eixo i gestão democrática, controle social, organização e representação

21
EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

Upload: aurelia-wagner-stachinski

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO I

Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

Page 2: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO I

1. DESBUROCRATIZAÇÃO

1.1. Estudo e adequação do número de membros e forma de composição, mantida a paridade do voto. O poder público indica, no mínimo, 2 representantes – SUSPENSANão houve encaminhamentos quanto a esta decisão. É preciso montar grupo de estudo e, inicialmente, diagnosticar em que Conselhos esta necessidade de desburocratização se apresenta. OBS. Quanto à composição paritária, ver proposta 5 deste eixo.

1.2. Criar mecanismo que permita acompanhar o andamento das deliberações dos eixos temáticos através do website oficial (Portal dos Conselhos) – CONTEMPLADAO espaço virtual para o acompanhamento das deliberações dos eixos temáticos já foi disponibilizado no Portal dos Conselhos: saocarlos.sp.gov.br/index.php/portal-dos-conselhos.html

Page 3: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO I2. PRESENÇA EFETIVA DOS CONSELHOS NAS DECISÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

2.1. Gestores públicos devem partilhar planejamento e ações com Conselheiros(as), o Conselho deve ser aliado – CONTEMPLADAOs Conselhos Municipais já exercem essa função, que é garantida pelo Estatuto da Cidade – Lei Federal nº 10.257 de 10 de julho de 2001, que dispõe sobre as diretrizes e os instrumentos de gestão democrática da cidade.É preciso ampliar o diálogo com os gestores? Como?

3. ARTICULAÇÃO ENTRE CONSELHOS

3.1. Agenda Comum – EM ATENDIMENTODiscussão em curso. É, inclusive, pauta desta 1ª Conferência: “Construindo uma rede local de participação popular”. Mas já podemos considerar como avanço maior articulação entre os Conselhos Municipais, parcerias em Seminários, Pré-Conferências e Conferências (ex: Conselhos Municipais de Saúde, Comunidade Negra, Juventude, LGBT, Ciências e Tecnologia, COPRGC).

Page 4: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO I3.2. Plenárias (Fórum de Conselhos) – CONTEMPLADAA Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade vem organizando, anualmente, o Encontro dos Conselhos Municipais.

3.3. Funcionamento permanente do Fórum dos Conselhos – CONTEMPLADAO Fórum dos Conselhos já está em funcionamento e as reuniões estão acontecendo regularmente.

3.4. Criar Conselho de Direitos Humanos com participantes de vários Conselhos existentes em São Carlos – SUPERADA?De forma transversal os Conselhos Municipais já vem trabalhando na perspectiva dos Direitos Humanos.

Page 5: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO I3.5. Criar Conselho Transversal Temático temporário – SUPERADA?Do ponto de vista legal não é possível criar Conselho temporário. Mas é possível tratar de temas transversais com a participação de representantes de mais de 1 Conselho. O Fórum dos Conselhos pode encaminhar sugestões de temas para debates transversais aos Conselhos afins.

4. FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS

4.1. Curso obrigatório para os novos Conselheiros – EM ATENDIMENTO

4.2. Informações: Apostila, Legislação – EM ATENDIMENTO

A COPRGC, desde 2009, oferece cursos de formação destinados a Conselheiros e Delegados do OP sobre Gestão Democrática e Orçamentária, disponibilizando material de consulta impresso e on line, bem como referencias bibiográficas no Portal dos Conselhos. Também foi realizado, em 2010, curso de formação de Conselheiros Municipais, mediante parceria COPRGC/FESC/UFSCar.

Page 6: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IEstá em estudo a constituição de um programa permanente de capacitação de Conselheiros, tendo como parceiros a FESC e a Universidade Federal de São Carlos para a constituição da Universidade Aberta da Cidadania. Uma vez consolidado este projeto, poderão ser produzidos e disponibilizados materiais didáticos sobre os temas pertinentes aos Conselhos Municipais, Gestão Democrática e Controle Social.

