ee alfredo paulino pdfx-3 - escolaempauta.com.br · pessoas sobre a importância da luta pelos...

4
São Paulo - SP | janeiro a março | Edição II | Escola Estadual Alfredo Paulino JORNAL ALFREDINHO Um dia muito especial! O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado anualmente em 21/03, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A escolha desse dia faz uma alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico dessas pessoas muito especiais. Acervo da escola Ana Julia e Helói, 4º. Ano A Pág. 02 Acervo da escola Kits Escolares No dia 07/03/2018, foram entregues aos alunos, os kits escolares que serão utilizados no ano letivo. Luiza Meneghin, 4º. Ano B Pág. 02 IDESP É um dos indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Este índice estabelece metas que as escolas devem atingir. facebook/secretariadaeducacao Sarah e Malu, 4º. Ano A Pág. 03 Horta Educativa Neste projeto, os alunos dos 1ºs aos 3ºs anos, aprendem a semear, cuidar e colher os mais diversos tipos de alimentos orgânicos. Acervo da escola Izabela e Bryan, 4º Ano A Pág. 03 Novos Projetos Dois novos projetos irão auxiliar nossos alunos na leitura e no desenvolvimento de valores e de atitudes sustentáveis. programamyra.org Manu e Bianca, 4º. Ano B Pág. 04 Parceiros 2018 Conheçam as pessoas, empresas e instituições que firmaram parceria com a nossa escola para o ano de 2018. parceirosdaeducacao.org.br Bianca e Luiza, 4º. Ano B Pág. 04 Esse Projeto é uma Iniciativa da Parceiros da Educação. Conheça mais sobre o Programa em nossas redes sociais: @parceirosdaeducacao /associacaoparceirosdaeducacao

Upload: dodieu

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

São Paulo - SP | janeiro a março     | Edição II | Escola Estadual Alfredo Paulino

JORNAL ALFREDINHO

Um dia muitoespecial!O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado

anualmente em 21/03, com o objetivo de conscientizar as

pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o

bem-estar e a inclusão das pessoas com Síndrome de Down.  A

escolha desse dia faz uma alusão aos 3 cromossomos  no par

número 21, característico dessas pessoas muito especiais.

Acerv

o d

a e

sco

la

Ana Julia e Helói, 4º. Ano A

Pág. 02

Acerv

o d

a e

sco

la

KitsEscolaresNo  dia  07/03/2018,  foramentregues  aos  alunos,  oskits  escolares  que  serãoutilizados no ano letivo.

Luiza Meneghin, 4º. Ano B

Pág. 02

IDESP 

É um dos indicadores da

qualidade do ensino na rede

estadual paulista. Este índice

estabelece metas que as escolas

devem atingir.

faceb

oo

k/s

ecre

tariad

aed

ucacao

Sarah e Malu, 4º. Ano A

Pág. 03

HortaEducativaNeste projeto, os alunos dos 1ºs

aos 3ºs anos,  aprendem a

semear, cuidar e colher os mais

diversos tipos de alimentos

orgânicos.

Acerv

o d

a e

sco

la

Izabela e Bryan, 4º Ano A

Pág. 03

NovosProjetos Dois novos projetos irão auxiliarnossos  alunos  na  leitura  e  nodesenvolvimento  de  valores  ede atitudes sustentáveis.

pro

gra

mam

yra

.org

Manu e Bianca, 4º. Ano B

Pág. 04

Parceiros 2018

Conheçam  as  pessoas,empresas  e  instituições  quefirmaram parceria com a nossaescola para o ano de 2018.

parc

eiro

sd

aed

ucacao

.org

.br

Bianca e Luiza, 4º. Ano B

Pág. 04

Esse Projeto é uma Iniciativa da Parceiros da Educação. Conheça mais sobre o Programa em nossas redes sociais:@parceirosdaeducacao /associacaoparceirosdaeducacao

