el36rexp03 scr com 555

4
EL36R – Eletrônica Industrial Experimento 03 – Principais Características do SCR Resumo Teórico: Figura 1 - Símbologia e Curva Característica do SCR. O SCR é um Tiristor, cuja curva característica é mostrada na figura 1, quando polarizado diretamente (ânodo positivo), pode ser levado ao estado de condução injetando-se uma corrente em seu terminal de gatilho relacionado com o terminal de cátodo. Uma vez atingida a corrente de latching (ignição), a corrente de gatilho pode ser retirada e o tiristor continua conduzindo. Para voltar ao estado de bloqueio, a corrente de ânodo deve ser diminuída até um valor inferior ao da corrente de holding (manutenção). Os ensaios a seguir contribuem para a compreensão do funcionamento do SCR e determinação de suas principais características. Procedimento de Ensaio: Nos sites: http://pessoal.utfpr.edu.br/rebechi ou http://sites.google.com/site/vrebechi estão os EXPERIMENTOS , as NOTAS e o PLANO DE AULA da Disciplina. Objetivos: 1 – Determinar as principais características do SCR. 2 – Utilizar o temporizador 555 para acionar o SCR. Aluno: ________________________________________________________ ____ Material: 1 SCR TIC 116 ; 1 CI 555 ; 2 Transistor BC 548 ; 1 LED Resistores: 470 ; 560 ; 3 de1 K ; 10 K. 1 Capacitor:eletrolítico de 100 uF.(micro Instrumentos: Fonte variável 30V (Politerm) Multímetro Digital Osciloscópio Digital Proto-board.

Upload: edibacol

Post on 24-Jul-2015

64 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Acionamento do SCR com o temporizador 555

TRANSCRIPT

EL36R – Eletrônica Industrial Experimento 03 – Principais Características do SCR

Resumo Teórico:

Figura 1 - Símbologia e Curva Característica do SCR.

O SCR é um Tiristor, cuja curva característica é mostrada na figura 1, quando polarizado diretamente (ânodo positivo), pode ser levado ao estado de condução injetando-se uma corrente em seu terminal de gatilho relacionado com o terminal de cátodo. Uma vez atingida a corrente de latching (ignição), a corrente de gatilho pode ser retirada e o tiristor continua conduzindo.

Para voltar ao estado de bloqueio, a corrente de ânodo deve ser diminuída até um valor inferior ao da corrente de holding (manutenção). Os ensaios a seguir contribuem para a compreensão do funcionamento do SCR e determinação de suas principais características.

Procedimento de Ensaio:

- Determinação das correntes de latching e de holding.

Utilize os valores dos componentes mostrados na tabela abaixo no circuito da figura 2 de modo que a corrente de gatilho seja de 15mA e a corrente entre ânodo e cátodo possa variar de 3 a 30mA.

R1 R2 P1 (potenciômetro) 470 1 K 1 K

Nos sites: http://pessoal.utfpr.edu.br/rebechi ou http://sites.google.com/site/vrebechi estão os EXPERIMENTOS , as NOTAS e o PLANO DE AULA da Disciplina.

Objetivos: 1 – Determinar as principais características do SCR. 2 – Utilizar o temporizador 555 para acionar o SCR.

Aluno: ____________________________________________________________

Data: ______/______/_________ Turma: ____________

Material: 1 SCR TIC 116 ; 1 CI 555 ; 2 Transistor BC 548 ; 1 LED Resistores: 470 ; 560 ; 3 de1 K ; 10 K. 1 Capacitor:eletrolítico de 100 uF.(micro Farad) 1 Capacitor de poliéster de 100 nF (nano Farad) 1 Potenciômetro de 1 K e 1 Potenciômetro de 47K ou 50 K

Instrumentos: Fonte variável 30V (Politerm) Multímetro Digital Osciloscópio Digital Proto-board.

EL36R – Eletrônica Industrial Experimento 03 – Principais Características do SCR

Figura 2 - Circuito utilizado para medir I latching e I holding.

Observando as variações da corrente entre ânodo e cátodo, determine os valores das correntes de latching e de holding. (preencher a tabela )

I latching (mA) = I holding (mA) =

Verifique os valores das tensões Vgk e Vak antes e depois da entrada em condução. (preencher a tabela)

Antes da entrada em condução Depois da entrada em conduçãoVgk Vak Vgk Vak

– Acionamento do SCR com o temporizador 555.

Utilizar os valores de R2, P1 e Ct do circuito da figura 3 (fórmulas abaixo) para que na saída do 555 (pino 3) tenhamos uma onda quadrada com Talto de 3,5 segundos e o Tbaixo de 0,7 segundos.

T alto = 0,7 (P1+R2) Ct e T baixo = 0,7 R2 Ct

R2 P1 ( pot) Ct Rs Rp P2 10 K 50 K 100 uF 560 470 1 K

Figura 3 - Temporizador 555 acionando o SCR. Pinagem

Varie o potenciômetro P1 para obter o tempo: Talto = 3,5 segundos no pino 3 do 555

Nos sites: http://pessoal.utfpr.edu.br/rebechi ou http://sites.google.com/site/vrebechi estão os EXPERIMENTOS , as NOTAS e o PLANO DE AULA da Disciplina.

EL36R – Eletrônica Industrial Experimento 03 – Principais Características do SCR

Observação: Verifique a polaridade dos capacitares eletrolíticos utilizados em todas as aulas, eles podem explodir, se estiverem com polaridade invertida.

3.3 – Com o 555 oscilando nos tempos calculados, Desenhe as seguintes formas de ondas:

Canal 1 : Forma de onda no pino 3 do 555. Acopl.: CC

Canal 2: Forma de onda no capacitor Ct. Acopl: CC

Canal 1: Forma de onda na Base de Q2 Acopl: CC

Canal 2: Forma de onda Vgk Acopl: CC

Canal 1: Forma de onda Vak Acopl.: CC

FIM.

Nos sites: http://pessoal.utfpr.edu.br/rebechi ou http://sites.google.com/site/vrebechi estão os EXPERIMENTOS , as NOTAS e o PLANO DE AULA da Disciplina.