5. ALTERAR LEI ORGÂNICA MUNICIPAL QUANTO A COMPOSIÇÃO DE CONSELHOS COM PODER PÚBLICO ATÉ 50% E SOCIEDADE CIVIL NO MÍNIMO 50% - EM ATENDIMENTOEm função do fato de que foi retirado da Lei Orgânica do Município, no final de 2010, o Artigo que tratava da composição paritária dos Conselhos, a proposta elaborada pelo Comitê Gestor do Fórum dos Conselhos e pela COPRGC indica a reinserção do conteúdo do texto excluído. Além disso, acrescenta Artigo quanto à responsabilidade do poder público para garantir o funcionamento dos Conselhos.

Page 7: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO II

Financiamento, Subvenção e Gestão dos Fundos Municipais

Page 8: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO II

1. ASSESSORAMENTO E CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS, INCLUSIVE QUANTO A PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ENTIDADES ENVOLVIDAS PELO DEPARTAMENTO DE CONVÊNIOS E ENTIDADES CONVENIADAS – EM ATENDIMENTOFoi elaborado Programa de Formação Permanente da Universidade Aberta da Cidadania, onde os temas: Financiamento, Subvenção e Gestão dos Fundos Municipais fazem parte do conteúdo a ser tratado. Está agendada uma reunião com o Sr. Prefeito para apresentação deste projeto com a presença da COPRGC, FESC, UFSCar e SMCAS.

2. PROMOVER REUNIÕES PERIÓDICAS ENTRE GESTORES DE DIFERENTES FUNDOS MUNICIPAIS – EM ATENDIMENTOA Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade e representantes dos Conselhos Municipais estão trabalhando na perspectiva da organização de um evento e/ou espaço para discussão e troca de experiências, tendo como eixo de discussão os Fundos Municipais.

Page 9: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO II

3. ESTABELECER POR LEI A EXIGÊNCIA DE DIRETRIZES PRÉVIAS ELABORADAS PELOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DOS DIFERENTES FUNDOS MUNICIPAIS – EM ATENDIMENTOA Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade e representantes dos Conselhos Municipais estão trabalhando na perspectiva da organização de um evento e/ou espaço para discussão e troca de experiências, tendo como eixo de discussão os Fundos Municipais. Após este debate será possível que cada Conselho específico elabore, quando for pertinente, sua resolução. E, eventualmente, se for adequado, a resolução poderá ser transformada em Lei mediante envio de PL à Câmara Municipal.

4. ELABORAR ESTRATÉGIAS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EXTRA-ORÇAMENTÁRIOS PARA OS DIFERENTES FUNDOS MUNICIPAIS – REALIZADAAlguns Conselhos já estão discutindo internamente esse tema.

Page 10: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO II

5. CRIAÇÃO DE UM CALENDÁRIO ANUAL PARA CHAMAMENTO PÚBLICO DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS COM VALORES ESPECIFICADOS – DEPENDE DE OUTROS ENCAMINHAMENTOSDepende da discussão dos itens 2 e 3 acima especificados.

6. FORMAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO (GT) PARA OPERACIONALIZAR AS DIRETRIZES DO 1º E 2º ENCONTRO DOS CONSELHOS – EM ATENDIMENTONo início do ano foi já foi criado um GT para viabilizar os encaminhamentos do I e II Encontros dos Conselhos Municipais nos eixos: Formação, Gestão Democrática e Comunicação. Falta aprofundar as questões sobre Financiamento, como especificado no item 5.

7. ORGANIZAÇÃO DE PLENÁRIA SOBRE O TEMA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011 – DEPENDE DE OUTROS ENCAMINHAMENTOSPoderá ser contemplada como parte das ações do item 2.

Page 11: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO III

Diretrizes para a Política de Comunicação e Integração das

Formações

Page 12: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO III

1. DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL: CRIAÇÃO DE SITE/PORTAL EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO WEB COM CONTEÚDOS DAS DELIBERAÇÕES, COMPOSIÇÃO ETC. (AUTORIZADAS) – REALIZADAForam criados, pela Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade, espaços virtuais de comunicação além da atalho para o andamento das deliberações no Portal dos Conselhos:

Fórum dos Conselhos – groups.google.com/group/forumdosconselhos?hl=pt-BR_BRBlog Fórum de Participação Popular – forumdosconselhos.blogspot.comPortal dos Conselhos – www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/portal-dos-conselhos.htmlTwitter – twitter.com/conselhossanca

2. PROGRAMA MENSAL NA TVE: CONCURSO PARA APRESENTADORES/DEBATES, INFORMES E MATÉRIAS – DEPENDE DE OUTROS ENCAMINHAMENTOS.

