educação informativo da - pmf.sc.gov.br · professores é fundamental para que os benefícios ......

2
Educação Boletim nº 338 | Florianópolis, 29 de junho de 2015 Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Informativo da O surfista profissional Fabio Gouveia visitou as turmas de apoio pedagógico de anos finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. Os alunos assistiram ao documentário “Fábio Fabuloso”, que retrata a vida do esportista e realizaram vários trabalhos referentes ao tema. O paraibano de 46 anos foi campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS. Fabio respondeu diversas perguntas dos alunos e falou sobre sua trajetória. Segundo ele, foi gratificante descobrir que o documentário sobre sua vida estava sendo trabalhado na escola. A responsável pelo projeto é a professora Juliana Maggessi. FÁBIO FABULOSO A alegria e a imaginação tomaram conta das crianças da Creche Carlos Humberto Pederneiras, na Agronômica. Os pequenos, entre dois e três anos, participaram da dramatização do livro “A Menina das Borboletas”, do escritor Roberto Caldas. A interpretação da narrativa contou com a elaboração de cenário e caracterização dos personagens com os figurinos. A dramatização faz parte do projeto Portas Abertas. O objetivo é que cada turma participe e proporcione momentos de integração. A MENINA DAS BORBOLETAS Uma vez por semana, as crianças da Escola Desdobrada e Núcleo de Educação Infantil Jurerê, dos períodos matutino e vespertino, se reúnem no início de cada turno para um momento cívico. Diante das bandeiras hasteadas do Brasil, de Santa Catarina e Florianópolis. São cantados os hinos nacional, do Estado e da Capital. São planejados exercícios para as turmas que trabalham as letras das canções. MOMENTO CÍVICO A palestrante Guilhermina Jardim participou do Projeto Ciranda Literária. Ela debateu o ensino da produção de textos e formas de trabalhar a literatura em sala de aula. Guilhermina é formada em Letras e possui pós-graduação em Leitura e Produção Textual e em Gestão de Projetos Educacionais. Teve início mais um Curso de Prevenção e Atendimento de Emergências promovido pela SME. A ação é direcionada para professores e demais profissionais da rede de ensino. O foco é em prevenir acidentes. Mas caso eles ocorram, os educadores devem estar capacitados a realizarem os primeiros procedimentos e acionarem corretamente os bombeiros, Samu, defesa civil e policia militar. “Mantendo o foco, todo mundo pode chegar lá. Tudo isso sem deixar o estudo de lado.” Pequenos também participaram da peça Atividade acontece no início dos turnos Serão promovidos mais três encontros Guilhermina atua na formação e capacitação de professores Divulgação: Gabriel Valentim Divulgação: Carlos Humberto Pederneiras Divulgação: NEI Jurerê Divulgação: SME Divulgação: SME CAPACITAÇÃO CIRANDA LITERÁRIA

Upload: ledung

Post on 19-Aug-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Educação Informativo da - pmf.sc.gov.br · professores é fundamental para que os benefícios ... da Creche Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio ... materiais como garrafas

EducaçãoBoletim nº 338 | Florianópolis, 29 de junho de 2015

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Informativo da

O surfista profissional Fabio Gouveia visitou as turmas de apoio pedagógico de anos finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul. Os alunos assistiram ao documentário “Fábio Fabuloso”, que retrata a vida do esportista e realizaram vários trabalhos referentes ao tema. O paraibano de 46 anos foi campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS.

Fabio respondeu diversas perguntas dos alunos e falou sobre sua trajetória. Segundo ele, foi gratificante descobrir que o documentário sobre sua vida estava sendo trabalhado na escola. A responsável pelo projeto é a professora Juliana Maggessi.

FÁBIO FABULOSO

A alegria e a imaginação tomaram conta das crianças da Creche Carlos Humberto Pederneiras, na Agronômica. Os pequenos, entre dois e três anos, participaram da dramatização do livro “A Menina das Borboletas”, do escritor Roberto Caldas. A interpretação da narrativa contou com a elaboração de cenário e caracterização dos personagens com os figurinos.

A dramatização faz parte do projeto Portas Abertas. O objetivo é que cada turma participe e proporcione momentos de integração.

A MENINA DAS BORBOLETAS

Uma vez por semana, as crianças da Escola Desdobrada e Núcleo de Educação Infantil Jurerê, dos períodos matutino e vespertino, se reúnem no início de cada turno para um momento cívico. Diante das bandeiras hasteadas do Brasil, de Santa Catarina e Florianópolis. São cantados os hinos nacional, do Estado e da Capital.

