educação informativo da - prefeitura de florianópolis · “cachinhos de ouro”, e contou...

2
Educação Boletim nº 336 | Florianópolis, 15 de junho de 2015 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Informativo da Toda quarta-feira, é realizado na Creche Marcelino Barcelos Dutra, no Ribeirão da Ilha, o Dia do Brinquedo. Na última quarta-feira (10), a atividade foi um pouco diferente. A criançada pôde brincar em um local alternativo, o deck em frente à unidade. Os pequenos se divertiram no dia ensolarado tendo o mar da Costeira do Ribeirão como pano de fundo. Tudo foi coordenado pelas professoras Miriam, Rosana e Lurdinha. DIVERSÃO AO AR LIVRE Os alunos dos segundos anos da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, localizada no bairro João Paulo, estão desenvolvendo com a professora de tecnologia educacional, Fernanda Beatriz Macedo, o projeto: “Alfabetização com uso dos Computadores”. Os estudantes exercitam práticas ligadas à leitura e escrita, utilizando as máquinas como aliadas e aprendendo de forma divertida. As aulas iniciam no editor de texto, onde cada um digita o seu nome na página. Em seguida começam a realizar a atividade temática conforme o planejamento. TECNOLOGIA NO ENSINO Patrícia Carpes, autora de “Naufragados”, participou do “Clube da Leitura: A gente catarinense em foco”. No encontro, voltado para profissionais da rede municipal de ensino, a escritora trocou experiências com os participantes e contou um pouco da sua trajetória como leitora. CLUBE DA LEITURA A professora de Educação Física da Escola Desdobrada Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, está promovendo em suas aulas momentos de meditação. A ação é fruto de uma parceria com a ONG Mente Viva. MEDITAÇÃO A criançada da Creche Dona Cota, no Abraão, assistiu a um teatro feito por vários profissionais da unidade. A história encenada foi “Cachinhos de Ouro”, e contou também com a participação de uma das crianças representando a personagem principal. A ação fez parte do projeto de Vivências Coletivas da Creche Dona Cota, que visa a troca e interação das crianças e adultos de diferentes grupos da unidade. CACHINHOS DOURADOS Computadores auxiliam na realização de ditados Patrícia (centro) falou sobre sua obra e experiência como escritora Prática ajuda a diminuir o estresse Giovana (6) deu vida à personagem principal Divulgação: Creche Marcelino Barcelos Dutra Divulgação: EBM José do Valle Pereira Divulgação: SMEs Divulgação: EDM Lupércio Belarmino da Silva Divulgação: Creche Dona Cota

Upload: duongtu

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EducaçãoBoletim nº 336 | Florianópolis, 15 de junho de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Informativo da

Toda quarta-feira, é realizado na Creche Marcelino Barcelos Dutra, no Ribeirão da Ilha, o Dia do Brinquedo. Na última quarta-feira (10), a atividade foi um pouco diferente. A criançada pôde brincar em um local alternativo, o deck em frente à unidade. Os pequenos se divertiram no dia ensolarado tendo o mar da Costeira do Ribeirão como pano de fundo. Tudo foi coordenado pelas professoras Miriam, Rosana e Lurdinha.

DIVERSÃO AO AR LIVRE

Os alunos dos segundos anos da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, localizada no bairro João Paulo, estão desenvolvendo com a professora de tecnologia educacional, Fernanda Beatriz Macedo, o projeto: “Alfabetização com uso dos Computadores”.Os estudantes exercitam práticas ligadas à leitura e escrita, utilizando as máquinas como aliadas e aprendendo de forma divertida. As aulas iniciam no editor de texto, onde cada um digita o seu nome na página. Em seguida começam a realizar a atividade temática conforme o planejamento.

TECNOLOGIA NO ENSINO

Patrícia Carpes, autora de “Naufragados”, participou do “Clube da Leitura: A gente catarinense em foco”. No encontro, voltado para profissionais da rede municipal de ensino, a escritora trocou experiências com os participantes e contou um pouco da sua trajetória como leitora.

CLUBE DA LEITURA

A professora de Educação Física da Escola Desdobrada Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, está promovendo em suas aulas momentos de meditação. A ação é fruto de uma parceria com a ONG Mente Viva.

