o patrimônio, contra choques elétricos. Eles são utilizados em circuitos elétricos que alimentam

Elétrica - Manual de Utilização das Instalações Elétricas BNU.doc 2/4

Page 3: Elétrica - Manual de Utilização Das Instalações Elétricas BN

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – DIRETORIA REGIONAL SANTA CATARINA

áreas que possam ocorrer o contato das pessoas e animais com área molhadas. São utilizados em conjunto com os disjuntores de proteção. Destinam-se a proteger as pessoas e animais de contatos acidentais com condutores energizados principalmente em áreas molhadas. Tem corrente de atuação de 30 mA, ou seja eles evitam que em caso de choque, a corrente máxima que passe pelo corpo de uma pessoa ou de um animal, seja 30 mA, pois com 50 mA o coração entra em fibrilação e a pessoa ou animal morre. Caso este dispositivo esteja atuando (operando), é porque a instalação ou o equipamento ligado neste circuito está com alguma “fuga de corrente”. NÃO SUBSTITUA NENHUM COMPONENTE DO SISTEMA OU DESLIGUE ELÉTRICAMENTE O D.R., POIS ELE PODERÁ ESTAR SINALIZANDO UM DEFEITO QUE POSSA ESTAR COLOCANDO SUA VIDA EM PERIGO. CHAME UM TÉCNICO HABILITADO PARA VERIFICAR SUA INMSTALAÇÃO, CASO O PROBLEMA PERSISTIR. Este dispositivo possuir um botão de “reset”, que é para o caso de ele ter atuado, aí você aperta o RESET para que ele possa ser “ligado” novamente.

2.7 Iluminação – Esta agência possui um sistema de iluminação que foi calculado para que as pessoas exerçam suas tarefas de maneira que não ocorra problemas visuais por deficiência de iluminação. Para tanto, foram projetadas luminárias que possuem um equipamento, chamado “reator eletrônico”. Este equipamento, quando for substituído, deve obrigatoriamente ser “aterrado”, ou seja, o condutor de aterramento ( denominado tecnicamente de proteção, aquele verde ou verde-amarelo) deve ser conectado no mesmo para que ele apresente o desempenho projetado. Utilizar reator de mesmas características do que foi projetado para que o sistema mantenha o mesmo desempenho. Utilizar o esquema de ligação fornecido pelo fabricante do reator. As luminárias também deverão periodicamente sofrer manutenção, que consistem em uma limpeza anual das mesmas, para que as partes reflexivas mantenham a condição de que foram projetadas. Utilizar as orientações de limpeza dos fabricantes das luminárias. Ao substituir as lâmpadas, você deverá substituí-las por lâmpadas de mesma característica, pois a utilização de lâmpadas com características diferentes das projetadas, poderão alterar o desempenho de todo o sistema de iluminação. Para substituição, utilizar os dados descritos na própria lâmpada.

2.8 Tomadas - As tomadas são divididas em tomadas de manutenção e USO COMUM – 220V ( aquelas de miolo preto), que são derivadas dos quadros gerais, e as TOMADAS ESTABILIZADAS – 127 V ( aquelas de miolo vermelho), destinados aos equipamentos de informática e afins, são alimentadas através dos quadros QDA’s. Todas as tomadas possuem polarização, ou seja, cada pino deve ser conectado um tipo de condutor (fio). Todas tomadas utilizadas possuem 3 pinos, dois para o fase + neutro e o terceiro para o TERRA ( aterramento ou condutor de proteção). Estes fios devem ser ligados conforme é mostrado no interior da tomada. Todos os três condutores possuem marcação de local pré-determinado para ligação na tomada. JAMAIS MEXA NA TOMADA, SOLICITE O AUXÍLIO DE UM TÉCNICO HABILITADO PARA TAL. As tomadas elétricas são divididas em circuitos elétricos, que foram projetados para atender uma determinada carga. Esta carga está representada no “Diagrama Unifilar” que é um desenho (projeto) que faz parte do projeto elétrico original. Se você tiver alguma dúvida, consulte ou solicite a um técnico o que você poderá utilizar em cada tomada.

Elétrica - Manual de Utilização das Instalações Elétricas BNU.doc 3/4

Page 4: Elétrica - Manual de Utilização Das Instalações Elétricas BN

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – DIRETORIA REGIONAL SANTA CATARINA

2.9 Circuitos de alimentação e pontos de força para equipamentos de ar condicionado - Os aparelhos de ar condicionado são instalados a partir de circuitos específicos. A(s) unidade(s) de ar condicionado é(são) alimentada(s) a partir dos quadros QAC’s e também terão disjuntor específico para tal. Todos os circuitos estão identificados nos quadros elétricos.

2.10Circuitos de iluminação interna e externa – A iluminação tanto interna como externa (letreiro luminoso, totens e demais) serão alimentadas por circuitos instalados dentro dos quadros QDG’s. O que foi dito no item 2.7 também vale neste item.

2.11Enfiação (Fios) – Foram utilizadas nesta instalação elétrica para os fios (enfiação) as seguintes normas de cores:

• fase(s): cor preta, vermelha ou amarela;• neutro: cor azul-claro;• terra: cor verde ou verde-amarelo.

Nos cabos de grande bitola, admitiu-se a utilização de fitas adesivas de identificação para os condutores, mas na mesma cor. Caso você necessite informar a alguém, estas são as codificação de cores utilizadas.

2.12Considerações Finais- Este manual foi elaborado para que você possa utilizar da melhor maneira possível sua instalação elétrica. Lembre-se antes de executar qualquer alteração na mesma, SOLICITE O AUXÍLIO DE UMA PESSOA HABILITADA, POIS SÓ ASSIM VOVÊ ESTARÁ SE PROTEGENDO E TAMBÉM O SEU PATRIMÔNIO.

Eng. Ricardo Augusto PufalCREA 42624-DFones: 51-99.99.31.08 Email: [email protected]

Elétrica - Manual de Utilização das Instalações Elétricas BNU.doc 4/4