Page 13: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO III

Contatos iniciais com a TVE apontaram que não há, no momento, previsão de recursos para esta programação.Proposta: Encaminhar a reivindicação ao Conselho da TVE para discussão e eventual inserção na grade orçamentária e de programação.

3. REDE DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL EM CADA CONSELHO E INTER CONSELHOS – REALIZADAAlguns Conselhos já implantaram o seu próprio sistema de comunicação interna (blog, grupo virtual de discussão). Ver item 2 para verificar as outras iniciativas.

4. PERIÓDICOS IMPRESSOS DISPONIBILIZADOS À POPULAÇÃO, EM ACERVO NAS BIBLIOTECAS – EM ATENDIMENTOJá estão disponíveis, desde 2010, na biblioteca virtual do “Portal dos Conselhos”, periódicos, livros e artigos voltados às temáticas: Controle Social, Transparência, Conselhos Municipais, Orçamento Participativo e Gestão Democrática. .

Page 14: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO III

É possível considerar superada a indicação de disponibilização de materiais impressos? Se não, verificar quem se dispõe a elaborar proposta de acervo a ser encaminhada ao SIBI.

5. CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO NO COMITÊ GESTOR E DA FUNÇÃO DE SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO EM TODOS OS CONSELHOS (REGIMENTO INTERNO) – DEPENDE DE OUTROS ENCAMINHAMENTOSA definição de alguém responsável pela comunicação, no âmbito de cada Conselho, deve ser encaminhada para constar no Regimento de cada Conselho, por iniciativa de seus membros. Portanto, esta parte está SUPERADA.Proposta: Ainda neste Encontro, indicar membros dos Conselhos que se disponham a compor esta Comissão no âmbito do Fórum dos Conselhos.

6. DIVULGAÇÃO AUTORIZADA DOS DADOS DE TODOS OS CONSELHEIROS (FOTO, E-MAIL, ENDEREÇO, TELEFONE E ATIVIDADES) – EM ATENDIMENTO.

Page 15: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IIIA partir de 2010, a Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade tem solicitado aos Conselhos Municipais a disponibilização dos dados dos(as) Conselheiros(as) para divulgá-los no Portal dos Conselhos. Alguns Conselhos Municipais já disponibilizaram o contato dos presidentes.

7. SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DEVE TER NA SUA EQUIPE QUEM SUBSIDIE A TVE QUANTO AOS CONTEÚDOS REFERENTES AOS CONSELHOS DE SÃO CARLOS A SEREM APRESENTADOS. SE FOR O CASO, QUE SE BUSQUE EMBASAMENTO JURÍDICO – EM ATENDIMENTOEstá em discussão, no âmbito da TVE e da Secretaria Municipal de Comunicação, como viabilizar esta proposta. Segundo a direção da TVE é necessário que exista a contrapartida (recursos financeiros) das Secretarias Municipais.

8. REUNIÕES PERIÓDICAS COM O PREFEITO PARA APRESENTAÇÃO DE DECISÕES E ESCLARECIMENTOS QUE O CONSELHO JULGUE NECESSÁRIO – REALIZADAJá é uma prática de alguns Conselhos realizar Audiências com o Prefeito e/ou seus representantes para tratar de temas de relevância para os Conselhos Municipais.

.

Page 16: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO III

9. DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DOS CONSELHOS POR MEIO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS – EM ATENDIMENTOHá tratativas junto as Rádios UFSCar e Comunicativa, para que seja viabilizado espaço para a divulgação de atividades dos Conselhos Municipais.

10. IMPLEMENTAR JUNTO AO CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA UM ESPAÇO NA TVE QUE DISCUTA RECURSOS PEDAGÓGICOS VOLTADOS PARA ALUNOS(AS) PORTADORES(AS) – EM ATENDIMENTOSegundo a direção da TVE, por enquanto, não há recursos disponíveis para a criação de um programa para discutir o tema. Mas há disposição da TVE em criar um espaço específico na sua programação. Para que o programa seja produzido é necessária a contrapartida e/ou parceria com os segmentos do Governo que possam disponibilizar recursos financeiros para a contratação de uma produtora.

.