Vamos entender aSíndrome de Down

Gustavo e Polyana, 4º. Ano A

Luiza Meneghin, 4º. Ano B

GrêmioEstudantil O Grêmio Estudantil é a organização dos alunos da escola, quese tornarão responsáveis pelo desenvolvimento de atividadesculturais, esportivas, sociais e de cidadania. A profª. Margareth éa responsável, em nossa escola, por todo esse processo. Elainforma que o objetivo do Grêmio é garantir uma maiorparticipação dos alunos, de todas as turmas.  Todos os alunospodem fazer parte, por meio de uma eleição, que acontecerá nodia 9/4/2018. A profª. ressalta que este é um ato de cidadania quedeve ser exercitado desde cedo pelos alunos e, para isso, não hálocal melhor do que a escola. 

KITS ESCOLARES

A Profª. Juliana, vice-diretora, informa que foram entregues364 kits escolares. Ela gostaria muito que fossemconservados da melhor maneira possível.

Estão chegando...

SEÇÃO 1 – SAÚDE E INCLUSÃO ESCOLAR

SEÇÃO 2 – PROTAGONISMO INFANTIL 

A profª. Thais Estrella,especialista em EducaçãoEspecial de nossa escola,informou durante entrevistaque a Síndrome de Down nãoé uma doença e sim umaalteração genética produzidapela presença de umcromossomo a mais no par21. Segundo ela, estamodificação genética afeta odesenvolvimento doindivíduo, determinandoalgumas característicasfísicas e cognitivas, taiscomo: olhos puxadinhos paracima, nariz pequeno elevemente achatado, bocapequena e língua maior que onormal, orelhas mais baixas,apenas uma linha na palma    

das mãos, mãos largas ededos mais curtos, entreoutros. A professora afirmouque estas crianças podem edevem estudar. Sendo assim,as escolas devem estarpreparadas para acolher eincluir esses alunos e, paraisso, precisam envolver todaa comunidade escolar:professores, funcionários,merendeiras, equipe decoordenação pedagógica edireção. Em nossa escolatemos quatro crianças comSíndrome de Down, queparticipam das aulasregulares e, em algunsmomentos, com atividadesadaptadas na Sala deRecursos.  

Participam, também, dasdiversas atividades físicasvisando auxiliar no  bem estarfísico e emocional. Emrelação ao dia 21 de março ,data em que, anualmente,comemora-se o DiaInternacional da Síndrome deDown, a professora afirmaque isso é muito importante,pois chama a atenção dasociedade para a luta pordireitos iguais, bem estar epela inclusão das pessoasque nasceram com estaSíndrome. Além disso, evidencia que eles merecemrespeito, garantia de direitose oportunidades de inclusãosocial. 

Yasmin e Guilherme Lira, 

 4º. Ano B

A febre amarela é uma doençainfecciosa causada por vírus epossui duas formas detransmissão:  silvestre eurbana. Na silvestre, osmacacos são os hospedeiros,mas os transmissores são osmosquitos. O homem poderácontrair o vírus se entrar emáreas de mata. Nacontaminação urbana, ohomem é picado pelomosquito Aedes  aegypti, quepode picar outras pessoas.

G1

- G

lob

oc

om

Vacina para prevenir

SHOW DETALENTOS:  onovo formato deste

ano prevê a realização doevento bimestralmente.Inicia-se com os alunos dos5ºs e 4ºs anos. Depois, é avez dos 3ºs e 2ºs anos. E, no3º bimestre, será para os 1ºsanos. No último bimestrehaverá a grande final. Todosos alunos poderão seinscrever para asapresentações musicais e dedança. Outra novidade é apresença de convidadossurpresa.    

Julio C. e Tainá, 4º. Ano B

A  COPA DOMUNDO-2018: estaserá a 21ª. edição

deste torneio de  futebol organizado pela FIFA(Federação Internacional deFutebol) e acontecerá pelaprimeira vez na Rússia, umpaís do lesteeuropeu.  Teremos apresença de 32 seleções. Aabertura será no dia 14 dejunho e a final em 15 dejulho. O Brasil, mais umavez, é grande favorito alevantar a taça. Vale a nossatorcida!