MEDITAÇÃOA criançada da Creche Dona Cota, no Abraão, assistiu a um teatro feito por vários profissionais da unidade. A história encenada foi “Cachinhos de Ouro”, e contou também com a participação de uma das crianças representando a personagem principal. A ação fez parte do projeto de Vivências Coletivas da Creche Dona Cota, que visa a troca e interação das crianças e adultos de diferentes grupos da unidade.

CACHINHOS DOURADOS

Computadores auxiliam na realização de ditados

Patrícia (centro) falou sobre sua obra e experiência como escritora

Prática ajuda a diminuir o estresseGiovana (6) deu vida à personagem principal

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

celin

o Ba

rcel

os D

utra

Div

ulga

ção:

EBM

José

do

Valle

Per

eira

Div

ulga

ção:

SM

Es

Div

ulga

ção:

ED

M L

upér

cio

Bela

rmin

o da

Silv

a

Div

ulga

ção:

Cre

che

Don

a C

ota

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Diretora Geral: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Textos: Lucas Zeferino e Kamila Renata Brito| Diagramação: Lucas Zeferino | Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

A Criançada da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, tem um novo espaço esportivo para atividades físicas, de lazer e entretenimento. São beneficiados 400 alunos do primeiro ao quinto ano. A obra foi dividida em várias etapas. Uma delas foi aremoção de toda a estrutura da quadra anterior. Houve a execução de novas fundações e da estrutura pré-moldada, bem como a colocação da cobertura completa da quadra, alambrado e grades de proteção.

NOVO ESPAÇO ESPORTIVO

A Prefeitura de Florianópolis abriu o período de inscrições para concurso público na área da Educação. Há vagas para professor, professor auxiliar, supervisor escolar e auxiliar de sala. As inscrições vão até o dia 13 de julho. Os concorrentes devem acessar o endereço eletrônico: http://educa2015.fepese.org.br.A rede municipal de ensino está necessitando de professores nas áreas de Atividades de Ciências, Tecnologia Educacional, Artes Cênicas, Artes Música, Banda Escolar, Educação Especial, Educação Infantil, Espanhol, Ciências, Geografia, Matemática, Português e Português-Inglês. A prova escrita ocorrerá no dia 13 de setembro.

CONCURSO PÚBLICO

Nelson Parisotto é aposentado. Natural de Chapecó, oeste catarinense, mora em Florianópolis há dois anos. Quando percebeu que havia livros gratuitos nos terminais de ônibus, graças ao projeto Floripa Letrada, começou a pegar obras para passar o tempo e viajar pelo mundo das letras. A facilidade de ter em mãos diversos livros, o faz levar alguns deles para onde é voluntário: a Associação Amigos do Hospital Universitário que acolhe pessoas vindas de outros municípios. A entidade dá apoio social e espiritual aos pacientes do hospital da UFSC.

BOA AÇÃO

É promovido na biblioteca da Escola Básica Municipal Pro-fessor Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, o “Clube do Leitor: para gostar de ler”, projeto de leitura e produção textual livre, que envolve todos os alunos da unidade. Eles expressam suas ideias e opiniões sobre os livros lidos e participam de oficinas e encontros literários que estimulam o gosto pela leitura. A ação é organizada pela bibliotecária Maria Hilda e professora auxiliar de biblioteca Rosemari.

PARA GOSTAR DE LER

“Hoje não vou almoçar. Vou me alimentar de minhas lágrimas”. Assim se manifestava o poeta Enedino. Poeta em horas vagas, pois tinha que se dedicar em conduzir os profissionais da Secretaria de Educação para vários locais. O motorista ingressou na Prefeitura de Florianópolis no dia 27 de outubro de 1981. Depois de trabalhar na Secretaria de Obras, foi para a área da Educação. Enedino da Silva Silveira nasceu em 24 de maio de 1955 e descobriu há pouco tempo que estava com câncer. Não resistiu. Faleceu na última quinta-feira, dia 11 de junho.

MORRE O POETA ENEDINO

Inscrições vão até 13 de julho

Alunos poderão realizar atividades físicas mesmo em dias de chuva

Nelson leva leitura para pacientes do HU

Alunos debatem obras literárias

Enedino trabalhava na prefeitura há 23 anos

Div

ulga

ção:

Car

in P

ersk

e

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mon

teiro

Lob

ato

Div

ulga

ção:

SM

E

Div

ulga

ção:

EBM

Pro

fess

or A

nísio

Tei

xeira

Div

ulga

ção:

SM

E