Page 17: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IV

Diretrizes para uma Política de Formação e Valorização dos Representantes dos

Conselhos Municipais

Page 18: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IV

1. ENCONTROS REGIONAIS DE SÃO CARLOS DOS CONSELHOS DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS (EDUCAÇÃO E SAÚDE), BUSCANDO INTEGRAR A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS CONSELHOS – EM ATENDIMENTOEm 2009, a COPRGC realizou uma série de encontros regionais abrangendo todos os Conselhos Gestores de Saúde e Conselhos de Escola, com o objetivo de integrar ações. Os dados e propostas apresentados pelos representantes que participaram destas reuniões foram sistematizados, gravados em CDs e encaminhados a todos os Conselhos dos Equipamentos Públicos, buscando ampliar a discussão com os demais representantes dos Conselhos e da comunidade, além de levantar sugestões para a continuidade desta ação. Não houve nenhum retorno até o momento. Está em discussão, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e da Coordenadoria de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade, a retomada dessas reuniões e a integração da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social a este coletivo, em função da criação mais recente dos Conselhos Gestores dos Centros de Referência em Assistência Social.

.

Page 19: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IV

2. RECOMENDAR AO GOVERNO A INDICAÇÃO DE REPRESENTANTES PARA OS CONSELHOS COM PERFIL ADEQUADO, VISANDO A GARANTIA DO CUMPRIMENTO DO COMPROMISSO ASSUMIDO – EM ATENDIMENTOA indicação do Governo para os Conselhos Municipais é realizada a partir das Secretarias Municipais que trabalham diretamente com o tema e/ou de forma transversal. Quanto ao retorno das demandas dos Conselhos às suas respectivas Secretarias, assim como o envolvimento dos mesmos nas discussões nos Conselhos, depende também de capacitação, levando em consideração que periodicamente esses representantes são substituídos.

3. ENCONTROS TEMÁTICOS PARA APROFUNDAMENTOS CONCEITUAIS (POLÍTICA PÚBLICA, GESTÃO PARTICIPATIVA, CONTROLE SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ACESSIBILIDADE, MEIO AMBIENTE, ETC) – REALIZADAA COPRGC desenvolveu uma série de debates sobre Controle Social, Transparência e a “Construção de Espaços para Promover a Participação Social”, nos Seminários “Repensando o OP”, “Aperfeiçoando o OP” e “Como os Diversos Mecanismos de Participação Popular podem se Articular?”; fechando o calendário com a “1ª Conferência Municipal de Participação Popular”.

.

Page 20: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IV

4. CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DA CIDADANIA EM PARCERIA COM A FESC E UFSCAR, PARA:A) FORMAÇÃO CONTINUADAB) FORMAÇÃO ESPECÍFICAPRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOSEM ATENDIMENTO – Está em estudo a constituição de um programa permanente de capacitação de Conselheiros, tendo como parceiros a FESC e a Universidade Federal de São Carlos, para a constituição da Universidade Aberta da Cidadania. Está agendada uma reunião com o Sr. Prefeito para apresentação deste Projeto, com a presença da COPRGC, FESC, UFSCar e SMCAS.

5. REQUALIFICAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO:

5.1. Definição de critérios para seleção de representantes (competências e áreas afins) – EM ATENDIMENTO

Page 21: EIXO I Gestão Democrática, Controle Social, Organização e Representação

EIXO IVJá está sendo discutido, no âmbito das Secretarias Municipais, a escolha de servidores que tenham o perfil mais adequado para representar o poder público nos Conselhos; a fim de criar e/ou estreitar a participação e o retorno ao Governo das demandas da sociedade que são encaminhadas aos Conselhos Municipais.

5.2. Inserção do tema Direitos Humanos na Lei Orgânica do Município.Não há iniciativas a este respeito.

5.3. Criação do Grupo de Trabalho (GT) intersetorial para implementação das deliberações deste Grupo (Eixo 4) – REALIZADAFoi constituído, no início de 2011, o GT “Formação”. A COPRGC e membros deste GT, após ampla discussão, construíram o projeto pedagógico dos cursos de formação.

5.4. Inserção do tema “Direitos Humanos” na formação – REALIZADAJá foi definido pelo GT “Formação de Conselheiros”, a inclusão deste item de forma transversal em todos os temas que deverão ser tratados nos cursos de capacitação. O tema “Direitos Humanos” está inserido no projeto pedagógico da UNICidadania.