Jornal Alfredinho | Edição II | 2 Esse Projeto é uma Iniciativa da Parceiros da Educação. Conheça mais sobre o Programa em nossas redes sociais:

@parceirosdaeducacao /associacaoparceirosdaeducacao

Horta Educativa

Cinema na Escola

SEÇÃO 3 – BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA

SEÇÃO 4 – ENTRETENIMENTO / INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS

A profª. Edinéia, uma das responsáveis pelo projeto,disse que  é importantedespertar a consciência dosalunos em relação àeducação ambiental,promovendo o contato com anatureza e, ao mesmotempo, mostrando aimportância dasustentabilidade. Estudosindicam que as crianças quetêm maior contato com hortas  alcançam melhordesempenho acadêmico,físico e social.

Acerv

o d

a e

sco

la

Local de aprender

Izabella e Bryan, 4º. Ano A

Nossa escola sempreincentivou este tipo deprojeto, pois o contato com anatureza incentiva projetosde preservação do meioambiente e de cuidados comas plantas, de modo geral.Por isso, reservamos espaçopara a horta coletiva que ficadisponível para os alunospoderem semear, cuidar,cultivar e colher diversasespécies de hortaliças,verduras e ervas medicinais.Assim os alunos entendemde onde vem o alimento quevai  para o seu prato. Esseprojeto estimula o gostopelos alimentos orgânicos,que são aproveitados noenriquecimento da merendaescolar servida à todos osalunos. 

Nathalia e Laura, 4º. Ano B 

Escola disponibilizaambientes aos alunos

Em conversa com a Profª. Rosangela, diretora de nossa escola,nos foi revelado que o seu desejo é proporcionar aosprofessores e alunos espaços acolhedores, organizados,higienizados, providos de materiais e que sejam agradáveis aosalunos, de modo que eles possam aprender de uma formagostosa. Sendo assim, foram reformados os banheiros dosmeninos e das meninas e a Sala de Arte. No banheiros, ela quisque estes locais fossem iguais aos das casas dos alunos. ASala de Arte ficou mais agradável e organizada para que osprofessores possam utilizá-la da melhor maneira possível emsuas atividades. Isso tudo aconteceu com recursos que aescola dispõe, provindos em sua maior parte da comunidade.Tudo foi revertido para os alunos e professores, em forma demelhorias dos espaços. Agora, ela espera que todos conservembem estes espaços. 

Acerv

o d

a e

sco

la

Espaço de Arte Acerv

o d

a e

sco

laBanheiros novinhos

Este projeto é organizadopela Diretoria de EnsinoRegião Centro-Oeste eenvolverá os alunos doEnsino Fundam. I e II e doEnsino Médio de diversasescolas vinculada àDiretoria. 

Acerv

o d

a e

sco

la

Preparativos para o projeto 

Segundo a profª. Theresa, éimportante a participação dosalunos, pois   aprenderãonovas linguagens eestratégias de fazer cinema,utilizando uma câmerafotográfica, celular e umcomputador. Ela informa que,neste ano, o tema será: "AEducação abre uma portapara o sucesso" e envolveráos alunos dos 4ºs. Anos. Oinício dos trabalhos estáprevisto para Junho.

IDESP

Fomos informados pela profª.Flavia, Coordenadora Geral,que: o IDESP está vinculadoà prova do SARESP-Sistemade Avaliação do RendimentoEscolar do Estado de SãoPaulo, que acontece todofinal de ano para os alunosdos 3ºs. e 5ºs. Anos. A notaobtida pelos alunos ajuda acompor o índice da escola (oIDESP). Em 2017, o nossoíndice foi 7,29.   