São planejados exercícios para as turmas que trabalham as letras das canções.

MOMENTO CÍVICO

A palestrante Guilhermina Jardim participou do Projeto Ciranda Literária. Ela debateu o ensino da produção de textos e formas de trabalhar a literatura em sala de aula. Guilhermina é formada em Letras e possui pós-graduação em Leitura e Produção Textual e em Gestão de Projetos Educacionais.

Teve início mais um Curso de Prevenção e Atendimento de Emergências promovido pela SME. A ação é direcionada para professores e demais profissionais da rede de ensino.

O foco é em prevenir acidentes. Mas caso eles ocorram, os educadores devem estar capacitados a realizarem os primeiros procedimentos e acionarem corretamente os bombeiros, Samu, defesa civil e policia militar.

“Mantendo o foco, todo mundo pode chegar lá. Tudo isso sem deixar o estudo de lado.”

Pequenos também participaram da peça

Atividade acontece no início dos turnos

Serão promovidos mais três encontros

Guilhermina atua na formação e capacitação de professores

Div

ulga

ção:

Gab

riel V

alen

tim

Div

ulga

ção:

Car

los H

umbe

rto

Pede

rnei

ras

Div

ulga

ção:

NEI

Jure

Div

ulga

ção:

SM

E

Div

ulga

ção:

SM

E

CAPACITAÇÃO

CIRANDA LITERÁRIA

Page 2: Educação Informativo da - pmf.sc.gov.br · professores é fundamental para que os benefícios ... da Creche Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio ... materiais como garrafas

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Diretora Geral: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Textos: Lucas Zeferino e Kamila Renata Brito| Diagramação: Lucas Zeferino | Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

De repente, o ambiente transforma-se no Sítio do Pica-pau Amarelo. A boneca Emília está presente. A criançada fica encantada. Todos dançam e pulam.

O Saci-pererê também dá as caras por lá. Ah, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e a Cuca, personagens da obra literária de Monteiro Lobato, não deixam por menos. E aparecem para os pequenos.

A diversão ocorreu na Creche Municipal Vila União, na Vargem do Bom Jesus. A atividade temática faz parte do calendário da unidade, que prevê eventos do gênero a cada dois meses.

SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Os professores de Geografia das turmas do sexto ao nono ano participaram de uma oficina sobre o uso da lousa digital. A atividade fez parte do plano de formação continuada, elaborado pela Coordenação da Formação dos Professores de Geografia e foi realizada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal. Atualmente 20 unidades educativas já possuem a lousa digital e a instrumentalização dos professores é fundamental para que os benefícios desta tecnologia virem rotina no cotidiano escolar.

LOUSA DIGITAL

As crianças de cinco anos realizaram a revitalização de alguns espaços da Creche Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares, com a inserção de hortas suspensas. Houve também o plantio de alguns tipos de temperos necessários nas refeições, como salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, tomilho. Foram plantados ainda agrião, rúcula, couve e alfaces. Nas hortas são reaproveitados e reutilizados alguns materiais como garrafas pets e até mesmo brinquedos quebrados.

HORTA REVITALIZADA

É realizado na Creche Irmão Celso, na Agronômica, o projeto “A Hora do Parque”. A ação tem como objetivo proporcionar momentos de interação entre os pequenos e os professores. A cada quinzena, duas turmas ficam responsáveis por organizar diferentes brincadeiras no parque.

Na Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, houve uma apresentação teatral. Professores e pequenos entram na pele de diversos personagens. Cada mês é contada uma história diferente. A escolhida da vez foi Chapeuzinho Vermelho. O projeto é desenvolvido pela professora Cristiane, que cuida dos figurinos e do texto. Marcel, diretor da unidade, ajuda com a sonoplastia.

TEATRO

HORA DO PARQUE

A professora Luciane do Amaral deu vida à Boneca Emília

Horta recebeu novas plantas, como cebolinha e alecrim

Vinte unidades da rede já possuem o equipamento

Espaço serve de palco para brincadeiras

Chapeuzinho Vermelho foi a história escolhida no mês de junho

Div

ulga

ção:

SM

ED

ivul

gaçã

o: C

rech

e V

ila U

nião

Div

ulga

ção:

Cre

che

Dia

man

tina

Bert

olin

a da

Con

ceiç

ão

Div

ulga

ção:

Cre

che

Irm

ão C

elso

Div

ulga

ção:

Cre

che

Mar

ia N

air d

a Si

lva