Sarah Vos e Maria Luiza, 

 4º. Ano A

Apesar de ter sido uma notamuito boa, quandocomparada com outrasescolas, a Coordenadoraacredita que essa nota podeaumentar, pois todos estãotrabalhando para que osalunos aprendam cada vezmais e que, como estáhavendo um esforço conjuntoentre alunos, professores ecoordenação, a nossa escolatem condições de atingir umanota ainda maior neste ano.Para isso, é preciso manter omesmo empenho dosprofessores, além daconscietização dos alunos.

Esse Projeto é uma Iniciativa da Parceiros da Educação. Conheça mais sobre o Programa em nossas redes sociais: Jornal Alfredinho | Edição II | 3

@parceirosdaeducacao /associacaoparceirosdaeducacao

Flavia Beani Biani e Edith Miranda.Eduardo Maia Simões, Margareth Bittencourt, Joceline Maria e Maria TheresaBologna.

Projetos de leitura 

Esse projeto é uma iniciativa da Parceiros da EducaçãoAs reportagens e artigos assinados não representam,necessariamente, a opinião da Paceiros da Educação e são deresponsabilidade do autor.

escolaempauta.com.br

SEÇÃO 5 – PROJETOS

SEÇÃO 6 – PARCERIAS

Os Parceiros da Escola para o ano de 2018

EXPEDIENTE

COLABORADORES

Nossos alunos entrevistarama professora Margareth sobreo PROGRAMA MYRA -JUNTOS PELA LEITURA esouberam que  ele iniciou-seem Barcelona (Espanha). Emnossa escola, será destinadoaos alunos dos 4ºs e 5ºsAnos. Serão selecionadosdez alunos, sendo seis dos5ºs. Anos e quatro dos 4ºs.Anos, que terão  uma horade atividades semanais. Oobjetivo é melhorar acapacidade leitora dosalunos. Os requisitos básicospara participar do projetosão: interesse em participar eautorização da família. 

O melhor de tudo é quetodos os alunos selecionadosreceberão,  gratuitamente,os  materiais do Programa:Diário de Bordo, Manual doaluno, Manual da família eControle de leitura do aluno.  Depois, em entrevista com aprofessora Kahira, foipossível conhecer oPROJETO SOMOS TODOSVIAJANTES que, por meiode livros de contos poéticos,visa estimular as crianças aoamor à natureza e o respeitopela  vida. A responsável é aescritora Claudia Lima que, 

pro

gra

mam

yra

.org

Livros encantadores para conscientizar

juntamente com algumasONGs parceiras, pretendemdesenvolver nas escolasprojetos educativos queaproximem as crianças danatureza. 

Luiza e Kaio, 4º. Ano A

A proposta é sensibilizar as ,crianças, por meio daliteratura infantil, à umaprática de conservação esustentabilidade, imediata etransformadora.

Segundo a profª. Rosangela,Diretora de nossa escola, osparceiros oficiais para esteano de 2018 são os "Parceirosda Educação", representadospela empresária Ana MariaDiniz. Ela captou tambémnovas parcerias, tais como:Colégio Santa Cruz,

Instituto SM-Programa Myra(projetos de leitura), ProjetoHorta Educativa, Cursos deFormação de professores,Instituto SEDES (apoio depsicopedagogos) e implantoua Plataforma Dragon Learnpara o atendimento aosalunos, entre outros.  

A Diretora menciona  que  épreciso  acompanhar  atendência  atual  da  sociedadeque  valoriza  as  parcerias.Dessa forma, ela sempre estábuscando  novos  parceirospara  ajudar.  Por um bomtempo, ela procurou firmarparcerias com a comunidadelocal.  

Bianca e Luiza, 4º. Ano B

Ela afirma que, em nossaescola, os parceiros estãosempre ajudando da melhormaneira possível, cada um emsua área de atuação, e todoseles têm dado a suacontribuição em prol daescola, dos alunos e dosprofessores, de modo geral. 

TIRINHA

Ana Julia Mata, 4º. Ano A

Jornal Alfredinho | Edição II | 4